Вы находитесь на странице: 1из 4

Fonte: O Globo, Claudia Sarmento, 24/10.

Pas se tornou um dos maiores PIBs da sia; 97% dos estudantes concluem ensino mdio

At a dcada de 60, recm-sada de uma guerra que levou a uma diviso trgica de seu territrio, a Coreia do Sul era uma economia agrria, pobre. Nos ltimos 40 anos, o pas deslanchou e se tornou um dos maiores PIBs da sia, transformando-se numa potncia hi-tech cujos produtos competem de igual para igual com os japoneses, por exemplo. O foco na educao apontado como um dos pontos fundamentais do rpido desenvolvimento coreano.

Hoje o ensino no pas olhado como um modelo para o mundo. At o presidente Barack Obama, num discurso que ficou famoso, pediu que os EUA sigam o exemplo das crianas sul-coreanas, que passam, em mdia, pelo menos um ms a mais nas escolas anualmente do que os alunos americanos.

H uma srie de fatores envolvidos no crescimento de um pas, mas os analistas concordam que os investimentos em educao e na formao de capital humano foram os principais combustveis da arrancada de Seul. O desenvolvimento educacional sul-coreano, a partir dos anos 60, precedeu e guiou o econmico.

A expanso do ensino ocorreu de um modo sem precedentes. Em 1945, com o fim da colonizao japonesa, apenas 22% da populao eram alfabetizadas. Esse ndice hoje superior a 98%. A excelncia das escolas sul-coreanas atestada por vrios estudos mundiais, e a sociedade abraou a ideia de educar para crescer.

Para os pais coreanos, a educao dos filhos prioridade absoluta e levou criao de uma expresso entre os analistas que se debruam sobre a receita coreana: febre educacional.

Na universidade, 60% dos jovens

Os alunos sul-coreanos esto entre os melhores do mundo em matemtica, cincia e leitura, de acordo com os resultados do Programa Internacional de Avaliao de Alunos (Pisa). Segundo dados da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE), 97% dos estudantes completam o ensino mdio - o mais alto percentual entre todos os pases pesquisados.

E o ndice de pessoas com nvel universitrio, entre 25 e 34 anos, tambm impressionante: 60%.

- O sistema educacional na Coreia do Sul foi desenvolvido de forma sequencial explica o professor de Histria Michael Seth, da Universidade James Madison, em Virginia, autor do livro "Febre educacional: sociedade, poltica e o exerccio da escolaridade na Coreia do Sul".

- O foco inicial foi o ensino fundamental, e s depois que ele se tornou universal o Estado passou a investir na educao secundria. um modelo que concentra sua fora no nvel bsico. A parte mais fraca do sistema o nvel superior, mas isso compensado pelo fato de os coreanos investirem em educao, buscando as melhores universidades internacionais, e pelos programas de treinamento financiados pela iniciativa privada - afirma ele.

O especialista americano destaca outros pontos que fazem at o presidente do pas mais rico do mundo invejar a educao coreana. um sistema homogneo e uniforme, no qual as escolas seguem o mesmo currculo e recebem o mesmo montante de verbas pblicas. Desde antes da guerra (1951-1953) e bem antes de a Coreia do Sul ser uma democracia, j existia um esquema de rodzio entre os professores, para evitar que os melhores se concentrassem em alguns poucos estabelecimentos.

Alm disso, foi criado um programa de assistncia especial para reas rurais, evitando grandes diferenas em relao regio metropolitana. O outro fator essencial o investimento no treinamento dos professores - o que diferencia muito a Coreia do Sul do Brasil, por exemplo.

Estudo divulgado em setembro pela consultoria McKinsey & Company confirma a posio da Coreia do Sul, ao lado de Cingapura e Finlndia, no topo da educao mundial e ressalta a seleo dos professores como uma de suas estratgias centrais: 100% dos profissionais so recrutados entre os melhores alunos do ensino mdio.

Para ensinar as crianas menores no ensino fundamental, s so aceitos na universidade de Educao (so quatro anos de curso) os 5% com melhor desempenho no ensino mdio.

O treinamento rigoroso, mas h compensaes que tornam a profisso de professor atraente: bons salrios, possibilidade de crescimento profissional e prestgio. O respeito ao professor uma questo cultural: "Nem sequer pise na sombra de um professor", diz um provrbio coreano.

"As classes relativamente grandes na Coreia do Sul, com 35 alunos por turma, ajudam a pagar os professores acima dos nveis de outros pases. Professores iniciantes recebem cerca de 1,2 vez o PIB per capita e os salrios mximos chegam a 3,4 vezes a renda per capita.

Nos EUA, isso se traduziria em rendas anuais de US$ 55 mil a US$ 150 mil", diz o relatrio da Mckinsey. Os salrios dos professores primrios so os mais altos do mundo, colocando-os no mesmo patamar de mdicos e engenheiros. S 1% dos estudantes de educao desiste do curso a cada ano.

Mas o fenmeno coreano no s uma questo de poltica pblica. Conquistas acadmicas so perseguidas com fervor e envolvem sacrifcios dos alunos e dos pais. Os anos equivalentes ao ensino fundamental no Brasil so gratuitos, mas as escolas de nvel mdio so custeadas atravs de impostos.

E muito comum, mesmo entre as famlias mais humildes, o investimento em professores particulares, que ajudam as crianas depois do horrio escolar e at nos fins de semana. Em seu livro, Seth descreve a mobilizao nacional em dia de vestibular:

"Um ar de grande tenso paira em toda a Coreia do Sul (...). Uma fora-tarefa especial passou meses se planejando para esse dia. Milhares de policiais esto em alerta em vrias cidades (...). Voos em todos os aeroportos do pas foram limitados, e um esforo especial foi feito para interromper obras, reduzindo rudos de qualquer espcie".

Segundo dados de 2007 do Ministrio da Educao, 350 mil estudantes sulcoreanos deixaram o pas para estudar no exterior, a maioria deles em idade universitria, mas tambm h grupos de crianas que ainda no esto nem alfabetizadas.

Nos Estados Unidos, os sul-coreanos formam o maior percentual de estudantes estrangeiros, frente dos chineses, embora sua populao seja muito menor. No Japo, quando buscam recm-formados ou estagirios, as grandes empresas sempre se deparam com uma grande quantidade de sul-coreanos, que terminaram seus estudos em conceituadas universidades japonesas.

Os nmeros indicam que o pas se preocupa tanto com educao que j atravessou uma fronteira e discute agora se no estaria havendo exageros.

- O termo "febre educacional" tem uma conotao positiva e outra negativa. admirvel o respeito dos sul-coreanos pela educao, mas a preocupao em obter diplomas de estabelecimentos de prestgio hoje obsessiva.

A educao privada sai cara para as famlias e ainda h a presso depositada em pessoas muito jovens, que muitas vezes deixam de viver sua infncia em troca da obrigao de atingir um excelente desempenho acadmico pondera o analista americano.

Вам также может понравиться