Вы находитесь на странице: 1из 13

AVALIAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXTRAO MINERAL: O CASO DO PORTO DE AREIA ESTRELA Thiago Felipe Schier

de Melo1; Silvia Mri Carvalho2, e-mail: thigo_geo@hotmail.com, silviameri@brturbo.com.br Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geocincias Ponta Grossa PR. RESUMO Este trabalho aborda os principais impactos gerados pela atividade mineradora, do Porto de Areia Estrela, que est localizado no distrito de Uvaia, no municpio de Ponta Grossa. A caracterizao dos impactos ambientais englobou a identificao, classificao, tipo de dano e o agente causador do impacto, o qual foi classificado em efetivo ou potencial. Neste trabalho o mtodo utilizado de avaliao de impacto ambiental foi de matrizes adaptado de Rutkoswski, (1999) e Prominer Projetos S/C Ltda. (2001). Os principais impactos ambientais observados foram na fase de implantao e operao, seguido dos menores impactos na fase de desativao. Palavras-chave: Atividade Mineradora, Impactos Ambientais ABSTRACT This work approached the principal impacts generated by the activity of mineration, of Porto of Sand it Stars, that it is located in the district of Uvaia, in the municipal district of Ponta Grossa. The characterization of the environmental impacts included the identification, classification, damage type and the agent causative of the impact, which was classified in cash or potential. In this work the method of evaluation of environmental impact was the one of matrixes adapted of Rutkoswski, (1999); Prominer Projetos S/C Ltd. (2001). The principal observed environmental impacts were in the implantation phase and operation, followed by the smallest impacts in the no active phase. Key-words: Activity of Mineration and Environmental Impacts. INTRODUO Ponta Grossa situada na regio dos Campos Gerais do Paran, regio Sul do Brasil destaca-se por ser uma cidade mdia sob a influncia da capital do estado, Curitiba. Segundo Chaves (2001) a cidade de Ponta Grossa apresenta um espao urbano dinmico, com transformaes constantes, sendo que o crescimento da cidade e da populao nas ltimas dcadas foi bastante intenso. O crescimento scio-econmico da regio implica em maior consumo de bens minerais, tornando a minerao um ramo de grande importncia para a mesma. Entende-se por minerao o processo e/ou atividades industriais cujo objetivo a extrao de substncias minerais possuindo uma importncia significativa para a sociedade, pois nenhuma civilizao pode se desenvolver sem uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades bsicas do ser humano so alimentao, moradia e vesturio, e so atendidas essencialmente por recursos naturais.

O conhecimento das potencialidades de um municpio torna-se importante quando se pretende definir o rumo a ser tomado nos vrios setores econmicos que o compem. Dentre estes setores, um de fundamental importncia para Ponta Grossa o mineral, que, em funo do vasto potencial, pode-se prever um futuro bastante promissor devido sua enorme variedade mineral, com inmeras possibilidades de investimentos face natureza da sua geologia. No entanto quando h falta de informaes geotcnicas do meio fsico o processo de planejamento urbano torna-se muito mais complexo no uso dos recursos naturais e no bem estar da populao, podendo muitas vezes causar diferentes alteraes fsicas, qumicas ou biolgicas, os chamados impactos ambientais. O impacto no meio fsico causado pela ocupao desordenada do solo, tem como resultado a alterao do meio, culminando com alteraes geoambientais, que podem causar prejuzos populao e ao poder pblico e risco vida, alm da degradao de alguns elementos essenciais a vida, como: ar, gua, solo, fauna e flora. Este trabalho tem como objetivo identificar e classificar os tipos de impactos relacionados atividade mineradora do empreendimento Porto de areia Estrela. LOCALIZAO E CARACTERIZAO DA REA DO EMPREENDIMENTO MINERAL A rea em estudo situa-se na regio dos Campos Gerais, no Segundo Planalto Paranaense que se estende da borda da Escarpa Devoniana a leste, at a Serra da Esperana a oeste. A rea do empreendimento est localizada margem direita do Rio Tibagi, no distrito de Uvaia, prximo divisa dos Municpios de Ponta Grossa e Teixeira Soares (Figura 1). O clima da regio de Ponta Grossa caracteriza-se se por um clima bastante uniforme e segundo a classificao de Koeppen do tipo Cfb, onde o ms mais frio tem mdia inferior a 18 C e superior a 03 C negativos, e veres brandos com ms mais quente com temperatura mdia inferior a 22 C (MAACK 2002). A hidrografia da regio em que insere a rea em estudo caracteriza-se por uma densa e perene rede de drenagem, que tem como principal rio, o Tibagi, importante afluente do rio Paranapanema, que pertence a Bacia do Rio Paran (CIGOLINI, 2001).A rea de extrao est localizada na vrzea do Rio Tibagi. Os afluentes que mais contribuem na deposio de sedimentos na regio estudada so: Rio Taquari, Arroio do Pau Furado, Rio Guarauna, Rio Guabiroba, Rio Capivari e outros que se inserem na Bacia do Tibagi, o qual apresenta um padro de drenagem meandrante para o curso principal, e um padro subparalelo a retangular para os afluentes e subafluentes (PROGEP, 2007). A cobertura vegetal do tipo Savana-Gramneo-Lenhosa (BAGGIO, 1980), com predomnio de gramneas e presena ocasional de capes arredondados de Araucaria Angustifolia, em depresses ou compondo matas ciliares. Embora o aspecto regional da vegetao parea uniforme, podem-se observar diversos tipos de agrupamentos bem distintos e tpicos, correspondentes s diversas condies edficas ocorrentes no local como as reas de campos, campo seco e mido, capes e matas de galeria.

Figura 01: Localizao do Empreendimento Mineral - Porto de areia Estrela Caracteriza-se por um relevo de colinas suaves com altitudes variando de menos de 1.000 m a mais de 1.100 m na borda da escarpa, inclinando-se suavemente para oeste onde as altitudes atingem entre 600 e 850 metros. Atravs de evidncias geolgicas e geomorfolgicas observa-se que a evoluo da paisagem regional processou-se em condies nem sempre semelhantes s atuais. Os processos degradacionais que atuaram no passado (Holoceno-Pleistoceno), conforme Bigarella (1961) foram intensos e bem demarcados pela sucesso de vrios nveis de eroso. Assim, a paisagem atual da regio um reflexo das variaes climticas do Quaternrio, quando ocorrem alternncias de perodos mais secos e perodos mais midos. A regio do empreendimento assenta-se sobre rochas sedimentares pertencentes Bacia do Paran, compreendendo rochas sedimentares dos grupos Paran e Itarar, integrantes basais da Bacia do Paran, alm de depsitos aluviais, de distribuio restrita ao longo dos principais canais fluviais da regio, bem como depsitos coluviais de ampla distribuio. Na rea pesquisada, pode-se observar a plancie aluvionar do Rio Tibagi (Figura 2) que apresenta camadas de 0,50 m a 8,30 m de sedimentos recentes, e no seu leito tambm h sedimentos depositados diretamente sobre as rochas arenticas do Grupo Itarar. Nos sedimentos aluvionares ocorre normalmente, bancadas de areia, de granulometria varivel, desde fina a grossa, na base predomina cascalho, em geral explorados como matria prima para a construo civil. Estes sedimentos foram originados da eroso das rochas slticas, arenticas e conglomerticas das formaes que formam a base da Bacia do Paran, Progep (2007).

USO E OCUPAO DA TERRA A rea apresenta atividades predominantemente rurais e os terrenos mais frteis so ocupados principalmente por lavouras de soja, trigo e milho. Nas partes mais elevadas, de pouca fertilidade, observa-se o predomnio das pastagens com a criao de gado de corte. Existem na regio diferentes atividades como a agrcola, pastoris, e a prpria minerao em estudo na extensa faixa da plancie de inundao do Rio Tibagi que tradicionalmente fornecedora de matria prima para uso na construo civil.

Figura 02 - Vista da plancie aluvionar do Rio Tibagi. A regio tem sofrido intensa explorao nos ltimos anos, o que alterou a paisagem, gerando um grande nmero de cavas, que drenam a plancie aluvial nos perodos secos e comunicam-se formando lagos em pocas de cheia, a exemplo da rea de estudo. (Figura 03). IMPORTNCIA DOS RECURSOS MINERAIS E O PANORAMA DO BRASIL NA PRODUO DE AREIA A atividade mineral disponibiliza para a sociedade recursos minerais essenciais ao seu desenvolvimento. A indstria mineradora base da formao da cadeia produtiva, do processo de transformao de minrios at os produtos industrializados, e que na medida em que as cidades crescem, criam-se demandas por infra-estrutura e servios, o que induz a instalao de indstrias de transformao. Nesse contexto a minerao reconhecida internacionalmente como atividade alavancadora do desenvolvimento, tendo grande participao no desenvolvimento econmico de muitas das principais naes do mundo (PINTO, 2006).

Figura 03 Uso da terra na rea do Porto de areia Estrela


565.500
800 780

566.000

CAVA 01

7.223.000

CAVA 02 C AVA 03 C AVA 04

C AVA 05

CAVA 06

7.222.500

RIO I TIBAG

780

7.222.000

800

800

780 820

LE G E N D A
C A V AC O M LA V R A EM E X E C U O R IO T IB A G I C A V A LA V R A D A SE N TID OD EC O R R E N T E DO R IO N
N W

A R E IA D E PO S ITA D A B A N H A D O LA V O U R A M A TA N A T IV A FA IX AD EP RE S E RV A O P ER M A N E N T E
N E

800

C U R V A SD E N V E L D R A G A P E N E IR A E D IFIC A ES E ST R A D A S

Escala 1:5000

W
S W

E
S E

M E R ID IAN OC E N TR A L 51 W .G R . D A TU MH O R IZO N TA L: S A D - 69 D A TU MV ER T IC A L: M A R G R A FO IM B IT U B AS .C .

Segundo o Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM, 2001) o setor mineral, em 2000, representou 8,5% do PIB, ou seja, US$ 50,5 bilhes de dlares e gerou 500.000 empregos diretos e um saldo na balana comercial de US$ 7,7 bilhes de dlares, alm de ter tido um crescimento mdio anual de 8,2% no perodo 1995/2000. As atividades de extrao mineral so de grande importncia para o desenvolvimento social, mas tambm so responsveis por impactos ambientais negativos muitas vezes irreversveis. Estes se tornam mais visveis com a dinamizao do processo de industrializao e o crescimento das cidades, que aceleram os conflitos entre a necessidade de buscar matrias-primas e a conservao do meio ambiente. Segundo o DNPM (2001) a minerao da areia realizada por 2.000 empresas, na grande maioria, pequenas empresas gerando cerca de 45.000 empregos diretos. O registro da extrao de areia feito pelo regime de licenciamento, disciplinado pela Lei Federal no 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispe sobre o aproveitamento das substncias minerais da classe II, ou seja, substncias empregadas diretamente na construo civil. A licena deve ser expedida pela autoridade administrativa local, com validade somente aps o seu registro no DNPM e sua publicao no Dirio Oficial da Unio. Alm do regime de licenciamento, a extrao tambm deve obter sua licena ambiental, para regularizar o empreendimento minerrio. Nesse contexto, e reconhecendo que esse tipo de empreendimento, denominado extrao de areia, apresenta forte perfil impactante, faz-se necessria a compreenso, em base cientfica, dos reais impactos dele oriundos, o que justifica a avaliao prvia da compatibilidade do seu desenvolvimento com a conservao dos recursos naturais. Destaca-se que a minerao, de um modo geral, est submetida a um conjunto de regulamentaes, onde os trs nveis de poder possuem atribuies com relao autorizao da minerao e a qualidade do meio ambiente. ATIVIDADE MINERADORA E IMPACTOS AMBIENTAIS: ASPECTOS CONCEITUAIS Toda atividade mineradora causa modificaes ao Meio Ambiente, so os chamados Impactos Ambientais, cuja definio jurdica no Brasil vem expressa na Resoluo CONAMA (1986) Conselho Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo primeiro, nos seguintes termos:
Considera-se impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam-se: a sade, a segurana e o bem-estar da populao; as atividades sociais e econmicas; a biota; as condies estticas e sanitrias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais.

Neste contexto, toda atividade de extrao mineral deve estar regularizada dentro das normas e leis pertinentes, preconizada pelo CONAMA, no uso das atribuies conferidas por lei, considerando a necessidade de serem estabelecidos critrios especficos para o Licenciamento Ambiental de extrao mineral, visando o melhor controle dessa atividade. Segundo Santos (2004) o impacto ambiental pode ser positivo (trazer benefcios) proporcionando nus ou benefcios sociais, ou negativos (adverso) proporcionando diferentes prejuzos. A avaliao do impacto significa a interpretao qualitativa e quantitativa das mudanas, de ordem ecolgica, social, cultural ou esttica. A caracterizao do impacto ambiental deve ser realizada por diferentes etapas, que englobam:

Primeiro passo: identificar o tipo de dano e o agente causador dessa alterao. Segundo passo: quantificar o tipo de impacto, o qual pode ser classificado em efetivo ou provvel. Impacto Efetivo aquele que est ocorrendo no momento da verificao, constatado por observao direta e impacto Provvel aquele que pode vir a ocorrer, previsto em virtude das condies diagnosticas. Ambos os impactos podem ser caracterizados de acordo com critrios que estipulam uma ordem de grandeza a sua representatividade. Neste contexto leva-se em considerao segundo Santos (2004) a forma do impacto, fonte, sentido, distribuio, extenso, desencadeamento, temporalidade, intensidade, reversibilidade, freqncia, acumulao e magnitude que so critrios extremamente teis na classificao dos impactos Ambientais. METODOLOGIA Existem na literatura diversas metodologias de avaliao de impactos ambientais (AIA) que variam conforme a tica adotada e os objetivos do estudo. Sanches (2008) destaca as seguintes linhas metodolgicas para a avaliao de impactos ambientais: a) Metodologias Espontneas; b) Metodologia de Listagem; c) Matrizes de Interao; d) Redes de interao; e) Mapas de Superposio. Uma das ferramentas muito utilizadas recentemente no que se refere a mtodo de avaliao de impacto ambiental o mtodo das matrizes, que consistem em duas listagens estruturadas em eixos perpendiculares, composta por fatores do meio fsico. Sua utilizao deve-se ao fato de evidenciar as relaes entre os indicadores do meio natural e os do meio antrpico. Santos (2004) ressalta que as matrizes fornecem uma viso global dos impactos e permitem contrastar as situaes de maior ou menor grau de severidade. H inmeras variaes de matrizes para avaliaes de impacto ambiental, todas praticamente resultantes da matriz proposta por Leopold et al (1971). Neste trabalho foi realizada uma adaptao de diferentes matrizes (SANCHES, 2008): primeiramente utilizada a de Rutkoswski, (1999) e posteriormente a matriz da Prominer Projetos S/C Ltda. (2001). Com isso conseguiu-se agrupar um grande nmero de informaes (impacto positivo e negativo; potencial e efetivo), em relao s diferentes fases do empreendimento (implantao, operao e desativao), e dos alvos a serem impactados (biticos, abiticos e antrpicos). OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO PORTO DE AREIA ESTRELA Com a adaptao das duas matrizes foi impactos ambientais na rea de estudo decorrentes foram divididos, de acordo com as seguintes desativao, e ainda classificados em positivos e (Quadro 1) possvel identificar os principais da extrao de areia. Os impactos etapas: implantao, operao e negativos e potenciais e efetivos.

FASE DE IMPLANTAO: Nesta fase de Implantao geralmente os Impactos possuem maior escala, e podem ser agrupados em: Aquisio de bens para produo com compra de maquinrios, tubulaes e outros diferentes equipamentos utilizados na extrao de areia.

Contratao de mo-de-obra, responsvel pela realizao de todas as atividades relacionadas extrao de areia. Abertura de vias de acesso onde se praticar a extrao de areia. Remoo da vegetao favorecendo a compactao do solo na rea destinada instalao das estruturas de extrao, beneficiamento e disposio do material extrado. Derrubada das rvores e do material lenhoso da rea para possibilitar a instalao de reas teis. Instalao de Estruturas para a Extrao de Arei, consiste na instalao dos paiis, caixotes, balsas e outros tipos de estruturas, que so indispensveis ao cumprimento das atividades de extrao de areia. FASE DE OPERAO: Na fase de Operao so vrios os impactos observados, entre eles destacam-se: Retirada da Areia: o processo mais comumente empregado utiliza dragas com bombas de suco e recalque, movidas a leo diesel ou energia eltrica, que se instalam sobre barcaas ou plataformas. Essas dragas podem ser fixas ou autocarregveis e possuem a finalidade de escavar e remover areia submersa, transportando-a, atravs de tubulaes acopladas ou balsas de estocagem temporrias, para locais previamente selecionados. Estocagem: A areia conduzida aos locais de estocagem denominados caixotes. Os locais de estocagem so temporrios, pois a areia retirada ainda passar por um processo de peneiramento ou drenagem e somente depois ser conduzida aos locais de estocagem permanente, onde ocorrer o carregamento para o seu transporte. So usadas tambm estruturas de beneficiamento que possuem peneiras e silos de estocagem temporria, onde j so feitas a separao do mineral, por granulometria, e a drenagem inicial. Drenagem: Aps a areia ser conduzida aos locais de estocagem, ela recebe drenagem natural, quando as guas e as partculas finas dissolvidas vo direto para o curso d gua ou retornam, atravs de canaletas ou canais coletores, lagoa de decantao de finos, para posteriormente entrarem em contato com o rio. Peneiramento: O peneiramento pode acorrer antes da estocagem da areia ou aps a sua drenagem, o que vai depender das tcnicas empregadas na extrao (Figura 04). O peneiramento importante para melhorar a qualidade da areia, tendo em vista os diferentes usos que se pode ter desse material, segundo a sua granulometria. Carregamento: Consiste no carregamento dos caminhes, que faro o transporte da areia para a fonte de consumo. So comumente usadas carregadeiras de pneus e retroescavadeiras para essa atividade. Se o local de estocagem for elevado, esse carregamento se d por esteiras (Figura 05). Transporte: Refere-se entrega do produto final na fonte de consumo; o meio rodovirio o mais empregado, sendo utilizados normalmente caminhes com caambas de um ou dois eixos traseiros, como pode ser visto logo abaixo. FASE DE DESATIVAO: Recuperao e Reabilitao da rea: Em caso de encerramento por esgotamento da jazida ou qualquer outra causa que implique em abandono da rea, dever ser adotadas as seguintes medidas:

Figura 04 - Retirada de areia e peneiramento para filtragem de impurezas

Figura 05 Carregamento e transporte de areia. Retirada das Estruturas de Extrao de Areia: Aps a utilizao da rea, as estruturas instaladas para a extrao de areia devem ser retiradas, podendo ser reutilizadas em outro empreendimento. So utilizados tratores e caminhes, tendo em vista o peso e as dimenses dessas estruturas. Retirada de objetos, sucatas, entulhos: e elementos artificializados para a atividade mineradora, demolir, remover as instalaes construdas. Recuperao de reas afetadas: realizando capinas peridicas para controle de ervas daninhas, controle de doenas e pragas como formigas, pulges e adubao de cobertura quando necessrio. Se necessrio instalar estruturas de controle contra eroso ou deslizamentos, promover uma subsolagem nas pores de solos compactadas por trfegos intensos descompact-las para receber a revegetalizao.

CLASSIFICAO DOS IMPACTOS DO PORTO DE AREIA ESTRELA Impacto Positivo Efetivo Antrpico: Criao de empregos; Contribuio para o desenvolvimento regional com a implantao da rede viria. Aumento da receita dos governos estaduais e municipais, em virtude da obteno, por parte deles, da Compensao Financeira pela Explorao de Recursos Minerais (CFEM). Aumento da oferta de areia, com repercusses positivas para a sociedade em geral, mediante o seu uso para diversos fins, com a conseqente melhoria da qualidade de vida. Aquisio de bens para produo com compra de maquinrios, tubulaes e outros diferentes equipamentos utilizados na extrao de areia. Abertura de vias de acesso onde se praticar a extrao de areia. Impacto Positivo Potencial Antrpico: Dinamizao do setor comercial, devido aquisio de fatores de produo, proporcionando aquecimento da economia local. Possibilidade de dinamizao do convvio social, decorrente do usufruto da rea aps a sua recuperao e reabilitao. Abitico: Evitar assoreamento com a retirada do material do fundo dos rios. Impacto Negativo Efetivo Antrpico: Ocorrncia de acidentes com animais peonhentos, em razo da permanncia de entulhos e detritos advindos da extrao. Abitico: Depreciao da qualidade do ar, devido ao lanamento de gases provenientes dos motores e de partculas slidas, em virtude da utilizao de maquinarias em diferentes operaes. Aumento da concentrao de partculas em suspenso (turbidez) na gua, em virtude da lavagem da areia. Bitico: Impacto visual, associado s instalaes das estruturas, ao processo de retirada da vegetao, estocagem da areia e descaracterizao da paisagem natural. Depreciao da qualidade fsica, qumica e biolgica da gua superficial, pelo lanamento de efluentes em virtude do uso de equipamentos de extrao de areia nos leitos dos rios. Impacto Negativo Potencial Antrpico: Risco de acidentes de trabalho, tendo em vista a grande utilizao de mo-de-obra braal durante toda a vida til do empreendimento. Possibilidade de risco de acidentes para os banhistas, devido formao de paneles pela ao das dragas. Diminuio da possibilidade de usos mltiplos da gua, tendo em vista o aumento da sua turbidez e a possibilidade de sua contaminao. Abitico: Depreciao da qualidade do solo, decorrente da contaminao causada pelos resduos (leos, graxas, lubrificantes etc.) provenientes das mquinas utilizadas nos diferentes tipos de trabalho, decorrente tambm da diminuio da sua fertilidade, plasticidade e aerao, devido a compactao pelo uso de maquinrios pesados, e da remoo da matria orgnica nas reas onde o solo foi exposto. Diminuio da infiltrao de gua no solo, devido compactao ocasionada pelo uso de mquinas pesadas e impermeabilizao promovida pela instalao da infraestrutura do empreendimento.

Tabela 01 - Matriz de identificao de impactos ambientais no Porto de areia Estrela.


Eroso e assoreamento Alterao superficiais Alterao Qualidade do Ar Alterao Qualidade Solos Alterao Qualidade sonora Perda de Espcies Terrestres Proliferao de Vetores Perda de Espcies Aquticos Mercado de bens e consumo Qualidade de vida Trafego de Veculos Impacto Visual Desconforto Ambiental Riscos a Sade Humana Aumento da Arrecadao F A S E S

das guas

Operao

Aes do Porto Aquisio de bens Contratao de mo-de-obra Abertura de vias de acesso Desmate para reas teis Instalao de Estruturas Retirada da Areia Estocagem Drenagem Peneiramento Carregamento Transporte

Abiticos

Biticos E

Implantao

Antrpicos E

E E

P P P E E E

P P P E E E E

E P P E

E P E E E

E E E E E P P P E P E E E P P P P E E

E E E E E E E E E E P

E P P E

E E

E E E

E E

E E E E E

E E E E E E E E

E E P

E E P P

E E P P P E

Desativao

Retirada de objetos artificializados Demolio de instalaes construdas Recuperar as reas afetadas Instalao de estruturas contra eroso Subsolagem de solos compactadas

P P

P P

P P P P P P P P

Adaptado de Rutkoswski, (1999); Prominer Projetos S/C Ltda. (2001) E = Impacto Efetivo Impacto Positivo P = Impacto Potencial Impacto Negativo

Contaminao da gua causada pelos resduos (leos, graxas, lubrificantes) provenientes de maquinrios utilizados nos diferentes tipos de operaes. Aumento da concentrao de partculas em suspenso (turbidez) no curso d gua, devido ao atrito do material mineral com o corpo lquido, durante o processo de extrao de areia. Possibilidade de interferncia na velocidade e direo do curso d gua, tendo em vista a eliminao de bancos de sedimentos presentes nos leitos dos rios. Bitico: Estresse da fauna silvestre, ocasionado pela gerao de rudos advindos do trnsito de maquinrios e pelo aumento de presena humana no local. Reduo espacial do habitat silvestre por ocasio da erradicao da cobertura vegetal nativa nas reas destinadas instalao das estruturas de extrao de areia e da rede viria. Diminuio da capacidade de suporte do meio para a fauna silvestre, devido reduo do habitat. Estresse da fauna aqutica, ocasionado pela gerao de turbulncia no curso dgua durante a extrao de areia. CONSIDERAES FINAIS A humanidade transforma a natureza para satisfao das suas necessidades, entende-se que essa transformao um processo inevitvel de importncia vital. Todavia, quando feita pensando apenas no maior lucro, sem um planejamento com viso sistmica, provoca profundas modificaes nos sistemas naturais, com conseqncias indesejveis. Ressalta-se que a falta de informaes geotcnicas do meio fsico influencia diretamente no processo de planejamento urbano, no uso dos recursos naturais e no bem estar da populao. Ressalta-se que a atividade mineradora necessria, desde que realizada de maneira sustentvel e respeitando a legislao cabvel. Neste trabalho foram identificados alguns dos principais problemas ocasionados pelas diferentes fases de produo e explorao de areia. No entanto, essa anlise deve ser entendida como um estudo preliminar, visto que, uma srie de trabalhos devem ser realizados, dando seqncia assim ao estudo dos ambientes impactados. Constatou-se que os impactos efetivos so mais representativos na fase de operao do empreendimento, enquanto que os impactos potenciais esto relacionados fase de desativao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAGGIO, Amilton Joo. Alguns Sistemas de Arborizao de Pastagens. Boletim de Pesquisa Florestal n 17. EMBRAPA. Curitiba, 1980. BIGARELLA Joo Jos., Salamuni Riad., AbSber Aziz Nacib. Origem e ambiente de deposio da bacia de Curitiba. Boletim Paranaense de Geografia. 1961. CHAVES, N. B. A cidade civilizada: cultura, lazer e sociabilidade em Ponta Grossa no incio do sc. XX. In. DITZEL, Carmencita de Holleben Mello; SAHR, Cicilian Luiz Lowen. Espao e Cultura: Ponta Grossa e os Campos Gerais. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2001.

COSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. - Resoluo n 001, de 23 de janeiro de 1986, publicado no D. O U. de 17.2. 86. <www.mma.gov.br/por/conama/res/res/86/ res0186 .html > Acesso em 03 jun. 2007. CIGOLINI, Adilar. Paran: quadro natural, transformaes territoriais e economia. 2. ed So Paulo: Saraiva. 2001. DNPM. Departamento Nacional de Produo Mineral. Anurio Mineral Brasileiro. Braslia, DNPM/MME, Volume 30. 2001. PINTO, Jos Vandrio Cirqueira. - Impactos scio-ambientais na serra das areias decorrentes do crescimento urbano desordenado em aparecida de goinia. XIV Encontro Nacional de Gegrafos. 16 a 21 de julho de 2006 Rio Branco AC. 2006. MAACK, Reinhard. Geografia Fsica do Estado do Paran. 3 Edio. Curitiba: Imprensa Oficial, 2002. PROGEP. Projetos de Geologia, Meio Ambiente e Topografia, Plano de Controle Ambiental - Porto de Areia Estrela. Ponta Grossa, PR. 2007. SNCHEZ, Luis Enrique. Avaliao de impacto ambiental: conceitos e mtodos. So Paulo: Oficina de Textos, 2008. SANTOS, Rosely Ferreira dos. Planejamento ambiental: teoria e prtica. So Paulo: Oficina de Textos, 2004.

Вам также может понравиться