Вы находитесь на странице: 1из 3

PLSTICO

Sua Histria O primeiro plstico sinttico foi desenvolvido no incio do sculo XX, e registrou um desenvolvimento acelerado a partir de 1920. Este material, relativamente novo se comparado a outros como o vidro e o papel, passou a estar presente em grande parte dos nossos utenslios.

Composio O plstico vem das resinas derivadas do petrleo e pertence ao grupo dos polmeros (molculas muito grandes, com caractersticas especiais e variadas). A palavra plstico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado. Alm disso, uma importante caracterstica do plstico manter a sua forma aps a moldagem.

FIQUE POR DENTRO: A praticidade e a resistncia do plstico tornaram este material um dos mais usados no mundo. No Brasil eles j representam cerca de 20% dos resduos, e acredita-se que sua utilizao e conseqentemente seu descarte aumentem ainda mais nos prximos anos. s vezes usamos embalagens de mais para produtos de menos: alguns produtos vm com excesso de embalagens plsticas. Fiquem atentos! Na reciclagem do plstico os produtos finais normalmente no so usados na indstria de alimentos para evitar algum tipo de contaminao. No caso do PET, um dos plsticos mais usados e com crescentes ndices de reciclagem, 41% do volume reciclado transformado em fio de polister para a produo de tecidos.

Tipos de Plsticos Existem muitos tipos de plsticos. Os mais rgidos, os fininhos e fceis de amassar, os transparentes, etc. Eles so divididos em dois grupos de acordo com as suas caractersticas de fuso ou derretimento: termoplsticos e termorrgidos. Os termoplsticos so aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam slidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido vrias vezes. Correspondem a 80% dos plsticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno. Os termorrgidos ou termofixos so aqueles que no derretem quando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilizao atravs dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rgido. Em alguns casos, estes materiais podem ser reciclados parcialmente atravs de moagem prvia e incorporao no material virgem em pequenas quantidades, como ocorre com os elastmeros (borracha).

Plsticos

Tipos PET - (polietileno tereftalado)

PEAD - (polietileno de alta densidade)

Aplicaes Frascos de refrigerantes, produtos farmacuticos, produtos de limpeza, mantas de impermeabilizao e fibras txteis, etc; Embalagens para cosmticos, frascos de produtos qumicos e de limpeza, tubos para lquidos e gs, tanques de combustvel para veculos automotivos, etc;

V ou PVC - (policloreto de vinila)

TERMOPLSTICOS

PEBD - (polietileno de baixa densidade)

PP - (poliproprileno)

PS (poliestireno)

OUTROS

Frascos de gua mineral, tubos e conexes de encanamento, calados, encapamentos de cabos eltricos, equipamentos mdico-cirrgicos, esquadrias e revestimentos, etc. Embalagens de alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, lonas agrcolas, filmes flexveis para embalagens e rtulos de brinquedos, etc; Embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, seringas descartveis, equipamentos mdico-cirrgicos, fibras e fios txteis, utilidades domsticas, autopeas (pra-choques de carro); Copos descartveis, placas isolantes, aparelhos de som e tv, embalagens de alimentos, revestimento de geladeiras, material escolar; Plsticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomsticos, corpos de computadores;

Plsticos TERMORRGIDOS

Tipos Aplicaes PU - Poliuretanos, EVA Solados de calados, interruptores, peas Poliacetato de Etileno Vinil etc industriais eltricas, peas para banheiro, pratos, travessas, cinzeiros, telefones e etc.

Reciclagem Para facilitar a reciclagem dos diferentes tipos de plstico foram criados cdigos numricos e abreviaes como apresentados no quadro acima. Muitos fabricantes j esto incluindo estes cdigos em seus produtos. RECICLAGEM ENERGTICA - O plstico queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvo e prximo ao produzido pelo leo combustvel) que aproveitado na forma de energia. Porm, esta prtica resulta em emisso de CO 2, agravando ainda mais o efeito estufa e emisso de dioxinas, que so compostos altamente txicos. RECICLAGEM QUMICA - O plstico sofre reaes qumicas e, portanto, se transforma em outro tipo de plstico que ento poder ser utilizado na indstria. Ex: reciclagem do PET para a produo de resina de polister, usada na fabricao de fibras para a confeco de roupas. RECICLAGEM MECNICA - no Brasil, a mais utilizada; mais barata e mantm uma boa qualidade do produto. Os plsticos so submetidos a processos fsicos (ex:polietileno, polipropileno).

Plsticos reciclveis Plsticos no reciclveis Embalagem de Alimento (margarina, leo) Espuma Embalagem de Produtos de Beleza Celofane Embalagem de Produtos de Limpeza Embalagem Vcuo Tampas Fralda Descartvel Brinquedo Adesivo Peas Plsticas Embalagem Engordurada Siliconizado Embalagens de refrigerante Cabo de panela

Copinho de caf Vasilhas

Tomadas Embalagens de biscoito Misturas de papis, plsticos e metais

PET No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) est crescendo e substituindo embalagens como: latas de flandres, vidros, multilaminados (tipo "longa vida" ou "caixinha") e at de outros plsticos. Hoje comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, leos vegetais, gua mineral. A matria-prima Os plsticos so polmeros produzidos a partir de processos petroqumicos. O PET um deles, e foi desenvolvido em 1941 pelos qumicos ingleses Whinfield e Dickson. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricao de embalagens de bebidas e alimentos no incio da dcada de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames j haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos. Processo de reciclagem do PET Depois de coletadas por um sistema seletivo, as embalagens PET passam por uma triagem para separ-las por cor. Para viabilizar o transporte para as fbricas recicladoras necessrio, em muitos casos, o enfardamento, utilizando prensas hidrulicas ou manuais. O processo de reciclagem do PET se d atravs de moagem e lavagem das embalagens, da os polmeros so novamente transformados em grnulos, os chamados gros ou pellets. Os produtos da reciclagem do PET so muito variados. possvel fabricar desde fibra de polister para a confeco de roupas produo de novas embalagens (exceto embalagens para a indstria alimentcia). Por que reciclar Em sua maioria os materiais plsticos ocupam muito espao nos aterros devido a dificuldades de compactao e por sua baixa degradabilidade. As embalagens plsticas lanadas indevidamente no ambiente contribuem para entupimentos, propiciam condies de proliferao de vetores, prejudicam a navegao martima e agridem a fauna aqutica, alm de causarem mau aspecto esttico. Existem hoje, no pas, programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, empresas, universidades, condomnios, escolas, etc. Procure saber se alguma destas iniciativas est sendo implementada em sua regio, lembrando ainda que o material separado tambm pode ser encaminhado para cooperativas e sucateiros. Fonte: www.recicloteca.org.br

Вам также может понравиться