Вы находитесь на странице: 1из 7

1.

DESIGN

Design uma palavra de origem inglesa que significa ao mesmo tempo signo, desenho e desgnio. Ou seja, pode-se definir design como um desenho que designa um signo. Design o projeto de um produto que vai ser produzido em srie. a atividade que transforma aquilo que tecnologicamente possvel em produto culturalmente aceitvel. - Ezio Manzini. Dessa forma, o produto deve impor uma soluo cultural de fcil assimilao, comunicar o seu uso, ser formalmente atraente, e ter um processo de fabricao simples.

Design , ento, essencialmente indstria. Inventa novas formas, cria novos mercados, utiliza diferentes materiais, determina novos usos e proporciona prazer ao consumidor. Ele deve emocionar seu pblico, transformando produtos em objetos de desejo.

Design um ramo da atividade humana bastante amplo, que engloba uma srie de especializaes: design de produtos, programao visual, design de moda, design de interiores, entre outras. Estas especializaes podem apresentar-se tanto de forma combinada, como no planejamento da identidade corporativa de uma empresa quanto de forma isolada, como reas independentes.

2. DESIGN DE PRODUTOS

Design de produtos trabalha com a criao e o estudo de objetos capazes de nos auxiliar nos afazeres do dia a dia procurando a melhor interao entre produto e usurio, e a melhoria de lucros para uma empresa atravs de um design inteligente.

3. A ORIGEM E O PROCESSO DO DESIGN DE PRODUTOS Antes da Revoluo Industrial o arteso criava um nico design. Com a revoluo industrial inglesa, que aconteceu na metade do sculo XVIII, estimulada pelo enriquecimento da burguesia britnica e conseqente demanda de novas mercadorias, a questo da moda adquiriu ainda maior importncia, pois o gosto passou a ser considerado fator de ascendncia social. As manufaturas tinham o cuidado de produzir mercadorias esteticamente aprovadas pelo gosto da aristocracia. Tudo o que a aristocracia gostava era logo copiado pela classe burguesa, e as classes mais humildes, por sua vez, copiavam a burguesia. A crescente demanda de mercadorias proporcionou inovaes na produo, visando cada vez mais a mecanizao, a reduo de tempos de servios, viabilizao dos custos produtivos, e o cuidado de produzir mercadorias esteticamente aprovadas graas a versatilidade dos designers em acompanhar as mudanas que ocorreram, e que continuam ocorrendo, no mercado, na tecnologia e na manufatura do mundo ps-guerra. Tais inovaes tiveram efeito imediato no processo de design, que teve que se adaptar, contribuindo com essas questes. Iniciou-se, ento, o conflito entre a concepo e a produo da forma: artistas contratados pelas firmas para a criao da forma dos artefatos o faziam sem levar em conta os processos produtivos, ou seja, os desenhos eram aplicados aos processos e no derivados deles. No princpio do sculo XX surge uma reao contrria ornamentao e ao vnculo formal dos produtos industriais aos estilos artsticos. Na busca de formas estticas e um fundamento lgico que correspondesse de modo mais adequado e expressivo natureza tecnolgica do mundo moderno, muitos designers voltaramse para as mquinas, instrumentos e produtos da indstria como exemplos de suas teorias. Por volta dos anos 20, uma esttica da mquina havia surgido, enfatizando funcionalista. formas geomtricas abstratas vinculadas a uma filosofia

Fundada em 1919 na Alemanha, a Bauhaus, escola de design, contribuiu de forma significativa para a definio do papel do designer, nesta fase de transio. Implementada com a misso de promover a unio entre a arte e a tcnica, apresentou nos seus primeiros anos de funcionamento uma orientao mais individualista, valorizando a expresso pessoal do artista na concepo do produto.

Em 1923, recebe influncia da esttica do De Stijl movimento artstico que enaltece a mquina e o controle racional do processo criativo apropriando-se de sua morfologia baseada nas formas elementares e nas cores primrias. Essa orientao esttica vinha ao encontro dos interesses da escola em estreitar o seu relacionamento com a indstria, com a produo em massa e com o emprego das mquinas, devido preocupao de seu diretor Walter Gropius com estas questes. Neste perodo, a escola comeou a ocupar-se da produo de modelos de produtos para a indstria, consolidando a linguagem esttica que caracteriza a Bauhaus at os dias de hoje.

A partir dos anos 80 o design passa a questionar o consumismo exasperado das sociedades capitalistas e comea a voltar sua ateno para o ser humano e o meio ambiente. Surge o ecodesign, enfatizando a preocupao com o uso de materiais reciclveis, a durabilidade dos produtos e a economia de energia. O design for disassembling [design para o desmonte], que prev no projeto a desmontabilidade e a reciclagem de cada componente do produto, antecipa para o momento da concepo a preocupao com o destino dos objetos aps o trmino de sua vida til. No incio do sculo XX, o design em vidro e cristais comeou uma nova fase a partir do trabalho da art nouveau - tendo como principal inovador Louis Comfort Tiffany com sua revolucionria tcnica conhecida como Favrile ("feito mo", em francs). A partir disso, outros designers aperfeioaram a arte da prenssagem, laminagem, gravuras e da pintura de vidro.

At ento percebemos o uso puramente de cristais e do vidro para concepo de produtos que tinham como principal objetivo, enfatizar a natureza frgil, bela e transparente desses minerais. A transparncia tambm serviu ao propsito de possibilitar a visualizao do contedo do produto. O trabalho com vidro e cristais permanece at os dias atuais, tanto presente nos artefatos j mencionados, como tambm no design de mesas e centros, pra-brisa de caros, estantes, detalhes em portas e armrios, entre outros, com o propsito de embelezar o ambiente e proporcionar a beleza e o brilho causado pela transparncia incolor dessa matriaprima. O uso de pinturas, texturas, desenhos e cores na maioria das vezes foram e so usados para mudar a superfcie incolor do vidro, enfatizando ainda mais sua beleza. Tcnicas para torn-lo translcido (chamamos de vidro fosco) foram criadas como mais uma possibilidade esttica para criao de objetos, tornando o vidro cada vez mais adorado pela sociedade. O vidro despolido tornou-se comum na decorao e na arquitetura de ambientes no final do sculo XX e incio (mais evidente) do sculo XXI.

4. O DESIGNER DE PRODUTOS O designer de produtos o profissional capacitado para elaborar projetos de objetos que sero produzidos pelas indstrias. Ele trabalha com desenho de objetos, equipamentos, mveis e artigos de produo em grande escala, na qual o profissional deve unir o senso esttico funcionalidade. Ele tambm cuida de tecnologia, pesquisas e desenvolvimento de materiais adequados para o produto. Graduados em Design Industrial encontram oportunidades de trabalho em: escritrios de design industrial, departamentos de desenvolvimento de projetos na indstria, departamentos de design industrial de empresas pblicas ou privadas, autnomos (free-lancers) ou atravs de escritrio prprio.

5. A ERGONOMIA E O DESIGN DE PRODUTOS O design de um produto no s o aspecto esttico, como valorizado por muitos profissionais e empresrios. A busca pela qualidade est centrada no s nas caractersticas formais do produto, mas na satisfao do cliente. essencial ir alm da tcnica e da esttica. Um produto que no tem concepo ergonmica perde a sua mais importante qualidade que a usabilidade, com conforto e segurana, eficincia e eficcia. Ao idealizar um produto, o designer deve levar em considerao as caractersticas ergonmicas deste, o que permitir que a empresa mantenha competitiva e o produto obtenha muito mais sucesso, uma vez que os consumidores ficaro mais satisfeitos ao utiliz-lo e isso pode gerar uma fidelizao do usurio com a empresa.

6. O FUTURO DO DESIGN O design no progredir no Brasil se ele no se tornar parte integrante e fonte das estratgias privadas. difcil imaginar um avano expressivo do design sem que a indstria esteja numa fase produtiva de criao, no sentido mais amplo de seu desenvolvimento. A existncia de polticas de fomento indstria em geral, melhor articulada poltica macroeconmica, cria condies mais favorveis ao desenvolvimento prprio de tecnologia e design.

Essas consideraes no pretendem menosprezar a importncia das questes esttico-formais nos produtos industriais, afinal a histria do design est fortemente ligada s vanguardas artsticas. Alm disso, a forma est relacionada, tambm, com os aspectos culturais e semnticos do produto, que vm adquirindo cada vez mais importncia no contexto do design contemporneo. A valorizao dos conhecimentos tecnolgicos deve acontecer sem que ocorra uma desvalorizao da arte no design de produto, pois a relao do design com a arte diz respeito interpretao dos valores culturais de uma sociedade e da transmisso destes valores atravs da forma e da relao que o objeto estabelece com o usurio.

A forma um dos muitos aspectos que devem ser levados em conta em um projeto e no um fenmeno isolado. Deve-se ter relao direta com as outras variveis que envolvem o produto. Portanto, o design deve ser classificado como uma atividade ligada arte e tecnologia. Os avanos tecnolgicos ocorridos neste final de sculo, englobando os processos produtivos, a reduo dimensional dos componentes e o surgimento de novos materiais, vem contribuindo progressivamente para uma liberdade maior na concepo formal dos produtos industrializados. O aparecimento dos produtos eletrnicos interativos e da realidade virtual intensificaram o debate sobre os aspectos comportamentais, psicolgicos e cognitivos que envolvem o ser humano e o mundo artificial. Neste contexto cabe aos designers o desafio de encontrar formas de aliar a tecnologia dimenso cultural, atuando como intrpretes entre a produo e os usurios. Talvez atravs deste enfoque que comea a delinear uma nova abordagem para o design de produtos, a arte e a tecnologia possam encontrar uma posio de equilbrio, desempenhando funes complementares e no antagnicas neste universo profissional.

7. CONCLUSO O design apresenta-se como um fator estratgico e diferencial competitivo decisivo para as indstrias, junto qualidade e preo. Estreitamente ligado ao consumidor, o design de produto abrange sua adequao ao uso, funcionalidade e identificao visual, com agregao de valor. Portanto, pode-se perceber que o design Industrial uma atividade criativa cujo objetivo determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente, ou seja, os designers de produtos devem preocupar-se no s com as caractersticas exteriores, mas sobretudo, as relaes estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou sistema de objeto) uma unidade coerente, tanto do ponto de vista do produtor como do consumidor.

Вам также может понравиться