Вы находитесь на странице: 1из 4

DISTANCIAMENTO BRECHTIANO: uma proposta para o teatro e para a educao Alexandra Marinho de Oliveira1 Centro Federal de Educao Tecnolgica

do Cear (CEFETCE) Palavras-chave: efeito-V, ensino mdio, Bertolt Brecht


Existem muitos artistas dispostos a no fazer arte apenas para um pequeno crculo de iniciados, que querem criar para o povo. Isso soa democrtico, mas, em minha opinio, no totalmente democrtico. Democrtico transformar o pequeno crculo de iniciados em um grande crculo de iniciados. Pois a arte necessita de conhecimentos. A observao da arte s poder levar a um prazer verdadeiro, se houver uma arte da observao. Assim como verdade que em todo homem existe um artista, que o homem o mais artista dentre todos os animais, tambm certo que essa inclinao pode ser desenvolvida ou perecer. Subjaz arte um saber que um saber conquistado atravs do trabalho Brecht apud Koudela, 2007: 110.

Este trabalho

fez parte do curso de Especializao em Arte Educao no Centro

Federal de Educao Tecnolgica do Cear, tendo sido apresentado e defendido como monografia de concluso em maro de 2008, sob orientao da Profa. Francimara Nogueira Teixeira (CEFETCE). O tema desta pesquisa surgiu com base em algumas indagaes. Tais perguntas tm origem em minha experincia como atriz, diretora e professora. Como utilizar a linguagem do distanciamento brechtiano nas aulas de teatro e construo de um espetculo? influncias desta prtica na vida escolar e social dos alunos? desenvolver a pesquisa. Durante minha breve trajetria como arte-educadora, surge uma idia, o desafio de sistematizar uma metodologia de ensino de teatro baseada no distanciamento brechtiano. Esse desafio teve sua primeira experincia na escola em que realizei a prtica descrita nessa pesquisa, onde apresento como proposta metodolgica uma srie de exerccios para serem realizados por no-atores, como foi o caso dos alunos de Ensino Mdio que orientei. O teatro pico apresenta o distanciamento brechtiano como uma de suas ferramentas. Segundo Brecht distanciar um acontecimento ou um carter significa antes de tudo retirar do acontecimento ou do carter aquilo que parece bvio, o conhecido, o natural, e lanar sobre eles o espanto e a curiosidade. (Brecht apud Bornheim, 1992:243). Definir uma metodologia de trabalho com teatro em escolas tambm saber no que implica tal escolha. Sendo assim, escolhi a linguagem do distanciamento brechtiano para ser trabalhada junto aos alunos por achar que, baseada nela, possvel atingir o desenvolvimento do pensamento crtico e reflexivo do aluno. Outras pesquisas relacionando a educao e o
1

Quais as

Quais so as formas de

comunicao entre mim e o grupo? Com base nestas questes tive o impulso inicial para

Especialista em Arte Educao no Centro Federal de Educao Tecnolgica do Cear (CEFETCE), graduada em Letras (UERJ) e formada pela Casa das Arte de Laranjeiras (CAL/RJ). Professora do Curso Superior de Artes Cnicas no Centro Federal de Educao Tecnolgica do Cear (CEFETCE).

distanciamento brechtiano j foram realizadas, principalmente por Koudela e no campo da Pedagogia do Teatro, apresentando bons indicativos e exemplos dessa prtica. Para tal, investiguei nos escritos tericos de Bertolt Brecht e nos seus comentadores elementos pertinentes construo de uma metodologia de trabalho com alunos do Ensino Mdio, definindo o conceito de distanciamento e os relacionados a ele e analisando a teoria do Modelo de Ao e das Cenas de Rua propostas por Brecht. No que se refere prtica com o Grupo A2, analisei questionrios e formulrios, observei e registrei o processo de ensaio, montagem e apresentao do grupo com o espetculo S Eles o Sabem, analisei os resultados dos exerccios e discuti questes tericas ligadas ao efeito do distanciamento brechtiano; alm de analisar as transformaes que o grupo sofreu com o processo. Permaneci dois anos junto ao Grupo A e neste perodo realizei uma pesquisa participante por um ano. Analisei o processo de trabalho tendo em vista o efeito do distanciamento, pois acredito que as tcnicas teatrais concebidas por Bertolt Brecht tm um valor inestimvel no desenvolvimento e surgimento do aluno-ator consciente de seus atos, reflexivo e ativo. Segundo Teixeira, os efeitos-V so um dos meios artsticos que o teatro pico dispe para distanciar o espectador dos acontecimentos representados. Seu emprego condio indispensvel para que no se estabelea entre palco e platia nenhuma espcie de magia, de campo hipntico. (2003:69) com base nesta posio ativa do espectador que a experincia brechtiana na escola se torna duplamente produtiva, para o ator e para o espectador, enfim, para todos os alunos. Esta pesquisa busca entender as conseqncias da utilizao de uma tcnica teatral no campo escolar. Logo, necessitei de referenciais em duas reas distintas: no teatro e na educao. Gerd Bornheim fala sobre a constante inquietao brechtiana com excelncia em Brecht: a esttica do teatro, afirmando que Brecht o autor que conseguiu problematizar a totalidade dos aspectos da sempre instvel aventura teatral (1992). Fernando Peixoto contribui para o entendimento da obra brechtiana com suas tradues e artigos. E, finalmente, Ingrid Koudela, faz uma clara relao da teoria com a prtica teatral brechtiana. Marcelo Backes rene em seu caderno Ponto & Vrgula uma rica discusso acerca do Efeito-V e a educao do espectador obrigado a assumir posio crtica ao ter o poder de julgar a ao representada (1998). Visando enriquecer o debate no aspecto poltico, recorri a Istvn Mszros (2005), que se questiona na introduo de A Educao para Alm do Capital: Qual o papel da educao na construo de um outro mundo possvel? Como construir uma educao cuja principal referncia seja o ser humano? Como se constitui uma educao que realize as transformaes polticas, econmicas, culturais e sociais necessrias? Augusto Boal (2005) e Viola Spolin (2003) tambm representam uma fonte imprescindvel na interseo entre teatro e educao, com suas propostas de jogos e exerccios para atores e no-atores.
2

Ao longo da pesquisa chamarei o grupo de Grupo A

O objetivo principal desta pesquisa foi criar uma proposta de passo-a-passo de aulas, uma metodologia de trabalho para aulas de teatro com base na teoria e prtica do distanciamento brechtiano. Inclui, tambm, uma introduo teoria stanislavskiana acompanhada de exerccios prticos, acreditando que a teoria de Stanislavski essencial ao entendimento terico e prtico do distanciamento brechtiano. A proposta, apresentada como concluso do trabalho, contempla oitenta horas de trabalho. No passo-a-passo as aulas foram divididas em funo das separaes enunciadas no captulo terico, porm, podem ser realinhadas e at mesmo realizadas individualmente conforme o objetivo da aula ou do educador. A seguir, tomemos duas aulas como exemplo.
- Aula 30 30.1 Exerccio do impedimento3: um aluno pratica uma ao que expresse uma atitude, fundamentada num desejo ou necessidade. Em duplas, tentam praticar a mesma atitude, mas so impedidos por algum por um gesto e, em seguida, repetem a ao e so interrompidos por um discurso. Depois de argumentos apresentados, acatar o impedimento. Conformar-se com o impedimento. No se conformar com o impedimento, mas no demonstrar de modo cabal. No se conformar com o impedimento e demonstrar o descontentamento (atravs de trs atitudes, inicialmente separadas: gesto corporal, mscara facial, fala, ao e/ou declarao a algum = gestus). Objetivo: chegar ao gestus. A atitude precisa ser explicitada, demonstrada e trocada com algum. 30.2 Para a prxima aula: cada aluno deve trazer um objeto relacionado ao personagem que representa na pea. - Aula 31 31.1 Aquecimento Corporal: exerccios de alongamento. 31.2 Aquecimento Vocal. 31.3 Exerccio de passagem de objetos na roda em trs etapas: cada aluno apresenta seu objeto ao restante da roda. Em silncio todos observam os objetos na roda. Os objetos so passados em sentido horrio para o aluno que est ao seu lado. O aluno realiza o gesto divido em trs momentos: primeiro, quando recebe, segundo, quando mostra o objeto na roda, e terceiro, quando volta o objeto para si. O gesto , segundo Benjamim, um elemento de uma atitude. Por meio da interrupo, o gesto tem um comeo e um fim passveis de serem fixados individualmente (...) a atitude, enquanto tal, se encontra na corrente viva. (KOUDELA, 2007:103) 31.4 Leitura e discusso do texto sobre Gestus Social.(KOUDELA, 2007:103)

As aulas exemplificadas partem de exerccios prticos at as discusses tericas acerca do conceito de gestus social. No perodo de observao do grupo, tivemos boas e ms experincias, no tivemos medo de errar, de nos entregarmos completamente ao trabalho. Superamos inumerveis obstculos e tentamos ultrapassar as tradicionais dificuldades que um grupo de teatro sofre, assim como falta de tempo de ensaio, de local para ensaiar, de equipamentos essenciais, de silncio, de concentrao, de quorum, enfim, muitas faltas e alguns excessos tambm, como os
3

MATE, Alexandre. A Formao do Ator pico numa Abordagem Prxica. Curso ministrado por Alexandre Mate e integrantes do Canhoto Laboratrio de Artes da Representao em 2005.

de cobranas. De todas as experincias que tivemos, tentei, nesta proposta, chegar a um modelo ideal, fruto de todas as experincias vivenciadas por ns neste perodo. Referncias Bibliogrficas BRECHT, Bertolt. Teatro dialtico. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1967. ______ . Escritos sobre teatro. Barcelona: Alba Editorial, 2004. ______ . Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. BORNHEIM, Gerd. Brecht: a esttica do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992. DESGRANGES, Flvio. A pedagogia do espectador. So Paulo: Hucitec, 2003. KOUDELA, Ingrid. Um vo brechtiano. So Paulo: Perspectiva, 1992. ______ . Texto e jogo. So Paulo: Perspectiva, 1999. ______. Brecht na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva, 2001. ______. Brecht: um jogo de aprendizagem. So Paulo: Perspectiva, 2007. PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. TEIXEIRA, Francimara. Prazer e crtica: o conceito de diverso no teatro de Bertolt Brecht. So Paulo: Annablume, 2003.

Вам также может понравиться