Вы находитесь на странице: 1из 2

IMPLANTAO DE SISTEMAS DE CUSTOS Uma das maneiras mais fceis de alcanar esse objetivo, nas tarefas de planejamento, projeto

e implantao, envolver pessoal que vai usar e trabalhar no novo Sistema. O consultor ou o contador de custos deve assumir a postura de mero prestador de informaes, do homem que acende a luz vermelha e nunca daquele que deseja corrigir os desvios. Essa nunca ser a sua funo. O aparecimento de um consultor externo de custos, normalmente, gera desconfiana, dvidas e muitas vezes situaes antagnicas quanto sua atividade. O administrador deve preparar uma equipe que combine a ao do consultor de fora com a ao dos especialistas, gerentes e interessados de dentro da empresa. Essa equipe ter melhor aceitao. FATORES TCNICOS Um sistema de custos no poder funcionar, de incio, satisfatoriamente numa empresa mal organizada. O trabalho de coleta de dados vital. O contador de custos dever articular-se com o homem de O&M na tarefa de planejar a busca dos dados e o fluxo desses dados desde as fontes at os sistemas de custos. O especialista vai dispor de uma viso mais ampla do sistema gerencial e certamente usar tcnicas de O&M que daro maior eficcia ao trabalho do contador de custos. Sabe-se que qualquer sistema de informaes produzir informaes incorretas caso colha ou receba dados igualmente incorretos. Entretanto, o sistema de custos possui uma caracterstica muito particular que, de alguma forma, atenuar os resultados do aparecimento desse fenmenos, isto , do caso em que os dados recebidos no esto totalmente corretos. Outro problema que dever ser equacionado no incio do trabalho representado pela anlise custo-benefcio. No muito fcil medir os benefcios, mas os custos devero ser medidos. A medida dos custos j servir de base para que a administrao julgue os benefcios que os resultados do sistema a ser implantado traro. O analista de O&M dever levantar os dados fsicos necessrios para a implantao prtica do sistema. Esses quantitativos serviro para dimensionar tempo e recurso. Entretanto, tero uma utilidade muito maior para o contador de custos, quando este tiver preparado as anlises de comportamento dos custos mais significativos e precisar determinar os parmetros contra os quais medir a viabilidade dos diversos itens de custos. Os quantitativos, levantados pelo analista O&M ou de sistemas sero os prprios parmetros, as prprias medidas das bases de volume. Como providncia bsica, o homem de O&M dever sugerir e implantar um servio de auditoria peridica do sistema de custos.

O servio de auditoria ter a atribuio de, continuamente, revisar a utilidade dos diversos relatrios de custos, no sentido de observar se todo ou parte do relatrio pode ser descontinuado ou se pode ser reformulado para atender s novas exigncias por parte do usurio. Como uma importante recomendao do homem O&M, teramos a preparao de um manual de custos, onde seriam encontrados nos seguintes tpicos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. Objetivos dos sistemas; Abrangncias; Principais problemas; Critrios de rateio; Critrios de acumulao; Mtodos de contabilizao; Integrao com outras funes Classificao de custos; Sistemas de custeamentos; Relatrios; Principais usos dos relatrios; Sistemas de retroinformaes; Arquivo de dados; ndice remissivo.

Todo o trabalho de reformulao de sistemas, sobretudo de alterao de sistemas vigentes, deve ser muito cauteloso. O analista, ou o contador de custos, dever implantar a reforma de modo paulistano e, sobretudo, paralelamente ao sistema atual, at que os novos procedimentos tenham sido ajustados, tenham sido completamente absorvidos pelos funcionrios. Essa medida das mais importantes e no deve ser considerada menos relevante. Os custos devero ser definidos com preciso e devem ser usados conceitos de entendimento uniforme, tanto por parte do especialista de custos como por parte do usurio, s vezes no versado em contabilidade de custos. Alm disso, muito importante que os relatrios faam a distino entre os custos no controlveis pelo usurio e os custos significa o exerccio das seguintes aes: a) Previso dos custos. b) Autorizao para incorrer nos custos. c) Realizao dos custos. d) Controle dos custos. O sistema de custos depende do tipo de produto e do tipo de operao. Observamos que existem basicamente dois tipos de produo de produtos e de servios: a produo de acumulao de custos por processo.

Вам также может понравиться