Вы находитесь на странице: 1из 26

U

N I V E R S I D A D E

U S A D A

D E

I S B O A

Faculdade de Cincias da Economa e da Empresa Mestrado em Cincias da Computao

Estudo sobre as transies das verses Web: Web 3.0 e 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

Lisboa Maro 2012

N I V E R S I D A D E

U S A D A

D E

I S B O A

Faculdade de Cincias e da Economa da Empresa Mestrado em Cincias da Computao

Estudo sobre as transies de verses Web: Web 3.0 e 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

Lisboa Maro 2012

APRESENTAO

Estudo sobre as transies das verses Web: Web 3.0 e 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

Neste trabalho farei um levantamento das caractersticas da primeira e segunda verso da Web. Logo a seguir, comearei por abordar tendncias em conceitos que passaram a tornar possivel analisar a Web atravs de conceitos da Inteligncia Artificial. Embora o surgimento destes conceitos serem resultados do Marketing, mas dispertaram interesses nas reas das Cincias da Computao que atravs de padres j preocupa-se no desenvolvimento de formalismos cada vez mais sofisticados em processamento de linguagens e capazes de respoderem melhor os pedidos dos utilizadores. bem claro que a quantidade de aplies e suas arquiteturas que funcinam actualmente na Web, so graas a estes modelos formais de representao da informao (formalismos), que permitem o reconhecimento destas. Iremos ver que atravs de toda essa abordagem, que a estrutura da Web ganhou uma caracterstica dinmica, ou seja, que estar sempre a alterar com o avano do tempo a medida que os computadores e redes forem evoluir.

Palavras-chave: Web 3.0, Web 4.0, Sinttica, Semntica, Ontologas, Inteligncia Artificial

PRESENTATION

AStudy about Web transicions: Web 3.0 and 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

In this paper, I will study the characteristics of the first and second version of the Web Soon after, I will begin by discussing trends in concepts now becoming possible to analyze the Web through concepts of Artificial Intelligence. Embora o surgimento destes conceitos serem resultados do Marketing, mas despertam interesses nas reas das Cincias da Computao que atravs de padres j preocupa-se no desenvolvimento de formalismos cada vez mais sofisticados em processamento de linguagens e capazes de respoderem melhor os pedidos dos utilizadores It is clear that the quantity of their applications and architectures that are currently operating on the Web, are the result of these formal models of information representation (formalism), allowing for the recognition of these. We will see that all through this approach, the structure of the Web has gained a dynamic feature, ie, that is always changing with the advance of the time as computers and networks are evolving.

Keywords: Web 3.0, Web 4.0, Syntatic, Semntic, Ontologies, Artificial Intelligence

LISTA DE ILUSTRAES
Ilustrao 1 Abstraco da Web 2.0Shows a meme map of Web 2.0 that was developed at a brainstorm a conference at OReilly Media ( 2004) ................................. 16 Ilustrao 2 Representao da abordagem sinttica da Web 1.0 e 2.0 ............................. 18 Ilustrao 3 Operao de manipulao de ontologas....................................................... 21 Ilustrao 4 Representao de um gerador de ontologas ................................................ 22 Ilustrao 5 Integrao de especificao de ontologas na Web 3.0 ................................. 23

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 Tabela de diferenciao entre a web 1.0 e 2.0 .......................................... 17

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E ACRNIMOS


PLN - Processamento de Linguagens Naturais HTML - Hypertext Markup Language URI - Uniform Resourse Identifier IA - Inteligncia Artificial URL - Uniform Resource Locator HTTP - Hypertext Transfer Protocol PHP - Hypertext Processor OWL - European Commission Library Catalogue RDF - Resourse Description Framework W3C - Education Resources Information Center XML - eXtensible Markup Language WWW - World Wide Web

Herclio Rui Dinis Duarte

13

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

SUMRIO

1. Introduo .................................................................................................... 15 2. Web 3.0 e 4.0 ............................................................................................... 16 2.1. Antecendentes e caractersticas ............................................................ 16 2.1.1. Analoga sinttica da Web 1.0 e 2.0 ................................................ 18 2.2. Analoga semntica da Web 3.0 ............................................................ 18 2.2.1. Ontologas em e como sistemas PLN ............................................ 20 2.2.1.1. Fases da gerao de ontologas ............................................... 21 2.2.1.1.1. Leitura e Pr-processamento de um documento Web ....... 22 2.2.1.1.2. Anlise sinttica ................................................................. 22 2.2.1.1.3. Abstraco gramatical ........................................................ 22 2.2.1.1.4. Integrao de contedo ...................................................... 23 2.2.1.1.5. Associao e gerao de ontologas .................................. 23 2.2.1.1.6. Ontologias geradas ............................................................ 23 2.2.1.2. Integrao das Ontologas como soluo da Web 3.0 .............. 23 2.3. Analoga da Web 4.0 ............................................................................. 24 3. Concluso .................................................................................................... 25

Herclio Rui Dinis Duarte

14

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

1. INTRODUO
A computao tem cada vez aproximado a realidades naturais. Um sistema distribuido apresenta a capacidade de simular qualquer realidade, desde que este tenha requisitos suficientes e disponha de sofwares sufisticados. A propria hierarquia da vida j possivel apresentar, embora todas as suas propriedades o proprio homem desconhece. Deus a Super Classe de todas as subclasses organizadas na natureza. Assim como o prprio homem desconhece sua origem e a de todos outros elementos naturais, no acontece o mesmo no mundo da computao. Implica que nenhum sistema perfeito, e por mais que programamos e achamos que os programas esperados estejam correctos, esta no a verdade. A IA (Inteligncia Artificial) o advento da computao responsvel da apresentao de modelos que permitem aproximar sistemas naturais a artificiais, pois sistemas a se densenvolver ainda iro surprender a nvel de solucionar problemas no intuto de facilitarem trabalhos do prprio homem. Mas tal como a Web 1.0, 2.0 e agora 3.0 surgiram, continuaro a surgir novos sistemas lotados de interpretadores sufisticados, mas nenhum atingir a perfeio, at que algum vindouro venha distruir a piramide do conhecimento.

Herclio Rui Dinis Duarte

15

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

2. WEB 3.0 E 4.0


2.1. ANTECENDENTES E CARACTERSTICAS
No poderiamos avanar para as caractersticas da Web 3.0 e 4.0, sem antes resumir a 1.0 e 2.0. A Web 1.0 estava apenas na base da conexo e disponibilizao de informao sem a intervenincia do utilizador. Davis (2009). O que mudou na transio da Web 1.0 para a Web 2.0, o comportamento do utilizador que deixa de ser uma figura passiva e passa a ser uma figura activa e participativa na construo de contedos para a Web. Carreira (2009). Uma das caractersticas propostas por OReilly (2005), permiti-nos ter uma noo geral, a viso da web 2.0 como um sistema com caractersticas de uma plataforma. Segundo OReilly, existe um conjunto de definies traadas em que a volta destas desenvolvem-se sites que obedecem a estas caractersticas.

Ilustrao 1 Abstraco da Web 2.0 Shows a meme map of Web 2.0 that was developed at a brainstorming session during FOO Camp, a conference at OReilly Media (2004).

Segundo OReilly (2004), o aproveitamento da Inteligncia colectiva uma caracterstica da Web 2.0 como plataforma. A Wikipedia um exemplo prtico desta caraterstica. Um Utilizador pode adicionar contedo e vrios outros podem editar.

Herclio Rui Dinis Duarte

16

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

Mediante as abordagens apresentadas acima, iremos ento fazer um resumo de caracterstias entre as transies de paradigmas da Web 1.0 e 2.0. Estas caractersticas podero ser resumidas em:

Tabela 1 Tabela de difernciao entre a Web 1.0 e 2.0

Web 1.0 Caractersticas 1. Pginas estticas O Utilizador leitor: O desenvolvimento da web dependia simplismente dos de

Web 2.0

1. Colaborao: A Web tornou-se um sistema dinmico, em que a maior parte do poder de criao de contedos est do lado do

responsveis/produtores

contedos. O Utilizador de pginas Web no tinha poder de participao no processo de criao/organizao de contedos.

utilizador. As entidades que tratam da gesto de em contedos, reparar nas

preoupam-se

interaes do pblico de maneiras a apresentarem cada vez melhores resultados.

2. Web como clulas de produo independentes: Ao contrrio da Web 2.0, anteriormente a web no poderia ser vista como um resultado colectivo. s pginas eram

2. Inteligncia Colectiva: A Web passou a ser dinmica com a interasso de entidades refnciais que permitem sua a prpria

expanso.

construdas de forma independente e as suas analoga das eram vistas O

independentes

outras.

conceito de hiperligao ainda no se fazia sentir. 3. Limitao na Partilha de dados: O pblico era limitado em no partilhar dados, ou seja, que pela 3. Partilha: O sistema de partilha de dados tornou-se real a partir da vero 2.0. Os utilizadores

caracterstica dos Sites a estrutura

passaram a ter maior liberdade em

Herclio Rui Dinis Duarte

17

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

da web simplesmente era vista como simples ligaes entre elementos de uma rvore e atribulos nomes (Conceito de taxonoma1).

expressar as suas actividades. A Empresa OReilly Media, defende que a web desenvolve-se com o aumento atividades das dos partilhas, utilizadores. ou A

partilha de dados ganhou fora com a possibilidade do utilizador atribuir significados a dados atravs de tags (Folksonomia2).

2.1.1. ANALOGA SINTTICA DA WEB 1.0 E 2.0


Esta avalio, permitiu verificar que independentemente dos Utilizadores partiparem da Web 2.0, a web ainda era vista como uma estrutura sinttica. Os utilizadores ao pariciparem passaram simplesmente a ajudar na propagao e ligao das clulas atravs de hyperlinks. Segundo Crespo (2009), uma anlise sinttica permite simplesmente em lidar com relaes e combinaes de palavras em frases.

Ilustrao 2 Representao da abordagem sinttica da Web 1.0 e 2.0

2.2. ANALOGA SEMNTICA DA WEB 3.0


A abordagem 3.0 da Web, define-se na estruturao de recursos de informao atravs de metadados e tendo como recursos agentes inteligentes orientados por
1 2

Classificao hierrquica de objetos pertencentes a um sistesma qualquer. Atribuo de significado a uma determinada informao.

Herclio Rui Dinis Duarte

18

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

ontologias. A apliao das ontologas vieram atenuar as limitaes dos motores de buscas e para apoiar os utilizadores a obterem resultados mais especificos em suas navegaes Web. A limitao anteriormente existente, foi o facto da Web disponibilizar informao contida em pginas, sem preocupar-se com com o signficado deste conjunto. A soluo da apresentao de ontologas veio atenuar esta situao ao fazer com que o utilizador no tenha preocupao de filtrar pginas indesejaveis. A ideia o aproveitamento existente das vrias bases de conhecimentos espalhadas pela Web, unific-las e estrutur-las de maneira mais inteligentes em servidores especficos. As duas primeiras verses da Web analticamente so tidas como estruturas em rvore (Sintticas) de relao de vrios tipos de informao. No entanto, havia limitao na compreenso do signifiado em cada tipo de informao. W3C (2009). Personally, I feel the vague lineaments of something beyond Web 2.0, and they involve some fairly radical steps. Imagine a Web without browsers. Imagine breaking completely away from the document metaphor, or a true blurring of application and information. That's what Web 3.0 will be, but I bet we will call it something else Tim OReilly Segundo OReilly (2007), a Web 3.0 uma abstrao no totalmente definida. Pois so tendncias e neste processo muita coisa no imaginada pode vir a surgir. A W3C (2010), apresenta a Web 3.0 como um padro de combinao e integrao de informao provinientes de vrias fontes produtoras e distribudas geograficamente atravs da Web. Como j podemos observar, o paradigma da Web 3.0 j uma realidade. O que torna e continuar a tornar a Web mais forte so as grandes organizaes pertencentes, a unificao eficaz das vrias comunidades dispersas e a tendncia dessas comunidades trocarem mensagens a partir de meios independentemente de suas arquitecturas. A necessidade do homem aperfeioar cada vez mais em suas

ferramentas para tomadas de deciso, tem atravessado grandes desafios. As tecnologas de informao esto cada vez mais dependentes da Internet, assim como existem organizaes que funcionam com maior parte de seus esforos na Internet. Esta tendncia tem sido cada vez mais constante e emigrao de ferramentas de trabalho da realidade para o virtual tem sido mais frequente. Nesta ordem, a Web

Herclio Rui Dinis Duarte

19

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

semntica poder ser inevitvel, o que torna a prxima gerao ainda em riscos nos seus conceitos.

2.2.1. ONTOLOGAS EM

E COMO SISTEMAS PLN

Os sistemas de de processamento de linguagens naturais, geram sempre grandes quantidades de conhecimento. Alm disso, estes sistemas tambm utilizam gramticas. E cada vez mais, tem se verificado a necessidade de utilizar ontologas para a representao de conhecimento. Segundo Guarino (1998), uma ontologa

embora originar-se da filosfia, actualmente tida como uma artefacto computacional que se basea em modelos formais. As Ontologas como formalismo, no passam de um conjunto de regras que podem ser geradas atravs de linguagens. Como tal, deve existir uma gramtica de regras pr-criada que ajuda na concepo de suas regras. Guarino (1998). O principal objectivo para a adopo no uso de ontologas o facto de poder-se usar/reutilisar vrias, dependentemente da fonte de origem de informao. Noy e Musen (2003) destacam uma serie de operaes que podem ser aplicadas no uso de ontologas, tal como apresento na Illustrao 3: Merging: Associao de ontologias com o objectivo de criar-se uma nova. No estudo de Noy e Musen (2003), foi testada a ferramenta iPrompt para a execuo desta ontologia. Existem outras ferramentas que executam esta operao;

Transformation: Esta operao permite converter uma ontologia em outra; Alignment: Permite definir um mapa de definies de conceitos possiveis de relacionar entre duas ontologias; Articulation: A funo semelhante ao Alignment, apenas com a diferena de relacionar conceitos relevantes entre duas ontologias.

Herclio Rui Dinis Duarte

20

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

Ilustrao 3 Operaes para manipulao de Ontologias. Different types of tools for integranting ontologies. Noy e Musen (2003)

At agora importa realar que evidente que para a representao de informao basta apenas utilizar gramticas para a verificao das estruturas. Mas para a verificao e especificao de conhecimento necessrio utilizar Ontologias. Essa especificao de Ontologas no deixa de depender de gramticas anteriores, pois as informaes anteriormente apresentadas atravs de uma anlise sinttica,

dependeram de gramticas para as suas geraes. No entanto lgico a integrao das fases para o processamento de informao na Web, com sistemas de ontologas, tal como iremos verificar nos subcaptulos seguintes. 2.2.1.1. FASES DA GERAO DE ONTOLOGAS Crespo (2001), afirma que a necessidade do processamento de linguagens naturais para sistemas da computao, surge da necessidade de criar-se e desenvolver-se uma comunicao Homem/Mquina. Esta comunicao traada mediante critrios rigorosos mediante regras apropriadas para que a comunicao seja clara e facilmente interpretada por algum agente. Como iremos ver a seguir, existem fazes que imponham uma certa rigorosidade para que a comunicao seja establecida a partir da leitura de dados independentes, interpretada e gerada em formato de informao. Conceito de ontologas partiu de uma realidade filosfica, e estableceu-se no mundo das cincias da computao, mais propriamente em Inteligncia artificial. Conceitos como, sintxe, gramtica e semntica na anlise do processamento de dados, so verificados no acto de gerao de uma ontologa. A imagem a seguir mostra as fases do processo de gerao de uma ontologia.

Herclio Rui Dinis Duarte

21

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

Ilustrao 4 Representao das fases de um gerador de ontologias

2.2.1.1.1. LEITURA E PR-PROCESSAMENTO DE UM DOCUMENTO WEB

Em outras palavras a leitura lxica do contedo presente no documento Web. O processo de anlise lxica de um documento qualquer, visto como um processo que passa por uma mquina de estados programada, fazendo uma varredura, que ir aps gerar uma sequncia de caracteres mediante o pr-processamento. Essa mquina criada mediante modelos rigoros pr-establecidos. Crespo (2001). Essa sequncia de caracteres geradas podem ser denominadas como tokens. Como exemplo de modelagem para implementao lxica temos os automatos finitos determinsticos e no determinsticos.
2.2.1.1.2. ANLISE SINTTICA

Esta responsvel pela estrutura gramatical, atravs da arrumao dos dados numa estrutura de dados em rvore.
2.2.1.1.3. ABSTRACO GRAMATICAL

A gramtica tida como um registrador de um conjunto de regras a que as fases seguintes devero obedecer.

Herclio Rui Dinis Duarte

22

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

2.2.1.1.4. INTEGRAO DE CONTEDO

Este processo percorre a abstrao gramatical, criando um mapa dos elementos e devidos inter-relacionamentos entre eles. Este mapa constantemente actualizado, no enriquecimento dos seus dados atravs das vrias ontologas que associam-se a actual aps ser criada.
2.2.1.1.5. ASSOCIAO E GERAO DE ONTOLOGAS

Esta a fase responsvel pela ontologa, que pode ser associada a outras ontologas pr-existentes, atravs do seu contedo.
2.2.1.1.6. ONTOLOGIAS GERADAS

Este o resultado esperado. Aps termos a ontologa criada, importante realar que esta estar a contribuir para um sistema de vrias ontologas distribudas e colaborativas para uma Web semntica. 2.2.1.2. INTEGRAO DAS ONTOLOGAS COMO SOLUO DA WEB 3.0

Ilustrao 5 Integrao de especificaes de ontologies na Web 3.0. Machineprocessable, global Web standards. W3C (2007)

A W3C apresentou este modelo como soluo para a prxima gerao da web. As camadas Uri e Unicode, so tidas como a forma mais bsica de representao. De uma forma geral, o modelo da Iiustrao 4, resume-se da seguinte forma: O XML, trata

Herclio Rui Dinis Duarte

23

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

da descrio de metadados. O RDF S e o OWL so responsveis pela contribuio para a especificao de dados de semntica. SPARKL e o RIF, so responsveis pelas espeificaes (regras) para pesquisas. Para este subcaptulo, importa resumir o seguinte: As ontologas na Web 3.0 vm auxiliar integrao de vrias bases de conhecimentos pr-existentes; Pode-se criar sistemas gerenciadores de frases para um domnio especfico utilizando ontologas; As Ontologas de domnios especficos iro atribuir o peso da compreenso da informao a servidores da Web;

2.3. ANALOGA DA WEB 4.0


Segundo Floridi (2009), a Web 4.0 servir apenas de passagem. A sua abordagem fundamental a viso desta Web como uma sociedade da informao. Nesta sociedade, os termos a preservar sero a efectiva disponibilidade e acessibilidade da informao. Sendo coerente na compreenso desta abordagem, a web poder transformar-se numa grande sociedade da informao. Os meios de acesso no sero visto apenas como simples computadores, mas como supercomputadores de pequeno porte. A principal causa desta revoluo poder ser o facto da maior parte dos processos funcionarem em Cloud, devido o suporte de ontologas aplicadas na Web semntica.

Herclio Rui Dinis Duarte

24

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

3. CONCLUSO
A Web uma plataforma bem sucedido que ir permitir cada vez mais meios sofisticados para o processo de gesto de seus dados (conhecimento). A Utilizao das ontologias no ramo das cincias da computao veio facilitar a integrao de outros tipos de meios que anteriormente no eram vistos como computadores, pois tambm. Importa realar que uma organizao deve ter documentos devidamente organizados com vista na preparao de possveis mudanas. Assim como a mente humana capaz de adaptar-se a diferentes condies com vista na sua sobrevivencia, ento as organizaes tambm tero de seguir o mesmo conceito. A Web 4.0, embora ainda no contem documentao suficiente para a sua sustentao, mas tida como um conjunto de sistemas emigrados para a Internet. Todo esses avanos verificados, so graas a utilidade de Processadores de Linguagens Naturais. Podero exitir Organizaes, em que todas as suas especificaes, estaro escritas na Cloud.

Herclio Rui Dinis Duarte

25

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

REFERNCIAS
Davis, Mills (2009) What is the role of the clouding computing, Web 2.0 and Web 3.0 semantic technologies in an era connected governance? [Em linha]. [Consult. 09 Mar. 2012]. DisponveI em WWW: <http://www.project10x.com>. CARREIRA, Filipe (2009) Marketing digital na verso 2.0. 2 impresso. Lisboa: Edies Slabo. OREIILY, Tim (2005) What is Web 2.0 [Em linha]. [Consult. 09 Mar. 2012]. Disponvel em WWW:<http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html?page=1>. OREIILY, Tim (2007) Todays Web 3.0 nonsense blogstorm [Em linha]. [Consult. 09 Mar. 2012]. Disponvel em WWW:<http://radar.oreilly.com/2007/10/todays-web-30nonsense-blogsto.html>. W3C (2007) Web 3.0 emerging [Em linha]. [Consult. 09 Mar. 2012]. Disponvel em WWW:<http://http://www.w3.org/2007/Talks/0123-sb-W3CEmergingTech/#%281%29>. W3C (2010) Semantic Web activity [Em linha]. [Consult. 09 Mar. 2012]. Disponvel em WWW:<http://www.w3.org/sw/>. W3C, (2009) OWL 2 Web Ontology Language Primer [Em linha]. [Consult. 10 Mar. 2012]. Disponvel em WWW:<http:// http://www.w3.org/TR/owl2-primer/>. FLORIDI, Luciano (2009) web 2.0 Vs. The Semanti Web A Philosophical assessment. [Em linha]. [Consult. 10 Mar. 2012.]. Disponvel em WWW:< https://uhra.herts.ac.uk/dspace/handle/2299/3629>. CRESPO, Rui (2001) Processadores de linguagens Da Concepo implementao. 2 ed. Lisboa: IST Press. NOY, Natalya; MUSEN, Mark (2009) The PROMPT Suite Interactive tools for ontology Merging and Maping. [Em linha]. [Consult. 10 Mar. 2012.]. Disponvel em WWW:<URL:http://bmir.stanford.edu/publications/view.php/the_prompt_suite_interactiv e_tools_for_ontology_merging_and_mapping>.

Herclio Rui Dinis Duarte

26

ANEXOS

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

LISTA DE ANEXOS
Anexo A - Primeira verso da apresentao da Web 1.0 a 4.0 Anexo B - Segunda verso da apresentao da Web 1.0 a 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

28

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

ANEXO A
Primeira verso da apresentao da evoluo da Web 1.0 a 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

29

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

30

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

ANEXO B
Segunda verso da apresentao da verso da Web 1.0 a 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

31

ESTUDO SOBRE AS TRANSIES DAS VERSES WEB: WEB 3.0 E 4.0

Herclio Rui Dinis Duarte

32

Вам также может понравиться