Вы находитесь на странице: 1из 13

16/03/2013

Universidade Federal Rural da Amaznia Instituto da Sade e Produo Animal

Caractersticas gerais de forrageiras


Continuando ... 4 Um proprietrio possuem uma fazenda com 100 vacas em lactao criadas em sistema de lotao intermitente com uma forrageira lanada recentemente, o capim-vaqueiro (Cynodon dactylon). A densidade de lotao ideal no sistema de 100 vacas/ha. Sabendo que o perodo de ocupao do sistema de 1 dia e o de descanso de 29 dias, pergunta-se: quantos piquetes teria esse sistema? qual a rea de cada piquete? qual a rea total? qual a taxa de lotao? Para atender o consumo dirio dos animais qual seria o acmulo mnimo do pasto por dia (eficincia de utilizao de 50%)?

G0960 - Forragicultura I (ETU5)

Aula 5 Fisiologia de plantas forrageiras


Prof. Anbal Coutinho do Rgo
1

Caractersticas gerais de forrageiras

Caractersticas gerais de forrageiras

FORMA (J vimos a morfologia ou como a planta )

16/03/2013

Forma
Princpios da produo e perenidade das plantas forrageiras Produo de MS

Funo

tempo

Vigor de rebrotao

FUNO (fisiologia, como a planta funciona)


Pontos de crescimento 5

rea foliar residual

Reservas

Fisiologia de plantas forrageiras


Fisiologia de plantas o estudo das funes das plantas, das vias bioqumicas a nvel celular.

Fisiologia de plantas forrageiras


Fotossntese o processo que converte energia solar em acares simples onde inicia-se a cadeia alimentar de todos animais incluindo seres humanos.

Plantas so compostas de aproximadamente 80% de carboidratos, 10 a 15% de protenas e cidos nuclicos, 2 a 5% de lipdeos, e 5 a 7% minerais. O carbono (C) representante aproximadamente 40% do peso dos carboidratos, sendo o restante oxignio (O) e hidrognio (H).

CO2

Luz

Minerais

gua

Esse acares podem ser usados imediatamente ou estocado durante o enchimento de sementes ou na 8 rebrotao de espcies perenes.

16/03/2013

Fisiologia de plantas forrageiras

Fisiologia de plantas forrageiras

Processo fsico-qumico mediante qual os organismos fotossintticos sintetizam compostos orgnicos a partir de matriaprima inorgnica na presena de luz solar

Cloroplasto

O2

CO2
Carboidratos
6 CO2
9

+ 6 H2O

1 C6H12O6 + 6 O2
10

O ecossistema de pastagens

Fisiologia de plantas forrageiras


A Fotossntese est muito ligada a Respirao, ou seja pode-se dizer que a fotossntese e a respirao so espelho uma da outra, e, de maneira geral, h um balano entre estes dois processos na biosfera

CO2 + H2O + energia (CH2O) + O2 = Fotossntese

(CH2O) + O2 CO2 + H2O + energia = Respirao

Figura 1 - Representao simplificada dos componentes de um ecossistema de pastagens (Nabinger, 1997).

Tanto a fotossntese quanto a respirao geram energia qumica utilizvel (na forma de ATP)
11 12

16/03/2013

Fisiologia de plantas forrageiras


(CH2O) + O2 CO2 + H2O + energia (ATP)
A respirao aerbica envolve a oxidao de molculas orgnicas em CO2 com reduo do O2 em H2O e dissipao de energia em forma de calor.

Conceitos
Radiao fotossinteticamente ativa (RFA) Poro do espectro de radiao solar que exerce algum tipo de influncia sobre a fotossntese, tambm conhecida como luz visvel. Representa, aproximadamente, 50% do espectro de radiao solar total que atinge a superfcie da Terra.

ndice de rea foliar (IAF) o total de rea de um lado de todas as lminas foliares verdes contidas em 1 m2 de solo ( adimensional).

CO2 + H2O + energia (CH2O) + O2


A fotossntese envolve dois processos ligados: - a oxidao de H2O em O2 mediada pela luz e produo de ATP fase Foto - a reduo do CO2 em molculas orgnicas, onde o ATP utilizado fase Sntese

ndice de rea foliar crtico Primeiro valor da curva de evoluo da rea foliar de uma cultura em que 95% da RFA interceptada.
14

13

Conceitos
Sombreamento mtuo Atenuao da RFA no interior de um dossel em decorrncia da intercepo de parte da RFA pelas folhas vizinhas umas das outras (da porque ser chamado de mtuo) medida que o mesmo se desenvolve.

Conceitos

Respirao Processo de oxidao, no qual os compostos orgnicos, predominantemente carboidratos, so utilizados para obteno de energia necessria ao metabolismo vegetal. dividida em respirao de manuteno e de crescimento. A respirao de manuteno refere-se oxidao de compostos orgnicos destinada a obteno de energia necessria para a regulao da temperatura da planta, dissipao do excesso de radiao solar, manuteno da turgescncia celular, eliminao de compostos txicos, reconstituio de enzimas etc. A respirao de crescimento refere-se oxidao de compostos orgnicos destinada obteno de energia necessria para a sntese de novas molculas, como protenas, carboidratos e lipdios, que constituiro os tecidos e, finalmente, rgos vegetais.
16

Fotossntese bruta o total de carbono fixado pela planta como resultado do processo de fotossntese.

Fotossntese lquida resultado do balano entre os processos de fotossntese e respirao, que resulta na produo de forragem (em se tratando de plantas forrageiras) a grosso modo, j que o crescimento de razes faz parte da fotossntese lquida, porm no se constitui forragem.

15

16/03/2013

Estudo do texto
Se a fotossntese produz ATP, por qu as plantas precisam respirar ? O que fotossntese bruta? Como as condies ambientais limitam a fotossntese? O que ponto de compensao de CO 2? Como a qualidade da luz interfere no processo de fotossntese? Quais as diferenas fisiolgicas de uma planta C3 e C4? O que uma planta CAM?
17

Fisiologia de plantas forrageiras

18

Fisiologia de plantas forrageiras


Maior energia Menor energia

Fisiologia de plantas forrageiras

Clorofilas (a e b) Carotenides
A fotossntese envolve dois processos ligados: - a oxidao de H2O em O2 mediada pela luz e produo de ATP fase Foto - a reduo do CO2 em molculas orgnicas, onde o ATP utilizado fase Sntese

Ficobilinas
20

RFA

19

16/03/2013

Fisiologia de plantas forrageiras


As folhas que permaneam mais eretas e bem espaadas garante melhor distribuio da RFA ao longo das camadas de folhas e maior capacidade fotossinttica das mesmas.

Fotossntese Planta C3
CLULA FOTOSSINTTICA (MESFILO) cido 3-fosfo glicrico (PGA) 3 carbonos ATP NADPH ESPAO INTER-CELULAR ATM

RuBP carboxilase
CO2 CO2

CO2

Ciclo de Calvin
Ribulose 1,5-bisfosfato (RuBP) ATP

estmato aberto

Figura 2.5 - Ao do ngulo foliar sobre a distribuio de luz no perfil do dossel (Gillet,1984).
21

CARBOIDRATO

Epiderme
22

Fotossntese Planta C4
Folha C3

Fotossntese Planta C3
Folha C4

Mesfilo palidico

Mesfilo esponjoso

Bainha do feixe vascular


23

Mesfilo
24

16/03/2013

Fisiologia

Fisiologia

Reduo do carbono: C4 x C3
Ciclo C3 (reao de escuro ou Ciclo de Calvin). Nas gramneas C3, ocorre no mesfilo, com a fixao do CO2 inicialmente pela rubisco. O produto desta reao a quebra imediata em 2 molculas de cido fosfoglicrico (PGA, 3-carbonos) A reao continua at produo de amido e regenerao da RuBP (originalmente composta por 5 C).
25

Reduo do carbono: C4 x C3
Ciclo C4 Nas gramneas C4, a fixao do CO2 ocorre no mesfilo transportada para a bainha dos feixes vasculares (BFV) O CO2 fixado pela PEP carboxilase e unido ao fosfoenolpiruvato (PEP; 3-carbono) nas clulas do mesfilo para formar o composto estvel com 4C, Malato ou Aspartato (da o nome C4). O composto transportado para as clulas da BFV, onde o CO2 liberado e imediatamente fixado pela RUBISCO, como parte do ciclo C3 (restrito s clulas da BFV.)
26

Fisiologia

Fisiologia

No ciclo C4 fotorrespirao, baixa ou nula, mantendo os nveis de CO2 altos nas clulas da bainha do feixe vascular = maior fixao de CO2; PEP carboxylase trabalha bem em temperaturas acima de 30C. As C4 so plantas de clima quente, e no competem com as C3 em temperaturas mais frias; As plantas C4 apresentam vantagem em locais secos pois conseguem guardar os estmatos fechados durante as horas mais quentes, economizando CO2 e H2O; Ao contrrio, as C3 deixam os estmatos fechados em locais mais secos, no entanto h grande quantidade de fotorrespirao.
27

Implicaes das diferenas C3 x C4

Resumo: C3 x C4
As plantas C3 so favorecidas em habitat caracterizados pela combinao de temperaturas baixas, sombreamento e umidade; Por outro lado, as gramneas C4 so favorecidas em ambientes com as combinaes de temperatura alta, muita luz e seco.

28

16/03/2013

Fisiologia

Fisiologia

C3 x C4
Anatomia das folhas das gramneas Dois principais tipos de tecidos = mesfilo e bainha dos feixes vasculares. Em plantas C3, o mesfilo solto em espaos de ar e a bainha dos feixes vascular no tem cloroplasto. Desta forma, a

C3 x C4
Em plantas C4, as clulas do mesfilo so presas firmemente e arranjadas radialmente, sem espaos de ar, em volta das clulas da bainha do feixe vascular, que contm densidade de cloroplastos, onde ocorre a fotossntese (no no mesfilo).

fotossntese ocorre no mesfilo;

29

30

Fisiologia

Fisiologia

C3 x C4
a anatomia da folha C4 pode ter conseqncia no valor nutritivo. Relao entre morfologia da folha e contedo de protena da planta. As folhas mais compridas de gramneas tropicais requerem forte estrutura de suporte (nervura central) para manter seu crescimento ereto; e o suporte largamente provido pelo esclernquima e tecido vascular associados (altamente lignificados).
31

C3 x C4
Maior eficincia de uso de N em gramneas C4 que em C3. Quantidade de CO2 fixado por unidade de N investido ( > eficincia bioqumica da fotossntese ) A alta freqncia de feixes vasculares associados, a

espessura da parede das clulas do feixe vascular ao redor de cada vaso, essenciais para o funcionamento do sistema C4.

Aumentam o contedo de fibra da folha, com conseqente reduo na % de N da folha.


32

16/03/2013

Fisiologia

Fisiologia

7.5
Ponto de compensao de Carbono

Fot (g CO2 m-2 h-2)

C4

C4

5.0

2.5

C3 C3

Ponto de compensao de Luz

Adaptaes ao ambiente

0.0 0 1000 Irradincia (micromol m-2 s-2)

40 10 20 30 Temperatura da Folha (C)

33

34

Viso paradermal de clulas epidrmicas (a c) e sees cruzadas de uma nervura principal (d f)


(WILSON, 1993)

35

36

16/03/2013

Fisiologia

Fisiologia do crescimento
Crescimento e desenvolvimento so processos distintos, mas relacionados. Ou seja, a planta cresce e se desenvolve.

1. Crescimento = aumento irreversvel na dimenso fsica de um indivduo ou rgo, em determinado intervalo de tempo.

2. Desenvolvimento = alterao da estrutura e forma da planta. Inclui processo de iniciao (morfognese) at diferenciao de rgos (modificao de inflorescncia formao de semente)e senescncia.
37 38

Crescimento
Incio do est. vegetativo Est. vegetativo avanado Est. reprodutivo
Maturidade

Nas gramneas existem 3 estdios de crescimento: 1. Vegetativo. caracterizado pelo desenvolvimento de folhas. Uma vez que haja o nmero mximo de folhas no perfilho, as mais velhas senescem mesma taxa que outras novas aparecem, por isso o nmero de folhas constante; 2. Elongao. o perodo durante o qual os entrens do colmo se elongam; 3. Reprodutivo. Como resultado da elongao, h o desenvolvimento da inflorescncia (estgio de emborrachamento). Perodo em que ocorre a polinizao.
39 40

Produo Crescimento

Taxa de crescimento

Tempo

10

16/03/2013

Crescimento

Crescimento
Fase de emborrachamento:

uma

parte

da

fase

reprodutiva, perodo no qual a inflorescncia est contida na bainha das folhas em expanso

Crescimento

Enlogao

Reprodutivo

41

42

Crescimento
Existem 5 estruturas diferentes que potencializam o crescimento das plantas: Meristema apical; Meristema basal; Gemas axilares; Estoles Rizomas Obs: Nem todas as espcies possuem as 5

Crescimento

Em botnica, chamam-se meristemas os tecidos (conjunto de

clulas com a mesma funo na planta) que asseguram o crescimento e cicatrizao de injrias na planta. Os meristemas consistem em clulas indiferenciadas com

capacidade de diviso contnua. D origem a todo tipo de clula da planta.

43

44

11

16/03/2013

Crescimento O meristema pode ser classificado quanto origem: Meristemas primrios com origem em clulas embrionrias, so responsveis pelo alongamento da raiz e do caule, bem como pela formao dos tecidos definitivos primrios.

Crescimento Meristemas secundrios com origem em clulas j diferenciadas que readquirem secundariamente a capacidade de diviso, so responsveis pelo engrossamento das estruturas e pela formao dos tecidos definitivos secundrios.

45

46

Crescimento
Meristemas apicais localizados no pice caulinar e radicular,
onde causam o alongamento da planta (crescimento primrio); Meristemas laterais localizados em anel ao longo da raiz e do caule, causando o engrossamento da planta (crescimento secundrio); Meristemas intercalares ao contrrio dos restantes, so meristemas temporrios, localizados nos ns e responsveis pela elongao do caule.

Crescimento

47

48

12

16/03/2013

Crescimento
As clulas dos meristemas, quando param de se dividir, passam por um processo de diferenciao, transformando-se em clulas de tecidos permanentes ou adultos, que ficam fazendo parte do corpo do vegetal. Os tecidos adultos so classificados de acordo com as funes que passam a desempenhar: 1. 2. 3. 4. 5. Preenchimento; Revestimento; Secreo; Conduo; Sustentao
49

Crescimento

O desenvolvimento de uma cultura est em funo da sucesso de formao, desenvolvimento e morte de folhas e perfilhos. H 5 estdios de crescimento e desenvolvimento de uma folha de gramnea: 1. 2. 3. 4. 5. Iniciao; Pr-aparecimento; Aparecimento; Maturidade; Senescncia.

50

Crescimento

Crescimento
O crescimento da folha para quando a lgula formada. O crescimento da bainha para quando a lgula exposta.

O primrdio foliar divide-se em 2 sistemas que desenvolvero a lmina foliar e o outro a bainha da folha.
O crescimento da lmina continua at que a bainha foliar apresentar o seu desenvolvimento completo.

Meristema apical Lgula

Lmina

Primrdios foliares
51

Bainha

Aurcula

52

13

Вам также может понравиться