Вы находитесь на странице: 1из 3

Administrao

Bacharelado

Administrao a melhor opo?

o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organizao. O administrador o profissional responsvel pelo planejamento das estratgias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organizao. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadolgicos. Conduz as relaes entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleo, admisso e demisso de funcionrios, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefcios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matrias-primas, insumos e produtos finais. No setor financeiro, cuida de custos, oramentos e fl uxo de caixa. Tambm se envolve com a publicidade e o marketing, na promoo de vendas dos produtos ou servios da empresa. O administrador trabalha nos mais diversos setores - de hospitais, fbricas e escolas a ONGs, empresas do setor pblico e aquelas dedicadas ao comrcio pela internet.

O mercado de trabalho
O bacharelado em Administrao o curso com maior nmero de matrculas no Ensino Superior. Foram mais de 860 mil em 2008, segundo o Censo de Educao Superior mais recente. Dos mais de 300 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Administrao, quase 80 mil esto em So Paulo. Por isso, embora o campo de trabalho seja amplo - cerca de metade dos cargos de uma empresa para funes administrativas, o setor muito competitivo, em especial no eixo Rio-So Paulo. Alm de disputarem vagas entre si, os formados deparam com a concorrncia de graduados de outras reas que fazem especializao ou MBA em Administrao, Gesto ou Negcios. Mesmo assim, o administrador procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, servios, agronegcio) e de praticamente todas as reas. O setor de servios o que mais oferece oportunidades de trabalho, nas consultorias, nas empresas da rea de turismo e lazer e nas instituies de ensino e educao. O bacharel pode encontrar trabalho em empresas de eventos e turismo de negcios, a maioria em So Paulo e Rio de Janeiro. Nas organizaes de forma geral, os setores que mais requisitam o administrador so os de administrao geral, recursos humanos, finanas, logstica e vendas. Na Regio Centro- Oeste, os principais empregadores esto no agronegcio, em Cuiab (MT), Campo Grande (MS) e Goinia (GO). As regies Sul e Sudeste concentram o maior nmero de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor pblico tem vagas em todo o pas. "Atualmente, as reas de responsabilidade social e ambiental esto em alta, e o administrador que tiver conhecimento no assunto tem mais chance de colocao para atuar em governana corporativa", diz Joyce Ajuz, coordenadora do curso de Administrao da ESPM-RJ. $ Salrio inicial:R$ 3.315,00 (fonte: Conselho Federal de Administrao).

O curso
Uma resoluo do MEC, que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formao especficas nas diversas reas de Administrao no podem constituir uma extenso ao nome do curso. Isso significa que as vrias nfases ou habilitaes de Administrao, como administrao financeira ou de recursos humanos, devem constar apenas no projeto pedaggico do curso. Em geral, os dois primeiros anos so ocupados com disciplinas bsicas, como matemtica, estatstica, direito, sociologia, contabilidade e informtica. No terceiro comeam as matrias especficas, como logstica, finanas, marketing e recursos humanos. O dia a dia do

curso no se limita s aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictcios e apresenta seminrios. Algumas escolas exigem uma monografia de concluso de curso, alm do estgio supervisionado. Durao mdia:quatro anos. Outros nomes:. Gesto de Empr.; Gesto e Empreended.

O que voc pode fazer


Administrao de empresas Cuidar de todas as operaes de uma empresa, desde a organizao de seus recursos humanos, mercadolgicos, materiais e financeiros at o desenvolvimento de estratgias de mercado. Administrao esportiva Gerenciar times e equipes, promover competies e cuidar do marketing esportivo de uma associao. Em rgos oficiais, definir polticas para o esporte. Administrao financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimnio, capital de giro, anlise de oramentos e fluxo de caixa. Administrao hoteleira Gerenciar hotis, flats, pousadas e parques temticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus servios, sua manuteno, as reservas e a limpeza. Administrao hospitalar Gerenciar hospitais, prontossocorros e empresas de convnio mdico ou segurosade. Administrao de produo Supervisionar o processo produtivo em indstrias, da anlise, aquisio e estocagem da matria-prima qualidade e distribuio do produto final. Administrao pblica Planejar, promover e gerenciar instituies pblicas. Administrao de recursos humanos Cuidar das relaes entre funcionrios e empresa, coordenando a seleo e a admisso, os planos de carreira e de salrios, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitao da mo de obra. Administrao rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produo, a distribuio e a comercializao de produtos. Administrao do terceiro setor Planejar e coordenar as operaes de ONGs, gerindo a captao de recursos e sua aplicao em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitrios.

Auditoria Acompanhar a anlise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organizao. Comrcio exterior Administrar e planejar negociaes de compra e venda com empresas do exterior. Controladoria Planejar e gerenciar o oramento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna. Empreendedorismo Definir as estratgias de criao e direo de um negcio, avaliando as oportunidades, a concorrncia e a gesto de recursos humanos. Gesto ambiental Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservao do meio ambiente. Gesto de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de servios ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionrios e clientes. Logstica Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matria-prima distribuio da mercadoria nos pontos de venda. Marketing Definir as estratgias de atuao de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e servios para atend-los e planejar as vendas. Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administrao financeira ou de recursos humanos. Sistemas de informao Gerenciar os sistemas de tecnologia de informao em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessrios ao negcio.

Вам также может понравиться