Вы находитесь на странице: 1из 16

A importncia de participar da Ceia do Senhor

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

A Ceia do Senhor uma experincia que estremece a alma, por causa da profunda significao que traz. Foi durante a antiga celebrao da Pscoa, na vspera de Sua morte, que Jesus instituiu uma nova e significante refeio, uma refeio de comunho, a qual observamos at os dias de hoje, e que a mais alta expresso da adorao crist. um sermo vivido, relembrando a morte de nosso Senhor e ressurreio, e vislumbrando o futuro em que retornar em Sua glria.

A Pscoa era a festividade mais sagrada do ano religioso judaico. Comemorava a praga final no Egito, quando os primognitos dos egpcios morreram e os israelitas foram poupados por causa do sangue de um cordeiro que fora aspergido em seus portais. Ento o cordeiro foi assado e comido com po sem levedura. A ordem de Deus foi que atravs das geraes vindouras a festividade fosse celebrada. A histria est registrada em xodo 12.

Durante a celebrao, Jesus e os discpulos possivelmente cantaram juntos um ou mais dos `Salmos Aleluia (Salmos 111-118). Jesus, tomando o po, deu graas a Deus. Ao parti-lo e distribuir aos discpulos, disse: Tomai, comei; este o Meu corpo que partido por vs. Do mesmo modo, tomou o clice, e depois de ceiar, deu-lhes o clice, e dele beberam. Ele disse: Este clice o novo testamento no meu sangue, que derramado por vs; fazei isto em memria de Mim. Ele concluiu a ceia cantando um hino e eles saram pela noite at ao Monte das Oliveiras. Foi l que Jesus foi trado, como predito, por Judas. No dia seguinte, Ele foi crucificado.

Paulo inclui uma afirmao no encontrada nos Evangelhos: Portanto, qualquer que comer este po, ou beber o clice do Senhor indignamente, ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste po e beba deste clice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua prpria condenao, no discernindo o corpo do Senhor (I Co 11:27-29).

Podemos perguntar o que significa participar do po e do clice indignamente. Pode significar ignorar o verdadeiro significado do po e

do clice, e se esquecer do tremendo preo que nosso Salvador pagou por nossa salvao.

Ou pode significar permitir que a cerimnia se torne um ritual morto e formal, ou vir Mesa com pecado no-confessado. Para guardar a instruo de Paulo, cada um deve examinar a si mesmo antes de comer do po e beber do clice, em observncia ao aviso.

Outra afirmao de Paulo que no se encontra includa nos Evangelhos Porque todas as vezes que comerdes este po e beberdes este clice anunciais a morte do Senhor, at que venha (I Co 11:26).

Isto coloca um limite de tempo cerimnia: at a volta de nosso Senhor. Atravs destes breves relatos aprendemos como Jesus usou dois dos mais perecveis elementos como smbolos de Seu corpo e sangue, e os inaugurou como um monumento Sua morte.

No foi um monumento de mrmore esculpido ou lato moldado, mas de po e suco de uva.

Ele declarou que o po testemunhava de Seu corpo que seria partido: no houve sequer um osso partido, mas Seu corpo estava to terrivelmente modo, que dificilmente se reconhecia (S l 22:12-17; Is 53:4-7). O suco de uva testemunhava de Seu sangue, indicando a terrvel morte que em breve experimentaria.

Ele, o perfeito Filho de Deus, se tornou a realizao de incontveis profecias do Velho Testamento a respeito do Redentor (Gn 3:15, Sl 22, Is 53, ). Quando Ele disse: Fazei isto em memria de Mim, indicou que esta era uma cerimnia a ter continuidade no futuro.

Tambm indicou que a Pscoa, que exigia a morte de um cordeiro e vislumbrava a vinda do Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo, se fazia agora obsoleta. O Novo Testamento tomou seu lugar quando

Cristo, o Cordeiro da Pscoa (I Co 5:7), foi sacrificado (Hb 8:8-13). O sistema sacrificial no se fazia mais necessrio (Hebreus 9:25-28).

Os principais textos que nos falam acerca da instituio da Ceia na Igreja de Cristo.

So eles: Mt 26:26-29;

Mc 14:22-25;

Lc 22:19-20;

Jo 6:48-58;

At 2:41-46; 20:7,11;

ICo 10:15-17; 11:23-26.

Vemos que esta ordenana chamada de partir o po (At 2:42,46, 20:7, 11) e de Ceia do Senhor (I Co 11:20). Seria bom notar que estas so as

nicas ocorrncias destes termos na Bblia. Apesar da maioria das igrejas locais adotarem o segundo nome, no errado se referir a Ceia do Senhor como o partir o po. J a expresso Santa Ceia deve ter sido introduzida no vocabulrio de algumas igrejas locais com a melhor das intenes, contudo no uma expresso tirada das Escrituras Sagradas.

Como pudemos observar os textos so muito sucintos e nenhum deles nos ensinam a forma de celebrar a Ceia do Senhor.

Quanto a forma, o que vemos uma celebrao simples e desprovida de liturgia, ritos e "trajes especiais" (Isto no quer dizer que o contedo e/ou o significado no sejam ricos e profundos).

Outro ponto importante que o Senhor usou elementos comuns aos costumes judaicos para instituir a Ceia. Ele no criou nada novo. O Po era um dos que j estavam mesa, o mesmo pode se dizer a respeito do vinho. Eram elementos comuns da alimentao diria daquele povo. O fato de estarem mesa compartilhando uma refeio era algo muito significante na cultura oriental. Comer com algum era muito mais do que simplesmente se alimentar; significava associao, comunho, compromisso e interesse mtuo.

Os trs relatos dos Evangelhos e o relato de I Corntios se complementam e incluem as principais caractersticas da Ceia.

Mateus e Marcos combinam entre si, bem como Lucas e Paulo tambm. A diferena principal entre estes dois grupos so que Mateus e Marcos omitem a frase "fazei isto em memria de mim" e incluem "derramado em favor de muitos" depois de se referirem ao sangue da aliana. Lucas diz: "derramado por vs." Em lugar da observao que o Senhor fez da Sua futura reunio com os discpulos no Reino de Deus, Paulo faz referncia a proclamao da morte do Senhor "at que ele venha".

Estas palavras de Paulo refletem, de forma inequvoca, a esperana escatolgica da volta do Senhor para arrebatar a Sua Igreja. Esperana esta que , por assim dizer, reavivada pela celebrao da Ceia do Senhor.

tambm atravs de Paulo que tomamos conhecimento do profundo significado da Mesa do Senhor como uma comunho (koinonia) com o Senhor ( 1 Co 10:16). de bom tom lembrar que a nossa comunho no com o Cristo morto e sim com o Senhor ressurrecto, vitorioso, glorificado e poderoso. Paulo tambm nos mostra a unidade da Igreja, pois assim como compartilhamos de um nico po, assim tambm nos reunimos como um nico corpo de Cristo (I Co 10:17).

Assim vemos que a Ceia do Senhor simboliza no somente o prprio corpo e sangue do Senhor Jesus, mas tambm o Seu Corpo mstico, que a Igreja. Quando "todos participamos do mesmo po" isso significa, entre outras coisas, que ns, apesar de sermos individualmente muitos e diversos, nesse ato ficamos sendo uma coisa s: um "po" ou um "corpo", ou como se fala em I Co 2:5, um "sacerdcio" (S. E. Mac Nair. Cartas Ocasionais, p. 120).

Quando Paulo se refere noite em que o Senhor foi trado, nossas mentes so levadas aos textos que narram da instituio da Ceia. Nos deteremos, um pouco, nas palavras proferidas por Jesus naquela noite, buscando entender o significado delas. Passemos a uma comparao entre as narrativas:

Mateus: "Tomai comei; isto o meu corpo".

Marcos: "Tomai, isto o meu corpo".

Lucas: "Isto o meu corpo oferecido por vs; fazei isto em memria de mim".

Mateus: "Isto o meu sangue da [nova] aliana, derramado em favor de muitos para a remisso de pecados".

Marcos: "Isto o meu sangue, o sangue da nova aliana derramado em favor de muitos".

Lucas: "Este o clice da nova aliana no meu sangue derramado por vs".

A ceia uma demonstrao de que a essncia da vida crist; receber a Cristo como alimento espiritual. "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, quem de mim se alimenta, por mim viver" (Jo 6:56,57).

Portanto, a f algo fundamental ao participarmos da Ceia. O mero participar da Ceia no traz os benefcios da obra de Cristo, estes devem ser apropriados pela f. O cristo deve alimentar a sua alma com Cristo (Jo 6:51), e a Ceia apenas uma figura disso. Cristo o Senhor da mesa, mas Ele no pode ser dado e recebido automaticamente pela simples realizao do ritual da Ceia.

Outra frase de Jesus que repetida duas vezes por Paulo : "fazei isto em memria de mim" (Lc 22:19; I Co 11:24,25). Esta ordem tem por finalidade que ns no nos esqueamos a obra redentora que ele efetuou na Cruz do Calvrio em nosso favor.

Seria o mesmo que dizer, "em lembrana de mim" ou "em recordao de mim". Ou seja, ao realizar a Ceia Memorial, a igreja lembra a morte sacrificial de Jesus Cristo e a realidade dos benefcios advindos deste ato. Em outras palavras a Ceia uma dramatizao que nos recorda o que aconteceu no Calvrio.

O po ao ser quebrado nos lembra que Cristo foi "modo pelas nossas iniqidades"(Is 53:5; Tt 2:14; IPe 2:24;Hb 10:10). O vermelho do vinho nos lembra que Ele derramou seu sangue para tirar o nosso pecado, nos santificar e nos aproximar de Deus (Ef 1:7, 2:13; Cl 1:20; Hb 9:28, 10:19, 13:12; I Jo 1:7; Ap 1:5, 5:9).

Ao celebrarmos a Ceia, os benefcios advindos do sacrifcio do Senhor Jesus devem ser trazidos nossa memria e gerar no nosso corao um sentimento de profunda gratido e adorao a quem tanto nos amou. Na Ceia, a Igreja, o Corpo vivo de Cristo, vislumbra as melhores coisas que Deus tem preparado para ns, tornando viva a nossa bendita esperana (Tt 2:13).

A Ceia do Senhor apresenta uma trplice perspectiva:

Passada lembra um evento e revive sua realidade e valor;

Presente, anuncia e dramatiza a obra redentora do Senhor, convocando a Igreja ao cumprimento da sua misso; e,

Futura, exorta seus participantes espera do Senhor glorificado que vira consumar o plano de Deus. E, nessa trplice perspectiva, a Ceia o mais forte elo da unidade corporativa da Igreja crist, "porque todos participamos do nico po" (I Co 10:17 - Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. p. 415).

Existem hoje quatro posies mais comuns acerca da Ceia do Senhor. So elas:

Transubstanciao (Catlica Romana): no momento da Ceia (eucaristia) os elementos so transformados no sangue e corpo de Cristo.

Consubstanciao (Luterana): o corpo e o sangue de Cristo esto presentes e combinados com os elementos da Ceia.

Presena Espiritual (Calvino): Cristo est presente com os elementos.

Memorial (Zwingli, Batista, Pentecostal, Irmos): os elementos so somente smbolos, e a presena de Cristo e relativa f do participante. Cada um tem que tomar a Ceia com a atitude correta e com f.

Detalhes Importantes:

Cristo no tinha morrido quando institui a aliana. O propsito proclamar a morte do Senhor, no recrucific-lo.

O uso da linguagem inclui metfora (Ex.: isto o meu corpo; ou, este o clice da nova aliana). No usada uma linguagem literal assim como "eu sou a porta" tambm no .

No entanto, tendo visto to grande riqueza de significados belos e profundos, de se estranhar que elementos alheios Ceia do Senhor tenham sido introduzidos na sua celebrao; tomando vulto de grande importncia e usurpando o lugar do Senhor. Aquilo que era para ser singelo foi acumulado de um ritualismo que tira a nossa ateno do essencial. Em algumas igrejas locais o horrio, a mesa, toalhas, guardanapos, palet, gravata, clice ou clices, po com ou sem fermento, tem tido mais destaque que o Senhor da Ceia.

So tantas regras e preceitos que a simplicidade e a singeleza com que era celebrada pela igreja de Atos a muito ficou para trs. Temo que alguns irmos estejam beirando a idolatria quando do demasiado valor a mesa e a toalhas chegando ao ponto de deixar de participar da Ceia quando um destes detalhes no esto de acordo com o seu gosto pessoal.

Digo gosto pessoal com a convico de que estas coisas so regras humanas que no se encontram na Bblia. E se no esto na Palavra de Deus no deveriam ser impostas na Igreja do Deus da Palavra.

Criticamos, e com razo, as igrejas que do ao pastor a exclusividade de repartir os elementos, mas em algumas igrejas locais a distribuio dos elementos exclusividade de presbteros e diconos; e isto se estiverem devidamente uniformizados. Alguns dizem: "quem vai participar da Ceia pode vir sem palet, mas quem vai servir deve trajar palet e gravata." Ai cabem duas perguntas:

(a) quem mais importante, o que distribui os elementos ou o que recebe?

(b) onde, na Bblia, exigido traje especial para servir a Ceia? Para a primeira pergunta a resposta : "nenhum dos dois e sim o Senhor." A segunda resposta : "Alm da exortao de que o cristo deve se trajar decentemente (no s nas reunies da igreja), em nenhum lugar encontramos tal instruo". E assim, em muitos lugares dada tanta nfase a forma que o contedo sofre detrimento.

Quando privamos um irmo de, em qualquer dos dois aspectos, de participar da Ceia, que no nossa, mas do Senhor, por motivos alheios Sua Palavra, estamos pecando. "Receio muito a ocupao com formas e ritos: com a matria e no com o esprito - que Cristo. Tenho notado que uma demasiada ocupao com a parte material do servio tende a depreciar a parte espiritual"

Existe uma situao muito comum nas igrejas locais. Refiro-me as pessoas que deixam de participar da Ceia por acharem que um irmo no est participando dignamente. Mais uma vez gostaria de compartilhar com vocs o conselho de um sbio:

"Alguns, com uma facilidade extraordinria, afastam-se da Ceia em qualquer ocasio em que no aprovam a conduta de algum ali: um modo de proceder que a Escritura no ensina.

Que Deus nos ajude a fazer parte constantemente desta mesa gloriosa que significa o elo de comunho de todo o cristo com o Senhor Jesus at que Ele venha nos buscar para si, amm!

Вам также может понравиться