Вы находитесь на странице: 1из 18

REDES DE INFORMTICA

Atualizado em agosto/2012

REDES DE INFORMTICA

INTRODUO

Vivemos hoje em um mundo onde a comunicao de extremo valor. Se comunicar e trocar informaes so fatores que permeiam a sociedade desde os tempos antigos. No cenrio atual, tal comunicao se apresenta de forma mais fcil, visto que os avanos tecnolgicos nos abriram um vasto campo de opes.

No mbito dos negcios, onde impera a competitividade, empresas tendem a buscar cada vez mais recursos que possibilitam uma melhor troca de informaes entre si, pois o sucesso da comunicao entre os membros de equipes e setores

refletem o desenvolvimento e sucesso de uma organizao. Assim, se faz necessrios meios que tornem possveis a troca de dados entre setores (independente de localizao), meios que possam divulgar e empresa, e ainda permitir vrios membros acessarem os mesmos dados, dentre outros fatores relevantes.

Pensando nestas questes, a tecnologia proporciona um meio de extrema agilidade para suprir todas as demandas de uma comunicao eficiente no somente para empresas, como tambm para a sociedade como um todo. E este meio, atravs da chamada Rede de Informtica, que surge como uma alternativa chave para resolver os problemas da comunicao.

1. O QUE REDE DE INFORMTICA

A Rede de Informtica, que tambm pode ser chamada de Redes de Computadores, um conceito que define um conjunto de computadores interligados entre si com objetivo de se comunicarem e trocar dados. De forma mais exata, uma Rede de Computadores uma composio de estruturas fsicas (que diz respeito aos equipamentos) e lgicas (so os programas e protocolos de comunicao) que possibilitam que dois ou mais computadores compartilhem informaes entre si.

Um computador sozinho permite que voc execute tarefas bsicas, como escrever textos, fazer apresentaes, e outras atividades limitadas, mas no permite trocar informaes com outros computadores. Isto com certeza, no cenrio atual que passamos, no suficiente para as pessoas e nem tampouco para empresas. J com o uso de uma rede de informtica, tal troca de informaes se torna possvel, principalmente pelo uso da maior rede que temos disponvel: A INTERNET.

1.1 UM POUCO DE HISTRIA

A primeira rede de computador que se tem notcia surgiu por volta de 1970 para fins militares, onde os norte-americanos usavam este recurso para manter comunicaes e informar uns aos outros sobre ataques dos seus inimigos durante a guerra fria. Praticamente no mesmo perodo, o uso da rede de informtica se tornou vivel no meio acadmico, assim professores comearam a trocar conceitos com seus alunos atravs da rede mundial de computador.

Somente em 1990 foi que veio a grande exploso da internet, que aos poucos foi alcanando toda a populao. Afinal, neste ano foi criada por Tim BernesLee a World Wide Web, o que chamamos de Rede de Alcance Mundial. Este

grande feito de Bernes-Lee fazia surgir uma interface grfica que permitisse melhor uso da possibilidade de compartilhar informaes com todo o mundo. Anos foram passando, e temos hoje diversos navegadores de internet e uma velocidade de conexo incrvel. Esta a grande rede de informtica dos dias atuais.

1.2 A REDE DE INFORMTICA NAS EMPRESAS

Agora podemos dizer que praticamente intil ter um computador se no estiver conectado em uma rede. Nas empresas a rede de informtica possibilita compartilhar documentos entre usurios, permite que usurios acessem os mesmos documentos atravs de um servidor, possibilita compartilhar impressoras, permite realizar acesso remoto e trocar informaes de forma muito gil.

As organizaes tambm ganharam impulso com o uso da intranet, que por sua vez uma rede que permite que os membros de uma mesma empresa acessem o email empresarial, acessem informaes importantes sobre os processos de negcios da referida empresa, dentre outros recursos importantes. Assim, pode-se inferir que o uso de uma rede de computador agrega valor tanto para os ramos de negcios, como para o homem em geral nos afazeres de suas tarefas pessoais.

2. O QUE SABER SOBRE REDES?

As redes de computadores que dispomos podem ser classificadas por tipos, De acordo com o tipo, a rede possui suas caractersticas peculiares. A saber, os tipos de redes so LAN, MAN e WAN. Outros aspectos importantes envolvidos no conceito de redes de informtica so quanto aos seus objetivos e vantagens oferecidas para o ramo empresarial.

2.1. Tipos de Redes

2.1.1 Rede LAN

A LAN (Local Area Network) uma rede local, ou seja, faz a ligao de computadores que estejam prximo, podemos dizer praticamente que estejam no mesmo prdio. A rea de cobertura geogrfica limitada, normalmente so usados os famosos cabos de redes. A sua clssica aplicao em escritrios e empresas.

2.1.2 Rede MAN

A rede MAN (Metropolitan Area Network) indica uma ligao metropolitana de computadores. Sua cobertura geogrfica maior do que a de uma rede LAN, normalmente uma MAN resultado da conexo de vrias LANs.

2.1.3 Rede WAN

A rede WAN (Wide Area Network) por sua vez apresenta grande cobertura geogrfica. Esta rede possibilita uma conexo muito alm das proximidades fsicas. Exemplos so: internet, redes de bancos mundiais, e outras redes a nveis internacionais.

2.2 Topologias de uma rede

A forma como uma rede montada fisicamente afeta o desempenho da mesma. Um simples conhecimento dos conceitos das topologias de rede permite aos profissionais de Tecnologia da Informao realizar um melhor planejamento de acordo com as necessidades da empresa. Por outro lado, importante que uma empresa tambm tome conhecimento de topologias, pois a mesma guiar os investimentos que a corporao dever fazer para a implantao de sua rede.

2.2.1. Barramento

Conecta os computadores em um mesmo barramento fsico. Esta topologia faz uso de cabos coaxiais, esta tecnologia no muito usada em empresas nos dias atuais. Ficando at mesmo obsoleta em maior parte dos casos.

2.2.2. Anel

Liga os dispositivos em srie, formando um crculo fechado. Os dados so transmitidos em uma s direo at chegar no seu destino.

2.2.3. Estrela

a tecnologia mais usada nos dias atuais. A conexo feita usando um concentrador como ponto de acesso central, e tambm faz uso de cabos de par tranado. Seu uso mais indicado para pequenas redes.

2.2.4. rvore

Indicado para grandes redes. A conexo por barras interconectadas. Sua topologia basicamente baseada em estrutura de redes e sub-redes.

2.2.5. Hbrida

Tambm usada em grandes redes. Este topologia se adapta conforme o ambiente e necessidade do cliente. Este tecnologia combina duas ou mais topologias de redes para formar a soluo adequada.

2.3. Objetivos de uma rede

Uma rede de computador pode ter diferentes objetivos, sendo:

Compartilhar recursos (arquivos, impressoras, conexes, etc). Permitir comunicao entre pessoas (uso de email, chats online, videoconferncias, etc.). Ampliar comunicao entre os processos. Centralizar e universalizar o acesso s informaes.

Atualmente, com a internet em alta, estamos diante de uma grande interligao de redes, que propem vrias vantagens tanto para empresas como para um ser humano em particular. A implementao de uma rede de informtica facilita o acesso aos dados, torna a comunicao mais eficaz e diminui bastante os custos, j que informaes podem ser facilmente compartilhadas, independente de distancias.

3. O GERENCIAMENTO DE UMA REDE DE INFORMTICA

No basta para uma rede de informtica que apenas seus hardwares estejam corretamente interligados entre si. No obstante, o gerenciamento de redes se faz to importante quanto a boa estrutura fsica de uma rede. O gerenciamento de redes permite monitorar e controlar os recursos disponveis entre os computadores que se comunicam entre si.

Vrios modelos de gerenciamento foram criados, mas o de maior destaque, e de muita valia para todas as empresas o FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance, Security), que por sua vez, um modelo de gerenciamento que envolve gerncia de falhas, configurao, contabilidade, desempenho e segurana.

3.1. reas funcionais da gerncia de rede

As reas funcionais dizem respeitos sobre cada procedimento que deve ser analisado e qual soluo deve se adotada para cada questo especfica envolvida no uso da internet / rede de informtica.

3.1.1. Gerncia de falhas

Esta gerencia consegue identificar, notificar e corrigir as falhas que porventura ocorrem na rede.

10

3.1.2. Gerncia de configurao

Registras os parmetros de configuraes de uma rede, como por exemplo, notificaes e informaes sobre as verses tanto de hardware como de software.

3.1.3. Gerncia de contabilidade

Esta rea registra o uso da rede, permitindo um controle e regulamento dos usurios da referida rede.

3.1.4. Gerncia de desempenho

Nesta rea o foco a medio e a disponibilizao de informaes dos servios da rede. Atravs destas informaes possvel verificar conformidade com a qualidade de servio acordada entre a empresa e os usurios da rede de tal empresa.

3.1.5. Gerncia de segurana

Uma das reas mais importantes trata sobre a restrio e controle de acesso s redes. A segurana um dos principais fatores para empresas.

11

3.2. O que as empresas ganham com isto?

Vimos que cada rea funcional do gerenciamento de rede atua com um objetivo especfico. Nas organizaes, o objetivo compartilhar informaes de forma segura. Com o gerenciamento de redes, uma empresa consegue atingir perfeitamente o referido objetivo, j que cada rea funcional controla algum tipo de necessidade no uso de uma rede de informtica.

Com tudo isto, as vantagens que uma empresa usufrui so: garantia de um funcionamento contnuo, controle de acesso de usurios, maior controle e segurana nas informaes, melhor desempenho da rede e melhor controle sobre os recursos compartilhados.

12

4. PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Os profissionais envolvidos na rea de rede de informtica mergulham em um mundo desafiador, onde importante saber atender e entender as necessidades de comunicao e segurana de uma empresa. O profissional que atua com rede no deve se atentar somente ao fato de fazer uma instalao de computadores, roteadores e cabos de redes, mas deve se preocupar com detalhes como, por exemplo, a disponibilidade das informaes, que um fator que pode trazer lucro ou trazer despesas para uma empresa,

O mercado hoje entende que, os profissionais que atuam em tal ramo devem ser capazes de trabalhar com planejamento, gerenciamento e inovaes alinhando tudo isto com os objetivos organizacionais que estiverem em questo. No basta ento somente inserir um profissional na rea, preciso um grande investimento no intelecto que far com que tanto profissional quanto empresa satisfaam seus ideais. Com isto, as empresas entendem que o investimento nestes tipos de profissionais um investimento que resulta em bom retorno.

4.1. Tipos de profissionais

4.1.1. Administrador de Redes

Profissional responsvel por gerenciar o ambiente de infra-estrutura e tomar medidas em casos de falhas em algum ponto da rede.

13

4.1.2. Analista de Suporte

Profissional responsvel pelas atividades de suporte no que concerne ao ambiente operacional dos aplicativos. Este analista agrega grande valor nas empresas, j que consegue ter uma ampla viso de toda rede e consegue resolver problemas queixados por usurios.

.1.3. Analista de Desempenho de Redes

responsvel pelo monitoramento de melhorias nos ambientes de redes corporativas, apresentando solues corretivas sempre que for preciso.

4.1.4. Analista de Segurana da Informao

Seu objetivo gerir polticas de segurana em uma rede, garantindo privacidade e controle sobre os dados compartilhados entre usurios e computadores. A corporao com este profissional investe em segurana e maior confiabilidade em sua rede.

4.1.5. Gerente de projetos de redes

Este responsvel por gerenciar as equipes envolvidas nos projetos de redes de informtica.

14

4.2. Perfil dos profissionais

O profissional envolvido com redes deve ser apto a seguir com etapas de projetar, manter e estudar possibilidades e necessidades de tcnicas adequadas para o tipo de negcio. preciso ser lder e saber transmitir o valor agregado que a internet causa, quais seus impactos e como a mesma pode mudar os rumos dos negcios, seja l qual for o ramo.

Contudo, o perfil do profissional deve atender requisitos como:

Ser atento s reais necessidades da empresa, e pensar sempre em solues que entrelaam uma boa topologia de rede com segurana, praticidade e objetividade.

Transmitir para a corporao o valor e retorno que a mesma ter do investimento nesta rea da Tecnologia da Informao (TI).

Alinhar a soluo de implantao da rede com as estratgias da empresa.

15

5. TENDNCIAS

A Rede de informtica considerada como uma das reas que mais crescem no ramo computacional. Sua capacidade de trabalhar no compartilhamento e troca de informaes promete alcanar patamares mais altos. De fato, esta rea cresce tanto em investimentos quanto em mo-de-obra. Empresas que estiverem aptas para investirem em tal certamente obtero mais retornos financeiros. J os profissionais que se propuserem a caminharem lado a lado com tal cincia sero diferenciais no mercado.

Os principais alvos de TI visadas por diversas empresas e que seguramente continuaro em amplo desenvolvimento e crescimento so a virtualizao, a melhoria em segurana, VoIP (voz sobre IP) e melhoria na disponibilidade de informaes.

Tendncias atuais englobam a rede sem fio WI-FI, que permite conexo sem uso de fios. Tais redes crescem cada vez mais, fato comprovado que aonde vamos temos hoje fcil acesso a redes sem fios. Ainda, novas tecnologias h de chegar, pois o futuro das redes de informtica promissor, ainda mais com a chegada de novos parmetros e conceitos, o caso do IPv6, verso mais atualizada do protocolo de internet, que possibilitar alcanar um nmero maior de faixas de endereos IPs no mundo.

16

CONCLUSO

Certamente vivemos em um tempo que a comunicao guia o sucesso das empresas e das relaes do homem na sociedade. Tecnologias surgem trazendo cada vez mais novas possibilidades, dentre elas, a rede de informtica, que permite compartilhar dados e se comunicar com pessoas do outro lado do mundo.

A internet o maior exemplo de uma rede de computador, por meio dela a veiculao de informaes ganha extrema agilidade. A internet promissora e no parece querer ficar estagnada, tal rea requer investimentos empresariais e profissionais aptos a gerirem com criatividade os desafios impostos por tal. um jogo de competitividade, quem acompanhar os rumos das redes, de fato, estaro sempre no jargo evolucionrio e lucrativo que a Tecnologia da Informao proporciona.

As redes de informtica abrem novos rumos. O que antes parecia sem rumo, ganhou forma com o advento de tal rea tecnolgica. Se os primeiro computadores operavam sozinhos, hoje podemos dizer que praticamente intil termos em mo um computador operando sozinho, afinal, estamos na era da informao, onde tudo se compartilha e tudo se torna conhecimento.

17

PARA SABER MAIS

Indicao de Livros:

Redes de Computadores e a Internet - Kurose/Ross

Sites de Referncia:

http://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoesbasicas.html http://www.dsc.ufcg.edu.br

FOTOS:

fbvcursos.com.br emporiodomicro.com.br

18

Вам также может понравиться