Вы находитесь на странице: 1из 2

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA (Exemplo de Resenha)

NOVAS TENDNCIAS PEDAGGICAS: PROPOSTA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CINCIAS


construo de jogos no ensino de Matemtica e de Cincias Naturais na Amaznia; O jogo como estratgia facilitadora aprendizagem da Biologia; O uso de jogos como estratgia para o ensino em Qumica na Educao Bsica; O jogo de trilha como um recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem de Matemtica. Os artigos da parte 1, escritos pela Prof . a Dr . Josefina Barrera Kalhil, traz contribuies importantes para os profissionais da educao no estado do Amazonas, abordando estratgias de ensino e de aprendizagem, permeadas por indicadores de qualidade educacional, ideologia da eficincia social, reconstruo social, acadmica escolar e estudo dos alunos. A autora traz tambm contribuies embasadas em autores como Gardner, Guilford, entre outros, sobre a criatividade e a caracterizao terica desses conceitos. Destaca as etapas necessrias para o desenvolvimento da criatividade e recomendaes terico-metodolgicas para educar na criatividade. A leitura conceitual, informativa e prazerosa, levando o leitor a reflexes sobre o processo de ensino e aprendizagem de forma geral. A parte 2 do livro apresenta seis artigos das oficinas pedaggicas do III Seminrios em Ensino de Cincias na Amaznia (III SECAM), evento realizado pelos alunos do Mestrado em Ensino de Cincias na Amaznia no ano de 2008, com a participao de professores da rede pblica amazonense da Educao Bsica e sob a coordenao da Profa. Dra. Josefina Barrera Kalhil. O texto do referencial terico abordado no livro destaca a importncia do jogo didtico e do brincar sob a tica de teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky. As autoras discorrem sobre a desmotivao nas escolas amazonenses no Ensino de Cincias (Fsica, Qumica, Biologia e Matemtica), apresentando evidncias desse fato, decorrente da forma abstrata como os conceitos so tratados. Ainda sobre a importncia dos jogos, discutem o ensino por competncias, embasado cientificamente nos estudos de Perrenoud, o que evita, segundo as autoras, por exemplo, que a cada aula o professor necessite justificar aos alunos porque se estuda aquele exato contedo, j que os educandos no
a

conseguem enxergar a relao deles com o mundo em que vivemos. O texto comenta ainda a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e os avanos a respeito da nova identidade do Ensino Mdio. Observando a necessidade de pesquisas nas reas de Ensino de Cincias, o livro se torna uma referncia quanto ao uso de jogos didticos e sua importante aplicao, partindo do conhecimento e aproveitamento de materiais da biodiversidade amaznica. As autoras sugerem que o ensino de Cincias e Matemtica na Educao Bsica deve urgentemente ser revisto, j que os estudantes podem, sim, ter uma motivao apresentada em funo de atividades que possibilitem uma aprendizagem por meio dos jogos de forma contextualizada. Abordando o Ensino de Fsica, as autoras citam Heckel, com nfase no fracasso da disciplina, principalmente pela falta de metodologia moderna do ponto de vista pedaggico e tecnolgico, apontando uma descontextualizao da Fsica no Ensino Mdio. Analisam, ainda, as vantagens do jogo didtico como recurso pedaggico no processo de ensinoaprendizagem do ponto de vista de Pasasarino, bem como o desempenho no jogo mediante estratgias de aprendizagem e compreenso da leitura baseada na Psicologia Cognitiva. Os artigos apresentados ressaltam o trabalho cientfico de alunos e professores pesquisadores na rea de ensino de Cincias na Amaznia, gerando uma contribuio importante para futuras pesquisas dentro de um contexto regional e diferenciado que a regio amaznica. Profa. Dra. Ana Frazo Teixeira (UEA)

Fazer pesquisa cientfica em Cincias Naturais de fato um desafio para os pesquisadores que trabalham na Amaznia. Pelas dificuldades encontradas, principalmente pelo vazio demogrfico, falta de infraestrutura e meios adequados de divulgao, muitos trabalhos realizados so esquecidos nas prateleiras das instituies de ensino e de pesquisa. A viso de pesquisadores de outras instituies sediadas fora da Amaznia em geral mais difundida que a de pesquisadores que vivem o seu dia a dia na regio. O que pensam os pesquisadores da regio?
Por meio de uma viso reflexiva, crtica e construtiva, professores e educadores do ensino de cincias da Universidade do Estado do Amazonas, uma instituio jovem que ainda no completou dez anos, apresentam um trabalho dentro do contexto amaznico que busca alternativas de ensino e aprendizagem com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na regio. O livro apresenta uma coleo de artigos elaborados por alunos e professores do mestrado Profissional em Ensino de Cincia na Amaznia da Universidade do Estado do Amazonas UEA , sob a coordenao das professoras Ana Paula S Menezes e Josefina Barrera Kalhil. Foi dividido em duas partes: Na primeira, Qualidade educacional: criatividade no ensino, em trs captulos, so abordados os seguintes temas: Uma reflexo necessria, Qualidade educacional e A criatividade. Na segunda, so apresentadas Propostas Alternativas para o Ensino de Cincias (Fsica, Qumica, Biologia) e de Matemtica, contendo seis captulos: Softwares como organizadores prvios no ensino de Cincias e de Matemtica; Parques de Manaus: uma proposta de ensino de Biologia em espaos no formais; A utilizao de materiais alternativos na

REFERNCIA: MENEZES, Ana Paula S e KALHIL, Josefina Barrera (Orgs.). Novas tendncias pedaggicas: proposta alternativa no ensino de cincias. Curitiba: CRV, 2009. 135 p. ISBN: 978-85-62480-17-1.

== Publicado na Revista QUMICA NOVA NA ESCOLA, v. 32, n. 2 , p. 132, maio. 2010 ==

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA (Exemplo de Resenha)

Вам также может понравиться