Вы находитесь на странице: 1из 4

Isaac Newton Isaac Newton foi um personagem muito importante na histria da cincia, principalmente nas reas da fsica e da matemtica.

Nascido em 1642, mesmo ano da morte do fsico Galileu Galilei, em uma pequena cidade localizada na Inglaterra, Newton foi um gnio da sua poca. Alm de fsica e matemtica, ele estudou filosofia, astronomia, alquimia, teologia, astrologia entre outras cincias. Ele, juntamente com vrios outros cientistas e pensadores da poca, acreditavam que o estudo dessas cincias possibilitaria a compreenso e estudo dos fenmenos naturais.

Newton ficou muito conhecido por todos os trabalhos, pesquisas e investigaes experimentais que realizou. As investigaes experimentais eram cheias de rigor matemtico, e se tornaram um verdadeiro modelo de investigao para as cincias dos sculos posteriores. Dentre os muitos trabalhos que Isaac Newton elaborou, podemos citar:

O desenvolvimento da srie de potncia de um binmio, que hoje conhecido pelo nome de binmio de Newton; A criao e desenvolvimento do clculo diferencial e clculo integral, o que uma ferramenta muito importante para o estudo dos fenmenos fsicos. Alm de ser ele o criador dessa dos O estudo das leis dos movimentos, lanando as bases da O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitao Universal Newton construiu uma teoria simultaneamente corpuscular e mecnica para a luz. Embora seus primeiros experimentos o levassem para uma teoria corpuscular consistente, como veremos a seguir, seus experimentos de interferncia obrigam a introduzir tambm um carter ondulatrio para a luz. O fenmeno do arco-ris havia sido estudado no sculo XIV por Thierry de Freiberg. Ele supunha que a luz produzida num prisma era um ``efeito de superfcie, uma distoro gerada na interface ar/vidro, e no uma decomposio da luz. Newton realizou, durante seu retiro de 1665, experincias com prismas. Eis seus principais resultados: I. A luz passa pelo prisma e gera um ``espectro'' colorido. II. ferramenta, foi tambm ele quem a utilizou pela primeira vez; O estudo sobre os fenmenos ticos que possibilitaram a elaborao da teoria sobre a cor corpos; Mecnica;

Prismas perpendiculares alongam o espectro na largura, mas no modificam os desvios angulares das diversas cores. III. Com uma fenda separando uma faixa ''monocromtica'' do espectro, passou esta faixa por um segundo prisma e no houve alterao, seu desvio era igual ao do primeiro prisma. IV. Colocou prismas com orientaes opostas no mesmo plano: o segundo prisma recomps a luz branca! Isto corrobora a hiptese de que a luz branca seja composta de diferentes cores, cada qual com um ndice de refrao. Conseqentemente, uma determinada cor, o vermelho, por exemplo, permanece vermelho tambm ao passar em um segundo prisma, sem que se produzam novas cores. A concluso de Newton de que as cores geradas em um prisma em que incide luz branca no so um efeito das superfcies e que a luz branca composta das vrias cores. Estes resultados so apresentados na Royal Society em 1672, acompanhados (talvez desnecessariamente) de uma hiptese corpuscular para a luz. Robert Hooke, ento secretrio desta prestigiosa sociedade, era partidrio da teoria ondulatria da luz. Newton repete as experincias, mas enfrenta violenta oposio. Talvez atingido em sua auto estima, Newton, em carta a um colega afirma que: ``...tenho a inteno de no mais me ocupar da filosofia natural ...'' Trs anos mais tarde, ele faz nova exposio na Royal Society, sobre suas experincias sobre cores e lminas finas, encontrando de novo forte oposio. Newton no publica mais nada por 10 anos, mas retorna cincia com uma obra de grande peso, graas ao estmulo de Halley, o Principia Mathematica (1686). Alm de sua teoria mecnica geral, h o esboo de uma teoria tambm mecnica da luz. O Principia foi acolhido com grande sucesso. Mesmo assim, Newton somente se atreveu a publicar seus trabalhos de tica muito mais tarde, no livro Opticks.

Reflexo
A superfcie dos corpos polidos ainda rugosa na escala da luz. Newton postula uma Fora Refratante, uniformemente distribuda na superfcie (devido ao polimento do material). Newton calcula a trajetria parablica percorrida pela partcula de luz prxima superfcie e obtm o resultado correto: (ngulo de incidncia ngulo de reflexo).

Figura: Trajetria parablica das partculas de luz newtonianas, sujeitas a uma fora refratante junto interface ar/vidro. O ngulo de incidncia igual ao de reflexo.

Refrao
Supondo apenas a existncia de uma fora refratante, normal a superfcie, desvia o raio. Obtm-se o resultado previsto na lei de Snell-Descartes:

Convm notar que, como no caso de Descartes, preciso supor que a velocidade no vidro seja maior do que no ar, ou seja, que a fora refratante seja atrativa.

Figura: Trajetria das ``partculas de luz'' de Newton quando sujeitas a uma fora refratante repulsiva. Neste caso, o feixe de luz se afasta da normal.

Refrao e formao de cores


Na teoria de Newton, todos os corpsculos viajam a km/s, conforme medido por Romer, mas a luz de cores diferentes composta de corpsculos de massas diferentes. Os ``ftons newtonianos'' possuem, portanto, diferentes quantidades de movimento. Newton conclui que, devido a este efeito, a aberrao cromtica seria inevitvel nas lentes, o que o leva a inventar o telescpio refletor, que usa um espelho cncavo como objetiva. Segundo Newton, a fora refratante poderia mesmo ser uma fora gravitacional, pois cresce com a densidade (na ordem crescente de densidade e ndice de refrao : vcuo, ar, gua, vidro ...), ``exceto para os corpos gordurosos e os sulfurosos''. A despeito deste evidente sucesso, a teoria corpuscular da luz contm srias contradies: a maioria das substncias que refratam a luz tambm refletem ao mesmo tempo. Neste caso, a direoda fora refratante fica indefinida: para fora para explicar a reflexo e para dentro para explicar a refrao. No entanto, o grande prestgio de Newton impe esta teoria, ao menos na Inglaterra, a despeito desses problemas.

Вам также может понравиться