Вы находитесь на странице: 1из 14

A INTERDEPENDNCIA NAS RELAES SINTTICAS: A CORRELAO NO CONTINUUM ENTRE A DEPENDNCIA E A INDEPENDNCIA1

Jos Marcos de FRANA (PROLING/UFPB/CAPES)

Defender a classificao de oraes como correlatas implica considerar a correlao um procedimento sinttico diferente, e no simplesmente uma variante da coordenao e da subordinao. (RODRIGUES, 2008, p. 231)

RESUMO: Neste artigo, temos por objetivo discutir e apresentar a correlao como um processo sinttico que deveria figurar junto coordenao e subordinao, dentro de um continuum entre a independncia e a dependncia, que se caracteriza pela interdependncia e que a classificao das oraes vo alm daquela apresentada pelas gramticas normativas. Sob os aportes de estudos funcionalistas, mais precisamente a partir do princpio da marcao (CUNHA; COSTA; CEZARIO, 2003), aps defender a correlao como um processo sinttico independente, procuramos mostrar que as oraes correlativas se mostram mais marcadas no contexto semntico-pragmtico que as coordenadas e as subordinadas e essa marcao lhes confere um maior poder argumentativo. Nosso trabalho se sustenta em Mdolo (2009; 2005), Rodrigues (2008), Castilho (2010) e outros.

Palavras-chave: Correlao; Interdependncia; Princpio da marcao; Argumentao

Artigo apresentado disciplina Tpicos em Sintaxe, do Programa de Ps-Graduao em Lingustica, da Universidade Federal da Paraba, ministrada pelo Prof. Dr. Camilo Rosa Silva, no perodo 2011.2, como pr-requisito parcial de avaliao. Doutorando em Lingustica pela Universidade Federal da Paraba com projeto de pesquisa voltado para a formao do professor de lngua materna no curso Letras portugus da UFS. Email: santanadefranca@yahoo.com.br.

Introduo Neste artigo, discutiremos a legitimidade da correlao como um outro processo sinttico, com base em estudos de bases funcionalistas, que se encontra em um continuum entre a coordenao e a subordinao. Esse tipo de orao, no entanto, no foi agraciada pela NGB2 como um processo sinttico pertinente aos perodos compostos. Em geral, as gramticas normativas, tradicionalmente, tratam apenas da coordenao e da subordinao como os nicos processos sintticos da lngua ligados orao. Contudo, defenderemos aqui que a correlao figura como um processo sinttico que se caracteriza por ser interdependente, embora, quando mencionada, nas gramticas, em relao coordenao ou subordinao, como um subtipo desses processos. Na literatura lingustica, o termo figura, inclusive, como verbete de dicionrios especializados de lingustica, o que comprova a sua existncia como um termo lingustico, embora, ainda, ligado aos outros dois processos. Segundo Rodrigues (2008) e Macambira (1999) esse reconhecimento da existncia da correlao j estava presente nas discusses de importantes gramticos como Jos Oiticica e Rocha Lima, dois dos grandes gramticos da Lngua Portuguesa e notrias autoridades do estudo da lngua portuguesa. J Mattoso Camara Jr. apesar de reconhecer a existncia das relaes correlativas no as aceita como um processo distinto da coordenao e da subordinao, alegando no haver necessidade desta classificao j que elas apresentam caractersticas de uma e de outra, assim elas seriam subtipos daquelas. justamente a partir desses autores que o tema retomado pelos estudos da sintaxe pelo vis da Lingustica. Castilho (2010) traz a correlao, assim como Rodrigues (2008) e Mdolo (2005, 2009), como um processo que se distingue da coordenao e da subordinao. A coordenao se caracteriza por ser independente; a subordinao, por ser dependente; e a correlao, por ser interdependente. Nesse passo, tambm defenderemos que as oraes correlativas, em comparao com as oraes coordenadas e as subordinadas correspondentes, so marcadas naquilo que o princpio da marcao aponta como caractersticas prprias de

Assim como as correlativas, alguns autores apontam que as justapostas tambm ficaram de fora. Ambas foram incorporadas s coordenadas e s subordinadas.

uma estrutura marcada. Alm disso, o fato de serem marcadas, faz com que elas sejam usadas em contextos bem marcados de uso formal implicando um maior poder de argumentao que as suas correspondentes, ou seja, os aspectos argumentativos e semntico-pragmticos a implicados vo alm de uma equivalncia sinttica e semntica como pregam as gramticas normativas. Em nossa discusso, num primeiro momento, apresentamos os termos correlao e correlativo como verbetes de dicionrio. Em seguida, discutiremos o fenmeno da correlao como um processo sinttico intermedirio entre a coordenao e a subordinao dentro de um continuum. Por fim, discutiremos a correlao luz do princpio da marcao, procurando mostrar que as oraes correlativas so marcadas e argumentativamente mais fortes que as suas correlatas coordenadas e subordinadas. Os Verbetes Correlao/Correlativo Comecemos este tpico com a seguinte afirmao de Rosrio (2012, p. 2) marcante, em nossos compndios, a polmica quanto existncia e caracterizao da correlao, entendida como processo sinttico distinto da coordenao e da subordinao. A maioria dos gramticos tradicionais, por influncia da Nomenclatura Gramatical Brasileira, no incluiu em suas obras a correlao, apesar de esta apresentar especificidades bem particulares em relao aos processos mais cannicos de estruturao sinttica.

Neste tpico, apresentamos os termos correlao/correlativo como verbetes de dois dicionrios especializados e os seus sentidos em um dicionrio comum. Com isso queremos mostrar que tais termos tem entrada nos dicionrios especializados de lingustica, portanto, so termos que adquirem certa autonomia na terminologia da cincia da linguagem. Nesse sentido, veremos como no Dicionrio de Lingstica e Gramtica, de Mattoso Camara Jr., o verbete correlao definido como:

Construo sinttica de duas partes relacionadas entre si, de tal sorte que a enunciao de uma, dita prtase, prepara a enunciao de outra, dita apdose. A correlao se estabelece a) por coordenao, ou b) por subordinao, conforme o conectivo utilizado e a noo de seqncia ou de sintagma, respectivamente, que da decorre; a construo condicional, em portugus, uma correlao de subordinao; da mesma sorte o a comparao e o smile. Na estruturao das formas lingsticas, dentro da lngua (paradigma), considera-se como correlao a associao das formas por semelhana ao lado da oposio por seus contrastes. (CAMARA JR., 1988, p. 87)

Na definio de Mattoso Camara h uma relao com a coordenao e a subordinao, o que nos diz que o autor no reconhece a correlao como um processo ao lado dos outros dois, mas sim como uma construo que se d ou pode ocorrer em ambos os processos, em casos especficos, como os mencionados. Diferentemente de Mattoso Camara, vimos a correlao como um processo que se situa num continuum entre a coordenao e a subordinao, em vista disso, defendemos que ela apresenta caractersticas de ambas, mas no se confundem com elas. Contudo, pertinente observar que o autor recorre a aspectos semnticopragmticos e morfossintticos para definir a correlao. Ao definir prtase e apdose entra no campo semntico-discursivo desses termos. Ao dizer que a enunciao de uma, dita prtase, prepara a enunciao de outra, dita apdose ele remete ao sentido e relao estabelecida entre as duas oraes, que no nem de dependncia nem de independncia e sim de interdependncia. Isso a caracterizaria como um processo que apresenta caractersticas de ambas, mas no se confundiria com elas. J no dicionrio de Jean Dubois, o verbete correlativo assim definido: 1. Diz-se que dois termos so correlativos quando indicam uma relao de dependncia entre a orao principal (ou matriz) e a orao subordinada (DUBOIS, 2006, p. 160). Vemos em Dubois uma certa divergncia com relao ao definido por Mattoso Camara. Aqui no encontramos uma referncia relao de interdependncia, mas sim de

dependncia, o que remete subordinao e nenhuma ligao com a coordenao. Por inferncia, podemos afirmar que para Dubois no h relao de correlao no processo sinttico da coordenao nem tampouco reconhece como um processo sinttico, seja em um continuum seja parte dos dois outros processos. Em um dicionrio comum, ou seja, no especializado, de sinnimos, como o Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa, o verbete correlao apresenta os seguintes significados: 1. Relao mtua entre dois termos. 2. Qualidade de correlativo. 3. Correspondncia (FERREIRA, 1986, p. 483). Aqui o sentido de correlao na entrada 1 fala em relao entre dois termos de forma mtua, esse sentido o que temos de mais prximo com o sentido apresentado por Mattoso Camara, pois a relao de mutualidade implica uma relao de correspondncia, como est na entrada 3. Macambira (1999) ressalta para as conjunes subordinativas consecutivas e comparativas como sendo as nicas que resistem inverso, pois, diz o autor, que a possibilidade de inverso na ordem das oraes uma caracterstica que marca e diferencia a orao coordenada, que no admite tal inverso, da subordinada. Sendo assim, o autor expe alguns pontos de vista sobre a questo em tela e apresenta em seguida a sua posio assumida:

Por esta e outras causas, escreve Carreter (19) que s vezes as consecutivas e as comparativas so includas entre as coordenativas (1962, 92). Jos Oiticica (64) e Rocha Lima (50) vo mais avante, e criam, a par das coordenativas e das subordinativas, a categoria das conjunes correlativas. Introduzem uma frase em que se exprime um pensamento preso, no ao principal com que apenas se coordena, mas a um termo intensivo, claro ou oculto. So: que e s vezes como: a) Subi tanto, que perdi o flego; b) Esforou-se de maneira tal, que adoeceu. (OITICICA, 64, p. 66) No h interdependncia das oraes componentes, como na coordenao, nem subdependncia como na subordinao. Existe, a rigor, paradependncia. (ROCHA LIMA, 50, p. 69)

No negamos a natureza um tanto hbrida que ressumbra [se revela, deixa transparecer] das consecutivas e comparativas, mormente [principalmente, sobretudo] como; parece-nos entretanto mais simples inclu-las entre as subordinativas, do que abrir a subclasse das correlativas, categoria mista nem coordenativa, nem subordinativa. (MACAMBIRA, 1999, p. 71)

Sobre a posio assumida por Oiticica, Rosrio (2012, p. 5) faz a seguinte ponderao:

O estudo do autor, contido na clebre Teoria da Correlao (1952), advoga a existncia da correlao como um mecanismo de estruturao sinttica ou procedimento sinttico em que uma sentena estabelece uma relao de interdependncia com a outra no nvel estrutural. Assim, a distino entre a correlao e os outros processos de estruturao poderia ser atestada por meio do critrio da dependncia sinttica.

Rosrio cita ainda o posicionamento de Gladstone Chaves de Melo que em favor de uma classificao que inclua a correlao como um terceiro processo sinttico. Segundo Rosrio, Melo (1978) tambm considera a correlao como um terceiro processo de estruturao sinttica, distinto da subordinao e da coordenao (2012, 6). Citando Melo, afirma o referido autor:

(A correlao) um processo sinttico irredutvel a qualquer dos outros dois (subordinao ou coordenao), um processo mais complexo, em que h, de certo modo, interdependncia. Nele, dse a intensificao de um dos membros da frase, ou de toda a frase, intensificao que pede um termo. (MELO, 1978, p. 152 apud ROSRIO, 2012, p. 6)

O termo aparece nas gramticas normativas sempre associado ou coordenao ou subordinao. Mesmo em autor de assumida postura lingustica como Azeredo (2000), fala-se apenas em coordenao correlativa. Diz o autor que ela

Realiza-se por meio dos pares ouou, oraora, querquer, nonem exprimem disjuno no smas tambm, no sseno tambm, no apenasmas ainda, tantocomo que exprimem unio senoao menos, nomas, masno, que exprimem preferncia/compensao. (AZEREDO, 2000, p. 118)

Em Kury (2006) aparece o termo correlatas quando o autor aborda as oraes subordinadas consecutivas em que ele classifica-as como oraes consecutivas correlatas da seguinte forma: mais comuns so as oraes consecutivas encabeadas pela conjuno que em correlao com um termo intensivo (to, tanto, cada, tamanho, etc.) da orao principal (KURY, 2006, p. 98); e quando se refere s proporcionais, em que as correlatas figuram como um tipo dessas, assim exposto: correlatas, em que o termo intensivo que introduz a orao subordinada (quanto mais, quanto menos, quanto melhor, quanto pior) se acha em correlao com outro que introduz a chamada orao principal (mais, menos, tanto mais, tanto menos, etc.) (KURY, 2006, p. 104). Vimos at aqui que os autores preferem colocar a correlao como um subtipo das oraes coordenadas e das subordinadas, quando isso acontece, pois a maioria dos gramticos desconsidera ou simplesmente ignoram-na como um processo sinttico independente. A Correlao como Processo Sinttico numa Proposta Funcionalista: entremeio Em Rodrigues (2008) encontra-se a seguinte explanao: a correlao o mecanismo sinttico diferente da coordenao e da subordinao, embora normalmente seja considerada ora um subtipo da subordinao, ora um outro procedimento sinttico, ou sequer seja mencionado (p. 225) para em seguida dar a definio: entende-se por correlao o mecanismo de estruturao sinttica ou o procedimento sinttico em que

uma sentena estabelece uma relao de interdependncia com a outra no nvel estrutural (idem). Diz ainda a autora que na correlao, nenhuma das oraes subsiste sem a outra, porque, na verdade, elas so interdependentes (idem). O que caracteriza a correlao principalmente o fato de que ela tem sua conexo estabelecida por elementos formais, expresses que compem um par correlativo, estando cada um de seus componentes em oraes diferentes (RODRIGUES, 2008, p. 225). A partir desse estabelecimento marcado pela caracterstica estrutural, que se pode falar das possibilidades de correlao dentre a classificao tradicional das oraes coordenadas e subordinadas: correlao aditiva, correlao alternativa, correlao comparativa, correlao proporcional e correlao consecutiva. Saliente-se que aqui no se fala em orao principal ou coordenada sindtica, mas, apenas, em oraes correlativas. A autora traz a lume a discusso sobre parataxe e hipotaxe, em que a primeira inclui todos os tipos de justaposio e a segunda, todos os tipos de dependncia, e a subordinao. Diante disso, Rodrigues (2008, p. 227) faz a seguinte considerao distintiva: Parataxe implicaria independncia relativa, ou seja, o vnculo entre oraes depende apenas do sentido e da relevncia da relao entre elas. Hipotaxe implicaria dependncia entre um ncleo e margens, mas no encaixamento da margem em um constituinte do ncleo. Subordinao implicaria dependncia completa entre ncleo e margem(ns) e, portanto, encaixamento de toda a margem em um constituinte do ncleo. Para esta ltima, diz a autora que ela se divide em trs tipos: 1. aquelas que funcionam como sintagmas nominais completivas; 2. aquelas que funcionam como modificadores de nomes adjetivas; 3. aquelas que funcionam como modificadores de sintagmas verbais ou de oraes inteiras adverbiais.

A autora apresenta as seguintes caractersticas das oraes correlatas, no sentido de deixar claro o porqu da distino entre aquelas e as coordenadas e subordinadas: a) a correlao apresenta conjunes que vm aos pares, cada elemento do par em uma orao; b) no perodo composto por correlao, as oraes no podem ter sua ordem invertida, isto , no apresentam a mobilidade posicional tpica das subordinadas adverbiais; c) as correlatas no podem ser consideradas parte constituinte de outra, como ocorre com as substantivas, as adverbiais e as adjetivas. Citando Oiticica, Rodrigues (2008, p. 231) diz que ele [] prope uma tipologia para as oraes, em que distingue quatro processos sintticos: coordenao, subordinao, correlao e justaposio. Rodrigues acrescenta ainda que para o referido gramtico [] nem todas as oraes subordinadas adverbiais funcionam como adjuntos; para ele, consecutivas e comparativas so correlatas (idem). Vemos que Oiticica prope uma classificao que coloca a correlao e a justaposio como processos sintticos distintos da coordenao e da subordinao, no entanto, como sabemos, a NGB no considerou a correlao como um dos processos sintticos e a justaposio foi includa na coordenao como oraes coordenadas assindticas (aquelas que vm sem a presena de conjuno, justapostas por meio de sinal de pontuao). Em Castilho (2010) encontramos a seguinte afirmao: A criao das conjunes correlatas , portanto, mais uma consequncia do processo de redobramento. O arranjo sinttico que da resultou recebeu o nome de correlao, que significa relacionamento simultneo. Aparentemente, Oiticica (1952: 22-40) foi o primeiro a destacar que as relaes de coordenao e de subordinao no captam todas as possibilidades de relacionamento intra ou intersentencial.

Castilho nos coloca, fazendo referncia tambm a Oiticica, que os processos sintticos da coordenao e da subordinao no so suficientes para explicar todos os casos de relaes sintticas que impliquem duas oraes. A correlao viria preencher o vazio deixado pela insuficincia das outras duas relaes, posto que no haveria,

necessariamente, uma relao de coordenao ou de subordinao em toda e qualquer situao. pertinente para esta discusso o que observa Mdolo: Uma proposta mais coerente substituir a dicotomia coordenao e subordinao por um continuum, assim como j o propuseram Susumu Kuno (1973) e Talmy Givn (1990), entre outros. Nesse sentido, a correlao entendida como uma etapa intermediria recortando esse continuum e dividindo propriedades ora com as coordenadas, ora com as subordinadas. (MDOLO, 2005, p. 171) seguindo nessa esteira, junto com Mdolo, que defendemos a correlao como um processo intermedirio, de entremeio num continuum entre a coordenao e a subordinao. Mdolo (2009) apresenta pelo menos oito tipos de correlao: aditiva, alternativa, comparativa, consecutiva, proporcional (j citadas pelas gramticas), equiparativa, hipottica e diferenativa (estas ltimas so novidades, at ento). Em seguida o autor aponta que h duas formas de se construir, numa perspectiva funcionalista, os pares correlativos: Correlatas espelhadas: correlao formada pela repetio do mesmo elemento conjuntivo. Correlatas no-espelhadas: correlao formada pela repetio de elementos conjuntivos distintos. O autor diz que as correlativas esto em uma posio intermediria entre coordenao e subordinao, seguindo um continuum, pois a correlao entendida como uma etapa intermediria recortando esse continuum e dividindo propriedades ora com as coordenadas, ora com as subordinadas (MDOLO, 2009, p. 3). A proposta de um contnuo fruto dos estudos funcionalistas que apontam para uma relao que no de independncia ou de dependncia, mas sim, de interdependncia, ou seja, a estrutura das duas oraes que se correlacionam est estreitamente vinculada por expresses conectivas (MDOLO, 2009, p. 6).

A Correlao e o Princpio da Marcao: Implicaes Semntico-Pragmticas

Neste tpico discutiremos a correlao a partir do princpio da marcao, em relao coordenao e subordinao, defendendo que aquela se mostra mais marcada que estas. Aqui seguiremos o que nos diz Cunha, Costa e Cezario (2003, p. 34): O princpio de marcao, herdado da lingstica estrutural desenvolvida pela Escola de Praga, estabelece trs critrios principais para a distino entre categorias marcadas e categorias no-marcadas, em um contraste gramatical binrio: a) complexidade estrutural: a estrutura marcada tende a ser mais complexa (ou maior) que a estrutura no-marcada correspondente; b) distribuio de freqncia: a estrutura marcada tende a ser menos freqente do que a estrutura no-marcada correspondente; c) complexidade cognitiva: a estrutura marcada tende a ser cognitivamente mais complexa do que a estrutura nomarcada correspondente. Incluem-se, aqui, fatores como esforo mental, demanda de ateno e tempo de processamento.

a partir dessas caractersticas que colocamos em confronto as seguintes estruturas: a) O bom aluno estuda e cumpre o que necessrio. b) O bom aluno no s estuda mas tambm cumpre o que necessrio.

De acordo com a gramtica normativa, essas duas sentenas so sinttica e semanticamente equivalentes. Confrontando as duas estruturas, verificamos, no entanto, que a sentena b apresenta uma estrutura mais complexa, maior que a sentena a; que menos frequente na fala/uso dos falantes do que a sentena a; que mais complexa cognitivamente, pois requer um esforo mental, ateno e tempo maiores para o processamento, ou seja, o processo da compreenso mais complexo.

No entanto, como observa Givn (apud CUNHA; COSTA; CEZARIO, 2003), preciso admitir que a marcao dependente do contexto, por isso, uma estrutura marcada em um contexto pode no ser em outro, portanto, deve [] ser explicada com base em fatores comunicativos, socioculturais, cognitivos ou biolgicos (p. 34). Isso implica dizer, necessariamente, no caso das oraes correlatas, que se deve levar em conta o contexto em que foram empregadas porque isso implica a relao de sentido estabelecida, ou seja, o aspecto semntico-pragmtico fundamental no estabelecimento de um sentido. Nos exemplos acima, no possvel afirmar que ambas as sentenas dizem a mesma coisa, tm o mesmo sentido. A estrutura marcada, a nosso ver, apresentase com um poder argumentativo bem mais forte que a estrutura no marcada. O falante que usa a estrutura b, quer dizer, transmitir bem mais que uma simples enumerao de atos atribudos ao bom aluno. Esses mesmos aspectos podem ser observados em relao s sentenas a seguir: c) Esta menina bonita como a me. d) Esta menina to bonita quanto a me. e) Esta menina mais bonita (do) que a me. Essas sentenas no apresentam do ponto de vista semntico-argumentativo a mesma implicao de sentido. A sentena d mais enftica que a sentena c, embora ambas apresentem uma relao semntica de comparao, mas a presena do elemento intensificador do par toquanto faz com que a nfase a essa beleza seja dada com maior intensidade, como a dizer que no se trata de uma simples beleza e que a beleza da menina em nada fica devendo a da me. E na sentena e o par mais(do)que do ponto de vista argumentativo e da marcao se mostra mais forte enfaticamente que a relao estabelecida pelo o como. Neste ponto, cabe o que nos diz Mdolo sobre a relao de correlao conjuncional e o seu emprego quando se quer estabelecer uma coeso forte em textos enfticos:

Assim, a correlao conjuncional pode ser caracterizada como um tipo de conexo sinttica de uso relativamente freqente, particularmente til para emprestar vigor a um raciocnio, estabelecendo uma coeso forte entre sentenas ou sintagmas, e aparecendo principalmente nos textos apologticos e enfticos. A correlao exerce a um papel importante, pois concorre para que se destaquem as opinies expressas, a defesa de posies, a busca de apoio, mais do que apenas informar com objetividade os acontecimentos. (MDOLO, 2005, p. 174)

A pertinncia dessa colocao est no fato de o autor apontar a relevncia da correlao conjuncional em contextos/textos semntico-pragmaticamente marcados pelos gneros discursivos argumentativos. Consideraes Finais Diante do que expomos acima, necessrio uma reviso na NGB que inclua a correlao como um processo que no se confunde com a coordenao ou a subordinao. No concordamos com os argumentos apresentados pelos autores que defendem a atual classificao ou que colocam a correlao como um subtipo das coordenadas e das subordinadas, pois, defendemos, assim, como Rodrigues e Mdolo, que elas apresentam caractersticas que, apesar de ora se aproximarem de uma e de outra, no se confundem com elas, assim, preferimos colocar as oraes correlatas num continuum entre as oraes coordenadas e as oraes subordinadas. Ou seja, a relao de interdependncia o que marca as oraes correlatas. Alm disso, elas so marcadas em relao s suas equivalentes coordenadas e subordinadas. Isto , so mais complexas sinttica e cognitivamente e de menos frequncia, porm, do ponto de vista semntico-pragmtico e argumentativo so mais fortes e enfticas, dependendo do contexto em que foram empregadas.

Referncias AZEREDO, J. C. Iniciao sintaxe do portugus. 8. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. CAMARA JR., J. M. Dicionrio de lingstica e gramtica. 14.ed. Petrpolis: Vozes, 1988. CASTILHO, A. T. A sentena complexa e sua tipologia. In: Gramtica do portugus brasileiro. So Paulo: Contexto, 2010. p. 337-390 CUNHA, M. A. F.; COSTA, M.A.; CEZARIO, M. M. Pressupostos tericos fundamentais. In: CUNHA, M. A. F.; OLIVEIRA, M. R.; MARTELOTTA, M. E. (orgs.). Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 29-55 DUBOIS, J. et al. Dicionrio de lingstica. 10. ed. So Paulo: Cultrix, 2006. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. KURY, A. G. Novas lies de anlise sinttica. So Paulo: tica, 1985. MACAMBIRA, J. R. A estrutura morfo-sinttica do portugus. 9. ed. So Paulo: Pioneira, 1999.

MEIRA, A. C. G. A. de. As oraes e as relaes de interdependncia. In: CONE - Revista de Letras, So Lus de Montes Belos, v. 2, p. 43-54, jul. 2008. Disponvel em: http://www.slmb.ueg.br/iconeletras. Acesso em: 03/01/2012
MDOLO, M. Correlacionando oraes na lngua portuguesa. Disponvel em: www.estacaodaluz.org.br. Acesso em: 04/08/2011 ______. A estrutura correlativa aditiva no s...mas tambm de uma perspectiva multissistmica. In: Estudos Lingsticos XXXIV, p. 171-176, 2005. RODRIGUES, V. V. Correlao. In: VIEIRA, S. R.; BRANDO, S. F. (orgs.). Ensino de gramtica: descrio e uso. So Paulo: Contexto, 2008. p. 225-235

_____. As construes comparativas em lngua portuguesa. Disponvel em: http://www.gelne.ufc.br/revista_ano4_no1_42.pdf. Acessado em: 04/01/2012
ROSRIO, I. C. Aspectos morfossintticos das construes correlatas aditivas: uma perspectiva funcional. Disponvel em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/jel/2010/resumos/VIJELUERJ_SC_X_R02.pdf. Acesso em: 04/01/2012 _______. Teoria da correlao revisitada. Disponvel em: www.filologia.org.br/ixsenefil/anais/25.htm. Acessado em: 01/01/2012

Вам также может понравиться