Вы находитесь на странице: 1из 2

TD

Fsica

ACOMPANHAMENTO E REFORO ESCOLAR ENSINO INTERATIVO


Aluno(a): ____________________________________________________ Turma: ______________ Colgio: _______________________________Professor:__________________________________

01) Um

corpo

condutor

inicialmente

neutro

perde

Considerando

carga

elementar

qual ser a carga eltrica no corpo aps esta perda de eltrons?

02) Um corpo possui a carga deste corpo?

. Considerando a carga elementar

, qual

03) Em uma atividade no laboratrio de fsica, um estudante, usando uma luva de material isolante, encosta uma esfera
metlica A, carregada com carga +8 C, em outra idntica B, eletricamente neutra. Em seguida, encosta a esfera B em outra C, tambm idntica e eletricamente neutra. Qual a carga de cada uma das esferas?

04) Os relmpagos e os troves so consequncia de descargas eltricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenmenos, considere as afirmaes que seguem. I. Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas eltricas negativas no solo. II. O trovo uma consequncia da expanso do ar aquecido. III. Numa descarga eltrica, a corrente eltrica invisvel sendo o relmpago consequncia da ionizao do ar. Dentre as afirmaes, a) somente I correta. b) somente II correta. c) somente III correta. d) somente I e II so corretas. e) I, II e III so corretas. 05) Tem-se 3 esferas condutoras idnticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) esto eletrizadas com cargas de mesmo mdulo Q, e a esfera C est inicialmente neutra. So realizadas as seguintes operaes: 1_) Toca-se C em B, com A mantida distncia, e em seguida separa-se C de B; 2_) Toca-se C em A, com B mantida distncia, e em seguida separa-se C de A; 3_) Toca-se A em B, com C mantida distncia, e em seguida separa-se A de B Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) zero b) +Q/2 c) - Q/4 d) +Q/6 e) - Q/8 06) Um aluno tem 4 esferas idnticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. A esfera A colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D. Ao final do processo a esfera A estar carregada com carga equivalente a: a) 3Q. b) 4Q. c) Q/2. d) 8 Q. e) 5,5 Q.

07) Duas esferas condutoras, 1 e 2, de raios r1 e r2 onde r1=2r2 esto isoladas entre si e com cargas q1 e q2 sendo q2=2q1 e de mesmo sinal. Quando se ligam as duas esferas por um fio condutor, pode-se afirmar que: a) haver movimento de eltrons da esfera 1 para a esfera 2. b) haver movimento de eltrons da esfera 2 para a esfera 1. c) no haver movimento de eltrons entre as esferas. d) o nmero de eltrons que passa da esfera 1 para a esfera 2 o dobro do nmero de eltrons que passa da esfera 2 para a esfera 1. e) o nmero de eltrons que passa da esfera 2 para a esfera 1 o dobro do nmero de eltrons que passa da esfera 1 para a esfera 2.

08) Considere duas partculas carregadas respectivamente com +2,5 C e -1,5 C, dispostas conforme mostra a figura abaixo:

Qual a intensidade da fora que atua fora atua sobre a carga Q2? 09) Trs partculas carregadas eletricamente so colocadas sobre um tringulo equiltero de lado d=40cm conforme a figura abaixo. Qual o mdulo da fora e um esboo do vetor fora eltrica que atua sobre a carga 3?

10) Um campo eltrico gerado por uma carga puntiforme positiva. A uma distncia de 20cm posta uma partcula de prova de carga q= -1C, sendo atrada pelo campo, mas uma fora externa de 2N faz com que a carga entre em equilbrio, conforme mostra a figura:

11) Um fio de cobre percorrido por uma corrente eltrica constante com intensidade 7A. Sabendo que qual o mdulo da carga eltrica que atravessa uma seco transversal do condutor, durante um segundo? E quantos eltrons atravessam tal regio neste intervalo de tempo?

Вам также может понравиться