Вы находитесь на странице: 1из 9

Anlise do Filme Guerra do Fogo

Viso Geral O perodo pr-histrico na verdade baseado em suposies e o filme realiza justamente isso, uma suposio sobre os diversos bandos, a sociabilidade desses homicdios e de como eles interagiam no mundo paleoltico. O filme narra a histria de uma tribo Homo Sapiens, ou talvez Cro Magnon, que detm o conhecimento de como manter o fogo aceso, mas no de como produzi-lo. Quando um ataque de uma tribo Homo Neanderthalensis (provavelmente), rival, extingue sua chama primordial, trs membros saem numa jornada para conseguir outra chama e reavivar o seu fogo perdido. Durante a jornada, os trs entram em contato com o Homo Sapiens Sapiens, ao salvarem um deles das mos de uma tribo Homo Neanderthalensis antropfaga. Do contato com este indivduo e com sua tribo, mais avanados tecnologicamente, so expostos a diversos conhecimentos novos, principalmente arte de produzir fogo. Quando as observaes realizadas pelos guerreiros leva de um envolvimento dominante para uma relacionamento mais afetivo. A principal mensagem do filme justamente esse perodo de transio.

Analise Detalhada

01. Sociabilidade do bando - Os elementos que compem o bando de Homo Sapiens ou Cro Magnon esto em uma caverna e realizam atividades em grupo como alimentao, porm no h um lder, no h uma divindade e nem uma comunicao clara entre eles, tais caractersticas so comuns as tribos mais evoludas de Homo Sapiens sapiens. As relaes sexuais so baseadas na fora bruta sem qualquer ligao afetiva entre os parceiros. - O fogo o elemento agregador do bando. usado para aquecer-los contra o frio, pois ao que tudo indica o mundo estava em um perodo interglacial caracterizando degelo e ocasionando muitas reas de inundao, tambm era usado para assar alimentos que proviam da caa de animais. Contudo, eles dominavam a tcnica de manter o fogo aceso, mas no de produzi-lo. - Ainda no possuam a idia de enterrar os mortos e cuidar os feridos e doentes, no dominavam nenhuma tcnica de cura fsica, seja por meio de lderes espirituais ou atravs do uso de ervas. Em uma das cenas um dos

homindios carrega um ferido no ataque ao bando e ao perceber que este estava morto abandona o corpo do companheiro e segue o seu caminho. 02. Disputas entre os primatas - Interessante observar que o ataque ao bando que possui o fogo foi executado a espreita e com um objetivo especfico, a conquista do fogo. Tambm podemos dizer que as caractersticas dos atacantes esto em um estado evolutivo mais inferior, podemos enquadrar o bando aparentemente Homo Neanderthalensis. 03. A busca - Aps o ataque os sobreviventes se reagrupam em uma rea alagada e pelas indicaes gestuais se percebe a escolha de trs primatas para sarem em busca de uma nova fonte de fogo. 04. A Jornada - Durante a jornada podemos observar a falta de alimentos e os perigos com os animais selvagens, destacando o tigre dentes-de-sabre e os mamutes. Tambm fato que os trs possuam j a idia da observao do relevo geogrfico, e observaes com relao a distncia, quando o bando encontra uma fumaa e percebe mais ou menos a distncia onde se encontra o fogo. - Os primeiros indcios de outro bando aparece. As cinzas que estavam no local quando eles chegaram e comeam a revir-la em busca de sobras de alimentos. Quando um dos primatas encontra restos de ossos ainda com certa quantidade de carne. Mas ao perceber que se trata de um humano ele cospe e joga fora os restos mortais, indicando que temos dois bandos, sendo uma delas antropfaga. 05. O Contra-Ataque - Quando identificam o local onde esto a tribo canibal, que provavelmente trata-se tambm de Neanderthalensis, eles realizam um ataque organizado, sendo que dois do grupo chamam a ateno e um se aproxima furtivamente para assegurar a conquista do fogo. - Importante observar que dois homindeos da espcie Homo Sapiens sapiens estavam amarrados e serviriam de alimento e um deles estava sem o antebrao que j estava sendo degustado por um dos componentes do bando Neanderthalensis. 06. O contato com outra espcie - Salva pela confuso do ataque para a conquista do fogo uma espcie do sexo feminino Homo Sapiens sapiens tenta um contato com o grupo atacante, notase inclusive o grau de linguagem da mulher ser bem mais avanado. O grupo inicialmente rechaa a tentativa inicial de manter comunicao.

- A aproximao s realizada quando a mulher passa um tipo de erva sobre o ferimento de um dos homicdios feridos no ataque - Em outra passagem um elemento do grupo tenta ter ralaes sexuais com a mulher que forada ao ato, mas interrompido por outro integrante do grupo e que infelizmente completa o ato, ou seja, o macho mais forte prevalece sobre a obteno da fmea. Comportamento essencialmente animal. 07. Observaes do Homo Sapiens sapiens - A aparncia da espcie Homo Sapiens sapiens j em igual a do homem moderno e as caractersticas de uma linguagem avanada, pintura do corpo, conhecimentos necessrios a evoluo e continuidade da espcie. 08. Integrao - Um dos fatores mais importante do filme transparecer as caractersticas evolucionista do Homo Sapiens sapiens em comparao com outras espcies que viveram no mesmo perodo. - A produo do utenslios e a criao de figuras rupestres so elementos que diferenciava as tribos, que na sua constituio, j havia um lder espiritual e uma alimentao de sub-existncia, tais como cultivo de frutas e domesticao de animais para fins produtivos como a atrao do leite. - Mas o que mais impressiona e o domnio da tcnica de produo do fogo, enquanto outras espcies lutavam para obteno e manuteno do fogo, o Homo Sapiens sapiens era uma espcie que controlava esse elemento essencial a vida no perodo Paleoltico. - Outra caracterstica o discriminatrio, j que o filme retrata as mulheres reprodutoras, no caso as mais gordinhas, deveriam dar continuidade a espcie, e j que a mulher que acompanhava o grupo menos evoludo era magra, portanto era discriminada da tribo. 09. Aos Finalmentes - No final das contas a mulher ensina as relaes sexuais diferenciadas dos animais, com o homem deitado na horizontal sobre a mulher, posio propicia para a fertilidade. - H uma ligao afetiva que ligava o homem e a mulher que mesmo sendo de espcies diferentes criaram laos que contriburam para a hegemonia da espcie.

Francisco Miranda

Guerra do Fogo
A Guerra do Fogo ,dirigido por Jean Jacques Annaud com Everett McGill, Raen Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi baseado na obra de S.H. Rosny Sr, o Roteirista Gerard Brach se juntou a Annaud para levar as telas este pequeno pico que tem como tema principal a descoberta do fogo. O filme aborda a pr-histria tendo como meta retratar como decorreu a vida do homem h 80.000 anos atrs, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nmades, especificando a espcie Homo Sapiens tendo ao lado animais pr-histricos, como o tigre dente-desabre, o mamute, entre outros a qual o filme se refere, observando sua evoluo ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo. A guerra do Fogo tem como enredo a briga entre dois grupos de homnidios que tinham hbitos diferentes de vida por no estarem na mesma fase de evoluo. evidente que por se passar na pr-histria o filme no apresenta dilogos.E a nica linguagem que se v so as aes dos personagens, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal. O enredo se desenvolve mostrando uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que disputada como algo vital, pois alm de oferecer a possibilidade da ingesto de alimentos trabalhos, em forma de assados, ajudava tambm, a combater o frio e a espantar, principalmente, as alcatias de lobos. A tribo Ulan utilizada como personagem central ,vivendo em torno de uma fonte natural de fogo, onde atacada por lobos e macacos, perdendo durante a luta o fogo que mantinha acesso a todo custo.No sabendo como reacende-lo. Ao longo do filme trs membros saem em busca de uma nova chama pela floresta, onde no caminho eles passam pelos mais variados problemas e parecem ganhar mais conscincia e razo a cada novo obstculo superado. Depois de vrios dias andando e enfrentando animais pr-histricos ,a natureza e o desconhecido, eles encontram a tribo Ivakas, que sabia como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vo sendo revelados.A procura do fogo, elemento que ser fundamental para sua sobrevivncia, porm ali, permanece como um mistrio o qual ningum sabia comandado a sua criao. Como foi dito anteriormente, as duas tribos tinham hbitos diferentes por estarem em etapas distintas de evoluo.

Enquanto o primeiro grupo, a tribo Ulam tinha o fogo como um fenmeno sobrenatural, cultuando-o, pois no tinham noo como faz-lo, o segundo grupo, a tribo Ivakas, dominava a tecnologia do fogo. Enquanto a linguagem na tribo Ulan no estava muito distante dos primatas, pois baseava simplesmente em gritos e grunhidos, se assemelhando a animais irracionais, a tribo Ivakas tinha uma comunicao mais completa, pois os sons eram mais articulados, tendo assim uma linguagem oral mais desenvolvida , classificados por Rosseau como primeiras manifestaes de linguagem no homem, que a expresso de suas paixes como a dor e o prazer. Alm disso existe tambm outros elementos culturais como habitao e ritos que denotam um maior grau de complexidade do segundo grupo para o primeiro. A primeira imagem do filme define como era o mundo para aqueles homens naquela poca. Uma paisagem de uma terra visivelmente inexplorada, com um pequeno foco de fogo o objeto tema do filme em seu interior. Porm, no podemos afirmar que para eles, aquele mundo era pequeno mas sim um mundo imenso e desconhecido , j que, como j se foi dito, era muito inexplorado. Desta poca em diante foi uma poca de descobrimento. Haviam diferentes tribos com diferentes hbitos de viver naquela vasta mata; estas tribos, na maioria das vezes eram rivais, j que eles no tinham a capacidade de coexistir. Digo coexistir referindo parte externa, ou seja, entre os grupos. Apesar que, mesmo entre os elementos do grupo, havia competio pelos alimentos por exemplo. Tudo naquela poca era motivo de combate. O filme, logo no incio, revela este fato, quando uma tribo tenta roubar o fogo da tribo Ulam. Muitas pessoas morrem naquele debate, havendo inclusive canibalismo por parte da tribo que atacou. Porm, as associaes humanas no eram impossvel naquela poca entre grupos. Podemos observar que, em um certo momento do filme, um dos homens do grupo Ulam, ao decorrer dos fatos, explicitamente apaixona-se por uma mulher de outra tribo, a qual havia os acompanhado durante um tempo. Ele, no meio de sua trajetria, resolve voltar para reencontrar a moa. Ele acaba sendo capturado pelo grupo a qual a dita cuja pertence, passando ento a conviver com estes indivduos, adquirindo costumes da tribo. Quando ele chega, tem que transar com muitas mulheres da tribo, e todas eram gordas. A partir da passa a surgir uma espcie de associao humana externa , j que ocorre em grupos diferentes. Podemos perceber que para haver essa unio, houve interesse por parte do homem. Vale a pena citar que foi neste grupo que ele aprendeu a gerar o to desejado fogo. Depois, a mulher volta a conviver com o grupo Ulam, havendo uma nova uma associao humana. extremamente necessrio chamar ateno do fato que eu descrevo: explicitamente apaixona-se por uma mulher de outra tribo.. Isso mesmo. da que surge a expresso de sentimento do homem. Eles descobrem a afetividade entre homem e mulher.

E o fruto desta afetividade uma criana, como percebemos no final do filme, onde esta mulher encontra-se grvida. Percebemos tambm que o homem naquela poca comea a descobrir o prazer. Existem algumas cenas no filme onde h relaes sexuais explicitas, e em algumas h tambm a demonstrao do prazer. Visualizamos que ali surgiu a atrao sexual entre o homem e a mulher, j que em alguns momentos, os homens olham a mulher e tentam atac-la a fora Percebemos como eram as coisas h 80.000 anos atrs que para ns, parece ser to arcaica, mais para eles, era tudo to novo. Tambm, de arcaico eles tinham os seus instrumentos. Provavelmente, por acaso e por necessidade, eles vieram a descobrir com o passar do tempo as utilidades de certos recursos, como por exemplo a utilizao de ossos como uma espcie de capa para proteger o fogo. Utilizavam pedras e paus como armas., plantas como medicamentos e tambm faziam parte das cabanas que eles construam; pedras como instrumento de pintura, varetas como instrumento para gerar o fogo, dentre outras situaes em que eles agiam de acordo com a necessidade. Todos esses instrumentos eram, obviamente, oferecidos pela natureza. Era ela a ferramenta de explorao daqueles homens Tudo em volta deles pertencia natureza. Era na natureza que eles obtinham o seu alimento, matavam a sua sede, residiam e morriam. Observamos no filme que a natureza oferece ao homem at uma espcie de armadilha para a captura de seus alimentos: a areia movedia onde homens desavisados, ao cair nesta areia, eram capturados por um grupo ali formado. Porm, a natureza no traz apenas benefcios para os homens que ali existem. Estes homens passam por srias dificuldades, como os animais ferozes os quais os homens eram obrigados a combater, o rio gelado o qual os homens eram obrigados a caminhar, dentre outros. Naquela poca, como os homens estavam ainda adquirindo uma certa experincia de como lhe dar com certos tipos de situaes, como o combate com um animal por exemplo, eles eram extremamente venerveis ao ser considerado certos aspectos. No filme, a fragilidade deles fica explicita na cena em que trs integrantes do grupo Ulam so perseguidos por dois lees. Eles sobem em uma rvore e ali permanecem durante um tempo, alimentando-se das folhas da prpria rvore, chegando ao ponto de acab-las por completo. Fica explicita tambm a fragilidade com relao aos aspectos climticos daquela poca. Houve um momento em que eles estavam sentado no meio da mata, alguns congelando de frio, chegando em alguns casos at a morte. Isso acontece tambm pela falta de controle com o fogo. Falando do elementos fogo, ao pesquisarmos, percebemos que ele tem inmeros significados. Dentre eles temos: No dicionrio, ele significa o desenvolvimento simultneo de calor e luz, que produto da combusto de matrias inflamveis, como, por exemplo., a madeira, o carvo, o gs.

Para a Wicca, ele usado em rituais ou encantamentos de cura mais forte, na purificao de algo difcil de ser realizado, na mudana de hbitos maus ou para banir doenas difcies de serem curadas com a gua. Na astrologia, a Funo Intuio corresponde ao Elemento Fogo e uma maneira de conhecer, ver e penetrar a realidade sem se deixar prender pelos seus aspectos exteriores e formais. Na yoga, O fogo um smbolo muito poderoso, porque desvela a Conscincia que subjaz em todas as coisas do mundo material, como a chama que se esconde na lenha. Quanto a linguagem apresentada no filme, uma possvel interpretao seria a seguinte: em um determinado estgio de sua evoluo biolgica, o homem, j se locomovendo como bpede e tendo suas mos livres, aprendeu a manipular instrumentos, a interferir no seu meio e a fazer, dentre outras coisas, o fogo. A necessidade de preservao desse conhecimento, dessa tecnologia, levou-o a sofisticar a sua capacidade de comunicao. A princpio, sua linguagem pode ter sido meramente gestual, mas ele descobriu que os sons tambm poderiam se prestar a essa funo. Assim como, ao tornar-se Homo Erectus viu-se com as mos livres (antes usadas principalmente na locomoo) e descobriu que poderia us-las para manipular as coisas; assim como, ao tornar-se Homo Sapiens descobriu que poderia usar essa capacidade de manipulao para interferir no seu meio; da mesma forma, descobriu que os rgos utilizados para funes vitais como a respirao e a digesto, tambm serviam para emitir sons. A partir do momento em que aprendeu a diversificar os sons atravs das articulaes, conseguiu aumentar as possibilidades de combinao entre eles. Uma vez estabelecidas determinadas convenes entre os seus semelhantes, possibilitou-se a troca de informaes (como a tecnologia de fazer o fogo) de um indivduo para o outro. A sofisticao da linguagem serviu para facilitar a comunicao de uma informao complexa, talvez no expressvel meramente pelo gesto. Portanto, como diria o pai da Lingustica Moderna, Ferdinand de Saussure, no a linguagem que natural ao homem, mas a faculdade de construir uma lngua, vale dizer: um sistema de signos distintos correspondentes a idias distintas. Segundo Roberto da Matta no seu livro: Uma Introduo Antropologia Social, no captulo que diz respeito ao Biolgico e o Social, o autor se refere cadeia de processos da seguinte forma: Primeiro Ato: A natureza seria hostil, e o mundo povoado por animais monstruosos alm de toda sorte de infortnios da natureza: vendavis, vulces, tempestades e glaciaes. Seguindo Ato: Aparece ento o homem, ele um ser nico, universal, nu, fraco e solitrio. dotado de inteligncia superior. Terceiro Ato: Com sua inteligncia e agindo impiristicamente, o homem, aprendendo com a natureza, domina o fogo e com paus e pedras aprende a se defender. Quarto Ato: Reconhecendo sua fraqueza, o homem comea a se agrupar com os primeiros indcios de uma sociedade.

Nessa sociedade, foi sentida a necessidade de se formar instituies com a finalidade de zelar pela paz e pelo bem estar comum. A guerra do fogo um filme que est relacionado com o olhar e a perspectiva de quem assiste. So infinitas as possibilidades de leitura desses filme. Algumas pelculas, por exemplo podem ser muito teis na reconstruo dos gestos, do vesturio, do vocabulrio, da arquitetura e dos costumes desta poca. Mas alm desses elementos audio-visuais, eles exploram a mentalidade da sociedade da poca . Sendo um filme histrico, A Guerra do Fogo uma representao do passado, e portanto um discurso sobre o mesmo e como tal, est imbudo de subjetividade. Para se captar o seu contedo histrico necessrio que o primeiro e momentaneamente, renuciemos a busca objetiva da verdade histrica, onde na pelcula, ele apenas encontrar uma viso sobre um objeto passado, que pode contar verdades e inverdades parciais. Um filme nunca poderia contar a verdade plena de um acontecimento histrico, mesmo abordando fatos reais, uma representao. Dessa forma o que deve ser buscado em um filme histrico no a verdad e histrica contida nele, mas a verossemelhana com o fenmeno histrico que retrata. A guerra do fogo um documento de nossa histria, pois corresponde a um acontecimento que teve existncia no passado. um filme original e peculiar, quase um documentrio de antropologia com uma histria concreta e bem estruturada, abrindo espao para o estudo do comportamento humano prhistrico com notvel diferena j citada entre a origem da linguagem, razes da espcie humana e pelo florescer da razo e das tecnolgicas que mostra ao longo da disputa pela chama do fogo, que culmina com o domnio e o conhecimento de como ger-la, atravs do atrito, so tambm mostradas algumas passagens da evoluo da humanidade, que vai do prazer sexual, puramente animalesco, passando pela sensao do riso, pelo sentimento da solidariedade, egosmo, hierarquia, entre outros, at chegar aquilo que hoje, um aglomerado de pessoas, que vive numa sociedade global, relativamente estruturada, mantendo uma luta perene em busca de uma existncia confortvel, segura e sem violncia. Enfim, o filme A Guerra do Fogo em sua essncia uma verdadeira radiografia imaginativa de como foram as primeiras tentativas para se chegar ao ponto em que a humanidade atual chegou e o que tudo indica, est havendo um verdadeiro processo regressivo da espcie, dentro das suas prprias mutaes, que no podem parar. Porque, enquanto evolumos em termos tcnicos e cientfico andamos no sentido oposto como pessoa, ao se cometer crimes, que nem o homem primitivo seria capaz de pratic-los, ao lado de outras barbrias do mesmo nvel.

BIBLIOGRAFIA Filme A guerra do Fogo.

Вам также может понравиться