Вы находитесь на странице: 1из 2

1- 1- )A gravidez na adolescncia um problema de sade pblica no Brasil, sendo importante a difuso de mtodos contraceptivos.

. Dentre esses mtodos, apresentados a seguir, destaque aquele que alm de evitar a gravidez, tambm eficaz na preveno contra doenas sexualmente transmissveis (DST). A) Diafragma. B) Dispositivo intrauterino (DIU). C) Tabelinha. D) Camisinha. 2-)Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), no Brasil 530 mil mulheres morrem por ano devido a complicaes durante a gravidez ou parto, o que chamamos de mortalidade materna. As mulheres correm maior risco de vida durante uma gravidez que acontea A) abaixo de 40 anos, pois so menos propensas comparecer aos exames pr-natais. B) de 30 a 39 anos, pois nesta fase a maioria delas no pratica exerccios regularmente. C) de 20 a 29 anos, pois muito comum o uso abusivo de cigarro e lcool nesta faixa etria. D) de 10 a 19 anos, pois a gravidez na adolescncia em muitos casos pode gerar hipertenso e anemia. 3-)A gravidez no planejada pode ser uma experincia muito dolorosa e sofrida. Alm dela, a exposio irresponsvel s DSTs tambm deve ser evitada. Para que esses fatos no aconteam, necessrio responsabilidade diante da vida sexual, tanto por parte das moas quanto dos rapazes. Assinale a alternativa que melhor explica as atitudes referentes a essa responsabilidade: (A) Moas e rapazes s devem procurar orientao em um posto de sade, quando j tiverem transado e somente os rapazes devem se preocupar com o uso da camisinha. (B) Moas devem procurar um posto de sade, enquanto rapazes devem se preocupar apenas com o uso da camisinha. (C) Moas devem se preocupar com o uso de camisinha e com a visita ao posto de sade, mas rapazes no tm responsabilidade quanto a isso; afinal, quem fica grvida a mulher. (D) Moas e rapazes devem se preocupar com a preveno tanto de DSTs quanto de gravidez no planejada desde o incio do relacionamento, procurando um posto de sade e solicitando orientaes aos profissionais de sade.

5- )A vasectomia um mtodo contraceptivo masculino, realizado por meio de uma pequena cirurgia. A parte circulada no desenho a seguir mostra o resultado dessa interveno.

De acordo com a figura e os seus conhecimentos sobre a vasectomia, possvel afirmar que, na vasectomia. A) o duto deferente cortado, impedindo que os espermatozoides sejam ejaculados, o que torna o homem estril. B) o epiddimo removido, o que impede a produo de espermatozoides. C) a bolsa escrotal diminuda, o que acaba por reduzir o nmero de espermatozoides frteis. D) a prstata removida, resultando em diminuio das substncias nutritivas que conferem mobilidade aos espermatozoides. E) o homem para de produzir testosterona, o que ocasiona perda da potncia sexual e, em consequncia disso, a esterilidade.

6- D a funo das seguintes estruturas: a)cordo umbilical:____________________________________ ___________________________________________________

b) testculos:_________________________________________ ___________________________________________________

c) ovrios: __________________________________________ ___________________________________________________

3- 4- Um casal estava em dvida se deveria utilizar preservativo 4- 7-)A eficincia dos mtodos anticoncepcionais mais utilizados (camisinha) ou plula anticoncepcional. Que argumentos voc pode ser verificada observando-se o quadro a seguir: ofereceria ao casal, sobre esses dois mtodos, para apoi-los Mtodo % de casos em que numa escolha mais adequada. ocorreu gravidez 1- Tabela 20,0 A) Os dois mtodos impedem a gravidez, mas apenas o 2- Interrupes 16,0 preservativo impede a transmisso de doenas sexualmente do coito antes da transmissveis. ejaculao B) A plula anticoncepcional impede a gravidez e o preservativo 3- Camisinha 2,0 impede a transmisso de doenas sexualmente transmissveis. 4- Diafragmas 2,0 C) O preservativo impede a gravidez e a plula anticoncepcional com espermicida impede a transmisso de doenas sexualmente transmissveis. 5- Ligaes das 0,4 D) Tanto o preservativo como a plula anticoncepcional trompas ineficaz para prevenir gravidez e doenas sexualmente (laqueadura) transmissveis. 6- Plulas 0,5 anticoncepcional

7- Vasectomia

0,4 9-) Observe os esquemas.

a) Explique por que o mtodo da tabela um dos menos seguros. ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ 8-)

Identifique os nomes das estruturas indicados pelas setas 1, 2, 3 e 4. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

10-)

Вам также может понравиться