Вы находитесь на странице: 1из 19

14

REA DE CONHECIMENT O: CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA Questes Pontos 1 a 10 1,0 -

LNGUA INGLESA Questes Pontos 11 a 20 0,8 -

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO Questes Pontos 21 a 30 0,7 -

CONHECIMENTO ESPECFICO Questes 31 a 40 41 a 50 Pontos 1,0 1,5 Questes 51 a 60 61 a 70 Pontos 2,0 3,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor azul ou preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, ao candidato somente ser permitido levar seu CADERNO DE QUESTES faltando 1 (uma) hora ou menos para o trmino das provas.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

JANEIRO / 2010

2
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

LNGUA PORTUGUESA
Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 1 a 4. Texto I TITANIC NEGREIRO O Brasil um navio negreiro em direo ao futuro. Um negreiro, com milhes de pobres excludos nos pores sem comida, educao, sade e uma elite no convs, usufruindo de elevado padro de consumo em direo a um futuro desastroso. O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. [...] Durante toda nossa histria, o convs jogou restos para os pores, na tentativa de manter uma mo de obra viva e evitar a violncia. Fizemos uma economia para poucos e uma assistncia para enganar os outros. [...] O sistema escravocrata acabou, mas continuamos nos tempos da assistncia, no lugar da abolio. A economia brasileira, ao longo de nossa histria, desde 1888 e sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. No mximo incentiva a assistncia. Assistimos meninos de rua, mas no nos propomos a abolir a infncia abandonada; assistimos prostitutas infantis, mas nem ao menos acreditamos ser possvel abolir a prostituio de crianas; anunciamos com orgulho que diminumos o nmero de meninos trabalhando, mas no fazemos o esforo necessrio para abolir o trabalho infantil; dizemos ter 95% das crianas matriculadas, esquecendo de pedir desculpas s 5% abandonadas, tanto quanto se dizia, em 1870, que apenas 70% dos negros eram escravos. [...]Na poca da escravido, muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. Outros diziam que a abolio desorganizaria o processo produtivo. Hoje dizemos o mesmo em relao aos gastos com educao, sade, alimentao do nosso povo. Os compromissos do setor pblico com direitos adquiridos no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico.

40

45

Uma economia da abolio tem a obrigao de zelar pela estabilidade monetria, porque a inflao pesa sobretudo nos pores do barco Brasil; no possvel tampouco aumentar a enorme carga fiscal que j pesa sobre todo o pas; nem podemos ignorar a fora dos credores. Mas uma nao com a nossa renda nacional, com o poder de arrecadao do nosso setor pblico, tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, a servio do povo, garantindo educao, sade, alimentao para todos. [...]
BUARQUE, Cristovam. O Globo. 03 abr. 03.

1
A ideia central do artigo baseia-se na viso de que preciso estabelecer uma economia da abolio, dando acesso a todos, evitando, assim, uma poltica assistencialista e excludente. Qual dos trechos do artigo transcritos a seguir NO apresenta o argumento de consistncia compatvel com essa tese? (A) Porque nossa economia tem sido baseada na excluso social e no curto prazo. (l. 6-8) (B) A economia brasileira, [...] sobretudo nas ltimas duas dcadas, em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18) (C) muitos eram a favor da abolio, mas diziam que no havia recursos para atender o direito adquirido do dono, comprando os escravos antes de liber-los. (l. 30-33) (D) Os compromissos do setor pblico [...] no permitem atender s necessidades de recursos para educao e sade nos oramentos do setor pblico. (l. 36-39) (E) ...uma nao com a nossa renda nacional, [...]tem os recursos necessrios para implementar uma economia da abolio, (l. 45-48)

10

15

20

25

2
O articulista parte de uma associao que explicitada pelo ttulo do texto. Tal associao, envolvendo o Titanic e o perodo histrico brasileiro escravocrata, revela uma estratgia discursiva que visa a provocar no leitor uma reao de (A) revolta. (B) descaso. (C) conscientizao. (D) complacncia. (E) acomodao.

30

35

3
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

3
O Brasil um Titanic negreiro: insensvel aos pores e aos icebergs. (l. 5-6) A relao de sentido que os dois pontos estabelecem, ligando as duas partes, visa a introduzir uma (A) ideia de alternncia entre as duas partes da frase. (B) ideia que se ope quela dada anteriormente. (C) adio ao que foi sugerido na primeira parte da frase. (D) concluso acerca do que foi mencionado antes. (E) explicao para a viso assumida na primeira parte da frase. 4 A economia brasileira [...], em plena democracia, no comprometida com a abolio. (l. 15-18). Nos dicionrios, a palavra abolio assume o sentido de extino, de supresso. No texto, essa palavra alarga seu sentido e ganha o valor de (A) excluso. (B) legitimao. (C) regulamentao. (D) incluso. (E) abonao. Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 5 e 6. Texto II CANDIDATOS PRESIDNCIA DA OAB/RJ ESTO VIOLANDO REGRAS DE PROPAGANDA Campanha das duas chapas causa poluio visual em vrias cidades Os dois principais candidatos presidncia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seo Rio de Janeiro, esto violando as regras de propaganda eleitoral em vigor. Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. O material pode ser visto preso em passarelas, fincado nos jardins do Aterro do Flamengo, em vrios pontos da orla martima e na esquina das Avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, entre outros locais. [...] O prprio presidente da Comisso eleitoral da OAB/RJ disse ontem que a propaganda tem que ser mvel: Faixas e cartazes so permitidos desde que estejam sendo segurados por pessoas. Esse material no pode ser fixo disse ele [...]
O Globo. 11 nov. 09. (Adaptado)

5
Analise as afirmaes a seguir. H uma inadequao quanto concordncia nominal em relao ao termo seguradas, no ltimo pargrafo do texto.

PORQUE O termo com valor de adjetivo, posposto, quando se refere a substantivos de gneros diferentes, deve concordar ou no masculino ou com o mais prximo, portanto a concordncia adequada seria segurados. A esse respeito conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

6
Ambos vm promovendo poluio visual, instalando faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (l. 4-6). A segunda orao do perodo pode ser substituda, sem a alterao de sentido, por Ambos vm promovendo poluio visual... (A) caso instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (B) uma vez que instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (C) logo instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (D) entretanto instalam faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado. (E) ainda que instalem faixas e cartazes irregularmente em vrias reas do Rio de Janeiro e em outras cidades do estado.

10

15

4
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

Considere o texto a seguir para responder s questes de nos 7 a 9.

7
A crnica se inicia negando a tese da Teoria da Evoluo. Essa estratgia tem como objetivo (A) atrair a ateno do leitor, pois apresenta sua tese logo no comeo. (B) contrastar de maneira ldica o incio do texto e o seu final. (C) ironizar a postura do cientista britnico em suas pesquisas. (D) apresentar o argumento de outrem para contestar em seguida. (E) revelar outras tendncias sobre o assunto teoria da evoluo.

Texto III OS VENENOSOS


O veneno um furo na teoria da evoluo. De acordo com o darwinismo clssico os bichos desenvolvem, por seleo natural, as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. Adquirem seus mecanismos de defesa e ataque num longo processo em que o acaso tem papel importante: a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores ou facilita o assdio a suas presas reproduzido na sua descendncia, ou na descendncia dos que sobrevivem, e lentamente incorporado espcie. Mas a teoria darwiniana de progressivo aparelhamento das espcies para a sobrevivncia no explica o veneno. O veneno no evoluiu. O veneno esteve sempre l. Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. O veneno sugere que existe, sim, o mal-intencionado nato. O ruim desde o princpio. E o que vale para serpentes vale para o ser humano. Sem querer entrar na velha discusso sobre o valor relativo da gentica e da cultura na formao da personalidade, o fato que no d para evitar a constatao de que h pessoas venenosas, naturalmente venenosas, assim como h pessoas desafinadas. A comparao no descabida. Acredito que a mente um produto cultural, e que descontadas coisas inexplicveis como um gosto congnito por couve-flor ou pelo Bolero de Ravel, somos todos dotados de basicamente o mesmo material ceflico, pronto para ser moldado pelas nossas circunstncias. Mas ento como que ningum aprende a ser afinado? Quem desafinado no tem remdio. Nasce e est condenado a morrer desafinado. No peito de um desafinado tambm bate um corao, certo, e o desafinado no tem culpa de ser um desafio s teses psicolgicas mais simpticas. Mas . Matemtica se aprende, at alemo se aprende, mas desafinado nunca fica afinado. Como venenoso de nascena. O que explica no apenas o crime patolgico como as pequenas vilanias que nos cercam. A pura maldade inerente a tanto que se v, ouve ou l por a. O insulto gratuito, a mentira infamante, a busca da notoriedade pela ofensa aos outros. Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica.
VERISSIMO, Luis Fernando. O Globo. 24 fev. 05.

10

8
Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que s descobriu que sua picada era txica por acidente, que nunca pensou etc. (l. 14-17) No trecho acima, o cronista faz uso do termo que, repetidamente. A passagem na qual o termo que apresenta a mesma classificao gramatical daquela desempenhada no trecho destacado (A) as caractersticas que garantem a sua sobrevivncia. (l. 3-4) (B) a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores. (l. 6-7) (C) E o que vale para serpentes vale para o ser humano. (l. 19-20) (D) o fato que no d para evitar a constatao. (l. 22-23) (E) A pura maldade inerente a tanto que se v. (l. 41-42)

15

20

25

30

35

9
Ressentimento ou amargura so caractersticas humanas adquiridas, compreensveis, que explicam muito disto. Pura maldade, s o veneno explica. O final da crnica evidencia atitude de (A) desprezo. (B) denncia. (C) conivncia. (D) curiosidade. (E) ironia.

40

45

5
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

10

LNGUA INGLESA
An 18-Minute Plan for Managing Your Day Yesterday started with the best of intentions. I walked into my office in the morning with a vague sense of what I wanted to accomplish. Then I sat down, turned on my computer, and checked my email. Two hours later, after fighting several fires, solving other peoples problems, and dealing with whatever happened to be thrown at me through my computer and phone, I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. Id been ambushed. And I know better. That means we start every day knowing were not going to get it all done. So how we spend our time is a key strategic decision. Thats why its a good idea to create a to do list and an ignore list. The hardest attention to focus is our own. But even with those lists, the challenge, as always, is execution. How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? Managing our time needs to become a ritual too. Not simply a list or a vague sense of our priorities. Thats not consistent or deliberate. It needs to be an ongoing process we follow no matter what to keep us focused on our priorities throughout the day. I think we can do it in three steps that take less than 18 minutes over an eight-hour workday. STEP 1 (5 Minutes) Before turning on your computer, sit down with a blank piece of paper and decide what will make this day highly successful. What can you realistically carry out that will further your goals and allow you to leave at the end of the day feeling like youve been productive and successful? Write those things down. Now, most importantly, take your calendar and schedule those things into time slots, placing the hardest and most important items at the beginning of the day. And by the beginning of the day I mean, if possible, before even checking your email. There is tremendous power in deciding when and where you are going to do something. If you want to get something done, decide when and where youre going to do it. Otherwise, take it off your list. STEP 2 (1 minute every hour) Set your watch, phone, or computer to ring every hour. When it rings, take a deep breath, look at your list and ask yourself if you spent your last hour productively. Then look at your calendar and deliberately recommit to how you are going to use the next hour. STEP 3 (5 minutes) Shut off your computer and review your day. What worked? Where did you focus? Where did you get distracted?

10

15

20

HENFIL. O Globo, maio 2005.

Na tira acima, observa-se um desvio no emprego da norma culta da Lngua Portuguesa. Com base no entendimento da mensagem e considerando o ltimo quadrinho, o uso de tal variao pode ser explicado pelo fato de (A) criticar o emprego excessivo de lnguas estrangeiras no Brasil. (B) abolir uma marca da oralidade na escrita. (C) ironizar a forma como os brasileiros utilizam a Lngua Portuguesa. (D) exemplificar como a lngua falada se diferencia da lngua escrita. (E) valorizar o idioma nacional por meio do status da Lngua Estrangeira.

25

30

35

40

45

50

6
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

55

60

The power of rituals is their predictability. You do the same thing in the same way over and over again. And so the outcome of a ritual is predictable too. If you choose your focus deliberately and wisely, and consistently remind yourself of that focus, you will stay focused. Its simple. This particular ritual may not help you swim the English Channel. But it may just help you leave the office feeling productive and successful. And, at the end of the day, isnt that a higher priority?
Extracted from: http://blogs.harvardbusiness.org/bregman/2009/07/an18minute-plan-for-managing.html

15
According to STEP 3, (A) success on the job depends on predicting the right outcomes. (B) it is important to analyze if you have met your goals of the day. (C) one should never shut off the computer before the end of the day. (D) focusing on the right distractions may help us be more productive. (E) distractions are essential to help one go through the responsibilities of the day.

11
The main purpose of the text is to (A) convince the reader that no one can fight against busy schedules. (B) justify why employees never focus on their most important tasks. (C) criticize the overload of activities people have to accomplish at work. (D) explain the importance of following rituals when working from home. (E) teach office workers how to make the best use of their daily business schedule.

16
Check the option that contains a correct correspondence of meaning. (A) ...threaten... (line 18) and menace express contradictory ideas. (B) ...ongoing... (line 21) means the same as occasional. (C) ...further... (line 29) and spoil have similar meanings. (D) ...outcome... (line 54) and results are synonyms. (E) ...wisely, (line 55) and prudently are antonyms.

12
According to paragraph 1, the author had problems at work because he (A) had to fight for two hours against a fire in the office. (B) was asked to answer phone calls and reply to e-mails. (C) did not define his priorities before starting his working day. (D) could not remember everything he was supposed to do early in the morning. (E) decided to solve his co-workers computer problems before solving his own.

17
Check the only alternative in which the expression in bold type has the same meaning as the item given. (A) I could hardly remember what I had set out to accomplish when I first turned on my computer. (lines 7-9) intended (B) How can you stick to a plan when so many things threaten to derail it? (lines 17-18) abandon (C) to keep us focused on our priorities throughout the day. (line 22-23) distant from (D) What can you realistically carry out that will further your goals? (lines 28-29) eliminate (E) Shut off your computer and review your day. (lines 49-50) start

13
The only adequate title to refer to STEP 1 is (A) Set a Plan for the Day. (B) Refocus Your Attention. (C) Review Your Weekly Schedule . (D) Avoid Hard Decisions Early in the Day. (E) Make Good Use of Watch, Phone and Computer.

18
Otherwise in the sentence Otherwise, take it off your list. (lines 41-42) can be substituted, without changing the meaning of the sentence, by (A) Unless. (B) Or else. (C) Despite. (D) However. (E) Therefore.

14
The only advice that is in line with STEP 2 is (A) Plan deliberate actions to redo the finished tasks. (B) Focus your attention on a different important activity every day. (C) Manage your day hour by hour. Dont let the hours manage you. (D) Teach yourself to breathe deeply to be more productive tomorrow. (E) If your entire list does not fit into your calendar, reprioritize your phone calls.

19
In But it may just help you leave the office feeling productive and successful. (lines 59-60) may just help could be correctly replaced, by (A) can only aid. (B) will probably help. (C) should never help. (D) might never assist. (E) couldnt simply support.

7
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

20
Which option correctly indicates the referent of that in ...isnt that a higher priority? (line 61)? (A) leave the office. (B) keep things simple. (C) get to the end of the day. (D) swim the English Channel. (E) feel productive and successful.

24
Considerando-se verdadeira a proposio composta Se x par, ento y positivo, conclui-se que (A) se x mpar, ento y negativo. (B) se x mpar, ento y no positivo. (C) se y positivo, ento x par. (D) se y negativo, ento x par. (E) se y nulo, ento x mpar.

25

RACIOCNIO LGICO QUANTITATIVO


21
Um fabricante de leite estabelece a seguinte promoo: 3 caixas vazias do leite podem ser trocadas por uma caixa cheia desse mesmo produto. Cada caixa contm 1 litro. Comprando-se 11 caixas desse leite, a quantidade mxima, em litros, que pode ser consumida (A) 13 (B) 14 (C) 15 (D) 16 (E) 17 Leia o texto a seguir para responder s questes de nos 22 e 23. A tabela abaixo apresenta a distribuio de frequncias das idades de um grupo de crianas.
Classes (em anos) 0 2 2 4 4 6 6 8 8 10 fi 5 2 4 2 7

A tabela abaixo apresenta as quantidades e os preos unitrios de 4 produtos vendidos, em uma mercearia, durante o 1o trimestre de 2009. JANEIRO PREO QUANTIDADE Arroz 2,50 5 Feijo 3,00 4 Macarro 2,00 3 Acar 1,25 2 FEVEREIRO MARO PREO QUANTIDADE PREO QUANTIDADE 2,00 6 2,50 4 3,50 3 4,00 3 2,50 4 2,75 2 4 1,50 3 2,00

Para o conjunto dos 4 produtos apresentados, o ndice de preos de Laspeyres referente ao ms de maro, tendo como base o ms de janeiro, vale, aproximadamente, (A) 79 (B) 81 (C) 108 (D) 123 (E) 127

26
No ltimo ms, Alpio fez apenas 8 ligaes de seu telefone celular cujas duraes, em minutos, esto apresentadas no rol abaixo. 5 2 11 8 3 8 7 4

22
A mdia das idades dessas crianas, em anos, (A) 5,0 (B) 5,2 (C) 5,4 (D) 5,6 (E) 5,8

O valor aproximado do desvio padro desse conjunto de tempos, em minutos, (A) 3,1 (B) 2,8 (C) 2,5 (D) 2,2 (E) 2,0

27
Seja H a varivel aleatria que representa as alturas dos cidados de certo pas. Sabe-se que H tem distribuio normal com mdia 1,70 m e desvio padro 0,04 m. A probabilidade de que um cidado desse pas tenha mais do que 1,75 m de altura , aproximadamente, (A) 9,9% (B) 10,6% (C) 22,2% (D) 39,4% (E) 40,6%

23
A mediana da distribuio de frequncias apresentada (A) 5,5 (B) 5,6 (C) 5,7 (D) 5,8 (E) 5,9

8
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

28
Considere a proposio composta A prova estava difcil e menos do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. Sua negao (A) A prova estava difcil ou mais do que 20% dos candidatos foram aprovados no concurso. (B) A prova estava difcil e mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (C) A prova no estava difcil ou menos do que 20% dos candidatos foram reprovados no concurso. (D) A prova no estava difcil ou mais do que 80% dos candidatos foram reprovados no concurso. (E) A prova no estava fcil ou 20% dos candidatos foram reprovados no concurso.

29
O salrio mdio nacional dos trabalhadores de certa categoria igual a 4 salrios mnimos, com desvio padro de 0,8 salrios mnimos. Uma amostra de 25 trabalhadores dessa categoria escolhida ao acaso em um mesmo estado da Unio. O salrio mdio da amostra de salrios mnimos. Deseja-se testar com nvel de significncia igual a 10% H 0: = 4 contra H 1:
4

Considerando esses dados, analise as afirmativas. I O teste rejeitar H0 se for igual a 4,30. II O teste rejeitar H0 se for igual a 4,20. III O teste no rejeitar H0 se for igual a 3,75. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

O H N U C S A R

30
Trs dados comuns e honestos sero lanados. A probabilidade de que o nmero 6 seja obtido mais de uma vez (A) 5/216 (B) 6/216 (C) 15/216 (D) 16/216 (E) 91/216

Co n t i nu a

9
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

CONHECIMENTO ESPECFICO
31
96 ? a 120 ? 40 ? b 2

33

X R R

+
Vf 240 ?

4952 ?

Nos circuitos da figura acima, Vf a tenso desconhecida de uma fonte que um tcnico deseja medir. Ele dispe de um galvanmetro G de bobina mvel, com resistncia interna desprezvel, e cujo ponteiro atinge a leitura mxima da escala quando a corrente na bobina de 5 mA. Para identificar a tenso Vf, o tcnico resolveu improvisar, colocando uma resistncia em srie com o galvanmetro, conectando os pontos 1 e 2 aos pontos a e b, respectivamente. O resultado mostrou que o ponteiro de G atingiu 80% do mximo da escala. A tenso Vf, em volts, (A) 60 (B) 40 (C) 35 (D) 20 (E) 15

A expresso da impedncia equivalente, em funo dos componentes do circuito acima, calculada entre os terminais X e Y na frequncia de ressonncia w = 1 , LC
o

(A)

R 2

(B)

RC + L 2R

(C)

R C+L 2RC

(D)

R (C + L ) C

(E)

R + LC 2RC

32
3R ch 2R Dados: + _ C1 R C2 R I C 1 = 0,001 F C 2 = 0,005 F R = 50 W

34

10 22 W 4 4 1 8 3W 8 3W

Considere o circuito e os dados mostrados na figura acima, onde o capacitor C1 est carregado com a tenso de 20V. O capacitor C2 encontra-se descarregado quando a chave ch fechada. No exato instante do fechamento da chave, a corrente I, em mA, (A) 26,7 (B) 15,4 (C) 12,8 (D) 10,5 (E) 8,4

A figura acima apresenta um circuito eltrico CC resistivo. De posse de um voltmetro, um tcnico verifica que a ddp sobre o resistor 10 ? de 5 V. A potncia dissipada, em watts, pelo resistor de 4 ? (A) 0,25 (B) 0,50 (C) 0,75 (D) 1,00 (E) 1,25

10
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

Coonsidere a figura e os dados abaixo para responder s questes de nos 35 e 36

37

Vs

+
~

40W

Banco de capacitores
Considere o conversor CA CC representado na figura acima, alimentado por uma tenso senoidal de valor eficaz de 200V / 60 Hz. A potncia, em W, dissipada pela resistncia R, (A) 1000 (B) 920 (C) 810 (D) 500 (E) 140

Uma determinada instalao eltrica monofsica contm duas mquinas eltricas e um banco de capacitores para correo do fator de potncia, conforme ilustra a figura acima. Tanto o banco de capacitores como as mquinas podem ser acionados atravs das chaves, independentemente. Foram observadas as seguintes caractersticas: - quando somente a mquina 1 se encontra em funcionamento (sem o banco de capacitores), a potncia ativa de 15 kW, e o fator de potncia 0,6 indutivo; - quando somente a mquina 2 se encontra em funcionamento (sem o banco de capacitores), a potncia reativa da instalao de 9 kvar, e o fator de potncia 0,8 indutivo.

38
id + TA+ DA+ TB+ A + Vd DB+ io + vo (=vAN-vBN) B + vBN R L

vAN

35
Quando ambas as mquinas estiverem ligadas com o banco de capacitores desligado, a potncia ativa total da instalao, em kW, ser (A) 15 (B) 18 (C) 21 (D) 24 (E) 27
TADATBN DB-

36
Deseja-se elevar o fator de potncia da instalao por meio do banco de capacitores. Para que o fator de potncia da instalao seja elevado para 1,0 com ambas as mquinas em funcionamento, o valor absoluto da potncia reativa do banco de capacitores, em kvar, dever ser (A) 21 (B) 25 (C) 29 (D) 33 (E) 37

Considere um conversor em ponte ideal, conforme a figura acima. correto afirmar que (A) o conversor apresenta fluxo de potncia unidirecional. (B) caso o esquema de chaveamento seja PWM bipolar, so necessrias duas tenses de controle em que cada perna do conversor acionada de forma independente. (C) caso o esquema de chaveamento seja PWM unipolar, a cada comutao das chaves, a tenso de sada alterna entre os valores V d e 0 ou entre Vd e 0, dependendo do valor da nica tenso de controle. (D) caso o esquema de chaveamento seja o PWM bipolar, a relao entre a tenso de sada e a tenso de controle linear. (E) se a carga alimentada pelo conversor for puramente indutiva, os diodos em paralelo podem ser removidos do circuito.

11
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

39
io iL L + Vd + vL C R + V0

Coonsidere a figura e os dados abaixo para responder s questes de nos 41 e 42

Considere o conversor CC CC no isolado, considerado ideal, operando em modo contnuo, representado na figura acima. Admitindo que o ciclo de trabalho (duty cycle) D vale 0,5 e que a tenso de entrada Vd de 10V, a tenso V0 de sada, em volts, (A) 100 (B) 50 (C) 20 (D) 10 (E) 5

A figura acima ilustra um sistema de controle em que uma planta com comportamento instvel estabilizada por meio de um compensador. Os modelos matemticos da planta e do compensador encontram-se na figura. O compensador apresenta um ganho positivo K que dever ser ajustado.

40
R(s) M

K s + 15s + 50
2

Y(s)

41
Aumentando-se o valor de K a partir de zero, o valor limite em que o sistema passar a ter um comportamento estvel (A)

A figura acima apresenta o diagrama em blocos de um sistema de controle em malha fechada. Para que no domnio do tempo a sada y(t) siga a entrada de referncia r(t), do tipo degrau, com erro de estado estacionrio NULO, a expresso do ganho M ser (A)
K 50 K K + 50

1 25 1 15
1 4

(B) (D)

1 18 1 10

(C) (E)

42
Verifica-se que para um determinado valor de K, o sistema em malha fechada apresenta um polo localizado em s = 8 . Este valor

(B)
1 K

(C)

35
(A)
1

40
(B)

3 45

3 55

(D)

K + 50

(C)

6 65

(D)

(E)

K + 50 K

(E)

12
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

43
Deseja-se controlar o sistema linear, representado pelo modelo em espao de estado, cujas equaes so mostradas a seguir

46
Materiais condutores so utilizados em aplicaes em que a corrente eltrica circula com as menores perdas possveis. Considere as descries de materiais de elevada condutividade eltrica e os tipos de materiais condutores apresentados abaixo: P - Material de pequena resistividade, com caractersticas mecnicas favorveis, baixa oxidao e que apresenta fcil deformao a frio e a quente. obtido em forma eletroltica. Q - Material que, em sua forma pura, usado nos casos em que as solicitaes mecnicas so pequenas. Pode apresentar corroso galvnica, dependendo do metal que estiver em contato. o segundo metal mais usado em eletricidade. R - Material que apresenta bastante estabilidade qumica e uma fcil deformao mecnica. Em funo de suas propriedades antioxidantes, encontrado em peas de contato, anodos e fios de aquecimento. Tipos de materiais condutores: I II III IV V cobre alumnio prata chumbo platina

x1 e o vetor de estado X = x2
As matrizes so: A =

0 1 -6 -5

B=

0 1

C = [10 0]

A estratgia de controle consiste em usar a seguinte realimentao: u(t) = K X(t), onde K = [k1 k2] e alocar os polos de malha fechada no plano S em s 1 = 5 +j5 e s 2 = 5 j5. O valor do vetor de ganhos K (A) K = [ 5 44] (C) K = [ 5 44] (E) K = [ 44 5] (B) K = [ 44 5] (D) K = [ 56 15]

44
Um condutor de prata possui resistncia de 30 ? a 20 C. O coeficiente de temperatura da prata a 20 oC 0,0036 oC1. A resistncia desse mesmo condutor a 45 oC (A) 34,8 (B) 33,9 (C) 32,7 (D) 32,1 (E) 31,9

45
A resistncia de isolamento eltrico de dado material no constante, ou seja, no obedece a Lei de Ohm. A fim de analisar o comportamento desse material, so consideradas as suas diversas caractersticas e condies de operao. Considere as proposies abaixo. I - Resistncia Superficial a resistncia na superfcie de um material por causa do seu comportamento resistivo no linear. II - Rigidez Dieltrica define o valor do campo eltrico para o qual se d a ruptura do isolante. III - Efeito Corona corresponde ionizao do gs ou do ar, existente entre condutores com grande diferena de potencial, implicando formao de um caminho condutivo entre eles. Est(o) correta(s) APENAS a(s) proposio(es) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

A relao correta entre os tipos de materiais condutores apresentados e as descries fornecidas (A) P I ; Q II e R V (B) P II ; Q I e R IV (C) P II ; Q III e R V (D) P II ; Q V e R IV (E) P III ; Q IV e R I

47
Um gerador sncrono trifsico, conectado em Y com potncia nominal de 250 kVA e tenso terminal de 440 V, submetido aos ensaios em vazio e de curto-circuito com sua corrente de campo nominal de 10 A. Desses ensaios so obtidos os seguintes resultados: tenso terminal em vazio (VT) igual a 500 V; corrente de linha em curto-circuito (IL) igual corrente nominal. Considerando o exposto e desprezando a resistncia de armadura, a reatncia sncrona do gerador, em ohms, , aproximadamente, (A) 0,49 (B) 0,88 (C) 1,92 (D) 2,15 (E) 4,45

13
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

48

S0

R1

49
O transformador um equipamento de converso que transfere energia eltrica por meio da induo eletromagntica do primrio para o secundrio. A respeito desse equipamento, afirma-se que (A) a sua impedncia equivalente a relao da tenso de curto-circuito no enrolamento de alta tenso com a tenso nominal do enrolamento de baixa tenso. (B) a sua polaridade aditiva se os sentidos das tenses do primrio e secundrio forem iguais. (C) o deslocamento angular de um transformador trifsico depende da polaridade e do esquema de ligao dos enrolamentos. (D) a relao de corrente e a relao de tenso entre primrio e secundrio so iguais. (E) o ncleo do transformador laminado, objetivando a diminuio de seu peso.

S1 Vcc

R1

K1

K1

K2

R1

K1

K2

C1

A figura acima apresenta a parte de controle do circuito de acionamento de uma mquina trifsica comandada por intermdio do contator C1. As chaves S0 e S1 so do tipo sem reteno. A ao de acionar uma chave significa apert-la e, em seguida, deix-la retornar sua posio inicial. O rel K1 do tipo com retardo na ligao, programado para 15 minutos, enquanto o rel K2 do tipo com retardo no desligamento, programado para 25 minutos. Com o sistema em condies normais de funcionamento, considere que o operador tenha acionado a chave S0 s 7h e, ento, a chave S1 s 8h. O grfico que melhor representa o funcionamento da mquina comandada por C1

50
Em uma subestao industrial, a proteo de Mdia Tenso MT realizada por um disjuntor que deve atender a diversas restries a fim de proceder ao seu ajuste. Com relao a esse tema, afirma-se que a (A) curva de atuao do rel dever ficar abaixo do ponto ANSI do transformador de maior potncia. (B) proteo no deve atuar durante o tempo de magnetizao dos transformadores. (C) proteo deve atuar necessariamente todas as vezes em que ocorrer uma sobrecarga no transformador. (D) proteo na entrada da subestao deve atuar sempre que ocorra uma falta no ramal de entrada. (E) coordenao da proteo da subestao deve considerar somente as protees internas da instalao.

(A)

(B)

51
A unio entre condutores realizada atravs de conexes eltricas. A ausncia de manuteno em conexes eltricas de condutores causa problemas diversos, como a elevao de temperatura e a deteriorao dos contatos. Com relao a essas conexes eltricas, afirma-se que a(o) (A) ocorrncia de temperaturas de contato elevadas causam danos aos materiais isolantes adjacentes, mas desaceleram a oxidao da superfcie de contato. (B) resistncia de contato em uma conexo eltrica depende, principalmente, da superfcie de contato dos materiais. (C) elevao de temperatura aproximadamente proporcional ao quadrado da queda de tenso nas conexes. (D) aumento da temperatura dos contatos desacelera a formao dos compostos qumicos, particularmente em atmosferas poluentes. (E) desgaste do material usado nos contatos de conexes tipo disjuntores inversamente proporcional ao tempo de durao do arco eltrico existente e proporcional ao valor da corrente interrompida.

(C)

(D)

(E)

14
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

52
Considere um transformador ideal, monofsico, 300/100V, 200Hz. Supondo que esse equipamento seja alimentado com uma tenso senoidal com 50 Hz de frequncia, os mximos valores eficazes das tenses primrias e secundrias, em volts, so, respectivamente, (A) 600 e 200 (B) 300 e 100 (C) 100 e 25 (D) 75 e 25 (E) 50 e 10

55
Um tipo de rel trmico tem o seu princpio de funcionamento baseado na dilatao dos lquidos provocada pelo aumento de temperatura. Nesse caso, trata-se do rel trmico (A) a termopar. (B) a bulbo. (C) a ons. (D) de imagem trmica. (E) de lmina bimetlica.

53
Tradicionalmente, conversores estticos de potncia e cargas no lineares so fontes de harmnicos de corrente e tenso nos sistemas eltricos. Os transformadores trifsicos de potncia podem ser empregados para impedir a circulao dos harmnicos de terceira ordem de correntes. Os esquemas de ligao do primrio e do secundrio, que permitem a circulao de correntes de linha trifsicas de terceira ordem, em ambos os lados do transformador, so, respectivamente, (A) estrela aterrada e estrela. (B) estrela aterrada e estrela aterrada. (C) estrela aterrada e delta. (D) estrela e delta. (E) delta e delta.

56
Considere um transformador de corrente (TC), com relao de transformao 200/5, conectado ao barramento de uma subestao. Admitindo um fator de sobrecorrente (FS) igual a 20, o valor da mxima corrente de curto-circuito, em kA, para que o equipamento mantenha sua classe de exatido, (A) 0,1 (B) 0,4 (C) 4 (D) 8 (E) 10

54
Os transformadores em um sistema eltrico de potncia esto sujeitos a relativamente poucos tipos de defeitos, uma vez que se trata de mquinas eltricas no girantes com aperfeioados mtodos de fabricao. Considere as proposies abaixo acerca da proteo dos transformadores de potncia. I O rel diferencial utilizado em transformadores de potncia elevada capaz de eliminar curtos-circuitos internos. II Caso a proteo seja realizada com rels diferenciais, admitindo que o transformador no esteja sob defeito, podem surgir correntes diferenciais circulantes no ramo diferencial do rel, provocada, por exemplo, pela corrente de magnetizao do transformador. III Os fusveis podem ser aplicados na proteo de transformadores de baixa tenso, devendo possuir capacidade de ruptura inferior corrente de curto-circuito subtransitria assimtrica no ponto de instalao. A(s) proposio(es) correta(s) (so) (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

57
I1P I1S TC1 100:5 Barramento Falta I2S TC2 100:5 I2P

R IR

O rel diferencial no percentual, mostrado na figura acima, est ajustado para atuar com IR 0,1 A. Sabendo-se que o valor de I1P 85 A, o valor da corrente I2P, em ampres, que provocar a atuao do rel, (A) 82 (B) 83 (C) 84 (D) 85 (E) 86

15
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

58
Considere as seguintes afirmativas a respeito dos dispositivos de proteo em instalaes eltricas: I para o dimensionamento dos disjuntores sem compensao trmica, calibrados a uma temperatura de 25 oC, a corrente mxima do disjuntor deve ser ajustada para 70% de sua corrente nominal; II um disjuntor tripolar poder operar de maneira mono ou bipolar, em funo de um determinado tipo de falta, aps sua atuao; III o disparador termomagntico responsvel pela atuao do disjuntor para a proteo do sistema contra sobrecargas. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) III (C) I e II (D) I e III (E) II e III

62
Interruptor paralelo X Luminria Y Z Interruptor paralelo Luminria

Chegada do circuito

59
Em um sistema eltrico, foi adotada a instalao do DR de quatro polos no quadro geral trifsico de distribuio de circuitos terminais. Os esquemas de aterramento que admitem esse tipo de ligao para o DR so (A) TT e TN-S. (B) TT e TN-C. (C) TN-C e TN-S. (D) TN-C e TN-C-S. (E) IT e TN-C.

A planta baixa acima mostra o projeto eltrico no cmodo de uma casa. Em uma das luminrias, chega um circuito monofsico, composto de fase, neutro e terra, vindo de um outro ponto da casa. Para que as duas luminrias sejam comandadas simultaneamente por meio dos dois interruptores paralelos (Three-Way), conforme apresentados na planta, necessrio que nos trechos X, Y e Z da linha passem os seguintes condutores: (A) X fase, neutro Y fase, neutro e terra Z fase, retorno (B) X fase, retorno e retorno Y fase, neutro e terra Z fase, retorno e retorno (C) X fase, retorno e retorno Y fase, neutro, retorno e terra Z fase, retorno (D) X fase, retorno e retorno Y neutro, terra, retorno, retorno e retorno Z retorno, retorno e retorno (E) X fase, retorno e retorno Y neutro, terra, retorno e retorno Z neutro, retorno e retorno

60
Um dado circuito alimenta uma carga de 5.500 W com 220 V em seus terminais (fase neutro). Sabe-se que o comprimento desse circuito de 10 metros, com queda de tenso unitria de 20 V/(A.Km), j considerando o percurso dos cabos que compem a fase e o neutro. A queda de tenso, em volts, nesse circuito alimentador, de (A) 40,0 (B) 20,0 (C) 10,0 (D) 5,0 (E) 2,5

63
A j consagrada Estrutura Analtica de Partio - EAP permite um melhor planejamento e controle de um determinado empreendimento. Ela se baseia na diviso do empreendimento em diversos nveis. Para se alcanar uma oramentao confivel, necessrio que o (A) primeiro nvel tenha uma quantidade de servios gerenciveis. (B) ltimo nvel tenha um grande detalhamento de insumos. (C) ltimo nvel corresponda a uma quantidade de servios gerenciveis. (D) nmero de nveis de partio seja determinado pelo projeto e sem limitao. (E) nmero de nveis de partio seja determinado pelo projeto, mas limitado a trs.

61
Dentre os custos existentes na ficha de controle de uma empreiteira, aquele que NO corresponde a um custo indireto o de (A) seguro. (B) plano de sade. (C) servios de impresso de projetos. (D) despesa postal. (E) aluguel de ferramentas.

16
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

64
Observe as tabelas abaixo. Fatores de correo para temperaturas ambientes diferentes de 30 C para linhas no subterrneas e de 20 C (temperatura do solo) para linhas subterrneas [Fonte: NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso.]

Fatores de correo aplicveis a condutores agrupados em feixo (em linhas abertas ou fechadas) e a condutores agrupados num mesmo plano, em camada nica. [Fonte: NBR 5410 Instalaes eltricas de baixa tenso.]

Um motor monofsico de 1.500W, 100V, opera na temperatura de 35 oC e alimentado por condutores com isolamento em PVC. Esses condutores encontram-se instalados numa bandeja perfurada que contm mais 3 circuitos, os quais atendem outras cargas da instalao. Com base nessas informaes e utilizando os fatores de correo adequados, fornecidos nas tabelas acima, o valor da corrente para o dimensionamento do condutor de alimentao do referido motor, em ampres, , aproximadamente, (A) 15,9 (B) 18,3 (C) 19,4 (D) 19,5 (E) 20,7

17
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

65

Inicial
Eletrocalha B

Final
Eletrocalha B

Eletrocalha A

Eletrocalha A

Deseja-se empregar o software AutoCAD para confeccionar um projeto eltrico. Observando a figura acima e partindo da situao identificada como Inicial, o comando a ser utilizado para que as eletrocalhas passem a ter a configurao indicada na situao Final (A) extrud. (B) mirror. (C) shuffle. (D) extend. (E) snap on.

66

68
Curva ABC 100 95 90 85 80 75 70 65 60 55 50 45 40 35 30 1 2 3 Item 4 5

A figura acima mostra parte de uma planilha montada no programa Excel. O usurio insere, ento, na clula B12, a seguinte frmula: =soma(B4:B6)*(1+($B$2/100)) . Em seguida, marca as clulas A12 e B12, aperta o boto de copiar (Ctrl C), clica na clula A13 e ento aperta o boto de colar (Ctrl V). Qual o valor que ir aparecer na clula B13? (A) 52,88 (B) 48,18 (C) 44,88 (D) 43,80 (E) 40,80

Uma obra foi dividida em 5 itens e, a partir de seus custos, foi montada a curva ABC, apresentada no grfico acima. Considerando que o custo total da obra de R$ 25.000,00, afirma-se que (A) a participao do item 2, no custo total da obra, de 60%. (B) o item 5 o mais oneroso da obra. (C) o custo do item 4 de R$ 23.750,00. (D) o custo do item 3 de R$ 5.000,00. (E) os itens encontram-se dispostos, no eixo das abscissas, em ordem crescente de participao em relao ao custo total da obra.

67
Um oramento de custos determina os gastos necessrios para a realizao de um projeto, de acordo com o planejamento estabelecido, sendo esses custos classificados como diretos ou indiretos. Pode-se afirmar que faz parte do custo direto o custo com (A) energia eltrica. (B) comunicaes. (C) pessoal tcnico. (D) apoio fiscalizao. (E) mo de obra.

18
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

Participao Acumulada (%)

69
Para a realizao de um determinado projeto, necessria a execuo das atividades denominadas: A1, A2, A3 e A4. A rede CPM elaborada a partir das atividades envolvidas no projeto, bem como seus respectivos custos so apresentados a seguir.

70
E
2 4

I L
8 9

A B
1 3

F H J
7

A1 10 dias INCIO A2 5 dias A3 7 dias


Figura - Rede do projeto
D

A4 8 dias

FIM
ATIVIDADES A B C D E F TEMPO (u.t.) 3 2 4 3 7 7 1 2 2 5 6 2

Tabela - Custos das atividades Atividade A1 A2 A3 A4 Custo [R$] 150,00 220,00 120,00 300,00 G H I J K L

Considerando: que as atividades A1, A2 e A3 se iniciam no mesmo dia; que no existem atrasos nas execues das atividades e que os pagamentos da obra so efetuados medida que as atividades so realizadas, INCORRETO afirmar que (A) a atividade A3 possui uma folga de 11 dias. (B) o comprimento do caminho crtico de 13 dias. (C) o tempo total de execuo do projeto de 18 dias. (D) o valor pago pela obra, ao fim de 8 dias, ser de R$ 340,00. (E) at o inco da atividade A4, aproximadamente 60% do custo do projeto ter sido faturado.

As atividades de um determinado projeto so apresentadas no diagrama PERT/CPM da figura acima. O tempo de cada atividade, definido em unidades de tempo (u.t.), encontra-se na tabela. O tempo mnimo necessrio para execuo desse projeto, em u.t., (A) 17 (B) 14 (C) 13 (D) 11 (E) 10

19
REA DE CONHECIMENTO: ENGENHARIA ELTRICA

Вам также может понравиться