Вы находитесь на странице: 1из 34

Sistema de Registro de Preos

Perguntas e respostas

Controladoria-Geral da Unio - CGU Secretaria Federal de Controle Interno

Sistema de Registro de Preos


Anotaes importantes sobre o Sistema de Registro de Preos para os gestores federais, estaduais e municipais melhorarem o planejamento e o controle nas aquisies de bens e servios

Controladoria-Geral da Unio Braslia, 2011.

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO - CGU SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifcio Darcy Ribeiro 70070-905 - Braslia/DF cgu@cgu.gov.br

JORGE HAGE SOBRINHO Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da Unio LUIZ AUGUSTO FRAGA NAVARRO DE BRITTO FILHO Secretrio-Executivo da Controladoria-Geral da Unio VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretrio Federal de Controle Interno MARCELO NUNES NEVES DA ROCHA Corregedor-Geral da Unio JOS EDUARDO ROMO Ouvidor-Geral da Unio MRIO VINCIUS CLAUSSEN SPINELLI Secretrio de Preveno da Corrupo e Informaes Estratgicas

COORDENAO DOS TRABALHOS Ronald da Silva Balbe Eveline Martins Brito ELABORAO Francisco Carlos da Cruz Silva EQUIPE DE REVISO Cristiane Arajo da Silva Patricia Alvares de Azevedo Oliveira Saulo Jos Gomes

Tiragem: 5000 exemplares Capa e editorao: Ascom/CGU Disponvel no stio www.cgu.gov.br Permitida a reproduo parcial ou total desde que indicada a fonte.

Apresentao
A Controladoria-Geral da Unio vem desenvolvendo seu trabalho de fiscalizao da aplicao de recursos federais h vrios anos e sempre se deparando com inmeros problemas nos processos de aquisio de bens e servios pelos entes pblicos. A maioria dessas situaes decorrem da aplicao incorreta da legislao e, especialmente, pela ausncia de procedimentos eficazes de organizao e planejamento. A lei de licitao, Lei n 8666/93, traz no artigo 15, disposies que orientam as aquisies da forma mais planejada e rpida que, no conjunto, o chamado Sistema de Registro de Preos. Desde o incio da vigncia da lei de licitao, as dvidas quanto aos procedimentos e a ausncia de recursos informatizados levaram muitos gestores a se afastarem desse sistema. Ao longo do tempo, o governo federal desenvolveu ferramentas e sistemas de informao que permitem hoje a implementao e controle dos procedimentos por via eletrnica na Internet no site http://www.comprasnet.gov.br. Em 2005, o Ministrio do Planejamento, por meio da Portaria n 04 da Secretaria de Logstica e Tecnologia e Informao, abriu tambm a possibilidade de municpios e outros agentes, alm dos integrantes do Sistema de Servios Gerais - SISG, utilizarem dos recursos desenvolvidos no ComprasNet. Essas ferramentas tm facilitado a implementao do Registro de Preos e trazido nova perspectiva de utilizao do Sistema de Registro e Preos e outros recursos informatizados tal como Prego Eletrnico e Cotao Eletrnica. Essa possibilidade abre espao para tornar as compras mais eficientes, melhorar o planejamento e facilitar a aplicao regular do recursos pelos agentes pblicos.

ndice das Perguntas e Respostas


1. O que o Sistema de Registro de Preos? 2. Qual a base legal do SRP? 3. Por que utilizar o Sistema de Registros de Preos SRP? 4. O que significa Just in time? 5. Quais as principais vantagens do SRP? 6. Quais as principais definies utilizadas nos processos de SRP? 7. H algum caso que seja obrigatria a contratao por SRP? 8. O que pode ser adquirido com o SRP? 9. Quais as atribuies do rgo gerenciador do SRP? 10. Quais so as responsabilidades dos rgos participantes do SRP? 11. Quais so as atribuies dos rgos participantes? 12. Qual a validade de uma ata de SRP? 13. Posso cotar os itens de um Sistema de Registro de Preos divididos por lotes? 14. Como determinar o preo de registro na Ata do SRP e a respectiva ordem de classificao dos concorrentes? 15. obrigatrio Administrao contratar bens/servios de uma SRP? 16. A utilizao de uma Ata de Registro de Preos fica adstrita queles rgos/unidades que originariamente participaram do certame licitatrio?

17. possvel a um rgo/entidade federal utilizar-se de uma Ata de Registro de preos Estadual, Distrital ou Municipal? 18. possvel a um rgo/entidade da Administrao Pblica Federal utilizar-se de uma Ata de Registro de preos decorrente de certames licitatrios realizados por entidades integrantes do Sistema S? 19. O que deve conter no Edital de Convocao de um SRP? 20. H alguma formalidade especial no SRP para sua homologao, assinatura e contratao? 21. possvel alterar os preos de uma Ata de Registros aps a sua homologao e respectiva concluso do resultado? 22. Em que situaes os preos registrados devero ser alterados? 23. possvel a utilizao de sistemas informatizados no processo de Registro de Preos? 24. Quais os passos iniciais para se implementar um SRP? 25. Quais so as fases do procedimento do SRP?

Sistema de Registro de Preos

1. O que o Sistema de Registro de Preos?


Trata-se de um procedimento com base em planejamento de um ou mais rgos/ entidades pblicos para futura contratao de bens e servios, por meio de licitao na modalidade de concorrncia ou prego, em que as empresas vencedoras assumem o compromisso de fornecer bens e servios a preos e prazos registrados em uma ata especfica. A contratao s realizada quando melhor convier aos rgos/entidades que integram essa Ata.

2. Qual a base legal do SRP?


O Sistema de Registro de Preos regido basicamente por trs normativos que definem as formalidades necessrias para seu processamento. Surge originalmente na Lei n 8.666/93, a qual dispe que, sempre que possvel, as compras devero ser realizadas mediante Sistema de Registro de Preos, nos seguintes termos:
Art. 15. As compras, sempre que possvel, devero: I - atender ao princpio da padronizao, que imponha compatibilidade de especificaes tcnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condies de manuteno, assistncia tcnica e garantia oferecidas; II - ser processadas atravs de sistema de registro de preos; (...) 1 O registro de preos ser precedido de ampla pesquisa de mercado. 2 Os preos registrados sero publicados trimestralmente para orientao da Administrao, na imprensa oficial.

No mbito federal, a matria regulamentada pelo Decreto n 3.931/01 (parcialmente alterado pelo Decreto n 4.342/02). Seu art. 3 exigia que a cotao dos preos fosse feita necessariamente pela modalidade concorrncia, do tipo menor preo ou, excepcionalmente, do tipo tcnica e preo. No entanto, com a edio da Lei n 10.520/02, permitiu-se que essa cotao fosse feita tambm pela modalidade Prego (vide art. 11), necessariamente no tipo menor preo. Posteriormente, o Decreto n 5.450/05 permi7

Perguntas e respostas

tiu que a cotao do SRP fosse feita tambm por meio do Prego Eletrnico (vide art. 25, 7e 8). Ressalta-se que a operacionalizao do SRP nos Estados, Distrito Federal e Municpios depender de regulamentao prpria, podendo, caso entendam pertinente, utilizarem as orientaes contidas nos regulamentos Federais.

3. Por que utilizar o Sistema de Registros de Preos SRP?


Diante de tantas dificuldades e dvidas do Gestor pblico, importante buscar as solues para organizao e planejamento que se adquem legislao e que possibilitem a melhoria da logstica de aquisio de bens e servios no setor pblico, aliada a reduo dos custos dos seus estoques. O Sistema de Registro de Preos - SRP permite implementar essa reduo de custos por meio de procedimentos prprios e controle informatizado sobre as aquisies. Viabiliza-se, assim, uma espcie de almoxarifado virtual onde so efetuados estoques de bens e servios sem a necessidade de armazenagem e o consequente pagamento. O pagamento somente ocorre no momento da efetiva entrega do bem ou servio. Esse conceito est em consonncia com o chamado Just in time que utilizado na iniciativa privada. Se bem aplicado, o Sistema de Registro de Preos SRP pode ser muito til na soluo das preocupaes do Gestor Pblico nos processos de aquisio de bens e servios.

4. O que significa Just in time?


Tambm chamado de Sistema de Produo enxuta, o Just in time um sistema de administrao da logstica da produo que tem por base a orientao de que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do momento exato da necessidade. Os insumos (bens e servios) necessrios ao processo de produo so adquiridos no momento de sua necessidade para a aplicao. Para isso, efetuado um acordo com os fornecedores aps o planejamento das necessidades de consumo. O conceito pode ser aplicado em qualquer organizao para reduzir estoques e, consequentemente, os custos decorrentes.
8

Sistema de Registro de Preos

5. Quais as principais vantagens do SRP?


Para o gestor formalizado apenas uma espcie de termo de compromisso para contratao futura por meio da Ata de Registro de Preos; A contratao ocorre quando surgir a necessidade da aquisio dos bens e servios para consumo; A legislao no obriga a aquisio da totalidade dos bens/servios estimados na licitao; O oramento apenas disponibilizado quando da efetiva contratao. Ou seja, a gesto oramentria e financeira torna-se mais eficiente; H uma otimizao/reduo dos estoques e contrataes com a consequente reduo de custos de armazenamento; Aps assinatura da ata, as contrataes so realizadas num tempo muito menor; O processo de compras se torna mais simples e concentrado e, assim, ocorre uma reduo do nmero de licitaes. Com a desburocratizao, possibilita-se a ampliao do uso do poder de compra, viabilizando mais agilidade na hora de contratar e mais economia. A melhoria do planejamento induz ao aprendizado/ conscientizao dos funcionrios e ao maior controle. Padronizao das especificaes de bens e servios, alm da unificao dos preos. Outros rgos pblicos que no participaram do processo podem se habilitar para contratar os bens e servios registrados na Ata, com a concordncia do fornecedor. Para o controle social Maior transparncia das aquisies por meio da Publicao da licitao e da publicao trimestral.

Perguntas e respostas

Para os fornecedores Os fornecedores menores podem participar na medida em que no precisam ter grandes estoques para entrega imediata. Aps a homologao da licitao e assinatura da ata, tem-se a garantia de um processo mais gil para requisio, autorizao de entrega, empenho e recebimento. Possibilidade eventual de fornecer quantidade maior, alm do registrado e para rgos no participantes do edital, mas que se habilitem como carona (isso ser visto depois) no processo.

6. Quais as principais definies utilizadas nos processos de SRP?


De acordo com o disposto no pargrafo nico do artigo 1 do Decreto 3.931/01, temos as seguintes definies: Sistema de Registro de Preos SRP: conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras; Ata de Registro de Preos: documento vinculativo, obrigacional, com caracterstica de compromisso para futura contratao, onde se registram os preos, fornecedores, rgos participantes e condies a serem praticadas, conforme as disposies contidas no instrumento convocatrio e propostas apresentadas; rgo Gerenciador: rgo ou entidade da Administrao Pblica responsvel pela conduo do conjunto de procedimentos do certame para registro de preos e gerenciamento da Ata de Registro de Preos dele decorrente; e rgo Participante: rgo que participa dos procedimentos iniciais do SRP e integra a Ata de Registro de Preos.

7. H algum caso que seja obrigatria a contratao por SRP?


No. No entanto, conforme o artigo 2 do Decreto 3931/2001, o SRP ser adotado preferencialmente nas seguintes condies:
10

Sistema de Registro de Preos

Dependendo das caractersticas do bem quando, pelas caractersticas do bem ou servio, houver necessidade de contrataes frequentes; Convenincia de entregas parceladas quando for mais conveniente a aquisio de bens com previso de entregas parceladas ou contratao de servios necessrios Administrao para o desempenho de suas atribuies; Atendimento a mais de um rgo quando for conveniente a aquisio de bens ou a contratao de servios para atendimento a mais de um rgo ou entidade, ou a programas de governo; e Quantitativo imprevisvel quando pela natureza do objeto no for possvel definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administrao.

8. O que pode ser adquirido com o SRP?


Bens em geral Bens e Servios de Informtica Segundo o Pargrafo nico do artigo 2 do Decreto 3931/2001, poder ser realizado registro de preos para contratao de bens e servios de informtica, obedecida legislao vigente, desde que devidamente justificada e caracterizada a vantagem econmica. Servios Em funo da unidade de medida, evitando-se a contratao de vrias empresas para a execuo dos servios numa mesma localidade, assegurando-se a responsabilidade contratual e o princpio da padronizao.

9. Quais as atribuies do rgo gerenciador do SRP?


O rgo gerenciador deve praticar todos os atos de controle e administrao do
11

Perguntas e respostas

SRP . Assim, ele deve identificar os rgos que participaro da licitao e consolidar os objetos e demandas. A partir da, elabora o edital, realiza a licitao, assina a Ata de Registro de Preos e acompanha/monitora a utilizao da Ata, durante sua vigncia. Segundo o 2 do art. 3 - Decreto 3931/2001:
2 Caber ao rgo gerenciador a prtica de todos os atos de controle e administrao do SRP ,e ainda o seguinte: I - convidar, mediante correspondncia eletrnica ou outro meio eficaz, os rgos e entidades para participarem do registro de preos; II - consolidar todas as informaes relativas estimativa individual e total de consumo, promovendo a adequao dos respectivos projetos bsicos encaminhados para atender aos requisitos de padronizao e racionalizao; III - promover todos os atos necessrios instruo processual para a realizao do procedimento licitatrio pertinente, inclusive a documentao das justificativas nos casos em que a restrio competio for admissvel pela lei; IV - realizar a necessria pesquisa de mercado com vistas identificao dos valores a serem licitados; V - confirmar junto aos rgos participantes a sua concordncia com o objeto a ser licitado, inclusive quanto aos quantitativos e projeto bsico; VI - realizar todo o procedimento licitatrio, bem como os atos dele decorrentes, tais como a assinatura da Ata e o encaminhamento de sua cpia aos demais rgos participantes; VII - gerenciar a Ata de Registro de Preos, providenciando a indicao, sempre que solicitado, dos fornecedores, para atendimento s necessidades da Administrao, obedecendo a ordem de classificao e os quantitativos de contratao definidos pelos participantes da Ata; VIII - conduzir os procedimentos relativos a eventuais renegociaes dos preos registrados e a aplicao de penalidades por descumprimento do pactuado na Ata de Registro de Preos; e IX - realizar, quando necessrio, prvia reunio com licitantes, visando inform-los das peculiaridades do SRP e coordenar, com os rgos participantes, a qualificao mnima dos respectivos gestores indicados.

10. Quais so as responsabilidades dos rgos participantes do SRP?


12

Sistema de Registro de Preos

O Sistema de Registro de Preos exige que rgo gerenciador e rgos Participantes trabalhem em harmonia no processo que viabiliza a assinatura e registro de preos. O rgo Gerenciador tem uma funo central no processo. Porm, necessrio que todos os rgos participantes contribuam para que no haja interrupes no fluxo do processo. Assim, a legislao estabelece responsabilidades aos rgos Participantes de forma a tornar o gerenciamento mais eficiente e evitar dificuldades. Isso pode ser visto nos pargrafo 3 do art. 3 do Decreto 3.931/2001.
3 O rgo participante do registro de preos ser responsvel pela manifestao de interesse em participar do registro de preos, providenciando o encaminhamento, ao rgo gerenciador, de sua estimativa de consumo, cronograma de contratao e respectivas especificaes ou projeto bsico, nos termos da Lei n 8.666, de 1993, adequado ao registro de preo do qual pretende fazer parte, devendo ainda: I - garantir que todos os atos inerentes ao procedimento para sua incluso no registro de preos a ser realizado estejam devidamente formalizados e aprovados pela autoridade competente; II - manifestar, junto ao rgo gerenciador, sua concordncia com o objeto a ser licitado, antes da realizao do procedimento licitatrio; e III - tomar conhecimento da Ata de Registros de Preos, inclusive as respectivas alteraes porventura ocorridas, com o objetivo de assegurar, quando de seu uso, o correto cumprimento de suas disposies, logo aps concludo o procedimento licitatrio.

11. Quais so as atribuies dos rgos participantes?


Considerando que quem vai contratar a aquisio dos bens e servios registradosna Ata so os rgos participantes, esses devem indicar o gestor do contrato, conforme se prev no artigo 67 da Lei 8666/93. Alm disso, tero uma srie de outras atribuies, conforme pode ser visto no pargrafo (4) do art. 4 do Decreto 3.931/2001:
4 Cabe ao rgo participante indicar o gestor do contrato, ao qual, alm das atribuies previstas no art. 67 da Lei n 8.666, de 1993, compete: I - promover consulta prvia junto ao rgo gerenciador, quando da necessidade de contratao, a fim de obter a indicao do fornecedor, os respectivos quantitativos e os valores a serem praticados, encaminhando, posteriormente, as informaes sobre a contratao efetivamente realizada;
13

Perguntas e respostas

II - assegurar-se, quando do uso da Ata de Registro de Preos, que a contratao a ser procedida atenda aos seus interesses, sobretudo quanto aos valores praticados, informando ao rgo gerenciador eventual desvantagem, quanto sua utilizao; III - zelar, aps receber a indicao do fornecedor, pelos demais atos relativos ao cumprimento, pelo mesmo, das obrigaes contratualmente assumidas, e tambm, em coordenao com o rgo gerenciador, pela aplicao de eventuais penalidades decorrentes do descumprimento de clusulas contratuais; e IV - informar ao rgo gerenciador, quando de sua ocorrncia, a recusa do fornecedor em atender s condies estabelecidas em edital, firmadas na Ata de Registro de Preos, as divergncias relativas entrega, as caractersticas e origem dos bens licitados e a recusa do mesmo em assinar contrato para fornecimento ou prestao de servios.

12. Qual a validade de uma ata de SRP?


Pelo Decreto regulamentar, a validade da ata de Registro de Preos limitada a um ano, computadas nessa as eventuais prorrogaes, devendo, para isso, obedecer as regras contidas tanto no edital quanto no art. 57 da Lei n 8.666/93, alm de sempre ter que se observar o perodo mximo imposto (1 ano). importante observar que h uma aparente contradio entre o art. 4, 2 do Decreto 3.931/01 e o art. 15, 3 da Lei 8.666, sobre a qual o Tribunal de Contas se manifestou no Acrdo 991/2009.
9.3. dar cincia deste acrdo, bem como do voto e relatrio que o fundamentam, Casa Civil da Presidncia da Repblica, para a adoo das medidas cabveis, ante a contradio existente entre o disposto no art. 4, 2, do Decreto n 3.931/2001 e no art. 15, 3, inciso III, da Lei n 8.666/93.

Por esse motivo, a Advocacia Geral da Unio - AGU, atravs da Orientao Normativa n 19, de 1 de Abril de 2009, se pronunciou definitivamente sobre a matria, nos seguintes termos:
O prazo de validade da Ata de Registro de Preos de no mximo um ano, nos termos do art. 15, 3, inc. III, da Lei n 8.666, de 1993, razo porque eventual prorrogao da sua vigncia, com fundamento no 2 do art. 4 do Decreto n 3.931, de 2001, somente ser admitida at o referido
14

Sistema de Registro de Preos

limite, e desde que devidamente justificada, mediante autorizao da autoridade superior e que a proposta continue se mostrando mais vantajosa.

Admite-se excepcionalmente a prorrogao dos contratos assinados com base na Ata quando este se configurar vantajoso para o interesse pblico, conforme dispe o art. 4, ( 1 e 2), do Decreto n 3.931/01:
Art. 4 O prazo de validade da Ata de Registro de Preo no poder ser superior a um ano, computadas neste as eventuais prorrogaes. 1 Os contratos decorrentes do SRP tero sua vigncia conforme as disposies contidas nos instrumentos convocatrios e respectivos contratos, obedecido o disposto no art. 57 da Lei no 8.666, de 1993. (Redao dada pelo Decreto n 4.342, de 23.8.2002). 2 admitida a prorrogao da vigncia da Ata, nos termos do art. 57, 4, da Lei n 8.666, de 1993, quando a proposta continuar se mostrando mais vantajosa, satisfeitos os demais requisitos desta norma.

Conclui-se, portanto, que o Planejamento do SRP dever ser feito para um perodo mximo de um ano, pois o prazo mximo de vigncia da Ata de Registro de Preos tambm ser esse. No entanto, ser admitida a prorrogao daqueles contratos assinados decorrentes dessa Ata, de acordo com as regras previstas no art. 57 da Lei n 8.666/93, desde que esse contrato inicial (e no a prorrogao) tenha sido assinado durante a vigncia da Ata. Em outras palavras, isso significa que um contrato decorrente de uma Ata de SRP , a partir de sua assinatura, passa a se vincular s regras do art. 57 da Lei n 8.666/93.

13.

Posso cotar os itens de um Sistema de Registro de Preos divididos por lotes?

Em funo de aspectos como quantidades mnimas, prazo e local de entrega muitas vezes possvel separar as necessidades de bens e servios em lotes. Assim, torna-se mais atrativo para determinados fornecedores. A diviso em lotes pode ser realizada sempre que se vislumbrar o aumento de competitividade que poder resultar em menores preos e, dessa forma, mais economia para a administrao. No caso de servios, quando ocorre a diviso em lotes, deve ser evitada a con15

Perguntas e respostas

tratao em um mesmo rgo ou entidade de mais de uma empresa para se garantir a responsabilidade contratual e a padronizao. Essas prescries so dispostas no artigo 5 do Decreto 3.931/01:
Art. 5 A Administrao, quando da aquisio de bens ou contratao de servios, poder subdividir a quantidade total do item em lotes, sempre que comprovado tcnica e economicamente vivel, de forma a possibilitar maior competitividade, observado, neste caso, dentre outros, a quantidade mnima, o prazo e o local de entrega ou de prestao dos servios. Pargrafo nico. No caso de servios, a subdiviso se dar em funo da unidade de medida adotada para aferio dos produtos e resultados esperados, e ser observada a demanda especfica de cada rgo ou entidade participante do certame. Nestes casos, dever ser evitada a contratao, num mesmo rgo e entidade, de mais de uma empresa para a execuo de um mesmo servio em uma mesma localidade, com vistas a assegurar a responsabilidade contratual e o princpio da padronizao.

14.

Como determinar o preo de registro na Ata do SRP e a respectiva ordem de classificao dos concorrentes?

Com o objetivo de garantir o preo licitado, permitido o registro ao preo do primeiro colocado de tantos fornecedores quantos necessrios para atingir as quantidades em funo das demandas. O preo registrado e a indicao dos respectivos fornecedores sero divulgados em rgo oficial e ainda quando das contrataes decorrentes do registro de preos dever ser respeitada a ordem de classificao. Excepcionalmente, podem-se contratar com preos superiores quando a quantidade do primeiro colocado no for suficiente e desde que a qualidade seja superior. Porm, esse fato deve ser devidamente comprovado e justificado. Esses preceitos podem ser observados no art. 6 do Decreto 3.931/01:
Art. 6 Ao preo do primeiro colocado podero ser registrados tantos fornecedores quantos necessrios para que, em funo das propostas apresentadas, seja atingida a quantidade total estimada para o item ou lote, observando-se o seguinte: I - o preo registrado e a indicao dos respectivos fornecedores sero divulgados em rgo oficial da Administrao e ficaro disponibilizados durante a vigncia da Ata de Registro de Preos; II - quando das contrataes decorrentes do registro de preos dever ser respeitada a ordem de classificao das empresas constantes da Ata; e
16

Sistema de Registro de Preos

III - os rgos participantes do registro de preos devero, quando da necessidade de contratao, recorrerem ao rgo gerenciador da Ata de Registro de Preos, para que este proceda a indicao do fornecedor e respectivos preos a serem praticados. Pargrafo nico. Excepcionalmente, a critrio do rgo gerenciador, quando a quantidade do primeiro colocado no for suficiente para as demandas estimadas, desde que se trate de objetos de qualidade ou desempenho superior, devidamente justificada e comprovada a vantagem, e as ofertas sejam em valor inferior ao mximo admitido, podero ser registrados outros preos.

15.

obrigatrio Administrao contratar bens/servios de uma SRP?

A Administrao no est obrigada a contratar somente pelo fato de ter uma ata de registro de preos vigente. Toda vez que for necessrio se pode fazer nova licitao em face de questes que podem decorrer de novos condicionantes internos e externos. Essa regra definida no artigo 7 do Decreto 3.931/01:
Art. 7 A existncia de preos registrados no obriga a Administrao a firmar as contrataes que deles podero advir, facultando-se a realizao de licitao especfica para a aquisio pretendida, sendo assegurado ao beneficirio do registro a preferncia de fornecimento em igualdade de condies.

16.

A utilizao de uma Ata de Registro de Preos fica adstrita queles rgos/unidades que originariamente participaram do certame licitatrio?

No. Outros rgos/unidades que no fizeram parte do seu processo constitutivo tambm podero se beneficiar dessa Ata especfica. Tambm chamado de Participante Extraordinrio, o carona nada mais do que um rgo que teve conhecimento do registro de preos vigente de outro rgo, e vem a se utilizar desse registro desde que haja vantagem. Para isso, preciso que seja feita prvia consulta ao rgo Gerenciador, exigindo-se ainda que o fornecedor opte pelo fornecimento adicional, contanto que no prejudique a obrigao de fornecimento j registrado. O limite previsto para fornecimento adicional por rgo carona de 100% do total registrado, como descreve o artigo 8 do Decreto 3.931/01:
17

Perguntas e respostas

Art. 8 A Ata de Registro de Preos, durante sua vigncia, poder ser utilizada por qualquer rgo ou entidade da Administrao que no tenha participado do certame licitatrio, mediante prvia consulta ao rgo gerenciador, desde que devidamente comprovada a vantagem. 1 Os rgos e entidades que no participaram do registro de preos, quando desejarem fazer uso da Ata de Registro de Preos, devero manifestar seu interesse junto ao rgo gerenciador da Ata, para que este indique os possveis fornecedores e respectivos preos a serem praticados, obedecida a ordem de classificao. 2 Caber ao fornecedor beneficirio da Ata de Registro de Preos, observadas as condies nela estabelecidas, optar pela aceitao ou no do fornecimento, independentemente dos quantitativos registrados em Ata, desde que este fornecimento no prejudique as obrigaes anteriormente assumidas. 3o As aquisies ou contrataes adicionais a que se refere este artigo no podero exceder, por rgo ou entidade, a cem por cento dos quantitativos registrados na Ata de Registro de Preos. (Includo pelo Decreto n 4.342, de 23.8.2002)

Limite para caronas Apesar de o Decreto 3.931/01 estabelecer o limite para fornecimento adicional por rgo participante como carona (100% do total registrado), ressalta-se que h dvidas quanto aplicao desse artigo na prtica, em funo da possibilidade de elevao ilimitada do quantitativo de bens ou servios a serem adquiridos. Segundo esse entendimento, proveniente tanto da doutrina quanto de cortes de contas, no haveria limitao ao nmero de rgos e, dessa forma, abrir-se-ia brecha para contratao ilimitada por adeso de caronas. No mbito federal, o assunto j foi analisado pelo Tribunal de Contas da Unio no acrdo n 1.487/07 - Plenrio, que disps:
9.2. determinar ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto que: 9.2.1. oriente os rgos e entidades da Administrao Federal para que, quando forem detectadas falhas na licitao para registro de preos que possam comprometer a regular execuo dos contratos advindos, abstenham-se de autorizar adeses respectiva ata; e, 9.2.2. adote providncias com vistas reavaliao das regras atualmente estabelecidas para o registro de preos no Decreto n 3.931/2001, de forma a estabelecer limites para a adeso a registros de preos realizados por outros rgos e entidades, visando preservar os princpios da competio,
18

Sistema de Registro de Preos

da igualdade de condies entre os licitantes e da busca da maior vantagem para a Administrao Pblica, tendo em vista que as regras atuais permitem a indesejvel situao de adeso ilimitada a atas em vigor, desvirtuando as finalidades buscadas por essa sistemtica, tal como a hiptese mencionada no Relatrio e Voto que fundamentam este Acrdo.

Assim, enquanto a questo no for perfeitamente pacificada, importante estabelecer critrios claros no edital para evitar possveis questionamentos decorrentes de situao de adeso ilimitada de eventuais caronas. Alm disso, ser necessrio comprovar, de forma adequada, a vantagem para a contratao pretendida por meio de carona, assim como exige o caput do artigo 8 do Decreto 3.931/01.

17. possvel a um rgo/entidade federal utilizar-se de uma Ata


de Registro de preos Estadual, Distrital ou Municipal?
No. Segundo o entendimento majoritrio do Poder Executivo Federal, essa possibilidade no vivel para esses tipos de contrataes. O assunto tambm foi analisado pela AGU, que, atravs da Orientao Normativa n 21 de 1 de Abril de 2009, expediu o seguinte entendimento, resolvendo definitivamente a questo:
vedada aos rgos pblicos Federais a adeso Ata de Registro de Preos quando a licitao tiver sido realizada pela Administrao Pblica Estadual, Municipal ou do Distrito Federal.

18. possvel a um rgo/entidade da Administrao Pblica Federal utilizar-se de uma Ata de Registro de preos decorrente de certames licitatrios realizados por entidades integrantes do Sistema S?
Segundo o item 9.1 do Acrdo TCU n 1.192/2010, no h viabilidade jurdica para isso, uma vez que as entidades integrantes do Sistema S no se sujeitam aos procedimentos estritos da Lei 8.666/1993, podendo seguir regulamentos prprios devidamente publicados, assim como no se submetem s disposies do Decreto n 3.931/2001, que disciplina o sistema de registro de preos.

19

Perguntas e respostas

19. O que deve conter no Edital de Convocao de um SRP?


No sistema do SRP , alm do contedo que j deve constar do prprio edital (regras da Concorrncia ou do Prego), dever conter ainda disposies mnimas que garantam as informaes necessrias ao registro e controle do quanto ser acordado. Chamase a ateno para a possibilidade de se utilizar critrios de concesso de descontos para materiais especficos, e da possibilidade de apresentao de propostas diferenciadas por regio, visando abranger as diferenas de custos inerentes. Segundo o artigo 9 do Decreto 3.931/01:
Art. 9 O edital de licitao para registro de preos contemplar, no mnimo: (Redao dada pelo Decreto n 4.342, de 23.8.2002) I - a especificao/descrio do objeto, explicitando o conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para a caracterizao do bem ou servio, inclusive definindo as respectivas unidades de medida usualmente adotadas; II - a estimativa de quantidades a serem adquiridas no prazo de validade do registro; III - o preo unitrio mximo que a Administrao se dispe a pagar, por contratao, consideradas as regies e as estimativas de quantidades a serem adquiridas; IV - a quantidade mnima de unidades a ser cotada, por item, no caso de bens; V - as condies quanto aos locais, prazos de entrega, forma de pagamento e, complementarmente, nos casos de servios, quando cabveis, a frequncia, periodicidade, caractersticas do pessoal, materiais e equipamentos a serem fornecidos e utilizados, procedimentos a serem seguidos, cuidados, deveres, disciplina e controles a serem adotados; VI - o prazo de validade do registro de preo; VII - os rgos e entidades participantes do respectivo registro de preo; VIII - os modelos de planilhas de custo, quando cabveis, e as respectivas minutas de contratos, no caso de prestao de servios; e IX - as penalidades a serem aplicadas por descumprimento das condies estabelecidas. 1 O edital poder admitir, como critrio de adjudicao, a oferta de desconto sobre tabela de preos praticados no mercado, nos casos de peas de veculos, medicamentos, passagens areas,
20

Sistema de Registro de Preos

manutenes e outros similares. 2 Quando o edital prever o fornecimento de bens ou prestao de servios em locais diferentes, facultada a exigncia de apresentao de proposta diferenciada por regio, de modo que aos preos sejam acrescidos os respectivos custos, variveis por regio.

H alguma formalidade especial no SRP para sua homologao, assinatura e contratao?


No h grande diferena quanto ao processo normal de licitao ou prego no que diz respeito aos procedimentos em si. No entanto, logo aps a homologao e a concluso do resultado, no ocorre a etapa de adjudicao, e sim a etapa do registro dos preos com a assinatura da respectiva Ata. O contrato ser formalizado apenas na hora das solicitaes do rgo interessado atravs de instrumento contratual, emisso de nota de empenho, autorizao de compra ou outro meio similar, conforme disposto no art. 62 da Lei n 8.666/93. No mesmo sentido, o Decreto 3.931/01:
Art. 10. Homologado o resultado da licitao, o rgo gerenciador, respeitada a ordem de classificao e a quantidade de fornecedores a serem registrados, convocar os interessados para assinatura da Ata de Registro de Preos que, aps cumpridos os requisitos de publicidade, ter efeito de compromisso de fornecimento nas condies estabelecidas. Art. 11. A contratao com os fornecedores registrados, aps a indicao pelo rgo gerenciador do registro de preos, ser formalizada pelo rgo interessado, por intermdio de instrumento contratual, emisso de nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou outro instrumento similar, conforme o disposto no art. 62 da Lei n 8.666, de 1993.

20.

Ressalta-se que a exigncia da comprovao da respectiva dotao oramentria para as aquisies oriundas das Atas de Registro de Preos devero ser demonstradas antes da assinatura do contrato, segundo determina a Orientao Normativa n 20 da AGU, de 1 de Abril de 2009:
Na licitao para registro de preos, a indicao da dotao oramentria exigvel apenas antes da assinatura do contrato.

21

Perguntas e respostas

21.

possvel alterar os preos de uma Ata de Registros aps a sua homologao e respectiva concluso do resultado?

Conforme dispe o art. 12 e seu 1 do Decreto 3.931/01, o rgo gerenciador poder rever os preos registrados devido a eventuais redues dos preos de mercado ou por elevao de custos dos servios ou bens registrados.Art. 12. A Ata de Registro de Preos poder sofrer alteraes, obedecidas as disposies contidas no art. 65 da Lei n 8.666, de 1993.
1 O preo registrado poder ser revisto em decorrncia de eventual reduo daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos servios ou bens registrados, cabendo ao rgo gerenciador da Ata promover as necessrias negociaes junto aos fornecedores.

1 opo - Preos registrados superiores aos preos de mercado Quando o preo registrado for superior aos preos de mercado, o rgo Gerenciador dever renegociar preos, eventualmente liberar o fornecedor do compromisso assumido e, ainda, convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociao. Segundo o 2 do art. 12 Decreto 3.931/01:
Art. 12. (...) 2 Quando o preo inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao preo praticado no mercado o rgo gerenciador dever: I - convocar o fornecedor visando a negociao para reduo de preos e sua adequao ao praticado pelo mercado; II - frustrada a negociao, o fornecedor ser liberado do compromisso assumido; e III - convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociao.

2 opo - Preos de mercado superiores aos registrados (ou os registrados inferiores aos de mercado) Quando os preos de mercado forem superiores aos preos registrados e o fornecedor, por meio de requerimento devidamente comprovado, sinalizar a impossibilidade de cumprimento do compromisso, sendo esses procedentes, o rgo Gerenciador poder liberar o fornecedor, sem penalidade, e convocar os demais para negociao com base no preo registrado. No sendo procedentes os argumentos e no havendo xito na negociao, a Ata pode ser revogada devendo-se adotar as medidas necessrias. Con22

Sistema de Registro de Preos

forme o 3 do art. 12 Decreto 3.931/01:


Art. 12. () 3 Quando o preo de mercado tornar-se superior aos preos registrados e o fornecedor, mediante requerimento devidamente comprovado, no puder cumprir o compromisso, o rgo gerenciador poder: I - liberar o fornecedor do compromisso assumido, sem aplicao da penalidade, confirmando a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados, e se a comunicao ocorrer antes do pedido de fornecimento; e II - convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociao. 4 No havendo xito nas negociaes, o rgo gerenciador dever proceder revogao da Ata de Registro de Preos, adotando as medidas cabveis para obteno da contratao mais vantajosa. A seguir, apresentamos o seguinte quadro esquematizado, visando elucidar o assunto:

22.

Em que situaes os preos registrados devero ser alterados?

Nas situaes em que falha a negociao com o fornecedor, por no serem acatados eventuais argumentos, o registro poder ser cancelado com base no artigo 13 do Dec. 3.931/01:
Art. 13. O fornecedor ter seu registro cancelado quando: I - descumprir as condies da Ata de Registro de Preos; II - no retirar a respectiva nota de empenho ou instrumento equivalente, no prazo estabelecido
23

Perguntas e respostas

pela Administrao, sem justificativa aceitvel; I - liberar o fornecedor do compromisso assumido, sem aplicao da penalidade, confirmando a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados, e se a comunicao ocorrer antes do pedido de fornecimento; e II - convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociao. 4 No havendo xito nas negociaes, o rgo gerenciador dever proceder revogao da Ata de Registro de Preos, adotando as medidas cabveis para obteno da contratao mais vantajosa.

A seguir, apresentamos o seguinte quadro esquematizado, visando elucidar o assunto:


III - no aceitar reduzir o seu preo registrado, na hiptese de este se tornar superior queles praticados no mercado; e IV - tiver presentes razes de interesse pblico.

Contraditrio e ampla defesa Deve-se assegurar no processo a observncia dos princpios da ampla defesa e do contraditrio, a fim de evitar futuras contestaes judiciais. Esse o teor do 1, art. 13, do Decreto 3.931/01:
Art. 13. (...) 1 O cancelamento de registro, nas hipteses previstas, assegurados o contraditrio e a ampla defesa, ser formalizado por despacho da autoridade competente do rgo gerenciador

Caso fortuito e fora maior Os argumentos do fornecedor para requerimento do cancelamento devem se basear em fatos comprovados em caso fortuito ou em fora maior, nos termos do 2 do Art. 13 - Decreto 3.931/01:
Art. 13. (...) 2 O fornecedor poder solicitar o cancelamento do seu registro de preo na ocorrncia de fato superveniente que venha comprometer a perfeita execuo contratual, decorrentes de caso fortuito ou de fora maior devidamente comprovados.

possvel a utilizao de sistemas informatizados no processo de Registro de Preos?


24

23.

Sistema de Registro de Preos

Na operacionalizao do SRP , importante se valer de todos os recursos tecnolgicos de forma a aumentar a eficincia e eficcia do processo de planejamento da organizao. Assim, a legislao autoriza a utilizao de recursos de tecnologia de informao para a operacionalizao do sistema de registro de preos. Esse preceito est disposto no artigo 14 do Decreto 3.931/01:
Art. 14. Podero ser utilizados recursos de tecnologia da informao na operacionalizao das disposies de que trata este Decreto, bem assim na automatizao dos procedimentos inerentes aos controles e atribuies dos rgos gerenciador e participante.(Redao dada pelo Decreto n 4.342, de 23.8.2002)

Deve ser observado que h diversos meios para que a informatizao possa ser implementada, desde o desenvolvimento de sistemas prprios at a utilizao dos sistemas disponibilizados pelo governo federal, por meio do Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais SIASG (veja o endereo eletrnico www.comprasnet.gov.br). No caso de rgos federais participantes Sistema de Servios Gerais SISG, a norma que disciplina a matria Instruo Normativa do antigo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado - MARE n 8, de 04 de Dezembro de 1998, que dispe sobre a regulamentao dos procedimentos licitatrios e de contratao de fornecimentos processados pelo Sistema de Registro de Preos, no mbito dos rgos e entidades integrantes do sistema de Servios Gerais - SISG. Complementarmente, a Instruo Normativa da Secretaria de Estado da Administrao e do Patrimnio - SEAP n 04, de 08 de Abril de 1999, que dispe sobre os procedimentos a serem adotados para compras de bens, no mbito do Sistema de Servios Gerais SIASG, dispe:
Art. 1. Expedir a presente Instruo Normativa - IN, com o objetivo de introduzir novos procedimentos, no Sistema de Registro de Preos - SIREP , destinados a promover o balizamento das compras do Governo, tendo como referencial os preos praticados no mbito dos rgos e entidades da Administrao Federal. () Art. 3. () 3 Os itens que tero a conformidade instituda por esta IN sero os mais comprados pela Administrao, os quais estaro sendo permanentemente divulgados por intermdio do COMPRASNET/ SIASG, no mdulo SIREP - Sistema de Registro de Preos.
25

Perguntas e respostas

O SIASG constitudo por mdulos, que realizam um conjunto de procedimentos do processo de compras e contrataes . Entre esses mdulos, h o Sistema de Registro de Preos Praticados - SIREP , operado desde 1997, que se tornou procedimento obrigatrio, conforme regulamentao especfica (Instruo Normativa SEAP n. 4, de 8 de abril de 1999). O mdulo SIREP atende s consultas dos gestores pblicos sobre preos praticados nas licitaes registrando e armazenando em banco de dados os preos praticados pela administrao pblica, por meio do acompanhamento de todas as licitaes realizadas. Ao conduzir uma licitao, o gestor pblico dispe de um referencial de preos no mbito da administrao federal e, em alguns casos, do mercado. A consulta ao Sistema permite conhecer os preos praticados de cada item do cadastro de materiais e servios (Catmat/ Catserv), no trimestre ou ano, por regio geogrfica e por data. A confrontao com o preo vencedor permite ao gestor avaliar a convenincia e oportunidade de concluir a transao, adjudicando a licitao. Assim, basicamente, o SIREP tem o objetivo bsico de consulta dos preos praticados nas compras mais recentes de bens ou servios realizados pela administrao federal, alm de consultar os preos praticados atualmente no mercado. Previamente adjudicao da licitao, os gestores de compra devem verificar a relao de preos praticados para o bem pretendido, averiguando a sua compatibilidade com outras licitaes similares, admitida faixa de tolerncia nos valores em at 20% a maior. J no caso de entes e entidades no integrantes desse sistema, a normatizao feita pela Portaria da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao - SLTI n 04, de 07 de Julho de 2005, que estabelece procedimentos para adeso ao acesso e utilizao do Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais SIASG, pelos rgos e entidades da Administrao Pblica, no integrantes do Sistema de Servios Gerais SISG, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. De forma geral, o ingresso para acesso ao ComprasNet permite acesso no apenas s ferramentas que do Sistema para o Registro de Preos, mas tambm aos Catlogos de Material, s Publicao de Editais e a outras facilidades que muito colaboram para melhorar o processo de compras.

24.
26

Quais os passos iniciais para se implementar um SRP?

Para se iniciar o processo de implantao do Sistema de Registro de Preos em um rgo ou em uma entidade, importante seguir algumas orientaes, conforme listadas a seguir:

Sistema de Registro de Preos

I. Convenincia do SRP

Relacionar criteriosamente, e de forma detalhada, os tipos de bens e servios e as especificaes do que normalmente adquirido. Avaliar tambm aspectos relacionados forma de aquisio: Aquisio nica x armazenamento x prazo (por exemplo).
II. Setorizao - Padronizao Centralizao

Inicialmente deve-se agrupar o conjunto de produtos de mesma natureza, a fim de queseja avaliada a possibilidade de padronizao. O processo de planejamento deve implicar a avaliao das vantagens e desvantagens da setorizao e eventual centralizao de aquisies. H exemplos de municpios que implementaram o Sistema de Registro de Preos juntamente com um processo de descentralizao de compras, com a criao de rgos Gerenciadores em Secretarias, como nas de Sade, Cultura, Esporte e Lazer, Educao, Trabalho e Administrao. Considerando os aspectos levantados, vantagens e desvantagens da centralizao, o importante entender que o aperfeioamento se faz a partir da prpria experincia de cada unidade, tendo em vista as suas peculiaridades, pois o Sistema de Registro de Preos no significa a necessidade de centralizao de forma absoluta.
III. Escolha dos servidores

Para avaliar a implementaes do novo sistema, deve-se constituir um grupo multidisciplinar, se possvel, oriundo de vrios setores, como por exemplo: comisso de licitao da Administrao; almoxarifado da Administrao; rgos requisitantes e consumidores de bens e produtos da Administrao; analistas de sistemas e/ou programadores da Administrao.
IV. Escolha do rgo Gerenciador

O rgo gerenciador ou os rgos gerenciadores devem ser escolhidos com base em aspectos tais como: maior capacidade tcnica, melhor estrutura e habitualidade na realizao de contrataes.
V. Definir sistemas informatizados

Para definio dos recursos de tecnologia de informao a serem utilizados, pre27

Perguntas e respostas

ciso avaliar junto com o setor de informtica aspectos tcnicos, e ainda: Manter contatos e esclarecer possibilidades junto ao Ministrio do Planejamento para utilizao dos recursos do ComprasNet, considerando a Portaria N 04/2005 do MP; Encaminhar de ofcio e aguardar resposta do Ministrio do Planejamento; Avaliar tambm outras alternativas/sistemas, considerando sempre o custo x benefcio envolvido e as necessidades para operacionalizao do SRP .
VI. Modelo de portaria e outros documentos

Deve-se definir os modelos de portarias e outros documentos a serem utilizados para operacionalizao do sistema.
VII. Reunies para audincia Prvia

Em primeiro lugar, importante salientar que qualquer mudana nos procedimentos de trabalho e, consequentemente, no ambiente interno da organizao, exige uma ampla discusso. Isso se faz necessrio para vencer eventuais barreiras culturais, e ainda para efetiva divulgao dos novos mtodos a serem implementados. Assim, entendemos que sejam necessrias dois tipos de reunies a saber: A primeira, para incluir a participao da comunidade interna da organizao que permitir o engajamento na busca de todos os dados necessrios operacionalizao e dessa forma a garantir a qualidade do sistema. A segunda, que se faz aps a concluso da elaborao da minuta do edital, convocando todos os interessados tais como os possveis fornecedores e ainda a comunidade envolvida no processo. Ela tem por objetivo esclarecer especificaes e ainda as garantias que se apresenta para a Administrao e para o fornecedor, permitindo a transparncia do processo e a melhoria da qualidade.

25. Quais so as fases do procedimento do SRP?


A seguir, mostra-se em sequncia o procedimento completo, que comea com o surgimento da demanda por parte dos rgos participantes.

28

Sistema de Registro de Preos

Planejamento Uma vez identificada a demanda e obtendo-se a autorizao do rgo superior, o rgo gerenciador dever dar incio ao planejamento que ser a base do procedimento do Sistema de Registro de Preos. O planejamento pode ser detalhado a seguir: Convite O rgo gerenciador dever convidar todos os rgos da Administrao Pblica interessados para participar do Sistema de Registro de Preos. Planilha de Levantamento Aps o recebimento do convite, os rgos participantes iro elaborar uma Planilha de levantamento de demanda constando os itens que iro desejar que sejam registrados. Assim, as Planilhas de Levantamento se tratam dos levantamentos anuais com a relao dos bens ou servios que os rgos Participantes desejam que tenham seus preos registrados. Cada rgo Participante efetua o seu levantamento e envia a planilha ao rgo Gerenciador, com os quantitativos de suas Unidades Consumidoras consolidados. Padronizao das especificaes de bens e servios Aps o recebimento dos levantamentos, o rgo gerenciador ir elaborar a padronizao dos itens solicitados, visando a elaborao de uma s especificao que atenda a todos. Reunio com Fornecedores Como j colocado antes, aps a fase de padronizao dos itens pelo rgo gerenciador, dever, se necessrio, reunir-se com os fornecedores para sanar questes acerca dos bens ou servios a serem registrados. Adeso Aps a elaborao da planilha consolidada, contendo todos os itens propostos de forma padronizada, essa planilha ser encaminhada aos rgos Participantes por meio do Termo de Adeso, para que estes garantam a sua quota de participao no SRP , ou seja, em quais produtos ou servios e com quais quantidades iro participar. Assim, o Termo de Adeso o documento pelo qual o rgo Participante efetiva participao no Registro de Preos. por meio do Termo de Adeso que o rgo Participante
29

Perguntas e respostas

Prvio garante a reserva do quantitativo para as futuras aquisies. Elaborao da Planilha Consolidada (Plano Anual de Compras) A Consolidao das Demandas realizada pela soma de todos os quantitativos constantes dos Termos de Adeso considerando: Bens e servios de consumo habitual e com quantidades significativas; Especificao completa do bem ou servio (contendo todas as exigncias tcnicas necessrias); Periodicidade, prazos e locais de entrega; e Quantidades mensais estimadas de consumo. Assim, a Planilha Consolidada a unio de todas as planilhas de levantamento que contm a relao dos bens e servios, especificao e quantitativos que vo compor o Termo de Adeso, que iro compor o edital de SRP . Elaborao do Edital: Aps a concluso de todas as fases supracitadas, o rgo Gerenciador ir proceder a elaborao do edital. Dessa forma, o Edital da SRP ser o instrumento convocatrio da licitao para o SRP , onde se apresenta os itens que se deseja registrar e todas as condies previstas para participao no processo licitatrio e as futuras contrataes. Dependendo do definido para o processo, poder ser um edital de Prego ou Concorrncia. Licitao No so grandes as diferenas entre a licitao comum e a fase de licitao no SRP . Devese ter ateno que, como o SRP no obriga a aquisio, no h a necessidade de reserva de oramento. Tambm no existe a fase de adjudicao, mas apenas a de registro, com a elaborao da Ata de registro de preos - logo aps o resultado do certame. A Ata de Sistema de Registro de Preos , assim, o documento celebrado entre o rgo Gerenciador e os fornecedores onde se registram os preos propostos resultantes da licitao, os rgos participantes e todas as condies das contrataes futuras. Contratao A contratao realizada por cada rgo participante ou, eventualmente, por rgo
30

Sistema de Registro de Preos

que tenha sido carona no procedimento. Nesse momento que, por meio do rgo Gerenciador, o participante efetua o pedido de fornecimento com a correspondente reserva do oramento e formalizao do contrato. O Contrato ou Instrumento Equivalente o documento no qual se estabelece o vnculo entre o fornecedor e o rgo Participante. Como j visto, pode ser por meio de instrumento contratual, emisso de nota de empenho ou autorizao de compra. No documento, o fornecedor se obriga a entregar o bem ou a prestar o servio contratado, obrigando-se a Administrao a contratar o objeto da avena, quando necessrio, mediante o pagamento do valor respectivo aps a entrega. Acompanhamento A fase do acompanhamento do SRP pode ser descrita em quatro situaes:
Baixas nos quantitativos

A cada efetivao de contratao efetuada pelo rgo Participante, o rgo Gerenciador dever realizar a baixa no quantitativo total deste rgo, para que este no ultrapasse a respectiva quota indicada no Termo de Adeso.
Alteraes na Ata de Registro de Preos

O rgo Gerenciador dever conduzir e ter controle, efetuando as anotaes necessrias, de todas as negociaes com os fornecedores, reequilbrio econmico-financeiro, aumento no quantitativo, incluso de rgos Participantes a posteriori, entre outras, assim como a eventual aplicao das sanes.
Pesquisas de Mercado

A Ata de Registro de Preos tem durao de 01 ano. Assim, para que durante esse perodo se observe o equilbrio econmico-financeiro, o rgo Gerenciador deve realizar pesquisa trimestral de mercado, observando se o preo registrado condizente com o preo praticado, tomando as devidas aes porventura necessrias.
Publicao Trimestral

Finalizando, observa-se que os preos registrados devero ser publicados trimestralmente na imprensa oficial, de forma a atender ao 2 do art. 15 da Lei Federal 8.666/93.

31

Esta obra foi impressa pela Imprensa Nacional SIG, quadra 6, lote 800 70610-460 - Braslia-DF

Conhea mais sobre a CGU www.cgu.gov.br @cguonline cguonline

Вам также может понравиться