Вы находитесь на странице: 1из 17

A BNO OU A MALDIO SOMOS NS QUEM DETERMINAMOS Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus

no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vs a bno e a maldio: A bno, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; A maldio, se no ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que no conhecestes". (Dt 11.26- 28)

Meus amados e queridos irmos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

No Antigo Testamento, em geral, a bno refere-se a bem-estar terreno, segurana, poder, riqueza, descendncia, etc., e essa bno est

expressamente condicionada obedincia aos mandamentos de Deus: "Eis que, hoje, eu ponho diante de vs a bno e a maldio: a bno, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldio, se no cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que no conhecestes" (Dt 11.26-28).

Para Israel, o povo terreno de Deus, prometido bnos terrenas. (Gn 49).

A bno para a Igreja de Jesus, o povo celestial de Deus, tem uma conotao celestial correspondente: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abenoado com toda sorte de bno espiritual nas regies celestiais em Cristo" (Ef 1.3).

A bno de Deus "Deus conosco" tornou-se homem em Jesus Cristo! Por isso tambm podemos descrever a idia de bno como sendo "a ao de Deus com uma pessoa para atra-la mais profundamente para Sua comunho". Isso significa que a bno nem sempre o que desejamos, mas em todo caso se trata do que bom e salutar para ns! Pois continua vlido: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito" (Rm 8.28).

O Senhor Deus, na sua infinita bondade e misericrdia, desde os tempos longnquos, j ensinava os nossos ancestrais o que verdadeiramente nos conduz a uma vida regada de bnos ou de maldio, dependendo exclusivamente da nossa obedincia e compromisso aos mandamentos do Senhor.

No livro de Dt 11. 28, a palavra diz: Eis que, hoje, eu ponho diante de vs a bno e a maldio:

A bno, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno. A maldio, se no ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que no conhecestes.

A palavra do Senhor revela que tanto a bno como a maldio oferecida por Deus diante de ns, dando-nos a plena liberdade de escolha, e no h mistrio nenhum nisso. Ensina-nos que para vivermos em paz, para recebermos as suas bnos aqui na terra e nos dias futuro a vida eterna, a nica coisa que precisamos fazer ouvir a sua voz, guardar os seus mandamentos e segui-lo.

As demais coisas necessria para sermos abenoados, Jesus Cristo j fez tudo e em sacrifcio vivo pela asperso do seu sangue inocente na cruz do Calvrio. Levou sobre si as nossas dores, e pela suas feridas fomos sarados.

Disse Jesus: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vou aliviarei. E, aquele que me ama, guarda os meus mandamentos.

Porem, se no produzirmos frutos dignos de arrependimento e no darmos ouvido aos seus mandamentos e passarmos a seguir outros deuses, certamente estaremos assumindo um compromisso com a maldio, porque a palavra nos d a certeza que impossvel servir a dois senhores (Mt 6.24).

Ou servimos a Deus verdadeiramente com o compromisso de servo para com o seu Senhor, ou servimos a outros deuses como: A idolatria, desobedincia, vcios, avareza, vaidade, inveja, cimes, ira, soberba, prostituio, fornicao, mentira, feitiaria, e outras abominaes ao Senhor.

Os que assim procedem a sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre, o que a segunda morte (Ap 21.8).

Dt 30.19, disse o Senhor: Os cus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bno e a maldio; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendncia.

E outra vez, o Senhor nosso Deus e Pai, Deus de paz e misericrdia, prova o seu amor pelo homem na presena das testemunhas que Ele mesmo criou.

Ele nos prope a bno e a maldio, a vida e a morte, e na sua inexprimvel amabilidade, ainda nos indica qual a melhor das opes, nos aconselha a escolher a vida para que vivamos, e a nossa descendncia seja abenoada, porque assim est escrito: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa (At 16.31).

Esta a sua grande oportunidade, escolha a vida para que viva tu e a tua semente. Escolha a vida para viver dias de paz, e na eternidade a certeza de morar junto com o Senhor Jesus e os seus santos anjos. A vida a sua bno, a vida Jesus. Ele mesmo disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, e ningum vem ao Pai se no por mim ( Jo 14.6). A maldio o pecado, e a morte.

Jesus Cristo, pelo seu infinito amor, nos resgatou com brao forte das garras do inimigo. Pagou pela nossa vida o mais alto preo, pagou preo de sangue, aflio e muita dor. Morreu dependurado na cruz em sacrifcio vivo pelos nossos pecados, e ressuscitou ao terceiro dia para a nossa salvao.

O objetivo dos que buscam ao Senhor receber as suas bno, mas nem sempre fazem jus a essa benignidade de Deus. Muitos almejam as bnos do Senhor, mas no querem compromisso com o Evangelho de Cristo.

Optam em servir os prazeres da carne, a viver em abundncia de bens materiais, mas a palavra diz que sendo amigo do mundo inimigo de Deus, porque Deus no ouve a pecadores.

(Pv 26:2) diz: Como o pssaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu vo, assim a maldio sem causa no vir.

(Pv 3.33 ) A maldio do Senhor habita na casa do mpio, mas a habitao dos justos Ele abenoar.

(Ml 2.1, 2) E, agora, sacerdotes, este mandamento vos toca a vs. Se o no ouvirdes, e se no propuserdes no vosso corao dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exrcitos, enviarei a maldio contra vs e amaldioarei as vossas bnos; e j as tenho amaldioado, porque vs no pondes isso no corao.

Temos presenciado pessoas entregando os seus inimigos nas mos de Deus com desgnio de vingana, isto uma incoerncia, contra senso.

Quando rogamos maldio a algum, nos sujeitamos a receb-la nas mesmas propores. Esta afirmao do Senhor, exemplificado quando mandou Abrao apartar-se do seu sobrinho L, e seguir outra direo. Ele prometeu abenoar os que o abenoassem e amaldioar os que o amaldioassem (Gn 12.3).

E Jesus Cristo disse: Mateus 5.44, 45 - Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.

Para que sejais filhos do Pai que est nos cus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desa sobre justos e injustos.

Portanto meu amado irmo, se a sua orao no est chegando diante do trono de glrias de Deus, algo inconveniente est acontecendo em sua vida, e isto, indispensavelmente tem que ser ajustado, este concerto entre voc e Deus, porque o Senhor poderoso at para transformar as maldies em bnos.

Jesus Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se maldio por ns, porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bno de Abrao chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela f, ns recebamos a promessa do Esprito.

(Sl 72.17): O seu nome permanecer eternamente; o seu nome se ir propagando de pais a filhos, enquanto o sol durar; e os homens sero abenoados nEle; todas as naes lhe chamaro bem-aventurado.

Ado e Eva receberam a ordem de Deus para que no comessem o fruto da rvore do conhecimento, entretanto, tentados por Satans acabaram comendo e o resultado que foram expulsos do Jardim do den e dor e a morte foi infligida a todo o ser humano.

Saul recebeu a instruo de destruir completamente os amalequitas, porm poupou o rei e guardou parte do despojo, desobedecendo s ordens de Deus e colheu como seqela o fim do seu reinado.

Uzias sabia que somente os sacerdotes podiam entrar no Tabernculo e oferecer incenso, todavia tomou a deciso de entrar naquele lugar e colheu para si a lepra.

Esses so somente trs casos em que a desobedincia provocou resultados desastrosos para as pessoas que agiram no levando em considerao as determinaes do Senhor e, atravs dos tempos, o homem vem fazendo a mesma coisa e colhendo coisas ruins, no percebendo que se agisse de

forma contrria estaria adquirindo bnos para ele e para aqueles que fazem parte de sua famlia.

Ento por que o ser humano no passa a obedecer? Se esse o grande segredo por que no faz-lo? So perguntas muito difceis de serem respondidas, pois como verificamos esse no um problema atual, ele vem corroendo o homem h milhares de anos, porm, apesar de toda essa dificuldade, existem algumas coisas que ns podemos verificar.

Em primeiro lugar est a essncia do carter do ser humano, que ruim, que est predisposta a fazer a coisa errada, a pecar, a no obedecer, ou seja, uma coisa intrnseca ao homem contra a qual ele deve lutar diariamente, e no permitir que venha a sobrepor aos princpios divinos.

No outro lado da balana est o nosso entendimento. Precisamos entender, de forma definitiva, que Deus quer a nossa obedincia e Ele nos faz uma promessa que, caso venhamos a fazer isso, seremos abenoados.

No h nenhuma regra para que venhamos a vencer essa luta, porm, existem algumas coisas que so bsicas e que precisamos entender. Em primeiro lugar precisamos ter vontade de obedecer, isso mesmo, na medida em que estejamos comprometidos, realmente, com Deus isso no ser to difcil.

Em segundo lugar precisamos permitir que chegue ao nosso corao essa ordenana do Senhor, com relao obedincia, j que o corao endurecido est comprometido com o mal e em terceiro lugar no podemos esquecer que tudo provm de Deus, que no somos absolutamente nada sem Ele, que no temos nada, estamos somente administrando aquilo que Ele nos d.

Evidentemente no temos a menor pretenso de encerrar esse assunto to srio nesse artigo, porm em Dt 8.1 est escrito: Tenham o cuidado de obedecer toda a lei que eu hoje lhes ordeno, para que vocs vivam, multipliquem-se e tomem posse da terra que o Senhor prometeu, com juramento, aos seus antepassados. O que vamos colher sempre ser uma escolha nossa. Pense nisso e deixe o seu comentrio.

OBEDECER PARA VIVER Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais (Dt 8.1) . A Palavra diz que Deus falou a Jeremias para no orar nem implorar por aquele povo porque de nada adiantaria, na medida em que Ele no o escutaria. Chama a ateno do profeta lhe dizendo se ele no percebe o que aquelas pessoa andavam fazendo, tanto as crianas, os homens e as mulheres oferecendo sacrifcios a uma deusa e a outros deuses, afrontando-O sem o menor constrangimento.

De repente, o Senhor diz a Jeremias que eles acham que O esto ferindo, porm esto completamente enganados, pois esto fazendo mal a si prprios e, pior, sero envergonhados por conta disso.

E fala ao profeta que derramar o Seu furor, a Sua ira sobre aquele lugar, sobre as pessoas e no poupar nem os animais e vai mais longe, dizendo que nada conseguir impedir que aquilo acontea.

Faz uma observao de que so feitos sacrifcios sobre o altar, mas que Ele no est interessado em nada disso, pois no foi isso que foi dito quelas pessoas quando foram retiradas do Egito, o que foi requerido daquele povo foi obedincia e, a partir dessa atitude, Ele seria o Deus deles e eles seriam o Seu povo.

Entretanto, continua dizendo que no foi ouvido, no foi dada a ateno devida e continuaram a desobedecer e adorando a outros deuses, isto , em vez de melhorarem, acabaram piorando.

Ento diz a Jeremias para que transmita aquilo tudo quelas pessoas, apesar de ter certeza absoluta de que o profeta no seria ouvido, j que no havia mais nenhuma lealdade por parte deles, ou seja, mais uma vez tudo seria intil.

O final dessa histria aquele povo foi castigado, num determinado momento o Senhor diz que gostaria de reunir todas aquelas pessoas como um lavrador ajunta a sua colheita, mas faz uma metfora dizendo que aquele povo como parreiras sem uvas e como figueira sem figos, todas as suas folhas secaram e, por causa disso, Ele, o Senhor, permitiu que os estrangeiros tomassem aquele lugar.

Todo o nosso texto gira em torno de somente uma coisa, obedincia. O povo de Deus ao longo de toda a sua histria e continua nos diz de hoje, parece que nunca conseguiu entender que Deus no est interessado em sacrifcios, em ofertas queimadas, em penitncias, pelo contrrio, o que Ele realmente deseja a nossa lealdade e a nossa obedincia.

extremamente simples, no existe mistrio, no h coisas mirabolantes, aquilo o que Ele mais quer na relao que venhamos a ter com Ele a nossa fidelidade.

O que ocorre que durante toda a histria, comeando l no Jardim do den at os dias de hoje, o homem no consegue se manter leal a Deus, no consegue obedecer e fica procurando respostas difceis para uma coisa muito simples.

No texto bblico que utilizamos para esse artigo isso est muito claro, o que Deus quer de ns que obedeamos aos seus mandamentos. Quando tomamos esse posicionamento estamos nos colocando na posio que Ele quer e no precisamos demonstrar mais nada, na medida em que estamos ratificando todo o nosso comprometimento e a nossa lealdade para com Ele.

O grande problema que no conseguimos como os nossos antepassados, fazer isso. Ado e Eva tiveram diante de si duas perspectivas, a primeira a de ver a rvore da vida e a segunda a rvore do conhecimento do bem mal e fizeram a escolha de tentar saber o que estava por trs da rvore conhecimento do bem e do mal e o pior, o grande desastre que foram alertados para no fazerem isso, mas tomando uma atitude que se repetiu e se repete ao longo de toda a eternidade, preferiram desobedecer e colheram os frutos daquela deciso, assim como o povo para quem Jeremias profetizou por mais de quarenta anos, que tambm colheu os frutos amargos por no ter ouvido o profeta.

O evangelho muito simples, ns que complicamos tudo achando que Deus no vai se importar com nossas atitudes de desobedincia. No d para dizer que estamos comprometidos com Deus sem estarmos com o nosso corao dentro da Sua vontade. Pense nisso.

EXISTE MALDIO HEREDITRIA?

H uma grande preocupao entre muitas pessoas, at mesmo entre os conhecedores da palavra, em relao maldio hereditria. Temos visto at mesmo alguns lderes, eruditos da palavra levando apreenso aos irmos, nos termos dessa maldio.

Mas podemos afirmar com toda certeza que a maldio hereditria no existe, e os que assim pregam, usam a fragilidade dessas pessoas que crem nisso, para impor doutrinas inteis e vs. O que precisamos , confiar na palavra do Senhor Deus, pois Ele nos d a certeza que mau algum ir acontecer com aqueles que esto revestidos da sua couraa.

No livro de Ezequiel 18.20, disse o Senhor: A alma que pecar, essa morrer; o filho no levar a maldade do pai, nem o pai levar a maldade do filho; a justia do justo ficar sobre ele, e a impiedade do mpio cair sobre ele.

(Rm 8.31) Que diremos, pois a estas coisas? Se Deus por ns, quem ser contra ns?

A palavra no livro dos Salmos 23.4 diz: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, no temeria mal algum, porque tu ests comigo, Senhor. (Sl 91.7, 10, 11) Mil cairo ao teu lado, e dez mil, tua direita, mas tu no sers atingido.

Nenhum mal te suceder, nem praga alguma chegar tua tenda. Porque aos seus anjos dar ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

A BENO DE DEUS EST CONDICIONADA A NOSSA OBEDIENCIA ( Dt 28:114)

6.QUANDO SE VIVE EM OBEDIENCIA NO O CRENTE QUE CORRE ATRS DA BENO, MAS SIM, A BENO QUE CORRE ATRS DO CRENTE ( Dt 28:2 Mc 16:17)

Ao trmino deste pequeno estudo da Palavra de Deus, podemos concluir que:

- A maldio decorrente da desobedincia a Deus e a sua Palavra sendo que a responsabilidade individual.

- Ao recebermos Jesus Cristo, como nosso Salvador e Senhor, toda maldio quebrada.

- Ao estarmos em Cristo, somos abenoados. E, tudo que temos abenoado, decorrente da presena de Deus em ns.

- No precisamos viver com a sndrome do pavor com medo de ser atingido por uma maldio, pois somos o povo abenoado pelo Senhor! (Pv 26:2)COMO O PSSARO NO SEU VAGUEAR, COMO A ANDORINHA NO SEU VOO, ASSIM A MALDIO SEM CAUSA NO ENCONTRA POUSO

Cremos que a visitao da maldade por Deus, sobre a terceira e quarta gerao para os que aborrecem a Deus, e no para os nascidos de novo; para estes, Deus tem prometido fazer misericrdia a milhares de seus descendentes. A maldio no transmitida diretamente e sim os efeitos do pecado sobre os filhos. Se algum aceita a Jesus, nascido de novo, sua vida est debaixo da proteo divina, no cabendo mais nenhuma condenao ou maldio.

Que Deus nos abenoe que possamos entender as verdades espirituais luz da Bblia. Amm!

Вам также может понравиться