Вы находитесь на странице: 1из 17

Desenvolvimento de Produtos

5 coisas que Avatar pode te ensinar sobre desenvolvimento de produtos


Avatar um fennomo mundial e atualmente o filme com maior bilheteria da histria. Seguem dicas de como aprender com seu sucesso e aplicar nos seus projetos (mesmo que no sejam filmes de bilhes de dolares). 1. Tecnologia faz diferena James Camerson escreveu Avatar em 1994, mas ele esperou at 2005 para voltar a tocar o projeto porque a tecnologia necessria ainda no existia. Saiba do que sua ideia precisa para sair do papel. Se ela ainda no funcionar bem, coloque-a de lado por um tempo e trabalhe em outra coisa. 2. Ame seu produto O filme finalmente saiu depois de 15 anos da ideia inicial. Cameron no simplesmente esqueceu do projeto, ele esperou pelo momento e fez acontecer. E agora rico (quer dizer, mais rico). 3. Tenha entusiastas, no apenas uma platia (usurios) Avatar foi to bem sucedido por voc no simplesmente pensa bom filme e vai dormir. Voc fica com vontade de contar para todo mundo sobre o filme. Aps assistir esse filme eu imediatamente comecei a contar sobre ele para minha famlia e amigos. Na hora. 4. Um pouco de polmica algo bom Avatar uma crtica sobre a guerra do Iraque e sobre como destruimos o meio-ambiente. uma crtica aos militares, uma apologia ao politesmo e trata sobre racismo. Ou ento no tem nenhuma dessas coisas, mas te fez falar sobre isso, no fez? 5. Faa seu produto ser fantstico Avatar uma obra de arte do cinema. fantstico! No se satisfaa com menos que isso no seu produto. Se o seu produto for a coisa mais linda que eu j vi, eu no apenas irei us-lo como tambm o indicarei para todo mundo que conheo. Se voc est lanando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolao. Depois de assistir Avatar, por que no conferir nossas outras dicas sobre desenvolvimento de produtos? Para dicas dirias de como inovar, assine nosso RSS ou siga-nos no Twitter: @empreendemia Veja nas palavras do prprio Cameron. Simplesmente Fantstico! http://www.ted.com/talks/lang/eng/james_cameron_before_avatar_a_curious_boy.html (D pra por legenda em portugus) Obs.: Valeu pela indicao Roberto!

produtos: Como se inserir no mercado


Digamos que voc tenha desenvolvido um megaultramaster produto, a pergunta que fica : Como fazer com que esse produto seja conhecido e comprado por um trilho de pessoas? No caso da Empreendemia, comeamos a empresa sem conhecer absolutamente ningum do mercado de redes sociais e em pouco menos de um ano conseguimos criar uma marca forte, o que facilitou muito a entrada do nosso produto no mercado. Pra aproveitar o momento nostalgia, confira uma foto do primeiro dia de trabalho da Empreendemia.

Muitos tentam, poucos conseguem Sua reputao tudo que voc tem Apesar das diversas teorias sobre o que uma marca, para ns marca = reputao. Ou seja, a marca representa a percepo que as pessoas (mercado) tm sobre sua empresa. Como bom empreendedor ala-de-botas, voc precisa ter em mente a seguinte frase: Minha reputao ir me seguir onde eu for, investirei nela todos os dias e a protegerei ferozmente. Seth Godin Acima de qualquer campanha publicitria, sua marca construda a partir do seu trabalho no dia-adia. Pegue uma carona com quem j tem reputao Alm de colher feedbacks sobre o conceito do nosso produto, sabamos que os experts do mercado poderiam nos apresentar a outros experts e ajudar muito na construo da marca. Para conseguir o contato desses seres de outro mundo chamados de experts, usamos a boa e velha cara de pau. Oi Sr. Norris! Tudo bem? Temos um projeto e queremos ouvir seus feedbacks. Podemos marcar uma conversa para te apresentar a ideia?.

Depois de conquistar a simpatia de um expert, pedamos indicaes de outras pessoas que poderamos conversar. Essas indicaes facilitaram muito todo o processo. Veja mais no artigo A importncia do contato com os experts. Comece a vender o mais rpido o possvel Olhando pra trs, uma das poucas coisas que posso dizer que poderamos ter feito diferente foi a escolha do momento em que comeamos a vender. Podamos ter comeado muito antes. Mesmo que a empresa tenha capital suficiente para sobreviver sem vendas, ter clientes pagantes o maior indicador de que seu produto est indo no caminho certo. Anda digo mais, voc no precisa esperar seu produto estar pronto para comear a vend-lo. Nossa primeira venda foi feita na poca em que tudo que tnhamos era um desenho de como seria o Empreendemia Premium. Nosso trabalho anterior de construo de marca foi essencial para que Rafael Zatti, nosso primeiro cliente, confiasse em nosso produto mesmo antes dele estar pronto. Alm disso, ainda fez questo de registrar que foi nosso primeiro cliente (confira). Valeu Rafael! Concluso: Construa sua marca muito antes do lanamento do produto Uma coisa fato: seu produto vai demorar mais do que voc esperava para ficar pronto. Sabendo disso, comece a conversar com o maior nmero possvel de pessoas e construa sua marca o mais rpido o possvel. Isso facilitar muito seu lanamento. Abraos, Millor Machado (com licena, quero entrar no mercado) Obs.: Esse artigo faz parte da srie Desenvolvimento de Produtos sem enrolao. Confira os outros artigos da srie aqui.

Como comunicar seus produtos de forma eficiente


Se voc quer ter um website que vai vender at o seu porquinho estourar de tanto dinheiro, uma das coisas que voc tem que levar em considerao o que vai escrever. Uma boa comunicao essencial para um produto que se vende sozinho.

Conseguir visitas fcil, fazer com que as visitas fiquem interessadas no site o difcil So 3 coisas que voc tem que lembrar: 1 Adapte-se ao seu mercado Para cada tipo de cliente, necessrio um tipo de texto, com linguagem adaptada a eles. - Mas meu site tem mais de um tipo de cliente, o que fao? Adapte-se! Algumas coisas so comuns maioria dos clientes. Quando algum quer comprar algo, ele precisa saber as informaes essenciais do produto/servio, porm com linguagem fcil. Fique de olho na peculiaridade do seu mercado alvo e aprenda a falar a lngua dele. 2 Fale a lngua do seu cliente Para alguns usurios de internet, escrever, computador bom e barato a chamada ideal, para outros Notebook XYZ 42673 com 27GB de HD o caminho de ouro. O segredo do bom contedo para a venda saber com quem se est falando e o qu e como voc gostaria de ouvir se estivesse no lugar do seu pblico. 3 V direto ao ponto e resolva o problema do seu cliente! Ningum quer ler um artigo de 4 pginas s para saber que o seu computador melhor e mais barato que o do concorrente. A mensagem tem que ser fcil e com o contedo essencial. Escreva menos sobre voc e mais sobre o seu cliente, sobre a angstia dele, torne-se seu salvador, ache o problema dele e resolva. Concluso Ao ter uma loja virtual, importante que voc possa editar seu site frequentemente. Para fazer isso, voc vai precisar de um CMS (Sistema de gerenciamento de contedo). Esses sistemas diminuem o tempo para alterar pginas j existentes e tambm para criar novas pginas, alm de oferecerem mais flexibilidade para modificar seu contedo de onde quiser e maior segurana dos dados. Abraos, Lucas Hoogerbrugge (falando a SUA lngua para tentar resolver o SEU problema)

Desenvolvimento de produtos: Conhea todos os detalhes do produto


A dica de hoje foi dada por Usman Sheikh no blog Journey of a Serial Entrepreneur No importa se voc o responsvel pela rea de negcios ou pela programao, comece a aprender sobre todos os aspectos do seu negcios. Isso beneficia o time inteiro.

Quanto mais os vendedores sabem os detalhes de um produto/servio, melhor eles vendero. Isso funciona do outro lado tambm. Quando programadores entender melhor os clientes, eles criaro produtos melhores. Os dois lados precisam arregaar as mangas e colocar a mo na massa. Se comear uma empresa fosse simples como delegar algumas tarefas e esperar pela prxima grande ideia, ns veramos um grande lanamento por dia. Para mais dicas sobre desenvolvimento de produtos e dia-a-dia da sua empresa, siga nosso Twitter: @empreendemia Se voc est lanando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolao.

Desenvolvimento de produtos: Conhea todos os detalhes do produto


No importa se voc o responsvel pela rea de negcios ou pela programao, comece a aprender sobre todos os aspectos do seu negcios. Isso beneficia o time inteiro. Quanto mais os vendedores sabem os detalhes de um produto/servio, melhor eles vendero. Isso funciona do outro lado tambm. Quando programadores entender melhor os clientes, eles criaro produtos melhores. Os dois lados precisam arregaar as mangas e colocar a mo na massa. Se comear uma empresa fosse simples como delegar algumas tarefas e esperar pela prxima grande ideia, ns veramos um grande lanamento por dia. Para mais dicas sobre desenvolvimento de produtos e dia-a-dia da sua empresa, siga nosso Twitter: @empreendemia Se voc est lanando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolao.

As 4 coisas que voc precisa saber sobre desenvolvimento de produtos


Quando pensamos em empreender, o processo que vem na cabea : ter uma ideia, desenvolver um produto, vender esse produto para 1 trilho de pessoas e alcanar o sucesso. Porm, existem mais coisas entre a ideia inicial e o sucesso do que imagina nossa v filosofia.

Nos dias 28/05/2011 e 04/06/2011 de dezembro faremos online o curso Mockup Desenvolvimento de produtos sem enrolao. Nele, passaremos os 4 fundamentos para tirar uma ideia do papel e coloc-la no mercado. Em homenagem ao curso, faremos na semana que vem uma srie de 4 artigos abordando o que voc precisa saber para tirar uma ideia do papel e inser-la no mercado. Voc pode acompanhar essa srie atravs da tag Mockup, ou ento receba nossas atualizaes pelo RSS.

"Srio que vai ter outra turma do Mockup? Vou correr!" Introduo a inovao (leia o artigo completo) De nada adianta estudar tcnicas e ferramentas se voc no tem uma base slida nos princpios bsicos de mercado que guiam a adoo de produtos inovadores. Assim como toda grande jornada tem seu primeiro passo e toda grande casa comea no primeiro tijolo, o desenvolvimento do seu produto precisa comear com conhecimento bsicos sobre como funciona o processo de inovao.

As vantagens e desvantagens de ser uma empresa inovadora Como gerar ideias inovadoras Como fazer uma anlise de mercado para empresas inovadoras

Metodologia de projeto (leia o artigo completo) Desde a anlise sobre qual tecnologia escolher at garantir uma boa comunicao da equipe de projeto, a metodologia Lean Startups extremamente recomendada para produtos inovadores. O conceito principal dessa metodologia ser uma forma estruturada de organizar o desenvolvimento de produtos, a partir do contato prximo com o cliente. Comunicao do produto (leia o artigo completo) Alm do processo de desenvolvimento do produto, fundamental que a empresa tenha uma boa estrutura de comunicao e vendas.

Ao contrrio do que se imagina, no existe Vou construir um produto e ele ser to bom que os clientes simplesmente aparecero. Conhecer os fundamentos de vendas e ter uma equipe comercial preparada essencial para qualquer tipo de produto, mesmo os que so vendidos pela internet. Como preparar o lanamento (o artigo desse tema ser lanado dia 03/12) Para uma boa insero no mercado, a empresa j precisa comear a construir sua marca e conquistar a simpatia dos formadores de opinio que validaro a tecnologia muito antes da finalizao do produto. Nessa parte contaremos como foi nosso contato com os experts do mercado, a importncia de uma boa assessoria de imprensa e principalmente, dicas para construir uma marca forte. Concluso: Desenvolver um produto inovador no fcil, mas tambm no um caos completo Ainda no podemos como ter um produto que um verdadeiro sucesso e te torna zilionrio, porm compartilharemos todas as lies que aprendemos at chegar na etapa em que estamos (primeiras vendas). Logicamente o processo no fcil, mas esses 4 fundamentos com certeza te ajudaro a avanar mais rpido. Acompanhe a srie sobre desenvolvimento de produtos atravs do RSS. Se voc est desenvolvendo seu produto e pretende garantir sua vaga no Mockup (ainda restam algumas), confira mais informaes. Abraos, Millor Machado (mega entusiasta de ideias inovadoras)

Desenvolvimento de produtos: Como comunicar seu produto


Exceto Tempestade dos X-Men e o Super-homem fazendo a Terra girar ao contrrio, ningum tem o poder de sozinho alterar a natureza. Isso quer dizer que por mais genial que seja seu produto, seus clientes no largaro seus hbitos e o usaro seu produto do dia pra noite. Se um produto realmente inovador, ele exige uma mudana de hbito no cliente, tanto para aprender a us-lo como no seu uso no dia-a-dia. Se tem uma coisa que as pessoas valorizam so os seus hbitos. Por isso comunicar o produto de forma eficiente obrigatrio para que ele seja adotado pelo mercado.

No qualquer um que tem o poder de alterar a natureza Aprenda a comunicar os benefcios do seu produto Como vimos ontem, a primeira pergunta que seu cliente far ao ouvir falar da ideia inovadora : E como isso me beneficia?. Por isso, a primeira coisa que voc precisa aprender na hora de vender o produto como comunicar seus benefcios. Muito mais importante do que suas caractersticas tcnicas, mostrar como o produto tem impacto no dia-a-dia do cliente o que diferencia as ideais inovadoras bacanas daquelas que realmente dominam o mercado. Domine o seu funil de vendas Do ponto em que a pessoa no te conhece at a compra em si, existe um processo chamado funil de vendas. O nome vem do fato de que sempre uma parte das pessoas no passar para a prxima etapa. Veja mais em As 5 etapas que o cliente passa antes de comprar seu produto. Entender esse processo fundamental para fazer seu planejamento de marketing e avaliar se suas vendas esto acontecendo de acordo com o esperado. Quanto mais domnio voc tiver, mais conscientes sero suas decises. Por exemplo, no Empreendemia temos muito claro que a maioria dos nossos novos usurios aparecem a partir das buscas do Google. Desses, 2% fazem o test-drive do Empreendemia Premium. Desses, cerca de 20% finaliza a compra. Conhecer esses nmeros faz muita diferena no nosso planejamento. Conhea seus canais de distribuio Conhecer os canais de distribuio significa definir muito bem como voc far para que o cliente te conhea, passe por todas as etapas do funil, faa a compra e torne-se seu fregus (cliente que compra sempre). No nosso caso, vimos que era necessrio ligar para as pessoas que estavam fazendo o test-drive. Em alguns casos possvel que o cliente compre sem necessidade de interao com a equipe de vendas. Entender como voc vender o seu produto essencial para analisar se sua empresa vivel ou no. Concluso: Sempre melhore seu processo de vendas Desde os canais de divulgao at como sua equipe dar suporte ao produto, essa relao com o cliente o que vai fazer seu produto vender, no a tecnologia em si. Por isso, alm de um timo

produto, voc precisa de um excelente planejamento de marketing e um processo de vendas muito bem definido. Alm disso, se voc quiser se aprofundar no tema e contar com nossa ajuda para desenvolver seu produto, faremos agora em dezembro o curso online Mockup Desenvolvimento de Produtos sem enrolao em que contaremos como foi o processo de desenvolvimento do Empreendemia e compartilharemos as lies aprendidas. Se voc ainda no se convenceu, confira os depoimentos sobre a primeira turma do Mockup. Para dar uma ateno especial a todos, as vagas so limitadas. Por isso, inscreva-se j! Confira mais informaes sobre o curso. Abraos, Millor Machado (comunicando freneticamente) Obs.: Esse artigo faz parte da srie Desenvolvimento de Produtos sem enrolao. Confira os outros artigos da srie aqui.

Etapas do desenvolvimento de produto


Quando estava na Alemanha em 2008 trabalhei num instituto de empreendedorismo que, alm de outros atributos, reconhecido pelo expertise em prototipagem, a qual usada no s para teste do produto em si, mas principalmente como parte do desenvolvimento de produto, melhorando a comunicao entre desenvolvedores e o pblico-alvo, conseguindo feedbacks mais rapidamente.

Este post o primeiro de uma srie que vai falar sobre como desenvolver um produto usando um modelo baseado em design/prototipagem. Aqui vo os 4 passos para o desenvolvimento iterativo, ou seja, o processo todo com cada passo ser repetido at que o resultado seja satisfatrio:

1- Entenda o problema que o produto vai resolver a) Observe o comportamento das pessoas Normalmente as pessoas no sabem o que querem ou necessitam, por isso preciso observar e at viver (ou simular) o ambiente do seu cliente para captar seus reais interesses e necessidades vide metodologia OPS e como ouvir seu cliente. b) Quem resolve o problema hoje Quem j tenta resolver (analisar seus concorrentes) e que tecnologia usam. Aqui no Saia do Lugar j escrevemos bastante sobre pesquisas de mercado. (Artigo complementar Desenvolvimento de produto: Coloque-se no lugar do cliente) 2- Melhore a comunicao dentro da equipe O objetivo aqui alinhar o entendimento do problema entre todos. Ao invs de nmeros, tabelas ou outros dados crus, cada membro da equipe deve apresentar sua ideia em forma de histria desde personagens, at detalhes e emoes envolvidas cada informao de contexto essencial para que todos que ouvirem a histria possam realmente visualiz-la. (Artigo complementar Desenvolvimento de produto: Melhorando a comunicao dentro da equipe de projeto) 3- Estimule a criatividade faa um brainstorming Agora a hora de gerar o maior nmero possvel de solues. O brainstorming uma das mais usadas tcnicas para isso. Seu funcionamento simples e seu foco gerar muitas ideias num grupo quanto mais pessoas, mais ideias. Usar figuras, no julgar sugestes alheias e incentivar ideias malucas fazem parte do pacote (algumas dicas sobre brainstorming aqui). O uso desse tipo de ferramenta consegue reunir diferentes conceitos de diferentes pessoas, contribuindo assim para inovaes no desenvolvimento do produto. (Artigo complementar Desenvolvimento de produto: O conceito de Brainstorming na prtica) 4- Prototipagem Essa a hora de colocar uma forma fsica no seu produto, para que a visualizao fique completa. O prottipo a etapa final em desenvolvimento de produtos, mas como o processo de 4 passos iterativo (voc vai repet-lo at que chegue na verso final), recomendado que os primeiros prottipos sejam em papel (desenhos mesmo) ou objetos baratos lego uma tima opo! Esses prottipos permitem fcil visualizao, anlises de tecnologias necessrias e troca de rpida de ideias. Com o avano do projeto, opte por materiais que sero usados na realidade. (Artigo complementar Desenvolvimento de produto: A importncia da demonstrao) Abraos, Luiz Piovesana (porque metodologias devem ser fceis e factveis) Para se aprofundar no tema, recomendo conferir nosso livro: Desenvolvimento de produtos sem enrolao.

dia-a-dia dentro de uma equipe de projeto


Ter uma empresa realmente no fcil. Cabe a cada fundador fazer desde a limpeza do vaso sanitrio at o planejamento estratgico da empresa. Eu e meus colegas de trabalho, felizmente, temos aptides bem diferentes e temos uma diviso bastante clara de nossas tarefas. Geralmente eu cuido de toda a empresa, meus scios limpam a privada e o estagirio traz o caf. Na verdade, meu principal papel na empresa o desenvolvimento, desde programao at o design de interfaces, uma mistura que j no muito trivial. Isso sem contar das tarefas paralelas e os terrveis pepinos dirios de um empreendedor. O que fao para no perder minha sanidade mental?

Criar confiana no time fundamental Estabelea uma rotina diria Eu particularmente odeio rotinas, mas um mal necessrio, pois nos ajuda a manter a disciplina com os horrios. O dia fica menos bagunado e fica mais fcil planejar o dia. Horrios de descanso tambm devem ser programados. Alongamentos ajudam a desestressar e so saudveis. Atividades fsicas e entretenimento ajudam tanto a relaxar quanto a resolver pepinos j tive vrios insights enquanto jogava Wii. Atropelar horrio de almoo, de sada e de sono s vo diminuir seu rendimento. Os problemas vo ficar martelando o dia inteiro no seu cocoruto e seus neurnios vo pedir arrego. Pacincia com seus scios Scio pior que me, acha que a gente feito de ouro e tem super poderes. Pior ainda, acham que voc tem 10 braos e que seu crebro pode processar 64 tarefas paralelamente. Nosso email no pra, nossas bocas no calam e nossos ouvidos so um verdadeiro absorvedor de informaes. Nosso escritrio frentico, o inferno sobre a Terra, um noticirio de tragdias. Se eu der bola para metade dos problemas com que meus socios aparecem nessas conversas, eu estaria apodrecendo num manicmio. H coisas que eles esto certos, a se discutir, a se adiar e coisas a se ignorar. Nossa equipe briga todo dia. Mas por mais que algum saia de olho roxo, sabemos levar as coisas pro lado profissional e, no final da tarde, estamos todos juntos tomando cervejinha.

Agendando e priorizando tarefas Em nosso site, temos um sistema de feedback e reporte de erros para os prprios usurios reportarem. O interessante que as pessoas usam e acabam encontrando problemas que muitas vezes a gente no repara. No pense que problemas aparecem em horrios programados. Os pepinos sempre aparecem em safras, aos montes, e preciso saber prioriz-los. A maneira que escolhemos priorizar as tarefas resolver aquilo que os usurios se incomodam mais e segurana do sistema, em menor tempo possvel. Existem diversas metodologias de gerenciamento de projetos que ajudam a priorizar as tarefas e cumpri-las, como o Extreme Programming (XP) e SCRUM (este ltimo aplicvel a vrias situaes, no apenas para programao). Saiba ficar surdo temporariamente Meus scios muitas vezes vem me cobrando coisas que eles consideram alta prioridade, mas que para mim besteira e tenho coisas mais importantes a fazer. a que aperto o boto mute e fao o que devo fazer. S no pode esquecer-se de lembrar depois. A melhor coisa anotar as tarefas em algum canto, para no deix-las empoeirando. Brincadeiras, zoeiras e conversas so divertidas. Eu sou um sujeito bem descontrado, mas tambm preciso de concentrao. E minha equipe de trabalho barulhenta demais! Tenho um scio com um terrvel gosto musical que me d vontade de arrancar meus tmpanos fora. Nesses momentos um fone de ouvido e uma msica de seu gosto resolvem o problema. Concluso No v abraando cada problema que aparece. Organize as ideias. No importa se de seu scio, seu chefe, seu cachorro ou seu cliente, voc deve ser capaz de administrar as atividades que te passam dentro do seu ritmo e tempo. Esse o tipo de habilidade que se aprende de verdade na prtica, mas ter um bom conhecimento sobre tcnicas de gesto pode facilitar muito. Nessa rea, vale a pena conferir a Graduao Executiva em Processos Gerenciais da Anhembi Morumbi, que conta com professores experientes e inseridos no mercado. O mais legal desse curso, alm da flexibilidade na escolha das matrias, o fato de ser focado em pessoas j com certa experincia no mercado (turmas exclusivas para pessoas acima de 24 anos), o que permite um grande networking e o surgimento de oportunidades. Se voc tem interesse em investir na sua educao, veja mais informaes sobre a Graduao Executiva. Ela conta com grande flexibilidade de horrio, o que te possibilita montar seu horrio de acordo com sua agenda e capacidade financeira. Abraos, Mauro Ribeiro (a favor de equipes mais produtivas)

P.S.: Esse post foi patrocinado pela Anhembi Morumbi, o que no altera o seu contedo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Contedo til para empreendedores em primeiro lugar.

Desenvolvimento de produto: Como melhorar a comunicao dentro da equipe de projeto


Aps falarmos sobre como colocar-se no lugar do cliente, e dando sequncia srie de posts sobre desenvolvimento de produto, aqui falamos sobre como melhorar a comunicao dentro da equipe desenvolvedora a segunda etapa no processo de desenvolvimento de produto. Acabei de passar por isso na faculdade na matria Engenharia de Software no projeto de um device multmidia para museus: aps pesquisas, ns s unificamos nosso conceito depois que cada um contou sua histria sobre como via o uso de tal device com isso, no s nos organizamos melhor para continuar o trabalho, mas tambm nosso conceito desenvolvido foi bastante elogiado.

Melhorando a comunicao da equipe de projeto Para que ideias no se percam e a comunicao seja realmente eficiente, nossa dica : comunique-se contando um histria. Aqui vo algumas dicas: 1- Forme um contexto. Personagens, ambientes, emoes, opinies pessoais suas e at ideias abstratas devem ser includos, cada detalhe importante para contextualizar os ouvintes e fazer com que vejam o mesmo que voc v no meu caso, contei sobre pontos legais e terrveis que mochileiros na Europa vivem quando visitam museus. 2- Instigue colaborao e reflexo. Sua histria pode ser muito mais completa se voc chamar os ouvintes pra dentro dela, perguntando suas opinies e j as incluindo no contexto isso faz com que todos j passem a refletir dentro da sua viso do problema, aumentando a percepo geral do contexto apresentado. 3- No enrole. Por mais que voc j tenha lido isso aqui centenas de vezes, dessa vez tambm importante pessoas param de prestar a ateno se voc fala demais, Galvo, a regra clara.

Voc no precisa gastar muito tempo pra contar algo interessante e de relevncia, ento no corra o risco de perder a ateno dos ouvintes e ser conhecido como o cara chato se passar de 3 minutos, comece a se preocupar! Vocs tambm tem experincias parecidas de contar uma histria? Ou tem um meio legal de alinhar conhecimento dentro de uma equipe de desenvolvimento? Abraos, Luiz Piovesana (o contador de histrias) Se voc est lanando seu produto, vale a pena ler nosso livro sobre desenvolvimento de produtos. Confira agora o Desenvolvimento de Produtos sem enrolao.

Desenvolvimento de produto: Brainstorming O conceito na prtica


Voltando nossa srie sobre desenvolvimento de produtos, vou mostrar um exemplo de aplicao de uma tcnica de gerao de ideias, o famoso Brainstorming.

Brainstorming

Um caso prtico em que usei o Brainstorming foi o projeto de uma porta adaptada para deficientes fsicos, na matria Projetos de Sistemas Mecatrnicos. Como definimos um objetivo para o brainstorming Antes de comear a gerar ideias freneticamente (princpio bsico do Brainstorming), pesquisamos uma tabela do IBGE e vimos que as deficincias com

maior ocorrncia eram deficincia visual e deficincia motora. Isso ocorria principalmente em idosos. Depois do pblico-alvo definido, nos colocamos no lugar do cliente e cada um mostrou seu ponto de vista sobre o projeto. Com o entendimento da necessidade do cliente, chegamos concluso de que os maiores problemas das portas convencionais eram: colocar a chave na fechadura e gir-la, necessitando de viso e fora respectivamente. Portanto, resolver esses problemas foi o foco do nosso projeto. Lies bsicas sobre Brainstorming
Gere inicialmente o maior nmero possvel de idias: Linus Pauling j

dizia A melhor forma de ter uma boa idia ter vrias idias.. No total geramos mais de 100 possveis solues para o problema e isso facilitou muito o processo de encontrar uma idia boa no meio delas.
No comeo no descarte idias esdrxulas: Uma das idias que surgiu

foi contratar um porteiro para acompanhar o deficiente, o que totalmente invivel. Mesmo assim, essa idia serviu de base para mostrar que uma boa soluo seria a porta ser destravada distncia, sem necessidade de colocar a chave na fechadura.
Concentre seu esforo nas melhores idias: Depois que percebemos

que o acionamento distncia tinha um grande valor, focamos nesse ponto. A necessidade de um motor para abertura automtica foi descartada logo que comeamos a cruzar as ideias com o foco do projeto. Isso nos poupou um bom tempo de anlise.
Mantenha o controle: Por mais que seja estimulada a freneticidade inicial,

a equipe precisa saber quando j tem idias o suficiente e dar prosseguimento ao processo. Essas verses que surgiro no Brainstorming ainda sero refinadas, idias suficientemente boas so o que voc precisa por agora. Resultado final do processo

Controle remoto + sistema de acionamento da fechadura

(Link para o desenho esquemtico do sistema aqui.) Lembrando a frase Complicar algo fcil, simplicar as coisas complicadas onde est a verdadeira criatividade., ficamos extremamente felizes com o resultado obtido, j que nossa soluo foi disparada a mais simples de todas e com custo de 1/3 das outras. Para quem quiser se aprofundar um pouco nos conceitos do Brainstorming, recomendamos esse artigo do blog Acelerando a Inovao. Abraos, Millor Machado (gerando ideias freneticamente)

Conceito de Brainstorming (pronuncia: Breinstorming)


O Brainstorming um mtodo de gerao colectiva de novas ideias atravs da contribuio e participao de diversos indivduos inseridos num grupo. A utilizao deste mtodo, criado por Alex Osborn nos anos de 1930, baseia-se no pressuposto de que um grupo gera mais ideias do que os indivduos isoladamente e constitui, por isso, uma importante fonte de inovao atravs do desenvolvimento de pensamentos criativos e promissores. As sesses de brainstorming podem ser estruturadas de uma forma rgida em torno de determinado objectivo ou de uma forma totalmente livre, dependendo dos gestores de topo. Contudo, para encorajar a participao e a criatividade, os gestores tendem a dar total liberdade e a no emitir crticas nestas sesses. Ao retirar todo o tipo de restries, de esperar que surjam ideias convencionais, ideias interessantes e outras aparentemente ridculas - se no surgirem ideias ridculas ou impraticveis, sintoma de que a sesso no decorreu eficazmente.

Aps a sesso de brainstorming, onde podero ser geradas dezenas de ideias, necessrio efectuar escolhas retirando todas as que no se adequam aos objectivos, s capacidades financeiras, tcnicas ou administrativas da organizao.

Вам также может понравиться