Вы находитесь на странице: 1из 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL

LUTA. Teu dever lutar pelo Direito. Mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justia, luta pela /Justia. (Eduardo Couture).

ANTONIO LOPES DE ALMEIDA, brasileiro, autnomo, identidade 11.955699-10 SSPDETRAN, nascida em 31 .05.1951, residente e domiciliada a Rua Perob, 235, casa 4, Gardenia Azul, Rio de Janeiro, RJ. Filha de Maria Antonia dos Santos e Joo Jose de Miranda Filho, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia, aduzir e requerer :

RELAXAMENTO DE PRISO EM FLAGRANTE

I DOS FATOS .

Que o requerente foi detido e preso em flagrante por policiais da 16 Delegacia de policia, no dia 29 de fevereiro de 2012 suspeito de atuar na contraveno penal como apontador, sendo indiciado pela pratica dos delitos contidos no artigo 58 da Dec.6259/44, c/c o art. 2, IX, da Lei 1521/51e 288 CP, lavrando o APF de nmero 01602128/2012, mantendo o requerente preso na sede policial.

II FUNDAMENTOS

No sistema penal brasileiro tanto a conduta criminosa, assim como a contravencional, so espcies do mesmo gnero, infrao penal, no ponto. Como tal, devem ser diferenciadas apenas quando referentes s condutas tpicas, porquanto se o legislador elementarizou o tipo penal com a expresso crime, no se podendo ampliar in malan parte o tipo penal para abranger tambm contravenes.

Corroborando este entendimento, em caso anlogo, o desembargador Antnio Jos Ferreira Carvalho, presidente da 2 Cmara Criminal do Tribunal de Justia derrubou por terra a tese do Ministrio Pblico e da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro, concedeu no dia 13 de fevereiro de 2012 liberdade provisria a quatro pessoas presas por envolvimento com o jogo ilegal. Segundo o desembargador: contraveno no crime.
Na deciso, o desembargador alega que a nica conduta que poderia ser imputada aos suspeitos era a de contraveno e, ainda que condenados, no haveria razo para mant-los presos, pois no h notcia de que os envolvidos tenham obtido ganhos ilcitos em detrimento do povo e justificando que os prmios do jogo do bicho so pagos aos apostadores. Explica ainda que no pode haver crime de formao de quadrilha na atuao dos apontadores porque, segundo ele, este tipo penal se aplica apenas a crimes e no a contravenes.

Nelson Hungria, em seus Comentrios ao Cdigo Penal, v.1, Tomo II, 5. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1978, a contraveno penal um "crime ano", sendo de muito menor gravidade que o crime tipificado no Cdigo Penal, razo pela qual tem tipificao e caractersticas prprias, no se mostrando apropriado estender-se contraveno penal o tipo quadrilha ou bando, definido no art. 288, do CP que diz: Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crime. Pena recluso de um a trs anos. Destarte, No cabe o crime de formao de quadrilha porque a associao da suposta anotadora do 'jogo do bicho' seria para praticar uma contraveno, e no um crime, como manda o art. 288 do CP. No caso em tela, ao colocar em concurso o crime de formao de quadrilha, na conduta do requerente, o douto Delegado, impossibilitou se quer a fiana do requerente, mantendo-a reclusa em verdadeiro constrangimento ilegal, devendo desta forma a priso ser relaxada, por medida de justia ! Ainda, Com o devido respeito, o Dr delegado ao enquadrar o requerente no artigo 58 da LCP em concurso com o artigo 2, IX da lei 1521/51, cometeu um pecado original em face do principio da Legalidade., pois no h como provar que o requerente estaria tirando algum proveito econmico. Destarte, ao nosso credo, desde o advento da Lei 9.099/95, posterior a Lei 1521/5 1, o Jogo do bicho, ou qualquer ato contravencional, considerado de menor potencial ofensivo, e mais em seu artigo 64, pargrafo nico, a Lei n 9.099/95, dispe sobre a impossibilidade da priso em flagrante. Insta ressaltar que O pargrafo nico do artigo 69 da Lei 9.099/95 deve ser interpretado de forma extensiva, pois nestas infraes, como j afirmado, poder ocorrer a priso em flagrante, como realidade prtica, ou seja, a captura e a apresentao ao Delegado de Polcia de algum que est cometendo ou acaba de cometer uma infrao penal. Mas no poder haver a priso em flagrante como realidade formal, ou seja, apresentado o autor do fato, no ser lavrado o auto de priso em flagrante, mas apenas o termo circunstanciado de ocorrncia e o termo de compromisso.

No caso em tela, manter a custodia do requerente importar numa valorao mais severa daquela que esperada ao trmino da ao penal, sob pena de, por ser inadequada, ferir o prprio princpio da legalidade, impondo restries mais graves ao acusado do que os preceitos secundrios previstos em lei para os condenados definitivos. Insta ressalatar que o requerente pobre , sem condies financeiras. No caso em tela, por uma questo de justia o verbo poder contido no artigo 350 do CPP, no pode ser interpretado como faculdade do juiz, mas como direito subjetivo do indiciado. Ainda, Conforme leciona GUILHERME DE SOUZA NUCCI, in Manual de Processo e Execuo Penal, 2 tiragem, Revista dos Tribunais, 2005, p. 561: "Atualmente, no entanto, o instituto da fiana encontra-se desmoralizado e quase no tem aplicao prtica. Justifica-se a afirmao pela introduo, no Cdigo de Processo Penal, do pargrafo nico do art. 310, que autorizou a liberdade provisria, sem fiana, aceitando-se o compromisso do ru de comparecimento a todos os atos do processo, para qualquer delito. Ora, tal situao foi capaz de abranger delitos como o homicdio simples, cuja pena mnima de seis anos de recluso e considerado inafianvel (art. 323, inciso I, CPP). Se o Juiz pode conceder liberdade provisria para rus de crimes mais graves, por que no poderia fazer o mesmo. quando o indivduo cometesse um furto simples? No tem cabimento, nem justia, estabelecer fiana para o crime menos grave, deixando em liberdade provisria, sem qualquer nus, o autor de delito mais grave. Todavia, em que pese ter sido preso em flagrante, no existem motivos que justifiquem a segregao cautelar do requerente, por mais tempo. A regra constitucional estabelece a liberdade como padro, sendo a incidncia da priso processual uma excepcionalidade, s tendo espeque quando se fizer imprescindvel, conforme obtempera, dentre outros, TOURINHO FILHO (Processo Penal, v. 3., 20. ed., So Paulo, Saraiva, 1998, p. 451).

III- DO PEDIDO :

Ante o exposto requer : a) se digne Vossa Excelncia em relaxar a priso em flagrante do requerente, expedindo-se alvar de soltura em seu favor, ante a violao do art. 5, LXII, da Constituio Federal e art. 7, 4, da Conveno Americana de Direito Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica).

b)

No sendo este seu entendimento, nos moldes do artigo 579 do CPP, decretar a liberdade provisria do requerente, sem
fiana de acordo com o artigo 350 do CPP, se comprometendo desde j o requerente, a apresentar-se a esse juzo, compromete-se ainda, a comparecer a todos os atos da instruo criminal.

Agindo assim, estar sendo feita a verdadeira e esperada justia ! Nestes termos Pede deferimento. Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2012.

Andrea Nadjieda Pinto Monteiro de Carvalho OAB/RJ 26.294

Вам также может понравиться