Вы находитесь на странице: 1из 17

Melhore o negcio para crescer e permanecer no mercado Implementar melhorias no negcio fundamental para a sua sobrevivncia no mercado.

. As demandas mudam constantemente e cabe ao empresrio adequar a gesto da empreitada e seus produtos e servios s exigncias dos clientes. No site Quero Melhorar a Minha Empresa, voc encontrar orientaes e ferramentas sobre como inovar no negcio, aperfeioar a gesto administrativa e financeira, expandir o empreendimento e tornar a empresa mais competitiva. Navegue e confira! Seja um empreendedor bem-sucedido Para ter um negcio de sucesso, o empreendedor deve ter esprito criativo e pesquisador. preciso buscar novos caminhos e solues a fim de atender s necessidades da clientela e do mercado. O empresrio tambm deve estar de olho nas oportunidades de negcio e se preocupar com a implementao de melhorias em produtos e servios. Conhea as caractersticas do empresrio de sucesso. Caractersticas do empreendedor Fonte: Sebrae Nacional Ter um esprito criativo e pesquisador uma das qualidades fundamentais a um empreendedor O empreendedor tem como caracterstica bsica o esprito criativo e pesquisador. Ele est constantemente buscando novos caminhos e novas solues, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essncia do empresrio de sucesso a busca de novos negcios e oportunidades, alm da preocupao com a melhoria do produto. Caractersticas do empreendedor Relativas realizao:

Busca oportunidades e toma a iniciativa - O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forado pelas circunstncias. - Age para expandir o negcio a novas reas, produtos ou servios. - Aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia. Corre riscos calculados - O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. - Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. - Coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados. Exige qualidade e eficincia - O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rpido, ou mais barato. - Age de maneira a realizar aes, servios e produtos que satisfaam ou excedam padres de excelncia. - Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padres de qualidade previamente combinados. persistente - O empreendedor age diante de um obstculo significativo. - Age repetidamente ou muda de estratgia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo. - Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio para atingir metas e objetivos. comprometido - O empreendedor faz um sacrifcio pessoal ou despende um esforo extraordinrio para completar uma tarefa. - Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho. - Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo.

Caractersticas relativas ao planejamento: Busca de informaes - O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores ou concorrentes.

- Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio. - Consulta especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. Estabelecimento de metas - O empreendedor estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal. - Define metas de longo prazo, claras e especficas. - Estabelece objetivos de curto prazo, mensurveis. Planejamento e monitoramento sistemtico - O empreendedor planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. - Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanas circunstanciais. - Mantm registros financeiros e os utiliza para tomar decises.

Caractersticas relativas ao poder: Persuaso e rede de contatos - O empreendedor utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir pessoas. - Trabalha com pessoas-chave na posio de agentes para atingir seus objetivos. - Age para desenvolver e manter relaes comerciais. Independncia e autoconfiana - O empreendedor busca autonomia em relao a normas e controles de terceiros. - Mantm seu ponto de vista, mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores. - Expressa confiana na sua prpria capacidade de completar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio. Acesse outros contedos do menu Empreendedorismo. Empreender ter vontade e oportunidade Iniciativa, viso de futuro, capacidade de inovar, de organizar demandas e gerenciar equipes. Firmeza e determinao. Essas so algumas caractersticas e talentos fundamentais para um bom empreendedor. este o esprito que motiva as pessoas a abrir o seu prprio negcio e a realizar coisas novas.

Empreender identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitlas, assumindo riscos e desafios. Nestas pginas voc encontrar muitas ideias, sugestes e informaes que podero ajudar a melhorar o seu negcio.

Caractersticas do empreendedor Ter um esprito criativo e pesquisador uma das qualidades fundamentais a um empreendedor Ele est constantemente buscando novos caminhos e novas solues, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essncia do empresrio de sucesso a busca de novos negcios e oportunidades, alm da preocupao com a melhoria do produto. Leia Mais Orientaes para o jovem empreendedor O Comit de Jovens Empreendedores da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo CJE-FIESP elaborou o Manual do Jovem Empreendedor. O objetivo ajudar na capacitao de jovens empreendedores brasileiros. Temas como preparao de um plano de negcios e o que no fazer no futuro empreendimento so abordados em conjunto com aspectos motivacionais e prticos. O documento est disponvel na Biblioteca Online do Sebrae. Aprenda a empreender "Aprender a empreender" o curso gratuito a distncia do Sebrae que oferece a oportunidade de interagir com os conceitos bsicos sobre empreendedorismo, mercado e finanas. A carga horria necessria de 16 horas em um perodo de 30 dias. O curso direcionado para empreendedores, empresrios formais e informais de pequenos negcios, atuantes na rea de comrcio, indstria, servios e agroindstria. Atende a quem pretende iniciar seu negcio e tambm a quem precisa repensar seu empreendimento. Fazer o curso Apreender para empreender

Quais os benefcios de se associar a outros negcios? O associativismo viabiliza maior participao e estreita os laos entre a sociedade organizada e o poder pblico. Ele deve ser incentivado pela prefeitura, que pode fornecer assistncia tcnica, administrativa e tecnolgica. H vrios tipos de organizaes associativas, como redes de empresas, cooperativas, associaes e grupos formalmente ou informalmente. Descubra as vantagens de se associar a outras empresas. A fora do associativismo e da cooperao Autor: SEBRAE NACIONAL Fonte: Guia Prtico do Prefeito Empreendedor Prefeitura deve estimular a consolidao das organizaes coletivas para facilitar o dilogo entre os empreendedores e o poder pblico A mobilizao de um grupo de pessoas da comunidade ou de empresrios para alcanar determinados objetivos fica muito mais fcil e traz melhores resultados se for realizada em parceria com uma entidade associativa. O associativismo viabiliza maior participao e cria espaos de dilogo entre a sociedade organizada e o poder pblico. fundamental para o desenvolvimento de um municpio apoiar e valorizar as instituies j existentes ou estimular a criao de novas e o prefeito tem importante papel nesse sentido. Priorizando o atendimento coletivo, ele pode auxiliar a sociedade a se articular. O associativismo pode partir da criao de um programa municipal de incentivo a entidades associativas, com assistncia tcnica, administrativa e tecnolgica. Alguns exemplos: Incubadora de cooperativas populares; Assistncia administrativa em parceria com entidades do cooperativismo; Cursos e palestras para capacitao dos associados. Tipo de associaes Tipos de organizaes associativas que podem ser estimuladas pela administrao municipal:

Redes de empresas: so formadas por grupos de organizaes com interesses comuns que se unem para a melhoria da competitividade de um determinado setor ou segmento. Esta forma de associao busca parcerias que proporcionam: competitividade, mais renda, mais lucro, agilidade, investimento acessvel, informaes, estudos e pesquisas, tecnologia e certificao de qualidade das empresas; Cooperativas: so sociedades compostas por, no mnimo, 20 pessoas fsicas que se unem voluntariamente para satisfazer necessidades, aspiraes e interesses econmicos comuns. Atuam por intermdio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida, com o objetivo de prestar servios aos seus scios, sem fins lucrativos; Associaes: so sociedades civis sem fins lucrativos, que funcionam como organizao permanente e democrtica, por meio da qual um grupo de pessoas ou de entidades busca determinados interesses comuns, sejam eles econmicos, sociais, filantrpicos, cientficos, polticos ou culturais; Grupos formalmente organizados: so constitudos por pessoas que se organizam para construir uma nova forma de trabalhar e ter remunerao. Defendem uma economia centrada na busca de condies de satisfao das necessidades humanas, na perspectiva do bem-estar para todos; Grupos informalmente organizados: pessoas com os mesmos interesses, que iniciam uma ao coletiva, sem nenhuma formalizao, para viabilizar melhores resultados que no conseguiriam alcanar individualmente. Defendem tambm o mesmo modelo de economia, voltada para o bem-estar de todos; Empresas de Participao Comunitria (EPC): surgiram como uma alternativa de investimento. A renda dessas empresas gerada e revertida para a prpria comunidade, ou seja, a comunidade investe na EPC e recebe de volta os benefcios, incentivando a economia da regio; Consrcios: a ideia bsica do consrcio de empresas a mesma do associativismo. A empresa pequena no precisa lutar para se tornar grande, pois mesmo assim ela possui uma grande capacidade competitiva. O consrcio um instrumento de integrao, do qual participam: instituies de pesquisa, cooperativas de crdito, centro de catalisadores de tecnologia, observatrios econmicos, bancos, grandes, pequenas e mdias empresas; governo e frum local de desenvolvimento.

Uma estratgia prevista na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) a criao de consrcios para a compra e venda de produtos pelas empresas de pequeno porte. O objetivo fazer com que as MPEs aumentem a competitividade e se insiram em novos mercados, por meio de ganhos de escala e reduo de custos operacionais. Acesse outros contedos do menu Associativismo. Associao estratgia de fortalecimento A cooperao entre as empresas uma forma de torn-las mais competitivas em um mercado muito disputado. Por meio de parcerias, possvel fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competncias, dividir o nus de realizar pesquisas tecnolgicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades e oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Associao qualquer iniciativa formal ou informal que rene pessoas fsicas ou outras sociedades jurdicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefcios para os seus associados. Ou seja, uma forma jurdica de legalizar a unio de pessoas em torno de seus interesses. O Sebrae incentiva a criao de associaes e cooperativas para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidrio, como forma de aumentar a gerao de emprego e renda para a comunidade e garantir a sua sustentabilidade. A fora do associativismo e da cooperao Prefeitura deve estimular a consolidao das organizaes coletivas para facilitar o dilogo entre os empreendedores e o poder pblico O associativismo viabiliza maior participao e estreita os laos entre a sociedade organizada e o poder pblico. Ele deve ser incentivado pela prefeitura, que pode fornecer assistncia tcnica, administrativa e tecnolgica. H vrios tipos de organizaes associativas, como redes de empresas, cooperativas, associaes, grupos formalmente ou informalmente organizados, empresas de participao comunitria e consrcios so alguns exemplos. Leia Mais Srie Empreendimentos Coletivos: cooperar para competir

Manter-se competitivo a grande preocupao de executivos e empresrios de todos os setores. No caso de micro e pequenas empresas no diferente. preciso conquistar novos mercados, ampliar a participao no mercado em que atuam, fortalecer suas marcas e enfrentar os concorrentes. Nesse contexto, a cooperao entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torn-las mais competitivas. O Sebrae acredita que a cooperao uma nova cultura que poder revolucionar os negcios. Para ajudar os empresrios de micro e pequenas empresas a entender melhor esses temas, o Sebrae produziu a Srie Empreendimentos Coletivos. Conhea alguns desses modelos de unio de esforos e inspirese para utilizar a estratgia que pode ampliar, de forma inovadora, a competitividade da sua empresa por meio da cooperao. Conhea todos os ttulos aqui: Cooperativa de crdito Empresa de participao comunitria Sociedade de propsito especfico Consrcio de empresas Sociedade garantidora de crdito Associao Cooperativa Organizao da sociedade civil de interesse pblico Central de negcios Cultura da cooperao

Defina um preo de venda competitivo

A definio do preo de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadolgicos. O empreendedor deve dimensionar corretamente os custos envolvidos na operao e entender as peculiaridades do seu segmento. Tambm importante analisar a concorrncia e identificar as expectativas do consumidor. Saiba quais so os fatores que devem ser considerados na composio de preos de venda. Formao de preo de venda Fatores que devem ser considerados na composio de preos de venda e diferenciais em relao concorrncia O preo de venda o valor que dever cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou servio, as despesas variveis (como impostos e comisses), as despesas fixas proporcionais (como aluguel, gua, luz, telefone, salrios e pr-labore), alm de permitir a obteno de um lucro lquido adequado. Alm do aspecto financeiro, a definio do preo de venda deve levar em conta o aspecto mercadolgico. O preo dever estar prximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e de qualidade. Tambm devem ser considerados o nvel de conhecimento de marca, o tempo de mercado, o volume de vendas j conquistado e a agressividade da concorrncia. Se o preo praticado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresrio dever refazer os clculos financeiros para avaliar a viabilidade de seu negcio. Alguns fabricantes estabelecem o preo que a distribuidora dever praticar junto aos seus clientes, provavelmente indstria ou comrcio varejista. Outros apenas oferecem um valor de referncia, deixando para a distribuidora a deciso pelo valor de preo que ser praticado. Portanto, isto depende da negociao entre fabricantes e distribuidores. Exemplo de formao de preo de venda: - Custo Direto Varivel = R$ 20,00; - Despesas Variveis = 7%; - Despesas Fixas = 30%; - Lucro Lquido = 8%; - Preo de Venda = R$ 20,00 / (100% - 7% - 30% - 8%) = R$ 20,00 / 55%

= R$ 36,36. Demonstrativo do resultado: - Preo de Venda = R$ 36,36 (100%); - Custo Direto Varivel = R$ 20,00 (55%); - Despesas Variveis = R$ 2,54 (7%); - Despesas Fixas = R$ 10,91 (30%); = Lucro Lquido = R$ 2,91 (8%). Como os clientes encaram a questo do preo Muitos empresrios acreditam que o preo o que o cliente considera mais importante na hora da compra. O preo tem, de fato, grande importncia, sobretudo quando a concorrncia vende produtos similares. Todavia, uma pesquisa sobre perda de clientes realizada em um grande nmero de lojas revelou que: - 40% dos consumidores deixam de comprar devido a servios ruins; - 25%, porque no vem nenhuma diferena na loja em que costumam comprar; - 8,3%, porque os produtos no so encontrados ou no atendem s suas necessidades; - 8,3% no compram por causa do preo. Recomendaes para a formao do preo de venda - Ao definir o preo de venda, devem ser levadas em conta as particularidades do segmento de atuao; - preciso ter um bom planejamento, com metas claras de lucratividade e dimensionamento de capacidade de vendas; - No vale a pena entrar no jogo dos concorrentes predatrios, que no conseguem se diferenciar e derrubam os preos. melhor investir em diferenciais; - Os estoques podem ser minimizados aumentando a linha de produtos; - O giro deve ser maximizado. Deve ser dada preferncia aos itens que

complementem a atual linha trabalhada, aumentando assim as vendas e o giro dos produtos; - Vale investir em comunicao. Os clientes devem ser informados sobre os novos itens vendidos, que devem ser expostos de forma mais atraente, facilitando a aceitao dos consumidores. - A linha de produtos deve ser mantida. A interrupo resulta em perda de credibilidade junto aos consumidores; - A falta de produtos tem de ser evitada. Se necessrio, eles devem ser substitudos por similares.

Acesse outros contedos do menu Formao de Preo. Acerte na definio do preo Os fatores so muitos e mudam com uma rapidez cada vez maior. Para definir o preo que voc ir cobrar dos seus clientes, preciso estar de olho nas prticas da concorrncia e saber os desejos dos consumidores e as tendncias do mercado. Tambm interfere na definio do preo a poltica dos fornecedores e, acima de tudo, ter um controle eficiente dos gastos da empresa. No uma tarefa fcil, ainda mais se pensarmos que o faturamento da sua empresa depende de uma boa poltica de preos. No fcil mas tambm no impossvel. Com informaes corretas e tcnicas eficientes, voc espanta boa parte dos temores ao definir os preos da sua empresa. O Sebrae pode ajud-lo nesta tarefa atravs de cursos, consultorias e com as informaes que voc encontra nesta pgina. Boa leitura. Formao de preo de venda Fatores que devem ser considerados na composio de preos de venda e diferenciais em relao concorrncia A definio do preo de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadolgicos. Alm de dimensionar corretamente os custos envolvidos na operao, o empreendedor deve entender as peculiaridades do seu

segmento, analisar a concorrncia e identificar as expectativas do consumidor. Leia Mais Formao de preos Vrios fatores devem ser considerados para o estabelecimento de preos de produtos e servios Estabelecer preos de venda competitivos uma tarefa que exige do empresrio o conhecimento dos componentes que do origem ao preo de venda. Diferentes objetivos podem influenciar a determinao dos preos. Conhea as questes bsicas na definio dos preos, e as situaes em que a formao de preos mais importante. Leia Mais Como incluir despesas fixas no preo final Comerciantes podem calcular quanto elas representam do volume de vendas, ou quanto elas representam do custo das mercadorias Os comerciantes devem incluir as despesas fixas nos preos dos produtos e, ainda assim, manter preos competitivos. Dois caminhos so apropriados: distribuir as despesas fixas no custo utilizando o volume de vendas preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas; distribuir as despesas fixas no custo utilizando os custos das mercadorias. Calcule quanto as despesas fixas representam do valor total estocado e atribua isso ao valor de custo unitrio das mercadorias. Leia Mais Como estabelecer uma poltica de preos Definir o preo de uma mercadoria somar os custos de produo com o lucro, limitado pelo valor que os consumidores esto dispostos a pagar por ela O preo quanto o seu produto ou servio vale para o consumidor. Para o seu negcio, o preo ideal de venda aquele que cobre os custos do produto ou servio e ainda proporciona o lucro desejado pela empresa. Analisando o quanto o consumidor est disposto a pagar, a empresa avalia se seu preo ideal de venda compatvel com praticado no mercado. Os fatores que determinam o preo so: posicionamento, objetivos da empresa, novos produtos e flexibilizao. Leia Mais Lucro critrio para fixao do preo de um produto Empresas devem levar em considerao os movimentos da concorrncia e o posicionamento do produto no mercado

O preo ajuda a formar uma imagem a respeito de determinado produto. Muitas empresas optam por fixar preos altos para apoiar o posicionamento de exclusividade e luxo. O preo posiciona as linhas de um produto e estabelece o segmento ou pblico-alvo destinado. Leia Mais A influncia da carga tributria nos preos de venda Para no ser surpreendida, toda empresa precisa conhecer os tributos que devem ser obrigatoriamente pagos ao municpio, ao estado e Unio No mundo dos negcios, o custo das empresas com tributos ainda considerado alto. Estes fazem parte do chamado Custo Total. Cada segmento da economia brasileira conta com um conjunto tributos para pagar. Os tributos englobam impostos, taxas e alquotas e so determinados por lei. Leia Mais Misso: calcular o preo de venda A utilizao do nmero mgico 2 para multiplicar pelo custo e formar o preo venda no passa de uma lenda. Para elaborar os custos e formar os preos de venda dos produtos e servios da sua empresa voc deve usar uma metodologia de matemtica financeira em conjunto com os conhecimentos das necessidades dos seus clientes. Para saber como fazer isso, leia o artigo de Jorge Luiz da Rocha Pereira no Mundo Sebrae. Quanto vale um produto ou servio? O preo est diretamente relacionado ao valor percebido pelo cliente, ou seja, algo absolutamente revestido de subjetividade e mesmo de emoo. Leia neste artigo de Francisco Cesarino no Mundo Sebrae Posso vender produtos e servios abaixo do custo? A resposta para esta pergunta muito comum entre os empresrios depende da proposta. Leia neste artigo de Jorge Luiz da Rocha Pereira no Mundo Sebrae Formao de Preos Seja em funo dos concorrentes, dos consumidores ou do prprio aumento de necessidades, o preo de venda precisa sempre ser revisto e na medida

do possvel, se enquadrar nas novas regras do mercado. Leia mais no artigo de Rosendo Souza Jr no blog Beco com Sada Capacite a equipe de vendas para atender ao cliente Atender bem um grande desafio para as empresas nos mercados atuais. O atendimento pode ser o diferencial para as organizaes fidelizar sua clientela. Para fazer um bom atendimento, empresa deve estabelecer uma poltica permanente de capacitao da equipe. Acesse o manual Influncia da capacitao da equipe de vendas no atendimento ao cliente e saiba mais sobre o treinamento dos vendedores. O QUE : Este instrumento composto por um texto explicativo e uma lista de vericao (check list) que dever ser utilizada periodicamente pelo empreendedor, com vistas manuteno de uma equipe de vendas anada com a losoa e objetivos da empresa. PARA QUE SERVE: As orientaes do presente instrumento servem para conscientizar as empresas quanto importncia do treinamento dos vendedores para um bom atendimento e como forma de obteno de melhores resultados de venda. COMO SE UTILIZA: Atender bem um grande desao para as empresas nos mercados atuais. Pode estar no atendimento o diferencial to perseguido pelas organizaes, como forma de delizar sua clientela. Mas o que signica, de fato, atender bem? Ser que no estamos confundindo atendimento com tratamento? Ambos so fundamentais e complementares. O bom atendimento de uma equipe de vendas baseia-se na premissa de que o vendedor o elo entre a demanda do cliente e a proposta da empresa. Para atingir o atendimento pleno, faz-se necessrio que este prossional desenvolva habilidades e aplique conhecimentos especcos para a tarefa. Como maior interessada, cabe empresa a implementao de uma poltica permanente de capacitao da equipe, com foco no desenvolvimento destes conhecimentos e habilidades, conforme relacionado abaixo.

Habilidades So caractersticas a serem observadas quando do recrutamento do prossional, uma vez que se trata de pr-requisitos inerentes estrutura de personalidade do indivduo e, portanto, mais difceis de serem modi cadas. A ao de capacitao se prender ao aprimoramento do prossional. IDENTIFICAO: Ttulo:INFLUNCIA DA CAPACITAO DA EQUIPE DE VENDAS NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. Atributo: BOM ATENDIMENTO. Processo: CAPACITAO PERMANENTE DA EQUIPE DE VENDAS. ORIENTAES SOBRE O INSTRUMENTO: INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0435 35 1 INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL Acesse a outros contedos do menu Cliente e Sociedade. Prepare-se para atender bem seu cliente Saiba quais so os fatores determinantes para conquistar a clientela Para conquistar a clientela, as empresas precisam ter produtos e servios que atendam s necessidades dos clientes; equipe de venda capacitada; e a instalao e organizao da loja devem incentivar compra. O Sebrae produziu documentos que ensinam ao empreendedor as formas de atendimento ao cliente e como utiliz-las nas vrias fases do processo de relacionamento entre o consumidor e a empresa. Acesse s publicaes (PDF) abaixo e conhea todos os fatores que influenciam na conquista dos clientes. Atendimento ao cliente Influncia da capacitao da equipe de vendas no atendimento ao cliente Orientaes sobre como o empreendedor mantm a equipe de vendas anada com a losoa e objetivos da empresa. Influncia de equipamentos e instalaes no atendimento ao cliente

Instrues sobre como o empreendedor mantm em perfeitas condies de utilizao todos os equipamentos e instalaes imprescindveis para o melhor atendimento ao cliente. Como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente Saiba como monitorar e manter os contatos dos clientes com a empresa. Tipos de servios de atendimento ao cliente Orientaes sobre as formas de atendimento ao cliente e sua utilizao nas vrias fases do processo de relacionamento entre o consumidor e a empresa. Normas fiscais e sindicais e controle ambiental Controle ambiental e a imagem da empresa Confira orientaes sobre como as empresas devem adotar a legislao do meio ambiente. Obedincia s normas fiscais para manuteno da empresa em perfeita situao de legalidade Orientaes sobre as normas scais que as empresas devem respeitar. Normas sindicais e encargos sociais e trabalhistas Informaes sobre o cumprimento pelos empreendimentos das normas sindicais e os encargos sociais e trabalhistas.

Inovar para crescer

H uma forte relao entre investimento em inovao e crescimento de receitas. Empresas que conseguem inovar de alguma forma crescem mais e constroem um ambiente mais flexvel e aberto a mudanas. No simples criar esta cultura e o Sebrae ajuda com duas fontes de conhecimento e informao: o site Inovao e Tecnologia e o blogFaa

Diferente, onde consultores do Sebrae respondem perguntas de empreendedores como voc.

Apoio gerencial: orientaes e instrues para gerir o negcio

O Sebrae produziu vrios documentos que ajudam o empreendedor a administrar corretamente o negcio. Os arquivos trazem dicas sobre como atender ao cliente, calcular custos, controlar ativos e passivos e fazer oramentos. Tambm h orientaes para quem quer saber mais sobre fluxo de caixa, distribuio de lucros e relacionamento com o fornecedor e funcionrios. Acesse os contedos do menu Apoio Gerencial.

Вам также может понравиться