Вы находитесь на странице: 1из 8

Escola de Administrao Fazendria

SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL - STN

Cargo: ANALISTA DE FINANAS E CONTROLE

Concurso Pblico 2008

rea:

Prova 2
Nome:

ECONMICO-FINANCEIRA
N. de Inscrio

Instrues
1. 2. 3. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra posterior exame grafolgico:

cursiva,

para

Obstculos so aquilo que vemos quando afastamos nossos olhos do objetivo.


(Henry Ford)
4. 5. 6. DURAO DAS PROVAS: 5 horas, includo o tempo para a elaborao da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova objetiva h 30 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

7. 8. 9. 10.

11. 12.

Boa prova!

www.pciconcursos.com.br

FINANAS PBLICAS (AVANADA) 1 - Quanto s polticas monetrias e scais, pode-se armar que: a) a ampliao do prazo determinado pelo Banco Central dos pagamentos das assistncias nanceiras liquidez uma poltica monetria considerada restritiva. b) a elevao dos depsitos compulsrios considerada uma poltica monetria restritiva. c) a ampliao da carga tributria considerada uma poltica scal expansionista. d) a venda de ttulos pblicos em poder do Banco Central uma poltica monetria considerada expansionista. e) a ampliao dos gastos pblicos considerada uma poltica scal restritiva. 2 - Em relao poltica scal e aos conceitos de necessidade de nanciamento do setor pblico (NFSP), dcit e dvida pblica, qual das armaes abaixo correta, supondo que no existem juros nominais recebidos pelo governo. a) Se os juros nominais pagos em funo da dvida pblica so superiores ao dcit primrio, ento o governo possui supervit nominal. b) Se o governo apresenta dcit primrio, isto implica que a poupana do governo seja negativa. c) Quando h dcit nominal, os juros nominais pagos so necessariamente inferiores a um dcit primrio. d) A existncia de dcit primrio signica que os investimentos governamentais (se existirem) no so nanciados na sua integralidade por poupana do governo. e) Quando se tem uma variao negativa da dvida pblica e no existem variaes patrimoniais relevantes no perodo como privatizaes ou reconhecimento de esqueletos, ento o governo apresentou dcit nominal no perodo. 3 - Leia as armaes I, II e III e depois assinale a armao correta. I. O chamado oramento de base zero a base sobre a qual se aplica a idia de planejamento plurianual.

4 - A Constituio brasileira atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo planejamento e oramento por meio de trs instrumentos principais o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Oramentrias) e a LOA (Lei Oramentria Anual); em relao a essa estrutura correto armar: a) O PPA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo no primeiro ano de mandato apenas para seu conhecimento e tem durao at o nal do mandato. b) O Executivo envia conjuntamente os projetos da LDO e da LOA para o Poder Legislativo, os quais devem ser votados em conjunto antes do trmino do ano a m de serem executados no ano seguinte. c) Enquanto o PPA um planejamento para os quatro anos seguintes, incluindo o primeiro ano do mandato subseqente, a LDO estabelece as metas e prioridades para o exerccio nanceiro seguinte. d) O Poder Executivo envia para o Legislativo inicialmente a LOA, depois de a LOA aprovada e com base nela, o executivo envia ao legislativo a LDO, que estabelece a programao nanceira e o cronograma mensal de desembolso. e) O Legislativo s deve aprovar a LDO, pois o PPA um indicativo das metas do executivo e a LOA apenas um cronograma de despesas. 5 - Em relao apurao das necessidades de nanciamento do setor pblico, correto armar que: a) elas so integralmente apuradas pelo conceito de competncia. b) elas so integralmente apuradas pelo conceito de caixa. c) elas so apuradas pelo conceito de caixa, exceto pelas despesas de juros apuradas pelo conceito de competncia. d) elas so apuradas pelo critrio de competncia, exceto pelas despesas com inativos apuradas pelo conceito de caixa. e) elas so apuradas pelo critrio de caixa, exceto pelas despesas com pessoal e encargos sociais apuradas com o conceito competncia. 6 - A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): a) exige a liquidao das operaes de ARO (antecipao de receitas oramentrias) at o nal do exerccio nanceiro de sua contratao. b) veda a inscrio em restos a pagar nos ltimos dois anos do mandato, quando no houver disponibilidade nanceira suciente para o seu pagamento. c) probe aumento de despesa de pessoal ao longo de todo o ltimo ano do mandato. d) estabelece limite para os gastos com pessoal de 60% sobre a receita corrente lquida, para a Unio, os Estados e Municpios. e) considera que os gastos com inativos e pensionistas no devem ser includos nas despesas com pessoal.
2 Prova 2 - rea Econmico-Financeira

II. O oramento-programa propicia o controle poltico sobre as nanas pblicas, mas no alinha as despesas dos diferentes rgos do governo com o plano de trabalho do governo, suas polticas e estratgias. III. O oramento desempenho um avano em relao ao oramento tradicional ao buscar indicar os benefcios a serem alcanados pelos diversos gastos e assim possibilita medir o desempenho organizacional. a) I e III esto corretas. b) II e III esto corretas. c) I, II e III esto corretas. d) Apenas II est correta. e) Apenas III est correta.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

www.pciconcursos.com.br

7- Em relao ao federalismo scal brasileiro, correto armar que: a) o Brasil possui um sistema federativo considerado aberto j que a Constituio deixa livre as bases tributrias sobre as quais incidiro os impostos dos entes subnacionais do pas. b) as transferncias de recursos entre os entes da federao (Unio, estados e municpios) s pode ocorrer da Unio para os estados e destes para os municpios. c) a legislao nacional faculta o direito de estabelecer operaes de crdito entre os diferentes entes da federao. d) os municpios brasileiros possuem bases tributrias importantes mas a administrao destes tributos deve ser executada pelos nveis estaduais e/ou federal, mesmo que o fruto da arrecadao pertena aos municpios. e) o federalismo brasileiro em parte constitudo por transferncias intergovernamentais estabelecidas na Constituio, conferindo alguma segurana de receita para os entes subnacionais, porm no esto impedidas transferncias autnomas por parte do Governo Federal. 8 - Se tomarmos a evoluo da Dvida Pblica Federal (DPF), entre 2004 e 2007, podemos notar que a composio do seu estoque sofreu importantes alteraes. Entre as armaes abaixo, selecione a armao correta em relao a evoluo da composio do estoque da Dvida Pblica Federal (DPF). a) Houve uma elevao da proporo de dvida com remunerao atrelada ao cmbio no perodo no total da DPF. b) A proporo de ttulos com remunerao atrelada taxa SELIC, no total da DPF, sofreu elevao no perodo. c) Apesar do total do estoque da dvida ter-se elevado no perodo, a sua distribuio em termos da forma como se remuneram os ttulos que a compem no sofreu alteraes. d) Os ttulos com remunerao prexada apresentaram elevao dentro da composio da DPF. e) Os ttulos com remunerao atrelada a ndices de preos teve sua participao no total da DPF diminuda no perodo.

9 - A dcada de 90 uma dcada onde se procederam importantes reformas institucionais. Em relao a estas mudanas institucionais, indique a armao incorreta. a) Na reforma parcial da Previdncia, a Emenda Constitucional n. 20 de 1998 ampliou o tempo de contribuio para a concesso de aposentadorias no regime geral de previdncia social, mas no promoveu alterao no regime previdencirio dos servidores pblicos. b) Pela Emenda Constitucional n. 9, o setor de petrleo deixou de ser prerrogativa exclusiva da atuao do Estado e abriu caminho para a introduo da competio no setor de petrleo, mesmo com a manuteno do controle acionria da Petrobras por parte da Unio. c) A reforma administrativa promoveu uma alterao das regras de estabilidade do servidor pblico, exigindo, por exemplo trs anos de servios e a avaliao de desempenho para a aquisio da estabilidade. d) As alteraes no tratamento do capital estrangeiro promovidas acabaram por abrir setores como o de minerao e energia possibilidade de explorao por parte do capital estrangeiro. e) A introduo do chamado fator previdencirio pela Lei n. 9.876/99 desestimulou as aposentadorias precoces. 10- Quanto s privatizaes conduzidas nas gestes Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, correto armar que: a) houve grande interesse do capital estrangeiro nas privatizaes dos setores de telecomunicaes e bancrio; nesses setores, foram privatizadas empresas como a Embratel e a Caixa Econmica Federal. b) durante a gesto de Fernando Collor, o Plano Nacional de Desestatizao foi considerado prioritrio e na sua gesto, assim como na de Itamar Franco, os principais setores privatizados so o siderrgico, petroqumico e de fertilizantes. c) pode-se denir o processo de privatizao brasileiro em fases, tendo-se iniciado pelas privatizaes dos setores de energia e telecomunicaes, j que so concesses pblicas. d) entre as justicativas para a privatizao, esto alteraes tecnolgicas em alguns setores os quais, a partir dessas transformaes, passaram a ser considerados monoplios naturais. e) evitou-se a privatizao dos setores de petrleo e gs e petroqumico por se tratar de setores considerados estratgicos.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

MICROECONOMIA 11- Uma empresa capaz de produzir numa mensal quantidade

13- Maria e Joo devem escolher simultaneamente um nmero real no negativo qualquer. Se o nmero escolhido por Maria for igual raiz quadrada do nmero escolhido por Joo, ento Maria ganhar um prmio de 1.000 x reais, no qual M M o nmero escolhido por Maria. Caso contrrio, Maria pagar uma multa de R$ 500,00. O mesmo vale para Joo: chamando de

de seu nico produto a um custo total mnimo


2

dado pela expresso C ( y ) = y na qual C ( y ) o custo de produo em R$/ ms. Nessas condies, pode-se armar que: a) caso a empresa seja tomadora de preo e o preo de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, ela dever produzir 5 unidades mensais. b) caso a empresa seja tomadora de preo e o preo de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, seu lucro ser de R$ 20,00 mensais. c) caso se trate de uma empresa monopolista e a funo de demanda de seu produto seja dada pela expresso

x J = xM
de 1.000 armar:

, ento Joo receber um prmio no valor

x j o nmero por ele escolhido, caso

x xj reais. Caso contrrio, ele ter de pagar

uma multa de R$ 500,00. Acerca desse jogo, podemos

a) o jogo no possui equilbrio de Nash. b) o jogo possui apenas um equilbrio de Nash. c) o jogo possui innitos equilbrios de Nash. d) se o jogo fosse jogado seqencialmente, com Maria escolhendo primeiramente seu nmero e Joo escolhendo o seu na seqncia tendo conhecimento do nmero escolhido por Maria, haveria apenas um equilbrio de Nash perfeito em subjogos. e) o jogo possui um equilbrio com estratgias dominantes. 14- A funo de custo indireta, muitas vezes chamada simplesmente de funo de custo, de uma empresa tomadora de preos
2

q = 20 p , na qual q a quantidade demandada em unidades ao ms e p o preo do produto em R$


por unidades, ento a empresa dever produzir 2,5 unidades ao ms. d) caso se trate de uma empresa monopolista e a funo de demanda de seu produto seja dada pela expresso

q = 20 p , na qual q a quantidade demandada em unidades ao ms e p o preo do produto em R$ por


unidades, ento a empresa dever obter um lucro de R$ 20,00 mensais. e) a funo de custo dessa empresa tal que no h nvel de produo que maximize seu lucro caso ela seja uma empresa tomadora de preos. 12- Selecione o nico item que deve ser considerado como componente do custo econmico ou custo de oportunidade de uma empresa associado sua deciso de produzir q unidades de seu produto. a) A recuperao de gastos com publicidade realizados h um ano. b) O custo histrico de aquisio das matrias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas h um ano, cujos preos de mercado no se mantiveram constantes e que sero empregadas no processo produtivo. c) O valor de mercado do aluguel do terreno no qual ser realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa. d) Uma margem destinada recuperao dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, j concludo, do produto. e) Uma parcela dos salrios da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima no fossem produzidas.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 4

dada

pela

expresso a funo

c( w, r , y ) = ( w + r ) y
de custo indireta,

na qual

c( w, r , y )

so os preos dos dois nicos

insumos empregados no processo produtivo e armar que: a) os dois insumos de produo so substitutos perfeitos.

quantidade produzida. Nessas condies, podemos

b) a funo de produo subjacente a essa funo de custos do tipo funo de produo com coecientes xos tambm chamada funo de produo de Leontief. c) no possvel inferir caractersticas da funo de produo a partir dessa funo de custo. d) a funo de produo homognea de grau 1 2 . e) a funo de produo apresenta rendimentos crescentes de escala.

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

MACROECONOMIA 15- Considere os seguintes dados, em unidades monetrias, referentes a uma economia hipottica:

rea para rascunho

Consumo do Governo: 200 Transferncias realizadas pelo Governo: 100 Subsdios: 20 Impostos Diretos: 300 Impostos Indiretos: 400 Outras Receitas Correntes do Governo: 120 Exportaes de bens e servios: 100 Importaes de bens e servios: 200 Renda Lquida Enviada ao Exterior: 100 Variao de Estoques: 100 Poupana Bruta do Setor Privado: 200

Com base nessas informaes, e considerando as identidades macroeconmicas bsicas, correto armar que a formao bruta de capital xo igual a: a) 950 b) 900 c) 700 d) 750 e) 800 16- Considere o seguinte modelo keynesiano: Y = C + I0 + G C = a + b.Y Onde 0 < b < 1; Y = Produto Agregado; C = consumo agregado; a uma constante positiva; I0 = investimentos autnomos; e G = gastos do governo. Com base neste modelo, incorreto armar que: a) Y = A/(1 b), onde A = (I0 + G)/a b) Y/G = Y/a c) Dado que 0 < b < 1, o multiplicador keynesiano maior do que 1 d) Um aumento do consumo autnomo aumenta o nvel do produto e) Y/G = Y/I0

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

17- Considerando o modelo IS/LM sem os denominados casos clssicos e da armadilha da liquidez, incorreto armar que: a) um aumento das aquisies de bens de capital, por parte dos empresrios, eleva a taxa de juros. b) uma poltica monetria expansionista reduz a taxa de juros de equilbrio. c) o equilbrio de curto prazo do modelo IS/LM no precisa ser o de pleno emprego. d) considerando uma funo consumo linear do tipo C = C0 + .Y, com 0 < < 1, um aumento de C0 reduz a taxa de juros. e) uma poltica scal contracionista reduz a taxa de juros. 18- Considere o modelo IS/LM e o de oferta e demanda agregada. Supondo que a curva de oferta agregada de curto prazo positivamente inclinada, correto armar que: a) a partir do equilbrio de longo prazo, no modelo de oferta e demanda agregada, um aumento da base monetria eleva a taxa de juros e reduz o nvel de atividade econmica no curto prazo. b) possvel construir, com o modelo IS/LM, uma teoria para a demanda agregada. A partir dessa teoria, pode-se avaliar os efeitos, por exemplo, de uma poltica monetria expansionista no modelo de oferta e demanda agregadas. c) no equilbrio de longo prazo, um aumento da demanda agregada no provoca inao. d) a partir do equilbrio de longo prazo, uma poltica scal expansionista, quando eleva o nvel do produto de curto prazo, no provoca alteraes no nvel geral de preos. e) somente a poltica scal pode elevar o produto de equilbrio de longo prazo sem causar inao. 19- Considere os seguintes coecientes de comportamento monetrio: c = (papel-moeda em poder do pblico)M1 d = (depsitos a vista do pblico nos bancos comerciais) M1 R = (encaixes totais dos bancos comerciais) Depsitos a vista Considerando M1 = meios de pagamentos e B = base monetria, correto armar que: a) B = c.R + d.M1, desde que d e R sejam positivos. b) se d = 0, ento M1B ser igual a zero. c) quanto maior c, maior tende a ser o multiplicador dos meios de pagamentos em relao base monetria. d) quanto maior R, maior tende ser M1B. e) dado que 0 < c < 1 e c + d = 1, ento M1 maior do que B.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008 6

20- John M. Keynes, em sua Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (Abril Cultural, Coleo Os Economistas, 1983), procurou analisar e sistematizar os pressupostos da Economia Clssica. Considerando a interpretao dada por Keynes Teoria Clssica, no pode ser considerado como hiptese da Teoria Clssica: a) no existe o que se chama de desemprego involuntrio no seu sentido estrito. b) o salrio real igual desutilidade marginal do trabalho existente. c) o produto marginal do trabalho zero para qualquer nvel de produo e de emprego. d) a oferta cria a sua prpria procura. e) o preo da procura agregada igual ao preo da oferta agregada para todos os nveis de produo e de emprego. FINANAS 21- Quando aplicados anlise de viabilidade econmica de um investimento, os mtodos do valor presente lquido e da taxa interna de retorno recomendaro a mesma deciso quanto ao investimento analisado se: a) o custo de oportunidade do capital for superior taxa de juros livre de risco. b) o valor presente lquido for positivo e a taxa interna de retorno for superior taxa de juros livre de risco. c) o valor presente lquido for superior ao custo de oportunidade do capital e a taxa interna de retorno for positiva. d) o valor presente lquido for positivo e a taxa interna de retorno for superior ao custo de oportunidade do capital. e) o custo de oportunidade do capital for igual taxa de juros livre de risco. 22- Desprezando-se exigncias de margem e ajuste dirio, a compra de um contrato futuro de um ativo ao preo X pode ser sinteticamente replicada mediante a seguinte combinao de instrumentos: a) compra de opo de venda do ativo com preo de exerccio igual a X e compra do prprio ativo por X. b) compra do ativo por X e venda de contrato futuro do ativo pelo preo X. c) compra de opo de venda e venda de opo de compra do ativo, ambas com preo de exerccio igual a X. d) venda de contrato futuro do ativo pelo preo X. e) venda de opo de venda e compra de opo de compra do ativo, ambas com preos de exerccio igual a X.

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

23- Suponha uma carteira formada por dois ativos. Um deles o ativo livre de risco, com taxa de juros igual a rf . Esse ativo vendido a descoberto, com proporo igual a -0,5 (-50%) do patrimnio da carteira. O outro componente da carteira um ativo com risco, com retorno esperado igual a E(r) e risco igual ao desvio-padro estimado de seu retorno, . Portanto, o risco da carteira, medido pelo desvio-padro do retorno da carteira, ser igual a: a) . b) 1,5. c) 2,25. d) 0,5. e) zero. 24- Um dos principais resultados do CAPM (capital asset pricing model) o de que, em equilbrio, a carteira de mercado eciente. Isso signica que a carteira de mercado a) est sempre situada na fronteira eciente. b) contm ativos numa combinao com o menor risco possvel, entre todas as carteiras de mnimo risco. c) contm ativos numa combinao com o maior retorno esperado possvel, entre todas as carteiras de mnimo risco. d) no completamente diversicada. e) tem beta igual a zero. 25- Outros fatores mantidos constantes, a durao de um ttulo de renda xa tanto mais alta quanto a) mais alto o preo corrente de mercado do ttulo. b) mais curto o prazo de vencimento do ttulo. c) mais elevada a taxa contratada de juros do ttulo. d) mais altas so as taxas de juros de mercado para ttulos com o mesmo nvel de risco. e) menos sensvel o preo de mercado do ttulo a uma variao das taxas de juros de mercado.

ECONOMIA BRASILEIRA 26- Quanto s polticas cambiais implementadas no perodo de 1945 a 1955, correto armar que: a) no governo Dutra, aps uma forte desvalorizao cambial, introduziu-se, em 1947, o cmbio xo. Esse regime de cmbio foi mantido por Vargas at 1953, quando da introduo de uma poltica de valorizao da moeda nacional. b) durante todo o perodo, houve um regime de cmbio utuante com desvalorizao da moeda em termos nominais. c) Dutra inaugurou seu governo sem desvalorizar a moeda nacional, mas em 1947 passou a adotar um regime de minidesvalorizaes cambiais, este foi alterado por Vargas, logo depois da posse, quando foi feita uma maxidesvalorizao da moeda nacional, seguida por outra maxidesvalorizao, em 1953. d) Dutra no desvalorizou a moeda nacional, mas introduziu, em 1947, controles de cmbio; j com Vargas, introduziu-se um sistema de cmbio mltiplo em 1953. e) logo depois da Guerra, Dutra estabeleceu um sistema de gios e bonicaes sobre o cmbio; este sistema foi mantido por Vargas, porm de uma forma mais simplicada. 27- Entre 1967 e 1973, o Brasil obteve elevadas taxas de crescimento econmico, de modo que o perodo cou conhecido, no pas, como o perodo do milagre econmico; sobre este perodo, podemos armar que: a) apesar das taxas elevadas de crescimento econmico, no se pode dizer que o bem-estar tenha melhorado no perodo, pois as taxas de crescimento populacional foram ainda superiores s do crescimento do PIB. b) o crescimento no perodo explicado pelo mercado interno, especialmente pelos setores de bens de consumo durvel; as exportaes, por sua parte, apresentaram queda no perodo. c) a inao, no perodo, apresentou forte acelerao, atingindo, no nal do perodo, a taxa de 100% ao ano. d) a poltica monetria implementada por Delm Netto, como Ministro da Fazenda, buscava ampliar as taxas de juros da economia, de modo a aumentar o rendimento dos poupadores e estimular o crescimento econmico. e) o crescimento econmico do perodo veio acompanhado de elevao da dvida externa do pas, especialmente pela captao do setor privado.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

28- Se observarmos a economia brasileira, 1984, poderemos notar que:

entre 1980 e

a) entre os elementos que explicam a gerao de supervits comerciais, para fazer frente aos pagamentos da divida externa no perodo, est a diminuio da absoro domstica. b) nesse perodo, houve o encarecimento da divida externa, tendo sido necessria a gerao de supervits comerciais para o pagamento dos juros correspondentes a tal dvida, a partir da crise do Mxico, em 1982, porm, o acesso a novas fontes privadas de nanciamento externo possibilitou que parte desses pagamentos fosse feito com novos emprstimos externos. c) a inao, durante estes anos, se manteve em patamares bastante elevados, porm estabilizada. d) as empresas estatais foram fundamentais no perodo j que, por meio delas, o pas obteve acesso a emprstimos internacionais, que puderam ser usados para nanciar o dcit no Balano de pagamentos. e) a alta inao brasileira caracterizada como sendo de custos, causada pelos choques do petrleo e dos juros internacionais e, no seu combate, foi utilizado, durante o perodo, o regime de cmbio xo. 29- Nos dez anos que se seguiram posse do Presidente Jos Sarney, foram implementados vrios Planos de estabilizao com o intuito de reduzir a inao no Brasil, sendo o ltimo o Plano Real. Em relao a esses planos, correto armar que: a) o conceito de inao inercial esteve subjacente a grande parte de tais planos de estabilizao; sendo assim, entendia-se a inao como sendo explicada por uma srie de choques de custos ocorridos no perodo. b) o conceito de inao inercial era a principal tese acerca da inao do perodo; esse tipo de inao estava associado s constantes aceleraes que a inao apresentava no perodo, sendo que os perodos em que a inao apresentava uma tendncia de estabilidade, esta tendncia estava associada a um baixo hiato do produto. c) apesar de a inao inercial ser um conceito de inao importante para a maioria desses planos de estabilizao, a estratgia de combate a essa inao foi diferente por exemplo se compararmos o Plano Cruzado com o Plano Real, j que no primeiro optou-se pelo congelamento de preos, no utilizado no ltimo. d) o Plano Collor difere dos demais planos do perodo tanto por no se valer do congelamento de preos como por usar uma forte ncora monetria. e) Os Planos Cruzado, Bresser e Vero utilizaram o congelamento de preos, salrios e da taxa de cmbio, alm de terem mantido uma poltica de juros elevados, aps o plano.

30- A privatizao e a abertura econmica marcam importantes mudanas implementadas na economia brasileira, especialmente nos anos 90. Caracteriza essas reformas apenas a armativa: a) os impactos da abertura comercial e da privatizao foram pequenos, pois a privatizao no propiciou a diminuio da dvida pblica brasileira e a abertura comercial se restringiu a negociaes de liberalizao comercial com os pases do Mercosul. b) entre as razes que justicaram as privatizaes, est a diminuio da capacidade estatal em fazer os investimentos necessrios ampliao das empresas estatais e dos servios por elas fornecidos. c) a abertura econmica foi caracterizada por ser uma abertura parcial, j que se restringiu aos aspectos comerciais, no afetando, por exemplo, as transaes relativas ao Balano de capitais. d) aps a abertura comercial, foram gerados dcits comerciais que s foram revertidos depois do Plano Real. e) a privatizao brasileira foi uma das maiores privatizaes do perodo, tendo alcanado todas as empresas produtivas dos setores Siderrgico, de Petrleo e Gs, Petroqumico e Financeiro do governo federal.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN - 2008

Prova 2 - rea Econmico-Financeira

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться