Вы находитесь на странице: 1из 2

Sistema de Gesto da Qualidade

PO - Procedimento Operacional
Processo:

Identificao: PO.09 Verso: 02 Folha: 1 de 2

Controle de Produto No-Conforme

1. OBJETIVO Descrever como a organizao detecta um produto no-conforme e planeja a disposio adequada para evitar seu uso ou entrega no intencional. 2. RESPONSVEIS Residente da Obra; Mestre da Obra; Encarregados; Responsveis pelos Setores; Almoxarife.

3. PROCEDIMENTO 3.1 - Controle de no-conformidade nos processos administrativos e no recebimento de materiais na obra 3.1.1 Qualquer funcionrio da empresa pode identificar uma no-conformidade. Essa noconformidade deve ser comunicada ao Residente da Obra, Mestre da Obra, Encarregados; Responsveis pelos Setores ou Almoxarife para providncias. As no-conformidades identificadas no recebimento dos materiais so registradas na FVM pelo Almoxarife. Essa FVM apresentada ao Residente da Obra ou Mestre da Obra que adotam providncias para a eliminar a no-conformidade detectada (devoluo total ou parcial, retrabalho, segregao). Caso a no-conformidade no seja detectada no recebimento de material ou caso seja relacionada a um material no-controlado, ou seja, que no possui FVM FICHA DE VERIFICAO DE MATERIAIS, o Residente da Obra ou Almoxarife registra a no-conformidade e a soluo adotada no RNC - RELATRIO DE NO CONFORMIDADE (FORM. 18). O acompanhamento da soluo registrado na FVM ou no RNC, conforme o caso. Qualquer no-conformidade identificada no produto de propriedade do cliente deve ser registrada pelo Almoxarife no RNC - RELATRIO DE NO CONFORMIDADE (FORM. 18). para posterior providncia por parte do Residente da Obra..

3.1.2 -

3.1.3 -

3.1.4 3.1.5 -

3.2 -

Controle de no-conformidade durante a verificao dos servios de obra

3.2.1 - A no-conformidade identificada durante a verificao da execuo dos servios controlados de obra registrada na FVS FICHA DE VERIFICAO DE SERVIO pelo responsvel pela verificao, que toma as providncias para correo. 3.2.2 - Qualquer outra no conformidade identificada em outro servio ou aps o encerramento das FVSs de servios controlados, deve ser registrada no RNC - RELATRIO DE NO CONFORMIDADE (FORM. 18) pelos Encarregados, para que o Residente de Obra e/ou Mestre da Obra tomem as providncias para correo.

Aprovado para uso

Renato F. Gurevich
Nome (Diretoria)

14 / 05 / 2004 .
DATA

Sistema de Gesto da Qualidade


PO - Procedimento Operacional
Processo:

Identificao: PO.09 Verso: 02 Folha: 2 de 2

Controle de produto no-conforme

3.3 -

Controle de no-conformidade durante a vistoria final da obra As no-conformidades identificadas durante a vistoria final da obra so registradas nos CHECK-LISTS DE VISTORIA FINAL (FORM. 27) ou nos TERMOS DE VISTORIA (FORM. 28), pelo responsvel pela vistoria. O Residente da Obra deve analisar a no-conformidade para providncias de correo.

3.3.1 -

3.3.2 3.4 -

Controle de no-conformidade no escritrio Qualquer colaborador do escritrio pode identificar uma no-conformidade e comunic-la ao Responsvel pelo Setor. O Responsvel pelo Setor registra a no-conformidade no RNC - RELATRIO DE NOCONFORMIDADE (FORM. 18).

3.4.1 3.4.2 3.5 -

Anlise dos registros de no-conformidade Os Responsveis pelos Setores no escritrio e o Residente da Obra na obra, devem analisar mensalmente os registros de no-conformidades (RNC, FVM, FVS, Check-list). Caso seja identificada a necessidade de ao corretiva ou preventiva, considerando o nmero de ocorrncias ou a sua gravidade, seguir as orientaes do PO.10 Melhoria Contnua.

3.5.1 3.5.2 -

4. FORMULRIOS E MODELOS CORRELATOS RNC - Relatrio de No-Conformidade (FORM.18) 5. CONTROLE DE REGISTROS Os registros da qualidade gerados pelas atividades deste procedimento so controlados da seguinte forma:

Identificao RNC - Relatrio de No-Conformidade Obra (FORM.18) RNC - Relatrio de No-Conformidade Escritrio (FORM.18)

Local do Arquivo

Tipo do arquivo e proteo Pasta com identificao (RNC - Relatrio de NoConformidade Obra). Pasta com identificao (RNC - Relatrio de NoConformidade Escritrio).

Tempo de reteno At o final da obra

Descarte

Escritrio da obra

Lixo

Departamento correspondente

1 ano

Lixo

Вам также может понравиться