Вы находитесь на странице: 1из 10

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

unesp
1. OBJETIVOS: 1.1. Objetivo geral

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATRIO DE HIDRULICA GERAL


ENSAIO DE BOMBAS HIDRULICAS

Conhecer o comportamento das bombas atravs de sua curvas caractersticas. 1.2. Objetivo especfico Montar as curvas caractersticas de uma bomba centrifuga. 2. INTRODUO TERICA 2.1. Mquinas de fluxo So aquelas em que um fluido proporciona ou absorve a energia trocada pela mquina. As mquinas de fluxo podem ser classificadas como indicado na seguinte figura:

Figura 1. Classificao das mquinas de fluxo. 2.2. Mquinas trmicas So aquelas em que a massa especifica do fluido varia apreciavelmente durante seu fluxo pelo interior da mesma. Exemplo: turbina a gs, turbina a vapor, compressor e outros. 2.3. Mquinas Hidrulicas So aquelas em que desprezvel a variao da massa especifica do fluido durante seu fluxo pelo interior da mesma. Exemplo: ventiladores, bombas hidrulicas, turbinas hidrulicas, roda hidrulica, bombas alternativas, etc. As mquinas Hidrulicas podem se classificadas em: Turbomquinas e Mquinas Volumtricas. 2.3.1. Turbomquinas hidrulicas

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

So mquinas nas quais o movimento do fluido executado por foras que se desenvolvem na massa fluida em conseqncia da rotao de uma pea interna (ou conjunto de peas) dotados de ps chamado rotor. As turbomquinas podem ser classificadas em: Motrizes: nelas o fluido cede trabalho s paredes slidas. Exemplo: turbina hidrulica, roda hidrulica. Operatrizes: nelas as paredes slidas cedem trabalho ao fluido. Exemplo: bombas, ventiladores. 2.3.2. Volumtricas ou de deslocamento positivo Nestas mquinas a transferncia de energia feita por variaes de volume que ocorrem enquanto o fluido esta confinado completamente numa cmara ou passagem. As mquinas volumtricas podem ser classificadas em: Motrizes: O fluido cede trabalho s paredes solidas. Exemplo: motor hidrulico. Operatrizes: nestas mquinas as paredes slidas cedem trabalho ao fluido. Exemplo: bombas de rolos, de palhetas, de engrenagens e outras. 2.4. Bombas So mquinas hidrulicas operatrizes que fornecem energia ao liquido com a finalidade de transport-lo de um ponto a outro. Normalmente recebem energia mecnica e a transformam em energia cintica e de presso ou em ambos. 2.4.1. Classificao Como as mquinas hidrulicas, as bombas tambm podem ser classificadas em dois grandes grupos: Turbobombas: nestas o fluido impulsionado pelas ps mveis de um rotor. Segundo a direo do fluxo elas podem ser: centrifugas, axiais e mistas.

Figura 2. Turbobomba Bombas volumtricas ou de deslocamento positivo: o fluido impulsado pela diminuio do volume numa cmara ou passagem. As Bombas de deslocamento positivo podem ser subi classificadas em: em alternativas (de embolo) e rotativas, chamadas de rotoestticas.

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

Figura 3. Bombas volumtricas 2.4.2. Grandezas caractersticas da bomba A determinao do ponto de trabalho, isto , vazo, carga, potncia consumida e rendimento de uma bomba operando em um sistema, funo das caractersticas da bomba e do sistema. Assim torna-se necessrio aprofundar nosso conhecimentos sobre as caractersticas da bomba e do sistema. Para as seguintes definies usaremos a Fig. 4.

Figura 4. Sistemas de bombeio - Altura til de elevao (H) a energia por unidade de peso que o lquido adquire em sua passagem pela bomba. Seu valor calculado aplicando-se a equao de conservao de energia entre a entrada e sada da bomba.

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

P P V 2 V12 H= 2 1+ 2 + ( Z2 Z1) 2.g H P1 P2 V1 V2

(1)

: Altura til de elevao [m] : Presso na entrada da bomba [Pa] : Presso na sada da bomba [Pa] : Velocidade na entrada da bomba [m/s] : Velocidade na sada da bomba [m/s] : Peso especifico do fluido [N/m3] : Acelerao da gravidade [m/s2]

Z2 Z1 = 0, (energia potencial), normalmente nas bombas o termo da energia cintica tambm desprezvel. Ento a Eq. (1) fica: P P H= 2 1 A altura til especificada nos catalogo dos fabricantes, em forma de curvas Q vs H. (2)

Figura 5. Curva caracterstica da bomba. - Altura disponvel de elevao (Hd) a variao final de energia por unidade de peso do liquido bombeado, ao passar este do reservatrio de suco para o de descarga. Seu valor calculado aplicando-se a equao de conservao de energia entre os reservatrios de suco e de descarga. Hd = Hd Ps Pd Vs Vd Z
2 Ps Pd Vs2 Vd + +z 2.g

(3)

: Altura disponvel de elevao : Presso na suco do sistema [Pa] : Presso na descarga do sistema [Pa] : Velocidade na suco do sistema [m/s] : Velocidade na descarga do sistema [m/s] : Diferena de nveis entre a descarga e a suco [m]

Para cada sistema de bombeamento a altura disponvel representada em forma de curvas Q vs H. do sistema.

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

Figura 6. Curva caracterstica do sistema de bombeamento. O ponto de trabalho o ponto onde se interceptam as curvas do sistema e da bomba.

Figura 7. Ponto de trabalho da bomba - Potncia til P P = .Q.H u P Q : Potncia til da bomba [W] : Vazo volumtrica [m3/s] (4)

- Potncia motriz Pm a potncia mecnica que a mquina motriz entrega bomba. Geralmente a mquina motriz um motor eltrico, a potncia entregue por um motor de corrente continua calculado como: Pm = m .V.I. Pm V I m : Potncia motriz [W] : Tenso [V] : Corrente [A] : Eficincia do motor (5)

- Rendimento da bomba a relao entre a potncia til (potncia fornecida pela bomba ao liquido) e a potncia motriz (potncia cedida bomba pelo motor)

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

P = 100 u Pm

= 100

.Q.H u Pm

[%]

(6)

: Rendimento da bomba.

2.4.3. Curvas caractersticas da bomba As curvas caractersticas da bomba so os grficos: HxQ, PxQ, e xQ, estas curvas so plotadas num grfico com eixos Q e H. A curva da altura til (HxQ) obtida em forma direta. A curva da potncia construda indicando-se os valores de Q e H de diversos pontos com o mesmo rendimento, estes valores so plotados na curva HxQ, unindo estes pontos se obtm uma curva de potncia constante, repetindo varias vezes este procedimento se obter varias curvas de potncia constante. A curva de rendimento (xQ) se construi da mesma forma que a curva de potncia.

Figura 8. Curvas HxQ e xQ da bomba. 2.4.4. Medida da vazo com vertedores Os vertedores so medidores que servem para medir vazo. Eles podem ter diferentes geometrias. Podem ser horizontais de largura plena, horizontais de largura parcial, e em V. Na presente experincia ser utilizado um vertedor horizontal de largura plena como o apresentado na Fig. 9. A vazo medida com um vertedor pode ser obtida com as seguintes frmulas. Q= onde: 2 2.g .Cd .L.h e3 / 2 3 (7)

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

C d = 0,602 + 0,075 h e = h + 0,001 Cd L he h p

h p

(8) (9)

: Coeficiente de descarga : Largura do vertedor [m] : Altura da lmina dgua corrigida [m] : Altura da lmina dgua [m] : Altura do vertedor [m]

Figura 9. Vertedor horizontal de largura plena 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1. Descrio dos equipamentos: Os equipamentos usados na experincia so apresentados na Fig.10. 3.2. Descrio da experincia: Para a realizao da experincia, so fixadas faixas de rotao, alterando a corrente fornecida ao motor eltrico que movimenta bomba. Para cada faixa de rotao so variadas as alturas de elevao e as vazes, abrindo e fechando as vlvulas instaladas na tubulao. Para estabelecer uma faixa de rotao determinada se fixa um valor de corrente. Posteriormente se liga o motor com as vlvulas registro fechadas (Q= 0) e se medem as presses na entrada e na sada da bomba p 1 e p2 (ponto de shut-off). Em seguida aberta a vlvula de gaveta e se medem: as presses na entrada e na sada da bomba, a intensidade da corrente eltrica do motor e a altura da lamina de gua. O processo de abrir a vlvula e tirar as medies repetido quatro vezes. Para estabelecer uma nova faixa de rotao, se fixa um novo valor a corrente de alimentao ao motor e se repete tudo o procedimento anteriormente descrito. A experincia deve ser realizada com 4 faixas de rotao, isto quer dizer que a tenso da corrente eltrica ser fixada 4 vezes. As grandezas a serem requeridos so os correspondentes vazo, altura til de elevao, potncia motriz, e rendimento da bomba. Estas sero calculadas com os valores medidos na experincia.

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

Figura 10. Equipamentos do experimento 3.3 Tabela de medidas


Ensaio Rotao [RPM] Tenso [V] Intensidade de corrente [A] Presso de suco [mmHg] Presso de descarga [kgf/cm2] Altura da lamina de gua [mm]

1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 4 4 4 4 4

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

3.3. Clculos Dados: m p L = 0,90 = 0,56 = 0,39

A vazo pode ser calculada com as Eqs. (7), (8) e (9). Calcular a altura til de elevao com a Eq. (2) A potncia motriz pode ser calculada com a Eq. (5) A potncia til pode ser calculada com a Eq. (4). O rendimento da bomba calculado com a Eq. (6). 4. Resultados 4.1. Tabela de resultados Apresentar os resultados dos clculos em tabelas. 4.2. Grficos Com os dados da tabela de resultados, e seguindo o procedimento para a construo das curvas caractersticas da bomba, descrito na seo 2.4.3, construir para as diferentes rotaes os grficos:

HxQ PmxQ xQ

5. Comentrios e Concluses O aluno deve fazer os comentrios e as concluses correspondente experincia. 6. Recomendaes Fazer as sugestes que creia conveniente para melhorar a experincia.

SEN 4002- LABORATRIO DE HDRULICA GERAL DEPARTAMENTO DE ENERGIA


-

PROF. LUIZ ROBERTO CARROCCI

7. Referncias bibliogrficas FOX, R. W. Introduo Mecnica dos Fluidos. Rio de Janeiro: LTC, 2001. 504 p. KSB, Manual de Treinamento: Seleo e Aplicao de Bombas Centrfugas.Centro de Treinamento da KSB, 2003. 229p. MACINTYRE, A.J. Bombas e Instalaes de Bombeamento. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997.782 p. MATAIX, C. Mecnica de Fluidos y Maquinas Hidrulicas. Mxico: Harla, 1970. 582 p. MATTOS, E.E. Bombas Industriais. 2. Ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. TORREIRA, R.P. Bombas Vlvulas e Acessrios. So Paulo: Torreira, 1996. 724p.

Вам также может понравиться