Вы находитесь на странице: 1из 48

A IMPORTNCIA DA CIPA

Manual da CIPA

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

CIPA
INDICE

Assunto

Pgina

Origem da CIPA.................................................................... 3 e 4 Reconhecimento das doenas e acidentes do trabalho.........5 a 9 A CIPA que queremos ...........................................................10 Reunies da CIPA .................................................................11 Modelo de Ata de Reunio da CIPA.......................................12 Planejando os trabalhos da CIPA...........................................13 Mapa de Riscos .....................................................................14 a 17 Campanhas Prevencionistas..................................................18 Inspeo de Segurana .........................................................19 Investigao de Acidentes do Trabalho .................................20 e 21 Equipamento de proteo individual.......................................22 Preveno e combate a incndio............................................23 Departamento Sade Servidor................................................24 Organizando a CIPA na Unidade de Trabalho........................25 a 30 Modelos de documentos da CIPA ..........................................31 a 40 Lei da CIPA da PMSP..............................................................41 a 44 Portaria Regulamentadora da CIPA da PMSP.........................45 a 48

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

2/48

CIPA
Origem da CIPA
CIPA-Comisso Interna de Preveno de Acidentes A CIPA surgiu da organizao dos trabalhadores em seus locais de trabalho, dentro das fbricas onde sua fora de trabalho era explorada e sua sade e condies de trabalho era negligenciada . A organizao dos trabalhadores na forma de comisses de fbrica avanou, chegando at a OIT (Organizao Internacional do Tr a b a l h o ) . A C I PA f o i uma recomendao da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), no ano de 1921, e transformou-se em determinao legal no Brasil 23 anos depois, em 1944 com o Decreto-Lei 7036 art.82 . A Norma Regulamentadora NR-5 da Portaria n 3214, de 08 de junho de 1978 da CLT, fixa as instrues para que as empresas possam organizar e instalar as CIPAS em empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregado.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

3/48

CIPA
Na Prefeitura Municipal de S.Paulo, a regulamentao da CIPA ocorreu em 22 de fevereiro de 1988, atravs do Decreto n 25.383 de 22 de fevereiro de 1988, tornando-se lei em 05 de setembro de 2001, atravs da Lei n 13.174/01 e Portaria 374/2002-SGP. O SINDSEP atravs de sua Secretaria de Sade do Trabalhador, pioneiro na organizao da CIPA nas unidades da P M S P, p o r q u e a c r e d i t a q u e a organizao da CIPA nas unidades de trabalho da PMSP um meio democrtico para as conquistas das melhorias das condies de trabalho e da preveno de acidentes. A organizao da CIPA um caminho para a valorizao do trabalhador do servio pblico, que tem sido constantemente humilhado e esquecido nas questes de segurana e sade do trabalhador.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

4/48

CIPA
Reconhecimento das doenas e acidentes do trabalho. A CIPA tem um papel importante no reconhecimento das doenas e acidentes do trabalho. A investigao do acidente, o mapa de riscos ambientais, so documentos importantes para a comprovao do nexo causal . Orientar e divulgar informaes aos trabalhadores nas questes de segurana do trabalho um papel importante do cipeiro, pois grande parte dos trabalhadores desconhecem seus direitos .

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

5/48

CIPA
A falta de reconhecimento das Doenas Ocupacionais e dos Acidentes do Trabalho por parte do Departamento de Sade do Servidor, vem sendo uma das maiores injustias enfrentadas pelos trabalhadores do servio pblico Municipal de S.Paulo. E por isso o trabalhador precisa estar organizado e informado de seus direitos. Cobrar e participar com a CIPA de aes para evitar perdas ao trabalhador. Melhorar as condies de trabalho , prevenir acidentes e doenas ocupacionais administrar o servio pblico com responsabilidade, respeito ao trabalhador e muncipe .

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

6/48

CIPA
Se sofreu acidente ou adoeceu em conseqncia do trabalho exija a CAT de sua chefia, fique com uma cpia. Solicite CIPA a investigao do acidente, junte provas , no seja prejudicado. Junte cpia dos documentos de Investigao da CIPA mais a CAT e apresente na Percia Mdica do Departamento de Sade do Servidor .
SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR 7/48

CIPA
Se o acidente foi de trajeto, v at uma unidade de sade e comunique recepo e ao mdico que foi acidente do trabalho, solicite o relatrio de acidente de trabalho na unidade de sade. Se o acidente de trajeto envolveu veculos ou leses por agresso fsica, v at uma delegacia de polcia mais prximo e faa o boletim de ocorrncia.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

8/48

CIPA
S e a d o e c e u o u e s t adoecendo por causa do trabalho, envolva a CIPA e solicite a CAT sua chefia.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

9/48

CIPA
A CIPA QUE QUEREMOS A CIPA uma instituio que tem autonomia para exercer suas atividades durante a gesto. As atribuies da CIPA so institudas por lei, exija esse direito. As atividades devem ser realizadas pelo grupo, quando isso no acontece , no se consegue desenvolver suas atividades, ficando o grupo desmotivado, levando a CIPA ao descrdito . A c o m p r e e n s o d a i m p o r t n c i a d a C I PA responsabilidade de todos.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

10/48

CIPA
Reunies da CIPA As reunies mensais da CIPA , o momento em que cada cipeiro dever expor sugestes, debater sobre problemas que causam acidentes e doenas nos trabalhadores. Cada um dos cipeiros titulares tem o mesmo direito de sugerir melhorias , as decises devem ser consensual, no havendo acordo as sugestes devero ser votadas pelo grupo,valendo a proposta que tiver a maioria dos votos. MODELO DE EDITAL DE CONVOCAO PARA REUNIO ORDINRIA REUNIO ORDINRIA No ............ Empresa.............................................................................................. Edital de Convocao Ficam convocados os senhores componentes da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, desta empresa, para se reunirem, em sesso ordinria, no dia ............ de ..........................., s ......................... horas, na sala ........................, com a seguinte ordem do dia: 1. Vericao do andamento das sugestes apresentadas em reunies anteriores. 2. Vericao e discusso dos acidentes de trabalho ocorridos aps a l]ma reunio. 3. Discusso de assuntos sobre segurana e medicina do trabalho, de interesse da unidade. .................................. , .......... de ......................de 19 .......

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

11/48

CIPA
MODELO DE ATA PARA REUNIO ORDINRIA/EXTRAORDINRIA DA CIPA

Ata da reunio nmero ................. Aos (data por extenso)se reuniram nas dependncias da ................................................... (Unidade) .................................................................................................................................................. Realizou-se a reunio mensal da Comisso Interna de Preveno de Acidentes da unidade mencionada, que contou com a presena dos seguintes membros: ...................................................................................................................................... ............. (olocar o nome dos membros presentes reunio em linhas corridas) ................................................................................................................................................... (se houver) Compareceram, como convidados, os srs.:.......................................................................... Abrindo os trabalhos s horas , o sr. Presidente determinou se procedesse leitura da ata da reunio anterior, realizada em....../......./......., cuja leitura foi por mim procedida. Colocada em discusso, foi a referida ata aprovada pelos senhores presentes, com as seguintes emendas(transcreve-las se houver).... (no caso de falta, anotar nome, setor representado,se houver ou) Sendo ento por todos assinada. Vericada em seguida a lista de presena, constatou-se....................................................................... ou no jus]ca]va ) Passando ordem do dia , foram estudadas e discuXdas as seguintes sugestes.................................foram postas em prXca, no lXmo perodo, as seguintes medidas:................................................................................................................................... Foram feitas novas sugestes:............................................................................................... A seguir, foram comentados os seguintes acidentes sem afastamento.............................................................................................................................. E foram apresentados os seguintes acidentes com afastamento:........................................ Apresentar dados esta]sXcos de acidente (se houver)......................................................... Se o convidado apresentou uma palestra (anotar o tema e nome do palestrante) ........a quem o sr. Presidente agradeceu em nome dos cipeiros. Aps o referido agradecimento, por nada mais haver a relatar ou discuXr, o sr. Presidente deu por encerrada a presente reunio, precisamente s ..........., Horas, marcando a prxima reunio para (dia, hora e local) Eu, secretrio,lavrei a presente ata que, aps discuXda e aprovada, passa a ser assinada pelos membros a ela presentes. Assinaturas Local e data

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

12/48

CIPA
Planejando os trabalhos da CIPA Muitas so as causas e razes que dificultam o trabalho da CIPA e infelizmente os resultados desta dificuldade so o sofrimento dos trabalhadores e ao mesmo tempo a gerao de custos a serem arcados por toda sociedade. importante buscar a cada reunio da CIPA, como melhorar a atuao da CIPA e discutir os problemas que impediram ou dificultam a realizao do que foi planejado. O planejamento ajuda a CIPA evitar a disperso de esforos e a perda de seu objetivo, contribuindo para uma gesto mais eficaz. Se no sabemos para onde queremos ir e quais so as nossas prioridades, teremos mais dificuldade para chegarmos ao nosso objetivo. Ao mesmo tempo acontece casos de CIPA onde o plano de trabalho existe mas as prioridades que esto nele na verdade no representam os anseios dos trabalhadores. importante que a CIPA jamais deixe de ouvir os trabalhadores e que as decises sejam tomadas na direo das necessidades daqueles que sero os maiores beneficiados com as melhorias obtidas, e o Mapa de Riscos um bom instrumento para o levantamento das necessidades de melhorias. Portanto para planejar a gesto verifique: O que deve ser feito Por que deve ser feito Quando deve ser feito Onde deve ser feito Por quem deve ser feito Como deve ser feito

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

13/48

CIPA
MAPA DE RISCOS Modelo sindical Italiano, aplicado no Brasil na atuao da CIPA , este modelo permite ao trabalhador , participar das melhorias do processo de trabalho, alm de levantar um diagnstico da situao em que os trabalhadores se encontram.A participao de todos os trabalhadores na elaborao do mapa de riscos outra caracterstica desse mtodo , nas visitas realizadas em cada local de trabalho , cada trabalhador tem a oportunidade de apresentar suas queixas. Esse mtodo conta com a percepo do trabalhador diante das condies em que se encontram.
SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR 14/48

CIPA
Este mtodo permite ao trabalhador registrar todos os riscos existentes nos locais de trabalho, o que posteriormente poder ser utilizado para corroborar as doenas adquiridas pelos trabalhadores em seus locais de trabalho, que na maioria dos casos , os peritos do DSS, no relacionam com o trabalho, trazendo ao trabalhador prejuzos na sua evoluo/progresso funcional e aposentadoria . ETAPAS PARA ELABORAO DO MAPA DE RISCOS: 1-Conhecer o processo de trabalho 2-Identificar os riscos ambientais existentes 3-Identificar medidas de controle existentes 4-Identificar os indicadores de Sade 5-Conhecer os levantamentos Ambientais 6-Elaborao do Mapa de Riscos 7-Pauta de reivindicao/Recomendao

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

15/48

CIPA
O MAPA de risco instrumento de levantamento de risco ,que quando bem utilizado , traz excelente resultado . GRUPOS, DE ACORDO COM A SUA NATUREZA E A PADRONIZAO DAS CORES CORRESPONDENTES(GRUPOS 6 SUGERIDO PELO SINDSEP)
GRUPO 1: VERDE GRUPO 2: VERMELHO GRUPO 3: MARROM GRUPO 4: AMARELO GRUPO 5: AZUL GRUPO 6: CINZA

RISCOS FSICOS
RUDOS

RISCOS QUMICOS
POEIRAS

RISCOS BIOLGICOS
VRUS

RISCOS ERGONMICOS
ESFORO FSICO INTENSO

RISCOS DE ACIDENTES
ARRANJO FSICO INADEQUADO

RISCOS PSICOSSOCIAIS
PROBLEMAS COM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ASSDIO MORAL

VIBRAES

FUMOS

BACTRIAS

LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE PESO

MQUINAS E EQUIPAMENTOS SEM PROTEO

RADIAES IONIZANTES

NVOAS

PROTOZORIOS

EXIGNCIA DE FERRAMENTAS POSTURA INADEQUADA INADEQUADAS OU DEFEITUOSAS CONTROLE RGIDO DE PRODUTIVIDADE IMPOSIO DE RITMOS EXCESSIVOS TRABALHO EM TURNO E NOTURNO ILUMINAO INADEQUADA ELETRICIDADE PROBABILIDADE DE INCNDIO OU EXPLOSO ARMAZENAMENTO INADEQUADO

M ORGANIZAO DO TRABALHO

RADIAES NO IONIZANTES FRIO CALOR

NEBLINAS GASES VAPORES

FUNGOS PARASITAS BACILOS

PRESSES ANORMAIS

SUBSTNCIAS, COMPOSTOS OU PRODUTOS QUMICOS EM GERAL

JORNADAS DE TRABALHO PROLONGADAS

UMIDADE

MONOTONIA E REPETITIVIDADE OUTRAS SITUAES CAUSADORAS DE STRESS FSICO

ANIMAIS PEONHENTOS OUTRAS SITUAES DE RISCO QUE PODERO CONTRIBUIR PARA A OCORRNCIA DE ACIDENTES OUTRAS SITUAES CAUSADORAS DE TRANSTORNOS MENTAIS E STRES PSQUICO.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

16/48

CIPA

Pauta de reivindicaes de melhorias.


Setor: _______________________
Grupo de Risco Risco N no Mapa Cargo/Local Fonte Geradora Proteo ind. Descrio do Recomendaes ( f s i c o e Colet. Utiliz. problema reinvidicaes qumico)

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

17/48

CIPA
Campanhas Prevencionistas As campanhas tem o objetivo de oferecer elementos educativos, visando desenvolver a mentalidade prevencionista dos Trabalhadores. As campanhas podem ser realizadas por material escrito, audiovisual, palestras, teatros,concursos campeonatos,gincanas etc. No h Obrigatoriedade de um padro de campanha, a CIPA escolhe qual das formas citadas ir utilizar. SIPAT- ETAPAS Levantamento de dados Estatsticas de acidentes Atravs de ficha de Levantamento de Interesses, feito diretamente com os empregados com a participao de todos os setores. P e l o s c i p e i r o s , a t r a v s d o brainstorming (tempestade de idias), selecionando as melhores idias . Obs.: Para os trs levantamentos deve-se , direcionar atividades que foque principalmente os riscos internos da unidade, causadores de acidentes e de doenas.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

18/48

CIPA
INSPEO DE SEGURANA A inspeo de segurana uma das atividades mais importantes da CIPA, na inspeo que possvel identificar falhas, condies de risco e da tomar aes preventivas . Levantamento das causas de acidente Observao Registro Anlise riscos Priorizao Implantao Acompanhamento
Algumas perguntas devem ser feitas na Inspeo:
Dados 1-O que feito Anlise dos Riscos Deve ser feito isso que est sendo Observado ou existe algum risco Que sugere alterao? A tcnica desenvolvida correta? contm riscos que podem ser eliminados com pequenas alteraes O objetivo da atividade ser alcanado corretamente em segurana?

2-Como feito

3-Porque feito

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

19/48

CIPA
Investigao do Acidente
A falta de uma poltica prevencionista na PMSP tem contribuido para altos ndices de acidentes e doenas do trabalho, faz parte dessa poltica a contratao de profissionais especializados em Segurana e Sade do Trabalhador e investimentos na sade e condies de trabalho do servidor pblico. O Sindsep em sua pauta de reivindicao exige da PMSP a implantao do SESMT(Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho) para toda a Prefeitura.


Este servio visa promover a sade e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. A investigao do Acidente imprescindvel para detectar as causas do infortnio e tomar aes para evitar sua repetio . Alm disso o documento gerado na investigao prova documental que faz a relao do acidente/ doena com o trabalho. Portanto ao investigar o acidente necessrio verificar: 1-O que aconteceu ? 2-Como aconteceu ? 3-Por que aconteceu ? 4-Como poderia ter sido evitado o acontecido ?

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

20/48

CIPA

Ficha de InvesXgao de Acidentes


Gesto____/____

1-Unidade:______________________________________ Data:____/____/_____ 2-Endereo:_________________________________________________________________________________ 3-Nome do Acidentado:________________________________________________________________________ 4-Idade :____________Cargo:___________________________________________________________________ 5-Setor de Trabalho:_________________Horrio Acid.:____________ 6-Local do Acidente___________________________________________________________________________ 7-Descrio do Acidente:_______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ 8-Parte do corpo AXngida:______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 9-Causas Apuradas:______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 10-Medidas propostas pela CIPA p/ prevenir a repeXo do acidente: ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ __________________ ___________________ _________________ ____________________ Membro CIPA Vice Presidente Presidente Chea responsvel

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

21/48

CIPA

Equipamento de Proteo Individual


Os E.P.Is. (Equipamento Proteo Individual) fazem parte das medidas de controle dos riscos ambientais , porm s devem ser utilizadas quando as medidas de proteo coletiva no forem possveis ou insuficientes. Quando as medidas de proteo coletiva forem comprovadamente inviveis ou insuficientes, se estiverem em planejamento, ou em implantao ou em carter emergencial ou complementar , ainda assim dever obedecer a seguinte hierarquia: a-) Medida de carter administrativo ou de organizao do trabalho b-) Utilizao de equipamento de proteo individual O uso do E.P.I., requer diversos cuidados para garantir sua eficcia: a-) Seleo do EPI adequado b-) Treinamento dos trabalhadores para a correta utilizao c-) Procedimentos de Segurana , promovendo o uso correto a reposio, conservao ,manuteno . d-) Fornecimento do EPI adequado a determinada atividade do trabalhador para proteo do risco ambiental.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

22/48

CIPA
PREVENO E COMBATE A INCNDIO A PMSP com mais de 4.000 unidades , tem suas unidades em condies de risco de incndio, colocando em risco a vida dos trabalhadores e muncipes. A falta de investimento nas condies de trabalho , leva os prdios a uma deteriorao . Esta situao tem sido causa de princpios de incndio e tambm incndio em vrios prdios da PMSP. O decreto Estadual n 46.076/2001 , Institui o Regulamento de Segurana Contra Incndio das Edificaes e reas de risco. A instruo Tcnica n 17, do Corpo de Bombeiros estabelece as condies mnimas para a formao, treinamento e reciclagem da brigada de incndio para atuao em edificaes e/ou reas de risco no Estado de So Paulo. A NR.23 (Port.3214/78MTb), esta norma determina condies de segurana para : a-) Proteo contra incndio; b-) Sadas suficientes para a rpida retirada do pessoal em servio, em caso de incndio; c-) Pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos. A CIPA com o conhecimento das leis e regulamentos tcnicos deve solicitar a chefia a regularizao do prdio de sua unidade de trabalho.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

23/48

CIPA
Departamento Sade do Servidor Mais informaes sobre procedimentos referente a acidentes e sade do Servidor pode ser adquirido no site da Prefeitura na pgina Manual de Sade do Servidor , encontra-se o Manual de Legislao e Procedimentos do Departamento de Sade do Servidor .

Acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/planejamento/ portal_do_servidor/manual_de_saude_do_servidor/index.php?p=13835

Ministrio da Previdncia Social


http://www.previdenciasocial.gov.br/

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

24/48

CIPA
ORGANIZANDO A CIPA NA UNIDADE DE TRABALHO
QUEM PODE SER CIPEIRO? A lei municipal da CIPA n 13.174/2001 e sua Portaria 374/02-SGP,diz que em uma unidade os trabalhadores concursados, celetistas , estatutrios, os contratados em carter emergencial para atender necessidade temporria, os empregados de empresas prestadoras de servios e os empregados que exercem cargos de livre provimento em comisso podero compor a CIPA.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

25/48

CIPA
QUANTOS SO ELEITOS? A lei diz: 01 (um) membro para cada 20 servidores, tendo no mnimo 4(quatro) e no mximo 26 (vinte e seis)servidores Observaes importantes: Se em uma unidade tiver que ter 4 titulares eleitos dever em igual nmero ter mais 4 suplentes eleitos, os demais entram na lista de votos na ordem decrescente, aguardando vacncia dos titulares e suplentes. As unidades com menos de 20 servidores ser atendida pela unidade da qual subordinada. O QUE A LEI FALA SOBRE A ESTABILIDADE? A estabilidade uma forma de garantir ao cipeiro mais segurana no papel ao qual ter que cumprir. A gesto da CIPA de 02 anos e a estabilidade no setor de trabalho desde a sua inscrio no processo eleitoral at 02 anos do trmino de sua gesto.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

26/48

CIPA
QUEM EST FORA DA ESTABILIDADE? Os que exercem cargo de livre provimento(neste caso os que so concursados apenas perde o cargo e no a estabilidade, voltando para o cargo empossado). A Portaria 374/02-SGP , inclui outros trabalhadores : Os contratados em carter emergencial e os empregados de empresas prestadoras de servio . QUAL O PAPEL DO CIPEIRO? O papel do cipeiro lutar pelo bem comum , focando a preveno de acidentes e de doenas dos companheiros de trabalho , bem como das melhorias das condies de trabalho. COMO CONSTITUIR A CIPA? O primeiro responsvel pela constituio da CIPA o diretor da unidade. Quando for CIPA inicial o diretor da unidade deve convocar uma reunio com os servidores para constituir a equipe eleitoral voluntria, essa equipe no pode se candidatar a cargo de cipeiro. Nas unidades onde no houver CIPA dever obrigatriamente, ter a participao de representao sindical. Na gesto seguinte a prpria CIPA pode repetir o processo anterior

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

27/48

CIPA
Etapas do processo Eleitoral
1) Edital de Convocao 2) Edital de Divulgao dos Inscritos 3) Eleio da CIPA 4) Elaborao da Ata de Eleio A escolha pelos titulares eleitos e indicados dos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretrios. 5) Instalao e Posse da CIPA 6) Elaborao da Ata de Instalao e Posse da CIPA 7) Elaborao do Calendrio de Reunies mensais da CIPA 8) Cadastro da CIPA no DSS com cpia ao SINDSEP. 9) Agendamento de curso para os cipeiros no DSS.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

28/48

CIPA
Prazos do processo Eleitoral
Incio do processo eleitoral Edital de convocao/comunicar Sindsep Inscrio de candidatos a CIPA No mnimo 15 dias para inscrio Divulgao dos Inscritos Campanha dos inscritos Eleio Instalao e posse da CIPA No mnimo 60 dias antes do trmino do mandato em curso No mnimo 45 dias antes do trmino do mandato em curso . No dia seguinte ao trmino da inscrio 7(sete) dias do trmino da inscrio No mnimo 30 dias do mandato em curso Para CIPA com mandato em curso, no dia seguinte ao trmino do mandato. Para CIPA inicial , aps apurao da eleio . Protocolo das Atas e Calendrio de reunio mensal Curso para cipeiros Realizao do curso 10 dias aps Instalao e posse Antes da Posse da nova CIPA ou para CIPA inicial at 30 dias da Posse. Departamento de Sade do Servidor

Obs.: As secretarias que possuem SESMT, vericar possibilidade de realizao do curso em parceria com Departamento de Sade do Servidor .

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

29/48

CIPA
O que fazer aps o processo eleitoral? A CIPA se reunir uma vez por ms, em local apropriado e durante o horrio normal de expediente. Podero fazer reunies extraordinrias em situaes graves. Organizaro a reunio com pautas definidas ou no. Devero fazer o plano de trabalho para a sua gesto. Todas as decises aprovadas pelo grupo devero ser registradas em atas.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

30/48

CIPA
MODELOS DE DOCUMENTOS INSCRIO PARA CIPA

Inscrio para candidatos membro da CIPA da Unidade ------------------------------------------------


Para a Gesto ............/.......... O (A) Sr(a): ________________________________________________________________ (Nome) Registro Funcional n : ____________ Cargo:_____________________________________________________________________ Setor : ___________________________________________________________________ Apelido: ______________________________________, se inscreveu para candidatar-se a membro da CIPA. So Paulo, _____/____/____. Obs.: Inscrio Individual com uma via para o inscrito 1 Via ______________________________________________________________________________________________ 2 Via

Inscrio para candidatos membro da CIPA da Unidade ------------------------------------------------


Para a Gesto ............/.......... O (A) Sr(a): ________________________________________________________________ (Nome) Registro Funcional n : ____________ Cargo:_____________________________________________________________________ Setor : ___________________________________________________________________ Apelido: ______________________________________, se inscreveu para candidatar-se a membro da CIPA. So Paulo, _____/____/____. Obs.: Inscrio Individual com uma via para o inscrito

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

31/48

CIPA
Ata de Abertura e Fechamento de Urna
Eleio de CIPA na Unidade: _______________________________________________ Nome do mesrio___________________________________________________________ Data_____________________ N de votos colhidos___________________ Horrio de abertura da urna ________________________fechamento_________________ N da urna_______________________

____________________________________________________________ Ass. do mesrio

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

32/48

CIPA
Ficam convocados os servidores pblicos bem como funcionrios das autarquias para inscrio de candidatos para a eleio da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), de acordo com a Lei 13.174 de 05/09/2001 e Portaria 374/02 SGP e NR5, a ser realizada em escruknio secreto no dia ___________, das _______ as _______ horas, no dia __________no (a) __________________ (nome da unidade). A inscrio dos candidatos para a CIPA ter inicio dia _______________ e trmino dia ___________, no (a) setor de ______________________. A divulgao dos inscritos ser feita logo aps o trmino das inscries. Os interessados, favor procurar a comisso eleitoral: _________________________ So Paulo, ___ de _____ de 200__ _____________________________________________ EDITAL DA CIPA (modelo 2) Conforme editais de convocao de eleio, apresentaram e sero votados os seguintes candidatos: 1 - ____________________________ 2 - ____________________________ 3 - ____________________________ 4 - ____________________________ So Paulo, ___ de _____ de 20__ EDITAL DE CONVOCAO PARA ELEIO DA CIPA (modelo 1)

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

33/48

CIPA
Ata de Eleio dos Representantes dos Trabalhadores da CIPA Unidade :.................................. Aos dias do ms de ____________________ de ______, com a presena dos Srs. ______________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ instalou-se a mesa receptora dos votos s ___________horas, e o Sr. Presidente da mesa declarou iniciados os trabalhos. Durante a votao, vericam-se as seguintes ocorrncias: _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Aps a apurao chegou-se ao seguinte resultado: TITULARES: N de Votos _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

34/48

CIPA
SUPLENTES: _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ _________________________________________________ ass. ____________________ s __________ horas, o Sr. Presidente declarou encerrados os trabalhos de eleio, vericando- se que compareceram _____________ funcionrios, na presena de quantos desejassem. E, para constar, mandou o Sr. Presidente da mesa posse lavrada a presente ATA, por mim assinada _____________________________________________________________, Secretrio, pelos Membros da mesa e pelos eleitos, ]tulares e suplentes. ________________________________________ Presidente ________________________________________ Secretrio

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

35/48

CIPA
ELEIO DA CIPA GESTO/200__/___ Vote em um (1) representante para compor a CIPA (marque com X em um quadrado) Nome do candidato Setor apelido Nome do candidato Setor apelido Nome do candidato Setor apelido Nome do candidato Setor apelido (MODELO DE CDULA ELEITORAL) (NOME DA UNIDADE)

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

36/48

CIPA

Ata de Instalao e Posse da CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes.

CIPA da Unidade _______________________________________________________ Aos dias do ms de , do ano de _ _ _ _, nesta cidade, presentes o (s) Senhor (es) diretor (es) da unidade, bem como os demais presentes, conforme lista de presena, reuniram-se para instalao e posse da CIPA desta unidade, conforme estabelece a legislao em vigor. O (A) Senhor(a) ______________________________________________________ representante da unidade e presidente da sesso, tendo convidado a mim, ___________________________________________________________________, para Secretrio da mesma, declarou aberto os trabalhos, lembrando a todos os obje]vos da reunio, quais sejam: instalao e posse dos componentes da CIPA. Con]nuando, declarou instalada a Comisso e empossados os Representantes da Administrao: Titulares _________________________________ ass________________________________ ________________________ __________ ass _______________________________ ________________________ __________ ass. ______________________________ Suplentes _________________________________ ass _______________________________ __________________________________ass________________________________ __________________________________ass ________________________________

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

37/48

CIPA
Da mesma forma declarou empossados os representantes eleitos pelos funcionrios: TITULARES: ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ SUPLENTES: ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ ___________________________________________ass______________________________ A seguir, foi eleito para Presidente da CIPA o Sr. (a) __________________________________ e p a r a V i c e - P r e s i d e n t e _________________________________________________________________. Tambm para 1 secretrio_________________________________________ e 2 Secretrio_____________________________________________________. Nada mais havendo a se tratar, o Senhor Presidente da Sesso deu por encerrada a reunio lembrando a todos que o perodo de gesto da CIPA ora instalada ser de 02 (dois) anos a contar da presente data. Para constar, lavrou-se a presente ata, que lida e aprovada, vai assinada por mim, Secretrio, pelo (a) Presidente da Sesso, por todos os representantes eleitos e/ou designados, inclusive os suplentes. ______________________________ Presidente da Sesso ______________________________ Secretrio da mesa

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

38/48

CIPA
CADASTRO DSS FICHA CADASTRAL CIPA Secretaria: Unidade: Endereo: Bairro: CEP.: Fone: Fax: E-mail: N Total de funcionrios: N cipeiros: Presidente: Vice-Presidente: 1 Secretrio: 2 Secretrio: Mandato: de ____/____/____ a ____/____/____ Observaes:

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

39/48

CIPA
RELAO DE CIPEIROS (DA UNIDADE) (DA SECRET.) BIENIO ____/____ (CADASTRO DSS)
Nome RF CARGO PMSP VNCULO EFETIVO ADMIT. CLT CIPA TITULAR SUPLENTE J FEZ CURSO DE CIPA?

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

40/48

CIPA
LEI N 13.174, 05 DE SETEMBRO DE 2001 Institui as Comisses Internas de Preveno de Acidentes - CIPA's, no mbito da Administrao Municipal, e d outras providncias. MARTA SUPLICY, Prefeita do Municpio de So Paulo, no uso das atribuies que lhe so conferidas por lei, faz saber que a Cmara Municipal de So Paulo, nos termos do disposto no inciso I do artigo 84 do seu Regimento Interno, decretou e eu promulgo a seguinte lei: Art. 1 - Todas as unidades das diversas Secretarias que compem a Prefeitura do Municpio de So Paulo, bem como as autarquias com pessoal regido pelo Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, devero organizar e manter em funcionamento uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA -, na forma da Norma Regulamentadora n 5, editada com a Portaria n 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministrio do Trabalho. Art. 2 - Os titulares da representao dos servidores da CIPA, com exceo dos que exercem cargo de livre provimento em comisso, no podero ser transferidos de setor ou exonerados, desde o registro de suas candidaturas at 2 (dois) anos seguintes ao trmino do mesmo. Pargrafo nico - No se aplica a vedao do "caput" deste artigo ao servidor que cometer falta grave, devidamente apurada em procedimento disciplinar que venha a resultar na aplicao das penas de demisso ou dispensa, ou em caso de exonerao ou dispensa a pedido do prprio servidor. Art. 3 - A CIPA tem por objetivo desenvolver atividades voltadas preveno de acidentes do trabalho e de doenas profissionais, melhoria das condies de trabalho dos servidores pblicos municipais e ser, obrigatoriamente, instalada em todas as unidades que compem a Prefeitura com mais de 20 (vinte) servidores. Art. 4 - Para cumprir seu objetivo, a CIPA dever desenvolver as seguintes atividades: I - realizar inspees nos respectivos ambientes de trabalho, visando deteco de riscos ocupacionais; II - estudar as situaes de trabalho potencialmente nocivas sade e ao bem-estar dos servidores, estabelecendo medidas preventivas ou corretivas para eliminar ou neutralizar os riscos existentes; III - investigar as causas e conseqncias dos acidentes e das doenas associadas ao trabalho e acompanhar a execuo das medidas corretivas at a sua finalizao; IV - discutir todos os acidentes ocorridos no ms, visando cumprir o estabelecido no item anterior; V - realizar, quando houver denncia de risco ou por iniciativa prpria, inspeo no ambiente de trabalho, dando conhecimento dos riscos encontrados ao responsvel pela rea, chefia da unidade e ao rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal da Administrao; VI - promover a divulgao das normas de segurana e medicina do

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

41/48

CIPA
trabalho, emitidas pelo rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal da Administrao e rgos afins, zelando pela sua observncia; VII - despertar o interesse dos servidores pela preveno de acidentes e doenas ocupacionais, atravs de trabalho educativo, estimulando-os a adotar comportamento preventivo; VIII - participar de campanhas de preveno de acidentes do trabalho promovidas pela Prefeitura e por representaes da categoria, bem como das convenes de CIPA's da Prefeitura do Municpio de So Paulo; IX - promover anualmente a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; X - promover a realizao de cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessrios para melhorar o desempenho dos servidores quanto Segurana e Medicina do Trabalho e outros afins. Art. 5 - A CIPA ser composta por representantes dos servidores e da Administrao, independentemente do tipo de vnculo de trabalho. 1 - O nmero de membros que comporo a CIPA ser determinado pela proporo de 1 (um) membro para cada 20 (vinte) servidores, tendo no mnimo 4 (quatro) e no mximo 26 (vinte e seis) membros. 2 - A CIPA ser composta de tal forma que esteja representada a maior parte dos setores que compem cada unidade da Administrao, necessariamente includa a representao dos setores que oferecem maior risco Art. 6 - Os representantes da Administrao sero indicados pela chefia da unidade. 1 - O nmero de candidatos indicados pela Administrao dever corresponder, no mximo, metade do nmero total dos membros da CIPA, sendo, no entanto, obrigada a indicar, no mnimo, um membro. 2 - Os titulares da representao da Administrao na CIPA no podero ser reconduzidos a mais de um mandato consecutivo. Art. 7 - Os representantes dos servidores sero eleitos em escrutnio secreto, em votao por lista nominal, sendo vedada a formao de chapas. 1 - ilimitado o nmero de inscries de candidatos para a representao dos servidores. 2 - Em caso de empate, assumir o servidor que tiver mais tempo de servio na Prefeitura. 3 - O mandato dos membros ter a durao de 2 (dois) anos, com direito reeleio somente para os titulares da representao dos servidores. 4 - As eleies sero convocadas 45 (quarenta e cinco) dias antes do trmino do mandato da CIPA em vigor, devendo ser realizadas de modo a permitir que nos 30 (trinta) dias antecedentes ao incio do mandato possam os novos membros preparar-se para exercer suas funes. 5 - O prazo para as inscries de candidatos deve se estender at 7 (sete) dias antes da votao. 6 - A eleio ser organizada pela CIPA cujo mandato esteja findando, sendo que, nas unidades onde ainda

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

42/48

CIPA
no houver CIPA, a eleio ser organizada por uma equipe eleitoral composta por servidores voluntrios, na forma que vier a ser regulamentada, sendo obrigatria a participao de representao da categoria. 7 - Os cargos de Presidente, VicePresidente, Primeiro Secretrio e Segundo Secretrio sero escolhidos pelos membros da CIPA. 8 - O Presidente da CIPA ser substitudo pelo Vice-Presidente nos seus impedimentos eventuais, afastamentos temporrios ou afastamento definitivo. Art. 8 - A CIPA reunir todos os seus membros uma vez por ms, em local apropriado e durante o horrio normal de expediente, obedecendo o calendrio anual, no podendo sofrer restries que impeam ou dificultem seu comparecimento. 1 - O membro que tiver mais de trs faltas injustificadas ou se recusar a comparecer s reunies da CIPA perder o mandato, sendo que, nesta hiptese, ser convidado para assumir o candidato suplente mais votado. 2 - Qualquer servidor poder participar das reunies da CIPA como convidado. 3 - As proposies da CIPA sero aprovadas em reunio, mediante votao, e ser considerada aprovada aquela que obtiver maioria simples de votos. 4 - A CIPA dever apresentar mensalmente, atravs de material escrito, relatrio de suas atividades a todos os funcionrios da unidade. Art. 9 - Os membros da CIPA devero dispor de 6 (seis) horas semanais para trabalhos exclusivos da Comisso. Art. 10 - Compete ao Presidente da CIPA: I - convocar os membros para as reunies da CIPA; II - determinar tarefas para os membros da CIPA; III - presidir as reunies, encaminhando Direo da Unidade as recomendaes aprovadas e acompanhar a sua execuo; IV - manter e promover o relacionamento da CIPA com o rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal da Administrao e rgos afins. Art. 11 - Compete aos Secretrios da CIPA: I - elaborar as atas das eleies da posse e das reunies, registrando-as em livro prprio; II - preparar a correspondncia geral e as comunicaes para as reunies; III - manter o arquivo da CIPA atualizado; IV - providenciar para que as atas sejam assinadas por todos os membros da CIPA. Art. 12 - Compete aos membros da CIPA: I - elaborar o calendrio anual das reunies da CIPA; II - participar das reunies da CIPA, discutindo os assuntos em pauta e deliberando sobre as recomendaes; III - investigar os acidentes de trabalho, isoladamente ou em grupo e discutir os acidentes ocorridos;

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

43/48

CIPA
IV - freqentar o curso para os componentes da CIPA, na forma que vier a ser regulamentado; V - cuidar para que todas as atribuies da CIPA sejam cumpridas durante a respectiva gesto. Art. 13 - Compete Administrao: I - proporcionar os meios necessrios para o desempenho integral das atribuies da CIPA; II - possibilitar uma sala prpria para a CIPA desenvolver suas atividades; III - autorizar o fornecimento de material de escritrio completo e outros que forem necessrios para o desenvolvimento das atividades da CIPA; IV - assessorar a implantao da CIPA; V - zelar pelo cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho estabelecidas pelo rgo competente; VI - divulgar amplamente as atividades da CIPA entre os servidores municipais. Art. 14 - Compete aos servidores da unidade: I - eleger seus representantes na CIPA; II - informar CIPA a existncia de condies de risco ou ocorrncia de acidentes e apresentar sugestes para melhorias das condies de trabalho; III - observar as recomendaes quanto preveno de acidentes, transmitidas por membros da CIPA; IV - informar CIPA a ocorrncia de todo e qualquer acidente de trabalho. Art. 15 - A trmino do processo eleitoral, o presidente da comisso eleitoral ter o prazo mximo de 10

(dez) dias para encaminhar ao Ministrio do Trabalho cpia das atas de eleio e de posse dos membros eleitos e para registrar a CIPA na Delegacia do Trabalho. Art. 16 - Aps a publicao desta lei, a unidade ter o prazo mximo de 60 (sessenta) dias para solicitar a implantao da CIPA junto ao rgo competente. Art. 17 - As despesas decorrentes da presente lei correro por conta de dotaes oramentrias prprias, suplementadas se necessrio. Art. 18 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO, aos 05 de setembro de 2001, 448 da fundao de So Paulo. MARTA SUPLICY, PREFEITA ANNA EMILIA CORDELLI ALVES, Secretria dos Negcios Jurdicos JOO SAYAD, Secretrio de Finanas e Desenvolvimento Econmico HELENA KERR DO AMARAL, Secretria Municipal da Administrao Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 05 de setembro de 2001. RUI GOETHE DA COSTA FALCO, Secretrio do Governo Municipal

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

44/48

CIPA
A SECRETRIA MUNICIPAL DE GESTO PBLICA , usando das atribuies que lhe so conferidas por lei, CONSIDERANDO a edio da Lei 13.174, de 5 de setembro de 2001, que ins]tuiu as Comisses Internas de Preveno de Acidentes - CIPA's, no mbito de Administrao Municipal, CONSIDERANDO a necessidade de regulamentao da eleio prevista no 6 do ar]go 7 da mencionada Lei, RESOLVE: I - Todas as unidades das diversas Secretarias que compem a Prefeitura, bem como as autarquias com pessoal regido pelo Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, devero organizar e manter em funcionamento uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, nos termos do art. 1 da Lei 13.174, de 5 de setembro de 2001. II - A CIPA tem por obje]vo desenvolver a]vidades voltadas preveno de acidentes do trabalho e de doenas prossionais e melhoria das condies de trabalho dos servidores pblicos municipais e dever ser obrigatoriamente instalada nas unidades com mais de 20 servidores a - As unidades com menos de 20 servidores estaro sujeitas a inspeo e scalizao da CIPA da unidade a que es]verem subordinadas. III - Para cumprir seu obje]vo a CIPA dever desenvolver as seguintes a]vidades: a - realizar inspees nos respec]vos ambientes de trabalho, visando deteco de riscos ocupacionais; b - estudar as situaes de trabalho potencialmente nocivas sade e ao bem-estar dos servidores, estabelecendo medidas preven]vas ou corre]vas para eliminar ou neutralizar os riscos existentes; c - inves]gar as causas e conseqncias dos acidentes e das doenas associadas ao trabalho e acompanhar a execuo das medidas corre]vas at sua nalizao; d - discu]r todos os acidentes ocorridos no ms, visando cumprir o estabelecido no item anterior; e - realizar, quando houver denncia de risco ou por inicia]va prpria, inspeo no ambiente de trabalho, dando conhecimento dos riscos encontrados ao responsvel pela rea, chea da unidade e ao rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal de Gesto Pblica; f - promover a divulgao das normas de segurana e medicina do trabalho, emi]das pelo rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho da Secretaria Municipal de Gesto Pblica e rgos ans, zelando pela sua observncia; g - despertar o interesse dos servidores pela preveno de acidentes e doenas ocupacionais, atravs do trabalho educa]vo, es]mulando-os a adotar comportamento preven]vo; h - par]cipar de campanhas de preveno de acidentes do trabalho promovidas pela Prefeitura e por Sindicatos da categoria, bem como das convenes de CIPA's da Prefeitura do Municpio de So Paulo; i - promover anualmente a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; j - promover a realizao de cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessrios para melhorar o desempenho dos servidores quanto Segurana e Medicina do Trabalho e outros ans. IV - A Diviso de Promoo Sade do Trabalhador, do Departamento de Sade do Trabalhador Municipal - DESAT da Secretaria Municipal de Gesto Pblica - SGP, o rgo responsvel pela Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho, e ter, para os ns desta portaria, as seguintes atribuies: a - tomar conhecimento dos riscos encontrados e informados pelas CIPA's; b - emi]r normas de segurana e medicina do trabalho; c - assessorar as unidades na organizao das CIPA's; d - promover cursos de formao de cipeiros.

PORTARIA 374/02 - SGP

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

45/48

CIPA
V - A CIPA ser composta por representantes dos servidores e da Administrao, independentemente do ]po de vnculo de trabalho, de forma que esteja representada a maior parte dos setores que compem cada unidade da Administrao, necessariamente includa a representao dos setores que oferecem maior risco. a - O nmero de membros que comporo a CIPA ser determinado pela proporo de 1 membro para cada 20 servidores, tendo no mnimo 4 e no mximo 26 membros. VI - Os representantes da Administrao sero indicados pela chea da unidade. a - O nmero de membros indicados pela Administrao dever corresponder, no mximo, metade do nmero total dos membros da CIPA, sendo, no entanto, obrigatria a indicao de pelo menos um membro. b - A Administrao ter 30 dias aps a eleio da CIPA para indicar seus representantes. c - Os ]tulares da representao da Administrao na CIPA no podero ser reconduzidos, nem concorrer, em novas eleies, a mais de um mandato consecu]vo. VII - Os representantes dos servidores sero eleitos em escru]nio secreto, em votao por lista nominal, sendo vedada a formao de chapas. a - Sero considerados eleitos os candidatos mais votados, de acordo com o nmero de membros da CIPA, atendidos os critrios da letra a do item V desta portaria.b - Em caso de empate, assumir o servidor que ]ver mais tempo de servio na Prefeitura. c - Os candidatos votados e no eleitos sero relacionados na Ata de Eleio e Apurao, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeao posterior em caso de vacncia de membros da CIPA. VIII - O mandato dos membros da CIPA ter a durao de 2 anos, com direito reeleio somente para os ]tulares da representao dos servidores. a - Os ]tulares da representao dos servidores da CIPA no podero ser transferidos de setor ou exonerados, desde o registro da candidatura at 2 anos seguintes ao trmino do mandato, exceto: a.1 - os servidores que exercem cargo de livre provimento em comisso; a.2 - os contratados em carter emergencial para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico; a.3 - os empregados de empresas prestadoras de servios. b - No se aplica a vedao da letra "a" do item VIII ao servidor que cometer falta grave, devidamente apurada em procedimento disciplinar que venha a resultar na aplicao das penas de demisso ou dispensa, ou em caso de exonerao ou dispensa a pedido do prprio servidor. IX - As eleies sero convocadas 45 dias antes do trmino do mandato da CIPA em vigor, devendo ser realizadas de modo a permi]r que nos 30 dias antecedentes ao incio do mandato possam os novos membros preparar-se para exercer suas funes. a - O incio do processo eleitoral dever ser comunicado pela administrao da unidade aos sindicatos de servidores pblicos municipais, atravs do Sistema de Negociao Permanente - SINP, com a antecedncia necessria para o cumprimento dos prazos previstos no item IX. X - A eleio ser organizada pela CIPA cujo mandato esteja ndando. Nas unidades onde ainda no houver CIPA a eleio ser organizada por uma equipe eleitoral composta por servidores voluntrios, sendo obrigatria a par]cipao de representao sindical. a - Nas unidades onde no houver CIPA, dever ser convocada reunio de servidores, pela Direo da unidade, com a nalidade de cons]tuir a equipe eleitoral voluntria, cujos membros no podero concorrer s eleies da CIPA. b - A reunio para cons]tuio da equipe eleitoral dever ser realizada com a antecedncia necessria para que possam ser cumpridos os prazos do item IX desta portaria. c - A equipe eleitoral voluntria dever organizar a Ata de Eleio e Apurao bem como providenciar todos os atos necessrios realizao da eleio. SECRETARIA DE POLTICAS DE 46/48

SADE DO TRABALHADOR

CIPA

XI - ilimitado o nmero de inscries de candidatos para a representao dos servidores. a - O prazo para as inscries dos candidatos ser de 15 dias e deve se estender at 7 dias antes da votao. XII - A eleio ser realizada em dia normal de trabalho, respeitando os horrios de turnos e em horrio que possibilite a par]cipao da maioria dos servidores. XIII - O voto ser secreto, sendo facultada a eleio por meios eletrnicos idneos. a - A apurao dos votos ser realizada em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representante da Administrao e dos servidores, em nmero a ser denido pela equipe eleitoral. XVII - Os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretrio e Segundo Secretrio sero escolhidos pelos membros da CIPA. a - O Presidente ser subs]tudo pelo Vice-Presidente em seus impedimentos eventuais, afastamentos temporrios ou afastamento deni]vo. b - Em caso de afastamento deni]vo do Presidente e do Vice-Presidente, os demais membros da CIPA escolhero os subs]tutos no prazo de 15 dias. XVIII - Todos os documentos rela]vos eleio devero ser guardados pela Administrao por um prazo mnimo de 5 anos. XIX - As proposies da CIPA sero aprovadas em reunio, mediante votao, e ser considerada aprovada aquela que ob]ver maioria simples de votos. a - Das decises da CIPA caber pedido de reconsiderao, mediante requerimento jus]cado. b - O pedido de reconsiderao dever ser apresentado CIPA at a prxima reunio ordinria, quando ser analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efe]var os encaminhamentos necessrios. XX - Os membros da CIPA devero dispor de 6 (seis) horas semanais para trabalhos exclusivos da Comisso, previamente acordadas com a Administrao. XXI - A CIPA reunir todos os seus membros uma vez por ms, ordinariamente, em local apropriado e durante o horrio normal de expediente, obedecendo o calendrio anual, no podendo sofrer restries que impeam ou dicultem seu comparecimento. a - A CIPA dever apresentar mensalmente, atravs de material escrito, relatrio de suas a]vidades a todos os funcionrios da unidade. b - As reunies da CIPA tero atas assinadas pelos presentes, devendo ser encaminhadas cpias para todos os membros. c - As atas caro arquivadas na unidade pelo prazo de 5 anos. d - O membro que ]ver mais de 3 faltas injus]cadas ou se recusar a comparecer s reunies da CIPA perder o mandato, sendo que, nesta hiptese, ser convocado para assumir o candidato suplente mais votado. e - Qualquer servidor poder par]cipar das reunies da CIPA como convidado. XXII - Sero realizadas reunies extraordinrias quando: a - houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corre]vas de emergncia; b - ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; c - houver solicitao expressa de uma das representaes.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

47/48

CIPA
XXIII - Compete ao Presidente da CIPA: a - convocar os membros para as reunies da CIPA; b - determinar tarefas para os membros da CIPA; c - presidir as reunies, encaminhando Direo da Unidade as recomendaes aprovadas e acompanhar a sua execuo; d - manter e promover o relacionamento da CIPA com a Diviso de Promoo Sade, do Departamento de Sade do Trabalhador Municipal - DESAT, da Secretaria Municipal de Gesto Pblica - SGP. XXIV - Compete aos Secretrios da CIPA: a - elaborar as atas das eleies da posse e das reunies, registrando-as em livro prprio; b - preparar a correspondncia geral e as comunicaes para as reunies; c - manter o arquivo da CIPA atualizado; d - providenciar para que as atas sejam assinadas por todos os membros da CIPA. XXV - Compete aos membros da CIPA: a - elaborar o calendrio anual das reunies da CIPA; b - par]cipar das reunies da CIPA, discu]ndo os assuntos em pauta e deliberando sobre as recomendaes; c - inves]gar os acidentes do trabalho isoladamente ou em grupo e discu]r os acidentes ocorridos; d - freqentar o curso para os componentes da CIPA; e - cuidar para que todas as atribuies da CIPA sejam cumpridas durante a respec]va gesto. XXVI - Compete Administrao: a - proporcionar os meios necessrios para o desempenho integral das atribuies da CIPA; b - possibilitar uma sala prpria para a CIPA desenvolver suas a]vidades; c - autorizar o fornecimento de material de escritrio completo e outros que forem necessrios para o desenvolvimento das a]vidades da CIPA; d - assessorar a implantao da CIPA; e - zelar pelo cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho estabelecidas pela Diviso de Promoo Sade, do Departamento de Sade do Trabalhador Municipal - DESAT da Secretaria Municipal de Gesto Pblica - SGP; f - divulgar amplamente as a]vidades da CIPA entre os servidores municipais. g - receber as reivindicaes das CIPA's para estudos e negociaes. h - fornecer EPI (equipamento de proteo individual) aos servidores, conforme especicao tcnica. XXVII - Compete aos servidores da unidade: a - eleger seus representantes na CIPA; b - informar CIPA a existncia de condies de risco ou ocorrncia de acidentes e apresentar sugestes para melhorias das condies de trabalho; c - observar as recomendaes quanto preveno de acidentes, transmi]das por membros da CIPA; d - informar CIPA a ocorrncia de todo e qualquer acidente de trabalho e par]cipar das avaliaes dos seus Setores. e - responsabilizar-se pela guarda e conservao do EPI e comunicar qualquer alterao que o torne imprprio para o uso. XXVIII - Os servidores da unidade tm ampla liberdade para levar informaes ao conhecimento da CIPA, devendo, no entanto, ser observada a forma escrita e sendo dispensada a autorizao da chea. XXIV - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicao, revogando as disposies em contrrio.

SECRETARIA DE POLTICAS DE SADE DO TRABALHADOR

48/48

Вам также может понравиться