Вы находитесь на странице: 1из 6

Eixo 1 VIDA E AMBIENTE CAPACIDADES 1.

.1 Estabelecer relao entre troca de calor e mudanas de estados fsicos da gua para fundamentar explicaes acerca do ciclo da gua. 1.2 Comparar diferentes misturas na natureza identificando a presena da gua, para caracteriz-la como solvente. 1.3 Identificar os processos de captao, distribuio e armazenamento de gua e os modos domsticos de tratamento da gua fervura e adio de cloro relacionando-os com as condies necessrias preservao da sade. CONTEDOS / CONCEITOS GUA: Estados Fsicos Mudanas de estado. Caractersticas A distribuio da gua doce no Planeta A gua que bebemos 1 2

4 ANO 3 4

Processos de captao, distribuio e armazenamento da gua. Processo de tratamento da gua. Processos de despoluio e reutilizao da gua. Conservao da gua Poluio.

1.4 Compreender a importncia dos modos adequados de destinao das guas servidas para a promoo e manuteno da sade. 1.5 Reconhecer a importncia da gua na natureza como bem finito (preservao).

1.6 Comparar solos de diferentes ambientes relacionando suas caractersticas s condies desses ambientes para se aproximar da noo de solo como componente dos ambientes integrados aos demais.

SOLO: Formao Caractersticas do solo Composio do solo Minerais

1.7 Caracterizar tcnicas de utilizao do solo nos ambientes urbano e rural, identificando os produtos desses usos e as conseqncias das formas inadequadas de ocupao.

Tcnicas solo.

de

Utilizao

do

1.8 Estabelecer comparao de diferentes tipos de solo para identificar suas caractersticas comuns: presena de gua, ar, areia, argila, matria orgnica.

Tipos de solo Propriedades Utilizao

1.9

Estabelecer relao entre o solo, a gua e os seres vivos nos fenmenos de permeabilidade, fertilidade e eroso.

O solo e os seres vivos

1.10 Reconhecer o ar como elemento da natureza que ocupa espao. 1.11Reconhecer as suas propriedades.

AR: Caractersticas do Ar Propriedades do Ar

1.12 Identificar os gases que compem o ar e a importncia deles para a vida do planeta. 1.13 Identificar as situaes de poluio do ar, suas conseqncias e as medidas para a sua reduo. 1.14 Reconhecer a importncia da camada de oznio para a preservao da vida e sade dos seres vivos e as conseqncias da emisso de gases poluentes na atmosfera.

Composio do Ar. Poluio do ar. Conseqncias da Poluio e Medidas de Reduo. A Camada de Oznio Funo / Consequncia da poluio do ar na atmosfera. O efeito estufa e a vida na Terra O efeito estufa aquecimento global. O ar em movimento. e o

1.15 Compreender o efeito estufa enquanto processo natural benfico para a vida na terra. 1.16 Relacionar o efeito estufa com o processo contnuo de aquecimento global e suas conseqncias. 1.17 Compreender o ar em movimento e seus efeitos. 1.18 Reconhecer o ar como fonte de energia e os processos para a sua utilizao. 1.19 Estabelecer relaes de dependncia entre os seres vivos em diferentes ambientes.

Ar, fonte de energia.

SERES VIVOS: Os seres vivos e a cadeia alimentar. As plantas / Caractersticas Partes da planta Fotossntese Espcies Habitat

1.20 Estabelecer relao de dependncia entre a luz e os vegetais (fotossntese), para compreend-los como iniciadores das cadeias alimentares.

1.21 Reconhecer a diversidade de hbitos e comportamentos dos seres vivos relacionados aos perodos do dia e da noite e disponibilidade de gua.

Hbitos e comportamentos dos seres vivos. Mundo Animal e Vegetal

1.22 Comparar as condies do solo, do ar, da gua e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem.

Condies do solo, do ar e da gua e a diversidade de seres vivos.

1.23 Caracterizar espaos do planeta possveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condies de qualidade de vida.

A vida no Planeta. Espaos homem. ocupados pelo

Qualidade de vida

1.24 Interpretar informaes de diferentes fontes sobre transformaes nos ambientes provocadas pelo homem e o risco da extino de espcies. 1.25 Identificar e compreender as relaes entre solo, gua e seres vivos nos fenmenos de escoamento da gua, eroso e fertilidade dos solos, nos ambientes urbano e rural. 1.26 Caracterizar causas e consequncias da poluio da gua, do solo, do ar.

A atuao do homem na depredao ambiental e extino das espcies. Relao solo, gua e seres vivos. Fenmenos escoamento da gua, eroso e fertilidade. Consequncias da poluio do solo, do ar, da gua na vida no Planeta.

1.27 Reconhecer as principais formas de poluio e outras agresses ao meio ambiente da regio em que a escola est localizada, identificando as principais causas e relacionando-as aos problemas de sade local.

Verificando o entorno: .Poluio e Degradao Ambiental .A sade nesses ambientes

1.28 Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservao ambiental. 1.29 Reconhecer o lixo como fator de degradao ambiental, suas consequncias e possibilidades de recuperao dos espaos degradados e de reutilizao dos materiais do lixo.

Reciclagem ambiental. Lixo

conservao

Degradao ambiental. Recuperao degradados. de espaos

1.30 Caracterizar materiais reciclveis processos de reciclagem do lixo.

Tratamento e Reciclagem .Coleta Seletiva .A vida nos lixes . Catadores de lixo

1.31 Reconhecer o saneamento bsico como tcnica que contribui para a qualidade de vida e a preservao do meio ambiente.

Saneamento bsico qualidade de vida.

1.32 Relacionar queimadas morte dos


seres vivos e do solo e, consequentemente, perda da fertilidade.

As queimadas conseqncias.

suas

Вам также может понравиться