Вы находитесь на странице: 1из 15

A IMPORTNCIA DOS INDCIOS NO PROCESSO PENALBRASILEIRO

Mariana Dias S. BELON 1 Cludio Jos. P. SANCHES 2

RESUMO: O presente trabalho busca demonstrar a importncia da anlise dos indcios, no embasamento de decises judiciais, sejam elas condenatrias ou absolutrias. A prova indiciria, no campo do Processo Penal ser abordada como prova perfeita e no menos importante que as demais provas existentes. O tema bastante polmico, rico em argumentaes e extremamente estimulante enquanto pensamento, tendo em vista as diversas posies doutrinrias consideradas e disponveis, comportando discusses ricas e produtivas. Palavras-chave: Indcio; Prova indiciria; Provas no campo processual penal.

1 INTRODUO

O direito como cincia social, dinmico e observador, acompanha a evoluo dessa mesma sociedade que a cada dia se mostra mais atenta e exigente para com os poderes constitudos, principalmente na cobrana de atitudes por parte dos operadores da justia, quanto ao esclarecimento de fatos que se tornam pblicos com a velocidade espantosa da mdia, e exigem a aplicao do direito, da justia e como conseqncia, da punibilidade de atitudes criminosas que, tantas vezes, aparecem como indcios inquestionveis e bvios, que diante do clamor popular, exigem a aplicao efetiva da lei, a punio e a resposta. A sociedade evolui, assim como as prticas delitivas que se mostram mais elaboradas, exigindo por parte dos rgos responsveis, maior perspiccia na soluo e desvendamento dessas mesmas prticas, que

A autora graduanda do 7 termo do Curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. 2 O orientador Mestre em Direito Penal, advogado e professor de introduo ao estudo do direito e prtica jurdica penal do curso de direito nas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente prudente.

amedrontam e escandalizam, e que s podem ser provadas atravs de anlises criteriosas dos indcios apresentados. O estudo da prova por indcios um tema bastante polmico e, na atualidade, de estrema importncia a sua discusso. So infindveis debates a respeito do tema que requer uma profunda anlise, objetivando alcanar a verdade do ocorrido, culminando com a aplicao da lei, a manuteno da ordem social e a concretizao da justia, no sentido mais amplo de seu significado. O papel do magistrado de fundamental importncia, na conduo dessa anlise, pois, diante de suas concluses, ter a possibilidade de embasar sua deciso, de acordo com o seu convencimento, ou seja, ter o respaldo do princpio da livre convico. Os indcios iro constituir elementos que geram a certeza moral do julgador, permitindo a este basear sua deciso, calcada na convico da prova lmpida e no duvidosa. Como regra, por ser o sistema brasileiro garantista, os indcios no teriam fora para condenar. Tal afirmativa fundamenta-se no princpio da presuno de inocncia e do in dbio pro ro. Porm, atravs de um estudo mais aprofundado dos indcios podemos atualmente concluir que aliado a demais provas teria a possibilidade de embasar um juzo condenatrio. justamente nesse ponto que est a importncia da discusso do tema na atualidade, ou seja, o indcio como meio de prova considerada.

2 CONCEITO DE INDCIO

Indcio vem do latim indiciu, e significa sinal, indicao (CALDAS AULETE, 2004, p. 445). O Cdigo de Processo Penal Brasileiro dispe apenas de um artigo sobre o tema indcios, no Captulo X do Ttulo VII.

Art. 239 Considera-se indcio a circunstncia conhecida e provada, que, tendo relao como fato, autorize, por induo, concluir-se a existncia de outra ou outras circunstncias.

Ao adentrarmos no conceito de indcio, estaremos percorrendo um caminho sinuoso e controverso, porm, no se tem mais dvidas de que indcio um fato. O legislador aborda no art. 239 do CPP, dois vocbulos fundamentais sobre o conceito de indcios. O vocbulo fato, que significa acontecimento, evento, e tambm fala em circunstncia, que significa ao redor, ocorrncia. No tocante ao conceito pode-se afirmar que entre fato e circunstncia existe uma correlao, no sendo totalmente estranhas uma categoria em relao a outra, ao contrrio, se complementam. Tentando conceituar indcio no mundo jurdico temos a idia bsica de mostrar, descobrir. O indcio quando conceituado de forma estrita, sem dar margens a ilaes que pode ser definido num primeiro momento como circunstncia pautada, ligada ao fato, como tambm todo fato que tenha relao com o outro. Na doutrina encontramos inmeras divergncias sobre o conceito jurdico de indcio, contudo Maria Tereza Rocha de Assis Moura (2009, p. 36) em seu livro A Prova por Indcios no Processo Penal conceitua indcio como:

Temos que, juridicamente, indcio todo rastro, vestgio, sinal e, em geral, todo fato acontecido, devidamente provado, suscetvel de conduzir ao conhecimento de fato desconhecido, a ele relacionado, por meio de operao de raciocnio.

Assim, a induo mencionada pelo artigo 239 do Cdigo de Processo Penal, uma operao mental pautada no raciocnio que devemos fazer para nos conduzir a um conceito de indcio. Conclui-se, portanto, que indcio est intimamente ligado atividade probatria, revelao, mostrar e/ou indicar algo.

Assim, conforme acima explicitado acerca do conceito de indcio, ficamos frente s divergncias travadas doutrinariamente, onde temos que nos posicionar, considerando a importncia do mesmo, para se alcanar a prova maior, na materialidade do ato ilcito cometido como tambm em todo procedimento investigatrio. Sbio o legislador em apontar, ainda que de modo sutil, o indcio como possibilidade de prova. Se no fosse assim, o nosso ordenamento jurdico teria uma lacuna insanvel, impossibilitando a aplicao da justia.

2.1 Indcio e Presuno

A palavra presuno vem do latim praesumptio, que significa suposio, juzo teoria ou opinio formada por suspeita (SACCONI, 2001, p. 544). Podemos afirmar que a idia antecipada de algo tido como certo sem que seja demonstrado ou provado. Usualmente, verifica-se que em outros ramos do direito e em algumas legislaes esparsas em nosso ordenamento jurdico ptrio, as duas expresses so comumente utilizadas como similares, equiparadas, integrando a espcie de prova indireta. Dento do campo do direito processual penal ptrio h uma parte da doutrina que defende no haver diferena entre prova indiciria e prova presuntiva, pois se utilizaria do mesmo procedimento lgico e mental para ambos os casos. Assim Giuseppe Bettiol em, in Sulle Presunzioni nel Diritto e nella Procedura Penale (1938, p. 13-14) apud Malatesta (1960, p. 204) ampara que:

[...] em relao ao procedimento lgico, no h nenhuma diferena entre prova indiciria e prova presuntiva: ambas pertencem ao gnero das provas chamadas crticas ou indiretas, porque no fixam diretamente o fato, em relao ao qual querida uma determinada

conseqncia jurdica, mas servem para a verificao de um fato, do qual, por conexo lgica, se chega ao fato indiciado ou presumido.

relevante destacar que dentro da matria penal essa distino tem grande importncia, uma vez que o Cdigo de Processo Penal admite a prova indiciria, mas de modo algum a prova presuntiva, exceto, quanto questo da absolvio do acusado, que poderia ser utilizada a prova presuntiva. Assinala Maria Tereza Rocha de Assis Moura (2009, p. 48) a respeito de presuno como sendo:

[...] presuno pode ser definida, sob o aspecto jurdico, como a ilao que a lei ou o magistrado tira de um fato conhecido, partindo da experincia comum, para afirmar, antecipadamente, como certo ou provvel, um fato desconhecido; vale dizer, antes que de outra forma seja demonstrado.

A grande diferenciao a ser feita entre indcio e presuno est relacionada quantidade acerca do clculo referente a probabilidade que se encontra entre a conexo de um fato conhecido, demonstrado e um desconhecido. Neste ponto vale transcrever as lies do ilustre doutrinador Adalberto Jos Q. T. de Camargo Aranha em sua obra Da Prova no Processo Penal, 1994, p. 172, acerca dos tipos de presunes existentes dentro do campo penal:
Podem ser absolutas jure et de jure entendidas como tais as que no admitem impugnao, no so contrariadas por provas. Os atos e fatos deduzidos por presunes absolutas so tidos como verdadeiros. Ou ento relativas ou condicionais juris tantum conhecidas como tais aquelas que admitem prova em contrrio uma verdade, colocada aprioristicamente, porm no indestrutvel.

Segundo Malatesta (2001, p.196) considera a presuno como sendo espcie de prova indireta, que tem por fundamento principal a observao do senso comum. Entretanto, ressalva que a presuno argumento probatrio de simples probabilidade e nunca de certeza.

2.2 Indcio e Suspeita

Suspeita deriva do latim suspicio, do verbo suspicere e quer dizer que o incio da dvida que se instala na mente humana com relao a uma opinio. um sinal, sem qualquer base consistente e palpvel. Suspeita vem a ser definida no dicionrio da lngua portuguesa (SACCONI, 2001, p. 628) como sendo desconfiana forte, mais ou menos fundada, mas sem prova. Tem-se na suspeita a probabilidade como elemento, e a que carece de qualquer fora probatria. No h que se confundir os dois conceitos, sendo unnime na doutrina a diferenciao de ambos. Portanto, a suspeita de forma alguma pode embasar uma condenao, ante a falta de elementos ensejadores de incriminao.

3 CLASSIFICAO DOS INDCIOS

Ao tentarmos delinear a classificao dos indcios vemos que desde os mais antigos estudiosos do direito penal at hoje, na era moderna, h uma divergncia muito grande sobre o tema. Tem-se, ento, variadas maneiras para delinear uma classificao acerca dos indcios. No entanto, existem algumas classificaes que so mais acolhidas que outras pela doutrina. Hoje, na era em que vivemos uma das classificaes mais importantes acerca dos indcios a do doutrinador Ellero (1875) apud Maria Thereza Rocha de Assis Moura (2009, p. 64), pois melhor se destaca ao classificar os diferentes indcios existentes. O autor os dispem da seguinte forma:

a) Indcios referentes ao concurso dos extremos morais, que tornam possvel o delito virtual: so as circunstncias morais necessrias e suficientes para delinqir. Estes se subdividem em: a1) indcios da capacidade de delinqir: vida anterior e as qualidades pessoais, das quais se pode induzir um hbito criminoso; a2) indcios do mvel para delinqir, considerados sob o aspecto externo (isto , a causa que impulsiona a verdade), e sob o aspecto interno (vale dizer, o efeito mesmo da vontade, que impulsiona o delito); a3) indcios da oportunidade para delinqir, isto , a condio especial em que o acusado se encontrava, quer por suas qualidades pessoais, quer por suas relaes com as coisas, e merc da qual resulta para ele mais ou menos fcil a perpetrao do delito. Os indcios relativos ao concurso dos extremos morais so remotos, isto , no conexos materialmente com um delito dado, possuindo, apenas, valor secundrio. b) Indcios das marcas materiais do delito: so indcios da comprovao dos fatos, em virtude das indues de outros fatos ou das marcas materiais. c) Indcios das manifestaes do autor e de terceiros, sejam antes ou depois dos fatos.

Essa classificao foi feita com base na sua funo incriminadora, e ela se volta para tentar facilitar o entendimento acerca dos indcios. claro que a livre convico do magistrado, de maneira fundada ainda ir prevalecer, mas ter ele que olhar com outros olhos a respeito do valor probante da prova indiciria. Ainda no que tange a classificao, podemos estreitar o caminho da prova indiciria e sua afinidade, no que diz respeito a pontos como: materialidade delitiva, autoria, imputabilidade e culpabilidade. No que tange a materialidade temos que analisar como o fato ocorreu, em que circunstncia, momento, o local do delito etc; tudo isso ser importante para chegarmos a indcios de fatos determinantes para o conjunto probatrio. Os indcios ainda, por meio de percia podero concluir especificamente como tudo aconteceu no local do delito. Os indcios iro auxiliar de maneira importante na verificao e demonstrao do que ocorreu acerca da existncia do crime e de tudo que est em sua volta. Porm, no ir, de maneira alguma, substituir exames importantes e decisivos para se constatar a materialidade do crime, principalmente naqueles que deixam vestgios, e que podem ser esclarecidos pelo exame de pericial.

Os indcios podem levar a constatao ou no da autoria de um crime, tendo assim um significado importante no processo penal, porm tal anlise deve ser feita de maneira minuciosa e cuidadosa. No que diz respeito a constatao de autoria podemos citar como exemplo o exame que se faz atravs das impresses papilares, colhidas no local da infrao. No entanto, ao indivduo que est sendo imputado a prtica do crime pode se valer de justificativas, os chamados libis, pois se tiver uma justificativa razovel poder afastar a suposta autoria. No que concerne imputabilidade e a culpabilidade, Anbal Bruno (1967, p. 39) define imputabilidade penal como sendo o conjunto de condies pessoais, que do ao agente capacidade para lhe ser juridicamente imputada a prtica de um fato punvel. Vemos a partir dessa afirmao que o agente deve ter a capacidade de entender o carter ilcito do fato e auto determinar-se de acordo com tal entendimento. Na imputabilidade no se fala em indcios. H como exceo, a inimputabilidade definida no Cdigo Penal nos artigos 26 a 28, e aqui se fala em indcios, pois, estes sero extrados a partir de exames mdicos com o intuito de sanar qualquer dvida a respeito da integridade psquico-mental do agente. A inimputabilidade pode aflorar a qualquer tempo, seja na ao penal ou at mesmo na execuo da pena e dever ser verifica pela percia mdico-legal. O doutrinador Pierre Garraud (1913) apud Maria Thereza R. de A. Moura (2009, p. 77) preceitua:

[...] os indcios de culpabilidade no se submetem ao rigor de demonstrao cientfica, dependendo sua fora probante sobretudo do mtodo, da inteligncia e da conscincia do magistrado ao administrar esta prova.

H vrios indcios de culpabilidade e alguns doutrinadores citam como sendo: indcios dos extremos morais, indcios de personalidade ou at mesmo indcios de atitude suspeita. Apesar de todas essas denominaes os indcios serviro para o magistrado fazer uma anlise seja anterior ou posterior do delito.

Dever fazer tambm uma anlise minuciosa, pois culpabilidade um juzo de valor que recai sobre o agente. O fato concreto deve ser sempre analisado em seu conjunto para no ocorrer erros no judicirio.

4. VALORAO DOS INDCIOS

Como j foi dito anteriormente, hoje os indcios possuem uma grande fora probante dentro do ordenamento processual ptrio e sempre dever ser analisada com o respaldo do livre convencimento do juiz. A partir dos elementos probatrios da prova indiciria podemos tirar concluses para aceitar a convico do magistrado. A fora probatria dos indcios deve ser acompanhada da prudente e clara apreciao dos fatos pelo julgador de maneira a demonstrar convencidamente seu conhecimento. Corrobora a respeito do tema Vito Gianturco (1958, p. 134) ao dizer que Os indcios permitem valorar, segundo a regra comum da experincia, a atendibilidade e exatido da prova direta. Sendo assim, uma ferramenta processual de grande valia desde o inqurito policial at a ao penal. A prova indiciria hoje para ser usada no processo e possivelmente embasar uma condenao deve ser slida, indubitvel, que conduza a convico do julgador sem a menor sombra de dvida. Pois caso haja alguma dvida por menor que seja, teremos a prevalncia do princpio In dbio pro reo. A valorao dos indcios deve levar em conta elementos referentes ao fato que est sendo investigado, pois este deve existir no mundo jurdico, ter validade e eficcia probatria. imprescindvel existir um fato para que a partir da possamos indagar a validade dos indcios.

No Brasil no adotamos o princpio da prova tarifada, assim uma prova no tem predominncia sobre a outra, pois todas devem ser analisadas dentro do conjunto probatrio. Os fatos que esto sendo investigados devem sempre estar em conexo ao fato que foi provado, os quais devem ser obtidos de forma lcita, sob pena de nulidade, pois se obtidos de forma ilcita viciam a prova indiciria. A valorao deve ser feita, a partir da averiguao de todos os elementos indispensveis a anlise da existncia jurdica do fato, da validade e da eficcia probatria, possibilitando a avaliao sempre criteriosa, especfica e completa da referida prova aos olhos da convico do magistrado. O alicerce do valor probatrio dos indcios est na aptido para que, deles o juiz conclua seu pensamento e fundamente sua deciso, utilizando raciocnio indutivo-dedutivo, do fato desconhecido que se investiga. O julgador deve sempre ter em mente uma certeza que possa ser atingvel, adquirida com base nos indcios constantes nos autos. Essa certeza deve ser livre de quaisquer causas que possam implicar na nulidade da prova ou mesmo para mascarar o fato indicador. A anlise dos indcios deve ser completa e lmpida em todos os sentidos, para construir uma prova consistente e slida. Dentre todas as provas produzidas, o magistrado no dever sobrepor uma em relao a outra como j dito, mas sim analis-las de forma igual e prudente, pois ser na sentena que dever demonstrar o que o levou ao seu convencimento para prolatar uma determinada deciso. o que demonstra o autor Dennis Otte Lacerda (2006, p. 53), pois os indcios devem estar em consonncia com os demais meios de prova, pois nenhum tipo de prova vale mais que outro, nem basta por si s, para uma concluso definitiva. No que tange ao concurso de indcios ou pluralismo de indcios, no podemos estabelecer um nmero certo ou determinado para constituir a certeza probatria, pois no necessrio que se estabelea. No importante a quantificao numrica dos indcios, basta que sejam fortes o suficiente para dar respaldo ao magistrado e at amparar sua deciso. Destarte, sempre se

deve investigar todo o conjunto probatrio, pois a partir da pode-se levar ao fato, criando assim certeza e construindo uma prova concreta. Quando se investiga um fato com base em indcios, os contraindicios no devem surgir, pois estes podem interferir contra aqueles at mesmo diminuindo sua fora probante. Os contra-indcios podem romper a unidade do conjunto dos indcios e interferir de forma veemente nos fatos relacionados ao delito. Concluindo, para a valorao dos indcios devem-se analisar de forma completa e harmnica todos os elementos indicirios sempre frente ao conjunto probatrio como um todo, levando a uma concluso clara, firme, slida e livre de quaisquer dvidas.

5. AVALIAO DA PROVA INDICIRIA NO PROCESSO PENAL

A anlise da prova indiciria deve ser feita sob o prisma do princpio do livre convencimento do julgador, ante ao fato a ser julgado. Assim, o juiz ir fazer uma avaliao minuciosa dos indcios de forma isolada e tambm conjugando-os, analisando sempre em concordncia com todas as demais provas existentes nos autos, que ir gerar a certeza processual da veracidade do fato, ocasionando o deslinde da demanda. Maria Tereza Rocha de Assis Moura (2009, p. 105), preceitua que [...] a avaliao da prova indiciria se faz a partir da existncia de uma prova direta da materialidade. Podemos citar a esse respeito o exame de corpo de delito, pois uma prova direta da comprovao da materialidade delitiva. O juiz dever analisar toda e qualquer fonte de indcios, o nexo causal do fato que est sendo investigado com os indcios, para poder chegar a uma concluso de probabilidade lgica. O magistrado assim que fizer a anlise de cada indcio, dever passar a analis-los como um todo, ou seja, no seu conjunto probatrio. A anlise feita dos indcios devem sempre convergir para um resultado especfico, sendo de tal maneira cabal que leve ao convencimento do juiz.

Dennis Otte Lacerda (2006, p. 45) preceitua que:


A validade do indcio e seu valor probatrio dependero sempre da correta articulao do raciocnio indicativo e do contedo absoluto ou relativo do juzo contido na premissa maior deste raciocnio (...) deve-se atentar tambm para a circunstncia indiciante articulada na premissa menor.

A partir do momento que os indcios foram analisados em seu conjunto e no resultaram em nenhuma dvida ou incerteza sobre o fato que est sendo demonstrado, pode-se dizer que estes indcios sero suficientes para conduzir a certeza processual do julgador e assim sustentar a sua deciso na sentena. Jorge Henrique S. Martins (1996, p.119) preceitua:
A condenao decorrente do conjunto de indcios constantes do processo tambm admitida. Resulta da formao de um verdadeiro quebra-cabea, unindo-se dados de conhecimento de uma e outra pessoa, at que se verifique tenha sido, realmente, o agente o autor do fato imputado.

Conclui-se que, o juiz poder sentenciar pela condenao de um indivduo, amparado num resultado absoluto de seu convencimento sobre a anlise geral e especfica de todo o fato criminoso. Pois a restrio da liberdade de um indivduo a restrio a um direito fundamental ao qual no poder refutar em nenhuma dvida por mais mnima que seja. A avaliao da prova indiciria deve ser feita de forma imediata pelo juiz a partir de uma situao concreta, ou seja, um fato.

6 CONCLUSO

O indcio meio de prova no Processo Penal, nem mais e nem menos importante que qualquer outra prova, ainda que requeira maiores cuidados na anlise dos dados e dos vestgios deixados, na prtica do ato delitivo. definitiva a sua importncia no ordenamento jurdico, na busca da

verdade, do convencimento moral do julgador, na aplicabilidade da punio, na resposta sociedade, na manuteno da ordem e, em ltima analise na aplicao da justia. Talvez seja oportuno, na concluso desse trabalho, questionar o que seja a verdade, sob o ponto de vista da verdade material e da verdade criminal. A Ministra Maria Thereza Assis Moura do STJ, em palestra ministrada, fez justamente essa abordagem, com uma dicotomia entre essas verdades, afirmando que a verdade inatingvel, sob o ponto de vista absoluto, porm, a certeza moral de como se passaram os fatos, processualmente atingvel e, portanto, permite ao juiz a certeza da verdade e no a verdade propriamente dita, e ainda aponta que como um juzo subjetivo do possvel que possibilita a investigao, enquanto o juzo do provvel possibilita o processo. Filosoficamente a conceituao da verdade jamais obteve um consenso, e no cabe aqui discorrer profundamente sobre o tema, porm, importante ainda ressaltar, em conformidade como ponto de vista da Ministra do STJ, que verdade e certeza so coisas distintas, e que esta a crena da percepo da realidade, ou da verdade real. A anlise dos indcios deve, necessariamente, ser convincente ao ponto de portar o julgador a ter essa crena da realidade objetiva, capaz de convencer, possibilitando o julgamento, livre de qualquer ponto obscuro da dvida, com a certeza de se atingir o objetivo maior, que a justia. dessa verdade, dessa crena que so os indcios responsveis, em conjunto como todo analisado. Indcio , sem sombra de dvida, um elemento de suma importncia que deve ser elencado no conjunto dos demais elementos probatrios, sem qualquer hierarquia e sem ser considerado algo de segunda categoria. Os indcios no podem ser classificados, como muitos autores o fazem, de serem a base da presuno, que fruto de um raciocnio abstrato e genrico, pois para a anlise dos indcios requer-se um raciocnio lgico, fatos concretos e objetivos Dessa maneira, o julgador, consciente da verdade, convencido de como os fatos ocorreram, usando o raciocnio lgico, baseado em fatos e circunstncias correlatas, poder decidir e ento estar cumprindo a funo

maior que a aplicao do direito, a concretizao da justia, a resposta sociedade, a manuteno da ordem estabelecida e a segurana de se viver em sociedade.

BIBLIOGRAFIA ARANHA, Adalberto Jos Q.T. de Camargo. Da Prova no Processo Penal. 7 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2006. BENASSE, Paulo Roberto. Dicionrio Jurdico de Bolso: terminologia jurdica. Campinas: Bookseller, 2000. BRUNO, Anbal. Direito Penal. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1967. CALDAS AULETE, Carlos Augusto Lacerda. Minidicionrio da lngua portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. COELHO, Walter. Prova Indiciria em Matria Criminal. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 1996. DELLEPIANE, Antonio. Teoria Geral da Prova. Campinas/SP: M.E editora e distribuidora, 2001. DELMANTO, Celso et al. Cdigo penal comentado. 6 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. GIANTURCO, Vito. La Prova Indiziaria. Milano. Giuffr. 1958. LACERDA, Dennis Otte. Breve Perspectiva da Prova Indiciria no Processo Penal. 1 ed. Curitiba/PR: JM Livraria Jurdica, 2006. MALATESTA, Nicola Framarino Dei. A Lgica das Provas em Matria Criminal. Traduo: Alexandre Augusto Correia. So Paulo: Saraiva, 1960. MALATESTA. Nicola Framarino Dei. A Lgica das Provas em Matria Criminal. Traduo: Paolo Capitanio. Capinas: Bookseller, 2001.

MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Prova Criminal. Curitiba: Juru Editora, 1996. MOURA, Maria Thereza R. de Assis. A Prova por Indcios no Processo Penal. Reimpresso. Rio de Janeiro: Lmen Juris, 2009. MOURA, Maria Theresa R. Assis. Palestra sobre verdade material e verdade criminal. Disponvel em: < http://www.amaerj.org.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1714 . Acesso em: abril de 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado. 8 edio rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

SACCONI, Luiz Antonio. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 9 ed. So Paulo, (editora)1996.

Вам также может понравиться