Вы находитесь на странице: 1из 4

O post de hoje inspirado no post de Mark Goldstein para o blog Gamified Enterprise (ver o post original aqui).

. Curti muito as dicas de Mark e queria dividir essas dicas com vocs.

Ento, para todos aqueles pensando em fidelizar seus usurios (Parabns!!) seguem as 10 dicas para um programa de fidelizao

1. No se engane! Se o seu produto ruim, no gamificao ou fidelizao de usurios em geral que vai salv-lo. Descubra o que h de errado, conserte e bola pra frente! 2. Para de olhar para a prova do amiguinho do lado. O seu competidor provavelmente pensou bem antes de criar o programa de fidelidade dele. Pare de copiar e pense no seu cliente! 3. Essa histria de botar no ar e esquecer s vai te dar dor de cabea depois. Programas de fidelidade so estratgias a longo prazo! Monitore, acompanhe, invista tempo! Nada de lanar um programa de fidelidade em um canal s! Vai ficar bagunado e seus clientes vo se irritar. 4. Pegue leve com os nomes! Um programa de fidelidade um programa de fidelidade! Seus clientes entendem isso, do posto de gasolina ao check-in da companhia area! Ento, brinque com o nome do seu programa, mas no o deixe irreconhecvel. 5. No esquea que voc no a nica coisa na qual os seus clientes pensam noite e dia. Respeite eles e no os encha de spam! 6. Sacuda um pouco as coisas! Misture prmios tangveis como descontos com prmios intangveis como status e pontos. Coloque tambm elementos surpresa aqui e ali para deixar tudo mais interessante! 7. Se no for intuitivo, esquea! Como disse antes, seu cliente no passa o dia inteiro pensando em voc. Ele no tem tempo para ficar desvendando o que voc quis dizer. Comunique as regras do jogo de maneira clara! 8. Vitrias rpidas deixam pessoas felizes. timo ter prmios para aqueles clientes que do uma volta ao mundo por voc, mas preciso premia-los cedo para manter sua trupe engajada 9. Fidelizao funciona. Se voc tiver que fazer milhares de testes ridculos e pegar mtricas absurdas at que as pessoas se convenam e deixem voc botar o programa no ar, a coisa vai ficar complicada. A melhor maneira de testar um programa de fidelidade botando ele para rodar, vendo como seus usurios interagem com as regras criadas e adaptando seu programa eles.

Fidelizar um objetivo incessante e um desafio para as empresas. Com ofertas mais diversas, tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados s necessidades e desejos dos consumidores, o que torna a fidelizao mais difcil. A busca pela fidelizao deve ser encarada pelas organizaes como algo que deve ser conquistado e mantido todos os dias, em todos os momentos em que o consumidor estiver em contato com seus produtos, servios, pessoas ou marca. Ter um programa de fidelidade para os clientes vale a pena desde que determinados fatores sejam observados, como os atributos do produto, a imagem da empresa e o relacionamento com o cliente. 1. A empresa deve ter um bom produto Afinal, com um produto ruim, no h programa de fidelidade que funcione. A inovao deve ser um dos focos para oferecer sempre algo melhor. Alm da qualidade do produto em si, aspectos relacionados funcionalidade, disponibilidade, entrega e preo justo fazem parte desta dimenso. 2. Trabalhe a imagem da empresa no mercado importante destacar aspectos referentes fora e gesto da marca, sua credibilidade e referncia no mercado. Uma empresa que consegue se colocar como uma marca diferenciada possui um excelente atributo para conseguir cultivar clientes mais fiis. 3. Desenvolva e mantenha um bom relacionamento com seu cliente ao longo do tempo Isso est diretamente relacionado ao atendimento (pr-venda, venda e ps-venda), prestao de servios adicionais e construo da empatia entre a empresa e seu pblico-alvo. Aprenda a escutar e entender o cliente, e trabalhar com foco no longo prazo, atendendo suas necessidades quase que em um nvel customizado. Um bom programa de fidelizao deve ser resultado de um processo de reflexo e posicionamento estratgico, muito mais do que uma simples prtica isolada. No se iluda que apenas oferecer descontos, uma poltica de troca ou um atendimento de call center bem treinado vai fidelizar o cliente. Essas aes garantem apenas a permanncia temporria do cliente. A empresa constri uma base mais consistente para buscar a fidelizao de seus clientes-alvo quando oferta um bom produto, ouvindo as demandas e necessidades dos clientes e trabalhando no relacionamento de longo prazo.

Criando os tpicos de programa fidelidade:

Necessito criar um programa de pontos da seguinte forma:

A cada compra o cliente acumula x pontos que podem ser trocados por descontos ou por produtos cujo os pontos contemplem o valor. A EntretenEventos Club administrar os cadastros, pontuaes e trocas do programa, com consultas a base dos associados por diversos critrios. Tambm criar suas prprias tabelas de pontuao e premiao alm de gerenciar campanhas de e-mail marketing para promoes, felicitaes e lembretes tudo isso de forma simples, rpida e eficiente. Para implantar o Programa de Fidelidade, a EntretenEventos precisar somente: 1. Fornecer as informaes bsicas sobre produtos e servios comercializados, para criao do regulamento de seu Programa Fidelidade; Fazer suas sugestes para criao da TABELA DE PONTUAO e sugerir campanhas de marketing aos clientes fidelizados (Datas Comemorativas, Aniversrio, Pontuao, Trocas, Etc..); Informar os descontos ou bonificaes concedidos aos clientes especiais e ao pblico em geral para converso de pontos e criao da TABELA DE TROCAS; EntretenEventos fornecer um Carto Personalizado para seus associados cadastrados no Programa de Fidelidade. (O uso
de um carto opcional, mas torna o processo mais seguro e representa um diferencial no servio que voc presta ao seu cliente, criando um marketing constante da EntretenEventos Club);

2.

3.

4.

5.

Lanar ou importar de seu PDV as compras realizadas pelos clientes fidelizados no Clube, Site e Parceiros, para que os pontos sejam creditados e comunicados via email e/ou sms pelo sistema. Lanar ou importar de seu PDV as trocas de pontos por produtos ou servios realizados pelos associados nos eventos;

6.

Obs: A plataforma de acesso evita a necessidade de anotaes, selos ou carimbos em cartes de papeis utilizados em outros sistemas de bonificao. Os comunicados de pontos e trocas so realizados via email e/ou mensagem SMS, e ainda podem ser acessados no Portal de Acesso ao Cliente integrado ao portal da EntretenEventos Club;

Simplesmente Comprar, Acumular Pontos e Ganhar! E precisa mais?


Atravs da internet nossos associados fidelizados podero consultar a movimentao de pontos e trocas atravs de extratos online, alm de atualizar os dados cadastrais. Tudo isso atravs do Portal de Acesso ao Cliente que pode ser linkado ao site da EntretenEventos.

Vai ser gratificante ver seu cliente voltar, comprar mais para acumular pontos e fazer as trocas. Esses so os resultados do MARKETING DE RELACIONAMENTO para o sucesso das vendas.

Em sua forma mais abrangente, a implantao de um Programa de Fidelidade envolve diversos outros servios que tambm poderemos forrnecer suporte, cobrindo desde consultorias sobre o negcio, criao e produo de campanhas e materiais de marketing, alm da criao e confeco dos cartes. Confira:

Nossa misso traduzir algo intangvel em um projeto que gerem experincias nicas aos clientes finais e lucros para sua empresa.
Elaborao de planos de marketing e comunicao, identificao de tendncias e oportunidades com o uso de ferramentas de branding. Divulgao da empresa, relacionamento com cliente e endomarketing , tudo com foco no fortalecimento de sua marca para o sucesso de seu Programa de Fidelidade. Atravs do marketing de relacionamento, transformamos seu PROGRAMA DE FIDELIZAO em um produto de sucesso no mercado.

Conquistar clientes o primeiro passo. Mant-los o objetivo principal.


Consultoria e apoio a implantao de um programa de fidelidade com uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), email marketing, aes via SMS e clube de vantagens. Assim resultando em um canal de comunicao direta e constante com seus clientes, promovendo sua empresa com diferenciais estratgicos perante a concorrencia.

Merchandising de PDV
Elaborao de layouts relacionados ao seu Programa de Relacionamento, que atuem de forma integrada com a identidade visual de sua empresa e o conceito de sua marca. Criao de campanhas focadas tanto no ambiente externo que gerem resultados nas vendas, quanto no ambiente interno que afetem diretamente o clima motivacional da empresa.

Вам также может понравиться