Вы находитесь на странице: 1из 9

APOSTILA

Apostila 001 Aluno(a):


Assim encontramos uma concepo "clssica", surgida durante o Iluminismo (que podemos chamar de "definio moderna clssica", que organiza e estabelece as bases de periodizao usadas na estruturao do cnone ocidental); uma definio "romntica" (na qual a presena de uma inteno esttica do prprio autor torna-se decisiva para essa caracterizao); e, finalmente, uma "concepo crtica" (na qual as definies estveis tornam-se passveis de confronto, e a partir da qual se buscam modelos tericos capazes de localizar o fenmeno literrio e, apenas nesse movimento, "defini-lo"). Deixar a cargo do leitor individual a definio implica uma boa dose de subjetivismo, (postura identificada com a matriz romntica do conceito de "Literatura"); a menos que se queira ir s raias do solipsismo, encontrar-se- alguma necessidade para um dilogo quanto a esta questo. Isto pode, entretanto, levar ao extremo oposto, de considerar como literatura apenas aquilo que entendido como tal por toda a sociedade ou por parte dela, tida como autorizada definio. Esta posio no s sufocaria a renovao na arte literria, como tambm limitaria excessivamente o corpus j reconhecido.

Histria da Literatura Ocidental: Literatura grecorromana; Gneros Literrios.


Prof.: MANOEL JR. Srie: 3 ENEM Data: 201__

LITERATURA

Literatura pode ser definida como a arte de compor ou estudar escritos artsticos; o exerccio da eloquncia e da poesia; o conjunto de produes literrias de um pas ou de uma poca; a carreira das Letras. A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma traduo do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instruo ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramtica, da retrica e da potica. Por extenso, se refere especificamente arte ou ofcio de escrever de forma artstica. O termo Literatura tambm usado como referncia a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a Literatura Mdica, a Literatura Inglesa, Literatura Portuguesa, etc. Mais produtivo do que tentar definir Literatura talvez seja encontrar um caminho para decidir o que torna um texto, em sentido lato, literrio. A definio de literatura est comumente associada ideia de esttica, ou melhor, da ocorrncia de algum procedimento esttico. Um texto literrio, portanto, quando consegue produzir um efeito esttico e quando proporciona uma sensao de prazer e emoo no receptor. A prpria natureza do carter esttico, contudo, reconduz dificuldade de elaborar alguma definio verdadeiramente estvel para o texto literrio. Para simplificar, pode-se exemplificar atravs de uma comparao por oposio. Vamos opor o texto cientfico ao texto artstico: o texto cientfico emprega as palavras sem preocupao com a beleza, o efeito emocional. No texto artstico, ao contrrio, essa ser a preocupao maior do artista. bvio que tambm o escritor busca instruir, e perpassar ao leitor uma determinada ideia; mas, diferentemente do texto cientfico, o texto literrio une essa instruo necessidade esttica que toda obra de arte exige. O texto cientfico emprega as palavras no seu sentido dicionarizado, denotativamente, enquanto o texto artstico busca empregar as palavras com liberdade, preferindo o seu sentido conotativo, figurado. O texto literrio , portanto, aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a lngua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafrico das palavras. A compreenso do fenmeno literrio tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enftica na histria da cultura ocidental, outros diludos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literrio particular.
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

Desde a antiguidade, os gneros literrios so conhecidos e geralmente so divididos, segundo Aristteles, em narrativo (pico), lrico e dramtico. Todos as modalidades literrias so influenciadas pelas personagens, pelo espao e pelo tempo. Todos os gneros podem ser no-ficcionais ou ficcionais. Os noficcionais representam fielmente a realidade, e os ficcionais inventam um mundo onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da histria.

Segundo Aristteles, o gnero narrativo originalmente era entendido como pico e nada mais faz, a no ser narrar uma histria, e assim o faz de diversas formas. As narrativas utilizam-se de diferentes linguagens: a verbal (oral ou escrita), a visual (por meio da imagem), a gestual (por meio de gestos) etc.

classificado, assim, todo texto em que traz foco narrativo, enredo, personagens, tempo e espao, conflito, clmax e desfecho. Romance um texto completo, com tempo, espao e personagens bem definidos de carcter verossmil. Fbula um texto de carcter fantstico que busca ser inverossmil (no tem nenhuma semelhana com a realidade). Os personagens principais so animais, e a finalidade transmitir alguma lio de moral. Epopeia ou pico uma narrativa feito em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um heri ou as aventuras de um povo. Um bom exemplo Os Lusadas, de Lus de Cames, Ilada e Odisseia, de Homero. Novela um texto caracterizado pela longevidade frente brevialidade do conto e a extensividade do romance. O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situaes. Exemplos de novela so Liras Paulistanas, de Mrio de Andrade, e Brs, Bexiga e Barra Funda, de Alcntara Machado. Conto um texto narrativo breve, e de fico, geralmente em prosa que conta situaes rotineiras, anedotas e at folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens breviamente retratados. Inicialmente fazia parte da literatura oral, Boccaccio foi o primeiro a transform-lo em escrita publicando Decamero. Crnica uma narrativa informal, ligada vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve e com toque de humor e crtica. Ensaio um texto literrio breve, situado entre o potico e o didtico, expondo ideias, crticas e reflexes morais e filosficas a respeito de certo tema. menos formal e mais flexvel que o tratado. Consiste tambm na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanstico, filosfico, poltico, social, cultural, moral, comportamental, literrio, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empricas ou dedutivas de carter cientfico.

histrica da humanidade e registrar os preceitos das pocas que vo se transformando. No entanto, mesmo quando no poema o escritor fala da sua experincia e/ou do seu tempo, ele o faz de uma forma diferenciada daquela que geralmente se encontra nos registros dos outros gneros textuais; nesse caso, o poeta faz uso da memria da linguagem de um passado presente, que se alimenta, entre outras coisas, do inconsciente. A importncia da palavra no poema to relevante que possvel aproveitar toda a riqueza fontica, morfolgica e sinttica da lngua e, atravs dela, constroem-se vrias maneiras de provocar sensaes no ntimo do leitor.

O poema, ou gnero lrico, ou lrica uma das sete artes tradicionais, atravs da qual a linguagem humana utilizada com fins estticos. O sentido da mensagem potica tambm pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou algum, ou o contrrio: tambm existe poema satrico), ainda que seja a forma esttica a definir um texto como potico. Num contexto mais alargado, o poema aparece tambm identificado com a prpria arte, o que tem razo de ser j que qualquer arte , tambm, uma forma de linguagem (ainda que, no necessariamente, verbal). O poema, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, atravs de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, o poema predominantemente oral mesmo quando aparece escrito, a oralidade aparece sempre como referncia quase obrigatria, aproximando muitas vezes esta arte da msica.

na maioria das vezes expressa pela poema. Entretanto de grande importncia realar que nem todo poema pertence ao gnero lrico. Esse gnero se preocupa principalmente com o mundo interior de quem escreve o poema, o eu-lrico. Os acontecimentos exteriores funcionam como estmulo para o poeta escrever. O que fundamental em um poema o trabalho com as palavras, que d margem compreenso da emoo, dos pensamentos, sentimentos do eu-lrico e, muitas vezes, levam reflexo, portanto, sendo geralmente escrito na primeira pessoa do singular. No poema moderno encontram-se muitas manifestaes poticas que criticam a realidade social em que ela est inserida e onde est circulando. Um dos papis mais importantes do poema manter viva a experincia
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

Os gneros de poema permitem uma classificao destes conforme suas caractersticas. Por exemplo, o poema pico , geralmente, narrativo, de longa extenso, grandiloquente, aborda temas como a guerra ou outras situaes extremas. Dentro do gnero pico, destaca-se a epopeia. J o poema lrico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional. Poesia a expresso um sentimento, como por exemplo o amor. Vrios poemas falam de amor. A poesia o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma. Definio sucinta de poesia: a arte de exprimir sentimentos por meio da palavra ritmada. Essa definio torna-se insuficiente quando se volta o olhar para a poesia social, a poltica ou a metapoesia. Com o advento da poesia concreta, o prprio ritmo da palavra foi anulado como definio de poesia, valorizando mais o sentido. O poema passa a ter funo de exprimir sucintamente e entre linhas o pensamento do eu-lrico. A narrativa tambm pode fazer isso, mas a maioria dos poemas, com exceo dos picos, no se baseia num enredo. A mensagem do autor muito mais importante do que a compreenso de algum fato.

Ode um texto de cunho entusistico e meldico, em geral uma msica. Hino um texto de cunho glorificador ou at santificador. Os hinos de pases e as msicas religiosas so exemplos de hino. Soneto um texto em poesia com 14 versos, caracterizado em dois quartetos e dois tercetos, com rima geralmente em A-B-B-A / A-B-B-A / C-D-C / D-C-D. Haicai ou Haiku uma forma de poesia japonesa, sem rima constitudos normalmente por trs versos na ordem de 5-7-5 slabas.

texto.Um bom exemplo a grande pea Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Epitalmio um texto relativo s noites nupciais lricas, ou seja, noites romnticas com poemas e cantigas. Um bom exemplo de epitalmio a pea Romeu e Julieta nas noites nupciais. Stira um texto de carter ridicularizador, podendo ser tambm uma crtica indireta a algum fato ou a algum. Uma piada um bom exemplo de stira. Farsa um texto onde os personagens principais podem ser duas ou mais pessoas diferentes e no serem reconhecidos pelos feitos dessa pessoa. Tragdia representa um fato trgico e tende a provocar compaixo e terror.

O teatro, forma literria clssica, composta basicamente de falas de um ou mais personagens, individuais (atores e atrizes) ou coletivos (coros), destina-se primariamente a ser encenada e no apenas lida. At um passado relativamente recente, no se escrevia a no ser em verso. Na tradio ocidental, as origens do teatro datam dos gregos, que desenvolveram os primeiros gneros: a tragdia e a comdia. Mudanas vieram: novos gneros, como a pera, que combinou esta forma com (pelo menos) a msica; inovaes textuais, como as peas em prosa; e novas finalidades, como os roteiros para o cinema. A imensa maioria das peas de teatro est baseada na dramatizao, ou seja, na representao de narrativas de fico por atores encarnando personagens. composto de textos que foram escritos para serem encenados em forma de pea de teatro. Para o texto dramtico se tornar uma pea, ele deve primeiro ser transformado em um roteiro, para depois poder ser transformado em um texto do gnero espetacular. muito difcil ter definio de texto dramtico que o diferencie dos demais gneros textuais, j que existe uma tendncia atual muito grande em teatralizar qualquer tipo de texto. No entanto, a principal caracterstica do texto dramtico a presena do chamado texto principal, composto pela parte do texto que deve ser dito pelos autores na pea e que, muitas vezes, induzido pelas indicaes cnicas, rubricas ou didasclias, texto tambm chamado de secundrio, que informa os atores e o leitor sobre a dinmica do texto principal. Por exemplo, antes da fala de um personagem colocada a expresso: com voz baixa, indicando como o texto deve ser falado. J que no existe narrador nesse tipo de texto, o drama dividido entre as duas personagens locutoras, que entram em cena pela citao de seus nomes. Drama atualmente "classifica-se de drama toda pea teatral caracterizada por seriedade, ou solenidade, em oposio comdia propriamente dita". Elegia um texto de exaltao morte de algum, sendo que a morte elevada como o ponto mximo do
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

Dionsio (detalhe de mosaico em Antioquia.

Tragdia (do grego antigo , composto de "bode" e "canto") uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instncia maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade. Suas origens so obscuras, mas certamente derivada da rica potica e tradio religiosa da Grcia Antiga. Suas razes podem ser rastreadas mais especificamente nos ditirambos, os cantos e danas em honra ao deus grego Dionsio (conhecido entre os romanos como Baco). Diziase que estas apresentaes etilizadas e extticas foram criadas pelos stiros, seres meio bodes que cercavam Dionsio em suas orgias, e as palavras gregas , tragos, (bode) e , od, (canto) foram combinadas na palavra tragoidia (algo como "canes dos bodes"), da qual a palavra tragdia derivada.

O filsofo Aristteles teorizou que a tragdia resulta numa catarse da audincia e isto explicaria o motivo dos humanos apreciarem assistir ao sofrimento dramatizado. Entretanto, nem todas as peas que so largamente reconhecidas como tragdias resultam neste tipo de final catrtico - algumas tm finais neutros ou mesmo finais dubiamente felizes. Determinar exatamente o que constitui uma tragdia um assunto frequentemente debatido. Alguns sustentam que qualquer histria com um final triste uma tragdia, enquanto outros exigem que a histria preencha um conjunto de requisitos (em geral baseados em Aristteles) para serem consideradas tragdias.

A Literatura Grega rene trs grandes tragedigrafos, cujos trabalhos ainda existem: Sfocles, Eurpedes e squilo. O momento mais importante de representao de tragdias ocorria durante as Grandes Dionsias, tambm chamadas Dionsias Urbanas, festival que tinha lugar na Primavera, em honra de Dionsio. Nesse festival, tal como nas Dionsias Rurais e nas Leneias, os tragedigrafos concorriam a um prmio, geralmente com trs tragdias e uma pea satrica cada. Aristteles dedicou boa parte de sua obra Arte Potica aos estudos e anlise da tragdia, que tinha grande papel na cultura grega e, posteriormente, Ocidental. Apesar de descritivo, seu trabalho foi posteriormente tomado como prescritivo por muitos estudiosos. Aristteles descreve a tragdia como imitao de uma ao completa e elevada, em uma linguagem que tem ritmo, harmonia e canto. Afirma que suas partes se constituem de passagens em versos recitados e cantados, e nela atuam os personagens diretamente, no havendo relato indireto. Por isso chamada (assim como a comdia) de drama. Sua funo provocar por meio da paixo e do temor a expurgao ou purificao dos sentimentos, o prazer (catarse). A tragdia clssica deve cumprir, ainda segundo Aristteles, trs condies: possuir personagens de elevada condio (heris, reis, deuses), ser contada em linguagem elevada e digna e ter um final triste, com a destruio ou loucura de um ou vrios personagens sacrificados por seu orgulho ao tentar se rebelar contra as foras do destino. Aristteles divide a tragdia em prlogo, episdio e xodo. Segundo ele, a parte do coro se divide em proclo e estsimo. A ordem seria o prlogo precedendo o proclo (primeira entrada do coro), seguido de cinco episdios alternados com os estsimos e a concluso com o xodo, a interveno final do coro, que no era cantada. Apesar da abundante produo na Antiguidade, a maior parte das tragdias gregas no sobreviveu at os nossos dias. Os romanos so acusados de no terem sido capazes de reavivar a tradio dramtica, por terem se atido excessivamente s adaptaes das tragdias gregas, mas sem revelar o mesmo sentimento trgico; e, por isso, tenderam mais ao melodrama. Quando Eurpedes escreve As Bacantes, ele coloca em cena a chegada do deus Dionsio cidade de Tebas (que, nas tragdias, sempre representava Atenas), e a partir da ele procura problematizar a existncia do inconsciente, ou seja, do autoconhecimento. Dionsio o Deus da arte, o Deus-espelho que reflete para as pessoas o que elas so, e a partir de ento elas podem aceitar o que so e o
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

que os outros so, podem aceitar o diferente: comea a surgir o conceito de humanidade, de que o ser humano pertence a um universo maior que o da plis. Dionsio trava uma batalha com Penteu, o Rei de Tebas, que no aceitava as ideias que Dionsio trazia. Penteu um personagem elevado, que tem motivos nobres em relao sua cidade, mas carrega consigo ideias de uma poca vencida. Tambm podemos ver o caminho para uma nova sociedade, com nova dimenso individual, na trilogia tebana, de Sfocles. Formada pelas trs peas dipo Rei, dipo em Colono e Antgona, a trilogia trata do novo conceito de homem e da humanidade, bem como questiona o poder dos deuses e a autoridade do sagrado. Quando os gregos puderam assistir pea dipo Rei, eles j conheciam o mito de dipo j sabiam que o personagem tinha matado seu pai sem sab-lo, e que tinha se casado com sua prpria me, e assistem viagem de dipo para dentro de si mesmo, para o autoconhecimento. Sfocles questiona a autoridade do sagrado, pois dipo no havia conseguido escapar de sua maldio, mas tentou a todo custo no cumprir o prometido pelo sagrado: no final das contas, os espectadores da pea ficam em dvida, divididos entre aceitar o que for definido pelo sagrado ou rebelar-se contra este. Sfocles enfraquece o sagrado, ao mesmo tempo em que mostra um dipo que passa a conhecer a si mesmo, cegando-se no momento em que v sua esposa/me morta. Temos dois personagens que, em oposio um ao outro, mostram dois diferentes destinos: enquanto que Penteu, de Eurpedes, fica completamente louco por no aceitar cultuar Dionsio (por no aceitar conhecer a si mesmo, por no aceitar o Deus do autoconhecimento); dipo se torna, como podemos ver em dipo em Colono, um senhor que se conhece e se sustenta sozinho, com a fora que ele encontra dentro de si mesmo: dipo perde a famlia e sua cidadania, mas ele j um indivduo, e no se considera culpado por ter feito tudo o que fez pois ele no teve domnio de si. Vemos, na segunda pea da trilogia (em ordem cronolgica), um homem que desafia o sagrado e a plis. A partir do autoconhecimento, possvel encontrar foras em si mesmo e, assim, no ser mais necessrio que os deuses controlem o homem, e no ser mais necessrio que a cidade seja fechada, pois quando o homem conhece a si mesmo, ele entende o homem, e portanto aceita o xenos (estrangeiro), passando a ter o novo conceito de humanidade. O texto da terceira parte da trilogia de Sfocles, Antgona, foi escrito antes daqueles que o antecedem, e portanto parece ser um pouco deslocado. Nesta tragdia, Antgona (filha de dipo) se encontra em uma situao muito complicada: seu irmo Polinices est morto e foi proibido pelo rei Creonte de ser enterrado. Caso ela no enterre seu prprio irmo, ela no lhe conceder o culto religioso que completar o ciclo da vida, e cometer um erro impensvel para com sua famlia. No entanto, se Antgona enterr-lo, ela cometer

um crime contra a cidade visto que o rei proibiu que qualquer um o enterrasse. Sfocles coloca, nesta pea, um problema complexo para o qual ele ainda no tem soluo: o sistema familiar e o sistema poltico, sobre os quais se estabeleceram as bases da sociedade grega, so excludentes, e no podem viver em harmonia. A soluo para o embate dada nas peas anteriores (que na verdade foram escritas depois): o indivduo. E o texto de Eurpedes refora a importncia do Deus Dionsio, que um estrangeiro, um outro, mas ao mesmo tempo representa o autoconhecimento e a valorizao e aceitao de si prprio e do interior. A partir das tragdias, comear a se desenvolver a filosofia socrtico-platnica, que desenvolver o conceito de alma, de que o homem s conhece o mundo quando conhece a si prprio, e de que o maior conhecimento o conhecimento de si mesmo. Analisando a cronologia das apresentaes das tragdias aqui comentadas, podemos ver que houve um avano no que se relaciona com a o tratamento dado dimenso individual. Em 447 a.C. foi encenada a pea Antgona, que apresenta o problema entre as duas dimenses existentes na sociedade. Vinte anos mais tarde, em 427 a.C., os atenienses assistem a dipo Rei e percebem a importncia do autoconhecimento. Somente 22 anos mais tarde, em 405 a.C., a pea de Eurpedes encenada, em meio a uma Atenas totalmente abalada e dizimada pela Guerra do Peloponeso: o cidado ateniense v que no aceitar Dionsio pode ser desastroso, em funo do que acontece com Penteu. Apenas 4 anos depois, Sfocles mostra, em dipo em Colono, uma tragdia que no bem uma tragdia: dipo continua sendo um homem elevado, mas no comete nenhum erro trgico ele j se tornou um indivduo, um homem que se conhece e conhece o prximo, e se desprende totalmente do sagrado. Em 46 anos, estas quatro tragdias gregas causaram o despertar de uma nova filosofia com Scrates e Plato. Nesse tempo percorrido, formou-se o embrio a Filosofia que nortearia, alguns sculos mais tarde, toda a sociedade ocidental.

conhecimento com os msticos pitagricos. Na sua obra destaca-se a importncia dada ao sofrimento, narrando as sagas dos Deuses e dos Mitos (como por exemplo em Prometeu Acorrentado). Ter escrito 79 tragdias (segundo alguns autores cerca de 90), das quais se conservaram apenas sete tragdias completas (para alm de inmeros fragmentos dispersos de outras): Os Persas (472 a.C.); Sete Contra Tebas (467 a.C.); As Suplicantes (c. 463 a.C.); Prometeu Acorrentado (c. 462-459 a.C.); Agamemnon (458 a.C.); Coforas (458 a.C.); Eumnides (458 a.C.). As trs ltimas constituem a nica trilogia que chegou inteira at ns: a Oresteia (ou Orstia), uma das mais pungentes tragdias da Grcia Antiga narrando o drama protagonizado pelos ltimos tridas: Agamenon, Clitemnestra, Egisto, Electra e, naturalmente, Orestes (em torno do qual se realizam grande parte dos orculos anunciados e que d o nome de conjunto trilogia). Segundo a tradio, a sua morte deu-se quando uma guia, confundindo a sua cabea calva com uma pedra, deixou cair uma tartaruga, com objetivo de partir a carapaa, matando squilo.

Sfocles
Sfocles (em grego, Sophokls, na transliterao) (496 a.C.406 a.C.) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragdia ao lado de squilo e Eurpedes. Suas peas retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na poca do governo de Pricles, o apogeu da cultura helnica. Escreveu cerca de 120 peas, das quais apenas sete "sobrevivem" at os dias de hoje, e tambm trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclpio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negcios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederao de Delos. Em suas tragdias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixo e o que consequncia de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importncia do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola sua frente. Tambm aperfeioou a cenografia e aumentou o nmero de elementos do coro de 12 para 15, porm esse nmero pode variar de acordo com o poeta que define a tragdia. Sua concepo teatral foi inovadora e elevou o nmero de atores de dois para trs. Suas peas "sobreviventes" so: jax

squilo
Busto de squilo. Museu Capitolino Roma

squilo (em grego, - Aiskhlos, na transliterao) - Elusis c. 525 a.C. Gela 456 a.C. - foi um poeta trgico grego. considerado como o fundador da tragdia. Foi soldado em Maratona, Salamina e Plateias (o que explica vrias peas de ordem militarista, como Sete contra Tebas e, sobretudo, derivado da sua experincia direta, Os Persas). Na sua biografia ressalta desde logo a sua naturalidade: Eleusis, na tica, cidade famosa pelos Mistrios de Eleusis, cerimnia inicitica de que ainda se desconhece a verdadeira componente (a este propsito squilo ter sido julgado pelo fato de ter revelado os Mistrios, tendo, no entanto, sido absolvido). Ao longo da sua vida squilo assistiu consolidao da democracia ateniense, tendo posteriormente viajado para Siracusa a convite do tirano Hiron, onde ter travado
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

Antgona As Traqunias dipo Rei Electra Filoctetes dipo em Colono Stio de pesquisa escolar voltado ao pblico estudantil, contendo matrias acerca de diversos assuntos da humanidade. Disponvel em <http://pt.wikipedia.org> Acesso em: 30 jan 2009. 23h05min. Stio de pesquisa voltado ao pblico estudantil, cujo contendo aborda as reas dos coonhecimentos. Disponvel em <http://www.brasilescola.com> Acesso em: 29 jan 2009. 19h46min.

Eurpedes
Eurpedes (tambm grafado Eurpides; do grego antigo: ) (Salamina c. 485 a.C. - Pela, Macednia, 406 a.C.) foi um poeta trgico grego. Eurpedes foi o ltimo dos trs grandes autores trgicos da Atenas clssica (os outros dois foram squilo e Sfocles). Especialistas estimam que Eurpedes tenha escrito 95 peas, embora quatro delas provavelmente tenham sido escritas por Critias. Ele foi autor do maior nmero de peas trgicas da Grcia que chegaram at ns: dezoito no total (de squilo e Sfocles sobreviveram, de cada um, sete peas completas). Hoje, amplamente aceito que Rhesus, tida como a dcima nona pea completa, possivelmente no seja de Eurpides. Fragmentos, alguns substanciais, da maioria das outras peas tambm sobreviveram. Pouco se sabe de sua vida, mas parece ter sido austero e pouco socivel. Apaixonado pelo debate de ideias, suas investigaes e estudos lhe trouxeram mais aflies do que certezas. Alguns crticos o chamaram de "filsofo de teatro", mas no h certeza se Eurpedes, de fato, pertenceu a alguma escola filosfica. Contudo, parece inegvel a influncia do filsofo Anaxgoras de Clazmenas e tambm do movimento sofstico. Para Eurpedes, os mitos (elementos vitais da tragdia) eram apenas colees de histrias cuja funo era perpetuar crenas sobre concepes primitivas. Por tal motivo, opta por relatar em suas tragdias a histria dos negados e/ou vencidos, podendo citar como exemplo a obra As Troianas, em que o autor relata a histria das mulheres da cidade de Troia (lembrando que na poca as mulheres no eram consideradas como membros da sociedade). Nisso se diferencia tanto de seus predecessores quanto rompe com caractersticas importantes aos gregos. Esse rompimento talvez lhe tenha impedido de construir peas harmnicas e perfeitas no seu conjunto, j que os mitos cumpriam muito bem esse papel de fundo. Mesmo assim, comps cenas memorveis e agudas anlises psicolgicas. As tragdias completas que chegaram at ns so: Medeia, Hiplito, Hcuba, Andrmaca, Alceste, As Bacantes, Hracles, A Heraclade, As Suplicantes, As Mulheres de Troia, Eletra, Ifignia em ulida, Helena, on, Orestes, Ifignia em Turida, As Fencias e O Ciclope. Foi alvo de gozo por parte de Aristfanes.
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

001 (IESDE 2011) Observe:

Tntalus, 1565. Metamorphoses.

Giulio

Samuto.

Ilustrations

to

Ovids

Temos acima a representao de um mito grego. Assinale a transcrio de parte desse mito que pode ser associada imagem. A Tntalo, o prspero e abenoado rei de Corinto, justo e bem quisto, torna-se o nico mortal admitido mesa dos olmpicos. A conscincia dessa distintiva predileo acaba por enred-lo numa vaidosa e desvairada grandiosidade imaginativa. Presunoso, no af de confirmar seu estatuto de "igual" entre os deuses, Tntalo convida a todos do Panteo para um banquete em seu palcio e, pondo em teste a oniscincia divina, lhes oferece o alimento terrestre sob sua forma mais abjeta: a carne de seu prprio filho, Plops. Servir essa funesta iguaria, fruto de sua obsesso doentia, simboliza a maior perverso empreendida por um mortal. Eis que os deuses so mesmo

oniscientes, reconhecem a blasfmia horrorizados, repudiam a ofensiva ddiva. D

e,

Malsucedido, Tntalo nem se igualou aos deuses, nem os rebaixou a seu nvel, pois Zeus, o soberano do Olimpo, restaurador da ordem, ressuscita Plops reconstituindo o pedao faltante do ombro por mrmore e delibera sobre qual seria o pior castigo para o herege. Foi lanado ao Trtaro, onde, num vale abundante em vegetao e gua, foi sentenciado a no poder saciar sua fome e sede. Ao se aproximar da gua, esta escoava. Ao se aproximar para colher os frutos das rvores, os ramos moviam-se para longe de seu alcance, sob a fora do vento.

Ddalo ento confeccionou asas para ele e seu filho; quando este ia se pr ao voo, ele o advertiu de que no voasse muito alto, por temer que a cola derretesse ao sol, desfazendo as asas, nem muito baixo junto ao mar, por temer que elas se desmanchassem devido umidade. Mas caro desconsiderou as instrues de seu pai e, orgulhoso, elevou-se sempre mais alto; ao derreter a cola, caiu ao mar, chamado de Icrio por causa dele, e pereceu. J Ddalo voou em segurana at Camico, na Siclia. Chamado ilha de Dolique, Ddalo avistou o corpo de caro l deposto na praia, sepultou-o, dando ilha o nome de Icria, ao invs de Dolique. Ddalo, por sua vez, confeccionou uma esttua em Pisa semelhana de Hracles; este, certa noite, no a reconhecendo, tomou-a por pessoa viva e a apedrejou.

002 Observe a imagem.

LEIA O TRECHO PARA A PRXIMA QUESTO. [...] se algum compuser em verso um tratado de Medicina ou de Fsica, esse ser vulgarmente chamado de poeta; na verdade, porm, nada h de comum entre Homero e Empdocles, a no ser a metrificao: aquele merece o nome de poeta, e este, o de fisilogo, mais que o de poeta.
ARISTTELES. Potica. Traduo de: SOUZA, Eudoro de. Porto Alegre: Globo, 1966. p. 69.

003 (IESDE 2011) Com relao ao trecho visto, marque a alternativa correta. A
Carlo Saraceni Museo di Capodimonte, Napoli Image from As-Kzu Klassische Sprachen KZU Fonte: Disponvel em: http://www.fflch.usp.br/dh/heros/traducti ones/xenofonte/memoraveis/ dedaloicaro.html. Acesso em 28 de maro de 2009

O autor reconhece que a poesia deve ser identificada por uma evidncia exterior o verso. Aristteles afirma que um texto de Medicina escrito em versos deve ser considerado poesia. Segundo o texto, Empdocles merecia o nome de poeta e Homero, o de fisilogo. Para o autor, um texto sem mtrica pode ser considerado poesia, desde que trate de Fsica ou Medicina. Aristteles defende que a poesia no deve ser entendida superficialmente como simples conjunto de composies em verso.

Esta imagem representa um mito grego. Assinale a transcrio de parte desse mito que pode ser associada a ela. A Ddalo era ateniense de nascimento e tido por membro dos Erecteidas, uma vez que era filho de Mtion, filho de Euplamo, filho de Erecteu. Em termos de habilidades naturais, ele sobrepujava em muito todos os outros homens e se dedicava arte de edificaes, confeco de esttuas e ao trabalho da pedra. Quando Minos ficou sabendo que Teseu e seus companheiros tinham fugido, prendeu Ddalo, por ele culpado pelo ocorrido, no Labirinto, juntamente com seu filho caro, que ele tivera de Naucrtis, escrava de Minos.

004 (ENEM - 2009) Gnero dramtico aquele em que o artista usa como intermediria entre si e o pblico a representao. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ao. A pea teatral , pois, uma composio literria destinada apresentao por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramtico complementado pela atuao dos atores no espetculo teatral e possui uma estrutura especfica, caracterizada: 1) pela presena

E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

de personagens que devem estar ligados com lgica uns aos outros e ao; 2) pela ao dramtica (trama, enredo), que o conjunto de atos dramticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposio, conflito, complicao, clmax e desfecho; 3) pela situao ou ambiente, que o conjunto de circunstncias fsicas, sociais, espirituais em que se situa a ao; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretao real por meio da representao.
COUTINHO, A. Notas de teoria literria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1973 (adaptado).

Homero narrou a epopeia da guerra de Troia em duas obras distintas: Ilada (dedicada ao ltimo ano da guerra) e Odisseia (narrativa das peripcias de Ulisses depois da guerra). Nelas, encontram-se no s a relao estreita dos homens com inmeros deuses, mas tambm a exposio da cosmogonia grega, o que solidificou a posio dessas duas obras como expresso dos ideais de formao dos gregos (Paideia).
Internet: <http://educaterra.terra.com.br> (com adaptaes).

Texto II Efetivamente, so esses [Hesodo e Homero] que fizeram para os homens essas fbulas falsas que contaram e continuam a contar , nas quais os deuses lutam contra os deuses, que conspiram e combatem, pois nada disso verdade. Nem se deve contar essas fbulas na nossa cidade se queremos que os futuros guardies considerem uma grande vileza o odiarem-se uns aos outros por pouca coisa.
Plato. A Repblica. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p. 88-9 (com adaptaes).

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetculo teatral, conclui-se que A a criao do espetculo teatral apresenta-se como um fenmeno de ordem individual, pois no possvel sua concepo de forma coletiva. o cenrio onde se desenrola a ao cnica concebido e construdo pelo cengrafo de modo autnomo e independente do tema da pea e do trabalho interpretativo dos atores. o texto cnico pode originar-se dos mais variados gneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crnicas, notcias, imagens e fragmentos textuais, entre outros. o corpo do ator na cena tem pouca importncia na comunicao teatral, visto que o mais importante a expresso verbal, base da comunicao cnica em toda a trajetria do teatro at os dias atuais. a iluminao e o som de um espetculo cnico independem do processo de produo/recepo do espetculo teatral, j que se trata de linguagens artsticas diferentes, agregadas posteriormente cena teatral.

Aps a leitura dos Textos I e II reflita sobre a veracidade das afirmaes a seguir: I - A meno a hbito do poeta Homero, no primeiro pargrafo do texto I, endossa a tese de que a prtica musical na Grcia Antiga teve origem no mbito da dramaturgia. II - A partir da leitura dos textos I e II, conclui-se que, embora as narrativas picas, histricas ou epopeicas garantissem a preservao da memria cultural dos gregos, para Plato, as fbulas contadas por Hesodo e Homero, por no serem exemplares, no possuam contedo pedaggico. III - Depreende-se do segundo texto que, para Plato, os mitos no tm valor filosfico. Est(ao) correta(s) a(s) afirmao (ao): A B C D E Apenas a afirmao I. Apenas as informaes I e II. Apenas as afirmaes I e II. Apenas as informaes I e III. Todas as afirmaes esto corretas.

005 (UNB 2010 adapt.) Texto I Vivendo provavelmente no Sculo VIII a.C., costumava peregrinar pelas cortes e pelas goras, mercados pblicos das cidades daquela poca, a repetir, em estrofes candentes, entusiastas, cosendo os cantos uns nos outros, os memorveis feitos dos aqueus, antepassados dos gregos. Segundo o costume, apresentava-se em p, apoiado em um basto, narrando de memria e em voz alta, para que todos ouvissem, e, assim, preservava a memria dos combates e dos msculos heris do passado. Teria sido ele o principal responsvel por conferir unidade cultural a todo o povo de fala grega, o do continente da tica, o da pennsula do Peloponeso e o das ilhas do Mar Egeu. Para Hesodo, foi Homero quem constituiu a teologia nacional da Grcia. consenso, hoje, que nenhum poeta, nenhuma personalidade literria, ocupou na vida do seu povo lugar semelhante.
E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

006 (UEL 2008.1) Na Repblica, Plato faz a seguinte considerao sobre os poetas: [...] devemos comear por vigiar os autores de fbulas, e selecionar as que forem boas, e proscrever as ms. [...] Das que agora se contam, a maioria deve rejeitar-se. [...] As que nos contaram Hesodo e Homero esses dois e os restantes poetas. Efetivamente, so esses que

fizeram para os homens essas fbulas falsas que contaram e continuam a contar.
PLATO. A Repblica. Traduo de Maria Helena da Rocha Pereira. 8. ed. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian, 1996. p. 87-88.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a poesia e a histria em Aristteles, correto afirmar: A A poesia refere-se mais ao particular e menos filosfica que a histria. A histria refere-se mais ao universal e mais filosfica que a poesia. O poeta narra o acontecido representa o possvel. e o historiador

Por seu turno, na Potica, Aristteles diz o seguinte a respeito dos poetas: [...] quando no poeta se repreende uma falta contra a verdade, h talvez que responder como Sfocles: que representava ele os homens tais como devem ser, e Eurpides, tais como so. E depois caberia ainda responder: os poetas representam a opinio comum, como nas histrias que contam acerca dos deuses: essas histrias talvez no sejam verdadeiras, nem melhores; [...] no entanto, assim as contam os homens.
ARISTTELES. Potica. Traduo de Eudoro de Souza. So Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 468. Os Pensadores IV.

O ofcio do historiador trata do mito e mais srio que o do poeta. A poesia refere-se, principalmente, ao universal; a histria, ao particular.

Com base nos textos acima e nos conhecimentos sobre o pensamento esttico de Plato e de Aristteles, assinale a alternativa correta. A Para Plato e Aristteles, apesar da importncia de poetas como Homero, na educao tradicional grega, as fbulas que compuseram so perigosas para a formao da juventude. Plato critica os poetas por dizerem o falso e apresentarem deuses e heris de maneira desonrosa, enquanto Aristteles os elogia por falarem o verdadeiro. Plato e Aristteles concordam com o fato de o poeta falar o falso, s que para Plato suas fbulas so indignas para a juventude, enquanto que, para Aristteles, a poesia por ser mmesis no precisa dizer a verdade. O problema para Plato que Homero e os outros poetas falam sobre o mundo sensvel e no sobre a verdade; j Aristteles acredita que eles devem ser repreendidos por isso. Falar o falso para Plato problemtico porque o falso pode passar pelo verdadeiro; para Aristteles, o poeta apresenta a verdadeira realidade.

007 (UEL 2008.1) Leia o texto a seguir: [...] no ofcio de poeta narrar o que aconteceu; , sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que possvel segundo a verossimilhana e a necessidade. Com efeito, no diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa [...]
ARISTTELES. Potica. Traduo de Eudoro de Souza. So Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 249.

E-mail do professor: soliteraturamanojr@hotmail.com

Вам также может понравиться