Вы находитесь на странице: 1из 8

Filosofia Cap.1 O que poltica > A poltica a arte de governar, de gerir o destino da cidade.

de. a atividade por excelncia que diz respeito vida pblica. > Poder: a capacidade ou possibilidade de agir, produzir efeitos desejados sobre objetos, indivduos ou grupos humanos. Para tanto, preciso ter a posse de meios que permitam alcanar os efeitos desejados. Dois polos: quem exerce o poder; sobre quem o poder exercido. > Para que algum exera o poder, preciso que tenha fora, entendida como instrumento do poder. Fora no significa necessariamente a posse de meios violentos de coero, mas de meios que me permitam influir no comportamento de outra pessoa. A fora no sempre um revlver apontado pra algum; pode ser o charme de ser amado, quando me extorque alguma deciso. Em suma, a fora a canalizao da potncia, a sua determinao. > Um poder institucionalizado aquele que se estabelece por meio de leis que fundamentam a sociedade poltica. > Contrato social: o poder legtimo o que resulta do consentimento dos indivduos e se faz em conformidade com a lei. > Ao se atribuir ao Estado o privilgio do uso da fora, retirou-se do individuo, ou de grupos, o papel de fazer justia com as prprias mos, o que representou um ganho no processo civilizatrio. O exerccio do poder e da fora pelo Estado, entretanto, pode instaurar relaes hierrquicas e discriminar segmentos sociais na participao do poder. > Conforme os ideais democrticos, aquele que detm o poder no Estado apenas o depositrio da soberania popular. > No , porm, o que acontece nos governos no-democrticos, em que a pessoa investida de poder dele se apossa por toda sua vida como se fosse seu proprietrio. Esse poder precisa sempre vigiar e controlar as divergncias que podero abal-lo. Estimula o culto da personalidade, busca a uniformizao de crenas, opinies, costumes e destri a oposio. > Por democracia se entende um conjunto de regras que consentem a mais ampla e segura participao da maior parte dos cidados, em forma direta ou indireta, nas decises que interessam a toda coletividade. > Cidado aquele que pertence cidade; tambm aquele que participa do poder. > Para que os interesses particulares no se sobreponham aos coletivos, preciso que o cidado aprenda a distinguir entre o publico e o privado. >Direitos civis: consistem na vida, na segurana, na propriedade, na igualdade perante a lei e na liberdade de pensamento, expresso, religio, opinio e movimento.

>Direitos sociais: so os direitos sade, educao, ao trabalho, ao lazer, ao acesso cultura, bem como proteo em caso de desemprego, doena, etc. > O cidado um sujeito de obrigaes, tais como pagamento de impostos, responsabilidade coletiva, solidariedade e participao efetiva, o que significa desempenhar uma cidadania ativa, muito alm do importante ato de votar. Para um individuo participar de sua comunidade como cidado ativo, preciso que ele seja politizado j que ningum nasce cidado; caso contrrio, tende a predominar a apatia ou o risco de manipulao. > O importante do processo democrtico que ao lado dos outros poderes, desenvolve-se uma policracia: o esforo coletivo na defesa de interesses comuns transforma a populao, antes inexpressiva e nopolitizada, em uma verdadeira comunidade. > O aspecto formal da democracia consiste no conjunto das instituies caractersticas desse regime: voto secreto e universal, autonomia dos poderes, pluripartidarismo, representatividade, ordem jurdica constituda, liberdade de pensamento e de expresso, imprensa livre, pluralismo, etc. > A democracia substancial diz respeito nao aos meios, mas aos fins, aos resultados do processo. Dentre esses valores, destaca-se a efetiva igualdade jurdica, social e econmica. Portanto a democracia substancial visa aos contedos alcanados: se de fato todos tm moradia, educao, emprego, acesso cultura, etc. > O fortalecimento constante da democracia encontra-se na politizao do cidado: a educao para a cidadania condio para prevenir a manipulao do eleitor pela propaganda eleitoral e estimular a sua participao efetiva na vida pblica. > Se admitirmos que a poltica uma dimenso importante da nossa vida, reconhecemos a necessidade da educao efetiva para o exerccio da cidadania consciente e ativa, para pressionar o governo ou atuar na sociedade civil nas reas em que for necessrio, ampliando as possibilidades da gesto democrtica.

Cap. 2 Concepes de poltica: da Antiguidade ao Renascimento > Filsofos sofistas: elaborao terica que legitimava o ideal democrtico da nova classe dos comerciantes; ensinavam a usar os instrumentos da arte de falar bem e de persuadir, to necessria para o cidado expor suas ideias nas assembleias e na gora. >Plato

- Sofocracia: pessoas comuns, por serem vtimas do conhecimento imperfeito, da opinio, devem ser dirigidas por aqueles que se distinguem pelo saber. - Critica a democracia, por desconhecer que a igualdade se d apenas na repartio dos bens, mas nunca no igual direito ao poder. Para o Estado ser bem governado, preciso que os filsofos se tornem reis, ou os reis se tornem filsofos. - Cabe ao sbio ensinar e dirigir, ou seja, trata-se da necessidade da ao poltica, da transformao das pessoas e da sociedade, desde que essa ao seja orientada pelo modelo ideal contemplado. - Prope que o Estado, e no a famlia, assuma a educao das crianas, estabelecendo um tipo de comunismo em que so eliminadas a propriedade e a famlia, a fim de evitar a cobia e os interesses decorrentes dos laos afetivos, alm da degenerescncia das relaes humanas inadequadas. > Aristteles - A justia no se desvincula da amizade sentido mais amplo quando se refere cidade: significa a concordncia entre pessoas com ideias semelhantes e interesses comuns. Da a importncia da educao na formao tica dos indivduos, a fim de prepar-los para a vida em comunidade. - Para ele, a forma poltica politia a mais estvel e equilibrada; isso se deve constatao de que a tenso poltica sempre deriva da luta entre ricos e pobres e, portanto, se um regime conseguisse conciliar esses antagonismos, seria mais fcil assegurar a paz social. - O importante promover a justia; para isso, valoriza a educao da juventude e o fortalecimento das virtudes que formam o cidado e o bom governante. > Poltica normativa: - estreita ligao entre tica e poltica, porque o regime justo depende do governante justo: o xito da na poltica decorre da virtude pessoal de quem governa. - A poltica grega normativa por estabelecer normas de ao para o governante virtuoso, alm da prescritiva, por indicar caminhos para distinguir o bom governo da poltica corrompida. > Na Idade Mdia, a Igreja catlica interferia na vida poltica e na social com o argumento de que todo poder vem de Deus. - Agostinho descreve a cidade celeste em oposio cidade terrestre, sendo que aquela, superior, deve permear a vida da comunidade crist, que vive da f e se inspira no amor a Deus. - Essa teoria desembocou na doutrina chamada agostinismo poltico, que influenciou todo o pensamento medieval e definiu o confronto entre o poder do Estado e o da Igreja, pela superioridade do poder espiritual sobre o temporal.

> A Idade Mdia j sofria mudanas com o renascimento urbano, quando os servos libertos instalaram-se nos arredores das cidades, estabelecendo relaes entre iguais, diferentes da hierarquia entre senhores e servos incio do processo de laicizao da sociedade e da oposio explcita ao poder religioso. - Valorizao do poder do Estado em detrimento do poder papal. - Dante: introduz teses naturalistas e prope a eliminao do papel mediador do papa. Segundo ele, Deus nos dotou de livre raciocnio e vontade que nos peritem a perfeita conduo do Estado. - Marslio de Pdua recus a tutela religiosa e defende o ideal republicano, do poder fundado na vontade do povo; a vontade do povo o melhor meio para se conhecer o que deve e o que no deve ser feito. O nico meio de regular as relaes sociais depende da elaborao das leis, instrumento da cidadania. > Maquiavel - Representa um marco na elaborao da moderna concepo de poltica; prefere examinar como os governantes agem de fato; a poltica no se refere s utopias nem s abstraes. O Prncipe: - no se trata de justificar a violncia a qualquer preo, mas de reconhecer que ela necessria em determinadas circunstncias, inclusive para preservar o bem comum no a violncia que restaura, mas a violncia que arruna que preciso condenar. -Virt: virtude, no sentido de fora, valor, qualidade de lutador e guerreiro. Prncipes de virt so governantes especiais, capazes de realizar grandes obras e provocar mudanas na histria; aquele que tem a capacidade de perceber o jogo de foras da poltica, para ento agir com energia, a fim de conquistar e manter o poder. - Fortuna: acaso, sorte. Para agir bem, o prncipe no deve deixar escapar a ocasio oportuna; o prncipe ousado o que aproveita as circunstncias, como observador atento. - Por um lado, Maquiavel defende a moral laica, secular, de base naturalista, diferente da moral crist. Por outro, estabelece a autonomia da poltica, negando a anterioridade das questes morais da ao poltica. No se trata de moralismo, mas de uma nova moral centrada nos critrios da avaliao do que til comunidade. - Distingue entre o prncipe de virt, que forado pela necessidade a usas da violncia visando o bem coletivo, e o tirano, que age por capricho ou interesse prprio. - A nova tica analisa as aes em vista das consequncias efetivas da ao poltica; recusa-se a usar na vida poltica o mesmo cdigo moral que rege a vida privada, uma vez que os interesses da coletividade diferem daqueles da vida pessoal.

Cap. 3 Concepes de poltica: da Idade Moderna aos dias atuais > Soberania: indica o poder de mando de ltima instncia, numa sociedade poltica. De fato, a soberania pretende ser a racionalizao jurdica do poder, no sentido da transformao da fora em poder legtimo, do poder de fato em poder de direito. > A novidade que ento se configurava era de conferir ao Estado o monoplio legtimo da fora, centralizando nele a competncia de estabelecer as leis, julgar, punir, cunhar moedas, recolher tributos, ter um exrcito, etc. - Inicialmente o poder dos reis se sustentou pelas diversas teorias absolutistas, que se baseavam no direito divino dos reis. - Teorias contratualistas: principal questionamento o fundamento racional do poder soberano, a legitimidade do poder; e o poder legtimo quando melhor garante os direitos naturais dos indivduos. Poder legtimo as teorias contratualistas enfatizam o carter racional e laico da origem do poder: o prprio individuo que d o consentimento para a instaurao do poder pelo pacto que o legitima. Os filsofos contratualistas queriam compreender o que justificaria abandonar um fictcio estado de natureza para construs o Estado, bem como discutir que tipo de soberania deveria resultar desse pacto. - Hobbes: diz que os indivduos deixados a si prprios no estado natural viveriam na anarquia, que gera insegurana, angstia e medo; os interesses predominam (o homem o lobo do homem) as disputas provocam guerra de todos contra todos, com graves prejuzos. O ser humano no socivel por natureza, mas deve s-lo por artifcio (necessidade do contrato, do pacto). O individuo renuncia liberdade ao dar plenos poderes ao Estado a fim de proteger sua prpria vida. Concluso: a nica maneira de garantir a paz depende da delegao de um poder absoluto (poder ilimitado, que no poder ser contestado) ao soberano. -Locke: para ele, o hipottico estado de natureza no pressupe guerra e egosmo. Porm, quando os indivduos so juzes em causa prpria, os riscos das paixes e da parcialidade so muito grandes e podem desestabilizar as relaes. Por isso, todos consentem em instituir o corpo poltico, o Estado. Os direitos naturais humanos subsistem para limitar o poder do Estado, quando necessrio. Para Locke, um cargo poltico no pode resultar de privilegio aristocrtico, mas sim do mandato popular alcanado pelo voto: a representao poltica torna-se legitima, porque nasce da vontade popular.

Apenas os que tm fortuna podem ter plena cidadania, pois s estes estaro interessados em preservar as riquezas acumuladas e sero capacitados para isso. Tudo isso mostra o elitismo que persiste na raiz do liberalismo, j que a igualdade defendida de natureza abstrata, geral e puramente formal. - Rosseau: distingui os conceitos de soberano e governo, atribuindo ao podo a soberania conceito inovador. A soberania do povo, manifesta pelo legislativo, intransfervel, portanto no pode ser representada. Democracia direta (ou participativa): mantida por meio de assembleias frequentes de todos os cidados. Todo individuo ao mesmo tempo uma pessoa privada e uma pessoa pblica: como pessoa privada trata de seus interesses particulares; como pessoa pblica parte de um corpo coletivo com objetivos comuns. Aprender a ser cidado consiste justamente em agir conforme a vontade geral, que visa ao bem de todos, como componente do corpo coletivo, mesmo que a lei contrarie interesses particulares. - As teorias contratualistas, no seu conjunto, baseiam-se em uma concepo individualista da sociedade, tpica do pensamento liberal. A sociedade compreendida como o somatrio dos indivduos e o Estado tem a funo de garantir a coexistncia harmnica dos interesses particulares. - Liberalismo Defendeu o Estado laico e a economia de mercado. A economia de mercado exige o Estado no-intervencionista, por recusar o controle que as monarquias absolutistas exerciam sobre a economia, cuja expresso era o monoplio estatal tpico do mercantilismo. O liberalismo prope ento o Estado mnimo, que reduz as intervenes pblicas nos negcios. Prope tambm: o equilbrio natural decorrente da lei da oferta e da procura; o princpio do lucro e da livre-iniciativa; a propriedade privada dos bens de produo; a valorizao do esprito empreendedor e competitivo. Os liberais criaram instituies para que os cidados tivessem voz ativa nas decises polticas. Da o fortalecimento do Parlamento, rgo de representao por excelncia das foras atuantes da sociedade e capaz de inibir os excessos do poder central. Equilbrio entre os trs poderes o Executivo, o Legislativo e o Judicirio. Apreo pelo princpio da legalidade: >igualdade perante a lei;

>garantia das liberdades individuais de pensamento, crena, expresso, reunio e ao, desde que no prejudiquem os direitos de outros cidados; >a instituio do habeas corpus, que impede as prises ilegais; >o abrandamento das penas cruis, tais como a tortura fsica e mental, entre outros sofrimentos desumanos. -Teorias Socialistas: surgiram como alternativas ao modelo capitalista burgus; acusaram o liberalismo de ser incapaz de instaurar uma ordem justa. Alm do socialismo utpico e do marxismo, o anarquismo tambm tinha a inteno de superar o modo de produo capitalista. As organizaes anarquistas propem aes no coercitivas, fundadas na cooperao voluntria e na autodisciplina. -Teoria Marxista: materialismo histrico e dialtico. Materialismo histrico: ser materialista considerar que o dado material determinante. Desse modo, as manifestaes espirituais humanas (direito, moral, literatura, filosofia, cincia, religio, etc) derivam da estrutura material da sociedade, isto , das relaes sociais de produo que prevalecem em um determinado momento histrico. Explicando: o modo pelo qual so produzidos os bens necessrios vida nos permite compreender as expresses do pensamento naquele perodo; por exemplo a coragem, uma virtude enaltecida na moral medieval, reflete calores da sociedade centrada nos interesses da nobreza guerreira, cuja economia se baseava na propriedade de terras. Materialismo dialtico: dialtico porque o movimento histrico se faz por contradies sociais, que resultam dos conflitos entre as classes cujos interesses so divergentes; tem um motor: a luta de classes. O marxismo tambm uma prtica poltica que visa a destruir o capitalismo e instaurar a nova ordem socialista; filosofia de prxis, entendida como a unio dialtica da teoria e da prtica. Destaca o processo de formao da conscincia de classe, pela qual o trabalhador descobre que seus interesses divergem daqueles da classe dominante; valorizam-se as experincias efetivas da reivindicao dos trabalhadores. -Socialismo e Comunismo Socialismo: uma sociedade ps-mercantil (que rejeita o capital e o mercado), construda a partir da eliminao da propriedade privada dos bens de produo (que se tornam coletivos). Enquanto a burguesia no fosse liquidada no mundo inteiro, a classe operria se fortaleceria por meio da ditadura do proletariado, um Estado forte e centralizador, capaz de planificar a economia. O comunismo o estgio em que a sociedade sem classes no precisa mais do Estado e este pode desaparecer.

-O desabamento do socialismo real no Leste Europeu e sua guinada para o capitalismo, bem como a lenta abertura chinesa para um socialismo de mercado, so motivos alegados pelos liberais para proclamar a superioridade do capitalismo, concluindo que o comunismo no deu certo. Para os socialistas, no entanto, voltar ao capitalismo representa um retrocesso que reacende as contradies pelas quais se inviabiliza a democracia social. - Em resumo, enquanto o socialismo enfatiza a construo da sociedade igualitria , o liberalismo d destaque liberdade, mesmo que nessa sociedade livre a maioria no tenha acesso aos bens produzidos, o que gera desigualdade.

Вам также может понравиться