Вы находитесь на странице: 1из 2

ESBOO DE SERMO

Algum perguntaria - Evangelho de Filemon? Nunca ouvi falar. Paulo escreveu uma carta Filemom, que sequer falava acerca do evangelho de Jesus. Porqu o curioso ttulo: "Evangelho de Filemon?".

Evangelho de Filemon O Plano da Salvao

Ao observar a carta de Filemon, vemos o apstolo Paulo, e os dois personagens Onsimo e Filemon, em uma fascinante histria que se assemelha ao plano da salvao para a humanidade.

I. A carta de Paulo a Filemon:


Filemon, morava em Colosso, era cristo e mantinha uma congregao em sua prpria residncia (Fm 1.2). Sua condio financeira e social o permitia ter escravos. Nessa poca era normal um homem rico ter escravos, e Filemon tinha os seus, apesar de ser cristo. Um dos escravos chamado Onsimo fugiu da casa de Filemon, e conheceu Paulo, provavelmente na priso em Roma, foi evangelizado e batizado por ele. (Filemon 1.10). Filemon era amigo e filho na f, de Paulo. Quando Paulo soube que o novo convertido havia fugido da casa de um amigo, teve a iniciativa de relaciornar-se com Filemon e solicitar o recebimento com amor e perdo para o escravo, e sugeriu at sua libertao. (Filemon 1.16,17) Certamente Onsimo havia roubado algo, mas Paulo cobriu e responsabilizou-se pelo homem. (Filemon 1.18,19). Paulo era realmente amigo de Filemon, pois nele confiava. (Filemon 1.21,22). Paulo d uma gentil ordem, pois sua posio eclesistica assim o permitia (Filemon 1.10). Cabe ressaltar que a pena para um escravo fugitivo era a morte. Paulo intercede pela sua vida. Onsimo significa til, e Paulo diz a Filemon que ele era intil, mas agora se tornou til para o evangelho.

2. Podemos tirar disso algumas lies:


Onsimo tinha uma situao de pecador, pois era ladro, devedor, e certamente mereceria a morte ao ser encontrado. Em relao lei vigente, poder-se-ia dizer que ele era um PECADOR, ou um CRIMINOSO. Mas ns, o que somos?? Rm 3.23 - Todos pecaram e separados esto da glria de Deus. Rm 6.23 - Porque o salrio do pecado a morte.

3. Da mesma forma que Paulo intercede pelo escravo, Jesus Cristo intercede pelo pecador arrependido, por intermdio do Esprito Santo.
Paulo, o missionrio, o apresentou a salvao eterna, e lhe deu ainda o livramento da morte, atravs de uma INTERCESSO DIRETA ao senhor de Onsimo, OFERECENDO seu prprio nome como garantia. (Filemon 1.17,18)

ESBOO DE SERMO
Jesus o nosso intercessor, e podemos nos apresentar a Deus atravs de seu nome. Ele paga nossas dvidas e nos redime. Rm 5.8 - Mas ele demonstra seu amor por ns pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda ramos PECADORES.

4. Mas necessrio tomarmos uma deciso


Onsimo se tornou um "servo" de Paulo. No um escravo, mas um fiel ajudador. (Cl 4.9 / Filemom 1.11). Devemos nos tornar servos fiis de Jesus Cristo, deixando de ser inteis, e sendo muito teis Ele, pois ELE NOS COMPROU. Servir a Jesus diferente de ser servido por ele. Muitos querem receber de Cristo, mas o cristo fiel serve quele que nos livrou do imprio das trevas para o maravilhoso reino do Filho do seu amor. "Porque fostes comprados por bom preo; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso esprito, os quais pertencem a Deus." (1CO 6:20) Somos prisioneiros, servos, escravos, sim... de Jesus Cristo, pois somente ele deu a vida por ns. Ricardo Martins Ribeiro Vice-presidente do Ministerio Internacional de Libertao Dirigente da Assembleia de Deus da Penha RJ - FIlial de Iraj E-Mail: ricardo@atosdois.com.br - Site: http://www.atosdois.com.br

Вам также может понравиться