Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIVERSIDADE VILA VELHA - UVV GEOLOGIA

ANGELO RIGONI BOM EUNICE BARBOSA THOMPSON POLLYANNA DAVEL PEREIRA THIAGO MONTEZANO

Prtica n 11 (08/11/12):

ANLISE VOLUMTRICA

VILA VELHA NOVEMBRO - 2012

ANGELO RIGONI BOM EUNICE BARBOSA THOMPSON POLLYANNA DAVEL PEREIRA THIAGO MONTEZANO

ANLISE VOLUMTRICA

Relatrio do Curso de Graduao em Geologia apresentado a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigncias da Disciplina Qumica Experimental sob orientao da Professora Dione da Conceio Miranda.

VILA VELHA NOVEMBRO 2012

INTRODUO
A Anlise Volumtrica permite determinar a concentrao de uma soluo. Esse processo se baseia na medida dos volumes das solues reagentes. O processo de medio desses volumes designado por titulao, que empregado na Qumica para se determinar a quantidade de uma substncia desconhecida a partir de uma substncia conhecida. As titulaes podem ser do tipo cido-base, na qual um cido reage com uma base, ou titulao redox, na qual a reao entre um agente redutor e um agente oxidante. Todas elas se baseiam no princpio da equivalncia. Na prtica a seguir, adicionamos o titulante, que a substncia de concentrao conhecida, sobre o titulado, que a substncia desconhecida, at que ele atinja o ponto de equivalncia mudando de cor. Para percebermos esses pontos usam-se indicadores cido-base.

OBJETIVOS
Mostrar que, por intermdio de uma soluo de base forte, de concentrao conhecida, possvel determinar a concentrao de uma soluo do cido forte, ou vice-versa. Como se reconhecer o ponto final de uma reao de neutralizao cido-base por meio de um indicador, e determinar o teor de cido actico em uma amostra de vinagre.

MATERIAIS
Bureta: um instrumento de laboratrio cilndrico, de vidro. Contem uma escala graduada. Possui na extremidade inferior uma torneira de preciso para dispensa de volumes rigorosamente conhecidos em tarefas como a titulao de solues. Pipetador: Junto a uma pipeta ajuda a "puxar" e "expelir" o lquido. Pipeta: Instrumento de medio e transferncia rigorosa de volumes lquidos. Pipetas graduadas possuem uma escala para medir volumes variveis. Pipetas volumtricas possuem apenas um trao final, para indicar o volume fixo e final e suas medies so mais rigorosas. Erlenmeyer 250 ml: Possui forma de balo, usado como recipiente no laboratrio, para armazenar e misturar produtos e solues

REAGENTES
cido clordrico (HCL): uma soluo aquosa, cida e queimativa. Utilizado sempre como reagente qumico, e um dos cidos que se ioniza totalmente em soluo aquosa. cido sulfrico (H2SO4): um cido mineral forte e solvel na gua em qualquer concentrao. Vinagre (C2H4O2): Soluo aquosa de 4 a 10% em massa de cido actico. Hidrxido de Sdio (NaOH): Tambm conhecido como soda custica, trata-se de uma base forte. Altamente corrosivo e reage de forma exotrmica com a gua. Azul de bromotimol: um indicador de pH que em soluo cida fica amarelo, em soluo bsica fica azul e em soluo neutra fica verde. Solvel em gua, lcool, em solues aquosas de lcalis, ter etlico. Insolvel em ter de petrleo, em benzeno, tolueno exileno.

MTODOS
Foram realizadas titulaes de solues de HCl, H2SO4 e vinagre de concentraes desconhecidas, por intermdio de uma soluo 0,1 mol/L de NaOH, usando azul de bromotimol como indicador, que apresenta as seguintes caractersticas: Em meio cido: Cor amarela; Em meio bsico: Cor azul; Em meio neutro: Cor verde; Faixa de viragem: pH = 6,2 7,6. 1. Determinao da concentrao da soluo de cido clordrico, HCl. Foi pipetado 10 mL da soluo de HCl, de concentrao desconhecida, e transferido para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionou-se 3 gotas de soluo indicadora de azul de bromotimol. Titulou-se com a soluo padronizada de NaOH 0,1 mol/L (agitando vigorosamente o erlenmeyer durante a titulao) at a mudana de cor do indicador (amarelo para azul ou verde). Em seguida, o volume consumido de NaOH foi anotado, a titulao foi repetida e, por fim, foi calculada a concentrao da soluo do cido. 2. Determinao da concentrao da soluo de cido sulfrico, H2SO4. Foi pipetado 10 mL da soluo de H2SO4, de concentrao desconhecida, e transferido para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionou-se 3 gotas de soluo indicadora de azul de bromotimol. Em seguida, titulou-se com a soluo padronizada de NaOH 0,1 mol/L (agitando vigorosamente o erlenmeyer durante a titulao) at a mudana de cor do indicador (amarelo para azul ou verde). Aps isso, o volume consumido de NaOH foi anotado, a titulao repetida, e a concentrao da soluo do cido calculada. 3. Determinao do teor de cido actico no vinagre comercial. Foi preparado 100 mL de uma soluo utilizando 5,0 mL de vinagre comercial. Em seguida, foi pipetado 10 mL da soluo preparada e tranferida para um erlenmeyer de 250mL. Adicionou-se 3 gotas de soluo indicadora de azul de bromotimol. Titulou-se com a soluo padronizada de NaOH 0,1 mol/L (agitando vigorosamente o erlenmeyer durante a titulao) at a mudana de cor do indicador (amarelo para azul ou verde). O volume consumido de NaOH foi anotado e a titulao repetida. Foi calculado o teor (%m/v) de cido actico no vinagre.

RESULTADOS
1. Determinao da concentrao da soluo de cido clordrico, HCl. HCl + NaOH H2O + NaCl Volume consumido de NaOH na titulao: 2,1 mL Volume consumido de NaOH quando a titulao foi repetida: 2,5 mL Mdia:

2,1 + 2,5 = 4,6 4,6 = 2,3 mL 2 Concentrao da soluo do cido:

C1 . V1 = C2 . V2 0,1 . 2,1 = C2 . 2,5 C2 = 0,1 . 2,1 = 0,084 mol/L 2,5

2. Determinao da concentrao da soluo de cido sulfrico, H2SO4. H2SO4 + 2NaOH 2H2O + Na2SO4 Volume consumido de NaOH na titulao: 3,8 mL Volume consumido de NaOH quando a titulao foi repetida: 3,2 mL Mdia: 3,8 + 3,2 = 7 7 = 3,5 mL 2 Concentrao da soluo do cido:

C1 . V1 = C2 . V2 0,1 . 3,8 = C2 . 3,2 C2 = 0,1 . 3,8 = 0,11875 mol/L 3,2

3. Determinao do teor de cido actico no vinagre comercial.

Volume consumido de NaOH na titulao: 1,7 mL Volume consumido de NaOH quando a titulao foi repetida: 1,2 mL Mdia: 1,7 + 1,2 = 2,9 2,9 = 1,45 mL 2 Teor (%m/v) de cido actico no vinagre: 0,3g . 100 = 0,295% 101,7 mL

60 g _____ 1000 mL x _____ 5 mL x = 0,3g Concentrao da soluo do cido:

C1 . V1 = C2 . V2 0,1 . 1,7 = C2 . 1,2 C2 = 0,1 . 1,7 = 0,1416666 mol/L 1,2

CONCLUSO
A prtica possibilitou o entendimento dos conceitos de preparao de solues e titulao, que uma tcnica laboratorial usada para determinar a concentrao de um reagente conhecido. As principais vidrarias utilizadas nessa tcnica so a bureta, o pipetador, a pipeta e o erlenmeyer. importante ressaltar que durante o processo de titulao, a vidraria erlenmeyer ficou em constante movimento circular, assim obtivemos um resultado mais preciso, sendo comprovado em todas as etapas do experimento quando foram refeitas as titulaes e tirado a mdia das mesmas. Conclumos tambm, que durante a determinao de volume preciso ficar sempre atento ao fechamento da sada do reagente e ao menisco, dessa forma, a anotao do volume ter mais preciso no momento da viragem, que quando ocorre a mudana de cor. Concluiu-se, portanto, que as tcnicas de titulao realizadas nas ultimas aulas foram de grande importncia para a concluso da disciplina de Qumica Experimental. Com ela foi possvel determinar a concentrao molar, normal, gramas/litros de cidos e bases e associ-los aos contedos de qumica abordados. Todos os clculos realizados no decorrer da prtica esto devidamente representados nos resultados.

BIBLIOGRAFIA
KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. Qumica geral e reaes qumicas. 6. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2010. 2 v. ALBUQUERQUE, W. V.; YOE, H. H.; TOLELEM, R. M.; PINTO, E. P. S. Manual de laboratrio de Fsica. So Paulo: McGraw-Hill, 1980. FONTAN, A. P. Apostila de Qumica Geral Experimental 1, Disponvel em < http://pt.scribd.com/doc/2975073/Apostila-Quimica-CEFET-1P-Experimental > Acessado em 03/11/2012. LUZ, L. M.; Material de Laboratrio, Disponvel em < http://www.infoescola.com/quimica/material-de-laboratorio > Acessado em 19/11/2012. SOUZA, L. A.; Anlise Volumtrica, Disponvel em < http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/analise-volumetrica.htm > Acessado em 19/11/2012. MATOS, M. A. C.; Anlise Volumtrica: Apostila dos Experimentos, Disponvel em < http://www.ufjf.br/nupis/files/2011/06/Apostila-Pratica-Analise-Volumetrica-QUI-094-2012.1.pdf > Acessado em 20/11/2012.

Вам также может понравиться