Вы находитесь на странице: 1из 12

Fox Terrier

Foi atribudo a este co, o ttulo de "pequeno atleta" canino. Excepcional caador e muito verstil j foi utilizado para caa a raposas e javalis, no entanto muito valente e inteligente tendo sido assim utilizado para inmeras outras funes relacionadas a caa. Sua regio de origem a Gr Bretanha e tem-se registros muito antigos desta raa (sc. XVIII). Seu pelo reto, achatado, consistente e abundante. Sua cor deve predominar o branco. Seu peso deve variar entre 6,8 kg. a 7,7kg. nas fmeas e 7,3 e 8,2 nos machos.

Collie

Uma de suas principais caractersticas a inteligncia, que, aliada ao seu dote fsico, lhe permite desenvolver no s tarefas que lhe so prprias, isto , as de co pastor, mas tambm as de adestramento policial, guarda, caa e obedincia. A estrutura fsica do Collie expressa fora e agilidade. Conquista imediatamente como co de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto. A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fmeas, medidos na altura da cernelha. O peso pode variar de 18 a 29 kg. A pelagem confere harmonia forma do co. Na variedade de plo longo (Rough Collie), a pelagem muito densa, tem cobertura spera e subplo suave e compacto, quase ocultando a pele. A colorao admitida inclui trs tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

Dobermann

Um elegante co de trabalho, de andadura elstica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa e a guarda. Tem qualidades fsicas e psquicas fantsticas. atento, obediente, muito fiel e de fcil adestramento devido sua inteligncia, sua aptido natural para a guarda, ao seu timo olfato, sua vontade de trabalhar e sua obedincia. De constituio muito robusta, o Dobermann muito resistente, suporta bem s interpries e, em qualquer circunstncia est disposto a sacrificar a prpria vida para proteger o dono. um co de estrutura mdia, forte e bem musculosa. Os olhos tem forma ovalada e tamanho mdio, castanho, o mais escuro possvel. O dorso curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores so o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas Manchas vermelho-ferrugem. A altura, medida na altura da cernelha, de 68 cm. no machos, com um mximo de 70 cm. As fmeas, medem de 63, 66 cm., com um mximo de 67 cm.

Akita Inu

Foto: Tibby, Orient Express Kennel

A raa originria do Japo. Sua funo original era a caa e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo probe sua utilizao em rinhas e procura manter a sua integridade. Trata-se de um excelente co de guarda e um timo companheiro, de carter dcil e afetuoso com a sua famlia. No entanto, bastante reservado com estranhos e no faz novas amizades com facilidade. O Akita um co muito inteligente, tem um andar enrgico e bastante imponente. Possui plo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior dura e reta, e possui um subplo macio e abundante. A garupa e a cernelha so revestidas com um plo ligeiramente mais longo que o do resto do corpo. As cores so o vermelho fulvo, o ssamo (plos vermelhos com

pontas pretas), o tigrado e o branco. O tamanho dos machos de 67cm, e das fmeas de 61cm na altura da cernelha, com tolerncia de 3cm para mais, ou para menos, desde que o exemplar tenha uma boa forma geral.

American Pit Bull Terrier

Arquivo

O American Pit Bull Terrier um co de porte mdio, de constituio slida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Se apresenta em todas as cores e marcaes, combina resistncia e atleticidade com graa e agilidade. Foi desenvolvido para o combate, e suas principais caractersticas so a auto-confiana, a agilidade e a sua incrvel resistncia.So extremamente fiis e apegados ao seu dono. Ao contrrio do que muitos pensam, o American Pit Bull Terrier bastante amigvel com os seres humanos. incrvel seu carinho com as crianas, e sua docilidade at mesmo com pessoas estranhas, o que no torna a raa a mais indicada para guarda de propriedade.

Bulldog

O Bulldog um co inteligente, e muito doce com a sua famlia. Gosta de companhia, afetuoso e brincalho. um co valente, leal, corajoso, mas no agressivo, h menos que seja agredido abertamente. Fortes e resistentes, os Buldogues so excelentes companheiros, calmos e de fcil trato. Em meados do sculo XIII eram usados para lutar com touros em rings de luta na Gr Bretanha. Esses pequenos animais chegavam a lutar at mesmo quando estavam muito feridos, sem desistir da luta. Muito populares, os combates foram proibidos pelo governo somente no fim do sculo XIX. Tem uma altura baixa, no entanto um co largo. Sua pelagem curta, fina e densa. As fmeas so normalmente, menos desenvolvidas que os machos. O peso varia entre 24 kg. 25 kg. para os machos e 22 kg. 23 kg. para as fmeas.

Dlmata

Sua simptica vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua tpica pelagem manchada fazem dele uma raa apreciada em todo o mundo. , hoje em dia, um co de companhia, que se destaca por sua inteligncia e fidelidade ao dono. Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria .Ilustraes descobertas na Grcia e no Oriente, reproduzem ces iguais ao Dlmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns pases como Pequeno Dinamarqus. , de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca. Houve uma poca em que o Dlmata era usado tambm como co de caa, pois dotado de um impressionante olfato. , tambm, considerado um excelente co de guarda, embora seja quieto e s lata quando realmente necessrio. um co ativo e muito musculoso, de grandes linhas simtricas. Seus olhos so redondos, brilhantes, de expresso inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantao um pouco alta so de tamanho moderado. A calda no muito longa, forte na raz e vai-se afindo gradativamente at a ponta. A pelagem curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor bsica, em ambas as variedades sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fgado, deve ser o castanho fgado; na variedade com manchas pretas, ao contrrio, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabea, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo. Os exemplares machos medem de 55 60 cm.; na altura da cernelha. As fmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso mdio para os machos de 25 kg, para as fmeas de 22,5 kg.

Dogue Alemo

Este maravilho gigante um co de origem alem, que hoje em dia criado em canis especializados por muitos pases do mundo, com grande mrito. O Dogue Alemo rene na sua nobre aparncia de constituio robusta e bem delineada, ferocidade, fora e elegncia. Destaca-se por sua cabea expressiva e no revela nervosismo algum, nem sequer nas grandes manifestaes afetivas. Exibe-se nobremente ante seus observadores. O carter do Dogue essencialmente amistoso, afetuoso com os familiares, em particular com as crianas, esquivo e desconfiado com estranhos. O plo muito curto e espesso, aderente e reluzente.

cauda do Dogue de comprimento mdio e os olhos so bem enquadrado, de tamanho mdio, redondos, o mais escuro possvel, com expresso vivaz e inteligente. A altura mnima para os machos de 80 cm. na altura da cernelha, e as fmeas devem medir, pelo menos, 72 cm. desejvel, entretanto que esse limite seja superado.

Fila Brasileiro

uma raa brasileira de trabalho que j conquistou numerosos adeptos em muitos pases. O co de fila, ou o Fila Brasileiro, tem uma origem obscura, como a de tantas outras raas. possvel indentificar no Fila traos de algumas raas trazidas ao Brasil pelos colonizadores espanhis e portugueses, como o Bloodhound, o mastiff e o bulldog ingls, o que nos leva a supor sua descendncia. Usado durante muito tempo para a captura de escravos, pelo timo olfato, resistncia, temperamento impetuoso e implacvel, o Fila capturava, e imobilizava a vtima, at a chegada do dono. Hoje em dia o Fila um excelente guarda e timo no trabalho com animais, mantendo sozinho a formao de rebanhos, chamando ordem qualquer animal discolo. um co de grande porte, acostumado grandes espaos, e ideal para stios e fazendas. Um tpico molosso, o Fila desconfiado na presena de estranhos e no admite a menor familiaridade. Os olhos so de tamanho mdio, de forma ligeiramente amendoada, distantes entre si, e de cor escura. As plpebras cadas no podem ser consideradas defeito, pois so assim por causa da pele flcida, e contribuem para aumentar a aparncia "pensativa"do olhar do Fila, caracterstica tpica da raa. Sua pelagem curta, suave, espessa e lisa. A pele grossa e elstica, flcida sobretudo no pescoo e no tronco. A altura do Fila Brasileiro de 65 cm. 75 cm. na altura da cernalha, para os machos e de 60 cm. 70 cm., para as fmeas. O peso mnimo para a raa de 40 kg., para as fmeas, e de 50 kg., para os machos.

Husky Siberiano

um co de porte mdio, de extrema agilidade e muito vigoroso. Originrio de Sibria, era usado para puxar trens. muito popular nos Estados Unidos e no Canad, e extraordinariamente dcil e carinhoso com todas as pessoas. Sua pelagem densa e comprida, formada por duas camadas de plo, sendo que o sub-plo sedoso, espesso, um pouco lanoso. O pelo externo igualmente sedoso e suave.Apresenta-se em todas as cores, inclusive o branco. Sua altura varia de 53 60 cm., nos machos e de 51 56 cm. nas fmeas. O peso varia de 16 27 kg

Malts

O seu pelo longussimo uma das caractersticas que o torna muito atrativo. inteligente e afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso co de companhia. A sua conformao geral a de um co pequeno em relao sua forma. um co elegantssimo, com cabea, calda, membros cobertos de plo sedoso, branco, muito brilhante e longo. Mostra-se inteligente, de carter vivaz e bastante apegado ao dono. figura entre os ces de companhia preferidos, pela brancura e vistosidade da rica pelagem. Os seus olhos expessam vivacidade e inteligncia, so grandes e redondos; as orelhas tendem a ser triangulares de insero larga e alta. So totalmente cobertas de plos longos, espessos, no ondulados, que chegam, pelo menos ponta dos ombros. O Malts tem pelagem densa, clara, brilhante, pesada, muito longa e de textura sedosa.O comprimento mdio do plo de 22 cm. Os exemplares machos da raa medem entre 21 e 25 cm., e as fmeas entre 20 e 23 cm. O peso fica entre os 3 e 4 kg.

Old English Sheepdog

Este simptico co pastor, se difundiu, principalmente na Inglaterra, e tem como caractersticas a inteligncia, a afetuosidade, seu jeito e seu latido inconfundvel. um co de aspecto robusto, compacto, perfeitamente simtrico. O corpo do Sheepdog totalmente coberto por uma bela e abundante pelagem longa, formando cachos. No tem cauda, um co slido, musculoso, hbil e de expresso inteligente. dcil e tem carter muito equilibrado. protetor, fiel, muito carinhoso com a sua famlia e particularmente paciente com as crianas. A altura mdia da raa de 56 cm., medidos na altura da cernelha.

Pastor Alemo
DEUTSCHER SCHFERHUND

Os ces de pastoreio demonstram coragem, inteligncia e combatividade. Alm disso, so fortes, velozes, e particularmente resistentes s grandes caminhadas e interprie. O Pastor Alemo, o mais conhecido co pastor. utilizado hoje em dia, principalmente como guardio e protetor, como auxiliar na luta contra o trfico de entorpecentes, eficaz para resgate de pessoas feridas, guia de cegos, alm de ser um companheiro insupervel., sem dvida um co muito inteligente. Gosta do trabalho, e aprende com muita facilidade. Um timo companheiro, o Pastor Alemo deve tambm demonstrar coragem e dureza, em defesa dodono e de seus bens. vigilante, fiel e manso com as crianas e os outros animais. Diante de estranhos demonstra desembarao, e segurana. O carter uma de suas qualidades mais importantes. Possui um sistema nervoso equilibrado, grande desenvoltura, vigilncia, fidelidade, incorruptibilidade, e, alm disso, coragem e engenho na defesa. um co de porte mdio, medindo de 55 cm. a 65 cm., na altura da cernelha, estrutura levemente alongada, robusta e musculosa, estrutura slida, porm ossatura fina. Sua pelagem dura, de cobertura espessa os plos so retos, duros e muito aderentes, insensveis interprie.

Pequins

um co pequeno, bem quilibrado e valente. o seu aspecto leonino, independente e capaz de defender-se. O peso do Pequins fica entre os 2 e 8 kg. Os olhos do Pequins so grandes, cristalinos, de cor escura e brilhante, levemente proeminentes e redondos. As orelhas, em forma de corao, so providas com longas franjas. O pescoo um pouco curto e grosso. O tronco curto, mas com trax amplo. A cauda de insero alta, posio rgida, levemente curva sobre o dorso, com franjas abundantes. Sua pelagem longa e reta, com crina abundante que se estende atrs dos ombros, formando uma espcie de coleira ao redor do

pescoo. O plo de cobertura basto, com franjas abundantes nas orelhas, nos membros, nas coxas, na cauda e nos ps. Todas as cores e manchas so admitidas, e apreciadas igualmente, com excesso do albino e da cor de fgado. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas.

Poodle

O Poodle um dos mais famosos ces franceses. um co, considerado por especialistas, dos mais inteligentes. capaz de aprender com extrema facilidade, o que o tornou muito difundido em todo o mundo. Alm dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade. Trata-se na realidade, de um co anatomicamente bem constituido e muito gracioso, que se dinstingue tambm, pela sua caracterstica tosa, que o diferencia de qualquer outra raa. um excelente companheiro. De linhas harmoniosas, aspecto inteligente, constantemente alerta e ativo. famoso pela fidelidade, aptido para o adestramento, obedincia, o que faz dele um co de companhia muito agradvel. Seus olhos, tm colorao marrom, mbar escuro, ou preta, dependendo da pelagem. So situados na altura do stop, e so levemente oblquos. As orelhas so longas e a cauda de insero bastante alta. A pelagem do tipo crespa abundante, de textura fina, lanosa, bem crespa, elstica e resistente a presso da mo. A pelagem do tipo encordoado , tambm, abundante, de textura fina e espessa que forma cordesinhos tipicos e longos, no inferiores a 20 cm. As cores so o preto, branco, marrom, cinza e abric. Quanto ao tamanho, temos 4 variedades: tamanho gigante, de 45 60 cm. na altura da cernelha; tamanho mdio, de 35 45 cm. na altura da cernelha; tamanho miniatura ou ano, de 28 35 cm. na altura da cernelha, e por fim o Toy, com no mximo 28 cm. na altura da cernelha.

Retriever do Labrador
Labrador Retriever

Apaixonado por gua, o Labrador uma maravilhosa raa de porte mdio/grande. Possui um excelente temperamento, companheiro, fiel e est sempre procurando agradar ao seu dono. O aspecto geral do Labrador o de um co de constituio robusta, curto e slido, muito ativo, de lombo e traseira largos e robustos, de plo curto, aderente e sem franjas, com presena de um espesso subplo. Os olhos so de tamanho mdio, expressam inteligncia e bom temperamento, de cor castanha ou avel. A pelagem uma caracterstica importante da raa. curta, espessa, sem ondulao. muito dura ao tato, e apresenta um subplo resistente gua. A cauda, grossa na base, outra caracterstica prpria da raa. De comprimento mdio, a cauda est praticamente desprovida de franjas, mas inteiramente coberta com a pelagem caracterstica do Labrador: curta e espesa. As cores so o preto, o fgado (chocolate) e o amarelo. Esta ltima, pode variar entre o vermelho e o creme. A cor uniforme e no deve apresentar pintas ou manchas. O tamanho do Labrador varia de 55 57 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 54 56 cm. para as fmeas.

Rottweiler

As origens desta raa so remotas, e vrias as hipteses propostas. Os alemes asseguram que o Rottweiler de criao absolutamente germnica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raa. O Rottweiler teria, assim, se originado do Mastim do Tibet, que servia os romanos como guarda e para conduo do gado. um co acima do tamanho mdio, nem pesado nem leve. No alto, seu corpo curto, compacto e robusto. Sua inteligncia notvel, e sua devoo e dedicao ao trabalho so extraordinrias, assim como sua obedincia, incorruptibilidade, sua fora e sua tenacidade. O aspecto geral da raa demonstra, primeira vista, espontaneidade e coragem. Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. Seu carter est isento de inquietao e nervosismo, no tem malcia, nem falsidade. Seus olhos, de tamanho mdio e cor castanho-escuro expressam ternura e fidelidade. A pelagem do Rottweiler curta, densa, de plo reto. Sem sub-plo no pescoo, e de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente. A altura desejada, medida na cernelha, de 60 68 cm. para os machos, e de 55 65 para as fmeas, sempre em harmonia com a estrutura geral.

So Bernardo
SAINT BERNARDSHUND

O So-Bernardo (Saint Bernardshund) pertence ao segundo grupo (ces de trabalho), e considerado um co de guarda e de salvamento. um co forte, de peito bem arqueado e ombros largos. um excelente companheiro, que adora as crianas. Respeita seu dono, fiel e devotado sua famlia. muito tranquilo e gosta de companhia. Ao contrrio do que muitos podem pensar, o So-Bernardo no um co de difcil manuteno. Apesar de precisar de exerccios dirios, mesmo depois de adulto, ele no precisa de tanto espao. Um bom passeio de coleira diariamente trar a dose ideal de exerccio para o co que no tenha muito espao em casa. Para as crianas, um grande amigo. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira. Faz novos amigos com facilidade, mas na ausncia de seu dono, o So-Bernardo tende a defender seu territrio, procurando afastar qualquer pessoa estranha casa. O tamanho mnimo para um So-Bernardo macho de 70 cm. na altura da cernelha, e para as fmeas, 65 cm. Os exemplares da raa de pelo curto so, geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg. (fmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg. e 100 kg. e as fmeas pesam at 85 kg.

Schnauzer

De origem alem, o Schnauzer era usado para acompanhar as carruagens em viagens atravs da Europa, e sua presena era indispensvel. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos, e s vezes corria na frente, para inspecionar o caminho, latindo ferforosamente diante de qualquer perigo. A primeira apario da raa foi em 1879, na Alemanha, com o nome de pinscher de plo duro. Suas mltiplas qualidades fazem dele um co particularmente apto para guarda, defesa pessoal e companhia. O Schnauzer um co de estatura mdia, constituio quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fmeas. Seu carter bonacho demonstrase na vontade de brincar e na disposio amvel que tem para com as crianas. Diante do

dono muito afetuoso, mas desconfiado com estranhos, no faz amizade com facilidade, e na ausncia do dono incorruptvel. Seus rgos sensoriais so altamente desenvolvidos. prudente, tem grande disposio ao adestramento, incrivelmente fiel e atencioso. Tem grande resistncia a doenas e interpries. Seus olhos so escuros, ovalados. A cauda alta, levada segundo o temperamento do Schnauzer. Sua pelagem dura, o plo forte e espesso. Visto a contra plo est semrpe levantado, isto , no aderente, nem muito curto, mas sustentado pelo sub-plo. A principal caracterstica da pelagem do Schnauzer o plo em forma de barba rgida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o plo mais curto que em qualquer outra parte do corpo, e duro em toda a cabea.

Terrier Brasileiro
FOX PAULISTINHA / BRAZILIAN TERRIER

um tpico Terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho mdio, forte e musculoso. um co gil e rpido, agitado e sempre em alerta. cauteloso com estranhos, mas muito dcil e carinhoso com os familiares. Um excelente caador de pequenas presas e um timo guarda, o Terrier Brasileiro (ou Fox Paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor branca, com marcaes em preto, marrom ou azul. A altura do Terrier Brasileiro pode variar de 37 40 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 33 37 cm., para as fmeas. O peso mximo para os exemplares da raa de 10 kg.

Yorkshire Terrier

considerado por muitos um verdadeiro fenmeno. A raa foi obtida atravs de cruzamentos de alguns terriers. A nova raa chamou a ateno de criadores que, por uma rigorosa seleo, obtiveram exemplares espetaculares. Hoje em dia, seus admiradores esto em todo o mundo, e o Yorkshire um dos preferidos como co de companhia. Tem o aspecto de um toy terrier de plo longo. muito enxuto, delicado, de porte erguido e ar imponente. A linha geral d a impresso de um corpo vigoroso e bem proporcionado. Seu peso no ultrapassa os 3,5 kg. Os

olhos do Yorkshire so um pouco escuros e cintilantes, de tamanho mdio e expresso agudamente inteligente. As orelhas so pequenas, em forma de "V". A cauda cortada, levada um pouco mais alta que o nvel do dorso. A pelagem do corpo moderadamente longa e perfeitamente lisa, brilhante e sedosa.

Вам также может понравиться