Вы находитесь на странице: 1из 2

Existem trs tipos de planejamento: o estratgico, o ttico e o operacional.

O planejamento estratgico analisa a empresa como um todo e baseado por nveis hierrquicos, considerando o mais altos da empresa, com foco nos objetivos de longo prazo, utilizando-se de estratgias e aes para alcan-los. O planejamento ttico, segundo nvel, a atuao se d em cada rea funcional da empresa, compreendendo os recursos especficos, desenvolvendo-se pelos nveis organizacionais intermedirios, tendo como objetivo a utilizao eficiente dos recursos disponveis com projeo em mdio prazo. Por fim, o planejamento em nvel operacional corresponde a um conjunto de partes homogneas do planejamento ttico, identificando procedimentos e processos especficos requeridos nos nveis inferiores da empresa, utilizando planos de ao ou planos operacionais. elaborado pelos nveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, desenvolvido em perodos de tempo curtos.

A Anlise de Poltica se caracteriza pela sua orientao aplicada, socialmente relevante, multidisciplinar, integradora e direcionada soluo de problemas. Alm de sua natureza ser ao mesmo tempo descritiva e normativa. O Planejamento Estratgico Situacional, sistematizado originalmente pelo Economista chileno Carlos Matus, diz respeito gesto de governo, arte de governar. Assim, a anlise de poltica e de Planejamento Estratgico Situacional, so consideradas abordagens adequadas para a proposta feita na disciplina de Planejamento Estratgico, uma vez que esta matria diz respeito a um conjunto de princpios tericos, procedimentos metodolgicos e tcnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organizao social que demanda um objetivo, que persegue uma mudana situacional futura. O Planejamento Estratgico e Situacional antes de tudo um enfoque metodolgico, com princpios e vises filosficas sobre a produo social, a liberdade humana e o papel dos governos, governante e governados. E essa proposta apropriada para os gestores interessados na construo do Estado Necessrio, por que o planejamento estratgico na administrao pblica municipal constitui uma inovao, abordada pelos estudos na rea de modernizao da gesto. De maneira geral, o Planejamento Estratgico tem sido aplicado por administraes locais, com o objetivo de realizar o chamado marketing das cidades, propiciando condies de competio para a atrao de investimentos. Nesse contexto, o Planejamento Estratgico Situacional constitui uma oportunidade de aprofundamento da discusso da importncia e do significado do Planejamento Estratgico para a administrao pblica.

O planejamento tradicional baseia-se em diagnsticos do ambiente e na construo de modelos, que sempre uma representao simplificada da realidade, pois muito complicado incluir todas as variveis na construo do mesmo. O planejamento estratgico situacional parte de uma apreciao da situao e projeta aes para mud-la, transformando crises em oportunidades. um mtodo que procura mudar a realidade, tendo em vista as dificuldades econmicas e aquelas de carter poltico e social. O planejamento estratgico situacional difere do planejamento tradicional, j que este ltimo produz um volumoso documento, segmentando o tempo em curto, mdio e longo prazo, mas que pode distanciar-se da realidade logo no incio de sua execuo. Do contrrio, o PES apresenta mtodos e tcnicas adequadas para descrever e interpretar problemas complexos de natureza social. um modelo no-determinstico no sentido de no apresentar uma soluo nica para o problema. Essa situao continuamente monitorada de modo que as aes se ajustem s circunstncias situacionais do momento. Desse modo, a tarefa de planejamento ocorre continuamente, durante todo o tempo de execuo do projeto. As principais diferenas entre o planejamento tradicional e o planejamento estratgico situacional podem ser resumidas nos seguintes tpicos:

1 2 3 4

5 6

No objeto, o plano tradicional passivo, no planejamento estratgico situacional ativo e complexo. A explicao da realidade, no plano tradicional, baseado em diagnsticos, j no planejamento estratgico situacional , como o prprio nome diz, situacional. Em se tratando da concepo do plano, no plano tradicional, normativo, prescritivo, no planejamento estratgico situacional sucessivo. A anlise estratgica no plano tradicional realizada atravs de consultas especialistas, no planejamento estratgico situacional realizada atravs da anlise da viabilidade. No plano tradicional os atores so genricos, no planejamento estratgico situacional os atores so especficos. Por fim, a operao no plano tradicional separada do mesmo, j no planejamento estratgico situacional h uma mediao entre o plano e a ao.

Вам также может понравиться