Вы находитесь на странице: 1из 4

COLGIO MUNICIPAL AMRICO SOUTO COMPONENTE CURRICULAR: MATEMTICA PROFESSORA: GABRIELA NERY PEREIRA

PLANO DE CURSO 2013: 6 e 7 SRIE - ENSINO FUNDAMENTAL


COMPETNCIAS: Desenvolver a capacidade de fazer matemtica construindo conceitos e procedimentos, formulando e resolvendo problemas por si mesmo, e assim, aumentar sua autoestima e perseverana na bisca de solues para um problema; Perceber que os conceitos e procedimentos matemticos so teis para compreender o mundo e, compreendendo-o, poder atuar melhor nele; Pensar logicamente, relacionando ideias, descobrindo regularidades e padres, estimulando sua curiosidade, investigao e criatividade na soluo de problemas; Observar sistematicamente a presena da Matemtica no dia-a-dia; Formular e resolver situaes-problemas; Integrar os vrios eixos da Matemtica entre si e com outras reas do conhecimento; Comunicar-se de modo matemtico, argumentado, escrevendo e representando de vrias maneiras as ideias matemticas.

HABILIDADES: Desenvolver: O pensamento numrico, ampliando e construindo novos significados para os nmeros e as operaes; resolvendo situaes-problemas que envolvam os vrios tipos de nmeros e operaes; O pensamento algbrico, procurando generalizar propriedades das operaes aritmticas; traduzindo situaes-problemas na linguagem matemtica, generalizando regularidades; traduzindo tabelas e grficos em leis matemticas que relacionem duas grandezas variveis, interpretando expresses algbricas, igualdades e desigualdades e resolvendo equaes, inequaes e sistemas; O pensamento algbrico, trabalhando inicialmente de modo experimental para, pouco a pouco, apresentar pequenas demonstraes; O raciocnio proporcional, observando a variao entre grandezas e estabelecendo relaes entre elas; As conexes e integraes de conceitos matemticos e investigar sua presena em outras reas do conhecimento; A atitude positiva em relao Matemtica, valorizando sua utilidade, lgica e beleza em cada conceito estudado.

CONTEDOS

6 SRIE I UNIDADE

CONTEDOS O conjunto dos Nmeros Inteiros e suas operaes;

PROCEDIMENTOS Utilizao, no contexto social, dos nmeros inteiros. Colocao dos nmeros inteiros em ordem crescente e decrescente. Uso das operaes fundamentais com nmeros inteiros adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de problemas. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. II UNIDADE PROCEDIMENTOS Utilizao, no contexto social, dos nmeros racionais relativos. Uso das operaes fundamentais com nmeros racionais relativos adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de situaes-problema. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. III UNIDADE PROCEDIMENTOS Resoluo de situaes-problema por meio de equaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema por meio de inequaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. IV UNIDADE Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso do transferidor. Uso das operaes com ngulos adio, subtrao, multiplicao e diviso por um nmero natural na resoluo de situaes-problema. Utilizao dos ngulos consecutivos adjacentes complementares, suplementares, opostos pelo vrtice e bissetriz de um ngulo na resoluo de situaes-problema. Utilizao dos polgonos, tringulos e quadrilteros (elementos e propriedades) em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema que envolvam equaes do 1 grau, relacionando as medidas dos ngulos internos de um tringulo ou quadriltero. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

CONTEDOS O Conjunto dos nmeros Racionais e suas operaes;

CONTEDOS Equaes, sistemas e Inequaes em Q.

Proporo; ngulos; Polgonos Tringulos;

7 SRIE I UNIDADE

CONTEDOS Revendo nmeros: Naturais, Inteiros e Racionais; Os nmeros reais e a reta; Potenciao e radiciao;

PROCEDIMENTOS Utilizao, no contexto social, dos nmeros naturais, inteiros, racionais e reais. Uso das operaes fundamentais com nmeros reais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situao-problema. Organizao para a resoluo de situaes-problema: coleta e organizao de dados, Interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Uso dos procedimentos corretos e das formas corretas de representao das resolues de um problema. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. II UNIDADE PROCEDIMENTOS Utilizao, no contexto social, do clculo algbrico, monmios e polinmios, dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas. Uso das operaes fundamentais com monmios e polinmios na resoluo de situaes-problema. Uso dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, na resoluo de situaes-problema. Utilizao dos tringulos dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo III UNIDADE PROCEDIMENTOS Resoluo de equaes literais e fracionrias do 1 grau com uma incgnita. Resoluo de sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas (mtodos da adio e da substituio). Interpretao e resoluo grfica de sistemas de equaes do 1 grau com duas variveis. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

CONTEDOS Clculo algbrico; Produtos notveis e fatorao;

CONTEDOS Equaes e sistemas; Inequaes;

IV Unidade Segmentos , ngulos e tringulos; Quadrilteros; Circunferncia, arco e ngulos.

Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso da rgua, compasso e esquadro. Utilizao dos polgonos, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema que envolvam quadrilteros, circunferncia e crculo e suas propriedades. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaesproblema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

RECURSOS: Lousa, piloto, papel, computador, mdias e softwares, aparelho de TV e DVD, Livro didtico. AVALIAO: A avaliao ser realizada atravs da observao em relao ao interesse,
participao, ao desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, atravs de exerccios, trabalhos e provas; Assiduidade e relacionamento.

REFERNCIAS: DANTE, Luiz Roberto. Tudo matemtica ensino fundamental 6 e 7 srie. So Paulo: tica,. 2007. GIOVANNI, J. R., CATRUCCI, B., A conquista da matemtica: teoria, aplicao: 6 e 7 srie, So Paulo, FTD, 2008. IEZZI, G., DOLCE, O., MACHADO, A. Matemtica e realidade: 7 e 8 ano, 6 edio, So Paulo, Editora Atual, 2009.

Вам также может понравиться