Вы находитесь на странице: 1из 9

Mestrado Profissional em Vigilncia em Sade do Trabalhador

Chamada para seleo de candidatos para o Curso de Mestrado Profissional em Vigilncia em Sade do Trabalhador da Escola Nacional de Sade Pblica Sergio Arouca ENSP/FIOCRUZ. COORDENAO: Ana Maria Cheble Bahia Braga (anabraga@ensp.fiocruz.br) Jussara Cruz de Brito (jussara@ensp.fiocruz.br)

APRESENTAO: A Escola Nacional de Sade Pblica Sergio Arouca (ENSP), da Fundao Oswaldo Cruz, e a Coordenao Geral de Sade do Trabalhador do Ministrio da Sade (CGSAT/DSAST) tornam pblicas, por meio desta Chamada, as normas do processo de seleo de alunos para as vagas do Mestrado Profissional em Vigilncia da Sade do Trabalhador (MP-VISAT), na modalidade semi-presencial, para a macro-regio Norte e Centro-Oeste. O MP-VST busca responder necessidade de formao avanada dos profissionais vinculados Rede Nacional de Ateno Integral a Sade do Trabalhador RENAST, identificada pela CGSAT, decorrente da solicitao dos Centros Regionais de Sade do Trabalhador dos estados da macro-regio Norte e Centro-Oeste. Visa o fortalecimento da RENAST e a implementao das aes de Sade do Trabalhador no Sistema nico de Sade SUS, tendo a participao direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Sade. A Vigilncia foi definida como eixo do curso, em funo de seu carter estratgico para o campo da Sade do Trabalhador, sendo articulado ao resgate das experincias adquiridas pelos servios, produo de conhecimento na rea e ao desenvolvimento de novas prticas e processos. A estrutura do curso orientada tambm no sentido de consolidao da capacidade de atuao dos profissionais na formao de novos atores e na multiplicao de experincias em Vigilncia em Sade do Trabalhador, visando a consolidao dos servios. As vagas abertas nesta Chamada so produto da demanda das Secretarias de Estado de Sade, atravs de seus Centros Estadual/Municipal de Referncia em Sade do

Trabalhador (CEREST), no mbito dos estados da macro-regio Norte e Centro-Oeste do Brasil.

1. OBJETIVOS Contribuir para consolidao da RENAST como campo de prticas diversificadas de Vigilncia em Sade do Trabalhador Desenvolver a capacidade de produo de conhecimentos e de reflexo sobre a concepo terica de Vigilncia em Sade do Trabalhador a partir de aes especficas, frente a problemas identificados Contribuir para a articulao entre assistncia, gesto, aes de promoo da sade e vigilncias, na lgica da integralidade Qualificar os profissionais para o desempenho do papel de formador e difusor de experincias de Vigilncia em Sade do Trabalhador, assim como de seu referencial terico

2. CLIENTELA (PBLICO ALVO) O curso dirigido a profissionais portadores de diploma de curso de graduao reconhecido pelo Ministrio da Educao e Cultura MEC, vinculados RENAST, por atuao direta nos CEREST dos Estados da macro-regio Norte e Centro-Oeste, seja por colaborarem com suas aes em organismos parceiros.

3. VAGAS Sero oferecidas at 25 vagas (mnimo de 20 alunos para a realizao do curso), a serem preenchidas em funo do desempenho de cada candidato no processo de seleo bem como da capacidade de orientao do corpo docente do curso. Procurar-se- distribuir as vagas pelos diferentes estados da macro-regio Norte e Centro-Oeste interessados nesta formao, considerando principalmente o critrio de classificao no processo seletivo. Caso as vagas oferecidas no sejam preenchidas por profissionais dessas regies, a coordenao do curso poder decidir pela publicao de uma segunda chamada seletiva, ampliando a oferta das vagas remanescentes para outras regies do pas, desde que sejam definidas pela CGSAT/DSAST como prioritrias para formao.

4. ESTRUTURA, REGIME E DURAO DO CURSO O curso ter durao de 24 meses e ser realizado em regime semi-presencial, complementado com atividades, realizadas nos prprios estados de origem. As atividades presenciais ocorrero no 1 ano, atravs de mdulos mensais de 45 horas/aula, concentradas em uma semana. No segundo ano, essas sero realizadas bimestralmente com carga horria de 15 horas/aula. As atividades realizadas nos estados (exerccios, seminrios, pesquisa) tero uma carga horria mdia de 08 horas por semana, incluindo o desenvolvimento das dissertaes, para o qual haver orientao individualizada. O curso est organizado em quatro unidades: I) Fundamentos Conceituais; II) A Produo de Conhecimento em Vigilncia em Sade do Trabalhador; III) Estratgias e Operacionalizao; IV) Desenvolvimento de projetos de Vigilncia em Sade do Trabalhador

5. PERODO DO CURSO Incio: 26 de maro de 2012 Trmino: fevereiro de 2014

6. LOCAL O Curso ser desenvolvido nas instalaes da FIOCRUZ em Braslia e na ENSP, dependendo do mdulo, buscando-se uma alternncia entre os dois locais.

7. INSCRIO: 02/01/2012 a 27/01/2012 Todas as informaes referentes s inscries podero ser obtidas no site da Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br). Clicar em Inscrio localizada na coluna da esquerda, depois em Sade Pblica ENSP. A Chamada de Seleo do curso Mestrado Profissional em Vigilncia em Sade do Trabalhador encontra-se na coluna Chamada Pblica. Nesta mesma janela (parte inferior) encontra-se um boto azul Iniciar Inscrio. Na tela referente ao incio da inscrio o candidato dever selecionar ENSP-Sade Pblica-Mestrado Profissionalizante. Vale ressaltar que somente com o navegador Internet Explorer possvel o acesso Plataforma Siga. Os candidatos interessados no curso devero preencher o formulrio eletrnico de inscrio, disponvel no site da Plataforma, o qual posteriormente dever ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios (SEDEX 10), juntamente com os documentos

listados a seguir, para o endereo constante neste documento. Nas localidades onde no estiver disponvel o servio de SEDEX 10 dos Correios, os documentos devero ser enviados por SEDEX.

Documentao necessria: 1) Formulrio eletrnico de inscrio, disponvel no site da Plataforma Siga, impresso e assinado; 2) Carta de inteno do candidato, com no mximo 5 pginas, contendo necessariamente: (a) a motivao para realizar o curso; (b) a indicao dos principais trabalhos realizados pelo candidato; (c) proposta de tema de pesquisa vinculada ao projeto/ao desenvolvido ou previsto pelo Servio. 3) Carta de encaminhamento da SES, contendo necessariamente os seguintes tpicos: (a) indicao do candidato (do CEREST e/ou de interesse do CEREST), especificando as aes/projetos nos quais o mesmo atua ou dever durante o curso; (b) compromisso de apoio para o cumprimento de todas as exigncias e etapas do curso, garantindo a liberao para participao dos mdulos presenciais e para a realizao das atividades no presenciais (elaborao de exerccios, organizao de seminrios, desenvolvimento da dissertao); (c) indicao da forma de colaborao com instituies universitrias ou de pesquisa, se houver. Esta dever conter ainda concordncia expressa da Instituio em arcar com os nus referentes participao do aluno no curso e relativas a seu deslocamento e estadia; 4) Fotocpia autenticada e legvel (no padro A4) do diploma de graduao, em curso reconhecido pelo MEC, (frente e verso) ou declarao de concluso de curso informando data da colao de grau, j realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declarao no poder ultrapassar o perodo de 02 anos anteriores data de divulgao do presente documento. Neste caso, ser necessria a apresentao de declarao em que tambm constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio. Contudo, a titulao do aluno no presente curso s ser realizada mediante a apresentao do diploma de graduao; 5) Curriculum Vitae em formato livre.

Observao: Para que a inscrio do candidato (a) seja homologada, isto , confirmada e aceita, necessrio o envio de toda a documentao exigida dentro do perodo de inscrio. Inscries com documentao incompleta no sero aceitas. Ser disponibilizada na Plataforma Siga (link Inscrio) a relao nominal dos candidatos cujas inscries foram homologadas. No sero fornecidas informaes via telefone.

8. SELEO A seleo ser realizada em trs etapas: a primeira consistir de Prova de Ingls; a segunda de uma Prova Escrita, sobre temas relevantes na rea da Sade do Trabalhador; a terceira constar de Entrevista, anlise do Curriculum Vitae, da carta de encaminhamento da SES e da carta de inteno do candidato. A avaliao ser efetuada por uma banca composta por professores doutores da Escola Nacional de Sade Pblica, com base nos resultados das trs etapas, alm da adequao das propostas disponibilidade de orientadores credenciados no mestrado.

Observao Geral: S ser admitido sala de provas o candidato que estiver munido de Cdula Oficial de Identidade, ou Carteira expedida por rgos ou Conselhos de Classe, ou Carteira de Trabalho e Previdncia Social, ou Carteira Nacional de Habilitao (modelo novo, com foto).

Primeira Etapa: Prova de Ingls (de carter eliminatrio) . Seu contedo estar dirigido para a avaliao da capacidade de leitura e interpretao do candidato. Ser aplicada no dia 06/02/2012, das 9h s 12h, na FIOCRUZ Braslia. Avenida L3 Norte, Campus Universitrio Darcy Ribeiro (Universidade de Braslia), Gleba A, SG10, trreo, CEP: 70.910-900. A nota mnima necessria para a aprovao na prova de ingls 7 (sete). Estaro dispensados aqueles que, no momento da inscrio, apresentarem cpia autenticada do TOEFL Internet-Based (iBT), com pontuao igual ou superior a 84, dentro do prazo de validade de dois anos; Certificado do Michigan (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE, CPE). facultativo o uso de dicionrio (formato impresso) na prova de ingls, mas no ser permitida a utilizao de quaisquer recursos eletrnicos (tradutor, palm top, etc).

Segunda Etapa: Prova Escrita (de carter eliminatrio) Seu contedo versar sobre temas relevantes da rea de Sade do Trabalhador. A prova ser realizada no dia 06/02/2012, no horrio das 14h s 18h, na FIOCRUZ Braslia. Avenida L3 Norte, Campus Universitrio Darcy Ribeiro (Universidade de Braslia), Gleba A, SG10, trreo, CEP: 70.910-900. A nota mnima necessria para a aprovao na prova escrita 7 (sete). A bibliografia para a prova escrita se encontra relacionada no final deste documento.

Resultado das Provas de Ingls e Escrita: 08/02/2012 O resultado ser divulgado no site da Plataforma Siga (link Inscrio) no dia 08/02/2012. No sero fornecidas informaes via telefone.

Terceira etapa (de carter classificatrio) Esta etapa inclui a Entrevista acompanhada da anlise do Curriculum Vitae, da carta de encaminhamento da SES e da carta de inteno do candidato, onde sero considerados: a experincia profissional e a realizao de cursos na rea (especialmente com o nvel de ps-graduao lato sensu); a insero do candidato em um projeto ou ao programtica da RENAST; a capacidade de apresentar um problema de pesquisa relevante para a regio, para o servio a que est vinculado ou para a RENAST como um todo; o compromisso e capacidade potencial do candidato de assumir o papel de formador/multiplicador/agente de mudana no nvel local; condies para cumprir todas as exigncias do curso, inclusive a elaborao dos trabalhos solicitados no seu decorrer, atravs de carga horria reservada oficialmente para este fim.

Sero realizadas nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2012. Horrio de cada candidato para a entrevista ser divulgado junto com o resultado geral das provas Escrita e Ingls. Local: FIOCRUZ Braslia. Avenida L3 Norte, Campus Universitrio Darcy Ribeiro (Universidade de Braslia), Gleba A, SG10, trreo, CEP: 70.910-900.

Classificao A classificao dos candidatos respeitar a nota final, que resultar da seguinte ponderao: - a nota obtida pelo candidato na Prova Escrita constituir 60% da nota final; - a nota obtida na Terceira Etapa do processo seletivo constituir 40% da nota final.

Resultado final: 16/02/2012 O resultado ser divulgado na Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br). Estas informaes no sero fornecidas por telefone. Sero considerados aprovados no mestrado os candidatos com Nota Final igual ou superior a 7,0 (sete) e classificao dentro do nmero de vagas. Para o clculo da Nota final, sero utilizadas as seguintes ponderaes: - Nota obtida na Prova Escrita: 60% da nota final; - Nota obtida na Terceira Etapa do processo seletivo: 40% da nota final.

9. RECURSO Os candidatos que desejarem entrar com recurso ao resultado da prova escrita devero faz-lo nos dias 09 e 10 de fevereiro pelo e-mail secaprofissional@ensp.fiocruz.br. Observao: Casos omissos sero analisados pela Coordenao do Curso.

10. MATRCULA O perodo de matrcula ser de 17 de fevereiro a 02 de maro de 2012. Os candidatos selecionados devero enviar a documentao exigida, via SEDEX 10, para o Servio de Gesto Acadmica da ENSP. Nas localidades onde no estiver disponvel o servio de SEDEX 10 dos Correios, os documentos devero ser enviados por SEDEX. So documentos exigidos nesta etapa: Fotocpia autenticada e legvel da Carteira de Identidade (frente e verso) em que conste o campo naturalidade. Fotocpia autenticada e legvel do CPF (frente e verso). Duas fotografias 3 x 4 recentes. Fotocpia da Certido de Casamento, caso haja mudana de nome em relao ao diploma de graduao. Nota: As fotocpias devem ser encaminhadas no padro A4.

11. TITULAO A ENSP outorgar diploma aos alunos que cumprirem os requisitos do Regimento da Ps-Graduao Stricto Sensu em Sade Pblica, com o ttulo de Mestre em Sade Pblica.

12. CALENDRIO

Etapas 1. Inscrio 2. Prova de ingls 3. Prova escrita 4. Resultado das provas de ingls e escrita 5. Recurso 6. Entrevista, anlise do Curriculum Vitae, da carta de encaminhamento da SES e da carta de inteno do candidato 7. Resultado Final 8. Matrcula

Perodo 02/01/2012 a 27/01/2012 06/02/2012 (09 s 12h) 06/02/2012 (14 s 18h) 08/02/2012 09 e 10/02/2012 13 a 15/02/2012

16/02/2012 17/02/2012 a 02/03/2012

13. BIBLIOGRAFIA DIAS, EC; RIGOTTO, RM; AUGUSTO, LG; CANCIO, J; HOEFEL, MG. Sade ambiental e sade do trabalhador na ateno primria sade, no SUS: oportunidades e desafios. Cincia & Sade Coletiva, 14(6), 2009. LACAZ, F. A. C. O campo Sade do Trabalhador: resgatando conhecimentos e prticas sobre as relaes trabalho-sade. Cadernos de Sade Pblica, 23 (1): 757-766, 2007. MACHADO, J. M. H. A propsito da vigilncia em sade do trabalhador. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 44, p. 987-992, 2005. SANCHEZ, M.O.; REIS, M.A.; CRUZ, A.L.S. & FERREIRA, M.P. Atuao do Cerest nas aes de vigilncia em sade do trabalhador no setor canavieiro. Sade e Sociedade, vol.18, suppl.1, pp. 37-43, 2009.

Endereo para envio de documentao: Fundao Oswaldo Cruz Escola Nacional de Sade Pblica Sergio Arouca Servio de Gesto Acadmica - SECA Rua Leopoldo Bulhes, 1.480 Trreo - Manguinhos CEP: 21041-210 - Rio de Janeiro RJ Ligao gratuita: 08000 230085 E-mail: secaprofissional@ensp.fiocruz.br

Вам также может понравиться