Вы находитесь на странице: 1из 21

2013

Sistema Endocrino
Curso de Esttica e Cosmetologia Fisiologia

Trabalho realizado por:


Ana Margarida Silva Carina Ferreira ris Rocha Sandra Figueiredo

2013

ndice
Introduo ..................................................................................................................................... 3 O Sistema Endcrino ..................................................................................................................... 4 As Glndulas Endcrinas ............................................................................................................... 5 Hipotlamo .................................................................................................................................... 6 Hipfise ......................................................................................................................................... 7 Adeno-hipfise .......................................................................................................................... 8 Neuro-hipfise .......................................................................................................................... 9 Tiride ......................................................................................................................................... 10 Paratirides ................................................................................................................................. 12 Supra-renais ................................................................................................................................ 14 Pncreas ...................................................................................................................................... 15 Gnadas (Ovrios e Testculos) ................................................................................................... 16 Ovrios .................................................................................................................................... 16 Testculos................................................................................................................................. 17 Timo............................................................................................................................................. 18 Glndula Pineal ........................................................................................................................... 19 Concluso .................................................................................................................................... 20 Bibliografia .................................................................................................................................. 21

2013

Introduo
Sabemos que todas as funes e actividades do nosso corpo so coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endcrino (hormonal). O sistema endcrino composto por vrias glndulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Essas mesmas glndulas produzem substncias que tm determinada funo no nosso corpo.
Atravs deste trabalho, pretendemos conhecer essas glndulas e, principalmente, a influncia que as substncias por elas produzidas tm no nosso corpo.

2013

O Sistema Endcrino
O sistema nervoso e as glndulas endcrinas so os dois principais mecanismos de comunicao e coordenao do corpo humano. Estes regulam quase todos os sistemas orgnicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endcrino trabalhem intimamente associados, eles possuem vrias diferenas. O sistema nervoso comunica-se atravs de sinais elctricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informao rapidamente e, geralmente, originam efeitos de curta durao. No sistema endcrino, ao contrrio, a comunicao faz-se por sinais qumicos, atravs de substncias chamadas hormonas. O sistema endcrino responde mais lentamente e normalmente origina efeitos mais duradouros. O sistema endcrino formado por glndulas endcrinas, que produzem hormonas e esto amplamente distribudas pelo corpo. As glndulas endcrinas so glndulas sem ductos, isto , elas expelem hormonas directamente no interior dos vasos capilares. O sistema endcrino produz efeitos por meio da secreo de hormonas. As hormonas so mensageiros qumicos que influenciam ou controlam as actividades de outros tecidos ou rgos. A maioria das hormonas transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.

2013

As Glndulas Endcrinas
As glndulas endcrinas produzem e lanam no sangue substncias que regulam o nosso organismo, denominadas hormonas. Estas, ao serem lanadas no sangue, percorrem o corpo at chegar aos rgos-alvo sobre os quais atuam. As principais glndulas endcrinas so: Hipfise Glndula Tiride Glndulas Paratireides Glndulas Supra-renais Pncreas Gnadas (Ovrios e Testculos) Timo Glndula Pineal

2013

Hipotlamo
Na realizao deste trabalho, imprescindvel referir o hipotlamo, pois este tem uma importncia vital na produo hormonal. Ele faz a ligao entre o sistema nervoso e o sistema endcrino, actuando na activao de diversas glndulas endcrinas e tambm, produzindo as hormonas que so armazenadas na neuro-hipfise. Quando chega a altura, ele passa a mensagem hipfise fazendo com que esta liberte as hormonas necessrias para determinadas partes do corpo.

2013

Hipfise
A hiptese, tambm conhecida como glndula pituitria, uma glndula pequena e ovide com tamanho semelhante ao duma ervilha e est localizada abaixo do hipotlamo, numa depresso chamada fossa hipofisria.

Ela possui duas partes: uma anterior, a adeno-hipfise, e outra posterior, a neuro-hipfise. A hipfise segrega oito hormonas, afectando, quase todas as partes do corpo.

2013

Adeno-hipfise
A parte anterior da hipfise, a adeno-hipfise, composta de tecido epitelial glandular e altamente vascular e constituda por clulas epiteliais de tamanho e forma variadas, dispostas em cordes ou folculos irregulares. Sintetiza e liberta pelo menos oito hormonas importantes: Somatotrofina, envolvida no controle do crescimento do corpo; Mamotrofina, que estimula o crescimento e a secreo da mama feminina; Adrenocorticotrofina, que controla a secreo de algumas hormonas corticais da glndula supra-renal; Tirotrofina, que estimula a actividade da glndula tiride; Hormona estimuladora do folculo, que estimula o crescimento e a secreo de estrgenios nos folculos ovricos e a espermatognese nos testculos; Hormona das clulas intersticiais, que activa a secreo de andrgenos atravs do testculo; Hormona Luteinizante, que induz a secreo de progesterona pelo corpo lteo; Hormona estimuladora de melancitos, que aumenta a pigmentao cutnea.

2013

Neuro-hipfise
O lobo posterior da hipfise uma evaginao descendente do assoalho do diencfalo. A poro posterior da hipfise composta por tecido nervoso e, portanto, chamada de neuro-hipfise. Sintetiza duas hormonas: Vasopressina, antidiurtico, que controla a absoro de gua atravs dos tbulos renais; Ocitocina, que promove a contraco do msculo no estriado do tero e da mama. As duas hormonas da neuro-hipfise so produzidas no hipotlamo e transportadas no interior do infundbulo (haste hipofisria) e armazenadas na glndula at serem utilizadas. Os impulsos nervosos para o hipotlamo estimulam a libertao das hormonas da neuro-hipfise.

2013

Tiride

A tiride produz a tiroxina, hormona que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertiroidismo, isto , funcionamento exagerado da tireide, todo o metabolismo fica acelerado: o corao bate mais rapidamente, a temperatura do corpo fica mais alta que o normal; a pessoa emagrece porque gasta mais energia. Este quadro favorece o desenvolvimento de doenas cardacas e vasculares, pois o sangue passa a circular com maior presso. Pode ocorrer o bcio, ou seja, um papo causado pelo crescimento exagerado da tiride. Tambm pode aparecer a exoftalmia, isto , os olhos ficam saltados.

Se a tiride trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotiroidismo, e o organismo tambm se altera: o metabolismo torna-se mais lento, algumas regies do corpo ficam inchadas, o corao bate mais vagarosamente, o sangue circula mais
10

2013

lentamente, a pessoa gasta menos energia, e torna-se mais propensa obesidade, as respostas fsicas e mentais tornam-se mais lentas. Aqui, tambm pode ocorrer o bcio. Quando o hipotiroidismo ocorre na infncia, pode provocar um retardamento fsico e mental. Uma das possveis causas dessa doena a falta (ou insuficincia) de iodo na alimentao, j que o iodo um elemento presente na composio da tiroxina. Na maioria dos pases, existem leis que obrigam os fabricantes de sal de cozinha a adicionar iodo ao produto. Com tal medida, garante-se que a maioria das pessoas consuma diariamente a quantidade necessria de iodo.

11

2013

Paratirides
As glndulas paratirides so quatro pequenas formaes arredondadas ou ovais, de cor amarela, com poucos milmetros de dimetro e um peso total de 25 a 40 mg. Individual- mente, so os rgos mais pequenos de todo o corpo. Situam-se aos pares na face posterior dos dois lobos laterais da tiride, um em cada lado da traqueia. Estas glndulas so irrigadas por uma significativa rede vascular responsvel pela distribuio da paratormona no organismo.

A paratormona (PTH) uma substncia de natureza proteica que participa no controlo dos nveis de clcio no sangue, juntamente com a calcitonina produzida pela glndula tiride e pela vitamina D, pois a paratormona tem tendncia para aumentar os nveis sanguneos de clcio, actuando basicamente a trs nveis: sobre os ossos, sobre os rins e no tubo digestivo. Nos ossos, o principal depsito de clcio do organismo, a paratormona promove a destruio do tecido sseo ao estimular a actividade das clulas com essa funo - os osteoclastos - e ao inibir a actividade das clulas encarregues de formar um novo tecido sseo - os osteoblastos. Desta forma, os ossos apenas libertam para o sangue uma reduzida parte do clcio que armazenam, ainda assim suficiente para aumentar significativamente a concentrao sangunea deste mineral. Nos rins, a paratormona actua sobre os tbulos renais por onde circula a urina primria proveniente da filtrao do sangue ao longo do seu percurso
12

2013

para as vias urinrias. Desta forma, a hormona estimula a reabsoro do clcio filtrado nos vasos sanguneos que circulam junto aos tbulos renais, o que diminui a eliminao urinria de clcio e aumenta os nveis deste mineral no sangue. Ao mesmo tempo, a paratormona diminui a reabsoro de fsforo, aumentando a sua eliminao com a urina, o que propicia uma descida dos nveis sanguneos deste elemento. No tubo digestivo, a paratormona favorece a absoro do clcio presente nos alimentos. Contudo, esta aco no directa, pois desenvolve-se atravs da interveno da vitamina D. Para concretizar este objectivo, a aco da hormona paratiridea consiste em activar a aco da vitamina D ao nvel do rim, j que a activao da vitamina D aumenta a absoro intestinal de clcio.

13

2013

Supra-renais
As supra-renais, so duas glndulas que se situam acima dos rins, produzem adrenalina, tambm conhecida como hormona das situaes de emergncia. A adrenalina prepara o corpo para a aco, ou seja, em termos biolgicos, para atacar ou fugir.

Os principais efeitos da adrenalina no organismo so: Taquicardia (o corao dispara e impulsiona mais sangue para os braos e pernas, dando-nos capacidade de correr mais ou de nos exaltar mais numa situao tensa, como uma discusso); Aumento da frequncia respiratria e da taxa de glicose no sangue (isso permite que as clulas produzam mais energia); Contraco dos vasos sanguneos da pele (o organismo envia mais sangue para os msculos esquelticos) por essa razo, ficamos plidos de susto e tambm gelados de medo!

14

2013

Pncreas
um rgo alongado que se situa transversalmente na parte superior do abdmen, estendendo-se do duodeno at o bao. Produz duas hormonas na regulao da taxa de glicose no sangue: a insulina e regular a quantidade de acar no sangue (glucogon). As clulas que produzem estas hormonas so denominadas ilhotas pancreticas (Langerhans) Aco da insulina diminui os nveis de glicose atravs de dois mecanismos: 1) Aumenta o transporte de glicose do sangue para o interior das clulas; 2) Estimula as clulas a queimar glicose como combustvel. A insulina a nica hormona que diminui a glicose sangunea. Aco do glucogon aumenta a glicose sangunea de duas maneiras: 1) Estimula a converso de glicognio em glicose no fgado; 2) Estimula a converso de protenas em glicose.

15

2013

Gnadas (Ovrios e Testculos)


As gnadas so glndulas sexuais, que constituem nos ovrios (mulheres) e testculos (homens). Estes gnadas produzem gametas (vulos e espermatozides).

Ovrios
Existem dois ovrios localizados um de cada lado da cavidade plvica. Os ovrios produzem duas hormonas sexuais femininas: o estrgeno e a progesterona. Estas hormonas participam do desenvolvimento e do funcionamento dos rgos genitais femininos e da expresso das caractersticas sexuais femininas.

Incluem: Desenvolvimento das mamas; Distribuio da gordura nos quadris, coxas e mamas; Distribuio de plos em reas especficas do corpo; Maturao de rgos genitais; Fechamento das cartilagens epifisiais dos ossos longos. Tanto o estrgeno como a progesterona so controlados por hormonas de liberao no hipotlamo, e pelas gonadotrofinas da adeno-hipfise.
16

2013

Testculos
Esto localizados dentro do escroto. A principal hormona secreta dos testculos a testosterona, um esteride produzido por suas clulas intersticiais. O estmulo para secreo da testosterona a hormona luteinizante (LH), proveniente da adeno-hipfise. A testosterona auxilia na maturao dos espermatozides e responsvel pelas caractersticas sexuais masculinas, tais como: Crescimento e desenvolvimento dos rgos genitais masculinos; Crescimento msculo-esqueltico; Crescimento e distribuio dos plos; Aumento da laringe, acompanhado por alteraes da voz.

17

2013

Timo
O timo possui determinadas funes secretoras hormonais e linfticas. Situa-se na parte superior da cavidade torcica, posteriormente ao esterno e das quatro cartilagens costais superiores, inferiormente glndula tireide. O timo tem a funo de produzir diversas substncias (inclusive hormonas) que regulam a produo de linfcitos, a diferenciao e as actividades no timo. A timolina produzida dentro do timo e precisa da presena de zinco para a actividade funcional. A timopoetina intensifica diversas funes da clula T (glbulos brancos). A timolina e a timopoetina agem sistematicamente para dar regulao imune, perfeitamente ajustadas das clulas T (glbulos brancos), auxiliando a manuteno do equilbrio entre as actividades de seus diferentes subconjuntos.

18

2013

Glndula Pineal
O corpo pineal ou epfise do crebro um pequeno rgo piriforme, cinzaavermelhado, que ocupa uma depresso entre os plipos superiores. Contm cordes e folculos de pinealcitos e clulas da neurglia entre as quais se ramificam muitos vasos sanguneos e nervos. Septos se estendem at o corpo a partir da pia-mter adjacente. A glndula pineal secreta a melatonina, uma hormona que altera o ciclo reprodutivo, influenciando a secreo de hormonas de liberao do hipotlamo. A melatonina est relacionada com ciclo sono/viglia, possui um efeito tranquilizante. Tambm se pode dizer que o relgio biolgico do corpo, controlando a maioria dos biorritmos.

19

2013

Concluso
O sistema endcrino fundamental para o nosso corpo. atravs dele que o corpo se prepara para o nascimento do beb, bem como para a sua amamentao. Ele , tambm, responsvel pelas transformaes ocorridas na puberdade, tanto no homem como na mulher. E, por fim, cabe-lhe a ele, manter essas mesmas alteraes e responder a diferentes necessidades do nosso organismo.

20

2013

Bibliografia
www.medipedia.pt http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/ http://www.sobiologia.com.br/ pt.wikipedia.org/ http://sistemaendocrinounisul.blogspot.pt/

21

Вам также может понравиться