Вы находитесь на странице: 1из 10

RESUMO DIP 4 BIMESTRE

PONTO N 1) DIREITO ECONMICO INTERNACIONAL DEI


Histrico do DEI *HUSEK+: A partir da II Grande Guerra e propriamente da ONU, revelou-se cada vez mais a disparidade entre ricos e pobres e se procurou, atravs do desenvolvimento, equilibrar a posio dos pases, minorando as diferenas. Fundou-se a ordem econmica, se assim podemos dizer, no trip nascido em Bretton-Woods, em 1944, em vigor a partir de 1945: FMI, BIRD e GATT. (p. 294) Permanente tenso entre Economia domstica Economia Internacional Pq? Interesses contraditrios! Deve-se buscar um equilbrio entre ambos.

PRINCPIOS DO DIREITO ECONMICO INTERNACIONAL


[anotaes de aula. Profa extraiu do Celso de Mello, vol. II, p. 1298] Os princpios que orientam o DEI so flexveis: 1. Vedao de restries discriminatrias por parte dos Estados [combate ao protecionismo] 2. Os estados no podem intervir ou impedir que as empresas recebam seus pagamentos/lucros oriundos de investimentos que tais firmas estrangeiras fizeram no territrio nacional. 3. Cooperao dos estados na estabilizao dos preos das mercadorias prticas de conteno da inflao papel do FMI [est na Carta da ONU**] **ver o contexto de surgimento da ONU: colapsos econmicos nas economias domsticas europeias. Evitar a runa: papel da ONU em preparar relaes econmicas igualitrias. Necessidade de haver estabilidade econmica. 4. Os estados devem coibir a prtica de dumping [venda de produtos abaixo do preo de custo/de fbrica] e a criao de estoques que interfiram no desenvolvimento de pases subdesenvolvidos 5. Promoo da diminuio das barreiras comerciais 6. **Promoo da eliminao das restries quantitativas de importaes e exportaes [no estava no esquema da profa!!!] 7. Assistncia econmica e cooperao com os pases pobres por meio do Banco Mundial e do FMI.

CARACTERSTICAS DO DIREITO ECONMICO INTERNACIONAL


1. Normatizao flexvel (adaptao constante) 2. Sujeitos de direito ???? tradicionais, como, por exemplo, as multinacionais, associaes de exportadores, conglomerados de empresas, etc. 3. Usa uma finalidade Economia ONU Desenvolvimento de polticas econmicas.

Sistema econmico internacional:


- Carta da ONU (1945) - FMI + Banco Mundial + BIRD (Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento) severas crticas: influncia econmica e poltica** **Como funciona no FMI? Quanto > capital, > a cota de participao do Estado. E isso problemtico! Pq? Pq engendra uma profunda desigualdade no interior do FMI e no nmero de pessoas que toma as decises. - OMC (Organizao Mundial do Comrcio)

Anotaes doutrina: FMI (criado na Conferncia Bretton-Woods, tem sua sede em Washington) tem como finalidades: Promover a cooperao monetria internacional e facilitar o crescimento equilibrado do comrcio mundial mediante a criao de um sistema de pagamentos multilaterais para as transaes correntes e a eliminao das restries ao comrcio internacional; Desenvolver o comrcio internacional, auxiliando, temporariamente, os pasesmembros; Evitar a depreciao de moedas, mantendo estveis os balanos de pagamentos e propiciando uma cooperao monetria internacional; Supervisionar a poltica econmica de seus membros; Favorecer a cooperao monetria, a estabilidade cambial e o crescimento equilibrado do comrcio internacional; Conseguir que se aplique um cdigo de conduta para as polticas sobre taxas de cmbios; Fomentar um sistema multilateral de pagamentos para as transaes; Por disposio dos pases-membros os recursos financeiros necessrios para os ajudar a reequilibrar as suas balanas de pagamentos sem menosprezar a prosperidade nacional; Prestar assistncia tcnica quando solicitado.

BIRD (criado juntamente com o FMI, tambm tem sede em Washington) suas finalidades so: Contribuir para a reconstruo e desenvolvimento dos pases-membros, facilitando o investimento de capitais com fins produtivos (agricultura, energia, educao, sade, planejamento familiar, estradas, telecomunicaes); Promover o investimento estrangeiro privado em condies razoveis; Fomentar o crescimento, a longo prazo, do comrcio internacional.

OMC (iniciou suas atividades em 01.01.1995. foi resultado da alterao estrutural do GATT General Agreement on Tariffs and Trade/Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comrcio).

Seu objetivo bsico o de facilitar a implementao, administrao e operao do Acordo de Marrakesh, no intuito de criar um foro de negociaes sobre comrcio multilateral entre os Estados-membros, informando e orientando sobre a aplicao de salvaguardas, subsdios, direitos antidumping e compensatrios, estando hoje em processo de incluso como organismo especializado da ONU.

PONTO N 2) TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL TPI

PRECEDENTES HISTRICOS DO TPI: 1. I e II Grandes Guerras: mudana de foco do DIP. No mais o Estado, mas a pessoa
humana o sujeito do DIP mais importante.

2. Tribunal Militar Internacional de Nuremberg e Tquio


NUREMBERG = Violao da reserva legal. Qual a justificativa? Crimes novos que no poderiam ser previstos. Indstria/racionalizao da morte. Alm disso, o Tribunal de Nuremberg foi instaurado pelos vitoriosos nem todos foram condenados... veja-se o caso dos EUA e o lanamento das bombas atmicas (ningum foi punido, pelo contrrio, os pilotos responsveis pelos lanamentos foram condecorados). *HUSEK sobre o Tribunal de Nuremberg+ O Tribunal era composto por quatro membros titulares e quatro suplentes, representantes das potncias vencedoras: EUA, Gr-Bretanha, Frana e URSS. As sentenas somente podiam ser estabelecidas por consenso. (...) Os crimes acusados eram: crimes de conspirao, crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a Humanidade. (...) A deciso do Tribunal declarando a culpa ou reconhecendo a inocncia era definitiva: no havia nenhuma espcie de recurso. fato, embora a ideia e a atuao do Tribunal tivesse respaldo numa conscincia jurdica internacional, que alguns princpios caros ao Direito Penal no foram obedecidos: como o da irretroatividade da lei e o da reserva legal. Os crimes julgados por Nuremberg, salvo os crimes de guerra, no tinham definio prvia e/ou norma no sistema internacional. (p. 259-60)

3. Tribunais Internacionais ad hoc (Ruanda e ex-Iugoslvia)


(1948-1992) amadurecimento da ideia de um TPI. Nesse meio-tempo, tivemos um Tribunal Internacional ad hoc (= especfico, criado para um ato especfico, para julgar determinados delitos). Tribunais ad hoc usados como ferramenta para resolver conflitos domsticos. Casos: a) RUANDA: Massacre tnico hutus x tutsis b) Ex-Iugoslvia: conflito tnico generalizado entre croatas x srvios x albaneses x montenegrinos.

SURGIMENTO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL: 17.jul.1998, Roma.

Aps as experincias de Nuremberg + Tquio + Ruanda + ex-Iugoslvia surge o TRIBUNAL

PENAL INTERNACIONAL. Sua grande diferena em relao aos outros que lhe
antecederam sua finalidade: PERMANNCIA!!! *Criao do TPI: 17.07.1998, em Roma, numa Conferncia Diplomtica da ONU. *Fundamento jurdico: Estatuto de Roma (1992) aprovao do texto do Estatuto de Roma (tratado entre os pases-membro da ONU). *Competncia: lato sensu, para CONHECIMENTO, ANLISE E JULGAMENTO dos delitos internacionais. *JURISDIO DO TPI:

1. Material Conhecer, analisar e julgar crimes de: [conceitos de HUSEK] a) Genocdio: caracteriza-se pelos atos praticados com a inteno de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, tnico, racial ou religioso. b) Contra a humanidade: tal crime pode incluir vrios delitos do tipo penal: assassinato, extermnio, escravido, deportao, transferncia forada de populao, aprisionamento ou outras severas privaes da liberdade fsica, tortura, estupro, escravido sexual, prostituio forada, gravidez forada, esterilizao forada ou qualquer outra forma de violncia sexual, apartheid, etc. c) de Guerra: divide-se em dois grupos: as infraes graves ao Direito formal de guerra e as violaes ao Direito costumeiro internacional em relao a conflitos armados. d) de Agresso: no h uma definio exata, mas tal crime revelar-seia na agresso, consistente em aes polticas ou militares, por algum deter o poder, contra outro ente internacional.
*mnimo penal *Estatuto de Roma Genocdio est dentro de crimes contra a humanidade, s que ele especfico. 2. Territorial Todos os estados-partes, com exceo dos que no ratificaram.

3. Pessoal Quem pode ser julgado pelo TPI? Todos. A nica ressalva so os crimes cometidos por menores de 18 anos, que sero julgados por vias especiais. 4. Temporal Os crimes so imprescritveis porm, somente os crimes cometidos aps 2002. **Saldo da II GM: 50 milhes de mortos + inovao blica + Geno (etnia) cdio (matar) ** Primeiro registro do uso da palavra Genocdio: 1944. Contudo, na formulao das sentenas os tribunais usavam crimes contra a ahumanidade. Em 1948 o uso comea a ser efetivo.

PRINCPIOS QUE REGEM O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL:


1. Complementaridade e cooperao **Jurisdio Complementar ou subsidiria ao TPI: Porque a jurisdio primria sempre do estado. Quando o Estado no tem condio de processar e julgar ou quando h atente omisso por parte do estado (caso da Sria, que no tem interesse) ou quando h falncia/incapacidade: chama-se o TPI. *ACCIOLLY+ O principal dispositivo do Estatuto [de Roma], que figura no artigo 1, o princpio da complementaridade, nos termos do qual a jurisdio do TPI ter carter excepcional e complementar, isto , somente ser exercida em caso de manifesta incapacidade ou falta de disposio de um sistema judicirio nacional para exercer sua jurisdio primria. Ou seja, os estados tero primazia para investigar e julgar os crimes previstos no Estatuto do Tribunal (pp. 854-5). **Cooperao: crtica seria incua. Diante da omisso e falncia, daonde falar em cooperao? 2. Imprescritibilidade [a partir de 2002] 3. Indiferenciao de cargo, funo, patente [sero julgados todos do mesmo modo, sem nenhum privilgio. da Legislao Brasileira]. 4. Responsabilidade individual [Adolf Eichmann contra isso em sua defesa. Aduz que ele foi uma pequena pea em uma grande engrenagem muito maior]

PENAS QUE PODEM SER IMPUTADAS AO CONDENADO PELO TPI:


1. Recluso at 30 anos 2. Priso perptua ** o Brasil s aderiu porque no havia a possibilidade de pena de morte, que inexistente em nosso ordenamento (somente em caso de guerra, conforme o artigo 5, inciso XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada,
nos termos do art. 84, XIX) ** mas foi prevista a priso perptua, tambm combatida em nosso ordenamento. Como isso foi possvel??? Diz-se que h uma brecha para a adeso do Brasil pois h precedente do STF de extradio de presos que, em seus pases, foram condenados

priso perptua. Ademais, fala-se que aps 25 anos de cumprimento, a pena revisada e, assim, pode ser seja o caso de no mais cumpri-la em carter perptuo.

3. Multa** 4. Confisco de bens utilizados ou recebidos com a prtica do crime** ** Penas acessrias.

PONTO N 3) ORGANIZAES INTERNACIONAIS OIS


*Conceitos de OI na doutrina: [Angelo Pietro Sereni] Organizao internacional uma associao voluntria de

sujeitos de Direito Internacional constituda por ato internacional e disciplinada nas relaes entre partes por normas de Direito Internacional, que se realiza em um ente de aspecto estvel, que possui um ordenamento jurdico interno prprio, por meio dos quais realiza as finalidades comuns de seus membros mediante funes particulares e o exerccio de poderes que lhe foram conferidos. definio que mais aparece na doutrina!
*Agenor Pereira de Andrade+ so coletividades interestatais, criadas mediante tratado, com constituio e objeto definidos. [Celso Mello] d os critrios para que um ente seja considerado um OI: a) deve ter pelo menos trs Estados com direito a voto; b) ter uma estrutura formal; c) os funcionrios no devem ter a mesma nacionalidade; d) pelo menos trs Estados devem contribuir substancialmente para o oramento; e) deve ser independente para escolher seus funcionrios; f) deve desempenhar atividades normalmente; g) tamanho, sede, poltica, ideologia e nomenclatura so irrelevantes; e h) deve ter objetivo internacional. *Paul Reuter+ tambm destaca os critrios: a) no possuem territrio, nem populao; b) compreendem apenas um elemento, os rgos aptos a exercerem as funes que lhes forem estabelecidas; c) o que d existncia a uma organizao, apesar do tratado em que foi constituda, o fato de que ela, atravs de seus rgos, exerce efetivamente as funes esperadas; d) as organizaes e os seus agentes se beneficiam de imunidades funcionais; e) o direito de cooperar com outras organizaes; f) a responsabilidade ativa e passiva da organizao consequncia da participao de fato numa atividade internacional; g) cada organizao tem um Direito prprio direitos e obrigaes que define os elementos de sua personalidade; e h) nenhuma organizao internacional soberana, no sentido em que os Estados o so, apenas tem atribuio prprias, limites de competncia e funcionais determinados em sua carta constitutiva.

CARACTERSTICAS DAS ORGANIZAES INTERNACIONAIS


[a partir do conceito de SERENI; extrado de ROBERTO LUIZ SILVA, p. 314]

1. Composio essencialmente interestatal [intergovernamental exatamente para distingui-las das ONGS, que so no governamentais] ou, como diz Sereni, associao voluntria de sujeitos de DIP. Em regra, a OI formada por Estados, mas se admite que seja constituda por outras OIs, como foi o caso da OMC, que teve como parte signatria a Comunidade Europeia. 2. Instituio via ato internacional esse ato denominado tratado ou conveno. Alm de no ter prazo de validade, ser interpretado pela prpria OI, sendo sua execuo feita por diversos outros atos, tendo tal instrumento jurdico primazia sobre outros tratados e, por fim, importncia superior de uma Constituio para os Estados, j que um Estado por existir, teoricamente, sem uma Constituio, ao passo que as OIs jamais podero subsistir sem um tratado que as constitua. 3. Ordenamento jurdico interno prprio [estatuto que regula o funcionamento de seus rgos] 4. Personalidade jurdica distinta da dos Estados-membros // personalidade internacional 5. Estrutura orgnica permanente e independente: constituda por um rgo executivo (normalmente denominado Conselho) + um rgo que congrega todos os Estados (Assembleia) + um rgo encarregado da parte administrativa (Secretariado) 6. Existncia de poderes prprios, fixados pelos tratados que a instituram 7. Sede prpria, estabelecida por um acordo de sede entre a OI e um Estado soberano.

**CRITRIOS PARA SER CONSIDERADA UM OI: [extrado de SILVA, p. 315] 1. Ter pelo menos 3 Estados com direito a voto 2. Estrutura formal 3. Os funcionrios no devem ter a mesma nacionalidade 4. Pelo menos 3 estados devem contribuir substancialmente para a sociedade 5. Ter objetivo internacional!!! **Atos constitutivos de uma OI: Tratados e Convenes. O tratado adquire o aspecto de uma norma constitucional.

CARACTERSTICAS DOS TRATADOS-CONSTITUIO DAS OIS:


1. Natureza de norma constitucional. 2. No possuem prazo fixo, pr-determinado, de durao as OI so, em tese, permanentes. Se so permanentes, h se consagrar a existncia de uma sede e de uma organizao mnima 3. Auto-interpretao dos tratados cria precedentes para outras OIS. 4. Primazia do Tratado-constituio sobre outros tratados. 5. *** Personalidade internacional [adicionado pelo Husek, trabalhado em separado pela profa Claudia]: criada atravs de um tratado para ser sujeito de DIP.

***PERSONALIDADE INTERNACIONAL:
1. Responsabilidade internacional 2. Art. 104 da Carta da ONU 3. Ordenamento jurdico prprio/interno a) Estatuto b) Recomendaes

ESTRUTURA DA OI [=herana da Liga das Naes, 1919]


1. Conselho rgo executivo 2. Secretariado rgo administrativo

FINANCIAMENTO DA OI
O oramento feito com base num sistema de cotas de participao (contribuies dos Estados-membros). Uma OI pode, ainda, contrair emprstimos em nome prprio. De acordo com Seitenfus, o oramento divide-se em despesas fixas (gastos administrativos ordinrios) e despesas flexveis (vinculadas a programas e operaes especficos ex: manuteno da paz, desenvolvimento econmico e social, etc). Geralmente a forma de financiamento estar presente no prprio tratado-constituio da OI; veja-se o caso da ONU e a Carta das Naes Unidas:
Artigo 17 1. A Assemblia Geral considerar e aprovar o oramento da organizao. 2. As despesas da Organizao sero custeadas pelos Membros, segundo cotas fixadas pela Assemblia Geral. 3. A Assemblia Geral considerar e aprovar quaisquer ajustes financeiros e oramentrios com as entidades especializadas, a que se refere o Artigo 57 e examinar os oramentos administrativos de tais instituies especializadas com o fim de lhes fazer recomendaes. Artigo 19 O Membro das Naes Unidas que estiver em atraso no pagamento de sua contribuio financeira Organizao no ter voto na Assemblia Geral, se o total de suas contribuies atrasadas igualar ou exceder a soma das contribuies correspondentes aos dois anos anteriores completos. A Assemblia Geral poder entretanto, permitir que o referido Membro vote, se ficar provado que a falta de pagamento devida a condies independentes de sua vontade.

ESPCIES DE MEMBROS DA OI
1. Originrios 2. Admitidos: aderiram posteriormente e, por isso, no podem fazer ressalvas ao Tratado-constituio.

CLASSIFICAO DAS OIS


1. Quanto finalidade/objeto: a) Objetivos Gerais (ex: ONU, OEA, OUA Organizao da Unidade Africana)

b) Objetivos Especficos tem objeto determinado, subdividindo-se em orgs. de cooperao poltica, cooperao econmica, militar, social e humanitria, dotadas de finalidades culturais. (Poltica = Conselho da Europa // Econmica = FMI, BIRD, OCDE Organizao de Cooperao e Desenvolvimento Econmico // Militar = OTAN, SEATO Organizao do Tratado do Sudeste Asitico // Social e humanitria = FAO Organizao Internacional para a Alimentao e Agricultura, OIT, OMS // Finalidades culturais = UNESCO). 2. Quanto abrangncia: a) Universal (ex: ONU, OIT, FMI, BIRD). b) Regional (ex: MERCOSUL, OEA, Conselho da Europa, OTAN).

PRIVILGIOS E PRERROGATIVAS:
1. Capacidade para contestar, alienar. 2. Bens gozam de imunidade tributria (iseno de imposto). QUESTES POSTAS A SEREM PENSADAS: 1. R. 2. R. 3. R. 4. R. Influenciam na opinio pblica? Protegem os direitos humanos? Elas desenvolvem meios para contornar/solucionar os conflitos? As OIS exercem influncia sobre os Estados?

PONTO N 4) Anotaes sobre a obra PAZ PERPTUA, de Immanuel Kant1


Obra da maturidade de Kant, data de 1795. Maturidade de Kant = preocupao com o direito. *mudana no debate relacionado ao DIP: ANTES: Discurso pacifista cunho religioso [cai a importncia da Igreja Iluminismo] DEPOIS: Discurso pacifista cunho JURDICO!!!

A paz deve ser garantida pelo DIREITO.


Anotaes referentes obra: Para Kant, a paz precisa ser formalmente (=juridicamente) instituda. 1) Nenhum acordo de paz ser considerado vlido se feito com alguma reserva secreta com vistas a uma guerra futura. 2) Exrcitos permanentes sero gradualmente abolidos. 3) Nenhum estado interferir na Constituio e no governo de outro. 4) Definio de republicanismo. Princpio segundo o qual o Executivo est separado do Legislativo. 5) Para Kant, a capacidade moral do homem est adormecida no presente.

Kant opera com 3 crticas fundamentais: 1)Da razo pura h conhecimento sem experincia; 2) Da razo prtica filosofia moral kantiana; 3) Da faculdade do juzo.

Вам также может понравиться