Вы находитесь на странице: 1из 2

Como descobrir gentipos?

O gentipo o nosso conjunto de alelos, e podemos estud-lo separadamente para cada caracterstica. Mas como saber qual o meu gentipo, ou qual o gentipo de uma populao que est sendo estudada?

Primeiro vamos retornar ao conceito de gentipo. Para facilitar vamos pensar nos humanos, que possuem pares de cromossomos formando seu genoma. Em cada cromossomo do par h uma regio especfica, ou locus, onde est a sequncia de um gene que codifica para determinada caracterstica. Como sabemos cada cromossomo veio de um gameta diferente, ento apesar de eles terem o mesmo locus, por exemplo, para cor dos olhos, a sequncia exata do gene naquela posio pode ser diferente entre os dois cromossomos, e isso o que chamamos de alelos. Poderia ser que em um dos alelos estive a receita para fazer olhos azuis, e, em outro, olhos castanhos... e agora? Agora sabemos pela 1 lei de Mendel que um alelo pode ser dominante em relao a outro e apenas uma variao da caracterstica expressar em detrimento da outra, nesse caso os olhos castanhos.

Se estivermos lidando com uma caracterstica que apresenta dominncia, como posso distinguir o homozigoto dominante do heterozigoto se ambos possuem o mesmo fentipo? Podemos descobrir isso atravs de cruzamentos.

O cruzamento-teste quando um indivduo homozigoto recessivo cruzado com aquele cujo gentipo se quer conhecer. Por exemplo, temos um rato preto, que sabemos que tem o fentipo dominante (portanto pelo menos ele possui um alelo dominante) e cruzamos com um albino, que o recessivo (como todo recessivo, homozigoto). Deste cruzamento duas possibilidades podem ocorrer: 1- Todos os descendentes nascerem pretos, isso quer dizer que o parental homozigoto e todos da F1 so heterozigotos ou 2- Nascerem camundongos albinos e pretos heterozigotos na mesma proporo (1:1), demonstrando que o pai heterozigoto.

Outra maneira de representar cruzamentos utilizando o quadro de Punett, como representado abaixo para o caso 2 do exemplo acima (Aa x aa).

Outro cruzamento que pode ser realizado o retrocruzamento, que consiste da mesma base que o cruzamento-teste, com a diferena que o indivduo que queremos saber o gentipo cruzado com um progenitor seu de gentipo homozigoto recessivo, e os resultados que esperamos so os mesmo que do cruzamento-teste. A nomenclatura diferenciada para indicar que houve cruzamento com algum animal da famlia. At agora falamos de animais que podemos manipular e escolher com quais outros animais eles devem cruzar, mas como fazemos no caso dos humanos? Fcil! Podemos analisar seus cruzamentos naturais. Voltamos ao exemplo da cor dos olhos (lembre-se que s um exemplo, pois a cor dos olhos envolve mais de um gene). Seu pai possui olhos castanhos e sua me olhos azuis e gostaramos de saber se seu pai homozigoto ou heterozigoto para essa caracterstica, devemos analisar sua descendncia, ou seja, voc e seus irmos. Se algum de vocs tiver olhos claros certamente seu pai heterozigoto. Se nenhum possuir olhos claros, no podemos afirmar nada ainda, pois, lembre-se que ter olhos claros uma questo de probabilidade, pois 50% da descendncia teriam olhos castanhos (heterozigotos) e 50% olhos azuis (homozigotos recessivos). Mas, podemos analisar o heredograma da sua famlia para essa caracterstica e analisar a probabilidade do seu pai ser heterozigoto, mas esse assunto fica para a prxima aula.

Вам также может понравиться