Вы находитесь на странице: 1из 62

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO CAMPUS BAIXADA SANTISTA

RENAN SILVA CARLETTI

AGRESSIVIDADE E SENTIMENTO DE CULPA NOS TEXTOS FREUDIANOS CONSIDERAES ATUAIS SOBRE A GUERRA E A MORTE (1915) E O MAL-ESTAR NA CIVILIZAO (1930)

SANTOS 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO UNIFESP CAMPUS BAIXADA SANTISTA CURSO DE PSICOLOGIA

Ttulo: Agressividade e Sentimento de Culpa nos Textos Freudianos Consideraes Atuais sobre a Guerra e a Morte (1915) e O Mal-estar na Civilizao (1930)

Renan Silva Carletti Orientadora: Prof Dr. Lara C. dAvila Loureno

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Federal de So Paulo Campus Baixada Santista como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Psicologia.

SANTOS 2013

Carletti, Renan Silva

Agressividade e sentimento de culpa nos textos freudianos Consideraes atuais sobre a guerra (1915) e O mal-estar na civilizao (1930) / Renan Silva Carletti Santos,
2013.

61 pginas

Trabalho de Concluso de Curso Universidade Federal de So Paulo, Campus Baixada Santista

Ttulo em ingls : Aggressiveness and sense of guilt in the Freudian texts Thoughts for Time of War and Death (1915) and Civilization and Its Discontents (1930)

Palavras-chave: agressividade, sentimento de culpa, psicanlise. Keywords : aggressiveness, sense of guilt, psychoanalysis.

_________________________________________________ Prof Dr Lara C. dAvila Loureno

_________________________________________________ Prof Dr Milena Barros Viana

Santos, 20 de Fevereiro de 2013

Agradecimentos

Gostaria de agradecer, as pessoas que estiveram diretamente envolvidas na realizao deste trabalho, em sua forma e contedo e que participaram contribuindo intelectualmente e afetivamente para que ele pudesse acontecer. Primeiramente, agradeo a professora Lara pelo auxlio prestado na indicao de bibliografias e nas questes conceituais, bem como, a liberdade que confiou ao meu trabalho permitindo que eu o escrevesse de forma que preservasse traos de minha escrita pessoal. No obstante, ao estgio tambm por ela orientado que me permitiu, no s vivenciar a instigante experincia da clnica psicanaltica, mas tambm caminhar teoricamente com os conceitos. Aos meus amigos, que fizeram da psicanlise uma teoria cotidiana, permitindo-me pensar questes conceituais no bar ou na biblioteca e relacion-las com o acaso que nos brinda diariamente com sucessos e fracassos. A minha namorada que se disps a me ajudar na busca das pginas de algumas citaes e nas revises dos meus infindveis transtornos ortogrficos, bem como, me confortou cotidianamente com o afeto necessrio para conseguir realizar este trabalho at o fim. Ao professor e colunista Luiz Felipe Pond que viabilizou me desgarrar da mesmice que o mundo acadmico tenta impregnar, indicando e sendo um dos grandes autores que me possibilitou a compreenso do homem com a qual redijo este trabalho. A professora Milena Barros Viana que aceitou o convite para participar da banca deste trabalho, ao qual, me dediquei em trazer tona questes que nem sempre so utilizadas para falar sobre o pensamento freudiano sobre cultura. E a voc, leitor, pois no h escrita, se lida, ela no for.

Resumo: Este trabalho pretende realizar uma apresentao e discusso de dois textos freudianos: Consideraes atuais sobre a guerra (1915) e O mal-estar na civilizao (1930), focando os conceitos de sentimento de culpa e agressividade. Buscaremos explicitar as diferenas tericas que circunscrevem os perodos de ambos os textos utilizando como fio condutor a importncia do sentimento de culpa na constituio da sociedade civilizada, bem como, a dificuldade desta em conter a agressividade presente nos indivduos que a compem. Entendendo que estes conceitos so centrais para a formao da cultura na concepo freudiana, investigaremos como o autor os aborda nestes diferentes momentos.

Objetivo geral Analisar dois textos da obra freudiana: Consideraes Atuais sobre a Guerra e a Morte (1915) e O Mal-estar na Civilizao (1930) Objetivos especficos - Analisar e investigar epistemologicamente os conceitos de sentimento de culpa e agressividade nos dois textos freudianos - Articular com outros textos do autor que apresentem contedos significativos para a compreenso dos conceitos citados Justificativa Verificar a importncia dos conceitos de sentimento de culpa e agressividade na formao da cultura em ambos os textos da obra freudiana e quais implicaes podemos perceber na contemporaneidade destas questes que soam to primitivas. Mtodo Anlise epistemolgica e discusso dos conceitos de sentimento de culpa e agressividade nos textos freudianos Consideraes atuais sobre a guerra (1915) e O mal-estar na civilizao (1930).

Sumrio
1. Introduo ................................................................................................................................... 9 2. Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) ......................................................... 11 2.1 A quebra de uma iluso ........................................................................................................ 11 2.2 A relao com a morte .......................................................................................................... 15 3. O mal-estar na civilizao (1930) ............................................................................................ 19 3.1 Felicidade um bem que no est ao nosso alcance ............................................................... 19 3.2 A pulso de morte e a cultura ............................................................................................... 25 3.3 A cultura e sua forma de conteno a agresso: o sentimento de culpa ............................... 29 4. Discusso ................................................................................................................................... 34 4.1 A importncia da hiptese da horda primal .......................................................................... 34 4.2 A agressividades suas origens e perspectivas ....................................................................... 37 4.3 Sentimento de culpa .............................................................................................................. 41 4.4 Agressividade e sentimento de culpa na atualidade ............................................................. 46 5. Concluso .................................................................................................................................. 52 6. Bibliografia ............................................................................................................................... 55 7. Apndice .................................................................................................................................... 58 7.1 Notas sobre a traduo .......................................................................................................... 58

"Como explicar que o homem, um animal to predominantemente construtivo, seja to apaixonadamente propenso destruio? Talvez porque seja uma criatura volvel, de reputao duvidosa. Ou talvez porque seu nico propsito na vida seja perseguir um objetivo, algo que, afinal, ao ser atingido, no mais vida, mas o princpio da morte." Fyodor Dostoivski

1. Introduo
Neste trabalho apresentaremos e discutiremos dois textos da obra freudiana: Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) e O mal-estar na Civilizao (1930). Apesar de pertencerem a perodos diferentes conceitualmente na teoria psicanaltica (primeira e segunda tpica), ambos os textos trazem em comum a discusso sobre agressividade e sentimento de culpa em uma sociedade civilizada. Pretendemos apresentar os textos, focando estes dois temas e as diferentes compreenses que o autor apresenta em cada perodo. Discutindo o impacto que os conceitos de instinto de vida e morte causaram na compreenso freudiana dos temas selecionados para este trabalho, at ento amparados somente pela teoria da libido. (Freud, 1920/2010) O texto Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) refere-se s impresses de Freud sobre a primeira guerra mundial e sua indignao diante da agressividade expressada pelos homens neste momento histrico. Ele busca explicaes para como a agressividade veio tona e o que os homens poderiam ter feito para que ela no surgisse com tamanha fora. (Freud, 1920/2010) Alm disso, investigaremos sobre a origem do sentimento de culpa e sua importncia na edificao da sociedade civilizada. Uma vez que, na ausncia deste e na satisfao desregrada dos impulsos de agresso no seria possvel a organizao em comunidades. (Freud, 1915/2010) O texto O mal-estar na civilizao (1930) no revela a mesma indignao freudiana diante da agressividade humana. Um marco nesta passagem parece ser o Futuro de uma Iluso (1927), em que Freud escreve: porque todo indivduo virtualmente inimigo da civilizao. (Freud, 1927/1996, pg. 16) Percebemos j a partir desta afirmao, uma distino ao que o autor afirmava doze anos antes. Neste texto, Freud deixa muito clara sua percepo de uma coero necessria para erigir uma sociedade, logo, a agressividade tambm se mostra como parte deste processo.
9

Ou seja, o que antes era espanto, passa a ser observado como parte de um processo. A questo torna-se como lidar com as insatisfaes causadas pela renncia instintual? E como lhes fornecer uma recompensa para que consigam manter algum controle sobre seus desejos? (Freud, 1927/1996) Em 1930, o autor parece estar ciente de que no possvel domar completamente os impulsos do homem, fato este, observvel mediante a admisso do conceito de pulso de morte. E o fator auxiliar neste processo ser a introjeo da agressividade ocasionando o sentimento de culpa, e a partir dele, uma possvel manuteno da condio civilizatria. (Freud, 1930/2010) Partindo da apresentao das trs principais fontes de sofrimento, expostas no O Mal-estar na Civilizao (1930): corpo, foras da natureza e relaes sociais (Freud, 1930/2010), focaremos nesta ltima que nos permitir questionar: De que meios se vale a sociedade para que a agressividade no seja preponderante nas relaes entre os homens? Diante de questionamentos como este, veremos que a elaborao do conceito de pulso de morte crucial para a nova interpretao que o autor d para a formao das sociedades civilizadas. O embate entre Eros e Tnatos, passa a ser visto como o grande motor da vida e da cultura. (Freud, 1930/2010). No entanto, este conflito no se manifesta de forma equalizada. Em suas oscilaes, o impulso de agresso como representante da pulso de morte se utiliza do Super-eu para aoitar ao Eu. (Freud, 1930/2010) Apesar das diferenas conceituais dos dois perodos, perceberemos que Freud permanece com algumas ideias ao longo dos anos que aproximam os dois textos. Entre elas, a importncia do assassinato do pai primitivo como fato fundador do sentimento de culpa, revelando sua perspectiva filogentica presente at o final da obra (Freud, 1915/2010), levando-nos a questionar, como a agressividade, j presente em nossos ancestrais, ainda se manifesta em ns?

10

2. Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915)


O texto a ser apresentado trata das consideraes de Freud sobre a primeira guerra mundial. Em algumas partes do texto o autor deixa muito clara a sua decepo com a organizao que o homem havia chegado e o seu modo de ao durante o perodo em questo. Segundo Gay (1989), Freud surpreendia-se com pouqussimas coisas, mas desta vez, ficou estonteado com tamanha violncia das atitudes humanas. Ao longo de sua anlise, Freud percebe que houve uma superestimao da natureza humana, no necessariamente dele, mas dos intelectuais da poca, a qual era tratada como essencialmente boa. Fato este, negado diante da situao despertada com o perodo de guerra. A quebra desta iluso foi cara... Desconsolado, Freud descreve que ao menos o choque de realidade trazido pela psicanlise poderia permitir aos viventes da poca encarar com menor desespero o perodo que atravessavam. (Gay, 1989) Na segunda parte, Freud trata sobre as formas de lidar com a morte. Ele faz algumas aproximaes entre o homem moderno e primitivo, na medida em que ambos buscam negar a morte e indica a proximidade que a psicanlise estaria da verdade sobre a natureza humana. (Gay, 1989) Pois, as calamidades provocadas pela guerra revelavam que os modos de controle da agresso, desenvolvidos pelas sociedades, fracassavam em seu ideal de controlar minimamente as pulses e seus destinos. 2.1 A quebra de uma iluso

Primeiramente, Freud indica a necessidade biolgica e psicolgica do sofrimento na economia instintual do ser humano. Fato este, relacionado forte renncia exigida na formao das naes e manifestada por meio de normas morais respaldadas no poder do Estado. Este que defere proibies como a mentira e injustias para as relaes pessoais, mas no mede esforos para

11

requisitar o indivduo para a guerra. (Freud, 1915/2010) Ou seja, cobra do indivduo a renncia aos atos violentos, no entanto, requisita-os quando necessita manter-se. Freud descreve sua decepo diante do que tem observado tanto com os indivduos que pertenceriam a mais elevada cultura humana (Freud, 1915/2010) quanto com o Estado que no agiu de acordo com a tica que prega. Ele se refere que esta desiluso trata-se da quebra de uma iluso definida pelo prprio autor como:
As iluses so bem-vindas porque nos poupam sensaes de desprazer, e no lugar dessas nos permitem gozar satisfaes. No podemos nos queixar, ento, se um dia elas colidem com alguma parte da realidade e nela se despedaam. (Freud, 1915/2010, pg. 218)

No que tange aos indivduos, Freud surpreende-se com a agressividade demonstrada durante o perodo em questo. Para investigar melhor a emergncia desta violncia, ele supe uma primeira hiptese de que todos os indivduos nasceriam bons e nobres, a qual ele mesmo prefere desconsiderar. Para iniciar a discusso, Freud trabalha com a ideia de o indivduo nascer dotado de ms inclinaes, e o ambiente cultural e a educao forneceriam as inclinaes do bem. (Freud, 1915/2010) Mas, como o mal ressurgiria com tamanha fora como manifestado na guerra? Na realidade no existe nenhuma extirpao do mal. (Freud, 1915/2010, pg. 218) No h extirpao, pois no existe um impulso mau em si. O homem nasce dotado de impulsos que buscam a satisfao, entretanto, estes adquirem classificao conforme o convvio em sociedade lhes valora. Logo, impulsos primitivos como os de crueldade e egosmo so classificados como maus, pois no so bem-vindos no convvio social. (Freud, 1915/2010) Os impulsos, ao longo do desenvolvimento, tomam diversos caminhos podendo ser inibidos, desviados em sua meta, direcionados para diversos objetos e a prpria pessoa. Estas formaes reativas podem apresentar a iluso de que houve a converso de certos impulsos, ou seja, o egosmo teria se transformado em altrusmo depois de certo tempo. No entanto, no se trata de converso, mas sim, de um fator que para a psicanlise nos constituinte e chamado de ambivalncia afetiva. (Freud, 1915/2010).
12

Assim, diante destas vicissitudes instintuais as quais estamos sujeitos, a classificao de um carter bom ou mau torna-se mais complexa. Pois na medida em que uma pessoa boa em um aspecto, ser m em outro. E refere-se ao fato de uma criana muito egosta poder tornar-se um adulto benevolente. Para Freud, o que interfere nesta transformao dos instintos maus, trata -se internamente da composio com os instintos erticos e externamente da coao pela educao. (Freud, 1915/2010) Estas ideias de transformao interna e externa nos trazem alguns esboos da ideia de sentimento de culpa. A transformao interna permite que os impulsos egostas unidos aos erticos sejam transformados em sociais, percebendo o ser amado como uma vantagem. Pois, a composio dos impulsos se d, na medida em que, a criana percebe que se ela agir da forma esperada, socivel e no egosta, ter o amor como recompensa, logo, ter proteo. J a

transformao externa, representada pela lei e a educao, permite que o indivduo ingresse no ambiente cultural. E ir demandar dos indivduos, cada vez mais a converso do egosmo em altrusmo por meio do erotismo. (Freud, 1915/2010) A esta predisposio a transformar os instintos egostas em sociais, tambm chamada de aptido cultural (Freud, 1915/2010), Freud refere-se que se deve a influncia cultural de nossos antepassados. Tal aptido teria sua parcela inata e adquirida na vida, entretanto, Freud nos alerta para no supervalorizar a parte inata, pois assim, estaramos olhando para o homem julgando-o melhor do que ele . (Freud, 1915/2010) H de se olhar tambm para as outras consequncias destas composies instintuais, que no estacionam no amor do outro, mas tambm se refletem em situaes que envolvem recompensa e castigo. Fato perceptvel quando um indivduo ingressa no meio cultural e passa a seguir as exigncias deste, apenas para favorecer a si mesmo. Ou seja, no h mais uma questo afetiva envolvida, um enobrecimento instintual (Freud, 1915/2010) como o autor denomina, mas apenas

13

interesse individual. Passa-se a agir de forma esperada para ser recompensado ou evitar alguma punio. Freud descreve que a sociedade civilizada preocupa-se apenas em classificar as atitudes em boas ou ms, no se importando com os motivos que levam os indivduos a execut-las. Ou seja, uma atitude boa, necessariamente foi desencadeada por um impulso bom. No preocupada com a complicada questo instintual presente no homem, mas apenas em promover esta boa ao, a sociedade civilizada apostou em fortalecer as rdeas das condutas morais para amenizar os deslizes cometidos pelos indivduos. (Freud, 1915/2010) Assim, a represso instintual passa a ser mais aplicada, desencadeando as afeces neurticas e incitando que instintos inibidos busquem satisfazer-se a qualquer custo quando a oportunidade se apresenta. Diante dessa satisfao quando lhe conveniente, Freud designa aquele que assim age como hipcrita. E refora que a civilizao incentiva tais comportamentos e que de certa forma, ela estaria edificada sobre a hipocrisia: (Freud, 1915/2010)
Portanto, existem muito mais hipcritas culturais do que homens realmente civilizados, podendo-se mesmo considerar o ponto de vista de que certo grau de hipocrisia cultural seja indispensvel para a manuteno da cultura, porque a aptido cultural j estabelecida nos homens de hoje talvez no bastasse para essa realizao. (Freud, 1915/2010, pg. 224)

Diante desta ideia de que no h como extirpar os impulsos egostas no homem, apenas promover a juno deles com componentes erticos e ainda sim, esta ao no era valorizada na sociedade da poca, Freud relata a iluso que havia se entregue: o homem havia abaixado seu nvel moral. A realidade, era que o homem nunca o havia elevado de forma muito gratificante. A guerra despedaou a ideia de que o homem seria um ser dcil e revelou que o Estado no mede esforos para manter-se. E que os impulsos destrutivos, apenas aguardavam ser despertados para que viessem tona. (Freud, 1915/2010)

14

Freud vale-se de uma comparao para explicar esta permanncia de alguns impulsos no homem, mesmo depois de seu ingresso no meio cultural:
Quando uma aldeia cresce e se torna uma cidade, ou um menino se torna um homem, a aldeia e o menino desaparecem na cidade e no homem. Somente a lembrana pode inscrever os antigos traos na nova imagem; na realidade, os antigos materiais ou forma foram eliminados ou substitudos por novos. Sucede de outro modo num desenvolvimento psquico. N o podemos descrever o estado de coisas, que a nada pode ser comparado, seno afirmando que todo estgio de desenvolvimento anterior permanece conservado junto quele posterior, que se fez a partir dele; a sucesso tambm envolve uma coexistncia, embora se trate dos mesmos materiais em que transcorreu toda a srie de mudanas. (Freud, 1915/2010, pg. 225)

Ou seja, o estado inerte de alguns instintos, no impede que eles apaream com fora surpreendente, anulando o que at ento estava em vigor. Mas os es tados primitivos sempre

podem ser restabelecidos; o que primitivo na alma imperecvel no mais pleno sentido. (Freud, 1915/2010, pg.226) Afirmao comprovada pela guerra que teria feito o homem regredir em sua aptido cultural. 2.2 A relao com a morte

Na segunda parte do texto, Freud apresenta a relao do homem primitivo com a morte, anlise esta que nos ser muito cara durante este trabalho. Ele descreve o homem primevo e afirma que ele possua atitudes contraditrias diante da morte. Aceitou-a quando lhe foi conveniente, mas a negou e a rebaixou a nada tambm. A morte do inimigo lhe era justa e ele a executava sem escrpulos. Assassinava com gosto, e como se fosse algo bvio. (Freud, 1915/2010, pg. 234) Entretanto, a morte daqueles com quem possua relaes afetivas apresentava consequncias distintas. Diante destes, a morte seria mais parecida com a forma que a encaramos atualmente, de forma irreal e inimaginvel. Parte do prprio Eu do homem primitivo se desfalecia quando algum prximo morria, no entanto, a ambivalncia afetiva j estava presente. Portanto, havia tambm uma satisfao na morte de quem ele amava. Enquanto nos demais animais podemos dizer que h um instinto para no matar outro que seja da mesma espcie, para o humano, no podemos dizer o mesmo. (Freud, 1915/2010)

15

Freud descreve que alguns filsofos alegam que as especulaes sobre a morte comearam a partir da reflexo da imagem de um cadver. Entretanto, ele discorda desta posio e cogita que os pensamentos sobre a morte no surgiram da imagem do morto, mas sim, dos sentimentos despertados pela morte devido a inerente ambivalncia, sentida diante daqueles que faleciam. O homem primevo no poderia manter a morte distncia uma vez que no conseguia mostrar-se indiferente diante do falecimento daqueles que lhe eram prximos, no entanto, no poderia admitila por no compreender seu prprio fim. Diante deste imbrglio, ele inventou os espritos e a conscincia de culpa veio ao seu encontro devido satisfao experimentada na morte do outro querido. (Freud, 1915/2010) A partir disto, Freud menciona a hiptese da formao dos primeiros mandamentos ticos neste mesmo perodo em que os espritos e a culpa vieram tona, entre eles o: No matars. Esta proibio fazia-se necessria, tendo em vista que o que nenhuma alma humana cobia no necessrio proibir, exclui- se por si mesmo. (Freud, 1915/2010, pg. 241) Esta satisfao de dio estendeu-se gradualmente, primeiramente ao estranho e depois ao inimigo. (Freud, 1915/2010). Desta forma, engana-se quem imagina que o homem primitivo no operava certos comportamentos diante da morte e do matar. Tambm para ele a morte era uma impossibilidade, pois, em nosso inconsciente estamos convencidos de nossa imortalidade. (Freud, 1915/2010) Apesar destas similaridades, Freud percebe algumas distines entre o homem civilizado e primitivo, pois, este apresenta preceitos at mesmo mais rgidos. O homem civilizado vai para a guerra, caso volte, regressa ao seu cotidiano com sua famlia buscando retomar a rotina da maneira mais prxima possvel. J o selvagem, quando retornava de alguma batalha, deveria passar por severas penitncias antes de retornar ao convvio com os seus ou mesmo tocar em sua mulher. Atribui-se a isso, o temor que o selvagem teria dos espritos, ou seja, a expresso na forma da conscincia do que Freud chamar de dvida de sangue. (Freud, 1915/2010)

16

Dvida esta, descrita em Totem e Tabu (1913) quando o autor baseia-se na hiptese darwinista da organizao primria dos homens primitivos para conceituar aquilo que chama de horda primitiva. Refere-se ao fato de que os homens organizavam-se em pequenos grupos e que este modo de organizao s foi possvel, pois diversos machos aps terem sido expulsos de um cl, retornaram e uniram-se para matar o pai que at ento, gozava exclusivamente de todas as fmeas. Sendo este o incio da organizao social, das prticas morais e religiosas. (Freud 1913/1996) Acrescenta que o cristianismo refora esta ideia, uma vez que, o filho de Deus paga um assassinato por meio da sua prpria morte, seguindo a Lei de Talio em que deve pagar-se com a mesma moeda. Segundo Freud, esta seria a nica justificativa apresentvel para oferecer a prpria vida como expiao diante da figura de Deus como pai que teve sua imagem ou lembrana transfigurada em divindade aps seu assassinato. (Freud, 1915/2010) Ele afirma que a histria da humanidade primeva repleta de assassinatos. E coloca que a Histria, no seno, uma longa srie de matanas de povos. Ao fazer referncia ao sentimento de culpa, escreve:
O obscuro sentimento de culpa a que est sujeita a humanidade desde os tempos pr histricos, que em muitas religies condensou-se na de ideia de uma culpa primordial de um pecado original, provavelmente expresso de uma dvida de sangue em que a humanidade primeva incorreu. (Freud, 1915/2010, pg. 235)

J ao final do texto, Freud incita a importncia de se olhar para a ambivalncia emocional e por mais que isso possa degradar as relaes amorosas, talvez, o amor s se esforce para manter-se novo como uma reao constante aos sentimentos hostis. (Freud, 1915/2010) Mais adiante, ele refere-se guerra como um momento, ao qual nos despimos das camadas de cultura e emerge em ns, o homem primitivo:
Ela [a guerra] nos despe das camadas de cultura posteriormente acrescidas e faz de novo aparecer no homem primitivo em ns. Ela nos fora novamente a ser heris, que no conseguem crer na prpria morte; ela nos assinala os estranhos como inimigos cuja morte se deve causar ou desejar; ela nos recomenda no considerar a morte de pessoas amadas. (Freud, 1915/2010, pg. 246)

17

Aps relatar as misrias que a guerra traz, mas cientes da impossibilidade de evit-la, ele se questiona se no seria melhor aceit-la. Assumindo nosso desejo de matar e dando a morte o lugar que lhe cabe em nossos pensamentos, ao invs de neg-la constantemente. Pois, uma vez a iluso estilhaada, ela perde seu sentido. Encerra refazendo um velho ditado: Se queres agentar a vida, prepara- te para a morte. (Freud, 1915/2010, pg. 246).

18

3. O mal-estar na civilizao (1930)


Segundo Gay (1989), O mal-estar na civilizao (1930) o texto mais sombrio de Freud. J no final de sua produo escrita, ele escreve este texto que no traz nenhum conceito novo, mas reflete sobre as ideias de felicidade, sentimento de culpa e agressividade. Freud volta inmeras vezes ao texto que escrevera trs anos antes, o Futuro de uma Iluso (1927) e prossegue algumas ideias que j havia citado nesta obra. Freud no trata sobre uma cultura especfica no texto, mas sim, sobre qualquer cultura, (Gay, 1989) na medida em que afirma que as instituies de uma cultura buscam, sobretudo, barrarem o assassinato, o estupro e o incesto. Desta forma, ele se mostra disposto a encarar a natureza humana em sua imperfeio e com expectativas no muito altas sobre o seu processo de aperfeioamento. Culminando na reafirmao do conceito de pulso de morte, to contestado por alguns tericos prximos a ele. 3.1 Felicidade um bem que no est ao nosso alcance

Inicialmente, Freud retoma o texto Futuro de uma Iluso (1927) e as questes sobre religio. Discorre sobre o homem religioso ser um homem infantilizado, uma vez que, espera que uma Providncia vele por ele o resto de sua vida e d recompensas em uma vida posterior por as frustraes sofridas nesta. (Freud, 1930/2010) Ao discutir a necessidade da religio na vida do homem, Freud busca uma relao entre ela, a cincia e a arte. E indica caminhos que so necessrios para que suportemos a vida:
"A vida, tal como nos coube, muito difcil para ns, traz demasiadas dores, decepes, tarefas insolveis. Para suport-la, no podemos dispensar paliativos. Existem trs desses recursos, talvez: poderosas diverses, que nos permitem fazer pouco de nossa misria, gratificaes substitutivas, que a diminuem, e substncias inebriantes, que nos tornam insensveis a ela". (Freud, 1930/2010, pg. 28)

Compara ento, a atividade cientfica distrao, a arte gratificao e entorpecentes s alteraes qumicas em nosso corpo, e aponta a dificuldade em achar o lugar da religio neste
19

esquema. Buscando encontrar a funo estabelecida pela religio na vida psquica do homem, Freud discute sobre a finalidade da vida humana e aproxima a religio como uma forma de amenizar o sofrimento provocado pela existncia e/ou designar uma finalidade para a vida. (Freud, 1930/2010) O autor relata que muito se fala sobre a finalidade da vida dos animais, a deles talvez, seria simplesmente servir ao homem. Mas, questiona-se: Mas isso tambm no sustentvel, pois com muitos animais o ser humano no sabe o que fazer exceto descrev-los, classific-los, estud- los. (Freud, 1930/2010, pg. 29) Ir concluir que a ideia de finalidade da vida, foi criada em funo do sistema religioso. (Freud, 1930/2010) Ao analisar o que querem os homens de suas vidas, ou seja, a finalidade que eles afirmam em seu cotidiano, Freud encontra como resposta a busca da felicidade. E revela que ela pressupe duas metas: a ausncia de dor e desprazer e a vivncia de fortes prazeres. Aponta ento, o fato da existncia estar pautada basicamente pelo princpio do prazer, no entanto, adverte que este fato parece no estar em sintonia com o podemos observar em nosso dia-a-dia. Pois: absolutamente inexequvel, todo o arranjo do Universo o contraria; podemos dizer que a inteno de que o homem seja feliz no se acha no plano da Criao. (Freud, 1930/2010, pg. 30) Freud afirma que a ideia de felicidade est muito mais ligada a uma satisfao pontual do que a um bem-estar constante, pois somos feitos de modo a aproveitarmos muito mais o contraste do que o estado constante. Segundo ele, somos muito mais suscetveis a vivenciar o sofrimento e aponta trs grandes fontes de desalegrias: o nosso prprio corpo que est com seu fim decretado e vai, de uma maneira ou outra, padecer aos poucos; o mundo externo que nada podemos fazer contra suas foras to destruidoras e difceis de serem contidas e por ltimo, mas no menos importante, pelo contrrio, talvez at mais, o sofrimento proveniente das relaes com outras pessoas. (Freud, 1930/2010) Ao analisar o sofrimento proveniente das relaes sociais, o autor questiona-se, porque as instituies, criadas para produzir bem-estar, no foram suficientes para mant-lo? Talvez a, haja
20

algo de nossa natureza que no seja passvel de domesticao. Freud volta-se para a afirmao corriqueira de que nossa misria deve-se a nossa civilizao e que comunidades primitivas eram muito mais felizes. Em partes, esta assertiva o assusta, pois a edificao da civilizao se deu para nos protegermos das fontes de sofrimento. E se pergunta: Como as pessoas tornaram-se to hostis civilizao? (Freud, 1930/2010) Ele afirma que os primeiros indcios desta hostilidade tornaram-se possveis com o cristianismo, o qual despreza a vida terrena e serviu de base para a m compreenso dos povos primitivos pelos europeus. Fazendo com que eles destitussem as regras e leis dos povos conquistados em suas expedies. Posteriormente, percebeu-se que esses povos possuam rgidas formas de lidar com alguns comportamentos. No obstante, h tambm a questo dos mecanismos de neurose. As restries s satisfaes que a sociedade impe ao homem leva-o a crer que a extino destas exigncias (ou seja, da civilizao) o traria um retorno das possibilidades de felicidade. (Freud, 1930/2010) A partir disto, Freud analisa a possibilidade de domesticao das satisfaes instintuais e acrescenta que a satisfao de instintos domados pelo Eu intensamente menor do que ele chama de instinto selvagem (Freud, 1930/2010) Refere-se afirmao o que proibido mais gostoso, sendo essa uma questo econmica, em que o instinto no domado produziria sensaes fisicamente avassaladoras. (Freud, 1930/2010) Buscando responder a como os homens se renderam a tal submisso ao processo civilizatrio, Freud define o conceito de civilizao como:
a inteira soma das realizaes e instituies que afastam a nossa vida daquela de nossos antepassados animais, e que servem para dois fins: a proteo do homem contra a natureza e a regulamentao dos vnculos dos homens entre si. (Freud, 1930/2010, pg. 49)

Investigando as primeiras manifestaes culturais, para prosseguir em sua anlise, Freud descreve que os primeiros atos culturais foram utilizao de instrumentos, o controle do fogo e a edificao de moradias. A partir destes artefatos, o homem pde qualificar seus rgos e ir alm de
21

obstculos que at ento lhe eram impostos pelo seu prprio corpo. Por exemplo: avio, navio (movimentao) culos, telescpio (supera a estrutura limitada pela retina) cmera fotogrfica e discos (apreendem memrias visuais e sonoras). .Quanto a casa, Freud refere-se com certa nfase, sobre a segurana que ela remete e descreve: A casa, um sucedneo do tero materno, a primeira e ainda, provavelmente, a mais ansiada moradia, na qual ele estava seguro e sentia- se bem. (Freud, 1930/2010, pg. 51) Em seguida, o autor traa alguns pontos da histria cultural do homem e a relao com seu desejo. Inicialmente a onipotncia e oniscincia eram designadas aos deuses, tambm a eles era permitido (como foi manifestado posteriormente nos instrumentos) o que a ns era impossvel ou proibido. Com a cincia e a tcnica, o prprio homem aproximou-se da imagem de um deus. Ainda assim, certo que avanos inimaginveis ocorreram, mas no podemos dizer que o homem sente-se feliz por ter se aproximado desta semelhana com Deus. (Freud, 1930/2010) Ao se voltar para o modo como foram e so reguladas as relaes dos homens, Freud afirma que as relaes s podem ser baseadas em um elemento cultural quando h uma maioria se sobrepujando a um indivduo, uma vez que, esse devido sua fora fsica poderia se erigir diante dos demais. A essa fora da maioria, Freud chama de Direito em oposio fora do indivduo classificada como fora bruta. A essncia da civilizao reside nestes limites que at ento, o indivduo no conhecia. (Freud, 1930/2010) O desenvolvimento do Direito deve se expressar no na vontade de um grupo seleto, mas na possibilidade de todos poderem sacrificar seus instintos para contriburem com a civilizao. No que tange liberdade individual, esta no foi garantida pela cultura. Ela era bem mais expressiva antes da civilizao, no entanto, no havia de quem proteg-la para que ela fosse vista como um bem. Desta maneira, muitos dos engodos travados na civilizao so para equalizar as vontades do indivduo com as do grupo. (Freud, 1930/2010)

22

Ao questionar a ideia de que a civilizao levaria o humano para a perfeio, Freud passa a relacionar o desenvolvimento da cultura com a fase anal da criana, uma vez que, esta to marcante na criana que se apresentar como um trao de carter no adulto. A ordem e limpeza so manifestaes desta fase e ainda se mostram presentes na fase adulta. Sobre estas marcas que no se apagam no aparelho psquico, o autor apresenta a comparao com uma cidade em runas que d lugar a uma metrpole. Mesmo tendo sido destruda, h runas que permanecem. Para uma comparao completamente eficaz, a metrpole deveria existir junto cidade antiga, o que nos mostra a complexidade imensa do aparelho psquico. Esta permanncia de traos que no se apagam, ir valer no s para o desenvolvimento do indivduo, mas tambm da espcie. Freud aponta para um fator biolgico que teria sido de suma importncia no

desenvolvimento da cultura. A chamada represso orgnica (Freud, 1930/2010) designa o momento em que o olfato deixou de prevalecer diante da viso, caracterizando o andar ereto do homem. A brecha para o desenvolvimento do processo civilizatrio estaria nesta postura ereta, acompanhada da possvel predominncia dos estmulos visuais sobre os olfativos. Esta hiptese justificaria tambm a repulsa pelas fezes que no encontrada no beb, mas que lhe ensinada energicamente. Portanto, a mais profunda raiz da represso sexual que acompanha a cultura a defesa orgnica da nova forma de vida, adquirida com a postura ereta. (Freud, 1930/2010, pg. 73) No seria a toa que o cachorro um animal classificado como o amigo fiel e ao mesmo tempo, utilizado como xingamento, pois um animal do olfato, que no tem horror aos excrementos, e no se envergonha de suas funes sexuais. (Freud, 1930/2010, pg. 63) Estes e outros fatores mostram-nos como o desenvolvimento libidinal do indivduo e da civilizao caminham prximos, fato este, evidenciado no conceito de sublimao, o qual se refere a capacidade de transformao dos instintos em algo que possa ser culturalmente valorizado. Poderamos dizer que: A sublimao o destino imposto ao instinto pela civilizao. (Freud, 1930/2010, pg. 60) No entanto, esta imposio no totalmente bem sucedida. A ebulio
23

instintual que no cessa nos indivduos, no permite que a civilizao os domine completamente. Ou seja, a cultura necessita da renncia instintual para que ela possa se manter, ao mesmo tempo, ocorre uma compensao econmica instintual nos indivduos em que a sublimao passa a ser um modo de satisfao. Para investigarmos com mais detalhes o desenvolvimento libidinal dos indivduos e sua relao com a civilizao, voltemo-nos para mais algumas questes primitivas. (Freud, 1930/2010) Diante da tarefa de melhorar sua sorte na Terra, o homem percebeu que o outro lhe poderia ser til como colaborador neste trabalho. Freud supe que a famlia teria surgido a partir disto, a vantagem que existiria na permanncia do outro em que o macho se satisfaria com as fmeas e estas estariam protegidas por ele. Entretanto, nesta poca, o pai-chefe no possua limites. Referindo-se a horda primitiva, j citada anteriormente neste trabalho, o autor aponta que os irmos teriam percebido que o grupo poderia ser mais forte que o indivduo. A partir deste fato, a vida humana basear-se-ia na compulso ao trabalho (necessidade externa) e no poder do amor (homemmulher, mulher-criana). Era de se esperar que as comunidades se ampliassem cada vez mais e o progresso as regesse... Seguindo esta perspectiva, de se estranhar o fracasso na felicidade de seus membros. (Freud, 1930/2010) Na sequncia, Freud reflete sobre uma das mais comuns e possivelmente mais antigas exigncias culturais: Ama teu prximo como a ti mesmo. Segundo ele, certa que anterior ao cristianismo. Esta mxima nos mostra a importncia de nosso amor- prprio e o equipara ao amor ao prximo, independente de quem seja este prximo. Conhecido ou no, melhor amigo ou algum desconhecido, deve-se amar. Como amar igualmente algum to prximo e algum que estranho? Freud afirma que este preceito no pode ser racionalmente indicado. Ao estranho, no seria dado o amor, mas ele teria direito ao dio, a hostilidade. Tal sentimento se desenvolveria, pois, o outro nada deve a mim, ou seja, no se importa em me caluniar, zombar ou exibir seu poder, pois

24

quanto maior a segurana dele, maior o meu desamparo. Se a atitude do outro fosse contrria, nada ento, teria a se objetar contra o mandamento. (Freud, 1930/2010) Para Freud, o que mandamentos como esse ignoram :
o ser humano no uma criatura branda, vida de amor, que no mximo pode se defender, quando atacado, mas sim que ele deve incluir, entre seus dotes instintuais, tambm um forte quinho de agressividade. (Freud, 1930/2010, pg. 76)

Ou seja, o prximo no apenas uma possibilidade de objeto sexual, mas tambm de satisfao da agresso. Afirma que quem aprendeu com a vida e com a histria no discorda da afirmao de Thomas Hobbes, O homem o lobo do homem. E cita exemplos de momentos em que o ser humano no poupou aqueles que eram de sua prpria espcie (invases dos hunos, conquista de Jerusalm e a recente Guerra Mundial). (Freud, 1930/2010) Buscando compreender tais fenmenos, Freud utiliza-se do conceito estruturado em 1920 e o traz para tentar compreender questes presentes na cultura que envolvem a presena ou ausncia da agressividade manifestada pelos homens. 3.2 A pulso de morte e a cultura

A teoria das pulses descrita por Freud em Alm do Princpio do Prazer (1920), muito cara a este trabalho, sendo assim, tomaremos um trecho do mesmo para explicit-la de forma clara. Em 1920, Freud aponta o carter conservador da vida orgnica pautado na compulso a repetio. Verificado no trecho:
Um instinto seria um impulso, presente em todo organismo vivo, tendente restaurao de um estado anterior, que esse ser vivo teve de abandonar por influncia de perturbadoras foras externas, uma espcie de elasticidade orgnica ou, se quiserem, a expresso da inrcia da vida orgnica. (Freud, 1920/2010, grifos do autor, pg. 202)

Por meio desta afirmao, o autor questiona a ideia de nossos impulsos nos levarem a um desenvolvimento e mudanas promissoras. Nesta linha, podemos afirmar que as ditas inovaes, nada mais foram do que adaptaes s mudanas externas para se chegar a um mesmo fim, apenas por diferentes vias. No poderia a vida ser algo desconhecido ao instinto. Assim, a vida (trata-se
25

aqui, da vida em sua noo bioevolutiva (Freud apud Monzani, 1991) e no somente do indivduo) seria uma tentativa constante de tentar retornar, a um estado que anteriormente foi experienciado. Ainda sobre a ideia do carter conservador das pulses, Freud afirma:
Se lcito aceitarmos, como experincia que no tem exceo, que todo ser vivo morre por razes internas retorna ao estado inorgnico, ento s podemos dizer o objetivo de toda vida a morte, e, retrospectivamente, que o inanimado existia antes que o vivente . (Freud, 1920/2010, pg. 204, grifos do autor)

Trata- se de uma hiptese em que foras ainda inteiramente inimaginveis (Freud , 1920/2010, pg. 204) agiram sobre a matria inanimada. Diante de tal tenso, a matria buscou anular a si mesma, sendo este o primeiro instinto, o de retornar ao inanimado. Com isso, a matria teria nascido e morrido sucessivas vezes, at que influncias externas teriam dificultado este caminho at a morte. Estes ditos rodeios em direo a morte seriam o que, hoje, compreendemos como a prpria vida. Freud salienta que se nos ativermos teoria conservadora dos instintos, ser difcil apontar outro esquema sobre a origem e o objetivo da vida. (Freud, 1920/2010) Portanto, se at naquele momento a psicanlise se apoiava nos instintos de autoconservao, o que se dizer agora, ao afirmar que a vida instintual nos direciona a morte? (Freud, 1920/2010) O foco agora outro, estes instintos passam a ter a dura misso de retardar a morte, objetivo perseguido a qualquer custo, pelo instinto de morte presente em todo organismo. Assim, Freud faz as primeiras pontuaes sobre a interao entre os instintos de vida e morte. Em que o primeiro insiste em postergar a morte para prolongar a jornada e o segundo precipita-se frente buscando alcanar a meta da vida. (Freud, 1920/2010) Portanto, ao lado de Eros (instintos sexual e auto-conservao) que buscaria conservar a substncia vivente juntando-a a partes cada vez maiores, existira Tnatos (instinto de morte) voltado para a completa desintegrao da substncia, buscando retornar ao estado inorgnico. No entanto, apesar de parecerem distintos, uma anlise minuciosa nos leva a perceber o quo fundidos esto estes dois instintos nas aes em que presenciamos no dia-a-dia, uma vez que, o instinto de morte revela-se como destruio e agresso, mas necessita do ser vivente para sua satisfao. Bem como,

26

o sadismo que seria uma forte fuso entre o amor e a destruio, ao passo que, o masoquismo seria o direcionamento da destruio aliada sexualidade dirigida internamente. (Freud, 1930/2010) O sadismo e o masoquismo foram essenciais para a percepo da fuso entre o contedo ertico e a destruio. Entretanto, ouve resistncia nos crculos psicanalticos para o conceito de instinto de morte. Nas palavras do autor: Pois as crianas no gostam de ouvir, quando se fala da tendncia inata do ser humano para o mal, para a agresso, a destruio, para a crueldade (Freud, 1930/2010, pg. 88) Algumas ideias criadas pela cultura tornam-se vagas, como a semelhana com Deus em sua infinita bondade que contrasta com esta inquestionvel existncia do mal em ns. (Freud, 1930/2010) Portanto, a agresso mostra-se a civilizao como um obstculo instransponvel. A cultura seria um processo a servio de Eros, na medida em que visa unir os indivduos em povos, comunidades, famlia; o porqu disso? No sabemos, simplesmente a obra de Eros. (Freud,

1930/2010, pg. 90) O trabalho no suficiente para que haja ligao entre as pessoas pertencentes cultura, necessrio que elas estejam ligadas libidinalmente. Contudo, Eros no est sozinho neste processo, o instinto de agresso (representante maior do instinto de morte) partilha com Eros o domnio do mundo. Podemos dizer que o motor da cultura trata-se deste embate. Luta essencial da vida, vital para a espcie humana. (Freud, 1930/2010) Freud afirma no saber por que os demais animais no revelam luta semelhante, lana a hiptese de que talvez, eles tenham encontrado certo equilbrio com o meio (estacionando seu desenvolvimento), 1930/2010) Diante desta agresso intrnseca ao humano, a sociedade estar sempre ameaada de desintegrao. A partir disto, percebe-se a necessidade das restries vida sexual, a importncia das identificaes e do mandamento ideal de amar ao prximo. A civilizao que deseja o monoplio da violncia por meio da lei que pune o infrator fracassa na tentativa de cont-la
27

fato

que

nosso

permanente descontentamento

no

permitiu.

(Freud,

totalmente, pois, a lei no capaz de abarcar todas as possibilidades e sutilezas em que a agressividade humana pode se expressar. (Freud, 1930/2010) Para Freud, os comunistas que creem na propriedade privada como responsvel pela corrupo do ser humano, gerando relaes de poder entre opressor e oprimido, afirmam que sua abolio resultaria na extino de todo mal. Isso se trata, na verdade, de uma iluso insustentvel (Freud, 1930/2010). A agressividade no surgiu com a sociedade privada e teria alcanado seu xito na pr-histria. Suas manifestaes na infncia j so claras durante a fase anal e servir de base para a formao de vnculos posteriores. Mesmo que se elimine a propriedade privada, no que tange as relaes sexuais, a concorrncia no ser menos enrgica. E se ainda sim, imaginarmos a total liberao sexual, abrindo mo da famlia que a a celular germinal da civilizao, este trao da natureza humana jamais nos abandonar. (Freud, 1930/2010) Pois, ainda que o homem espere uma diminuio dos sofrimentos e um sistema que o faa mais feliz no decorrer do avano da cultura, talvez nos familiarizemos igualmente com a ideia de que h dificuldades inerentes cultura, que no cedero s tentativas de reforma. (Freud, 1930/2010, pg. 83) Diante destas dificuldades, Freud aponta que se torna mais simples ligar as pessoas pelo amor quando lhes dada um foco para a agresso. Assim, as pequenas zombarias entre espanhis/portugueses, ingleses/escoceses so chamados de narcisismo das pequenas diferenas, ou seja, uma possibilidade de exteriorizao da agressividade. Bem como, nas perseguies religiosas algo semelhante acontece. Como os alemes na perseguio contra os judeus, e at mesmo, os soviticos buscando eliminar a burguesia. (Freud, 1930/2010) No entanto, veremos que existem outros modos de tentativa de conteno da agresso e a culpa ser um fator imprescindvel para a manuteno da civilizao.

28

3.3 A cultura e sua forma de conteno a agresso: o sentimento de culpa

Sabendo-se que a agresso age na cultura, do que esta se valeria para cont-la? Olhando a partir do desenvolvimento do indivduo, percebemos que desde o incio a agressividade introjetada. Ela acolhida como parte do Eu e diferenciada como Super-eu e passa a manifestar-se como conscincia moral. A tenso entre o Eu e o Super-eu chamamos de sentimento de culpa e apresenta-se como necessidade de punio. Ou seja, a civilizao instala uma espcie de guarnio em um territrio conquistado como meio de desarmar e vigiar o Eu. (Freud, 1930/2010) A atribuio mais comum ao sentimento de culpa que ele se mostra quando uma pessoa faz algo considerado mau. Entretanto, vamos perceber que esta resposta no suficiente. Pois, a culpa advm muitas vezes apenas com o propsito de execuo daquilo que considerado mal, no necessariamente com a realizao. Desta forma, iguala-se o propsito com a realizao. No cabvel a adoo de um bem e mal naturais, como Freud j afirmara quinze anos antes. Pois, dada estrutura conceitual que chegamos a este momento, sabemos que o mal , na verdade, no algo nocivo ao Eu, mas um ato que ele deseja e lhe d prazer. Freud retoma a ideia de Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) e a expe de forma mais clara. Durante a infncia, o outro se faz presente, e determina o que classificado como bom ou mau. O motivo pelo qual o indivduo se rende a esta influncia, o medo da perda do amor. Perda que o deixaria suscetvel a perigos externos e acarretaria em possveis castigos da autoridade que ele violou. A renncia instintual realizada em nome deste amor e proteo. Portanto, o que chamado de mal, uma atitude que ameaa a perda do amor de outro que nos protege , por medo da concretizao deste fato, evita- se o que mal. (Freud, 1930/2010) Portanto, no importa a realizao do ato ou apenas seu planejamento, o que est em questo o fato da autoridade tomar conhecimento do desejo e as consequncias seriam as mesmas em ambos os casos. (Freud, 1930/2010) Ao que se chama neste estgio de m conscincia melhor
29

denominado de medo da perda do amor. Tanto na criana, quanto em muitos adultos, a questo essa, a autoridade saber ou no. Isto ir balizar a deciso a ser tomada de realizar o ato. E desta questo, que a sociedade se vale. No entanto, o advento do conceito de Super-eu possibilita a gnese da conscincia moral. Pois, diante dele, se desfaz como questo o ser ou no descoberto e desejar ou realizar o mal, pois nada se pode esconder diante do Super-eu, nem mesmo os pensamentos. A autoridade, antes

externa, representada pelo outro que garantia amor e proteo, agora parte do aparelho psquico e no fornece garantia alguma. Os motivos desta agressividade apresentada pelo Super-eu, revela os traos impressos de sua gnese edpica. Sendo assim, sempre que lhe for possvel, atormentar o Eu com sensaes de angstia e colocando-o em oportunidades para ser punido pelo mundo exterior. (Freud, 1930/2010) Por exemplo, quando o indivduo acredita estar bem, ele no dirige seu olhar para aquilo que poderia lhe condenar, no entanto, quando algum mal lhe acomete, instantaneamente ele busca justificativa em seus atos, tentando entender o mal que lhe acometeu, como uma condenao por algo que ele teria feito. Neste caso, o destino assemelha-se a instncia parental, pois, diante da iminente perda do amor, volta-se a ele buscando redeno. (Freud, 1930/2010) Assim, podemos dizer que o sentimento de culpa possui duas fontes: o medo da autoridade, e, posteriormente, o medo do Super-eu. O primeiro obriga as renncias instintuais (devido ao medo da perda do amor e do castigo) e perpetuado pelo segundo, com a diferena de que deste, nada possvel esconder. Ele no retribui como o amor da autoridade e o desejo persiste, provocando constantemente o sentimento de culpa. No entanto, carrega traos do medo da perda do amor da autoridade: A agressividade da conscincia conserva a da autoridade. (Freud, 1930/201 0, pg. 98) Portanto, no qualquer satisfao instintual contrariada que resulta em sentimento de culpa, mas somente a internalizao dos instintos agressivos. Mas ento somente a agressividade que se transformou em sentimento de culpa, ao ser suprimida e transmitida para o Super- eu (Freud,
30

1930/2010, pg. 112). Diante da experincia clnica, a represso de desejos sexuais (formao de sintomas) relaciona-se com o sentimento de culpa da seguinte forma: Quando uma tendncia instintual sucumbe represso, seus elementos libidinais se transformam em sintomas, seus componentes agressivos, em sentimento de culpa. (Freud, 1930/2010 , pg.113) Busquemos mais alguns exemplos para esclarecer o mecanismo de introjeo da agressividade e o sentimento de culpa. Quando uma criana direciona sua agressividade a uma autoridade, que lhe provm amor e proteo, no a defere por medo, logo o instinto agressivo internalizado. Ele acolhido internamente e passa a ser utilizado pelo Super-eu que permanece atento a toda agressividade que a criana almeje expressar para aoitar novamente o Eu. Portanto, esta relao Super-eu e Eu, traz fortes marcas da relao pai e filho. Esta relao o retorno deformado pelo desejo, de relaes reais entre o Eu ainda no divido e um objeto externo. Entretanto, vale ressaltar que a agressividade do Super-eu no se refere aquela experimentada, mas sim, aquela que teria sido dirigida a autoridade. Desta forma, a conscincia moral se consolida sobre a supresso de uma agresso e se mantm devido a novas supresses. (Freud, 1930/2010) Sendo assim, h uma relao entre o rigor da educao e a formao do Super-eu, mas no podemos formul-la de forma direta. Franz Alexander afirma que um pai passivo possibilita a formao de um Super-eu muito rgido, pois, diante de tamanha compreenso paterna, a criana no v outra sada a no ser internalizar a agressividade. J a criana que foi educada sem amor, no havendo tenso entre Eu e Super-eu, a agressividade passa a ser massivamente externalizada. (Franz Alexander apud Freud, 1930/2010) Desta maneira, podemos calcar uma conscincia moral severa em dois fatos: a frustrao do instinto, que desencadeia a agressividade, e a experincia do amor, que volta essa agressividade para dentro e a transfere para o Super- eu. (Freud, 1930/2010, pg. 102) Ademais, Freud descreve uma importante relao entre a renncia e a conscincia moral. Inicialmente, a conscincia moral (antes medo da perda do amor) a causa da renncia, fato este
31

que se inverte posteriormente. A culpa passa a fortalecer-se diante de cada renncia e esta passa a ser uma fonte dinmica da conscincia (Freud, 1930/2010, pg. 99) A partir deste argumento, podemos afirmar que a conscincia moral no se estagna em sua forma inicial, mas reforada a cada renncia que o indivduo opta por realizar. (Freud, 1930/2010) Freud traz a questo do pai da horda primitiva para continuar a investigao do sentimento de culpa. E relata que quando uma criana reage com agressividade diante da renncia que ela deve fazer, na verdade, o seguimento de um modelo filogentico, pois o pai primitivo era cruel e agressivo. Indica que no podemos negar a possibilidade de que o sentimento de culpa da humanidade advm do complexo de dipo e foi primeiramente adquirido no assassinato do pai pelo bando de irmos. Esta mesma agresso, suprimida, seria a fonte do sentimento de culpa na criana. (Freud, 1930/2010) Para olhar um pouco mais detalhadamente, a questo da horda primitiva, discutamos como o arrependimento e o sentimento de culpa podem ser analisados e diferenciados neste acontecimento seminal para a humanidade na teoria freudiana. O arrependimento revela a ambivalncia afetiva primordial, indicando que depois da satisfao do dio, o amor se mostrou presente, formando o Super-eu por meio da identificao com o pai. A inclinao agressiva contra o pai permaneceu nas geraes seguintes, fortalecendo o Super-eu a cada supresso. Deste modo podemos dizer que o amor participou da gnese do sentimento de culpa e sua inevitabilidade. Ou seja, o sentimento de culpa no reside na execuo ou no da morte do pai, mas sim, na ambivalncia afetiva, no embate entre Eros e o instinto de morte. Conflito esse que incitado quando o ser humano estabelece comunidades, com a famlia, manifestando-se no complexo de dipo, e a conscincia moral para que o convvio social seja possvel. (Freud, 1930/2010) Freud descreve que as comunidades formam um Super-eu de acordo com a evoluo cultural. Percebemos quando fortes ideais impostos aos indivduos, caso eles no sigam, so
32

acometidos pela chamada angstia de conscincia. Desta forma, as exigncias do Super -eu so mais perceptveis nos grupos do que no individuo, pois neste as exigncias ficam inconscientes, sendo manifestadas apenas as recriminaes, enquanto os preceitos do Super-eu so facilmente detectados na comunidade cultural. (Freud, 1930/2010) Estas exigncias do Super- eu cultural so tambm denominadas como tica. A ela sempre foi dada muita importncia, entretanto, ela se apresenta como uma fantasia teraputica capaz de atingir as exigncias do Super-eu que at ento fracassaram de ser atingidas por outros mtodos. O autor nos alerta que a educao deveria voltar-se no somente para as questes da sexualidade, mas tambm para a agresso. Pois, a educao deveria indicar o caminho para os jovens, alertando-os de que: Assim deveriam ser os homens, para serem felizes e tornarem os outros felizes; mas preciso ter em conta que eles no so assim. (Freud, 1930/2 010, pg. 107) No entanto, a eles ensinado que os homens so virtuosos, portanto, exigem que eles tambm o sejam. (Freud, 1930/2010) Por fim, a unio na cultura necessita de um impulso ertico interno para manter os homens como massa e para isso, o processo civilizatrio no pode prescindir de um forte sentimento de culpa. Freud apresenta uma citao de Hamlet, para ilustrar que a covardia deve ser a regra para o estabelecimento de uma civilizao: Assim a conscincia nos torna a todos covardes.

33

4. Discusso
4.1 A importncia da hiptese da horda primal

Considerando a importncia desta hiptese para a estruturao dos conceitos de agressividade e sentimento de culpa neste trabalho examinados, julgamos pertinente buscar na literatura as referncias horda primitiva e sua articulao com a teoria freudiana. Ritvo aponta em Moiss e o Monotesmo (1939), a descrio de Freud sobre como chegou hiptese presente em Totem e Tabu (1913). Ele afirma ter tomado emprestadas as ideias de Darwin, Atkinson e Robertson Smith para a formulao da ideia que sustenta em sua teoria a gnese do processo cultural. Do primeiro, resgata a ideia dos seres humanos inicialmente viverem em pequenas hordas onde um homem tinha direito sobre todas as mulheres, afastando os demais, inclusive seus filhos. Do segundo, adiciona o modelo patriarcal primitivo que se encerrou com uma rebelio dos filhos contra o pai, dominando-o e posteriormente devorando-o. Por ltimo, de Smith toma a ideia dos filhos, em uma tentativa de cessar os conflitos, renunciarem as mulheres pelas quais haviam assassinado o pai, e darem incio a exogamia e ao matriarcado. (Freud apud Ritvo, 1990) Em sua Autobiografia (1925), Freud afirma no se referir horda como uma massa de pessoas enorme e desorganizada, mas um grupo mais ou menos organizado de tamanho limitado que Atkinson (1903) denomina famlia ciclpica. (Freud apud Ritvo, 1990). Ritvo afirma que esta a organizao mais antiga, possvel de ser constatada, pois algumas tribos ainda preservam este modo de organizao: bando de homens em que todos esto sujeitos ao sistema totmico, bem como a herana atravs da me. E Freud retifica em Totem e Tabu (1913) que as condies supostas por Darwin podem facilmente tambm ser observadas em manadas de bois e cavalos selvagens. (Freud apud Ritvo, 1990)

34

Freud deixa claro, este acontecimento, ao qual ele mesmo ir denominar como pecado original, deu incio a organizao social, religio e restries ticas. (Freud, 1925/1996) Ou seja, da cultura propriamente dita. Como j afirmado em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) aps o fim do perodo totmico, em que o animal substituto do pai deixou de ocupar seu lugar, uma nova figura ambivalente, temida e odiada, reverenciada e invejada, se fez possvel, com esboos de um Deus-cristo. Hiptese reforada a partir da existncia de um ritual cristo que traz traos em comum com a refeio totmica, chamado de comunho, observao esta realizada por Robertson Smith e Frazer. (Freud, 1925/1996) Ao final de sua Autobiografia (1925), Freud apresenta uma interessante correlao entre os textos Totem e Tabu (1913) e O Mal-estar na cultura (1930) e afirma seu desejo em estudar a religio e a moralidade, a partir do panorama traado:
No prp rio clmax do meu trabalho psicanaltico, em 1912, j tentara, em Totem e Tabu, fazer uso dos achados recm-descobertos da anlise a fim de investigar as origens da religio e da moralidade. Levei ento esse trabalho mais um passo frente em dois ensaios ulteriores, O futuro de uma Iluso (1927c) e O Mal-Estar na Civilizao (1930a). Percebi ainda mais claramente que os fatos da histria, as interaes entre a natureza humana, o desenvolvimento cultural e os precipitados das experincias primitivas (cujo exemplo mais proeminente a religio) no passam de um reflexo dos conflitos dinmicos entre o ego, o id e o superego que a psicanlise estuda no indivduo so os mesmssimos processos repetidos numa fase mais ampla. (Freud, 1925/1996, pg.76)

Segundo Mezan (2005), a hiptese da horda primitiva tornou-se crucial para explicao de fatos que vo das questes religiosas aos vnculos que mantm uma sociedade como uma configurao possvel. A partir disso, afirma que o social traz algo em comum com o psquico, pois foi com o assassinato do pai primitivo que se instituiu o complexo de dipo tendo como consequncias a culpabilidade e a proibio do incesto to caras manuteno do contexto cultural. Ritvo discorda de Mezan, pois para esta autora o complexo de dipo no parece coincidir com o episdio da horda primal, pois afirma que Freud concordou com a afirmao de Frazer: assim a origem ltima da exogamia, e com ela da lei do incesto j que a exogamia foi planejada para evitar o incesto permanece como um problema quase to obscuro como sempre. (Frazer apud Ritvo, 1990, pg. 143)
35

Birman (2010) afirma que a horda primal se trata de uma aluso construo da democracia no Ocidente, culminando em uma suposta igualdade entre os irmos aps o assassinato do pai primitivo. No localizamos esta afirmao na obra freudiana e como j argumentamos

anteriormente, Freud est trabalhando em uma perspectiva evolucionista quando se refere questo da horda, no poltica. Ademais, Birman (2010) busca aproximar Freud, em seus textos anteriores ao Mal-estar na civilizao (1930) Rousseau. O autor busca fazer uma ligao a partir da questo da piedade. Em Trs ensaios sobre a sexualidade (1905), Freud descreve a transformao do sadismo originrio em masoquismo secundrio (Freud, 1905/1996). Birman interpreta esta ideia como a possibilidade de piedade. Entretanto, ao contrrio deste autor, entendemos este mecanismo como uma experincia ainda mais profunda da culpa que se materializar como conceito fundamental para a estruturao da civilizao no O Mal-estar da cultura (1930). Afirmamos isso, pois, j em 1905, entendemos que Freud j estava ciente da crueldade como elemento indissocivel do processo civilizatrio, como podemos verificar no seguinte trecho: Que a crueldade e a pulso sexual esto intimamente correlacionadas -nos ensinado, acima de qualquer dvida, pela histria da civilizao humana. (Freud, 1905/1996, pg. 150) Portanto, no encontramos espao para interpretao de piedade, pois a crueldade, marca do sadismo, est voltada para o prprio indivduo no masoquismo. Aps a admisso do conceito de pulso de morte, Birman (2010) afirma que poderamos aproximar Freud de Thomas Hobbes. A proximidade clara quando Freud cita o filsofo em seu prprio texto: O homem o lobo do prprio homem em O Mal-estar na Civilizao (1930). No entanto, entendemos que a teoria freudiana culminou nesta viso de mundo e seria uma mudana demasiadamente radical para um autor que j localizava no homem primitivo, traos que perpetuam no homem moderno.

36

Traos estes descritos, em 1913, no texto Totem e tabu (1913) quando Freud relata semelhanas entre as obsesses do homem civilizado e os tabus dos primitivos. A proximidade estaria na forma como elas se expressam, pois ambas no possuem um motivo para esclarecer o porqu de determinadas aes frente a algumas situaes. Alm disso, h tambm o fator da punio interna presente nos dois casos. No h necessidade de uma ameaa externa frente a qualquer transgresso, uma convico inabalvel rege os atos de ambos. (Freud, 1913/1975) Assim tambm se proceder na civilizao em que o Supereu estabelece algumas condutas, as quais, nem sempre o indivduo possui uma justificativa para tal. O prprio Freud cogita que o homem primitivo apresentaria mais restries do que os civilizados. (Freud 1930/2010) Enfim, o bilogo evolucionista, Stephen Jay Gould afirma que a hiptese da horda primitiva descrita por Freud, tornou-se muito complicada de ser aceita considerando as descobertas recentes nesta rea. Apesar disto, ele pondera que a hiptese criada por Freud, no se trata de um mito ou metfora, mas sim de um argumento lgico que o autor buscou para fazer referncia em sua teoria. (Gould, 1987) Portanto, compreendemos que a hiptese da horda primal, no deve ser desconsiderada, dada sua importncia na estruturao dos argumentos freudianos frente o complexo desafio de traar as bases fundamentais da civilizao. 4.2 A agressividades suas origens e perspectivas

Percebemos que apesar de Freud ter se decepcionado com as atitudes do homem na primeira guerra mundial, o autor j indicava forte presena da agressividade no humano, o que depois ganhou um contorno conceitual maior com a admisso do conceito de instinto de morte. Podemos afirmar que a agressividade intrnseca ao humano, compreendida por Freud em 1915, aproximavase claramente da ideia de dio. Este que seria a primeira reao frente ao mundo externo como
37

consta em O instinto e seus destinos (1915) aps deixar a segurana e o conforto do tero materno. (Freud, 1915/2010) No entanto, o sentimento de dio tambm aparece aps a fase sdico-anal, desta vez, ligado ao amor. A gnese de ambos, em 1915, um assunto bastante complexo a ser esclarecido com o aporte terico que psicanlise oferecia na poca:
O amor e o dio, que se nos apresentam como uma total oposio material, no se acham portanto numa relao simples um com o outro. No nasceram da ciso de algo primordialmente comum, mas tm origens diversas e perfizeram cada qual uma evoluo prpria, antes de formarem um par de opostos, sob influncia da relao prazer-desprazer. (Freud, 1915/2010, pg. 78)

J em 1930, Freud conta com os conceitos de instintos de vida e morte para responder de forma mais contundente esta questo. Apesar de afirmar que o primeiro aquele que une e o segundo o que destri e separa (Freud, 1920/2010), o prprio autor aproxima estes conceitos da relao amor-dio, na carta escrita a Albert Einstein intitulada Por que a guerra? (1932). Ao apresentar a teoria dos instintos na carta, ele afirma: Como v, isso apenas uma transfigurao terica da conhecida oposio entre amor e dio. (Freud, 1932/2010, pg. 426) Diante disso, encaramos como possvel algumas aproximaes tericas, na medida em que o dio e a agresso em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) constituem um terreno frtil para a futura estruturao do conceito de instinto de morte, particularmente, no que tange ao fato de um instinto de agresso intrnseco ao ser humano. No entanto, referente s questes metapsicolgicas implicadas na gnese do conceito de instinto de morte, neste sentido no encontramos correspondncias quinze anos antes. Pois, o instinto de morte ter a importante funo de romper possveis ligaes de representaes com afetos, fato apresentado em 1920 em Alm do Princpio do Prazer. (Freud, 1920/2010) Birman (2005) afirma j haver indcios do instinto de morte em 1915, no entanto, ele se utiliza do texto citado anteriormente O instinto e seus destinos (1915) para argumentar, e aponta que

38

ao referir-se aos conceitos de sublimao e recalque, Freud afirmaria a necessidade da energia voltar para o indivduo e tornar-se passiva. (Freud apud Birman, 2005) Birman realiza uma leitura a partir de uma viso mortalista e antivitalista do texto Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915), e entende ser possvel o prenncio de um instinto que nos dirige a morte, j neste momento da teoria freudiana. No entanto, interpretamos que nesta poca, existe apenas a afirmao de um instinto agressivo no homem e no de um que o direcione a morte. H outro exemplo que podemos constatar um terreno possvel para uma futura definio do conceito de pulso de morte. Freud sugere em sua discusso sobre a guerra e a morte que reconheamos o assassino em ns. Ou seja, h aqui mais uma ideia da inclinao destruio, a morte do outro, mas no a morte de si. (Freud, 1920/2010) Ainda tomado pela ideia de que este reconhecimento nos tornaria mais capazes de controlar nossa agressividade, ele compreende que esta tomada de conscincia, mediante a afirmao de nosso desejo de matar, tornaria a vida mais suportvel. Esta mesma postura se faz questionvel em 1930, uma vez que, o instinto de morte parece mostrar-se como um obstculo instransponvel aos ideais civilizatrios. Alm disso, Freud nos alerta que os impulsos no so bons, nem maus em si que este tipo de valorizao dado pela comunidade. Apesar de sua classificao ser designada pelo convvio social, sua gnese no se encontra nela. Pelo contrrio, as disposies independem da questo cultural, o fator da cultura ir surgir como regulador na satisfao destes impulsos. (Freud, 1915/2010) A afirmao de que os impulsos egostas e cruis no so um fenmeno civilizatrio, pode ser verificada em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915), no seguinte trecho: H de admitir que todos os impulsos que a comunidade probe como sendo maus tomemos como representativos e cruis esto entre os primitivos. (Freud, 1915/2010, pg. 219)
39

Esta ideia ser reafirmada no texto de 1930, aps a formulao do conceito de instinto de morte, como podemos verificar:
Portanto, em tudo o que segue me atenho ao ponto de vista de que o pendor agresso uma disposio de instinto original e autnoma do ser humano, e retorno ao que afirmei antes, que a civilizao tem a o seu mais poderoso obstculo. (Freud, 1930/2010, pg. 90)

Ainda sobre a impossibilidade de extirpao e constitucionalidade da agresso no humano, em 1930, Freud afirma:
Nunca dominaremos completamente a natureza, e nosso organismo, ele mesmo parte dessa natureza, ser sempre uma construo transitria, limitada em adequao e desempenho. (Freud, 1930/2010, pg. 43)

Ideia esta j trazida quinze anos antes quando Freud refora a importncia de ligar os impulsos erticos aos egostas, uma vez que, estes no so passveis de serem extirpados. (Freud, 1915/2010) Em 1915, Freud aponta que a sociedade no se importa com a composio dos impulsos cruis com os erticos, apenas almeja classificar as atitudes dos seres humanos em boas ou ms, e no investigar os motivos que os levam a comet-las. A respeito disso, ele aposta no que chama de enobrecimento instintual, ou seja, uma capacidade cada vez mais pessoas buscarem esta composio dos instintos. Apesar de no ser fcil, ele visualiza uma possibilidade clara nesta atitude. J em 1930, no encontramos a permanncia desta ideia. Tendo como passagem, o texto O futuro de uma iluso (1928), a viso de Freud em relao ao homem no parece ser de grandes possibilidades. O homem deixa de ser dotado da capacidade do enobrecimento para ser um animal a ser domesticado, fato este, verificvel na citao: A civilizao, portanto, tem de ser defendida contra o indivduo, e seus regulamentos, instituies e ordens dirigem- se a essa tarefa. (Freud, 1928/1975, pg. 16) Freud destaca a importncia do trabalho na comunidade civilizada. Referindo-se que nenhuma outra tcnica prende de maneira to efetiva, o ser humano na realidade da comunidade
40

civilizada. Sendo assim, ele necessita de fortes componentes libidinais narcsicos, agressivos e mesmo erticos para se manter com o carter de suma importncia que lhe foi designado. Ainda sim, descreve que o trabalho e a felicidade nem sempre caminham juntos e que boa parte dos homens, trabalha apenas por necessidade, lembrando a averso humana ao trabalho citada em Futuro de uma iluso (1927). (Freud, 1930/2010) Freud julga indispensvel o controle da massa por uma minoria, pois considera a primeira como preguiosa, pouco inteligente e sem amor a renuncia instintual (Freud, 1927/1996, pg. 17) Constatao esta, ausente em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) quando o autor cr que a maioria dos seres humanos pode atingir o enobrecimento instintual por meio do esforo e da cincia. Portanto, so mnimas as possibilidades de contribuio do indivduo para a civilizao. Suas vontades prprias e egostas, a chamada fora bruta insiste constantemente diante das rdeas que a cultura tenta lhe impor. Trata-se, portanto, de uma domesticao que jamais ser completamente bem-sucedida, pois a agressividade, o egosmo e a crueldade no podem extinguirse do ser humano, apenas controlados.

4.3 Sentimento de culpa

Em 1915, Freud d pistas em seu texto Consideraes atuais sobre guerra e morte (1915) sobre como teria surgido o sentimento de culpa na sociedade e a ideia principal que o autor levanta so as reflexes ambivalentes diante da morte de um ente querido, sendo a principal hiptese, a morte do pai da horda primitiva. (Freud, 1915/2010) A culpa instaurou-se devido satisfao sentida diante do cadver que contrastava com parte do Eu que tambm jazia ali. Voltemo-nos ao texto Totem e Tabu (1913) e vejamos o que mais ele nos permite afirmar sobre a questo da culpa e da agressividade.

41

Freud (1913) refere-se ao fato de que os homens organizavam-se em pequenos grupos chamados cls e cada um possua um totem. Esta chamada figura totmica era dotada de uma importncia mpar em cada comunidade. Muitas das obrigaes sociais eram embasadas em torno do totem, objeto material, o qual, o selvagem mantinha relaes supersticiosas, pois, acreditava influenciar diretamente a ele e a comunidade que pertencia. (Frazer apud Freud, 1913/1996). Para percebermos a relao do totem com a agressividade, tomemos uma citao:
O totemismo, assim, constitui tanto uma religio como um sistema social. Em seu aspecto religioso, consiste nas relaes de respeito e proteo mtua entre um homem e seu totem. No seu aspecto social, consiste nas relaes dos integrantes do cl uns com os outros e com os homens de outros cls. (Frazer apud Freud, 1913/1996, pg. 112)

Ou seja, o totemismo intermediava as relaes, logo, interferia diretamente no modo como a agressividade era expressa entre os homens. Para exemplificar estas afirmaes tomemos o fato de que os homens de um cl totmico chamavam-se pelo nome do totem e em muitos casos, acreditavam ser descendentes dele. Com isso, eles no caavam, nem matavam, e nem comiam o animal totmico, e caso no fosse um animal, restringiriam de outras formas o contato com o objeto. No que tange as relaes pessoais, os membros tratavam-se como irmos e irms, no sendo permitidas relaes sexuais entre membros do mesmo cl. No caso de um assassinato por um membro de outro cl totmico, os membros daquele que foi assassinado se uniam em um pedido de justificativas. (Freud, 1913/1996) Quanto aos tabus, estes so preceitos identificados com algo sagrado, ainda que, profano. E que na compreenso freudiana, esto diretamente relacionados com a ambivalncia emocional constitutiva do ser humano. (Freud, 1913/1996) O autor os situa anteriormente a qualquer forma de religio. (Wundt apud Freud, 1913/1996) A infrao de um tabu tinha como consequncia uma vingana do prprio tabu. Ideia essa que tomou outras formas com o advento dos deuses e espritos na histria da civilizao humana.

42

Desta forma, o que antes era expresso por um preceito externo (tabu), passou a ser continuamente internalizado no decorrer do processo civilizatrio. Culminando assim, na

constituio da instncia superegica que nos lembra, ainda que seja por meio da proibio, de nossos desejos ambivalentes. Este trajeto de uma moral externa que passou a ser interna, afirmado por Freud: Enfim, lcito supor que toda coao interna se faz notar no desenvolvimento do ser humano era originalmente, ou seja, na histria da humanidade, apenas coao externa. (Freud, 1915/1996, grifos do autor, pg. 221) Esta construo histrica e filogentica do Super-eu (o que Freud at ento chamava apenas de coero interna) foi imprescindvel para a manuteno do convvio social. O excerto acima est alicerado sob a ideia de que o desenvolvimento do indivduo recapitula o da espcie (da humanidade, como o autor designa), ou seja, a instaurao desta instncia psquica foi gradual na humanidade e assim tambm o no indivduo, ideia esta baseada em aspectos filogenticos to caros a teoria freudiana. (Ritvo, 1992) Aprofundando estas questes, Freud questiona-se o porqu da persistncia dos tabus nas tribos antigas, uma vez que, ningum poderia explic-los e nem infringi-los, como ento ele seria passado atravs das geraes? (Freud, 1913/1996) Resta a justificativa de uma atitude ambivalente em que o desejo persiste. O desejo persiste, mas se subjuga ao medo. O lembrar - se da proibio neste caso, afirma a persistncia de um desejo inconsciente que no pode ser realizado. Esta ideia da persistncia do desejo retomada posteriormente quando Freud descreve a culpa diante do Super-eu. Se o desejo insiste, tambm a culpa persiste. Diante do medo do Supereu, assim como o tabu no homem primitivo, permanece o desejo. Com isso, o autor afirma que o esforo constante das religies seriam justamente esse, lidar com a culpa que surgiu em relao morte do pai e as possveis formas de mitiga-la. Pois no caso dos neurticos, diferentemente do homem primitivo, no importa se ele realizou a ao ou no: O que jaz por trs do sentimento de

43

culpa dos neurticos so sempre realidades psquicas, nunca realidades concretas. (Freud, 1913/1996, pg. 160) Portanto, concordamos com Raulet (2002), diante da afirmao: Desde Totem e Tabu, Freud localiza no sentimento de culpa uma etapa essencial da cultura. Ele constitui mesmo o dado civilizador fundamental. (Raulet, 2002, pg. 74). Ademais, entendemos que em 1913, Freud ainda no dotava de dois poderosos conceitos para ajustar sua hiptese, o instinto de morte e o Super-eu. A formulao do conceito de complexo de dipo unido segunda tpica possibilitou melhor articulao da ideia do sentimento de culpa, pois, com a formao do Super-eu, traos da autoridade presente no perodo edpico so carregados. Este guarda que nunca dorme, vigia o indivduo em seus pensamentos e aes e apresenta-se como via expressa a agressividade internalizada, ocasionando no sentimento de culpa. Em Eu e o Id (1923), Freud assim o define:
Podemos supor, ento, que o resultado mais comum da fase sexual dominada pelo complexo de dipo um precipitado no Eu, consistindo no estabelecimento dessas duas identificaes, de algum modo ajustadas uma outra. Essa alterao do Eu conserva a sua posio especial, surgindo ante o contedo restante do Eu como ideal do Eu ou Super-eu. (Freud, 1923/2010, pg. 42)

Podemos relacionar esta tenso entre o Eu e o Super-eu tambm com o medo da morte. Em 1923, no texto O Eu e o Id (1923), Freud afirma que a angstia diante da morte, sendo ela algo que o inconsciente desconhece totalmente, pode ser ligada a angstia da castrao. Pois, frente a uma culpa desoladora, o Eu se desinvestiria de libido e assim passaria a cogitar seu prprio fim. (Freud, 1923/2010) Freud tambm descreve mais algumas artimanhas do Super-eu diante do Eu. Tanto mais o primeiro ser severo, quanto o segundo for virtuoso. Ou seja, com razo que os santos se dizem serem pecadores, pois as tentaes crescem proporcionalmente as frustraes (Freud, 1930/2010). Assim a relao do Eu com o Super-eu ser uma forma de jogo, em que quando as coisas vo bem, o Eu no se v como devedor, mas, quando acometido por alguma desgraa, busca incessantemente alguma infrao que tenha cometido diante de seus princpios.
44

Ou seja, entende ser punido por algum ato que cometeu e s pressas buscar fazer penitncias e encontrar uma forma de autorredeno. O destino visto como um poder supremo e acaba por substituir a instncia parental diante da qual o indivduo se pergunta o que deve se fazer para redimir-se. Fato tambm, constatvel em algumas religies. (Freud, 1930/2010) Alm disso, o sentimento de culpa se fortalece no decorrer de alguns fatos histricos. Freud especula que nas civilizaes antigas, o dio por um inimigo comum, enaltecia a unio interna de uma cultura. Isso dificultava que um plebeu mesmo infeliz por sua baixa posio social, se rebelasse diante de toda sociedade, pelo contrrio, ele se exaltava por ser um cidado romano. (Freud, 1927/1996) Por fim, as marcas infantis tambm sero determinantes no individuo e sua relao com a culpa. Sobre esta permanncia do infantil no adulto, Freud faz duas comparaes, nos dois textos que selecionamos para este trabalho. Em 1915, ele se utiliza do exemplo do menino e da aldeia que posteriormente iro se tornar homem e cidade. Enquanto na cidade talvez no se possa mais perceber traos da aldeia, certo que no homem, o menino jamais se apagar. (Freud, 1915/2010) Quinze anos depois, Freud busca explicitar a mesma ideia, mas desta vez, valendo-se da comparao como Roma. Ainda que muitos monumentos tenham sido destrudos da Roma Antiga, no aparelho psquico, seria como a metrpole atual se preservasse junto antiga. Em outras palavras, seria como se o stio arqueolgico existisse junto atualidade e no estivesse soterrado. (Freud, 1930/2010) Percebendo o fracasso da comparao, o autor espanta-se com o quo complexo nosso psiquismo se mostra a ns, a ponto de no conseguirmos estabelecer um paralelismo com algo que j conhecemos.

45

4.4 Agressividade e sentimento de culpa na atualidade

Apesar dos textos terem sido escrito h mais de meio sculo atrs, os escritos freudianos parecem trazer observaes as quais encontramos reflexos em nossos dias. Como j citamos Gay (1989), ao descrever o texto O Mal-estar na Civilizao (1930), afirma que o texto no trata de uma cultura especfica, mas sim de qualquer uma, mais precisamente, da dinmica que se estabelece entre ela e os indivduos que a compem. Neste trabalho, focamos na questo da agressividade e as tenses provocadas por ela. Os termos levantados por Freud, em 1930, parecem se perpetuar diante da realidade da sociedade atual. A fora bruta e o Direito parecem ainda travar uma batalha imponente. Iniciemos este panorama com algo que tem sido uma constante, nos meios de comunicao, ONGs, entre outros grupos... Parece haver um esforo enorme para conscientizar a populao de determinadas situaes. Inmeros preceitos so levantados por esses grupos em um esforo constante para que os indivduos possam aderir s ideias que eles pregam, e as coloquem em prtica. Subjaz a estas aes, uma crena de que a felicidade emergir se todos estes pressupostos forem cumpridos. Freud escreve sobre uma atitude muito parecida. Afirma que a civilizao necessita de uma srie de ideais para propor aos indivduos, incitando-os a segui-los e postulando que quando estes ideais forem aderidos a sociedade, a felicidade se mostrar como realidade. (Freud, 1930/2010) A insistncia destas campanhas nos revela as dificuldades que a sociedade tem para impor suas propostas para cada indivduo. Parece que o indivduo continua um inimigo da civilizao, ciente de que ela atrapalha muito da concretizao de seus desejos, por isso, ele nem sempre se empenha em faz-la se fortalecer. Alm disso, Freud refere-se ao fato do Super-eu ser mais constatvel nos grupos do que nos indivduos. Estes, geralmente so acometidos por uma chamada angstia de conscincia quando
46

no seguem os preceitos declamados pelo grupo. Algumas demandas do mercado de trabalho moderno, que tratam a liderana, a capacidade de trabalhar em grupo, a criatividade como caractersticas indispensveis ao trabalhador, so preceitos que podemos cogitar como angustiantes para os indivduos que no conseguem exprimir tais qualidades. Ainda que, a democracia seja um sistema poltico muito exaltado, est mais do que claro, que ela nunca poder satisfazer totalmente a todos os indivduos. A insatisfao de alguns, bem como, a corrupo de alguns nos remetem aos nossos impulsos egostas (Freud, 1915/2010), tal qual Freud chamou, impulsos que parecem no ceder a um sistema poltico. Portanto, parece que a idade dos textos no fez com que perdessem sua validade... No obstante, a violncia diagnosticada na sociedade atual, assusta a muitos e inmeras perguntas surgem a partir de fatos que nos chocam cotidianamente. Voltemos a alguns destes recentes acontecimentos e vejamos o que a teoria psicanaltica pode contribuir na compreenso destes fenmenos. Recentemente, um episdio na cidade de Newtown nos Estados Unidos, foi mundialmente noticiado. Um homem entrou em uma escola e matou vinte crianas e seis adultos. O fato levantou duas grandes questes: se podemos prever este tipo ao e a legalizao da posse de armas. (Calligaris, 2012) Em relao segunda, talvez seja uma questo mais relacionada ao direito e a poltica do que a agressividade do homem. Justifica-se esta hiptese com outros dois casos. O primeiro aconteceu no Brasil, onde a posse de armas no legalizada, um homem conseguiu uma, e matou vrias crianas em uma escola no Rio de Janeiro. O outro foi no Japo onde existe uma rigorosa lei contra a posse de armas e um homem entrou em uma escola em Osaka e esfaqueou oito crianas. Seguem-se outros exemplos de pases, que impuseram leis proibindo armas e mesmo assim, as fatalidades no cessaram. (Calligaris, 2012)

47

Quanto previsibilidade deste tipo de ao, parece que ainda estamos procura dos assassinos. Como se eles no estivessem em ns, como Freud escreve em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915). H um grande arsenal diagnstico disponvel que parece nos fornecer a capacidade de prever os grandes males que nos acometem, no entanto, isto est prximo do que Freud chamou de iluso. Esta tentativa de localizar a agressividade em apenas alguns indivduos parece ser um desejo nosso, de afastar a possibilidade de que cada um possa ser capaz de atos cruis. Ademais, esta localizao da agressividade no outro, no cessa as possibilidades de sofrimento, pois as trs grandes fontes citadas em O mal-estar civilizao (1930): nosso corpo (ainda que inmeros benefcios farmacolgicos tenham sido desenvolvidos, as dores devido ao seu padecimento continuam a nos afetar), catstrofes naturais (tsunamis e furaces continuam a ser noticiados com frequncia) e as relaes pessoais (basta-nos pensar durante um minuto em relacionamentos amorosos ou familiares), parecem persistir como reservas inesgotveis de sofrimento. No se trata de erguer frontes ao trabalho diagnstico que busca detalhes sobre o funcionamento cerebral. Mas sim, olhar para os limites desta guinada cientfica, tanto incentivada em nosso sculo. Os eficazes tratamentos medicamentosos contribuem para a amenizao de diversos sintomas e sofrimentos, mas o controle da agressividade e suas formas de expresso parece ser ainda mais stil. No sem motivo que a violncia continua a atrair espectadores. Se antes o Coliseu era uma grande atrao, hoje, o pblico se voltou para os octgonos das artes marciais mistas. Ainda que o objetivo ali, no seja a morte, a aniquilao (derrota) do adversrio com golpes clara e a reao dos torcedores no nega a identificao com os lutadores. Permanecem ento, outras afirmaes destes textos, como, o outro que continua a ser no somente objeto sexual, mas tambm de satisfao da agresso. (Freud, 1915/2010) Outrossim, os
48

inmeros avanos na tecnologia e biologia no parecem ter invalidado a mxima hobbesberiana citada por Freud: O homem o lobo do homem. J as tentativas de desvio da agressividade em sua meta, podem ser elucidadas como no exemplo que o psicanalista Marco Antnio Coutinho Jorge fornece em seu ao comparar o futebol com um campo de batalha. Os termos tiro, armar uma jogada, capito, ataque e defesa, fazem aluso clara a algo alm de um esporte. (Jorge, 2012) Alm disso, as torcidas parecem trazer outro aspecto j ressaltado por Freud. O chamado narcisismo das pequenas diferenas (Freud, 1930/2010), termo utilizado para designar grupos que se rivalizam por pequenas diferenas, apenas para terem um motivo para poder dar vazo a agressividade. Freud referia-se a diversas nacionalidades que criavam confrontos por questes mnimas ao apresentar este termo. No entanto, vemos que os pases trouxeram para dentro de seu prprio territrio estas divises. A agressividade parece buscar qualquer fresta para poder externalizar-se. H outro fator bastante marcante da modernidade, evidente em um apontamento freudiano. A dade segurana e felicidade. H oposio entre elas pode inicialmente, soar at estranha, mas Freud afirmou: o homem civilizado trocou um tanto de felicidade por um tanto de segurana. (Freud, 1930/2010, pg. 82) Envolvemo-nos em um arcabouo de segurana, acreditando que este movimento estava a contribuir para nossa felicidade. Cmeras de segurana, cercas eltricas, seguranas particulares... No bastassem as restries sexualidade, as restries agressividade tambm parecem no cessar. No obstante, parece estar em voga um discurso direcionado a uma diminuio das restries a sexualidade, mas as premissas bsicas freudianas para a cultura: incesto, estupro e assassinato parecem estar bem longe de ser aceitas. vlida a questo tambm de quanto essa
49

forma de liberdade da sexualidade, no est travestida como uma forma moderna de seu controle em que cartilhas pretendem educar crianas sobre seus afetos e excitaes. Este vu de infelicidade que paira sobre ns sob a forma de segurana, ilustrado brilhantemente no livro 1984 de George Orwell1 , onde em um mundo repleto de segurana, a felicidade parece ser mesmo a exceo. O romance indica que a cessao de toda possibilidade de satisfao sem a permisso do Estado parece acabar com toda possibilidade de prazer. Freud nos alertara sobre isso, indicando que o prazer parece estar mais garantido naquilo que nos proibido. (Freud, 1930/2010) Na constante vigilncia da teletela, espcie de televiso que vigia os indivduos em todos os locais (que tambm poderia ser compreendida como uma coisificao do Super - eu), as possibilidades se tornam ainda menores... No que tange ao sentimento de culpa, o que podemos constatar parece ser um enorme desprezo da presena deste na contemporaneidade. Diante da queda da importncia das religies, as quais muitos as responsabilizavam como progenitoras deste sentimento, a culpa parece se caracterizar na atualidade como um movimento retrgrado e sem nenhuma valia. Contudo, vemos que estes incentivos no estacionam ai. H dois anos, um jovem modelo assassinou seu parceiro em uma viagem. Mas, o crime contou com vrios detalhes peculiares. O modelo mutilou o jornalista, espancando-o com um monitor e uma garrafa de vinho. No obstante, arrancou-lhe os testculos com um saca-rolha. Certamente, este indivduo no parecia internalizar muito de sua agressividade. (Portal G1, 2012) Portanto, em uma perspectiva psicanaltica, poderamos optar por duas realidades extremas em uma civilizao. A primeira seria indivduos com a agressividade majoritariamente internalizada onde seramos todos Raskolnhikovs2 ou dipos a furar nossos prprios olhos, imersos na

Orwell, G., 2010. 1984. So Paulo: Companhia das Letras Personagem do livro Crime e Castigo (2001) , publicado pela Editora 34 de Fyodor Dostoivski. 50

atormentadora experincia da culpa. A segunda, uma externalizao macia da agressividade provocando uma srie de crimes como os citados nos pargrafos acima. Diante destas duas hipteses, estamos merc de uma espiral infernal, definida por Grard Raulet como:
Pois a civilizao colocada numa espiral infernal. No somente Eros canalizado e adaptado, transformado em cimento social, constantemente exposto aos ressurgimentos da agressividade mas, em cada indivduo, se trava uma luta incerta entre Eros (genital ou sublimada) e a presso destrutiva da agressividade interiorizada. (Raulet apud Patitucci, 2008, pg. 247)

Verificamos assim que no h outra possibilidade de organizao do indivduo e da cultura, se no pelo caminho do mal-estar. (Patitucci, 2008) No qual estamos envoltos nesta espiral instintual, sem a qual, no seria possvel a vida, nem a morte.

51

5. Concluso
Ao final deste trabalho, temos concluses no muito esperanosas. A atualidade dos escritos freudianos traz a grandiosidade deste pesquisador que estruturou sua teoria buscando detectar as sutilezas avassaladoras que nos fazem este animal, ora selvagem, ora aparentemente domesticvel, que ele descreveu. A convivncia entre os homens parece mesmo estar relegada a parbola dos porcos-espinho criada por Schopenhauer e citada por Freud em Psicologia das Massas e Anlise do Eu (1921):
Num dia frio de inverno, um grupo de porcos -espinhos se aconchegou bastante, para se esquentarem mutuamente e no morrerem de frio. Contudo,logo sentiram os espinhos uns dos outros, o que os fez novamente se afastarem. E quando a necessidade de aquecimento os aproximava de novo, repetia-se o segundo mal, de modo que eram impelidos de um sofrimento para o outro, at acharem uma distncia mdia que lhes permitisse suportar o fato da melhor maneira. 3 (Schopenhauer apud Freud, 1921/2010, pg. 56)

Portanto, parece que estamos mesmo fadados, a nunca encontrar esta distncia ideal entre a proteo do outro e o incmodo que ele nos causa. Assim, como a criana que teme perder o amor da autoridade que a protege, suportamos os espinhos da convivncia social para no morrermos sozinhos. A agressividade e o sentimento de culpa esto a nos ferir e a perpetuar esse estado de malestar que se atualiza dia-a-dia em nossas vidas. O choque do autor frente primeira guerra, em 1915, se faz presente a cada massacre que noticiamos, sejam eles fomentados por motivos religiosos, esportivos, nacionalistas, ou mesmo aqueles que mais nos atormentam quando a razo permanece obscura. A trajetria conceitual traada por Freud, ao longo destes quinze anos focados neste trabalho, teve sem dvida, como ponto marcante o texto Alm do Princpio do Prazer (1920). O conceito de instinto de morte trouxe novos ares e pesares, as constataes psicanalticas.

Em Parerga und Paralipomena, parte ii, xxxi, Gleichnisse und Parabeln [Alegorias e parbolas]. 52

A permanncia de algumas ideias, como a centralidade da horda primitiva nas hipteses freudianas no podem ser ignoradas e trazem tona, o alicerce filogentico que Freud sempre buscou se sustentar. Seja lamarckista ou darwinista, discusso essa que parece no cessar, o substrato biolgico que ampara nossas aes, nunca deixou de ser foco de ateno na psicanlise freudiana. Seja para argumentar fatores metapsicolgicos desde o Projeto para uma Psicologia Cientfica (1895) com os tipos de neurnios, seja para em Consideraes atuais sobre a guerra e a morte (1915) afirmar a culpa como fator coercivo externo que passou a ser interno no decorrer da histria de nossa espcie. Monzani (1991) deixa claro que este aspecto foi bastante ignorado por diversos estudiosos que acabaram por falsificar o pensamento freudiano, buscando encontrar brechas na teoria para afirmar que Freud prescindiu dos mecanismos evolucionistas. Julgamos pertinente a apresentao ao final deste trabalho, dado o importante jogo conceitual presente em seu decorrer, uma imagem que o autor citado acima, cria para a teoria freudiana. Geralmente interpretada como continuidade ou ruptura, ele prope que a olhemos atravs da imagem de um pndulo e uma espiral. Em que um movimento espiralado envolve um eixo central questes onde elas surgem e reaparecem com alguma frequncia, sendo abordadas por diferentes ngulos. (Monzani, 2004) Enfim, encontramos em Freud, uma posio empirista e um enorme esforo para se despir de uma iluso, a qual ele mesmo definiu como sendo fruto de nossos desejos. (Freud, 1915/2010) Em resposta a carta de Pfister, ele descreve sua impresso pessoal frente ao conceito de pulso de morte e a afirmao de que essa hiptese foi encontrada a partir de observaes e no de suposies:

53

Quando duvido da disposio da humanidade de avanar no caminho da cultura para uma perfeio ainda maior, quando detecto na sua vida uma luta continuada entre Eros e pulso de morte, cujo resultado me parece incerto, creio no ter dado com isto qualquer expresso das minhas prprias caractersticas constitucionais ou das disposies adquiridas de sentimentos. No sou um autoflagelador nem um Bosnickel4 , quero de bom grado conceder algo de bom a mim e aos outros, e tambm acharia bem mais belo consolador se pudssemos contar com um futuro to brilhante. Mas parece-me novamente um caso da luta entre iluso (cumprimento de desejo) e reconhecimento. No se trata de modo algum de aceitar o que seja mais agradvel ou mais cmodo e vantajoso para a vida e sim o que mais se aproxima da enigmtica realidade que existe fora de ns. A pulso de morte no me um anseio do corao, ela surge como uma hiptese inevitvel a partir de razes biolgicas e psicolgicas. Disto se deduz todo o restante. Meu pessimismo aparece me ento como resultado; o otimismo dos meus adversrios, como uma pressuposio. E poderia tambm dizer que fiz um casamento de convenincia racional com minhas teorias sombrias, [e que] os outros vivem com as suas um casamento por inclinao sentimental Espero assim que eles s e tornem mais felizes que eu. (Freud apud Patituci, 1930/2008, pg. 254)

Freud busca deixar claro em sua citao de que no se trata de um pessimismo apenas por prazer em reduzir as expectativas de progresso de felicidade na sociedade, mas sim, do que ele pde constatar diante do que observava. Desta forma, as atrocidades da agressividade e as tormentas do sentimento de culpa, fato fundador cultural e fator indispensvel na manuteno da civilizao, no so idealizaes do como o ser humano deveria ser, mas como ele mostra ao autor e a ns diariamente. Sendo assim, o mal-estar constatado em 1930, parece ainda mostrar-se no contemporneo. Pois, no se trata de uma questo histrica, mas sim, de algo constitutivo do qual somos compostos. Talvez, a atual produo cultural macia que exalta a felicidade, seja a prova real do quanto ainda nos esforamos para nos escondermos de nossas mazelas que nos afligem cotidianamente.

Carta 92, de Freud a Pfister, 7/2/1930. Segundo a tradut ora, Bosnickel quer dizer para caracterizar uma pessoa maldosa que se

alegra com a desgraa alheia.

54

6. Bibliografia
Bibliografia bsica:

- Freud, Sigmund. Considerao atuais sobre a guerra e a morte. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 12). So Paulo: Companhia das Letras, 1915/2010 Freud, S. O Mal-estar na civilizao. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 18). So Paulo: Companhia das Letras, 1930/2010. Bibliografia complementar: - Birman, Joel. O Mal-Estar na Modernidade e a Psicanlise: a Psicanlise Prova do Social. PHYSIS: Rev. Sade Coletiva, Rio de Janeiro, 2005. Disponvel em:

<http://www.scielo.br/pdf/physis/v15s0/v15s0a10.pdf> Acesso em: 28 de Nov. de 2012. Caligaris, Contardo. O massacre de Newtown. 2012 Disponvel em:

<http://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/1204049-o-massacre-denewtown.shtml> Acesso em: 10 de Jan. de 2013. - Freud, S. Totem e tabu. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 13). Rio de Janeiro: Imago, 1913/1996. - Freud, S. O instinto e seus destinos. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 12). So Paulo: Companhia das Letras, 1915/2010. - Freud, S. Alm do princpio do prazer. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 12). So Paulo: Companhia das Letras, 1920/2010. - Freud, S. O Eu e o Id. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 16). So Paulo: Companhia das Letras, 1923/2010.

55

- Freud, S. Psicologia das Massas e Anlise do Eu. In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 15). So Paulo: Companhia das Letras, 1921/2010. - Freud, S. Autobiografia. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 20). Rio de Janeiro: Imago, 1925/1996. - Freud, S. Futuro de uma iluso. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 21). Rio de Janeiro: Imago, 1927/1996. - Freud, S. Por que a guerra? In S. Freud, Obras completas (Paulo Csar de Souza, trad., vol. 18). So Paulo: Companhia das Letras, 1930/2010. - Gay, Peter. Freud: uma vida para nosso tempo ; trad. Denise Bottman. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. - Gould, Stephen J. A Fantasia Filogentica; trad. Fernando Cesar Bezerra de Andrade. Em Cadernos da Sociedade Psicanaltica da Paraba, 1987. Disponvel em:

<http://www.sppb.com.br/carta52/edicao_14.pdf> Acesso em: 10 de Dez. de 2012. - Hanns, Luiz A. Dicionrio Comentado do Alemo de Freud. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996. Jorge, Marco A. C. A celebrao da lei. 2012. Disponvel em:

<http://www.macjorge.pro.br/pdfs/escritos/port/A_celebracao_da_lei.pdf> Acesso em: 10 de Jan. de 2013. - Monzani, Luiz R. Freud, O Movimento de um Pensamento. Campinas: Editora Unicamp, 1989. - Monzani, Luiz R. Filosofia da Psicanlise. Org. Bento Prado Jr. So Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
56

- Patitucci, Ana Claudia A. O homem trgico em Freud. 2008. Disponvel em: <http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8737> Acesso em: 20 de Nov. de 2012. - Portal G1, Globo. Modelo Condenado em NY por matar e castrar jornalista portugus. 2012. Disponvel em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/modelo-e-

condenado-em-ny-por-martar-e-castrar-jornalista-portugues.html>. Acesso em: 15 de Jan. de 2012. - Ritvo, Lucille. B. A influncia de Darwin sobre Freud: um conto de duas cincias/ Lucille B. Ritvo; traduo de Jlio Csar Castaon Guimares. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

57

7. Apndice
7.1 Notas sobre a traduo

7.1.1 Kultur e Zivilisation Em nota de roda-p do texto O Mal-estar na civilizao (1930/2010) o tradutor especifica que Kultur refere-se a algo interior, profundo, relacionado ao romantismo germnico e sendo utilizado em discusses voltadas a antropologia e seria traduzido como cultura. J o termo Zivilisation provinha do idioma francs indicando um termo mais superficial e externo, ligado s instituies, tcnicas e artes, traduzido como civilizao. Freud dispensava esta diferena, como ele mesmo afirmou:
A civilizao humana, expresso pela qual quero significar tudo aquilo em que a vida humana se elevou acima de sua condio animal e difere da vida dos animais e desprezo ter que distinguir entre cultura e civilizao (Freud, 1927/1975, pg. 15)

No entanto, a expresso inicial civilizao humana foi traduzida do original menschliche Kultur5 , como esclarece em nota o tradutor de Futuro de uma Iluso: Via de regra, ainda que no invariavelmente, optamos por civilizao para o substantivo e cultural para o adjetivo (Nota do tradutor, Freud 1927/1996, pg. 14) Apesar de muitos tradutores terem alegado igual desprezo pela diferenciao dos termos, tal qual Freud. Julgamos pertinente a diferenciao destes termos e dada a argumentao j apresentada no decorrer deste trabalho, preferimos verter o ttulo de um dos textos base deste trabalho para O mal- estar na cultura.

Segundo

texto

original

Die

Zukunft

einer

Ilusion

em:

http://archive.org/stream/DieZukunftEinerIllusion/Freud_1928_Die_Zukunft_einer_Illusion#page/n9/mode/2up Janeiro de 2012

acessado em 10 de

58

Alm disso, o termo Unbehagen tambm teve sua traduo polemizada. O prprio Freud sugeriu que o ttulo Das Unbehagen in der Kultur fosse traduzido para o ingls como Mans disconfort in civilization, no entanto, acabou se adotando aquele sugerido pela tradutora Civilization and its discontents (Nota do tradutor, Freud, 1930/1975)

7.1.2 Bewutsein, Gewissen e Schuldbewutsein Explicitemos rapidamente a diferena entre os termos citados, segundo nota de rodap do tradutor de O mal-estar na civilizao (1930): Bewutsein percepo que o indivduo tem de seus atos; Gewissen (termo aparentemente mais utilizado durante o texto, traduzido apenas como conscincia, mas tambm poderia ser vertido para conscincia moral) sentimento e capacidade de fazer distines morais; Schuldbewutsein conscincia de culpa, expresso utilizada em casos de arrependimento ao invs de sentimento de culpa. (Freud, 1930/2010, nota de rodap do tradutor, pg. 92) Freud utiliza diversos termos para se referir questo da culpa, o vocabulrio alemo trabalha com diversas expresses como: conscincia moral, conscincia de culpa e sentimento de culpa. Na escrita deste trabalho, no se fez clara esta diferenciao, pois focamos na implicao do sentimento de culpa como modo de introjeo da agressividade para manuteno da civilizao. No entanto, consideramos pertinente, uma citao e algumas consideraes sobre ela para que seja possvel esta diferenciao que est bastante presente no texto O mal-estar na civilizao (1930) e possibilita melhor compreenso do tema proposto no trabalho.
"No se deve falar de conscincia moral antes de demonstrar a existncia de um Super-eu; quanto conscincia de culpa (Schuldbewu tsein) , preciso admitir que se apresenta antes do 59

Super-eu, ou seja, tambm antes da conscincia moral (Gewissen) . A expresso imediata do medo autoridade externa, o reconhecimento da tenso entre o Eu e esta ltima, o derivado direto do conflito entre necessidade do amor dela e o mpeto de satisfao instintual, cuja inibio gera a tendncia agresso. (Freud, 1930/2010, pg. 109)

Portanto, podemos afirmar que h culpa antes da fase edpica, mas esta no expressa atravs de uma moral, esta adquire forma e passa a ser representada somente mediante a figura da autoridade paterna. Quando o indivduo por meio da formao do Super-eu, introjeta a agressividade que direcionada a figura paterna, bem como, valores culturais vigentes.
7.1.3 Trieb e Instinkt Neste trabalho, utilizamos muitos textos da nova traduo das obras completas de S. Freud que est sendo publicada pela editora Companhia das Letras e sendo realizada por Paulo Csar de Souza. Nesta traduo os termos Trieb e Instinkt no so diferencia dos, ambos so traduzidos por instinto. Segundo Hanns (1996), h uma perda na traduo de Trieb apenas por instinto, pois este termo abarca algo ainda mais amplo. Freud mesmo, disse que Trieb um termo que muitas outras lnguas invejam do alemo (Freud apud Hanns, 1996). Portanto, quando nos referimos durante o trabalho h instinto de morte ou instinto de vida, trata se de uma referncia ao conceito de pulso. Vejamos a descrio do termo Trieb, conforme presente no Dicionrio Comentado do Alemo de Freud (1996) de Luiz Hanns:
Significados do verbo trieben e do substantivo Trieb : 1) 2) Fora interna que impele ininterruptamente para a ao, mpeto perene (tambm utilizado c omo verbo). Tendncia, inclinao.

3) Instinto, fora inata de origem biolgica dirigida a certas finalidades. 4) 5) nsia, impulso no sentido de algo que toma o sujeito, vontade intensa. Broto, rebento (vegetais). Designa na botnica o broto que nasce do caule (tambm utilizado como verbo) (Hanns, 1996. Pg. 339, grifos nossos.)

Portanto, instinto seria apenas um dos significados presentes no termo Trieb. O termo pulso que tenta dar conta desta vastido de utilidades que possu Trieb, prope uma ideia de algo que empurra, coloca em movimento, propulsiona, fora poderosa e irresis tvel que impele, portanto menos especfico e anterior ao instinto. (Hanns, 1996).
60

Trieb um termo no s utilizado nas cincias, como foi tambm muito utilizado nas linguagens comerciais, religiosa e filosfica. Ele pode vir a assumir a forma de um instinto ou de um querer, mas situa-se anteriormente a ambos. Trata- se de algo que impele de forma impessoal e atemporal. (Hanns, 1996) Fizemos este pequeno recorte sobre estes termos, indicando que a agressividade pontuada durante o trabalho, relaciona- se muito bem com esta ideia de que existe uma pulso de morte anterior a ela. Ou seja, ela uma forma de expresso desta pulso que apenas impele a algo direcionado a destruio, ao fim, a prpria morte. Trata- se de uma forma que essa pulso adquiriu. A discusso em torno destes dois termos imensa e buscamos apenas apresenta-la rapidamente nesta Nota de traduo, justificando a utilizao do termo instinto e no pulso durante o trabalho.

61

Вам также может понравиться