Вы находитесь на странице: 1из 3

A atual conjuntura social denota uma evoluo tecnolgica na qual o ser humano muda sua concepo ideolgica.

Segundo Fres,
a tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extenses do corpo, mquina a vapor, que mudou hbitos e instituies, ao computador que trouxe novas e profundas mudanas sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... (FRES, 1996)

A trajetria da evoluo humana chega era tecnolgica tendo na cultura a ferramenta fundamental da tradio e evoluo e, nos dias de hoje, essa cultura passa por um processo similar ao da inveno da escrita, que modificou a estrutura cognitiva da humanidade e fez com que os rumos da histria tomassem impulso. Esse fato faz com que a cultura vigente assuma como grande influncia a tecnologia digital. fato que a cultura tem na educao uma mantenedora, e a educao possui na cultura base para aes de desenvolvimento social e intelectual. Porm, o que se percebe um atraso na educao, pois ela no acompanha o processo, uma vez que se utiliza das novas tecnologias sem explor-las de forma completa. O computador no s um instrumento como um lpis ou uma rgua, mas sim, uma mquina que propicia interatividade e acesso informao com velocidade e dinamismo. Segundo Souza e Mantorani (2002),
o computador se tornou um excelente aliado do professor, no apenas no que se refere ao acesso informao, mas tambm no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da autoestima do aluno. O aluno deixa de ser um mero receptor de informaes e passa a ser responsvel pela aquisio de seu conhecimento quando comea a usar o computador para buscar, selecionar e inter-relacionar informaes significativas e, tambm, no momento em que passa a compor suas prprias ideias a partir do resultado de sua busca. (SOUZA E MANTORANI, 2002, p.47)

Contudo, h uma ideia errnea dos gestores educacionais quando investem na reestruturao do quesito equipamento deixando de lado o que realmente importa para a formao cultural e social: o material humano, que deve ser preparado para ensinar e no apenas manejar os equipamentos, mas tambm utiliz-los para desenvolver seus trabalhos e de seus colegas. A citao abaixo, trecho de uma entrevista com Fernando Haddad revista Cultura digital, justifica a ideia acima demonstrada:
Livro cultura digital. br ... Houve uma situao real, numa das experincias iniciais do uca (um computador por aluno), de uma professora que estava em sala de aula quando chegou o computador na escola. Um menino de sete anos pega um daqueles prottipos, que uma interface muito pensada para criana, um computadorzinho verde, e a professora tem at uma

dificuldade para abrir a maletinha, e o menino abre. A professora vira e fala: mas como eu vou fazer para usar isto?e o menino fala assim: no se preocupa professora que eu te ensino. essa cena uma re-configurao social extremamente impactante, d continuidade a isto de que estamos falando. Resposta Fernando Haddad, Ministro da educao no ano 2009: A relao hierrquica entre educador e educando j se quebrou h muito tempo do ponto de vista pedaggico. Voc sabe que a assimetria existe entre professor e aluno, mas ela uma linha de duas mos. Todo bom professor sabe o quanto aprende em sala de aula. esta dialogia a que eu me referi anteriormente supera a questo espacial, porque ela pode ser feita remotamente. Esta tem que ser a marca da sala de aula, tem que ser a marca da relao de ensino e aprendizagem. O que voc tem com essa modernidade a possibilidade de explodir esse paradigma superando as questes temporais e espaciais, utopicamente pensando numa sociedade do conhecimento em que todos aprendam com todos, que haja interao no sentido produtivo do termo, e as pessoas possam realmente trocar suas experincias para benefcio mtuo. isso que o novo e precisa ser explorado com fora. (Livro cultura digital.br organizado por Rodrigo Savazoni e Srgio Cohn /Entrevista com Fernando Haddad Ministro da educao ano 2009)

Apesar de a fala do ministro ser condizente com princpios pedaggicos, no se aplica a situaes cotidianas da educao. Sem ter o menor conhecimento do material que inserido em sala de aula, o professor deixa de cumprir seu papel primordial, isto , ensinar e construir junto com o aluno o conhecimento. Excludo de bases para lidar com a tecnologia, o professor ser desestimulado a utiliz-la prejudicando assim a introduo da cultura digital e da informtica na educao. O uso da informtica na educao vem proporcionando uma verdadeira revoluo no processo ensino-aprendizagem, porm a maioria dos professores no tem conhecimento sobre os benefcios propiciados pelo uso do computador em suas aulas e, segundo Valente (1999), isso se d por falhas na formao dos professores:

...muitos educadores ainda no sabem o que fazer com os recursos que a informtica oferece. E, nesse sentido, a chave do problema a questo da formao, da preparao dos educadores para saberem como utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola. (VALENTE, 1999)

Para a utilizao total dos benefcios da informtica na educao, a formao dos professores torna-se necessria. Segundo Fres, importante

(...) mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratrio de Informtica na sua prtica diria de ensino-aprendizagem. No se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informtica, mas de criar condies para que se aproprie, dentro do processo de construo de sua competncia, da utilizao gradativa dos referidos recursos informatizados: somente uma tal apropriao da utilizao da tecnologia

pelos educadores poder gerar novas possibilidades de sua utilizao educacional. (FRES, 1996)

A formao de professores em Informtica da Educao deve ser tratada como uma metodologia de ensino superior. Novas metodologias devem ser implantadas na educao atual para que a formao dos alunos seja para a vida social, para a vida no mundo moderno.
Dentre vrios momentos de transformao, ao longo da Histria, estamos vivendo um desses momentos cuja caracterstica a transformao de nossa cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnolgico que se organiza em torno da tecnologia da informao. (CASTELLS, 1999, p.49).

Esse novo paradigma traz a informao como uma moeda valiosa e a informtica a transmissora dessas informaes. A escola deve ser por natureza transmissora, alm de preparadora para a assimilao e utilizao das informaes. Projetos educacionais que utilizam a informtica como parte da metodologia seguem a tendncia do mundo atual. Assim, acompanham as didticas que estimulam a aprendizagem e o ensino, preparando o indivduo para a cultura digital movida pelo fluxo rpido e contnuo de informaes. Um dos projetos e seus respectivos resultados sero apresentados neste artigo recortado da Monografia de concluso de curso Latu Sensu Informtica em educao da Universidade Federal de Lavras.

Вам также может понравиться