Вы находитесь на странице: 1из 14

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

SOBRE LUTAS, BRAUDEL, MARX E AS CRISES CAPITALISTAS

Fbio Jos Cavalcanti de Queiroz 1

RESUMO O presente artigo analisa o tema das crises capitalistas tomando por parmetros os estudos e concluses levados a cabo por Karl Marx e Fernand Braudel. Trata-se de entender a crise atual do capitalismo, que se manifestou em 2007 e continuou nos anos subsequentes, e cuja ltima fase tem sido marcada pelos planos de austeridade da burguesia e do imperialismo e a interveno do proletariado europeu combinada com a revoluo rabe. Quer dizer: pretendese aqui recuperar aspectos da interveno poltica e intelectual de Marx e Braudel que auxilie no entendimento da crise atual e dos seus desdobramentos. Palavras-chave: Braudel; Marx; Crise.

ON STRUGGLES, BRAUDEL, MARX AND THE CAPITALISTIC CRISES


ABSTRACT This article examines the theme of capitalist crises taking as parameters the studies and findings carried out by Karl Marx and Fernand Braudel. It is to understand the current crisis of capitalism, which manifested itself in 2007 and continued in subsequent years, and whose last phase has been marked by the austerity plans of the bourgeoisie and imperialism and the intervention of the European proletariat combined with the Arab revolution. I mean, here we intend to recover aspects of political and intellectual intervention of Marx and Braudel to assist in understanding the current crisis and of its consequences. Keywords: Braudel; Marx; Crisis

Introduo De modo geral, o colossal desenvolvimento da crise econmica capitalista, que vem se estendendo desde 2007, colocou-nos diante de um trao caracterstico e fundamental deste modo de produo que, observe-se, antes de mais nada, no constitui uma temtica que, necessariamente, seja indita. Esse processo, estudado historicamente por diversos autores, recebeu uma ateno em grau extremamente amplo por parte de dois deles: Braudel e Marx.
1

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Histria da Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail: fabiojosepstu@ig.com.br

104

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

de pouco interesse para os fins desse trabalho enumerar e elucidar as diferenciaes que marcaram a trajetria da Escola dos Annales, de onde deriva primordialmente o historiador Fernand Braudel, e o marxismo. Em compensao, um dos captulos mais eloqentes da Escola dos Annales a aceitao de aspectos importantes do pensamento de Marx por parte de membros os mais respeitados dessa tendncia, dentre os quais Marc Bloch, L. Febvre e F. Braudel. No caso deste ltimo, percebe-se que a via conceitual da sua leitura das crises do capitalismo fornecida pelo carter cclico destas, alguma coisa que no , por exemplo, necessrio repisar como relacionada com o ponto de vista do revolucionrio alemo. Cabe aqui acentuar que, mais do que qualquer outro, o objetivo desse artigo recuperar aspectos da interveno poltica e intelectual de Marx e Braudel que auxilie no entendimento da crise atual. No sentido mais amplo: trata-se, por motivos de convenincia, de trazer a lume os pontos de vista dos dois autores mencionados sobre a significao das crises econmicas capitalistas; alm disso, de como a viso de cada um deles pode fornecer pistas para compreenso da atual crise econmica e dos seus desdobramentos, designadamente dos conflitos sociais que vm se formando como partes constitutivas de um s e mesmo processo: a crise do capital.

Cinco observaes de um historiador

Fernand Braudel morreu h aproximadamente um quarto de sculo. Historiador francs e membro da Escola dos Annales (agrupamento de historiadores franceses), de feito, legou humanidade uma vasta e importante obra. Em que pese uma viso um tanto difusa do capitalismo, deixou-nos, contudo, alguns clares que, ainda hoje, podem iluminar certas questes que dizem respeito ao modo de produo mencionado. Um desses clares se refere especificamente temtica das crises capitalistas. possvel se estabelecer um elo apropriado entre algumas observaes de Braudel acerca do tema e a crise que, em linhas gerais, tem aoitado esse regime social, pelo menos nos ltimos trs anos. No se deve esquecer que antes da ecloso da atual crise, cujos primeiros sintomas se revelaram j no segundo semestre de 2007, nenhum economista a soldo do capital aceitaria que, por exemplo, se questionasse a sade da Irlanda. Inversamente, esse pas era considerado um prottipo de economia bem sucedida. Fala-se aqui de Irlanda, mas se poderia falar tambm de Portugal, Espanha e Grcia e agregar depois um longo e dramtico etctera.
105

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

Mas isso no parece uma grande novidade. Sob essa tica, quem, na Amrica Latina, no lembra que Mxico e Argentina foram considerados nos anos 1990 modelos adequados que deveriam ser seguidos por cada um dos seus vizinhos da regio? A crise os arrastou pela gola e contra eles foram desferidos golpes sem misericrdia. Daqui resulta um primeiro vo sobre a obra de Braudel. Num pulo rpido, pode-se examinar a primeira observao do historiador francs:

Quando a mar montante, todos os pases so servidos. Com o refluxo, h o corre-corre geral, os fortes se abrigam por trs dos mais fracos, exploram-nos, empurram-nos delicadamente para as guas perigosas. (BRAUDEL, 1992, p. 333/334)

Ora, o que estamos assistindo no momento? Os fortes no se abrigam por trs dos mais fracos? No os empurram para as guas perigosas? A quem beneficia a poltica de desvalorizao do dlar? No so exatamente os mais fortes que se protegem e empurram os mais fracos? No so precisamente os Estados Unidos os principais favorecidos? Obviamente, que a ligeira recuperao de 2009, uma recuperao anmica, permitiu aos idelogos do capital a deslanchar uma campanha cujo desenho panormico se expressou num singelo bordo: o pior j passou. Mas qualquer que fossem as vantagens que essa campanha garantisse, era limitado o seu alcance. Nesse caso, a certeza retumbante no demorou a cair do cavalo. H algo de paradoxal entre o otimismo exalado pela campanha publicitria e a desconfiana aguda de que pases como Irlanda (onde quase 60% da populao defendem a moratria), Portugal, Espanha e Grcia no honrem os compromissos com as suas respectivas dvidas. Ainda assim, h lugares em que o capitalismo no apenas cresce, mas apresenta um crescimento manifestamente robusto (China, ndia, etc.) ou com mediaes (Rssia e Brasil). Os dados parciais de 2010 sinalizam nessa direo, apesar da rpida acelerao inflacionria que paira sobre a cabea dos membros do BRIC. Apesar dessa objeo, uma questo se impe: h uma parcela da economia cujo desempenho se enquadra em uma zona de ganhos. No um caso surpreendente. O Brasil saiu da crise de 1929 antes dos EUA e da Europa. A URSS uma economia de transio e planificada cresceu nos anos 1930 enquanto a economia do mundo retrocedia brutalmente (um caso singular que, por falta de tempo e espao, no cabe examinar aqui). Considerando perodos anteriores, no ser difcil detectar situaes em que casos determinados fogem regra. Braudel recorda o caso da Holanda na transio do feudalismo para o capitalismo: J no sculo XVII, a Holanda
106

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

esteve abrigada, enquanto a recesso percorria a Europa. Hoje, quem desempenha o papel da Holanda em seu j remoto Sculo de Ouro?" (BRAUDEL, 1992, p. 334) Essa segunda observao braudeliana lembra aos mais incautos de que a dinmica de qualquer crise no linear e mecnica, mesmo tomando por referncia situaes histricas que precedem ao processo de emerso do modo de produo capitalista como sistema dominante. Hoje mesmo, h de se recordar que a Alemanha apresentou em 2010 um crescimento econmico que o maior desde a reunificao de 1990. Mais do que isso, o que se discutiu nos ltimos pargrafos inclina o estudioso da conjuntura a aceitao de que a crise pode conhecer trguas, patamares, pausas, ou mesmo, alguns dias de bonana... (p. 331). Essa terceira observao de Fernand Braudel, decerto, tem sido brilhantemente confirmada pela nova crise do capitalismo. A trgua que comeou em 2009 refugou no ano seguinte. Pior: o furaco alcanou o bero desse regime social: a Europa. Alguns dias de bonana acontecem e se mostram aos olhos de quem no se recusa a enxergar as pausas que surgem, ainda que somente como quem preparasse o instante seguinte de um novo patamar da velha crise. A definio no tem exagero. O resultado desse entendimento inestimvel: a crise que se estende por mais de 1.000 dias assume um carter inerentemente orgnico. certo que se desejava uma chuva de vero (uma marolinha), mas o inverno do capital se prolonga alm do estimado. No se deve, todavia, ignorar que o velho Braudel confere s estruturas, ainda que paream carcomidas, um peso quase insopesvel. A crise estrutural e nesse enfoque parece praticamente invencvel. Compreende-se, assim, porque ele no considera que sejam os governos constitudos que governam, mas a crise, fora enorme, monstro, gigante da histria, fatalidade de grande flego (p. 331). Na verso braudeliana da crise, os sujeitos e as instituies polticas quase somem como personagens e instncias de um mundo liliputiano. Tal observao a quarta - carece de ser repensada. H de se dimensionar que, embora agindo tardiamente, os governos conseguiram tirar o capitalismo da crise que se abriu com o crack de 1929. Convm ainda lembrar o papel cumprido pela Segunda Guerra para formulao de uma sada para superao da triste paisagem depressiva. Novamente, e agora de forma mais rpida, eles atuaram e procuraram atenuar ou vencer a crise. Foram injetados na economia mundial aproximadamente 25 trilhes de dlares. A finalidade no era outra seno a de salvaguardar a ordem do capital. Com efeito, no conseguiram vencer o longo inverno, mas apenas o
107

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

atenuaram. A crise um monstro de grande flego, mas no inquebrantvel. por isso que no se deve negligenciar a capacidade do capital e dos seus governos em lidar com os seus efeitos. Quantas delas no surgiram e desaparecem ao longo da histria? O segredo interno, para usar uma expresso cara ao velho Marx, em ltima anlise, estaria na luta de classes. Explica-se: a soluo das crises no um problema simplesmente econmico, mas se resolve no campo da luta de classes. As decises polticas, por seu turno, so partes inseparveis da luta de classes. Sob essa perspectiva, o historiador da segunda gerao dos Annales, arremata uma quinta observao: a luta de classes pode se atenuar, mas o fogo debaixo da cinza, nunca extinto (p. 344). Isso dito antes que algum apressado pergunte: cad as greves gerais da Grcia? As coisas no se acalmaram em Frana e Espanha? E a Irlanda no se recupera? Veja-se: o ano de 2010 marcou a sua presena atravs de greves e mobilizaes multitudinrias que varreram o velho mundo. Por que em 2011 as coisas se acalmariam? A aparente calma o fogo debaixo da cinza, nunca extinto. Por baixo da cinza, h uma camada mais profunda. Os prximos acontecimentos podero ou no ratificar essa hiptese. H de se admitir que a luta de classes no seja feita de certezas que garantam que o desfecho ser assim ou assado. No, a luta uma trama aberta, embora essa trama j tenha indicado tendncias que assustam o capital e acende uma luz de esperana para aqueles que, mais do que nunca, nada tm a perder, mas um mundo a ganhar. O essencial ainda se desenrolar, mas uma coisa, desde j, precisa ser destacada: a classe operria entrou em cena e isso conta na definio dos prximos captulos.

Marx e as crises capitalistas

A questo que est hoje colocada diz respeito a um ponto-chave: aonde vai a crise? Essa indagao tem desdobramentos: ter ela alcanado o limiar da sua derradeira gare? Seguir caminhando indefinidamente? Mas convm, a nosso ver, ir mais longe: possvel assistir ao enterro do regime do capital sob o prisma da crise? Seja dito de passagem que, em seus termos gerais, retomaremos, sob formas diferentes, aspectos do problema que foram abordados na seo dedicada a Braudel. No se trata de uma repetio cega e desnecessria.
108

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

Queremos somente retomar a essncia dos postulados que, at agora, sustentamos. Vejamos isso. impossvel negar: a crise que vem se estendendo h mais de trs anos a maior desde a de 1929. Diferentemente da sua antecessora, esta, contudo, encontrou os capitalistas e os seus governos mais preparados para levar a cabo um enfrentamento dos seus efeitos mais severos. Os trilhes injetados na economia ajudaram a salvar fbricas e bancos e os governos mais do que nunca atuaram como birs para gerir os negcios da burguesia. Nesta altura, todavia, saltam aos olhos nmeros dando conta de que a economia se recupera em algumas partes, ainda que siga envolta em contradies quase insolveis em outras partes do sistema. Deste ngulo, permanece atual o entendimento de Marx de que o capitalismo no cair de maduro ou em decorrncia das suas crises de superproduo. Nenhum modo de produo desaparece sem no antes imprimir uma resistncia demasiado ampla s foras que pretendem ultrapass-lo. Para tanto, reconhecer a amplitude e profundidade da crise econmica no tem o mesmo sentido de esperar que o capitalismo tombe e perea de um mal sbito, ainda que seja um mal cclico. Quer dizer: no significa de modo algum que uma crise cclica, de superproduo, reforada por uma dbcle financeira, provoque a morte do capitalismo mundial, ainda que existam fumaa e barulho nas ruas, resultantes do agravamento das taxas de explorao. H mais de 150 anos, Marx e Engels j registravam o estampido das crises capitalistas. Registravam e explicavam:
As relaes burguesas de produo e de troca, o regime burgus de propriedade, a sociedade burguesa moderna, que conjurou gigantescos meios de produo e de troca, assemelha-se ao feiticeiro que j no pode controlar as potncias internas que ps em movimento com suas palavras mgicas. H dezenas de anos, a histria da indstria e do comrcio no seno a histria da revolta das foras produtivas modernas contra as modernas relaes de produo e de propriedade que condicionam a existncia da burguesia e seu domnio. Basta mencionar as crises comerciais que, repetindo-se periodicamente, ameaam cada vez mais a existncia da sociedade burguesa (MARX; ENGELS, s/d: 26).

109

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

Dessa exposio sucinta e instigante, retiraremos dois aspectos que conformam a anlise global: primeiro, as crises acompanham o capitalismo2 desde os seus primeiros momentos; segundo, elas ameaam a existncia da sociedade burguesa, mas do mesmo modo que a ameaa do fim de um casamento ainda no o fim do casamento, uma ameaa existncia da organizao social capitalista ainda no o seu derradeiro suspiro. Em suma: as contradies entre as foras produtivas e as relaes de produo no engendram inexoravelmente o fim do capitalismo e o estabelecimento do socialismo, ainda que elas constituam a condio histrica essencial para que a revoluo execute metodicamente a sua tarefa. Depois do manifesto comunista, ver-se- em incontveis obras de Karl Marx o espectro das crises econmicas acompanhada de um esforo de compreenso do seu devir por parte do velho mouro. A questo que aflora, ento, : em que consiste essa compreenso? Ora, o capitalista exatamente um capitalista porque se apropria de dinheiro, de valor, de riqueza abstrata em um processo constante de reproduo em que dinheiro vira mais dinheiro etc. E a crise, o que , afinal, a crise? Para Marx precisamente a fase de distrbio e interrupo do processo de reproduo (2009:36/37). Ento, se a lgica do capitalismo tem a ver com a reproduo de valor e essa, a cada nova crise, sofre uma interrupo, entendese por que as crises cclicas representam uma ameaa sociedade capitalista. A crise iniciada em 2007, representou uma nova ameaa sociedade burguesa, mas essa tem conseguido contorn-la, como contornou tantas outras, demonstrando, uma vez mais, que as crises, por mais poderosas que se apresentem por meio de exrcitos que repousam sobre um alto grau de destruio das foras produtivas, no constituem uma fora suficiente para derrocada do capital. Do pargrafo anterior decorrem dois problemas. Primeiro: o que explica a profundidade das crises? Segundo, por que crises to colossais, forosamente, no produzem a superao do antigo estado de coisas? Prendendo-se ao primeiro ponto, Marx escreveu que As crises comerciais mundiais devem ser consideradas como a concentrao real e a acomodao forada de todas as contradies da economia burguesa (2009:44). E somente nestes termos, possvel estender o estrago provocado por crises dessa magnitude. Fixemos o nosso olhar para a sua manifestao
2

Dizer que as crises acompanham o capitalismo no o mesmo que negar a existncia de crises em modos de produo anteriores. Acontecem que as crises dos modos de produo pr-capitalistas eram essencialmente de subproduo, enquanto que no sistema capitalista eram so fundamentalmente de superproduo. Esse detalhe no deve escapar a uma anlise atenta das peculiaridades e da natureza das crises em diferentes momentos da histria dos modos de produo.

110

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

mais recente. A onda de quebras, as frenticas aes governamentais e o incremento exasperante do desemprego (GM nos EUA, Embraer no Brasil para ficarmos em dois exemplos) s podem ser entendidos como resultantes da concentrao e acomodao de todas as contradies da economia burguesa em um determinado momento do seu decurso histrico. Eis, portanto, o que explica a profundidade dos crashs. Eles no so obras do azar, como insistiu Marx em suas polmicas com os economistas burgueses, mas, em ltima anlise, decorrem da contraditoriedade real encerrada na estrutura e dinmica de um regime societrio fundado na reproduo de dinheiro, valor e riqueza abstrata. Assim, a crise o estabelecimento forado de unidade entre elementos que se tornaram independentes e a separao forada de um ou outro de elementos que so essencialmente um s. (MARX, 2009, p. 49). Karl Marx refere-se s relaes entre as fases de produo e circulao, e ao contrrio dos economistas burgueses, ele destaca no a inelutvel unidade entre elas, mas traz ao primeiro plano a dialtica entre a fase de produo e a de circulao, sublinhando no apenas o seu carter unitrio, mas, concomitantemente, o momento da sua separao violenta. A crise exatamente essa separao violenta e essa violncia a fora explicativa da natureza agressiva das crises econmicas da ordem social capitalista. O perodo transcrito, entre 2007 e 2011, mostra-se, efetivamente, ungido por essa separao violenta agravada por um crash financeiro que exigiu uma drenagem indita de recursos pblicos para salvao de bancos que, at ento, exibiam o brilho e a pujana de slidos resistentes. Assim compreendida, h de se apresentar e de se compreender o grau de profundidade da crise aberta em 2007. Almeida Neto (2009) a define como alguma coisa a mais do que uma simples crise cclica. Para ele houve uma combinao de crise cclica com uma descomunal crise financeira, abrindo um perodo recessivo maior na economia (p. 98). A sua concluso, correlativamente a essa problemtica, malgrado o otimismo da propaganda oficial, contundente:
A recuperao atual, parcial e conjuntural, alardeada como o sinal do fim da crise, no reverte este quadro recessivo. Estamos perante uma recuperao parcial, parte de uma tendncia global recessiva, que pode levar a duas hipteses bem diferentes: - uma srie de recuperaes frgeis e outras graves crises posteriores; - uma depresso como a de 1929 (ou ainda mais grave) (ALMEIDA NETO, 2009, p.98).

111

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

Como se sabe, a realidade, nesta nova fase da crise, tem a face frontal da primeira hiptese. Anunciada, no sem celeuma, a segunda hiptese, por enquanto, parece evidentemente descartada. Mas no se pode subestimar a propaganda, o engodo e a fora ideolgica da burguesia. Em um formato muito simples, dir-se-ia que, num primeiro momento, ela negou que um novo ciclo crtico houvesse se estabelecido. A convivncia tensa com um fenmeno que s se agigantava permitiu que se abrissem algumas trilhas no crebro dos burgueses e economistas mais lcidos. Disso decorreu a aceitao, da parte deles, do perodo de refluxo econmico que se impunha e do qual no se pode resumir em uma frase. Com sinal trocado, passaram no to-s a reconhecer o tsunami que carregava o que encontrasse pela frente, mas passaram a evocar e mobilizar estratgias, foras e recursos capazes de cont-lo. Em seguida, notamo-lo, que com a recuperao parcial dos dados gerais da economia, imprimiram uma campanha ideolgica em que o peso dos interesses particulares assumiu a face dos interesses gerais da sociedade. Esse ainda o momento em que nos encontramos. Em todos os casos, as classes dominantes j no podem esconder de maneira absoluta as eroses que, volta e meia, dilaceram a economia capitalista. poca de Marx, como ele mesmo enfatizou em mais de uma ocasio, os dominadores e os seus idelogos procuraram reiteradamente camuflar o contraditrio entrelaamento entre produo e circulao e, nessa toada, afirmar a unidade absoluta entre esses dois momentos da organizao capitalista. Contestando o otimismo panglossiano dos apologistas do capital, o autor de O capital sentenciar:
As frases apologticas usadas para negar as crises so importantes na medida em que elas sempre povoam o oposto do que pretendem. Para negar as crises, elas afirmam a unidade onde h conflito e contradio. Elas so importantes, portanto, na medida em que se pode dizer que elas provam que no haver crises se as contradies que elas apagaram em sua imaginao no existissem de fato. Mas na realidade as crises existem porque essas contradies existem (MARX, 2009, p.55).

Esse o aspecto definidor do fenmeno: a existncia de conflito e contradio onde os autores das frases apologticas imaginam existirem unicamente signos de uma unidade no apenas desejada, mas suprema e inquestionvel. Ainda assim, no custa rememorar que o conflito e a contradio nem sempre ocorrem com igual intensidade. Por isso, as erupes crticas que acontecem a cada cinco ou seis anos se distinguem por graus de
112

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

amplitude e profundidade que, em geral, no se equivalem. Apesar das aparncias em contrrio, cada refluxo contm a sua prpria dose de veneno. Doutro lado, a crise nunca existe em estado puro. Ela apresenta combinaes as mais variadas dependendo de cada contexto. A sua configurao em 2000/2001 mostrou-se distinta daquilo que observamos no atual quadro de regresso econmica. No por isso inteiramente certo querer explicar uma crise unicamente luz da outra. Uma ajuda a entender a outra, mas no a explica inteiramente. A anlise concreta da situao concreta segue como a regra de ouro de qualquer autor escolado no marxismo. Quanto segunda questo - por que crises to colossais, forosamente, no produzem a superao do antigo estado de coisas? guardamo-nos um pouco antes de devotar a ela a nossa devida ateno. preciso prestar bem ateno a como a burguesia trabalha o problema das crises. Como se v: ela o trabalha politicamente. Ao mesmo tempo em que procura rolar o peso da crise para os ombros dos agentes mais dbeis da ordem do capital, tanto internamente quanto no plano internacional, no se furta em reforar a explorao que cotidianamente sobrepe ao proletariado. Exige, finalmente, que os governos de planto se esforcem em conter essa descida que a tudo arrasta no marco daquilo que Marx, ironicamente, nomeou de polticas da Arca de No. Neste passo, a classe burguesa no se furta em aprender com as novas crises. Estuda as diferentes combinaes e, partindo das suas conexes cruciais, procura as solues para o que antes parecia irredutvel racionalidade do capital. A prevalncia incontestvel de crises cada vez mais agudas encontra contra-tendncias em uma classe que aprende com os seus erros e as suas dificuldades. Uma vez definido esse aspecto do problema, surge, ento, a sua contra-face: o comportamento do proletariado. Um monumental prosador russo, certa vez, escreveu: Todo mundo se defende, todo mundo ganha (GGOL, 1972: 288). Ele pensava no funcionalismo do Estado czarista no decurso do sculo XIX. Ns pensamos nas classes sociais do capitalismo ainda no limiar do sculo XXI. Desse ponto de vista, em uma crise todo mundo se defende, mas nem todo mundo ganha. A experincia tem demonstrado que quem mais perde a classe operria (e as camadas populares que se aproximam do proletariado devido s suas precrias condies de vida). A classe operria sofre no comeo da crise, pois com a queda dos investimentos na produo, o emprego do operariado o primeiro a ser comprometido; no auge da crise, os trabalhadores fabris so jogados ao desespero em meio ao fechamento de empresas; no instante da recuperao
113

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

tambm so atingidos como resultado de uma retomada econmica que supe o aumento agudo da explorao da fora de trabalho. Veja-se o caso brasileiro: a recuperao da economia se realizou sob a rbita de um grau inaudito de explorao dos trabalhadores. As rebelies de operrios da construo civil sobretudo dos que trabalham nas obras do Plano de Acelerao do Crescimento (PAC) so uma resposta poltica do governo e dos patres de agravar as condies de venda da fora de trabalho.3 Um quadro histrico retrospectivo, porm, nos revelar que em tais situaes comum acontecer levantes operrios e populares, tanto em relao defesa do emprego, num primeiro momento, quanto relativamente s condies de trabalho degradantes no momento de retomar aquilo que fora interrompido pela erupo da crise. O crash de 1929 abriu as comportas para exploses sociais e polticas nos quatro cantos do mundo. Existiram mudanas de governo e regime poltico em diversas partes do planeta. Hobsbawm (1995), em A era dos extremos, chamou a ateno para o nmero de mudanas polticas que se deu na Amrica Latina depois do cismo econmico. Mais recentemente, o terremoto econmico-financeiro do comeo do presente sculo produziu alteraes no tabuleiro poltico latino-americano com a eleio de governos que as massas julgavam como seus governos. Portanto, no h nada de extraordinrio ou errtico em supor a existncia de nexos entre as crises e as exploses operrio-populares, e mesmo em relao s mudanas polticas. Erra-se, todavia, ao se supor mecanicamente que as crises, forosamente, geram revolues. As crises tendem a criar situaes socialmente explosivas. Isso no uma casualidade. Mas h outro detalhe to ou mais importante que este. Nenhuma crise uma garantia de xito para os revolucionrios. Todas as classes aprendem com as crises. como se os mltiplos aprendizados das classes anulassem uns aos outros e aos se anularem no causassem as transformaes que, mecanicamente, se poderia julgar como redutvel ao prprio devir da crise. Marx advertiu que as ideias dominantes de cada poca so as ideias da classe dominante e, consequentemente, nesse jogo de soma nula, em que todas as classes aprendem com as crises, a tendncia que o modo de produo dominante no apenas seja mantido, mas, do mesmo modo, volte o mais brevemente ofensiva contra o nvel de vida do proletariado.

As revoltas operrias em diferentes pontos do Brasil (Pernambuco, Rondnia, Cear etc.) explodiram no incio de 2011 e, em geral, elas procuravam (e procuram) responder a uma situao de recrudescimento da precarizao e superexplorao que atinge milhares de trabalhadores e cuja imagem parece um regresso s condies que marcaram o incio da Revoluo Industrial.

114

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

neste sentido que convm retomar o significado mais profundo das greves gerais e demais formas de luta protagonizadas pelo proletariado europeu. No rastro de cada crise, e Marx acompanhou experincias com esse carter, ainda no sculo XIX, aguam-se os conflitos entre os senhores do lucro e os assalariados. do resultado desses embates que, em ltima anlise, depender o desenvolvimento da chamada economia pura. Suponhamos, com efeito, que a ltima palavra est com a velha toupeira, com a luta de classes que pode ou no lanar-se em uma revoluo. O aprendizado superior da classe operria se faz na luta de classes. No a luta no limite de uma fbrica ou de uma categoria profissional. O aprendizado superior se faz por intermdio de um enfrentamento, no mnimo, de expresso nacional, dando a este uma configurao de confronto poltico de classe contra classe. Esse o momento decisivo e condio sine qua non para que os explorados se organizem ao redor da antiga divisa do Manifesto Comunista: Proletrios de todos os pases, uni-vos!. Para Marx, diversamente de Braudel, sem uma revoluo social vitoriosa, algo que exige o amadurecimento poltico-organizativo do proletariado, a ordem do capital seguir dominante; no obstante as crises que vem e vo e que vo e vm como ponteiros de um relgio que teimam em sair de um determinado ponto apenas para a ele retornar to logo ele retome o mesmo e inspido itinerrio.

Na cauda da crise: greves, motins e revolues

Quando estamos a concluir esse artigo, a Revoluo rabe4 ainda no deu a sua ltima palavra. A propsito, significativo que ela tenha alado vo precisamente na cauda dos acontecimentos relacionados com a ltima crise capitalista. Sob esta tica, as exploses sociais com um desenho panormico mais agudo ocorrem nos elos mais dbeis da economia capitalista. Num pulo rpido, no entanto, vemos que o essencial no se desenrola somente nessas pores do planeta. Diferentemente do norte da frica e do leste da sia, em que o territrio rido semi-rido nada esconde e tudo revela, vista distncia, a situao da Europa se assemelha a um jardim verde cuja folhagem oculta o cuidadoso trabalho da toupeira. J nos EUA, os informes oscilam entre nmeros que animam e outros que acendem um olhar de cautela.
O que estamos nomeando de Revoluo rabe o processo de mobilizao permanente que comeou no norte da frica, precisamente na Tunsia, em janeiro de 2011, estendendo-se pelos pases vizinhos e provocando a eroso poltica de ditaduras como a do Egito - que governavam os pases da regio e do Oriente Mdio h muitos anos, e alguns casos, h muitas dcadas.
4

115

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

com bases nessas observaes que deveremos estar atentos para acompanhar o meticuloso movimento da histria. Essa no deu ainda a sua ltima palavra. Ela se move arisca como uma raposa que evita com a sua astcia produzir algum barulho entre os gravetos. Com essa compreenso que evocamos Braudel e Marx. No para parodiar o passado, mas para engrandecer na imaginao a tarefa a cumprir; no para fazer os seus espectros caminhar, mas sim encontrar novamente o esprito da revoluo. Fernand Braudel ajuda-nos a compreender o centro de gravidade das crises capitalistas, bem como as suas nuanas, dentre elas as determinaes classistas e o papel desempenhado pela luta de classes; Marx nos lembra que no possvel assistir ao enterro do regime do capital sob o prisma da crise. Antes disso, preciso recordar que somente uma revoluo social poder nos oferecer algo alm do que Bensaid (1999) definiu como o horizonte nublado do capital. Decerto, representa um desafio descomunal. Podem-se discutir as suas dificuldades, mas h de se admitir que modernos, ps-modernos e psps-modernos ainda no inventaram outro caminho. Fora disso, iluso suporse que as crises encontrem outra soluo que no seja uma soluo burguesa. De todo modo, duas questes se impem e com elas queremos concluir esse artigo. Primeira: cedo elaborado, o mito da imortalidade do capitalismo no outra coisa seno o que se disse: um mito. As crises so um problema estrutural desse modo de produo, embora no signifique que delas derivem inelutavelmente a morte desse regime social. Os trabalhadores, contudo, devem aproveitar esses momentos para alcanar esse intento. Em instantes como esses, as condies so mais favorveis ao proletariado em sua luta histrica contra a dominao do capital. Ou seja: so nos momentos de crise e no de estabilidade que a questo do poder se torna mais plausvel para as classes dominadas. Segunda: as hericas lutas dos trabalhadores europeus e as revolues no mundo rabe parecem ganhar vida apenas para logo depois adentrar em um lugar onde se cruzam duas ou mais ruas e os sujeitos que as levam sobre os ombros se perguntam, sem obter resposta: qual o caminho a ser tomado? A nosso ver, falta um programa, falta uma direo para os janeiros, os fevereiros, os maros, os outubros que viro etc. Em suma, sem uma direo revolucionria, o que hoje animada revoluo, amanh poder se resumir aspereza de um refluxo. Nesse contexto, muitos se animam quando os de baixo ganham as ruas, premidos pela crise e a opresso, e derrotam ditaduras que pareciam bafejadas pela perenidade; mas os resultados imediatos queda dos ditadores

116

REVISTA ELETRNICA ARMA DA CRTICA ANO 3: NMERO 3/ DEZEMBRO 2011/ ISSN 1984-4734

no so os mesmos que passaram como um filme pela cabea dos mais esperanados. lcito o ceticismo? lcito, mas no convm. Estamos somente no incio de um processo. apenas o indicador de mudana. Talvez ainda no seja a mudana. Mais: o subsequente fracasso de uma revoluo no a nega; apenas revela os seus limites. Ainda assim, o que mais chama a ateno que tudo isso vem tona na esteira de luz que acompanha a crise mais recente do capitalismo. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA Neto, Eduardo. Uma onda longa recessiva est apenas comeando, in: Capitalismo em crise a natureza e dinmica da crise econmica mundial - Plnio de Arruda Sampaio Jr. (org.), So Paulo: Sundermann, 2009. BENSAID, Daniel. Marx, o intempestivo grandezas e misrias de uma aventura crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. BRAUDEL, Fernand. Reflexes sobre a histria. So Paulo: Martins Fontes, 1992. DAIX, Pierre. Fernand Braudel uma biografia, Rio de Janeiro: Record, 1999. GGOL, N. V. Almas mortas, So Paulo: Abril Cultural, 1972. HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos o breve sculo XX (1914-1991), So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MARX, K. O 18 brumrio e cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 ________Para a crtica da economia poltica, in: Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ________Sobre as crises econmicas do capitalismo. Daniel Romero (org.), So Paulo: Sundermann, 2009. ________; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. in: Obras Escolhidas. Vol. 1, So Paulo: Editora Alfa-mega, S/D.

117

Вам также может понравиться