Вы находитесь на странице: 1из 11

A PLATAFORMA MOODLE E OS CURSOS DE ESPANHOL BSICO (CESB) E CURSO DE ESPANHOL INSTRUEMNTAL (CEI)

Emanuele dos Santos Teles TAVARESi (UFS/GEMADELE) Valria Jane Siqueira LOUREIROii (UFS/GEMADELE) Maria Carla Souza SANTOSiii (UFS/GEMADELE)

RESUMO: A iniciativa de promoo dos Cursos de Espanhol Bsico (CESB) e Curso de Espanhol Instrumental (CEI) on-line com a inteno de proporcionar o conhecimento da Lngua Espanhola na modalidade distncia. Os cursos so realizados na Plataforma Moodle que possibilita a interao dos alunos da Universidade Federal de Sergipe com a lngua espanhola como lngua estrangeira na modalidade distncia com atividades avaliativas semanais na plataforma Moodle e com duas avaliaes presenciais na unidade So Cristvo. Promovidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com o Centro de Educao Superior Distncia (CESAD) e coordenados pela professora Msc. Valria Jane Siqueira Loureiro com a colaborao dos estudantes da graduao do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e portugus/espanhol) integrantes do Grupo de Pesquisa em O uso das TICs no processo de ensino/aprendizagem de E/LE que pertence ao grupo de pesquisa em Anlise e Elaborao de Material Didtico de E/LE (GEMADELE). A plataforma Moodle proporciona a proximidade do educando com a Lngua Estrangeira e tambm pode oferecer o manuseio e o controle das aulas, leitura, discusses, interaes on-line enfim, todas as atividades propostas para o ensino de maneira virtual. O principal objetivo deste trabalho verificar como a aprendizagem pode acontecer de maneira dinmica e atrativa com base em textos de Levy (1997), Kenski (2003) e Feldmann (2005). Assim verifica-se que a Plataforma Moodle pode facilitar o processo ensino-aprendizagem de espanhola Lngua Estrangeira, uma vez que estimula os discentes a participarem colaborativamente das atividades propostas para desenvolvimento das habilidades lingusticas e comunicativas.

PALAVRAS-CHAVE: Plataforma Moodle; Educao Distncia; Interatividade; Colaboratividade.

INTRODUO

Atualmente bastante comum o uso de softwares, como a Plataforma Moodle que serve como suporte para o ensino distncia no Centro auxiliar no desenvolvimento de atividades educacionais. Ela destaca-se por proporcionar a comunicao dos participantes atravs da troca e compartilhamento de materiais, fruns, salas de bate-papo, questionrios, pesquisas, coleta e reviso de tarefas, dirios, avaliao entre colegas e o registro de notas no ensino a distncia. O Curso de Espanhol Bsico (CESB) e o Curso de Espanhol Instrumental (CEI) so disponibilizados para os alunos da Universidade Federal de Sergipe na modalidade distncia e servem para estabelecer o primeiro contato com a lngua espanhola. Eles so promovidos pelo Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com o Centro de Educao Superior a Distncia (CESAD). A prof. Msc. Valria Jane Siqueira Loureiro a coordenadora do CESB e contar com a ajuda da prof. Jorgelina Ivana Tallei da UNIT e dos alunos do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e portugus/espanhol) componentes do Grupo de Pesquisa em Novas tecnologias e a construo/uso do Material Didtico que faz parte do grupo de pesquisa em Anlise e Elaborao de Material Didtico de E/LE (GEMADELE). Durante trs meses posto em prtica o Projeto de Pesquisa vinculado ao Programa de Incluso Cientfica (PIIC) e ao GEMADELE com a oferta do curso de espanhol a nvel inicial. Esta pesquisa procurou identificar alguns meios para o ensino de espanhol como lngua estrangeira para iniciantes atravs do uso da Plataforma Moodle. Deste modo, buscar analisar, por meio desse ambiente virtual de aprendizagem, a sua importncia para o ensino. Sendo assim, o projeto objetiva, principalmente, disponibilizar aos alunos da Universidade Federal de Sergipe uma real aproximao com a Lngua Espanhola utilizando este Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possibilita o manuseio e o controle de aulas, discusses,

apresentaes, enfim atividades educacionais de forma virtual, para estimular a aprendizagem do idioma em nvel inicial. Considerando-se que esse curso est em fase de planejamento, o aperfeioamento s ter visibilidade aps sua realizao.

O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

O Moodle um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) distncia que disponibiliza ferramentas que favorecem o ensino na modalidade distncia de maneira participativa e colaborativa. Esse dispositivo tecnolgico apresenta vrios recursos que favorecem o ensino colaborativo e interativo.
Os recursos dos ambientes digitais de aprendizagem so basicamente os mesmos existentes na internet (correio, frum, bate-papo, conferncia, banco de recursos, etc.), com a vantagem de propiciar a gesto da informao segundo critrios preestabelecidos de organizao definidos de acordo com as caractersticas de cada software. ALMEIDA 2003 pg. 331

A Plataforma Moodle dispe de dados cadastrais, relatrio, calendrio, pesquisa, disciplinas, glossrio, cronograma, e-mail, chat, wiki e frum. Essas ferramentas servem para proporcionar a interatividade e a colaboratividade entre os membros do AVA. A utilizao do Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que um software livre serve para auxiliar na aprendizagem. Foi idealizado e criado por Martin Douginamas, educador e cientista computacional, durante sua pesquisa de doutorado, com base na concepo construtivista, que tem fundamenta-se na construo da aprendizagem atravs da interao. O ambiente virtual visa a criao de cursos online, pginas de disciplinas, grupos de estudo e comunidades de ensino-aprendizagem, acessvel em 75 lnguas distintas em todo o mundo. Foi criado em 2001 com o objetivo de auxiliar os cursos relacionados educao e administrar atividades pautadas na prtica construtivista. Existindo a interao do professor com o aluno nas atividades desenvolvidas.

Este ambiente virtual de aprendizagem tem como finalidade educacional o construtivismo, que comprova que o conhecimento construdo na mente humana indivduo, e no a postura tradicionalista educacional. Sendo assim, os cursos disponibilizados neste ambiente virtual so centrados no aluno e sua aprendizagem efetiva, e no no professor. O professor tem funo de auxiliar o aluno na construo desse conhecimento baseado nos conhecimentos do aluno. Por estas razes a Plataforma Moodle disponibiliza wikis, dirios, fruns, chat, etc., para a prtica colaborativa, interativa e comunicativa durante a execuo de um Curso Bsico de Lngua Espanhola. Alm disso, o Moodle pode ser disponibilizado em qualquer servidor on-line, seja dos participantes, seja dos monitores.

O CURSO DE ESPANHOL BSICO (CESB)

O Curso de Espanhol Bsico (CESB) realizado na modalidade distncia atravs da Plataforma Moodle disponvel no Centro de Educao Superior Distncia e ter carga horria de 100 horas. Ele oferecido aos alunos da UFS que no sejam dos cursos de graduao em espanhol e portugus-espanhol, pois a proposta desse curso de capacitao de proporcionar um primeiro contato com a lngua estrangeira. A construo do material ter coordenao da prof. Msc. Valria Jane Siqueira Loureiro a coordenadora do CESB e os monitores sero orientados na postagem das atividades e elaborao das avaliaes e com a ajuda da prof. Jorgelina Ivana Tallei da UNIT. Os alunos do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e portugus/espanhol) componentes do Grupo de Pesquisa em O uso das TICs no processo de ensino/aprendizagem de E/LE que faz parte do grupo de pesquisa em Anlise e Elaborao de Material Didtico de E/LE (GEMADELE) sero os monitores do curso.

A aplicabilidade deste curso ser de 18 de agosto a 15 de dezembro de 2012, sendo que ele ter quatro mdulos que favorecem o conhecimento bsico da lngua estrangeira. Nele haver duas avaliaes, uma no meio e outra ao final do curso em carter presencial. Vale ressaltar ainda que, as atividades sero de carter colaborativo e participativo atravs de msicas, vdeos, links de blogs, pequenos dilogos, fruns, chats e o contato com vrios gneros textuais. Desta forma, atravs dos recursos disponveis na Plataforma Moodle a aprendizagem tende a ser construtiva, interativa e colaborativa. Ser analisada uma maneira eficaz de utilizao do ambiente virtual de aprendizagem para a construo de um material didtico que sirva de direcionamento para a realizao do curso de espanhol para alunos iniciantes no ambiente acadmico.

O CURSO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL (CEI)

O Curso de Espanhol Instrumental (CEI) trata-se de um curso para desenvolver estratgias de leitura que os ajudem na compreenso de textos escritos ampliando o conhecimento do vocabulrio especfico e de estruturas sintticas do espanhol e tambm familiarizar-se com as diferentes variedades da lngua espanhola no mundo. No CEI no haver avaliaes presenciais, a avaliao se dar ao longo do curso com as postagens das atividades de compreenso leitora que o que objetiva o ensino de lngua instrumental, j no CESB haver duas avaliaes de carter presencial. Vale ressaltar ainda que, as atividades sero de carter colaborativo e participativo atravs de msicas, vdeos, links de blogs, pequenos dilogos, fruns, chats e o contato com vrios gneros textuais. Sabemos que a aprendizagem de uma lngua estrangeira leva ao crescimento numa matriz de relaes interativas na lngua- alvo que gradualmente se desestrangeriza para quem a aprende (Almeida Filho, 2002) e neste foco que

objetivamos que os alunos alcancem o domnio do espanhol. Desta forma, atravs dos recursos disponveis na Plataforma Moodle se analisa como se d a aprendizagem para que seja interativa e colaborativa, para que se faa de maneira eficaz a utilizao do ambiente virtual de aprendizagem para a construo de um material didtico que sirva de direcionamento para a realizao do curso de espanhol para alunos iniciantes no ambiente acadmico on line.

O APOIO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAO E INFORMAO NO ENSINO DISTNCIA

imprescindvel falar em ensino distncia sem mencionar as tecnologias de comunicao e informao, uma vez que a realizao desta s possvel por meio daquela, ou seja, as tecnologias so o veculo o qual torna possvel a realizao do ensino distncia. A educao distncia vem crescendo muito, ganhando espao como uma nova modalidade de ensino e se destacando ainda mais na opo de um pblico que s faz aumentar. No mbito tecnolgico, ressalta-se que as inovaes da tecnologia possibilitam novas situaes de aprendizagem, assim a esfera pedaggica observa a educao distncia como uma modalidade flexvel e que corresponde com o paradigma da autoformao, algo alternativo e necessrio no atual contexto, como afirmado por Preti (2005). Esse tipo de ensino ainda, como afirma Lima; Silva; Palha (2010, p 03):
(...) modalidade de educao que vem ganhando significativo espao notadamente no Brasil no mundo como modalidade de educao capaz de equacionar o desafio de um aprendizado contnuo, centrado no aprendente, crtico, reflexivo, inovador, flexvel fazendo frente s barreiras de tempo e espao e ajustando-se s necessidades e demandas contemporneas.

Nesse sentido, surge a tecnologia da informtica que permite a criao de ambientes virtuais que possibilitam a proximidade entre professores e alunos, mesmo estes estando distantes favorecendo dessa forma um aprendizado colaborativo. Essas

tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem propiciam um enorme poder de interao, Moran (2002) nos explica que a interao e a comunicao, que devem andar juntas, so primordiais no ensino distncia quando afirma que as tecnologias interativas, sobretudo, vm evidenciando, na educao distncia, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educao: a interao e a interlocuo entre todos os que esto envolvidos nesse processo. No ensino a distncia as ferramentas de comunicao e informao so utilizadas com o intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem alm de estimular a colaborao e a interao entre os participantes. Mendona (2010) em seu artigo que trata da utilizao de ambientes virtuais no apoio ao aprendiz na educao distncia, vai dizer que:
A interatividade entre os participantes acontece pelo uso de meios de comunicao sncrona, como o bate-papo, em que a comunicao se estabelece em tempo real, isto , ao mesmo tempo. A interatividade pode, tambm, se dar por meio do uso de meios de comunicao assncrona, como nos fruns de discusso, em que o dilogo no se d em tempo real, mas em tempos diferenciados para cada participante, no sendo necessrio que os envolvidos estejam on-line. (MENDONA, 2010, p. 3)

As tecnologias no ensino distncia devem ser bem empregadas para estimular o trabalho colaborativo e cooperativo, pois o uso dessas tecnologias importante, ou seja, como diz Mendona (2010) o uso fundamentado nos princpios pedaggicos adequados para esta modalidade de educao, importante para o desenvolvimento do processo construtivo de aprendizagem, estmulo da participao, comunicao e colaborao.
As Novas Tecnologias de Informao e Comunicao NTICs tm caractersticas que as permitem assumir um papel mais relevante no processo de ensino aprendizagem; entre outras coisas, o aprendizado pode ser construdo no ritmo do aluno, na hora e no local em que ele est disponvel para aprender. (PENTERICH, 2002 p. 72)

Sendo assim, as NTICs fazem parte das nossas vidas cotidianas e a cada dia se inserem com mais fora no ambiente educacional tanto dentro da sala de aula, quanto

nas aulas distncia. No entanto, vale ressaltar que sem a colaboratividade em qualquer que seja a atividade criada os objetivos no sero alcanados provavelmente.

A AUTONOMIA NO ENSINO DISTNCIA

Autores como Valente; Prado; Almeida (2003) ressaltam que as Tecnologias da Informao e Comunicao fornecem ao ensino distncia possibilidades de operar promovendo a integrao entre os professores e alunos e aluno-aluno, sendo mais dinmica, atrativa e possibilitando o desenvolvimento e exerccio da autonomia por parte dos alunos. Quando falamos de autonomia junto ao ensino distncia, importante ressaltar que estamos nos referindo a uma caracterstica que deve ser o cerne do aprendiz nessa modalidade de ensino. Arcrio (2008, p. 02) nos explica que:
A autonomia na aprendizagem algo peculiarmente democrtico e requer disciplina, deciso, organizao, persistncia, motivao, avaliao e responsabilidade. No que tange a educao a distncia, ser um aprendiz autnomo saber utilizar-se dos recursos tecnolgicos que esta modalidade disponibiliza, adequando-os s reais necessidades individuais, o que significa dizer: flexibilidade de horrio para o estudo, atendimento personalizado, inovao das metodologias de ensino, aperfeioamento e novas possibilidades de avaliao da aprendizagem [...]

A autonomia uma questo a ser muito discutida no mbito do ensino distncia, uma vez que o aluno o responsvel pelo seu aprendizado e ritmo de estudo, ou seja, o aluno constri seus mtodos de aprendizagem e assume maior responsabilidade sobre a construo do conhecimento que ir colaborar no seu desenvolvimento integral, como afirmado por Faria (2009). Com isso, diante da escolha dessa modalidade de educao se torna primordial a responsabilidade por parte dos discentes. Por isso, para Lima; Silva; Palha (2010) o aluno precisa ser incentivado a desenvolver sua autonomia para garantir a conduo e efetivao de

sua aprendizagem, haja vista que no dispe do acompanhamento docente presencial e direto para realizar seus estudos. O professor uma pea chave no papel de estimular a autonomia e a atitude de pesquisadores dos alunos, seja na construo de um bom material didtico ou na escolha e utilizao das ferramentas que so disponibilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem. Portanto, torna-se vivel no processo de aprendizagem do ensino distncia que mesmo que haja interao entre tutores e professores com o estudante, o aluno tenha a conscincia de que deve dirigir seu prprio processo de aprendizagem sendo responsvel no que concerne sua autonomia. CONSIDERAES FINAIS

Este projeto tem como foco principal o uso da tecnologia para oportunizar aos alunos da Universidade Federal de Sergipe a conhecer, um curso de lngua espanhola s nvel bsico apresentando as suas variveis. Sendo assim, os participantes desta atividade iro de maneira interativa e interativa desenvolver suas habilidades lingusticas com base no scio construtivismo. Tendo em vista que a presente pesquisa encontra-se em andamento, foram estabelecidos alguns resultados almejados para a efetivao do mesmo. Deste modo, atravs do uso da Plataforma Moodle, pretende-se mostrar sua importncia, apresentando resultados alcanados atravs desse ambiente virtual de aprendizagem, usado como um suplemento metodolgico. Explicitar que possvel haver o ensino, saindo da sala de aula, utilizando este dispositivo tecnolgico, que possibilita o manuseio e o controle de aulas, discusses, apresentaes, enfim atividades educacionais de forma virtual, para estimular a aprendizagem do idioma espanhol para os estudantes de nvel inicial na Universidade Federal de Sergipe. A inteno no a de sugerir um planejamento especfico no uso das novas tecnologias na educao, mas a de mostrar como possvel conhecer uma lngua estrangeira por meio destas. Com a realizao do projeto aqui exposto ser

analisada a possvel eficcia da utilizao da Plataforma Moodle no ensino de lngua estrangeira, mais precisamente o espanhol, para iniciantes.

REFERNCIAS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educao distncia na internet Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf PRETI, Oreste. Autonomia do Aprendiz na Educao a Distancia: significados e dimenses. Cuiab: UFMT/NEAD, 2005. LIMA, J. M.; SILVA, C.V.; PAIVA, C.M. Autonomia em educao a distncia: relatos a partir da prtica de tutoria na disciplina Fundamentos psicolgicos da educao em dois cursos de licenciatura da UFPB virtual. Disponvel em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2012. MORAN, J.M. O que educao a distncia. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm >. Acesso em: 01 nov. 2012. MENDONA, Gilda Aquino de Arajo. Utilizao de ambientes virtuais no apoio ao aprendiz na EAD. Disponvel em: < http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/1942010094738.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2012. PENTERICH, Eduardo. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Portal da Metodista. Disponvel em: < http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/salade-aula-e-tecnologias/cap05.pdf >. Acesso em: 01 nov. 2012. VALENTE, J.A.; PRADO, M. E.B.; ALMEIDA, M.E. B. de. Educao a distncia via internet. So Paulo: Avercamp, 2003. 204p. ARCURIO, M. S. Autonomia do aprendiz na educao a distncia. Disponvel em: <http://www.partes.com.br/educacao/autonomiadoaprendiz.asp >. Acesso em: 01 nov. 2012. FARIA, A. A. A importncia da disciplina e da autonomia para alunos em cursos de EAD. Disponvel em: <www.sieduca.com.br/2009/admin/upload/102.do> Acesso em 01 nov. 2012.

Estudante da graduao no curso em Licenciatura em Letras (portugus-espanhola) da Universidade Federal de Sergipe. Aluna bolsista do Programa de Incluso Cientfica (PIIC) e do Projeto de Pesquisa em Novas tecnologias e a construo/uso do Material Didtico sob orientao e coordenao da Prof Msc. Valria Jane Siqueira Loureiro, professora de lngua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) que pesquisadora da linha do grupo de pesquisa em Anlise e Elaborao de Materiais Didticos em E/LE (GEMADELE).
ii

Mestre em Letras Neolatinas (lngua espanhola e literaturas hispnicas) membro do grupo de pesquisa GEMADELE (Anlise e Elaborao de Materiais Didticos em ELE) professora de lngua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras/UFS e coordenadora dos monitores de lngua espanhola do projeto CLIC E-mail: vjsloureiro@ufs.br.
iii

Estudante da graduao no curso em Licenciatura em Letras (portugus-espanhola) da Universidade Federal de Sergipe. Aluna do Projeto de Pesquisa em Novas tecnologias e a construo/uso do Material Didtico sob orientao e coordenao da Prof Msc. Valria Jane Siqueira Loureiro, professora de lngua espanhola do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) que pesquisadora da linha do grupo de pesquisa em Anlise e Elaborao de Materiais Didticos em E/LE (GEMADELE) E-mail: karlla_dry@hotmail.com.

Вам также может понравиться