Вы находитесь на странице: 1из 31

CABRI II Plus

Criador de Ferramentas Matemticas

MANUAL DE UTILIZAO

B OA S - V I N DA S !
Bem-vindo ao mundo dinmico de Cabri II Plus! Nascido no m dos anos 80 a IMAG, um laboratrio de pesquisa associado ao CNRS (Centre National de la Recherche Scientique) e universidade Joseph Fourier de Grenoble, Cabri Geometry conta hoje, com mais de 100 milhes de usurios, em computadores e calculadoras grcas Texas Instrumentos, em todo o mundo. Cabri II Plus agora desenvolvido e distribudo pela sociedade Cabrilog, fundada em maro 2000 por Jean Marie LABORDE, diretor de pesquisa no CNRS e pai espiritual de Cabri II Plus. A construo de guras geomtricas no computador traz uma nova dimenso em relao s construes clssicas usando papel, lpis, rgua e compasso. Cabri II Plus possui um grande nmero de funcionalidades, potentes e fceis de utilizar. As guras, das mais simples s mais complicadas podem ser manipuladas livremente. A qualquer momento, pode-se testar a construo de uma gura, emitir conjecturas, medir, calcular, apagar, esconder/mostrar os objetos, colocar cores, pontilhados, texto, ou bem recomear novamente. Cabri II Plus o melhor dos softwares para a aprendizagem e o ensino da geometria. Ele se dirige aos professores e aos estudantes, e pode ser utilizado da escola primria universidade. Cabri II Plus uma nova verso do programa Cabri GeometryTM II. Ela comporta muitas novas possibilidades que tornam o seu uso ainda mais eciente e agradvel. Alm disso, esta verso corrige falhas observadas na antiga verso e incorpora um grande nmero de funcionalidades solicitadas pelos usurios. Certas funcionalidades do software so especcas s verses Macintosh/Windows: as teclas Ctrl e Alt do Windows correspondem ao comando e opo Alt sobre Mac OS. O clique da direita sob Windows corresponde ao Ctrl+clic sobre Mac OS.

Interface: Os novos cones so mais largos e mais legveis.Os menus contextuais tornam ainda mais intuitiva a utilizao de Cabri II Plus, resolvendo facilmente as situaes de ambiguidade de seleo ou mudando os atributos de qualquer objeto com alguns cliques. Nomes: Nomeie todos os objetos e posicione o nome em qualquer lugar ou em volta de um objeto. Expresses: Dena e avalie dinamicamente as expresses com uma ou mais variveis. Grco instantneo: Trace e estude facilmente os grcos de uma ou vrias funes. Lugares geomtricos: Construa lugares geomtricos de pontos ou objetos, lugares geomtricos de lugares geomtricos ou interseces com lugares geomtricos. As equaes de curvas algbricas, construdas graas ferramenta lugar geomtrico podem ser exibidas. Retas inteligentes: Exiba somente a parte til de uma reta. O comprimento desse pedao de reta pode ser modicado a vontade. Cores: Escolha as cores dos objetos e dos textos assim como as cores de preenchimento com a ajuda da nova paleta de cores ampliada ou utilizando as cores variveis dinamicamente. Imagens (Bitmaps, JPEG, GIF): Fixe uma imagem a certos objetos de uma gura (pontos, segmentos, polgonos, fundo). As imagens so recalculadas durante as animaes e as manipulaes da gura. Texto: O estilo, a fonte e os atributos do texto de qualquer objeto podem ser mudados livremente. Janela de descrio: Uma janela pode ser aberta para listar todas as etapas da construo de uma gura. Registro de uma sesso: Registrar uma sesso durante a utilizao do software. Uma sesso pode ser relida na tela ou impressa mais tarde, para estudar o progresso dos alunos e identicar claramente as diculdades encontradas durante as experimentaes (Windowa somente) Importao/Exportao de guras: Figuras podem ser transferidas para ou a partir de uma calculadora grca utilizando Cabri Junior (TI-83 Plus e TI-84 Plus)
3

Todas essas novas funcionalidades podem trazer uma nova dimenso prtica de seu ensino. Este documento dividido em duas partes. A parte [1] CONTATO INITIAL destinada aos usurios que descobrem o software pela primeira vez. Ela permite a familiarizao com a interface de Cabri II Plus e as convenes de utilizao do mouse. Entretanto, a experincia prova que o contato inicial muito rpido, e, e que na classe, os alunos j fazem geometria na sua primeira meia hora de utilizao do programa. A parte [2] DESCOBERTA destinada aos novos usurios e prope atividades de nvel de 5a a 8a srie do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio. Outros documentos so disponveis sob forma de documentos PDF no repertrio de instalao do programa ou sobre o CD-ROM de instalao O segundo documento, APROFUNDAMENTO.pdf apresenta outras atividades mais avanadas, de nvel de Ensino Mdio, pr-vestibular e primeiro ciclo universitrio. As atividades desses documentos so largamente independentes umas com as outras. O leitor convidado a fazer construes detalhadas, depois os exerccios propostos. Nosso site www.cabri.com lhe dar acesso s ltimas atualizaes e s notcias referentes aos nossos produtos, em particular s novas verses deste documento. O site contm igualmente ligaes com dezenas de pginas da Internet e referncias a vrios livros sobre geometria e sobre Cabri II Plus.

2007 CABRILOG SAS Manual Cabri II Plus: Autor inicial: Eric Bainville Atualizao: Christophe Foucher, Junho 2007 Novas verse: www.cabri.com Support: support@cabri.com Criao grca, congurao de pgina e releituras: Cabrilog

NDICE GERAL

CONTATO INICIAL
CAPTOLO
1.1 1.2 1.3 1.4

1
FILOSOFIA INTERFACE DA APLICAO UTILIZAO DO MOUSE PRIMEIRA CONSTRUO

P8 P8 P8 P9 P 10

DESCOBERTA
CAPTOLO 2
RETA DE EULER DO TRINGULO
P 17

CAPTOLO

3
A PROCURA DO PONTO MISTERIOSO
P 24

CAPTOLO

4
O QUADRILTERO DE VARIGNON
P 27

Contato Inicial

CAPTOLO

CONTATO INICIAL
1.1 FILOSOFIA
A losoa de Cabri II Plus de permitir o mximo de interao (teclado, mouse,...) entre o usurio e o programa e, em cada caso, de fazer aquilo que o usurio espera que o programa faa, respeitando de um lado os comportamentos usuais das aplicaes e do sistema, e de outro lado o comportamento matemtico mais plausvel. Um documento Cabri II Plus composto de uma gura construda livremente sobre uma nica folha de papel virtual de um metro quadrado (l m por l m). Uma gura composta de objetos geomtricos tais como (pontos, retas, circunferncias...) mas igualmente de outros objetos (nmeros, textos, frmulas,...) Um documento pode tambm comportar macro-construes, que permitem, memorizando construes intermedirias, estender as funcionalidades do programa. A aplicao permite abrir simultaneamente vrios documentos e suporta o recortar/colar entre documentos abertos.

1.2

INTERFACE DA APLICAO

A gura abaixo mostra a janela principal da aplicao e suas diferentes zonas. Na abertura de Cabri II Plus, a barra de atributos, a janela de ajuda e a janela texto no so visveis.

Barra de ttulo

Barra de menus

Barra de ferramentas
Barra dos atributos

Janela texto

Zona de trabalho

Barra de estado

Janela de ajuda

A barra de ttulo indica o nome do arquivo contendo a gura, ou Figura n, 1, 2,... se a gura no estiver ainda registrada. A barra de menus permite acessar os comandos da aplicao que correspondem aos comandos encontrados usualmente nos programas. Na sequncia deste documento, designaremos a entrada Ao do menu Menu como [Menu]Ao. Por exemplo, [Arquivo]Salvar Como... designa a entrada Salvar como... do menu Arquivo. A barra de ferramentas fornece as ferramentas que permitem criar e manipular a gura. Ela constituda de vrias caixas de ferramentas, comportando, cada uma, uma ferramenta visvel, correspondendo a um cone da barra. A ferramenta ativa representada por um boto afundado, com um fundo branco. As outras ferramentas so representadas por botes no afundados, com um fundo cinza. Um clique curto sobre um boto ativa a ferramenta correspondente. Uma presso prolongada sobre um boto abre a caixa de ferramentas e permite escolher uma outra ferramenta. Esta ferramenta tornase a ferramenta visvel da caixa de ferramentas e a ferramenta ativa. A composiao da barra de ferramentas pode ser modicada vontade e se necessrio tambm bloqueada numa conguraao para uso em classe (ver Capitulo: [8] PREFERENCIAS E PERSONALIZAAO na REFERENCI.pdf).

Na seqncia deste documento, designaremos a ferramenta Ferramenta da caixa Caixa por [Caixa]Ferramenta, com o cone correspondente lembrado na margem (algumas denominaes muito longas foram abreviadas para caberem na margem). Por exemplo [Linhas]Semi-Reta representa a ferramenta Semireta da caixa de ferramentas Linhas. Os cones da barra de ferramentas podem ser axados em dois tamanhos. Para mudar de tamanho, clicar no boto direito do mouse depois de ter deslocado o cursor na barra de ferramentas, direita da ltima ferramenta e selecionar pequenos cones. A barra de estado, abaixo da janela, indica permanentemente, qual a ferramenta ativa. A barra de atributos permite modicar os atributos dos objetos: cores, estilos, tamanhos,... Ela ativada pelo comando [Opes]Mostrar os atributos, e oculta de novo por [Opes]Esconder os atributos, ou pela tecla F9 sob Windows e z+F9 sob Mac. A janela de ajuda fornece uma ajuda sucinta sobre a ferramenta selecionada. Ela indica quais so os objetos esperados pela ferramenta, e o que ser construdo. Ela ativada/oculta pela tecla F1 sob Windows e z+F1 sob Mac. A janela texto contm uma descrio da gura sob forma de texto. Encontra-se o conjunto dos objetos construdos e seu mtodo de construo. ativada pelo comando [Opes]Mostrar a descrio, e oculta novamente por [Opes]Esconder a descrio, ou pela tecla F10 sob Windows e z+F10 sob Mac. Enm, a zona de trabalho representa uma poro da folha de trabalho. na zona de trabalho que efetuamos as construes geomtricas. Enm, a zona de trabalho representa uma porao da folha de trabalho. E na zona de trabalho que se realizam as contruoes.

rm M a ac e ro s s Pr op rie da M de ed s id a Te xt o e sm At rib bo ut lo os s

la

str u Co n

ip u

Cu rv as

to s

M an

ta s

Tr an

Po n

Re

sfo

1.3

UTILIZAO DO MOUSE

A maioria das funcionalidades do programa realizada utilizando o mouse. As aes sobre o mouse so o deslocamento, a presso sobre um boto, e a soltura do boto. Na ausncia de indicao contrria, tratar-se-a do boto principal do mouse, que geralmente o boto esquerda. Uma seqncia pressionar-soltar chamada clique Uma seqncia pressionar-soltar-pressionar-soltar chamada duplo-clique. Uma seqncia pressionar-deslocar-soltar chamada arrastar-posicionar. Quando se desloca o mouse na zona de trabalho, o programa nos informa de trs maneiras daquilo que vai produzir um clique ou um arrastar-posicionar: a forma do cursor, o texto exibido ao lado do cursor, uma representao parcial do objeto em fase de construo. Segundo os casos, o texto e a representao parcial podem no ser exibidos. Os diferentes cursores so os seguintes:
Um objeto existente pode ser selecionado. Um objeto existente pode ser selecionado, ou deslocado, ou utilizado em uma construo. Aparece quando clicamos sobre um objeto existente para selecion-lo, ou utiliza-lo em uma construo. Vrias selees so possveis sob o cursor. Um clique provocar a apario de um menu permitindo precisar os objetos a serem selecionados entre todas as possibilidades. Um objeto existente est sendo deslocado. O cursor est numa parte livre da folha, e pode-se denir uma seleo retangular por arrastar-posicionar. Indica o modo de deslocamento da folha. Pode-se entrar nesse modo a todo momento apertando e seguranto a tecla Ctrl (Windows) ou (Mac OS). Nesse modo, o arrastarposicionar deslocar a folha na janela. Aparece durante o deslocamento da folha.

Indica que um clique vai criar um novo ponto livre sobre a folha. Indica que um clique vai criar um novo ponto, que pode estar livre sobre um objeto existente, ou um novo ponto na interseco de dois objetos existentes. Indica que um clique vai preencher o objeto sob o cursor com a cor corrente. Indica que um clique vai mudar o atributo (por exemplo a cor, o estilo, a espessura, ...) do objeto sob o cursor.

1.4

PRIMEIRA CONSTRUO

Para ilustrar este captulo [1] CONTATO INICIAL, vamos construir um quadrado a partir de uma de suas diagonais. Na abertura de Cabri II Plus, um novo documento vazio criado, e pode-se imediatamente comear uma construo. Vamos construir o segmento que ser uma das diagonais do quadrado. Ativa-se a ferramenta [Linha]Segmento clicando sobre o cone da direita e mantendo o boto do mouse apertado para abrir a caixa de ferramentas. Em seguida, desloca-se o cursor sobre a ferramenta segmento e solta-se o boto do mouse para ativ-la.

Figura 1.1 Seleo da ferramenta [Linhas]Segmento.

Figura 1.2 Construo do primeiro ponto. Uma imagem do segmento nal desloca-se com o cursor por ocasio da seleo do segundo ponto.
10

Figura 1.3 O segmento construdo depois da seleo do segundo ponto. A ferramenta [Linhas]Segmento permanece ativa, permitindo a construo de um outro segmento.

Desloquemos agora o cursor na zona de trabalho onde ele toma a forma . Cria-se o primeiro ponto com um clique. Continuemos a deslocar o cursor na zona de trabalho. Um segmento traado entre o primeiro ponto e o cursor materializa o segmento que ser construdo. Cria-se o segundo ponto com um clique. Nossa gura comporta agora dois pontos e um segmento. Para construir o quadrado, poderemos utilizar a circunferncia tendo este segmento por dimetro. O centro desta circunferncia o ponto mdio do segmento. Para construir esse ponto mdio, ativa-se a ferramenta [Construes]Ponto Mdio , depois desloca-se o cursor sobre o segmento. O texto Ponto mdio deste segmento aparece ento ao lado do cursor, que toma a forma . Clicando, constri-se o ponto mdio do segmento.

11

Figura 1.4 Construo do ponto mdio do segmento.

Ativa-se em seguida a ferramenta [Curvas]Circunferncia , e desloca-se o cursor na proximidade do ponto mdio construdo. O texto Este ponto como centro ento aparece e clica-se para selecionar o ponto mdio do segmento como centro da circunferncia. Em seguida, a ferramenta circunferncia espera um ponto da circunferncia. Durante o deslocamento, uma circunferncia centrada sobre o ponto mdio do segmento e passando pelo cursor traada dinamicamente, como anteriormente com o segmento. Quando o cursor passa prximo a uma extremidade do segmento, a mensagem passando por este ponto exibida. Clicase e a circunferncia passando por esta extremidade construda.

12

Figura 1.5 Construo da circunferncia tendo por dimetro o segmento.

Podemos ativar a ferramenta [Manipulao]Ponteiro para manipular a gura. Deslocando-se sobre as extremidades do segmento, que so os pontos livres da gura, o cursor tornase e o texto indica este ponto. Pode-se deslocar o ponto por arrastar-posicionar. Neste caso, o conjunto da construo atualizado: o segmento redesenhado, seu ponto mdio em consequncia deslocado, e a circuferncia segue. Para construir o nosso quadrado, falta encontrar a outra diagonal, que o dimetro da circunferncia perpendicular ao segmento de partida. Vamos construir a mediatriz do segmento, que uma reta perpendicular ao segmento e passando pelo seu ponto mdio. Ativa-se a ferramenta [Construes]Mediatriz , depois seleciona-se o segmento para construir a mediatriz.

13

Figura 1.6 Construo da mediatriz do segmento, determinando a outra diagonal do quadrado.

Para terminar, vamos ativar a ferramenta [Linhas]Polgono . Esta ferramenta espera a seleo de uma seqncia de pontos denindo um polgono qualquer. A execuo est terminada quando selecionamos de novo o ponto inicial, ou clicando duas vezes por ocasio da seleo do ltimo ponto. Os dois pontos de interseco da circunferncia e da mediatriz no esto ainda explicitamente construdos, mas Cabri II Plus permite constru-los implicitamente no moment o de sua utilizao.

14

Figura 1.7 Construo do quadrado, construindo implicitamente as interseces entre a circunferncia e a mediatriz.

15

Selecionamos ento uma extremidade do segmento (texto Este ponto) como primeiro vrtice do polgono, depois deslocamos o cursor sobre uma das duas interseces entre a circunferncia e a mediatriz. O texto indica ento Ponto nesta interseco para indicar que um clique vai construir o ponto de interseco e selecion-lo como vrtice seguinte do polgono. Selecionamos ento este ponto, depois a outra extremidade do segmento, depois o outro ponto de interseco, e enm selecionamos de novo o ponto inicial para terminar a construo do quadrado.

Figura 1.8 Sua primeira construo com Cabri II Plus !

16

Descoberta

CAPTOLO

RETA DE EULER DO TRINGULO


Vamos construir um tringulo ABC qualquer, depois as trs medianas desse tringulo. So as retas ligando um vrtice ao ponto mdio do lado oposto. Construiremos em seguida as trs alturas do tringulo: as retas perpendiculares a um lado e passando pelo vrtice oposto. Enm, construiremos as trs mediatrizes dos lados do tringulo: as retas perpendiculares a um lado e passando pelo seu ponto mdio. Como se sabe, as trs alturas, as trs medianas, e as trs mediatrizes so respectivamente concorrentes, e os pontos de interseco esto alinhados sobre uma reta chamada reta de Euler1 do tringulo. Para construir um tringulo, escolheremos a ferramenta [Linhas]Tringulo . A manipulao da barra de ferramentas descrita na parte [1] CONTATO INICIAL desse documento. Uma vez ativada a ferramenta [Linhas]Tringulo , basta criar ento trs novos pontos na janela, clicando nas zonas vazias. Podemos nomear os pontos imediatamente aps a criao aproveitando a ocasio simplesmente digitando seus nomes no teclado. Uma vez o tringulo construdo, os nomes podem ser deslocados ao redor dos pontos, por exemplo para posicion-los no exterior do tringulo.

Figura 2.1 Tringulo ABC construdo com a ferramenta [Linhas]Tringulo. Os pontos so nomeados digitando seus nomes no momento da sua criao.

Lonard Euler, 1707-1783

17

Para deslocar o nome de um objeto, utiliza-se a ferramenta [Manipulao]Ponteiro arrastando o nome (clica-se e desloca-se o cursor mantendo o boto do mouse pressionado). Para mudar o nome de um objeto, ativa-se a ferramenta [Texto e Smbolos]Etiqueta , depois seleciona-se o nome e uma janela de edio aparece para efetuar as modicaes. Os pontos mdios so construdos graas ferramenta [Construes]Ponto Mdio . Para construir o ponto mdio de [AB], selecionaremos sucessivamente A e B. O ponto mdio de um segmento, ou de um lado de um polgono, pode ser construdo igualmente clicando diretamente sobre o segmento ou sobre o lado. O novo ponto pode ser nomeado imediatamente, chamemo-lo C. Procede-se da mesma forma para os outros dois lados construindo o ponto mdio A de [BC] e o ponto mdio B de [CA].

Figura 2.2 [A esquerda]. Os pontos mdios so construdos com a ferramenta [Construes]Ponto Mdio, que aceita seja duas extremidades, seja um segmento, seja ainda o lado do polgono. [A direita]. As medianas so construdas com a ajuda da ferramenta [Linhas] Reta, e sua cor mudada com a ferramenta [Atributos] Cor....

A ferramenta [Manipulao]Ponteiro nos permite deslocar livremente os objetos livres da gura, aqui os trs pontos A, B e C. Vemos que o conjunto da construo atualizado automaticamente por ocasio do deslocamento de um desses pontos. Podemos assim explorar a construo em numerosas conguraes. Para revelar os objetos livres de uma gura, basta ativar a ferramenta [Manipulao]Ponteiro e depois clicar sobre um espao vazio da folha mantendo o boto do mouse pressionado. Os objetos livres comeam ento a piscar. A ferramenta [Linhas]Reta permite construir as trs medianas. Para construir a reta (AA), designaremos sucessivamente A e A.

18

A ferramenta [Atributos]Cor... permite mudar a cor dos traos. Escolhe-se a cor na paleta, depois selecionam-se os objetos a colorir. Depois de ter ativado a ferramenta [Pontos]Ponto , aproximemos o ponteiro do ponto de interseco das trs medianas. Nesse ponto, Cabri II Plus procura criar o ponto de interseco de duas retas. Como h ambigidade (temos trs retas concorrentes), um menu aparece permitindo escolher qual das duas retas utilizar para a construo do ponto. Por ocasio do deslocamento do cursor sobre as entradas do menu, a reta correspondente colocada em evidncia na gura. Depois de selecionar duas retas, o ponto de interseco criado. Chamemos imediatamente de G o ponto de interseco das medianas.

Figura 2.3 Construo do ponto de interseco das medianas e resoluo das ambigidades de seleo.

19

As alturas so construdas com a ferramenta [Construes]Reta Perpendicular . Esta ferramenta cria a nica reta perpendicular a uma direo dada e passando por um ponto dado. Ela necessita da seleo de um ponto e de uma reta, ou de um segmento, ou de uma semi-reta ou de um lado de um polgono. A ordem da seleo no tem importncia. Para construir a altura partindo de A, selecionaremos ento A, e o lado BC. Fazemos o mesmo para as alturas partindo de B e de C. Do mesmo modo que para as medianas, escolheremos uma cor para as alturas, e construiremos seu ponto de interseco H. A ferramenta [Construes]Mediatriz permite construir a mediatriz de dois pontos, de um segmento ou de um lado de um polgono. Basta selecionar o segmento ou suas extremidades. Chamaremos O o ponto de interseco das trs mediatrizes.

Figura 2.4 [A esquerda]. As alturas so construdas com a ajuda da ferramenta [Construes]Reta. [A direita]. Finalmente, as mediatrizes so construdas com a ajuda da ferramenta [Construes]Mediatriz.

A ferramenta [Propriedades]Colinear? nos d a possibilidade de vericar se os trs pontos O, H, e G esto alinhados. Selecionamos sucessivamente esses pontos, depois designamos um lugar na folha para colocar o resultado. O resultado um texto indicando se os pontos so ou no alinhados. Quando a gura manipulada, este texto aparece ao mesmo tempo que os outros elementos da gura. Com a ferramenta [Linhas]Retas , construmos a reta de Euler do tringulo que passa pelos trs pontos O, H, e G, selecionando por exemplo O e H. A ferramenta [Atributos]Espessura... ser utilizada para colocar esta reta em evidncia.

20

Figura 2.5 [A esquerda]. Vericao do alinhamento dos trs pontos O, H, e G. A ferramenta [Propriedades]Colinear? constri um texto Pontos colineares ou Pontos no colineares segundo o estado corrente da gura. [A direita]. A reta de Euler do tringulo, posta em evidncia pela sua espessura, modicada com a ferramenta [Atributos]Espessura.

Constatamos manipulando a gura que o ponto G parece permanecer entre O e H, e mesmo que sua posio relativa sobre o segmento [OH] no muda. Podemos veric-lo medindo os comprimentos GO e GH. Ativamos a ferramenta [Medida]Distncia e Comprimento . Esta ferramenta permite medir a distncia entre dois pontos, ou o comprimento de um segmento, segundo os objetos selecionados. Selecionemos ento G depois O ; a distncia GO aparece, medida em cm. Fazemos o mesmo para GH. Uma vez a medida efetuada, pode-se editar o texto correspondente, por exemplo acrescentando os caracteres GO= antes do nmero.

21

Figura 2.6 [A esquerda]. A ferramenta [Medida]Distncia ou Comprimento permite obter as distncias GO e GH. [A direita]. Com a ajuda da calculadora ferramenta [Medida]Calculadora calculamos a razo GH/GO e vericamos numricamente que igual a 2.

Deslocando a gura, vemos que GH parece permanecer o dobro de GO. Vamos calcular a razo GH/GO para o vericar. Ativamos a ferramenta . Selecionamos ento a distncia GH, depois o operador [Medida]Calculadora /,( a barra da diviso) e a distncia GO. Clicamos no boto = para obter o resultado, que podemos arrastar-posicionar sobre a folha. Quando um nmero selecionado (ferramenta [Manipulao]Ponteiro ), podemos aumentar e diminuir o nmero de decimais exibidos com a ajuda das teclas + e -. Exibimos a razo com uma dezena de nmeros aps a vrgula, para constatar que permanece igual a 2. Exerccio 1 - Completar a gura construindo a circunferncia circunscrita ao tringulo (centrada em O e passando por A, B, e C). Utilizaremos a ferramenta [Curvas]Circunferncia . Exerccio 2 - Construir em seguida a circunferncia dos nove pontos do tringulo. Trata-se da circunferncia centrada no ponto mdio de [OH], e passando pelos pontos mdios A, B, C dos lados, os ps das alturas, e os pontos mdios dos segmentos [HA], [HB] e [HC].

22

Figura 2.7 A gura nal, com a circunferncia circunscrita ao tringulo e a circunferncia dos nove pontos do tringulo.

23

Descoberta

CAPTOLO

A PROCURA DO PONTO MISTERIOSO


Neste captulo, apresentamos uma atividade colocando em prtica as possibilidades de explorao oferecidas por Cabri II Plus. A partir de trs pontos A, B, C dados, vamos procurar os pontos M vericando a igualdade vetorial.
MA + MB + MC = 0

Vamos ento em primeiro lugar construir quatro pontos quaisquer com a ferramenta [Pontos]Ponto , chamando-os A, B, C, M no mesmo instante, isto digitando seus nomes no teclado logo aps a sua criao. Cabri II Plus permite criar vetores. Cada vetor , classicamente representado por um segmento com uma echa. Construamos agora um representante do vetor , com a ferramenta [Linhas]Vetor , selecionando em primeiro lugar M depois A. Este representante tem a sua origem em M. Fazemos o mesmo para MB e MC . Construmos ento um representante da soma +, ativando a ferramenta [Construes]Soma de dois Vetores , a quem apresentamos os dois vetores e em seguida a origem do representante da soma, aqui escolheremos M. Chamemos N a extremidade deste representante. Construmos enm um representante da soma dos trs vetores com M como origem da mesma maneira, somando MN (igual a MA + MB ) e MC. Chamemos P a extremidade deste representante.

Figura 3.1 [ esquerda]. A partir de trs pontos quaisquer A, B, e C e de um ponto M, construmos representantes dos vetores, MA , MB , e MC . [A direita]. Com a ajuda da ferramenta [Construes]Soma de dois Vetores, construmos MN = MA +MB , e MP = MA +MB +MC .
24

Podemos agora procurar as solues do problema por manipulao. Para fazlo, ativa-se a ferramenta [Manipulao]Ponteiro e desloca-se o ponto M. A soma dos trs vetores aparece a todo instante por ocasio do deslocamento. Em funo da posio de M em relao aos pontos A, B, e C, observamos a norma e a orientao do vetor MP = MA + MB + MC . Podemos ento fazer as seguintes conjecturas (entre outras): Uma nica posio de M permite anular a soma dos trs vetores: o problema tem uma nica soluo. Esta soluo est no interior do tringulo ABC. O quadriltero MANB um paralelogramo. O quadriltero MCPN um paralelogramo. Para que a soma seja nula, os vetores, MN e MC , devem ser colineares, de normas iguais e de sentidos contrrios, quer dizer opostas. MP , passa sempre por um mesmo ponto, e este ponto a soluo do problema. A extremidade P do representante da soma um ponto dependente de M. Denimos assim uma transformao que associa P ao ponto M. A soluo do problema um ponto invariante desta transformao. Seguindo as constataes feitas, a pesquisa se orientar em uma ou outra direo. Suponhamos por exemplo ter observado que os vetores MN e MC , devam ser opostos. Surge ento um outro problema: para quais posies de M estes dois vetores so colineares? Desloquemos M de tal maneira que os dois vetores sejam colineares. Observamos que M percorre uma reta, e que esta reta passa por C e igualmente pelo ponto mdio de [AB]. Esta reta contm ento a mediana em C do tringulo. A, B e C desempenhando papis simtricos, o ponto procurado est tambm nas duas outras medianas e portanto nalmente na interseco das trs medianas. Para uma atividade em classe, restaria ainda aos alunos propor uma construo do ponto soluo, e demonstrar esta conjectura elaborada por explorao. O poder de convico de uma construo dinmica muito mais elevado que aquele de uma gura esttica realizada sobre uma folha de papel. De fato, basta manipul-la para vericar a conjectura num grande nmero de casos. Uma conjectura que permanece vlida aps manipulao ser correta na maioria dos casos.
25

Para uma melhor utilizao em classe, seria interessante abordar os seguintes pontos com os alunos (entre outros): Uma construo dinmica visualmente correta est correta? Uma construo dinmica correta constitui uma resposta ao problema? Em que momento um raciocnio pode ser qualicado de demonstrao? O que falta a uma construo dinmica correta para tornarse uma demonstrao? A demonstrao deve ser baseada no processo de elaborao da gura? Exerccio 3 - Estender o problema a quatro pontos, procurando os pontos M tais que MA + MB + MC + MD = 0 Exerccio 4 - Enumerar o conjunto dos caminhos de explorao e das demonstraes para o problema inicial (trs pontos) acessveis a um aluno da 2a srie do Ensino Mdio. Exerccio 5 - Estudar e construir o ponto M que minimiza a soma (MA+MB+MC) das distncias a trs pontos A, B e C dados. Trata-se do ponto de Fermat1 do tringulo ABC.

Pierre Simon de Fermat, 1601-1665

26

Descoberta

CAPTOLO

O QUADRILTERO DE VARIGNON

Neste captulo apresentamos algumas construes ao redor do teorema de Varignon1. Vamos inicialmente construir um quadriltero qualquer ABCD. Ativa-se a ferramenta [Linhas]Polgono , depois selecionamos quatro pontos, chamados imediatamente A, B, C e D. Para terminar o polgono, selecionamos novamente A depois de ter construdo D. Construmos em seguida os pontos mdios P de [AB], Q de [BC], R de [CD], e S de [DA] com a ferramenta [Construes]Ponto Mdio . Essa ferramenta aguarda a seleo de A depois B para construir o ponto mdio de [AB]. Podemos igualmente selecionar diretamente o segmento AB se este j existe, seja como segmento, ou como lado de um polgono como o caso aqui. Construmos enm o quadriltero PQRS com a ferramenta [Linhas]Polgono .

Manipulando a construo, com a ferramenta [Manipulao]Ponteiro , observamos que PQRS parece ser ainda um paralelogramo. Vamos interrogar Cabri II Plus sobre o paralelismo de [PQ] e [RS], assim como de [PS] e [QR], utilizando a ferramenta [Propriedades]Paralela? . Selecionamos os lados [PQ] depois [RS], e um texto exibido, conrmando que os dois lados so paralelos. Vericamos da mesma forma que [PS] e [QR] so paralelos.

Pierre Varignon, 1654-1722

27

Figura 4.1 [A esquerda]. A partir de um quadriltero qualquer ABCD, construmos o quadriltero PQRS cujos vrtices so os pontos mdios dos lados de ABCD. [A direita]. Construo das diagonais de PQRS, das quais mostramos que as mesmas cortam-se em seus pontos mdios.

Construmos ento as duas diagonais [PR] e [QS] com a ajuda da ferramenta , e seu ponto de interseco I com a ferramenta [Pontos]Ponto [Linhas]Segmento . Existem vrias maneiras de demonstrar que I o ponto mdio de [PR] e igualmente de [QS], e ento que PQRS um paralelogramo. Por exemplo com um clculo baricntrico: P o baricentro de {(A,1),(B,1)} e R de {(C,1),(D,1)}, e ento o ponto mdio de [PR] o baricentro de {(A,1),(B,1),(C,1),(D,1)}, e o mesmo se d para o ponto mdio de [QS]. Ento os dois pontos mdios se confundem em um ponto: o ponto de interseco I. O teorema de Varignon o seguinte: o quadriltero PQRS construdo a partir dos pontos mdios de um quadriltero ABCD qualquer um paralelogramo, e sua rea a metade daquela de ABCD. Exerccio 6 - J estabelecemos acima a primeira parte do teorema. Demonstrar a segunda parte relativa rea de PQRS. Poderemos obter uma ajuda pela gura.

28

Figura 4.2 Construo permitindo estabelecer a segunda parte do teorema.

Deixemos agora A, B e C xos, e desloquemos D de maneira a tornar PQRS um retngulo. Como j sabemos que um paralelogramo, basta que um de seus ngulos seja reto para poder armar que um retngulo. Medimos ento o ngulo . Esta ferramenta em P, com a ajuda da ferramenta [Medida]Medida de ngulo aguarda a seleo de trs pontos denindo um ngulo, o vrtice sendo o segundo ponto. Por exemplo aqui selecionaremos os pontos S, P (o vrtice do ngulo) e Q.

Figura 4.3 Medimos o ngulo em P do paralelogramo PQRS.

A ferramenta [Medida]Medida de ngulo pode igualmente fornecer a medida de um ngulo anteriormente marcado com a ferramenta [Texto e Smbolos]Marcar um ngulo . Esta ferramenta aguarda trs pontos denindo o ngulo, na mesma ordem que para a ferramenta [Medida]Medida do ngulo .

29

Deslocando D de maneira que PQRS seja um retngulo, as solues encontradas parecem sensivelmente alinhadas. De fato se construmos as diagonais [AC] e [BD] do quadriltero inicial, veremos que os lados de PQRS so paralelos a estas diagonais, e ento que PQRS um retngulo se e somente se [AC] e [BD] forem perpendiculares. Vamos agora redenir D para que PQRS seja sempre um retngulo. Tracemos a reta (AC) com a ferramenta [Linhas]Reta selecionando A e C, depois a perpendicular a essa reta passando por B, com a ferramenta [Construes]Reta Perpendicular selecionando B e a reta (AC). D atualmente um ponto livre no plano. Vamos modicar sua denio, e torn-la um ponto livre sobre a perpendicular a (AC) que passa por B. Ativa-se a ferramenta [Construes]Redenir um Objeto , depois seleciona-se D. Um menu aparece indicando as diferentes opes de redenio para D. Escolhemos Ponto sobre um objeto, depois selecionamos um ponto sobre a perpendicular. D se desloca ento neste ponto, e a partir de agora obrigado a car sobre a reta. A redenio uma maneira de explorao muito poderosa, que permite retirar ou acrescentar graus de liberdade aos elementos de uma gura sem ter de recri-la inteiramente.

Figura 4.4 O ponto D est agora redenido de tal maneira que PQRS seja sempre um retngulo. Este ponto conserva ainda um grau de liberdade; ele mvel sobre uma reta.

Exerccio 7 - Encontrar uma condio necessria e suciente para que PQRS seja um quadrado. Redenir mais uma vez D para que a construo fornea apenas quadrados.

30

Figura 4.5 Aqui, o ponto D no tem mais nenhum grau de liberdade, e PQRS agora sempre um quadrado.

31

Вам также может понравиться