Вы находитесь на странице: 1из 20

EDiTOR: VICTOR CIVITA Direior de i u b l i c ~ s : Rotulo Civiio Dlrrror da Dii.Ba> Fosc;culos: Pedm P a i o Poppo~~ic D i m Edit<~laI dr F<ue(cu(os: A?

CaeIho CONSELHO EDITORIAL: VkDireror: Ellrakth d l Cmpan; Secrermia Edltorid .fwculai Celio SoiMmmm manual: AntBia StXlo L#?vre CWe de Arte: C m h Albnro Lorra Assisientes: Jos6 Ramos Neto. Saliko Arikita. Sm.icos Ed. Auiiimrs: Vem M<~IluoIo Supemisorde Arte: E i r a Andieatto DIwIamento de Arte: Jonos Aquino PIaq<r(ehde), Luir Gowoh-es. Terninho Birsoto. Coia60rarm n e s t e f ~ ~ l o : CONSULTORIA: Pmf. Si>no Mathios Universidadede S. Paulo TEXTO: &rio de Andrade Marfins

Quinzenalmente. a coleto "Os Cientistas" apresenta um fasciculo. u m "Kit" para experi8ncias e u m Manual de Instrues. O primeiro contar a vida e a obra de u m grande homem do mundo cientfico. O "Kit" permitir8 que voc6 realize experiancias. que comprovam na pr6tica algumas das mais importantesdescobenas ou leis estabelecidas pelo cientista focalizado. O Manual de Instrubes. albm de orientd-10 na realizamio das experi6ncias. leva-104. e m cada passo. a concluirsozinho os princbios que e s t . i o sendo demonsltaaos. Ao final da coledo. voc8 t e d formado seu pequeno laborat6nq permitindo a realizado de inmeras ex~eri6ncias n o campo da Fsica. Qumica e Biologia -, al6m de trs volumes compostos pelas biografias encadernadas dos cientistas. Cada fasciculo ter vinte pginas: quatro capas e dezesseis pginas internas: apenas estas devero ser encadernadas. Retiradas as caoas dos fascculos. encaderne-os e m seqncia cronol6gica. seguindo a oniern de numetato das deinas. As capas s e d o postas B venda nas bancas logo aotis o dltimo fasciculo de cada volume.

mda comr><ar niimems atrasados desta colecdo pelo pieco do iiltimo Iascic~Io OLSB8SIiVBr nas bancas. Peca-o ao seu iomaleiio ou ao aistrihuidai de revistas Abril na sua cidade. Se voce mora em Sbo Paulo. ooded encontrai eualaiisr niimero atrasado na Agencia Primavera. riia BripadaimTobias. 773. Na cidade do Rio de Janeiro os n0meror atrasados podam sei enconIrados na rua Sacadura Cabial. 141. Niimeror atrasados podemlambemser encomendados direiamena Abril S.A. Cultural e Indiiatrial. caixa wstal 945 ou 3 M Z O . SBo Paulo. mediante a envio de iim chmue r>a&al em'Slo Paiilo. Qualquer banco de sua cidade Wded vender-lhe0 cheqiie.
V -

,i

, '

mnecc
A d r i e d a cinqenta experi&ci<lr. que awmpmha osfm'culos desta mI&. mnstitrip~ojeto elalnbor<dopclo F Brasileira pno h v o l v h i a l o do L i I h O & C i i COM ESTE FASCICULO. UMA WIFA DE EXPERI~NCIAS:

COORDENAAO DO PROJETO: W m . M.rrim KrosilehU< Automs d a rrpnIncias sobm Simt&e da Amo e do texio-6arrd o~ m u d de fnstmcomes:An&/ica Amhfie, M w l S r Moreira Caelho r NsRib Chaib. COPYRIGHT MUNDIAL 1972 ABRIL S.A. CULTURAL E INDUSTRIAL CAIXA POSTAL 2372 a o PAULO BRAJIL

Com o material dene kit voc pcded fabticar Igua a panir de seus dois comoonsntss. hidrodnlo s oxidnio. .~~ ~~~. ~Atmv6. de duas reasdea gulmlcaa. v o d pmduzid osgaraa sm tubosde ensaio. misturando-os, em seguida. numa dmaradecomburtlo. Uma f a k a al6trica u d odetonadorda oomblnac40da qual msultad a 6gui.
~ ~ ~

--

Composto c imprrru, an ofici~~as prprirr

Essa Caixa d e Experiancias n8o pode ser vendida separadamente deste fascisculo. do qual faz parte.

.'

:h

HENRY CAVENDISH
a noite de 27 de maio de 1775, cinw distintos senhores cruzaram os portes de uma imponente residncia londrina, sendo imediatamente conduzidos a uma construo lateral com a aparncia de estbulo. L dentro, a luz das lamparinas incidia sobre inmeros aparelhos de madeira e metal: era o laboratrio de Lorde Henry Cavendish e esses cinco personagens foram os primeiros e ltimos cientistas a visitar aquele lugar. Examinaram curiosamente os globos, as barras e os instmmentos variados que pendiam do teto de quase cinw metros de altura, espantados w m o fato de que Cavendish tivesse conseguido realizar experincias to precisas w m instrumentos to rudimentares e deselegantes. O anfitrio era um ingls de meia idade, alto e magro, de voz vacilante e gestos tmidos - vestido de forma

estranha para a poca. Ele os wnduziu a um lugar onde estavam dispostos os instrumentos necessrios experincia que todos desejavam testemunhar. O assunto que levara aqueles cinco membros da Sociedade Real de Londres ao laboratrio de Henry Cavendish era o centro de uma discusso, desencadeada dois anos antes, em tomo de um artigo de John Walsh. Neste trabalho, o cientista estudava um tipo especial de peixe, achatado e semelhante arraia, o torpedo - assim denominado por sua capacidade de entorpecer os seres vivos que o tocam (a palavra latina torpedo significa torpor). Ao encostar a mo nesse peixe, sente-se um tipo de choque que, para Walsh, era um efeito de origem eltrica. Porm, vrios outros cientistas, principalmente Thomas Ronayne, opunham-se a essa idia: wmo poderia haver cargas eltricas armaze-

l!

nadas em um corpo submerso em gua salgada, que to boa condutora de eletricidade? Alm disso, Ronayne apontava vrios efeitos que, segundo ele, deveriam ser observados caso se tratasse de fenmenos eltricos. A controvrsia acabou envolvendo Henry Cavendish, contra sua vontade. Ele tinha feito estudos sobre choques eltricos provocados por corpos com baixo grau de eletrizao e esses trabalhos tinham sido citados por Walsh em defesa de sua opinio. No querendo discutir o assunto sem uma slida base de conhecimentos, Cavendish construiu um modelo em couro do torpedo e adaptou-lhe rgos eltricos semelhantes aos do torpedo real. Aps certificar-se de que obtivera a reproduo exata de todos os fenmenos eltricos causados pelo peixe, convidou vrias testemunhas, entre elas o pr6prio Thomas Ronayne, para observar seu trabalho. Todos acederam ao wnvite e l estavam, naquele dia, para presenciar a experincia com o torpedo artificial. Ficaram completamente satisfeitos com o aparelho e, aps receberem alo

A nahireza do calor comeou a ser asvendada pela gerao de Cmendish. que a atribuiu ao movimenro aias partculas da matria.Antes, muitos acredltmam que o calor e ofno fossem fluidos que se rdetiam no espelho. A b a i r o . t d m e t m em espiral.

guns choques, acabaram aceitando as detalhadas explicaes e demonstraes de Henry: todas as testemunhas viram claramente que os choques recebidos deviam ser de carter eltrico e que isso em nada contrariava as leis e os fatos ento conhecidos sobre a eletricidade. Pouco depois, Cavendish pi >u um artigo, no qual descrevia e exl ra essas experincias. Imediatamente, extinguiram-se as discusses sobre o torpedo. Nada mais havia a dizer.
1

\TEU CONVICTO

Henry Cavendish descendia de uma das mais aristocrticas famlias da Gr-Bretanha. Seu pai, Lorde Charles, era filho de William Cavendish, Duque de Devonshire, e sua me, Anne Grey, quarta filha do Duque de Kent.

Em 1731, Lady Anne foi passar alguns meses em Nice, a fim de se recuperar de uma doena. Foi l, a 10 de outubro de 1731, que nasceu Henry. Ela morreria dois anos mais tarde, logo depois de dar luz a Frederick, o nico irmo de Henry. Por isso, os dois meninos tiveram toda sua formao diretamente orientada pelo pai. iarles Cavendish era um respeitado ista. Em 1727 tornara-se membro ociedade Real de Londres - a alta associao britnica de cin- tendo administrado, posteriore, o Museu Britnico. Interessavarincipalmente por Meteorolc I sido o inventor de dois tipo termmetro, capazes de registrar a maior e a menor temperatura ocorridas num certo intervalo de tempo. Provavelmente, a personalidade cien.

O termmetro registrador de Cavedish (abaixo, um desenho de suas partes frontal e Iaterar) utiliza o lcool como substncia termom6trica. Esse lquido, ao expandir-seou contrair-se com as mudunas de temperatura, move a coluna de mercrio do estreito tubo de vidro. Cavendish calibrou meticulosamente esse instrumento. em 1779, usando,para isso, um termmetropadrbo.

tfica de Lorde Charles influiu decisivamente sobre as inclini6es e o temperamento de Henry. Pouco se conhece de sua Xancia e adolescncia. Aos onze anos, foi enviado escola de Newcombe, em Hackney; mas nada se sabe sobre suas atividades escolares nessa poca. Aos dezoito anos deixou a escola, ingressando na Universidade de Cambridge - que abandonaria quatro anos mais tarde (em 1753), sem tentar obter o diploma. Sua atitude foi movida pela antipatia a certos exames fmais, que abrangiam discus&s de textos religiosos, nos quais eram exigidas respostas ! , rigorosamente ortodoxas. No possuindo qualquer crena e no desejando simular uma falsa convico, Henry preferiu no se submeter a esses exames. TOMANDO-SE CUIDADO, NADA HA A RECEAR Depois de uma curta viagem, o jovem Cavendish decidiu futar-se na casa de seu pai e dedicar-se ao estudo cientfico. Primeiramente tomou-se auxiliar de . Lorde Charles, mas logo iniciou pesqui. sas prprias sobre o calor, que abranA giam, principalmente, observao dos .. . pontos de fuso, dos calores especficos ; e da expanso de corpos aquecidos. . .Grande parte de seus trabalhos nos campos da Qumica e da Eletricidade foi feita nesse perodo. Em 1760, tomou-se membro da Sociedade Real de Londres e, desde ento, passou-a assistir a todas as suas reunies. As quintas-feiras sempre jantava com o presidente e outros membros da .. . entidade, mas nessas ocasies pratica, mente no se pronunciava sobre coisa - alguma - mesmo quando interrogado. , Essa era apenas uma das caracters.?' ticas de sua estranha personalidade: no tinha amigos ntimos e no se relacionava com seus familiares; no frequentava reunies sociais e detestava muiheres; a maior parte de seu tempo, H e ~ y o gastava no seu laboratrio ou na 200 biblioteca, sozinho ou com seu ajudante

Foi provavelmente com esse eudfbmetm de cobre que Cavendishfez algumas de suas r e d e s com gases, que levaram deswberta dn composio da gua, e repetiu a experincia de Priestley e Warlfirenesse campo. Mais tarde. fez um aparelho de vidro, apropria& para experincias quanlifativas.

:i

Richatd. Pouqussimas vezes, em toda sua vida, convidou algum para visit10; a nica vez que foi registrada a presena de outros cientistas em seu iaboratrio foi por ocasio da experincia com o peixe eltrico artificial. George Wilson, seu bigrafo, afirma que "ele quase no tinha paixes.. . Seu crebro parecia ser apenas uma mquina de calcular. . . Para ele, o Universo consistia simplesmente em uma multido de objetos que podiam ser pesados, numerados e medidos; e a vocao para a qual se considerava chamado era justamente a de pesar, numerar e medir tantos objetos quantos conseguisse durante sua vida. . ." O lema da famlia Cavendish era Cavendo Tutus (que significa "tomando-se cuida- . do, nada h a recear"): esta idia parece ter acompanhado Henry durante toda a sua vida Em suas pesquisas ele sempre tomava as maiores precaues, no por hesitao, mas por reconhecer as dificuldades do trabalho de investigao da 1 natureza Abominava o erro como se fosse a transgresso de uma lei. I Foi essa falta de emoges, aliada i ,

.
Cavendish e Lavoisier so considerados os iniciadores dos mtodos quantitativos na Qumica, embora divergissem: o primeiro aceitava a teoria doJio~'stico, que o segundo derrubaria. (Acima, decomposio da gua por Lmoisier.)

'

-.-

Modernamente, a eletdlise da gua - sua decomposiC<opela corrente eltrica 4feita emborcando-sedois tubos de ensaio sobre dois eltrodos ( esquerda), de modo que no eltrodopositivo s i recolhe oxignio e no negativo hidrognio, *-? este em volume duplo. E possvel identflcar o hidrognio desprendido no ' eh5trodo negativo com o auxi7io de uma proveta ( direita) que termina numa , extremidade cmilm: mroximando-se um fosforo aceso. o ps se inflama.

- II

I
I

pacincia e ao mtodo, que permitiu a Cavendish realizar seus estudos de maneira objetiva, quase sem preconceitos, tomando tanto cuidado com as experincias que elas nunca precisavam ser refeitas. Desde 1766, quando publicou seu primeiro trabalho - um estudo de dois gases pouco conhecidos na poca, o hidrognio e o gs carbonico -, manifestou-se em Cavendish a preocupao de tudo pesar e medir. Por isso ele pode ser considerado, juntamente com Lavoisier, um dos introdutores do mtodo quantitativo na Qumica.
A "DESCOBERTA"

DO HIDROGNIO O isolamento e a identificao dos diversos gases como substncias distintas foram um dos maiores avanos da Qumica no sculo XVIII. Um dos primeiros passos importantes nesse sentido foi dado no incio desse sculo, quando Stephen Hales desenvolveu uma "cuba pneumtica", que permitia recolher, isolar e medir a quantidade de gs desprendido pelas substncias aquecidas. Na cuba pneumtica, um recipiente de vidro inicialmente enchido de gua e colocado na vertical, com a boca mergulhada em uma bacia igualmente cheia desse liquido; assim, a presso atmosf rica mantm o frasco cheio de liquido. Hales aquecia diversas substncias em frascos fechados, dos quais saa um tubo curvo que, por dentro da gua, se introduzia no recipiente de vidro da cuba pneumtica. O "ar" produzido por aquecimento - na verdade um gs qualquer, em geral muito diferente do ar atmosfrico - passava pelo tubo curvo e ia encher o referido recipiente, dele expulsando a gua. Assim, o gs desprendido era recolhido e tornava-se fcil medir seu volume. Apesar do grande nmero de observaes que realizou, obtendo quase sempre gases puros, Hales no chegou a 202 reconhecer que essas substncias dife-

riam entre si. Ele aceitava que s houvesse um tipo de ar e que as diversidades de cor, cheiro, inflamabilidade, etc. eram acidentais - devidas a "fumaas, vapores e espritos sulfurosos". Foi em meados do mesmo sculo que Joseph Black iniciou as pesquisas que iriam transformar completamente o conhecimento sobre a natureza dessas substncias. Estudando o gs carbonico - que produzido normalmente na respirao de animais e vegetais ou na queima de substncias orgnicas Black mostrou que esse gs (que chamou de mfmo) podia ser facilmente obtido pelo aquecimento de certas substncias, como a pedra de cal (carbonato de clcio) e a magnsia alba (carbonato bsico de magnsio). Tambm constatou que, quando isso acontecia, as propriedades qumicas dessas substncias slidas mudavam, mas que, unindo-se novamente o gs ao resduo, elas recuperavam suas antigas propriedades. Mostrou, dessa forma, a existncia de um outro "ar", bem diferente do atmosfrico, e aboliu a velha idia de que um "ar" no capaz de tomar parte em rea@s qumicas de qualquer tipo. Alm das descobertas de Hales e Black, na poca de Cavendish tambm se conhecia a existncia de um gs produzido pela dissoluo de fios de ferro em cido sultrico: o chamado "ar inflamvel", pois, mistiirado ao ar, ele se incendiava. No entanto, nada mais s e sabia a seu respeito. Foi Cavendish quem realizou, em 1766, o primeiro es,tudo detalhado sobre o ar inflamvel, sendo, por isso, considerado o seu descobridor. Tendo produzido esse gs - que depois recebeu o nome de hidrognio - a partir de diferentes substncias, recolheu-o em uma cuba pneumtica aperfeioada (que utilizava mercrio ao invs de gua), enchendo com ele vkias bexigas secas de animais. Pesou-as a seguir, conseguindo mostrar que o hidrognio bem mais leve do que o ar. Cavedish atribui-lhe uma

Contemporneo de Cavendish e, portanto, igualmentepreocupado com o estudo do calor,Joseph Blackfoi o primeiro a distinguir entre temperatura e quantidade de calor.

Aps realizar vrias experincias (abaixo. aparelhos usadospelo cientisfa).Black criou o termo "calor latente" para designar o calor que empregado, por exemplo, na transformaodo gelo em gua, sem elevar a temDerafura.Tambm foi umadosdescobridores do calor especfico das substncias.

.. .

! .

,.

substncias orgnicas eram, em grande parte, constitudas por flogstico, visto que praticamente no deixavam resduo ao se queimarem: Acreditava-se tambm que o flogstico contido nos alimentos era libertado no organismo dos animais, aquecendo-os, escapando, a seguir, pela respirao. Como se sabia que tanto a combusto como a vida cessam quando sujeitas, por algum tempo, a um volume limitado de ar, explicavase esse fenmeno pela suposio de que o ar seria capaz de conter apenas uma certa quantidade de flogstico e que, uma vez saturado, ele impediria a queima e a respirao, impedindo a sada do flogstico do combustvel ou do animal. A FALSA INTERPRETAAO Quando se descobriu que uma parte do ar atmosfrico - o oxignio - aliDE EXPERINCIAS CORRETAS -menta melhor a respirao e a combusNa segunda metade do sculo, as to do que o ar comum, e que uma descobertas experimentais a respeito de outra parte - o nitrognio - impede que no ar totalmente viciado pela respirao de animais ou pela queima havia, alm do gs cartnico, um outro "ar", irrespirvel - hoje conhecido pelo nome de nitrognio. Aquecendo xido de mercrio, Priestley obteve um novo "ar" - o oxignio -, constatando tambm que este gs alimentava o fogo e a respirao dos animais melhor do que o ar comum. Estava preparado o caminho para o reconhecimento da composio da gua e da atmosfera Todas essas experincias, no entanto, eram interpretadas erroneamentedevido predominncia da teoria dojiog'stico nos meios cientficos da poca. Segundo esta teoria, haveria uma substncia -o flogstico - que abandona os corpos no momento de sua combusto. Assim, ra. No entanto, no foi isso o que sucedeu. Priestley explicou o fato afirmando que o ar uma substncia simples, mas que pode apresentar vrios graus de flogisticao; a parte do ar que j estava flogisticada - o nitrognio - no poderia, obviamente, receber mais flogstico. A outra parte - o oxignio -, estando deflogisticada e ainda pura, teria, portanto, uma capacidade total de receber flogstico. Priestley no reconhecia os dois gases como substncias distintas. Seria Lavoisier o primeiro a afiumar essa verdade, anos depois. Enquanto isto, os adeptos da tepria do flogstico procuravam descobrir um meio de medir o do ar. Priestley rando xido nitr

comum e 8 410 vezes menor que a da gua - valor no muito'diferente do admitido atualmente. Tambm mostrou que o ar inflamvel tinha sempre a mesma densidade, qualquer que fosse sua origem, e que o mesmo ocorria com o ar futo (gs cartnico); tratava-se, portanto, de substncias dotadas, cada uma, de qualidades caractersticas. Com isso, Cavendish dava um golpe decisivo na concepo de que shavia um "ar", universal e elementar. A importncia desse trabalho foi imediatamente reconhecida e a Sociedade Real agraciou o cientista com a medalha Copley.

204

essa mistura sobre a gua, todo o oxignio inicialmente presente no ar absorvido, podendo-se, dessa forma, medir a poro desflogisticada do ar. Os aparelhos desenvolvidos com esse objetivo e que, segundo essa concepo, destinavam-se determinao do grau de pureza do ar foram denominados "eudimetros" (a palavra grega "eu" significa "bom"). Examinando com o cuidado que dedicava i s suas observaes os diversos tipos de eudimetro, Cavendish mostrou que os resultados. indicados por eles no eram regulares; dependiam de um grande nmero de fatores que no estavam sendo considerados. Em

-demonstrao do carter composto da atmosfera; pensou ter determinado, apenas, que o grau de fiogisticao do ar era constante. A VERDADEIRA NATUREZA DA AGUA Apesar de profundamente convicto da validade da teoria do flogidcov cavendish ajudou a derrub-la uma de suas maiores contribuioes para o advento da nova qumica foram suas u p e rincias sobre a composio do ar, que descreveu em artigo publicado em 1784. Warltire observara que, fazendo-se
en 1904, una audir6rw de cientistas f m o w -enbe os quaisesto Lorde R~ykigh, Mmeoni e Siemens -ouve Sir Jinnes Dewar expor seus trabalhos sobre o hidroginio lquido (ao lado, frascos a vcuo.garrqhs trmicas criadas por ele para conservar os gases liquefeiios) O primeiro a realizar um estudo completo dO hidrognio -denominado ento gs ~ m h v e-foi l Cavendish(em 1766).

do recipiente. Isto a opinio de Pries-

ticao. Cavendish refez a comprovou que tal pura e que ele se produzia mesmo quando os gases iniciais estavam perfeitamente secos. Observou tambm que, quando um certo volume do ar inflamvel queimado com um volume duas e meia vezes maior de ar comum, todo o ar inflamvel desaparece, o mesmo ocorrendo com 1/5 do ar comum: a

parte desflogisticada. Repetindo a expc rincia, desta vez colocando ar inflamvel (hidrognio) em wntato com ar desflogisticado puro (oxignio), Cavendish comprovou que, em propores adequadas, ocorre a produo de gua pura e os gases desaparecem. Essa experincia clssica, na qua pela primeira vez sc: estudou a sntese di gua, veio demonstrar que este Iquid no uma substncia simples. Cavendish, no entanto, no interpretou de maneira correta os resultados obtidos, no imaginou que hidrognio e oxignio so substncias simples, pensando, ao contrrio, que a gua no poderia deixar de ser um dos quatro elementos fundamentais da vida (junto com a terra, o ar e o fogo, conforme afirmavam os filsofos gregos da Antiguidade). Pensou que o oxignio era gua desprovida de ilogstico e o hidrognio gua flogisticada; e que, na unio dos dois, os graus de flogisticao e desflogisticao se compensavam, sendo a gua o elemento capaz de conter os dois gases. Parece, no entanto, que ele adivinhou o um que os oponentes da teoria do flogstico fariam de sua descoberta. Sentiu, como importante defensor dessa doutrina, que lhe cabia evitar isso: no mesmo artigo em que descrevia a experincia, mostrou o modo pelo qual esse fenmeno poderia ser explicado sem utilizar a noo de flogstiw. Ca'vendish antecipava, dessa forma, a teoria de Lavoisier (que combatia o flogstico), e afirmava que a gua "consiste em ar inflamvel unido ao ar desflogisticado". Embora aceitasse a idia de que as duas interpretaes fossem igualmente provveis, ressaltava, porm, que seria muito dificil "determinar por experincias qual delas mais verdadeira; mas como o princpio comumente aceito do flogstico explica todos os fenmenos, pelo menos to bem quanto o de Lavoisier, eu continuo aderindo a ele". Tendo sido informado das experincias de Cavendish, Lavoisier, a princ-

pio, no acreditou que uma mistura de ar inflamvel e ar desflogisticadopudesse se converter em gua. Repetindo a experincia, convenceu-se do fato e foi capaz de dar-lhe a interpretao correta. Por isso, Cavendish divide com ele a honra de haver descoberto a verdadeira natureza da gua. O AR: YMA MISTURA DE SUBSTANCIAS DISTINTAS Quando realizava a experincia da sntese da gua, Cavendish notou que, em alguns casos. esse. liquido se apresentava cido - contendo cido ntrico. Investigando a origem dessa substncia, ele descobriu que, devido fasca eltrica que provocava a reao do hidrognio com o oxignio, uma parte deste ltimo reagia com o nitrognio presente no ar, formando xido ntrico. Este, dissolvendo-se na gua, produzia a acidez observada O r a , a possibilidade de existir uma reao entre esses dois gases contrariava totalmente a teoria do flogistico, pois se o oxignio era simples ar desfiogisticado e o nitrognio ar flogisticado, tratava-se de uma mesma substncia em dois estados diferentes - no se podia, portanto, esperar a formao do bxido ntrico. Mesmo assim, Cavendish continuou suas experincias e mostrou que, em propores adequadas, uma mistura de oxignio com ar comum pode reagir quase inteiramente, restando apenas uma pequena frao (cerca de 11120) do volume inicial, que no pode ser transformada em xido. Estava comprovado que o ar uma mistura de substncias distintas. Alm disso, Cavendish sups que a parte do ar que no reage poderia ser um gs at ento desconhecido. Esta indicao levou suspeita, posteriormente c o n f i a d a , da existncia de novos gases na atmosfera. Mais tarde, Sir William Ramsay, junto com Lorde Rayleigh, descobriria o argnio e os outros gases inertes.

Adiantando-se a Ohm Ifolo), apontado como o pai da deseoberla, Cavendish mostrou que a intensidade com que a eletricidade atravessa um condutor dproporcionai tenso eldtrica que a impulsiona. Depois. usando u m baiana de toro (abaixo, modelo desenhado por Coulomb, em 1785). mediu a densidade da Terra.

Para testar se a lei da atrao e repulso eletrosttica ( direita, foras eletrost&ticasem evidncia) est de acordo com a lei do quadrado do inverso das distncias que rege a airao gravitacional, Cavendish usou dois eletrmetros e duas garrafas de Leyden (nafoto, um exemplar) de igual capacidade. Tal como Coulomb observaria com sua balana de toro. percebeu que no havia desvios.

colocada em dois corpos semelhantes, mas de volumes diferentes, no menor deles a tenso eltrica ser maior do que Ao mesmo tempo que realizava seus no outro. Da mesma forma, se em dois estudos sobre a qumica dos gases, corpos semelhantes a tenso eltrica for Henry Cavendish dedicava-se a muitos igual, o maior deles conter mais eletrioutros assuntos: magnetismo terrestre, cidade. Quando dois corpos eletrizados Eletricidade, Dinmica, Astronomia, so unidos por um condutor, eles acaMeteorolbgia, Matemtica. Cavendish bam ficando com a mesma tenso eltrium exemplo do que se chamava ca. qualquer que seja o ponto ou a "Filsofo Natural" no &ulo XVIII - forma pela qual se faz a unio: as carhomens que se ocupavam com os assun- gas se distribuiro neles conforme suas tos que mais Ihes interessavam, nos v- respectivas capacidades eltricas. rios domnios do conhecimento. CAPACIDADE ELTRICA DOS CORPOS

mento do objeto: se dois corpos semeihantes so unidos por um fio, a carga que cada um armazenar ser proporcional ao seu tamanho. Mediu igualmente a diferena de capacidade entre condutores de formas diferentes e observou que, nesse caso, o material que os constitui no influi em nada. Tambm provou que a carga eltrica se distribui apenas na superfcie externa dos corpos metlicos, no havendo eletricidade alguma na superficie interna de uma esfera oca - por mais fmas que sejam suas paredes e por maior que seja seu grau de eletrizao. A partir dessa observao, constatou que a fora com que as partculas de eletricidade se repelem deve diminuir em proporo ao quadrado da distncia que as separa. Essa foi a primeira determinao precisa da lei das foras entre cargas eltricas. No entanto, como o francs Charles Coulomb publicou antes de Cavendish o resultado de experincias em que chegava s mesmas concluses, a ele atribui-se a determinao dessa lei. Outro importante trabaiho do cienista ingls nesse campo foi a realizao da primeira comparao experimental da facilidade de vrias substncias em conduzir eletricid.ade. Nessa investigao, ele fez vrias descargas eltricas, de mesma intensidade e fora, atravessarem tubos contendo substincias diferentes. Recebendo os choques causados por essas descargas, foi modificando o comprimento ocupado por cada substncia dentro do tubo, at receber choques iguais de todas elas. Concluiu-se, ento, que suas resistncias deveriam ser iguais mas que, naquele momento, o material que conseguisse proporcionar um mesmo choque atravs de uma maior quantidade de matria seria, proporcionalmente, o melhor condutor. Os resultados obtidos por Cavendish nessas experincias so incrivelmt precisos. Ele se adiantava alguns di nios em relao a Ohm, a quem se atribui comumente a descoberta de que a rapidez com que a eletricidade atravessa um condutor proporcional ten-

dissolva carbonatos eforme cave A gota naponla da estalactite

so eltrica que a impulsiona. ~ i e m disso, em seu estudo sobre o torpedo, Cavendish provou que quando vrios condutores so ligados, ao mesmo tempo, a um corpo eletrizado, a descarga no passa apenas pelo que apresenta menor resistncia, mas se distribui entre os vrios condutores; entretanto, a frao que passa em cada um deles tanto maior quanto menor for sua . resistncia.
ERRA

De todas as experiencias realizadas por Cavendish, no entanto, a que lhe trouxe maior fama foi a determinao da densidade da Terra.

Cavendish rgfirmava: "Conheo duasformas prticas de encontrar a densidade da Terra: primeiro, pelo movimento do pndulo e, segundo, enconirando o desvio de um Jiw de prumo na base de uma montanha. tomando as aliitudes meridionais das estrelas. A primeira waneira maisfcil, mas a outra parece bem mais satiSfatria". O aparelho que utilizoufoi orojetado pelo reverendo Michell, que "encontrara um meio de tornar sensvel a atrao das pequenas quantidades de matria': Em suas observaes sistemticas dos desvios magnticos, o cientla usava o vari6me1ro ao lado .Suas notas mostram que ele dava muita importncia repetio das obsewnes com a agulha invertida.para evitar os erros causados pela no coinc&i&cia do e k o magntico com a linha de marcao.

Em princpio, no h grande dificuldade em calcular essa grandeza De acordo com a lei da gravitao de Newton, possvel comparar as massas de dois corpos medindo suas atraes gravitacionais sobre um terceiro objeto. Assim, comparando-se a forqa de atrao da Terra com a atrao gravitacional de um outro objeto de massa conhecida, possvel calcular a massa do planeta terrestre. A maior dificuldade decorre do fato de ser mnima a fora gravitacional de objetos pequenos. Para sua medida, necessrio utilizar uma balana extremamente delicada e impedir que surja algum outro efeito secundrio capaz de perturbar a experincia da fora de atrao. O aparelho empregado por Cavendish nesse estudo, uma balana de toro, no era de sua autoria: fora projetado por John Michell, um sacerdote que morrera antes de poder utiliz-lo. Cavendish montou e aperfeioou o instrumentcn, conseguindo medir a atrao gravitacional criada por uma b l a de chumbo. Depois de fazer correpes para compensar os erros devidos s correntes de ar, efeitos magnticos e outras foras, acabou por concluir que a densidade mdia da Terra 5,45. Atualmente, admite-se que esse valor seja um pouco superior ao calculado por Cavendish: 533. A d i i n a entre as duas cifras, no entanto, menor do que 2%. O VELHO FEITICEIRO A determinao da densidade da Terra foi o ltimo trabalho importante realizado pelo cientista. Nessa poca, ele j se afastara de Londres, mudandw se para Clapham. Vivia cada vez mais isolado, sendo considerado um feiticeiro por seus vuhhos. Os poucos visitantes que entravam em sua residncia descobriam que a moblia e a decorao eram quase exclusivamente compostas de aparelhos cientficos e livros. O andar 212 superior havia sido transformado em

um observatrio astronmico e embaixo havia um laboratrio de Qumica e uma oficina J I prximo dos oitenta anos, Cavendish ainda conservava seu vigor intelectual. Em fevereiro de 1810, no entanto. adoeceu. No dia 24 desse mesmo ms chamou seu criado e anunciou-lhe que ia morrer dentro de poucas horas. Ordenou-lhe que sasse, mas que retomasse dentro de um certo tempo e, caso se c o n f i a s s e sua previso, comunicasse o falecimento a seu herdeiro, Lorde George Cavendish. O criado retirou-se mas, preocupado, violou o desejo de seu patro e voltou ao quarto do doente. Este censurou* e pediu-lhe que obedecesse ordem recebida Desta forma, retomando ao quarto na hora marcada, constatou que Hawy Cavendish realmente estava morto. Se, durante sua vida, os trabalhos que divulgara j eram elogiados em todo o mundo, a admirao dos meios ciendricos cresceu ainda mais quando se verificou que os artigos publicados por Cavendish formavam apenas uma pequena parte de seus estudos; a maioria permanecia indita, em manuscritos guardados por seus parentes. Logo que esses manuscritos comearam a ser examinados, notou-se que Cavendish havia se adiantado muito a seus contemporneos e que, por no divulgav seus resultados, havia furtado cincia do sculo XVIII uma evoluo mais rpida Cavendish, porm, pouco se importava com o julgamento e a opinio de seus colegas e era completamente indiferente fama cientfica. Nunca se apressou em divulgar suas investigaes; mesmo as que foram publicadas permaneceram antes engavetadas por anos, e s foram expostas como uma especial concesso aos outros cientistas. Ele fazia suas pesquisas por puro prazer pessoal. Porm, seja qual for a avaliao que se faa da personalidade de Henry Cavendish, um fato C inegvel: como cientista, ele foi uma das fauras mais notveis de seu temw.

F.'
CAVENDISH

: &c

~ m o
DAS

(de cima para baixo, da esquerda para a direital

Henrv e-s o dee'~Zs Trimano baseado numa , Cavendish. ~ - -e n h ~~-aquarela de William Alexander. pertencente 80 Museu Britanico. Esta ltima. parece ser o Unico retrato aut8ntico do cientista. PBg. 198 Uma experincia na Academia delCimento. leo de Gaspam Manellini. Tribuna di Galileo. Florenca. Foto Scala - Florena. Termmetro em forma de espiral da Academia dei Cimenlo. Museu de Hist6ria da Cincia. Florena. ' Foto Carlo Bevilacqua - Milo. Pdo. 199 - Frente e verso do terrnmet~re&tndo por ~vendish. Gravura extrada da obra de George Wilson A vida do Honor6vel Henr) Cavendish. Londres (1850. Foto Ronan Picture Libraw. P6g. 200 - C6pia do eudibmetro de cobre que penenceu a Cavendish. aparelho que criou por volta de 1780 para testa- --res com gases. Foto The Science Museum - Londres. PBO. 2 0 1 - Decomposico da Igua efetuda por Lavoisier. Gravura de E. Wormser. que consta de suasobrascompletas (Tomo 11. Pr.llll. Fota Museiirn - Miininsic . . . . Oeiitschas ----. - A eletrblise da Igua. rua decomposido nos elementos gasosos: hidrognio e oxi@nio. Foto Carlo Bevilacqua - Milao. Verificado da presenca de hidrognio sobre um e16trodo 1 negativo. usando uma pmveta que termina por um tubo estreito e aproximando a esta um f6sloro aceso. Foto Cario Bevilacqua Milao. PBo. 203 I)' - Joseph Black. 6100de Manin. Scottish National Ponrait Gallerv. Fota Tom Seatt. Aparelhosde Joseph Black. no Roval Scottish Museum. Edimburgo. Foto Tom Scott. Pdg. 205 1 - Sir William Ramsay. Foto The Science Museum -Londres. Sir John William Strutt. Baro Rayleigh. Desenho publicado na
~ ~ ~~ ~~~ ~ ~ ~

1 .:

-~~

1 p

'

Institution: Sir James Dewarexpde sobre o hidrognio liquido. Foto Michael Holford. Conesia: Royal Inglitution - Londres. PBg. 207 Antigas wrrafas a vdcuo de Dewar (gafiafa t6rmical. Foto Michael Holford. Conesia: Royal Institution-Londres.

I 1
I

Foras eletrost8ticas colocadas em evidncia. Palais de Ia Dcouvene. Paris. Foto RousseadSnark Intemational. PBg. 2 1 o Estalactite. Foto Bruce RobertdRapho Guillumette. PBg. 2 1 1 Cavendish executando sua experiancia para medir a densidade da Terra. Foto Mondadoripress. Varibmelro magn6tico usado por Cavendish no curso de suas obsewacdessistemticas sobre declinaHes mapn4ticas. Foto Michael HolfordlThe Science Museum - Londres.

I
'

S~NTESE DA GUA

O S CIENTISTAS maerm-tFm
A -

CAVENDISH
.'

SlNTESE DA&UA

'a

Вам также может понравиться