Вы находитесь на странице: 1из 11

O USO DE DESENHOS NO ESTUDO DA PERCEPO MUSICAL: UM ESTUDO PRELIMINAR COM CRIANAS

THE USE OF DRAWINGS ON MUSIC PERCEPTION STUDIES: A PRELIMINARY STUDY WITH CHILDREN

Caroline Brendel Pacheco (UFPR/ Sociedade Educacional Positivo)

carolbrendel@gmail.com

Resumo: este artigo apresenta um estudo preliminar sobre o uso de desenhos no estudo da percepo musical infantil. A primeira parte do trabalho revisa alguns estudos sobre a percepo musical e o desenvolvimento do desenho infantil; a segunda parte apresenta dados de trs experincias realizadas em Curitiba, Paran, com crianas com idades entre 06 e 12 anos. Estas experincias tiveram como objetivo descrever as representaes elaboradas aps a apreciao de msicas de diferentes estilos em diversos contextos. Para isto, a pesquisadora utilizou a msica egpcia, a msica contempornea e a musica clssica ao vivo; por fim, so comparados os resultados das trs experincias desenvolvidas e propostos outros caminhos para a continuidade de outras pesquisas nesta rea. Palavras-chave: Crianas; Percepo musical; Desenho. Abstract: This article focuses on a preliminary study regarding the uses of drawings on the study of music perception. Firstly, some studies concerning musical perception and the development of children drawing are reviewed. Secondly, data from three experiments held with children between the ages of 6 and 12 in Curitiba, Paran, are presented. These experiments aimed at describing childrens representations based on their appreciation of different kinds of music, in different contexts (i.e., Egyptian music, contemporary music and live classical music). The results of these three experiments are compared and suggestions for future research in this area are proposed. Key-words: Children; Music perception; Drawing.

Introduo
O estudo da percepo musical muito mais complexo do que se costuma pensar. Isso porque a audio um sentido difcil de ser estudado; ela no palpvel e nem sempre produz resultados que possam ser facilmente medidos. No entanto, o interesse por estes estudos crescente, pois a relao entre o modo como se percebe, classifica ou memoriza aquilo que se ouve, bem como a fidelidade da memria sensorial humana so pontos fundamentais para que seja possvel compreender como percebemos a msica (LEVITIN, 2006). A questo ainda mais complicada quando os ouvintes so crianas, entretanto alguns estudos j vm sendo desenvolvidos e sugerem resultados interessantes. Um exemplo disso o
Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

121

resultado de uma pesquisa desenvolvida com bebs de apenas oito meses de idade que sugere que estes conseguem reconhecer msicas consideradas complexas como Ravel (ver ILARI, 2002). Outro ponto importante parece ser o contexto em que ocorre a percepo musical. Um estudo experimental tambm realizado com crianas sugere que a msica que ouvimos representada mentalmente aps ser feita uma ligao significativa entre o ouvinte e os elementos de seu contexto (GODINHO, 2001). O uso de desenhos para representar msicas ou sons um recurso metodolgico utilizado h muito tempo pelos educadores musicais. A percepo musical, o aprendizado da notao musical tradicional e a explorao da imaginao so algumas das metas dos educadores musicais de todo o mundo quando distribuem lpis e papel as crianas e pedem a elas que representem aquilo que ouvem. Desenhar parece ser uma atividade prpria da infncia; crianas de diferentes culturas, etnias, tipo e grau de escolaridade, e estgio de desenvolvimento desenham espontaneamente (ILARI, 2004). Caractersticas curiosas e comuns aos desenhos infantis foram analisadas por diversos estudiosos que sugeriram fases para o desenho infantil. Berryman e seus colegas (2002) sugerem que o desenvolvimento do desenho pode ser resumido em quatro estgios: (1) garatuja, perodo em que as crianas se satisfazem fazendo apenas marcas no papel, a princpio desorganizada e descontroladamente, passando gradualmente a uma maior organizao; (2) desenhos pr-esquemticos que tm como principais caractersticas a inverso e a representao daquilo que a criana conhece em vez daquilo que v. Neste estgio as crianas, com idades que variam entre 04 e 07 anos, representam desenhos invertidos onde rvores crescem deitadas ao redor de uma lagoa ou quando so instigadas a desenhar somente aquilo que podem enxergar, representam a asa de uma xcara mesmo no podendo v-la; (3) desenhos esquemticos so desenhos j organizados espacialmente, neste estgio as crianas criam suas prprias regras ou estratgias para lidar com problemas de perspectiva, por exemplo. Normalmente, as linhas de base ou linhas de horizonte organizam espacialmente o desenho, mas as representaes ainda no so visualmente realistas; (4) realismo visual - aqui as crianas conseguem desenhar objetos tridimensionais de maneira realista, olhando-os de qualquer ngulo (veja BERRYMAN et al., 2002; COX, 2000; ILARI, 2004).
122
MSICA HODIE
Pacheco, C. B. (p. 121-131)

Entretanto ainda pequeno o nmero de estudos que estabelece uma relao entre a percepo musical e o desenho infantil. O presente estudo se props a investigar os desenhos de crianas realizados a partir da apreciao de msicas de diferentes estilos e contextos.

1. Objetivo e mtodo
Realizar um estudo preliminar sobre o uso de desenhos no estudo da percepo musical de crianas, procurando estabelecer conexes entre as pesquisas cognitivas que versam sobre a percepo musical e o desenho infantil. Foram realizadas trs experincias com crianas, de idades variando entre 06 e 12 anos, em cinco comunidades diferentes de Curitiba, Paran. Para isso, foram escolhidos 3 estilos musicais diferentes para apreciao por parte das crianas. Uma primeira experincia foi realizada com msica egpcia, tendo em vista que a pea escolhida faz parte de um estilo musical que foge aos padres ocidentais e que tem estado muito em voga, considerado por muitos como fazendo parte da chamada world music ou msica do mundo. Vale lembrar que este tipo de msica tem sido privilegiado por educadores musicais que defendem o multiculturalismo, como em pases com altos contingentes migratrios (ILARI, 2004). Uma segunda experincia destacou o uso da msica contempornea. Apesar da predominncia do uso da msica clssica ocidental nas salas de aula, a msica contempornea normalmente descartada das atividades com as crianas. Por esta razo, a msica contempornea foi escolhida para a presente experincia. Por fim, uma terceira experincia foi realizada tendo como base a apreciao de msica clssica ao vivo, onde se buscou verificar a diferena entre a percepo da msica gravada e a msica ao vivo.

2. Resultados
Devido s diferenas de contexto, os resultados sero apresentados individualmente, isto , para cada experincia em separado.
Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

123

Experincia n. 1: msica egpcia


Esta experincia foi desenvolvida com 122 crianas (77 meninos, 45 meninas), de idades variando entre 06 e 12 anos, que participavam de uma oficina de msica em uma colnia de frias ofertada para quatro comunidades de baixa-renda de Curitiba, Paran. As crianas ouviram a pea tradicional egpcia Taksim Arghoul, interpretada pelo grupo curitibano Terra Sonora (2002). A pea apreciada era bastante movida e tinha um carter vibrante. As crianas ouviram a verso instrumental executada por diversos instrumentos de sopro (krum horn, flautas doce e transversal), viola caipira, harmnio e percusso. Nenhuma informao sobre o nome ou local de origem da pea foi disponibilizada aos pequenos. Cento e vinte e dois desenhos foram produzidos e, posteriormente, analisados com o objetivo de descrever os elementos encontrados nos desenhos das crianas a partir da escuta da pea. A partir da observao dos elementos dos desenhos surgiram algumas categorias sugeridas na Tabela 1 abaixo:
Tabela 1: Categorias encontradas para os desenhos da msica egpcia
Descrio das categorias Cu (principalmente sol e nuvens) Pessoas (brincando, danando, paradas) Atividades musicais (pessoas cantando, tocando, ouvindo rdio) Paisagem (casinha, rvore, flores) Instrumentos musicais Natureza (principalmente rvores, rios, cachoeiras, lagos) Cenas estereotipadas (camelos, pirmides, pessoas com turbante) Paisagem indgena (ndios, ocas) Smbolos musicais (clave de sol, notas) Meios de transporte (barcos, carros, caminhes) Cobras e encantador de serpentes Smbolos religiosos (cruz, igrejas) Coraes Monstros e drages Rabiscos Animais Piratas Bola Percentual (%) 21,4 10,3 9,5 9,1 8,7 7,9 7,2 5,5 4,8 4 3,6 2 1,6 1,2 1,2 0,8 0,8 0,4

124

MSICA HODIE

Pacheco, C. B. (p. 121-131)

Algumas questes interessantes emergiram da anlise dos desenhos; a principal delas esteve relacionada com a representao de esteretipos do mundo rabe. Muitos foram os desenhos de camelos, pirmides, areia, pessoas com turbantes e encantadores de serpentes, como ilustram as Figuras 1 e 2 do Quadro 1. Outra questo importante foi a confuso criada entre as identidades egpcia e indgena, j que provavelmente por no conhecerem msica egpcia ou suas caractersticas, muitas crianas acabaram por vincul-la aos ndios. Se levarmos em considerao que os desenhos que mostraram ndios e ocas tambm so construes de esteretipos sobre os povos indgenas, o nmero geral de cenas estereotipadas foi ainda maior.

Quadro 1: Representaes da apreciao da msica egpcia (Figuras 1, 2 e 3).

Apesar do grande nmero de cenas estereotipadas do Egito, tambm foi grande o nmero de representaes ligadas aos desenhos tipicamente infantis, isto , de casinhas, rvores, jardins, sol e nuvens, como exemplifica a Figura 3 do Quadro 1. Surgiram tambm caractersticas daquilo que se designa efeitos do espao do ar, presente nos desenhos esquemticos. Este efeito se baseia na diviso do desenho em cu, cho e ar e est bastante presente nos desenhos de crianas at os 10 anos (BERRYMAN et al., 2002). A atividade humana apareceu diversas vezes nos desenhos da apreciao da msica egpcia, com representaes de pessoas exercendo diversas atividades como danar e brincar, porm tambm foram muitas as representaes de atividades humanas ligadas msica (pessoas cantando, tocando e ouvindo rdio).
Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

125

Experincia n. 2: msica contempornea


Uma segunda experincia foi desenvolvida com 50 crianas de 06 e 07 anos de uma escola particular de Curitiba, Paran. Este grupo ouviu um excerto de aproximadamente dois minutos da pea All that you know not to be utterly real de Maurcio Dottori (1960), com execuo da Orquestra de Cmara da UFPR. A pea, que data do incio do sculo XXI, foi escrita em duas etapas: primeiramente o compositor elaborou um tape em que os elementos sonoros podiam ser facilmente identificados, e que tinha como caracterstica a narrao de um fato ou de uma histria. Em seguida, o compositor escreveu as partes para os instrumentos da orquestra de cmara, que tocou juntamente com a gravao descrita anteriormente. Assim, durante a apreciao as crianas puderam ouvir passos, trechos de fala, intervenes da orquestra, balbucio de beb e chuva, entre outros. Antes da apreciao as crianas foram informadas apenas de que ouviriam uma msica diferente. Elas fizeram seus desenhos sem qualquer comentrio adicional por parte da pesquisadora. Os desenhos foram categorizados da seguinte maneira:
Tabela 2: Categorias encontradas para os desenhos da msica contempornea
Descrio das categorias Pessoas Instrumentos musicais Chuva Execuo musical (pessoas tocando e cantando) Animais e monstros (pssaros, dinossauros, animais pr-histricos) Cu (principalmente sol e nuvens) Natureza (principalmente rios e cachoeiras) Smbolos musicais (clave de sol, pauta, notas) Seres da fantasia (heris, bruxas e anjos) Paisagem indgena (ndios, ocas) Castelos Cenas do espao (planetas, astronautas, foguetes) Computador Barco Futebol Paisagem (casinha, rvore, flores) Percentual (%) 13,4 12,4 11,3 10,4 10,4 10,4 8,2 5,1 4,1 4,1 3,1 3,1 1 1 1 1

126

MSICA HODIE

Pacheco, C. B. (p. 121-131)

Os desenhos das crianas exploraram toda a gama de materiais sonoros apresentados pela pea apreciada, incluindo desde representaes de instrumentos musicais, instrumentistas e chuva at outros elementos, frutos da imaginao. O nmero de animais e monstros representado foi bem maior em relao msica egpcia (experincia n. 1). No entanto, as imagens da natureza, como rios, cachoeiras e lagos, apareceram nas duas experincias de maneira equilibrada. A explorao do ldico e da imaginao das crianas ficou evidente: espao, foguetes, bruxas, heris, futebol e castelos apareceram com bastante freqncia (vide Quadro 2).

Quadro 2: Representaes da apreciao de msica contempornea

Desenhos infantis caractersticos com casinhas, rvores e flores apareceram em apenas 1% dos desenhos; entretanto as representaes do cu, principalmente por meio de sol e nuvens, estiveram presentes em grande parte dos desenhos. A presena de pessoas tambm foi marcante, com expressiva representao de msicos, tocando ou cantando.

Experincia n. 3: msica clssica ao vivo


A tentativa de verificar o que revelaria o desenho das crianas quando a msica apreciada ao vivo gerou uma terceira experincia. Cento e quarenta e duas crianas de uma escola particular de Curitiba assistiram a um concerto da Orquestra Sinfnica do Paran realizado em homenagem ao dia das crianas. O programa contou com a sute O Quebra-Nozes de Peter Tchaikovsky (1840- 1893), e com algumas trilhas sonoras de temas de filmes. Houve ainda a participao de um corpo de bailarinos na sute
Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

127

de Tchaikovsky e de alguns alunos de um curso de graduao em teatro, que interpretaram os papis dos protagonistas dos filmes. O concerto foi muito diferenciado, tendo em vista que as crianas se encontravam num espao diferente (o teatro); com muitas outras crianas; e as questes visuais foram muito marcantes pois havia muito a ser visto: a orquestra, o fosso, o maestro, as luzes, os bailarinos, os atores. No retorno ao colgio, cada criana colocou no papel suas impresses sobre a experincia de apreciao musical realizada ao vivo. O que se pde verificar nos desenhos das crianas foi que os elementos visuais se sobressaram em relao msica. Ao contrrio da experincia realizada com a msica contempornea, poucos foram os desenhos onde foi possvel notar claramente a presena da criatividade e da imaginao. A maioria dos desenhos consistiu em uma descrio daquilo que as crianas viram durante o concerto, isto , instrumentistas tocando, o maestro regendo, bailarinos danando, atores fantasiados de Batman e Indiana Jones, bem como associaes da msica de Tchaikovsky com cenas do filme Fantasia (1940) de Walt Disney. A representao de brigas e lutas pode ser associada representao teatral realizada no momento da execuo da msicatema do filme Indiana Jones, pois esta mostrava o prprio protagonista lutando com seus adversrios para resgatar sua amada. Alguns exemplos podem ser encontrados no Quadro 3.

Quadro 3: Representaes da apreciao do concerto ao vivo.

Foi interessante notar que apareceram elementos inusitados em alguns desenhos como imagens de DJs, pick-ups de msica eletrnica, rdios e caixas de som. Considerando que o concerto foi completamente acstico, possvel supor que estas crianas associaram a msica ao vivo msica que lhes mais familiar, isto , msica gravada. Ilari (2004) sugere que
128
MSICA HODIE
Pacheco, C. B. (p. 121-131)

a busca da familiaridade pode ser uma alternativa para a compreenso de um estilo musical desconhecido, mas tambm possvel que a presena de DJs e pick-ups nos desenhos das crianas seja um reflexo da interferncia da mdia que veicula constantemente imagens do ambiente da msica eletrnica. A Tabela 3 denota as categorias encontradas para os desenhos das crianas, aps a apreciao de msica ao vivo.
Tabela 3: Categorias encontradas para os desenhos da msica clssica ao vivo
Descrio das categorias Instrumentos musicais (instrumentos isolados e a orquestra) Bailarinos Cenas de lutas (soldados, heris, brigas) Animais Cenas de filmes (Indiana Jones, Star Wars, Fantasia) Cu (sol, nuvens, chuva) Atividades de execuo musical (instrumentistas, cantores, maestro) Smbolos musicais Aspectos do teatro (iluminao, palco, platia) Pessoas Paisagem (casinha, rvores) Monstros Natureza (flores, cachoeira) Cenas de msica eletrnica (caixas de sons, DJs, pick-ups) Futebol Decoraes (coraes e estrelinhas) Casais de namorados Rabiscos Carros Outros (chafariz, chapu, estrada) Percentual (%) 18,1 12,2 9,3 7,6 6,7 5,9 5,9 5,5 4,6 4,6 3,4 3,4 2,5 2,1 1,7 1,7 1,2 1,2 1,2 1,2

Apesar da experincia de representao da msica ao vivo ter revelado uma riqueza menor nos desenhos infantis, interessante notar o poder da experincia visual sobre a experincia auditiva. A experincia visual foi amplamente representada, no entanto, no faltaram desenhos de pessoas, paisagens, natureza, animais, futebol ou carros. Isso pode sugerir que algumas crianas no foram atradas pelos aspectos visuais e optaram por realizar desenhos referentes ao seu cotidiano ou ainda, desenhos tpicos do universo infantil.
Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

129

Concluses
Cada uma das experincias realizadas apresentou resultados distintos. As representaes da msica egpcia enfatizaram a construo de esteretipos do Egito. J nos desenhos que representaram a msica contempornea emergiram aspectos da imaginao e da explorao da criatividade. No terceiro caso, a experincia visual foi marcante nas representaes da msica clssica apreciada ao vivo. Entretanto, algumas comparaes entre as categorias encontradas nas diferentes experincias puderam ser estabelecidas. A primeira delas foi a predominncia da figura humana no desenho das crianas nas trs experincias, com maior representao na experincia realizada com msica clssica ao vivo, seguida da msica contempornea e da msica egpcia. As representaes de pessoas brincando, danando, tocando instrumentos musicais e cantando foi significativa e endossa as pesquisas que sugerem que, alm de ser uma das primeiras figuras reconhecveis que as crianas desenham, a figura humana um dos temas mais presentes nos desenhos das crianas, pelo menos at os dez anos de idade (COX, 2000, p. 37). Outra questo relevante diz respeito s representaes da natureza. Nas trs experincias houve uma maior representao de elementos ligados gua, como rios, cachoeiras e lagos; o cu tambm foi amplamente representado, ora com sol e nuvens, ora, com chuva ou estrelas. No entanto, os percentuais de representaes de natureza e cu foram equilibrados entre as experincias com a msica egpcia e a msica contempornea, o que no aconteceu com a msica clssica ao vivo que teve ndices bem menores. Talvez este ndice possa ser justificado pela preponderncia da experincia visual sobre a experincia musical, tendo em vista o fato de que representaes do palco, da iluminao do teatro e da platia surgiram em um nmero considervel de desenhos na terceira experincia. A representao de smbolos musicais, como claves de sol ou notas, apareceu equilibradamente nas trs experincias, o que reforou a sugesto de que as crianas gostam de usar os smbolos musicais para descrever e representar a msica que ouvem, tocam e inventam, ainda que de forma errada ou pouco convencional. (ILARI, 2004, p. 38). No entanto, este resultado divergiu dos resultados encontrados por Ilari (2004), que encontrou pouqussimos smbolos musicais nas representaes para a m130
MSICA HODIE
Pacheco, C. B. (p. 121-131)

sica eletroacstica. Segundo a autora, isso pode ser explicado pelo fato de muitas crianas no terem considerado a msica eletroacstica como msica. Apesar do presente estudo ter feito uso de uma pea musical contempornea, as diferenas entre os resultados so intrigantes e merecem ser estudadas posteriormente. O uso de desenhos das crianas parece constituir uma estratgia interessante para os estudos sobre a percepo musical. Espera-se que este estudo preliminar sirva de estmulo a outras pesquisas que podero replicar os resultados encontrados, bem como comparar as representaes de um mesmo estilo em contextos diferenciados. Em outras palavras, o elo que poder ser construdo entre a percepo musical e o desenho pode vir a tornar-se mais uma ferramenta para os estudos da cognio humana.

Referncias:
BERRYMAN, Julia C. et al. A psicologia do desenvolvimento humano. Lisboa: Instituto Jean Piaget, 2002. COX, Maureen. Desenho da criana. So Paulo: Martins Fontes, 2000. DISNEY, Walt. Fantasia. Videocassete, 120 min. Walt Disney Home Video, 1940. TERRA SONORA. [Continentes]. CD 109761. Independente, 2002. GODINHO, Jos Carlos. Tocar-na-Assistncia e Ouvir-na-Assistncia: os efeitos do contexto na representao mental da msica. Msica, Psicologia e Educao, Porto, n. 3, p. 17-30, 2001. ILARI, Beatriz. Bebs tambm entendem msica: A percepo e a cognio musical durante o primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 83-90, 2002. ILARI, Beatriz. Aspectos da cognio musical implcitos em notaes inventadas e desenhos de crianas e adultos. Revista de Educao Musical, Lisboa, n. 118/ 119, p. 27-43, 2004. LEVITIN, Daniel. Em busca da mente musical. In: Ilari, Beatriz Senoi (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em msica da percepo produo. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. p. 23-44.

Caroline Brendel Pacheco Mestranda no Programa de Ps-Graduao em Msica da Universidade Federal do Paran sob a orientao da Profa. Dra. Beatriz Ilari e leciona na Sociedade Educacional Positivo.

Vol. 7 - N 1 - 2007

MSICA HODIE

131

Вам также может понравиться