Вы находитесь на странице: 1из 41

Desenho de Mquinas - 2004/02

2 COMANDOS DE DESENHO, DE MODIFICAO, DE VISUALIZAO E DE IMPRESSO

2.1 Modos de seleo de Objetos Para que o programa possa identificar os objetos que se deseja modificar, necessrio selecion-los. No importa para o programa se os objetos so selecionados antes de ser ativado o comando, ou se o comando ativado primeiro e os objetos selecionados depois. Existem quatro formas de seleo de objetos no Autocad: 2.1.1 Seleo individual : o processo mais simples e natural. Uma vez ativado um comando de modificao, por exemplo o co mando Modify/erase (apagar), aparece a mensagem na barra de comando Select object: (selecione o objeto). Para dar continuidade ao comando basta ir selecionando com o cursor de tela os objetos que se deseja modificar e pressionar a tecla esquerda do Mouse para confirmar a seleo ( medida que os objetos so selecionados, ficam tracejados ), este processo pode continuar indefinidamente at que se pressione a tecla direita do Mouse, a tecla Enter ou a barra de espaos , para encerrar o processo de seleo e dar prosseguimento ao comando. Este processo um pouco demorado quando se trata de grandes quantidades de objetos a serem selecionados, para isto existem outras formas de seleo que so muito mais eficientes. 2.1.2 Seleo por janela: Este processo permite selecionar entidade e conjuntos de objetos, utilizando diversos tipos de "Janelas", tais como: Windows , Crossisng , Fence , CP (crossing poligon), WP (window poligon) Nota :. Em qualquer tipo de seleo, quando um objeto selecionado ele modifica o seu aspecto, fica tracejado , de forma a se poder diferenciar visualmente um objeto selecionado de outro no selecionado . 2.1.2.1 Janela WINDOW (W ) Seleciona apenas objetos que se encontram completamente no interior da janela, Figura 2.1 . Uma vez ativado um comando de modificao, por exemplo o comando Modify/move (mover), aparece na barra de comando a frase Select Object, selecione com o cursor de seleo um ponto na tela, ESQUERDA do ou dos objetos(s) que se quer modificar e que no pertena ao elemento, ponto 1 na Figura 2.1 , e pressione a tecla esquerda do mouse, a barra de comando apresenta, Specify opposite corner:, arraste o m ouse da esquerda para a direita, at o ponto 2, diagonalmente oposto (opposite corner), de forma que o ou os objeto(s) que se quer selecionar fique(m) completamente no interior do retngulo (janela) criado, pressione a tecla esquerda do mouse para confirmar a seleo do ponto, os objetos que se encontram completamente no interior da janela ficaro tracejados. Pressione a tecla direita do mouse para encerrar o processo de seleo e dar continuidade ao comando de modificao.

2.1.2.2 Janela CROSSING ( C) - Seleciona todos os objetos que se encontram completamente no interior da janela ou os que forem interceptados pelo seu permetro, Figura 2.2 . Uma vez ativado um comando de modificao por exemplo, o comando Modify/move (mover), aparece na barra de comando a frase Select Object: , selecione com o cursor de seleo o ponto 1, Figura 2.2, DIREITA do ou dos elemento(s) que se quer selecionar, e que no pertena ao(s) objeto(s), e pressione a tecla esquerda do mouse, a linha de comando modificada para Specify opposite corner:, arraste o m ouse da direita para a esquerda, at o ponto 2 diagonalmente oposto (opposite corner), de forma que o ou os objetos(s) que se quer selecionar fique(m) completamente no interior do retngulo (janela) criado, ou sejam interceptado pelo permetro da janela, pressione a tecla esquerda do mouse para confirmar a seleo do ponto 2 , os objetos que se encontram completamente no interior da janela ou foram inteceptados pelo seu permetro, ficaro tracejados . Pressione a tecla direita do mouse novamente para encerrar o processo de seleo e dar continuidade ao comando de modificao.
permetro da janela com linha contnua 1
permetro da janela com linha tracejada 2

Figura 2.1 Janela Windows. Apenas o crculo selecionado

Figura 2.2 Janela Crossing. Todos os objetos so selecionadas

Curso bsico de CAD

2.1

Desenho de Mquinas - 2004/02 2.1.2.3 As opes CP e WP, Figuras 2.3 e 2.4 , so em tudo semelhantes janelas Crossing e Windows , com a nica diferena de que em vez de uma janela na forma retangular tem-se janelas poligonais. Para se ter acesso a estes tipos de janelas, basta digitar CP ou WP aps a frase Select Object, e proceder da forma vista anteriormente. 2.1.3 Linha FENCE ( F) - Seleciona objetos que forem interceptados por uma linha, Figura 2.5 e no por uma janela. Aps ativar um comando de modificao, e surgir a frase Select Object, digite F e tecle Enter, aparece a frase: First Fence Point, selecione um ponto na tela e pressione a tecla esquerda do mouse, aparece a frase: Specify endpoint of line or [Undo] , selecione outro ponto na tela de forma que o segmento de reta traado intercepte o primeiro objeto que se quer selecionar, para dar continuidade ao processo de seleo, basta ir selecionando outros pontos, de forma que os segmentos desenhados interceptem outros objetos. Para finalizar o processo de seleo pressionar duas vezes a tecla direita do Mouse. A opo entre colchetes [Undo], desfaz a escolha do ultimo ponto selecionado na tela.
3 1 2 1 2 3

Figura 2.3 Janela WP Nenhum ser selecionado

Figura 2.4 Janela CP Todos sero selecionados

Figura 2.5 Linha Fence: A reta e o hexgono sero selecionados:

2.1.4 Seleo por GRIPS : Na seleo por Grips o Autocad utiliza os lugares geomtricos dos objetos, como suas extremidades, centro e pontos mdios, como pontos de base para uma posterior edio. ativado quando se seleciona com o cursor de tela um objeto qualquer do desenho (linha, polilinha, textos, crculo, elipse, arco, etc.), Figura 2.6, sem que nenhum comando esteja ativo na barra de comando. Neste processo de seleo pode-se selecionar individualmente ou por janela, no permitido utilizar o ZOOM para selecionar outros objetos que no estejam visveis na tela no momento da seleo. Ao ser(em) selecionado(s), o objeto(s) fica(m) tracejado(s) e imediatamente aparecem quadrados (GRIPS ) nos lugares geomtricos do(s) objeto(s), Figura 2.7. A partir deste momento pode-se modificar o tipo de linha, cor, espessura e camada da linha utilizando a barra de menu padro, ou mover, rotacionar, etc., atravs do menu Modify/Propertie da Barra de menu suspenso. Ao ser selecionado novamente um desses GRIPS com o cursor de tela, este modificar sua colorao, indicando que est quente , Figura 2.8, e que pode ser utilizado como ponto base durante a edio. Aps ter tornado quente um dos Grips pressione a tecla direita do mouse, aparece um quadro com diversas opes de modificao que sero vistos mais frente.

Cursor padro (de tela)

Cursor padro (de tela)

GRIPS

Grip quente

Figura 2.6

Figura 2.7

Figura 2.8

2.1.5 Outras formas de seleo de objetos : Para ativar estas formas de seleo, deve-se digitar as letra L, P , R , ou A , aps a frase Select Object. LAST PREVIUS REMOVE (L) (P) ( R) Seleciona a ltima entidade desenhada Seleciona objetos de uma seleo realizada anteriormente Remove objetos de uma seleo. Basta digitar R (de Remove) e teclar Enter , e selecionar os objetos que se quer remover da seleo com o cursor, pode ser utilizado uma janela de seleo. Curso bsico de CAD

2.2

Desenho de Mquinas - 2004/02 Outra maneira aps a frase Select object, pressionar a tecla SHIFT enquanto se seleciona os objetos que se quer remove. Aps o processo de remover os objetos ( Remove ) selecionados, para continuar adicionando objetos seleo, basta digitar a letra A ( de Adicionar), e pressionar a tecla Enter, e continuar o processo seletivo. Para encerrar o comando de seleo, pressionar Enter mais uma vez. Recupera uma entidade apagada pelo comando Erase.

ADD

(A)

OOPS

2.2 Comandos de visualizao - ZOOM Localizao: Barra de menu suspenso View/ Zoom/Windows , ou digitando Z na barra de comando. Formas de utilizao: Ao ser ativado aparece na barra de comando as seguintes opes: All/Center/Dynamic/Extent/ Previus/Scale(X/XP)/Windows/<Realtime >, pode-se digitar a escala, ou abrir uma a j nela com o mouse, ou digitar qualquer das letras, como D (para zoom Dinmico, E para ver toda a Extenso, etc). Quanto menor for a janela de seleo maior ser a ampliao aparente do desenho na tela do monitor. Nota: ZOOM um comando Transparente , isto , funciona quando outro comando est ativo. All Center apresenta o desenho (todos os nveis visveis), ocupando toda a tela do Autocad. amplia a vis ualizao a partir de um centro, solicitado um ponto na tela como centro, e uma magnitude para a escala que inversamente proporcional ao aumento. Por exemplo: Se digitar 10 para a magnitude, um objeto com 10mm de comprimento, ter um aumento de 10 vezes, isto aparecer na tela com seu tamanho real ampliado 10 vezes, se digitar 100, o mesmo objeto ter um aumento de 1, isto , aparecer na tela em seu tamanho real. mostra de forma dinmica toda a rea do desenho e seus arredores, e atravs de uma mira retangular seleciona-se o desenho ou parte do objeto que se que aumentar a visualizao. apresenta o desenho atual no maior tamanho possvel na tela, no respeita os limites do desenho retorna a um zoom anterior permite a seleo da escala para o zoom em funo do tamanho que o desenho ocupa na tela, por exemplo, digitando 2X, o desenho ampliado duas vezes em funo da tela, j se tivesse digitado 2 em vez de 2X, a ampliao seria realizada em funo dos limites do desenho. O XP para ser utilizado no Espao do Papel, p. Ex 5XP . mostra o zoom mximo possvel sem que haja uma regenerao, deve-se digitar a letra V na barra de comando e pressionar a tecla Enter.

Dynamic Extent Previus Scale(X/XP)

Vmax

Comandos de visualizaes utilizando botes da barra de ferramentas : Altera dinamicamente o ZOOM apenas movimentando o mouse. Movimentando o mouse do centro para fora enquanto pressionada a tecla esquerda do mouse, aproximamos o desenho, e movimentando o mouse de fora para o centro da tela, afastamos o desenho. um ZOOM prvio, retorna para uma visualizao anterior um ZOOM Panormico, ele no altera a escala de aproximao/afastamento, apenas desloca o desenho pela tela de um lado para o outro, substitui com vantagem as barras de rolamento lateral e horizontal da tela. o mesmo que o comando View/ Zoom/Windows da barra de menu suspenso. solicitado o primeiro pondo da janela, e em seguida o segundo ponto. semelhante janela Windows de seleo de objetos. Quanto menor a janela maior a ampliao.

2.3 Utilizando a calculadora do Autocad: Localizao: Digitando CAL na barra de comando. Nota: O comando CAL um comando transparente , podendo ser ativado quando um outro comando est ativo, para isto deve-se colocar um apstrofo antes da palavra CAL. Por exemplo: CAL Exemplo: Desenhe a circunferncia de base de uma engrenagem de mdulo 4,5 mm, com 12 dentes e ngulo de presso 22o . A equao para esta circunferncia : db =4,5x12xcos(22o ).

Curso bsico de CAD

2.3

Desenho de Mquinas - 2004/02

Seqncia: Na Barra de Menu Suspenso, selecione a opo: Draw/ Circle/Center/Diameter: Aparece na barra de comando a frase: circle Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr(tan tan radios)], pedindo as coordenadas do centro da circunferncia(center point), selecione um ponto qualquer na tela com o cursor e pressione a tecla esquerda do mo use para confirmar a seleo desse ponto, aparece na barra de comando a frase: Specify radius of circle or [diameter] ..... Nesta etapa est sendo pedido o dimetro da circunferncia da engrenagem. Digite CAL, aparece na barra de comando a frase: Expression: Digite a seguinte expresso: 4.5*12*cos(22), e pressione a tecla Enter. A circunferncia ser desenhada com o dimetro calculado pela expresso digitada. Operadores do comando CAL: vlido para nmeros reais e ngulos em graus * / + ^ multiplicao diviso adio subtrao potncia sin( ) cos( ) tang( ) exp( ) sqr( ) sqrt( ) seno co-seno tangente neperiano quadrado do nmero raiz quadrada asin( ) acos( ) atan( ) exp10( ) log( ) ln( ) arco seno( ) arco co-seno( ) arco tangente( ) exp onencial base dez logaritmo base 10 logaritmo neperiano

2.4 Impresso no Autocad Existem duas formas de imprimir desenhos no Autocad: no espao do modelo e no espao do papel (LAYOUT ). Nos dois casos ser utilizado o processo de atribuir valores s variveis de impresso, em funo das cores dos objetos definidas nas camadas. O Autocad dispe de outro processo denominado designao , onde as variveis de impresso so definidas por objetos e por camada, mas no ser visto neste curso. Em princpio todos os desenhos no Autocad, sejam em duas dimenses ou em 3 dimenses, devem ser redigidos no espao do modelo, e na escala natural (1:1 ), o espao papel deve ser utilizado apenas quando se vai imprimir o desenho, embora se possa desenhar neste espao, deve-se dar preferncia para o desenho do formatos, da legenda e da lista de peas, ou para digitar alguma nota que deva aparecer em todos os desenhos. fcil perceber quando estamos no espao do modelo e quando estamos no espao do papel, basta verificar o smbolo no canto inferior esquerdo da tela do Autocad, o smbolo mostrado na Figura 2.9 smbolo do espao do modelo, e o smbolo mostrado na Figura 2.10, do espao do papel. Para mudar de um espao para outro, basta selecionar na divisria Model/Layout o boto Layout, para ir para o espao do papel, e o boto Model, para voltar para o espao do modelo. O boto MODEL na barra de estado , serve para alternar entre o espao do modelo/papel, quando o desenho se encontra no espao do papel, mas sem que o Layout (papel) seja fechado da tela do Autocad. Ateno: Ao iniciar um novo desenho em uma nova seo no Autocad, observe sempre qual smbolo est representado na tela. Dever ser o do espao do modelo, caso contrrio, mude de espao pressionando a orelha MODEL da divisria Model/Layout.

Y Y

Figura 2.9 Espao do Modelo

Figura 2.10 Espao do papel ( LAYOUT)

2.4.1 Imprimindo no espao do modelo: 1 - Abra o menu Tools/Options/Ploting , e ative a opo Use color dependent plot style, pressione OK e saia do quadro. Esta opo faz com que o programa aceite que as variveis de impresso sejam uma funo das cores dos objetos. 2 - Selecione na Barra de Menu Suspenso a opo File /Plot ou o boto dos casos aparece o quadro Plot, mostrado na Figura 2.11. da barra de ferramentas padro. Em quaisquer

2.4

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 3 - Neste quadro ative a orelha Plot Device (se j no estiver), que permite o ajustes e a seleo do dispositivo de sada, tipo: impressora ou Plotter, marca, tipo de impresso, tipo de papel da impressora, etc., e ativar, modificar ou criar um estilo de impresso. 4 - Selecione no quadro Plotter Configuaration/name o dispositivo de sada (qual a impressora), pressione a seta para verificar os drivers de impressoras presente no programa. O boto Properties , permite configurar itens da impressora, tais como a qualidade de impresso, semelhante a qualquer programa que rode no Windows. 5 - Caixa Plot Style Table (Pen Assignments), permite criar New, editar Edit, e selecionar um estilo de impresso para ser utilizado, ou selecionar a opo none para nenhum estilo. Ao selecionar a opo none, o programa utiliza as definies de cor, os tipos e espessuras das linhas definido nas camadas, durante a impresso dos objetos. Se optar por esta opo (none) pular os itens 6 e7 abaixo e continuar a partir do 8.

Figura 2.11 Quadro de impresso Plot: nesta figura a orelha Plot Device est ativa

6 - Criando um estilo de impresso: Pressione o boto New, aparece um quadro, selecione nesse quadro a opo Start from scratch e em seguida pressione o boto Avanar . Aparece um novo quadro onde deve-se digitar o nome do estilo que se est criando, digite Mecnica, e pressione o boto Avanar . Aparece outro quadro, neste pressione o boto Plot Style Table Editor .... Aparece o quadro Plot Style Table Editor - Mecnica, Figura 2.12. Selecione neste quadro a orelha Form View (se j no estiver selecionada). Selecione no quadro Plot styles a cor 10 , no nosso curso esta cor corresponde ao trao do plano de corte, que uma linha larga e trao-ponto. No quadro Properties pressione a seta da janela Lineweight e escolha uma espessura de 0,30mm, para a linha. No mesmo quadro na janela Line Type, selecione Dash Dot , na janela Line end style selecione Square, e na janela Line join style a opo Miter . Aps encerrar as modificaes para a cor 10, pressione o boto Save as , caso contrrio sero perdidas as modificaes realizadas. Concludo o processo para a linha de cor 10, deve-se repetir os procedimentos anteriores para todas as cores dos objetos definidos nas camadas, ao encerrar as modificaes para todas as cores deve-se aps o ltimo Save as , pressionar o boto Save & Close. Aparece novamente o quadro Add Color-Dependent Plot Style, ative os dois quadrinhos existentes logo abaixo do boto Plot Style Plot Editor..., em seguida pressione o boto Concluir. O programa retorna ao quadro Plot, Figura 2.11, verifique se o estilo criado se encontra na janela Plot style table/Name , caso no esteja procure-o e selecione-o. Pressione o boto OK para sair do quadro Plot, caso no v editar um estilo existente ou iniciar a impresso de um desenho. 7 Modificando um estilo existente: Selecione o estilo que quer modificar na janela Plot Style table , e pressione o boto Edit, aparece o quadro Plot Style Editor (nome do estilo), Figura 12. A partir deste ponto proceder como no caso 6. (lembre-se de salvar.). Pressione o boto OK para sair do quadro Plot, caso no v iniciar a impresso de um desenho.

Curso bsico de CAD

2.5

Desenho de Mquinas - 2004/02

Figura 2.12 Quadro para configurao das variveis de impresso Nota: O estilo de impresso diferentemente de estilo de texto e de estilo de dimenso, tem a vantagem de est disponvel para qualquer desenho no computador onde foi criado. Ele salvo no disco rgido, no diretrio do Autocad, e no no desenho em que foi criado, portanto, ao iniciar um outro desenho em outra sesso do Autocad no mesmo computador, na hora de imprimir s selecionar no quadro Plot, na janela Plot style table, o estilo desejado. Para exportar um estilo para um outro computador ative a opo File/Plot style manager. 8 Como afirmado n o Item 2.4 , todo desenho no Autocad deve ser redigido na escala natural (1:1), no importando se o desenho de um parafuso de relgio de pulso ou se o desenho de um navio petroleiro. A preocupao com a escala do desenho s deve aparecer quando de sua impresso, isto porque um desenho tendo dimenso grfica muito pequena no aparece na impresso e tendo dimenso grfica muito grande no cabe nesta, uma vez que existem limitaes nas dimenses do papel, na capacidade das impressoras e na nossa capacidade de visualizar pequenos detalhes. No espao do modelo, aps concludo o desenho pode-se proceder de duas formas com relao escala para impresso: Caso 1 : desenho j cotado: a aps a concluso da cotagem do desenho, desenhar na tela o formato no qual pretende imprimi-lo. b utilizar o comando Modify /Scale para ampliar ou reduzir o desenho, de forma a adequa-lo ao formato escolhido. Lembre-se de utilizar escalas e formatos padronizados, vistos no curso de Desenho de Mquinas . Nota : o comando Scale, altera as dimenses grficas do desenho, inclusive a espessura e a escala das linhas, logo as cotas e as linhas se apresentaro com valores e aspectos errados respectivamente, aps a utilizao deste comando. - Para corrigir as cotas, digite na janela Format/Dimenasion Style/Modify/Primary Units/Measurement Scale/Scale Factor , uma escala com valor inverso daquela utilizada no comando Modify /Scale. Por exemplo, se o desenho foi ampliado de 2:1 , na janela Scale Factor deve-se digitar uma escala de 1/2 ou 0,5 . Aps realizar esta operao, pressione o boto OK para sair do quadro Modify Dimension Style e o boto Close para fechar o quadro Dimension Style Manager. Acione na barra de menu suspenso o comando Dimension/Update ou pressione o boto , para actualizar as variveis de dimensionamento modificadas, caso estas no sejam atualizadas automaticamente ao sair do quadro Manager. Ao aparecer a frase Select Object na barra de comando, selecione todas as cotas individualmente ou com uma janela, e pressione Enter. As cotas sero modificadas e passaro a apresentar os valores corretos. Mova em seguida o desenho com as cotas para o interior do formato, procurando centraliza-lo o melhor possvel. - Para corrigir a espessura e escala das linhas ative o comando Modify /Properties , e altere o valor da escala da linha na janela Linetype Scale, e a espessura da linha na janela Lineweight. Aps modificar estes valores e sem fechar o quadro Modify/Properties , selecione com uma janela todo o desenho, e tecle Enter. 2.6 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02

Caso 2 : desenho ainda no cotado: - Desenhe o formato no qual pretende imprimir o desenho, utilize o comando Modify/Scale para alterar as dimenses grficas do desenho, de forma a adequa-lo ao formato escolhido, e em seguida ative o comando: Format/Dimenasion Style/Modify/Primary Units/Measurement Scale/Scale Factor , e proceda como no caso anterior. Uma vez alterado esta escala, deve-se iniciar a cotagem do desenho, no necessitado utilizar o comando Dimension/Update . Os outros procedimento so idnticos 9 - Selecione na Barra de Menu Suspenso a opo File /Plot ou o boto da barra de ferramentas padro. Em quaisquer dos casos aparece o quadro Plot, mostrado na Figura 2.11, da pgina 2.5. 10 - Ative a orelha Plot Device (se j no estiver). Este quadro permite a seleo do dispositivo de sada (impressoras, plotters) e a seleo do estilo de impresso. - Na quadro Plotter configuration selecione na janela Name , a impressora que ir utilizar. - Quadro Plot to file, permite especificar se a impresso ser para um arquivo (file) ou para a impressora. Em geral deixe esta caixa desabilitada, para que a impresso v para a impressora. - Quadro Plot style table, permite selecionar, modificar ou criar um um estilo de impresso, Item 2.4.1-6 12 Ative a orelha Plot Settings. Este quadro permite escolher o tipo de formato ( uma funo da impressora escolhida), a orientao do papel, a escala de impresso e que parte do desenho se deseja imprimir. - No quadro Paper size and paper unit, selecione na janela Paper size as dimenses do papel Nota : Ao selecionar o papel, o programa no desenha as margens do formato, apenas coloca uma folha em branco com as dimenses do formato selecionado. - No quadro Drawing Orientation , selecione a orientao do papel. - No quadro Plot rea, permite selecionar o que ser impresso - No quadro Plot Area: permite selecionar de diversas formas o que se quer imprimir: Limits : Imprime o desenho que estiver no interior dos limites do Autocad (ver Format/Drawing Limits) Extents : No respeita os limites, seleciona para impresso o objeto a ser impresso na maior escala possvel para o formato escolhido. ( como o View/Zoom/ Extents) Display: Imprime o que estiver na tela no momento da impresso. View: seleciona para impresso pontos de vistas salvos previamente pelo comando View/Named view. Window: permite selecionar o que se quer imprimir atravs de uma janela, a melhor opo. Ao ser ativada desaparece o quadro Plot, e aparece a do Autocad com o desenho. Na barra de comando aparece a frase Specify first corner:, pedindo um ponto na tela, semelhante ao comando ZOOM Windows, abra uma janela com todo ou uma parte do desenho que deseja imprimir. O quadro Plot retorna. - No quadro Plot scale, pode-se modificar a escala do desenho a ser impresso. Como j foi escolhida a escala quando se desenhou o formato no espao do modelo Item 2.4.1-8 , a escala j est definida e de 1:1 . Acontece que toda impressora tem uma rea til na qual ela imprime e normalmente nas impressoras A4 , sua rea til um pouco menor do que A4 , por isto deve-se especificar neste quadro uma escala de reduo para que seja possvel a impressora imprimir o desenho completamente, para isto digite na janela da esquerda deste quadro o valor 0,95 e na janela da direita o valor 1 . Para evitar este tipo de soluo ou se compra uma impresso com maior capacidade ou um ploter. - No quadro Plot offset, ative a janela Center the plot, para o desenho ser colocado no centro da folha. - No quadro Plot options , ative (se j no o estiver) a janela Plot with plot styles 13 Pressione o boto Full Preview para uma visualizao prvia de como ficar a impresso, sempre utilizar esta opo, a tela do quadro Plot desaparece, e uma imagem de como ficar a impresso aps todas as modificaes realizadas aparece na tela com uma lupa mvel sobre esta. Pressione e segure a tecla esquerda do mouse enquanto move o mouse, para aproximar ou afastar o desenho. Pressione a tecla direita do mouse, aparece um quadro, neste a opo Exit, retorna para o quadro Plot, a opo Plot inicia a impresso do desenho. 14 - Boto Partial Preview: permite apenas uma visualizao da rea a ser impressa, das dimenses do papel e da rea efetiva de impresso.

2.4.2 Imprimindo no espao do papel (LAYOUT) Nesta forma de impresso, no necessrio a utlizar os procedimentos vistos nos Itens 2.4.1-8 , utilizados na impresso no espao do modelo. Deve-se desenhar normalmente (escala 1:1) e cotar o desenho, sem nenhuma preocupao quanto aos comandos Modify /scale ou Primary Units/Measurement Scale.

2.4.2.1 Configurando o Espao do Papel Uma vez concludo o desenho deve-se selecionar uma das orelhas que existe na divisria Model/Layout. (no canto inferior da tela: LAYOUT 1 e LAYOUT 2). Ao ser selecionada qualquer uma das orelhas, aparece o quadro Page Setup Layout Curso bsico de CAD 2.7

Desenho de Mquinas - 2004/02 1, Figura 2.13, bastante semelhante ao quadro Plot, Figura 2.11, se este quadro no aparecer acione a opo File /Page Setup. Nota : Embora s apaream 2 Layouts na divisria Model/layout , pode-se criar quantas forem necessrias, para isto ative o comando Insert/Layout/New Layout. - O quadro Page Setup - Layout 1 apresenta as seguintes reas:

Orelha Plot Device: - Layout Name : deve-se dar um nome para este Layout. Por exemplo Desenho de conjunto ou Redutor de engrenagens. Page Setup name : permite copiar as caractersticas de um outro Layout que esteja ativo, ou as configuraes de uma impresso anterior. Options: ativa o quadro Tools/Options , onde pode-se alterar algumas variveis de impresso e de visualizao do LAYOUT. S modifique se for necessrio. Plot Style Table: permite criar um novo (New), editar ( Edit), definir um estilo de impresso existente, etc., etc., idntico ao do espao do modelo. Pode-se utilizar o estilo criado no espao do modelo. Orelha Layout Settings: Idntica em tudo ao quadro Plot da Figura 2.11. A nica diferena a presena do boto Plot na ltima linha do quadro. Na janela Paper size and paper units , escolha uma folha com dimenses padronizadas para o Desenho Tcnico Mecnico no Brasil.

Figura 2.13 Quadro para configurao do espao do papel - Concluda esta etapa pressione a tecla OK; o quadro Layout Setup desaparece e aparece uma folha em branco, como mostrado na Figura 2.14, aparecendo no canto inferior esquerdo da tela do Autocad, o smbolo do Espao do Papel. O desenho dever aparecer na folha. - O fundo branco representa o papel no qual o desenho ser impresso - A linha tracejada, representa os limites da rea de impresso da impressora (cada impressora tem sua rea til). - A linha cheia, representa os limites de uma janela criada no espao do papel, de maneira a permitir a visualizao do desenho existente no espao do modelo. Pressione o boto MODEL na barra de estado e veja o que acontece, pressione a orelha PAPER da barra de estado. - Tente selecionar o desenho e veja o que acontece. O desenho no est acessvel, pois est em outro espao. - Tente selecionar a borda da janela de visualizao e veja o que acontece. Ela est acessvel pois pertence a este espao. Pode-se mov-la e apag-la com move e erase. Se apagar a janela o desenho desaparece. - Utilize a ferramenta ZOOM, para ver o que acontece. Ela funciona normalmente com os objetos que se encontram neste espao, mas no tem qualquer ingerncia nos objetos que se encontram no espao do modelo. - Pressione o boto PAPER da barra de estado e veja o que acontece com a borda da janela, tente agora selecionar o desenho e utilizar os comando de ZOOM. O desenho agora pode ser modificado, pois no interior da janela o espao o do modelo. Para retornar ao espao do papel basta pressionar o boto MODEL da barra de estado, ou pressionar duas vezes a tecla esquerda do mouse, quando o cursor estiver fora da janela de visualizao, ou vice-versa quando estiver no espao do papel.

2.8

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02

Representao do papel

Janela de visualizao
11,9 20 25,3 5,0

B
62 R7,5 50,8

R5,0 R5,0

Visto de B

117,8 6 furos 12

14,9

14,9

30,0

54,5

Margens da impressora

Figura 2.14 Espao do papel

2.4.2.2 Escala do desenho no Espao do papel: 1 Selecione com o cursor de tela o contorno da janela de visualizao quando estiver no Espao do Papel, deve ficar tracejada com Grips nas extremidades. 2 Selecione na barra de menu suspenso o comando Modify /Propertie ou pressione duas vezes com a tecla esquerda do mouse quando o cursor estiver sobre a moldura com Grips . Aparece o quadro Properties , selecione na orelha Categorized/ Misc, a opo Standard scale. Aparece uma pequena janela, pressione a seta e escolha a escala 1:1 . Feche o menu Propertie. O desenho se apresentar na janela do Espao do Papel na escala 1:1. Se na opo Standard scale, no existir a escala procurada, logo abaixo existe a opo Custon Scale, onde pode-se digitar a escala que se quer. 3 - Selecione os Grips existentes na janela de visualizao, e arraste a aresta da janela at as linhas tracejadas (limites da rea de impresso), deixando um espao para representar a legenda na parte inferior do formato. 4 - Desenhe no espao do papel, o formato A4, a legenda e a lista de peas. 5 Com os Grips ainda ativados mova a janela para outra camada e desligue (apague a lmpada), para que esta linha no aparea quando for imprimir o desenho.

2.4.2.3 Criando janelas de visualizao no Espao do Papel Quando da criao do Espao do Papel, vimos o aparecimento de uma janela, atravs da qual se visualiza o Espao do Modelo, o Autocad permite a criao de outras janela, de forma que se possa colocar qualquer desenho nelas de forma independente. Para criar outras janelas de visualizao no espao do papel, deve-se proceder da seguinte forma: 1 Selecione o contorno da janela de visualizao atual. Apague a janela com o comando Erase. No se assuste se o desenho desaparece, ele ainda se encontra no espao do modelo, apenas no pode mais ser visto porque apagamos a janela. 2 Selecione na barra de menu suspenso View/Viewports/Named Viewports/New Viewports , a opo Four: equal (quatro janelas iguais), ao lado aparece como ser a configurao das novas janelas. Na janela Viewport Spacing , (distncia entre a janelas de visualizao) especifique uma distncia zero. Em seguida pressione o boto OK. O desenho anterior reaparece nas quatro janelas criadas. Nota : No desenho mostrado na Figura 2.15, os contornos das janelas no parecem, porque estes contornos foram criados numa camada que se encontra desligada. Nota : As janelas so uma ferramenta muito poderosa no Autocad, pois permitem colocar diversas vistas com ponto de vistas diferentes, independente do que existe nas outras janelas, pode-se cotar numa janela e as cotas no aparecerem nas outras, pode-se colocar a perspectiva da pea numa janela e suas vistas distribudas nas outras, pode-se congelar, bloquear Curso bsico de CAD 2.9

Desenho de Mquinas - 2004/02 ou desligar as camadas numa janela, e no alterar a configurao das camadas nas outras janelas. Principalmente quando se utiliza a ferramenta 3D, as janelas so indispensveis. As molduras das janelas quando no espao papel, se comportam como um objeto de desenho, pode-se apag-las, espichalas, rotacion-las, mud-las de camada, bloque-las, etc..

Figura 2.15 Exemplo de utilizao de janelas de visualizao no Espao do Papel

2.4.2.4 Imprimindo

Ative o comando File /Plot ou o boto na barra de ferramentas, aparece o quadro Plot, Figura 2.11, da pgina 2.5. Ative a orelha Plot device, para selecionar uma impressora. 1 - Para imprimir com um estilo de impresso selecione na janela Plot style table um estilo existente (por exemplo Mecnica) ou crie um novo (New). 2 - Para imprimir sem o auxlio de um estilo de impresso, selecione na mesma janela a opo None . Os procedimentos seguintes so idnticos aos utilizados quando da impresso do espao do modelo, apenas no necessrio utilizar o boto Windows do quadro Plot area, para selecionar o que deve ser impresso, verifique apenas se neste quadro a opo Layout esta ativada.

2.5 Comando DRAW/Line Localizao Barra de Menu Suspenso DRAW e na Barra de ferramentas DRAW 2.5.1 Comando LINE desenha segmento de reta Formas de ativao: Selecionando a opo Draw/ Line da barra de menu suspenso, o boto digitando a letra L na barra de comando. na barra de ferramentas ou

Pode-se traar segmentos de retas no Autocad utilizando coordenadas ABSOLUTAS (referencial 0,0,0 do Autocad) ou coordenadas RELATIVAS, nas formas cartesiana, polar , cilndrica ou esfrica 1 - Traado de segmento de reta no PLANO - Utilizando coordenadas Absolutas cartesianas, Figura 2.16 (a):

2.10

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 Aps ativar o comando Draw/line, surge a frase: LINE Specify first point: solicitado o ponto inicial do segmento de reta, digite na barra de comando as coordenadas 10,30 (x=10 e y=30, separados por uma vrgula), e pressione Enter ou a tecla direita do mouse. Ao ser solicitado o segundo ponto do segmento: Specify next point or [Undo]:, digite 120,78 (x=120 e y=78, tambm separados por vrgula) e pressione Enter. Pressione Enter novamente para encerrar o comando Line.

Y Y Y

Y
Y' 48

78

3 14

,1

12

23,6

30 30

30

30
0' 110 X'

33

10

120

0 X

10 X

10

10

a - cartesiana absoluta

b - cartesiana absoluta polar

c - cartesiana relativa

d cartesiana relativa/polar

Figura 2.16 - Sistema de Coordenadas no plano

- Utilizando coordenadas Absolutas polares, Figura 2.16 (b): Aps ativar o comando Draw/line, surge a frase: LINE Specify first point: solicitado o ponto inicial do segmento de reta, digite na barra de comando as coordenadas 10,30 (x=10 e y=30, separados por uma vrgula), e pressione Enter ou a tecla direita do mouse. Ao ser solicitado o segundo ponto do segmento: Specify next point or [Undo]: digite 143.12<33 (143,12 menor do que 33) e pressione ENTER (pressione Enter novamente para encerrar o comando LINE). Onde a dimenso 143,12 a distncia do segundo ponto origem, e o smbolo < , indica ao programa que 33 o ngulo que o segmento de reta de dimenso 143,2 faz com o eixo dos X. - Utilizando coordenadas Relativas Cartesianas, Figura 2.16 (c) : Aps ativar o comando Draw/line, surge a frase: LINE Specify first point: solicitado o ponto inicial do segmento de reta, digite na barra de comando as coordenadas 10,30 (x=10 e y=30, separados por uma vrgula), e pressione Enter ou a tecla direita do mouse. Ao ser solicitado o segundo ponto do segmento: S pecify next point or [Undo]: digite @110,48 (x=110 e y=48) e pressione ENTER, (pressione Enter novamente para encerrar o comando LINE). O smbolo @, indica ao programa que as coordenadas x=110 e y=48 so relativas a um referencial fixado no primeiro ponto e no na origem do sistema Autocad. - Utilizando coordenadas Relativas Polares, Figura 2.16 (d) : Aps ativar o comando Draw/line, surge a frase: LINE Specify first point: solicitado o ponto inicial do segmento de reta, digite na barra de comando as coordenadas 10,30 (x=10 e y=30, separados por uma vrgula), e pressione Enter ou a tecla direita do mouse. Ao ser solicitado o segundo ponto do segmento de reta: S pecify next point or [Undo]: digite @120<23.6 (120 menor do que 23,6) e pressione ENTER, (pressione Enter novamente para encerrar o comando LINE). O smbolo @, indica ao programa que a dimenso 120 a distncia do primeiro ponto ao segundo e no origem do sistema Autocad. O smbolo <, indica ao programa que 23,6 o ngulo que o segmento de reta de dimenso 120 faz com o eixo dos X .

2 - Traado de segmento de reta no ESPAO Os procedimentos so semelhantes aos ao traado no plano - Cartesiana absoluta: primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2 , digitar x2 , y2 , z2 , Figura 2.17 (e) - Cartesiana relativa : primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2 , digitar @x2 , y2 , z2 . As coordenadas de P2 , so relativas a P1 e no origem, Figura 2.17 (f) - Esfricas absoluta: primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2 , as coordenadas de P2 , so relativas a P1 e no origem, ver Equaes 1 e Figura 2.17 (g) - Esfricas relativa: primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2 , ver Equaes 1 e Figura 2.17 (h) - Cilndricas absoluta : primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2 , ver Equaes 1 e Figura 2.17 (i) - Cilndrica relativa: primeiro ponto P1 , digitar x1, y1 , z1 , segundo ponto P2, as coordenadas de P2 , so relativas a P1 e no origem, ver Equaes 1 e Figura 2.17(j)

Curso bsico de CAD

2.11

Desenho de Mquinas - 2004/02

Esfricas:

Cilndricas

0P 2 < x < xy
@ P1 P 2

absoluta, Figura 2.89 (g) relativa Figura 2.18 (h)

0P2xy < x , z 2
@ P1P2x'y' < x', z'2

- absoluta, Figura 2.19 (i) - relativa, Figura 2.19 (j)


2 2

x' < x'y'

0P 2 =

2 ' ' 2 '2 '2 0P 2 XY = X 2 X2 + Y22 + Z22 , P1 P2 = X '2 2 + Y2 , P1 P 2 X 'Y ' = X 2 + Y 2 2 + Y2 + Z2 ,

Equaes 1 Equaes para determinao das coordenadas espaciais

e - cartesiana absoluta

f - cartesiana relativa

g - esfrica absoluta

Ox'y

'

Ox'

Ox'

h - esfrica relativa

i - cilndrica absoluta Figura 2.17 Sistemas de coordenadas espaciais

j - cilndrica relativa

Nota:. No Autocad, ao se pressionar a tecla Enter aps a finalizao de um comando, faz com que o comando seja ativado novamente, sem a necessidade de digitar o nome do comando ou selecionar um boto. No comando LINE, acionando-se uma terceira vez a tecla Enter, este inicia um novo segmento de reta a partir do final do ltimo segmento de reta traado. Nota: Em quaisquer dos casos vistos anteriormente, para se desenhar um polgono qualquer fechado, basta que aps o desenho do penltimo segmento de reta no colinear, se digite C (de Close=fechar ), o Autocad liga o primeiro ponto ao ltimo, fecha o polgono e encerra o comando LINE.

2.6 Comando ERASE - Apagar Localizao: na barra de menu suspenso Modify/Erase, digitando a letra E, ou selecionando o boto ferramentas Modify 1 . 2.12 na barra de

Curso bsico de CAD

O y x
Ox

x O

Desenho de Mquinas - 2004/02 - Ao ser ativado aparece a frase: Select Object: na barra de comando, utilize uma das vrias formas de seleo de objetos vistos anteriormente. Aps confirmar a seleo da entidade pressionando a tecla esquerda do mouse; pressione Enter para concluir o comando e excluir a entidade selecionada, pode-se digitar tambm a palavra ALL, para selecionar todos os objetos da tela.

2.7 Comando: UNDO - Desfazer Localizao: Barra de menus suspenso: Boto , desfaz o ltimo comando, pode-se ir desfazendo indefinidamente. Para , ele desfaz apenas uma vez, e deve ser utilizado

refazer um comando desfeito pelo comando Undo , utilizar o boto imediatamente aps ltimo comando Undo .

2.8 Ferramenta OSNAP Ferramenta de seleo de ponto Localizao: Pressionando simultaneamente as tecla Shift e a tecla direita do Mouse ou ativando a barra de ferramenta OSNAP na barra de menu suspenso: View/ Toolbar /Object Snap. - uma das mais importantes ferramentas do Autocad. Atravs dela determinamos pontos de tangncia, mediatriz de um segmento de reta, o ponto final de uma entidade, o ponto de interseo entre duas objetos de desenho, etc.. S funciona aps ter sido iniciado algum comando, sozinho no tem funo nenhuma. - Para configurar utilizar a opo Tools/Drafins Settings/Objec Osnap, ou Shift e a tecla direita do mouse, selecionando a opo Osnap Settings. Em quaisquer dos casos aparece o quadro Drafting Settings, Figura 2.18. Nota :- No se deve ativar todos os comando de seleo de ponto do quadro, pois estes possuem uma caracterstica magntica, que ao se aproximar dos objetos de desenho, vo colando, o que dificulta o movimento do cursor de seleo e por conseguinte a realizao dos desenhos. Deve-se sim, ativar criteriosamente quais selees de ponto se deseja ativar, e medida que houver necessidade, pode-se ligar outros e desligar alguns que j no interessem. Nota : O comando de seleo de ponto pode ser ligado/desligado de trs formas: pressionando o boto OSNAP na Barra de Estado, pressionando F3 no teclado do computador ou desativando os comandos de seleo no quadro Drafting Settings. Para desativar momentaneamente a ferramenta de seleo de ponto, selecione o boto aps surgir na linha de comando a frase select object. na barra de ferramentas Osnap

Figura 2.18 Ferramentas de seleo de ponto - Ferramentas Osnap Endpoint Midpoint Center Curso bsico de CAD localiza a extremidade de um objeto, localiza o ponto mdio de objetos de desenho, localiza o centro de arcos, circunferncia e de elipse, 2.13

Desenho de Mquinas - 2004/02 Node localiza o ponto (n ) mais prximo (P.ex: quando dividimos objetos utilizando o comando Modify/DIVIDE, os pontos desta diviso no so intercesses de retas, so ns , portanto deve-se utilizar o Osnap Node e no o Osnap Intersection) localiza o quadrante mais prximo de circunferncia, de elipse ou de arco de crculo, localiza o ponto de interseo entre dois objetos, localiza o ponto de insero de textos, blocos, atributos, etc., localiza sobre uma reta existente, o ponto no qual uma outra reta lhe perpendicular, localiza o ponto de tangncia entre uma reta e duas circunferncias, localiza a aresta mais prxima, localiza o ponto de interseo aparente entre duas objetos (nos desenhos 3D), determina a direo que um segmento de reta deve ter para ser paralelo a outro segmento, nenhuma (desativado).

Quadrant Intersection Insertion Perpendicular Tangent Nearest Apparent Intersection Parallel None

Exemplo 1 : Desenhe um segmento de reta AB de comprimento 120mm, cujo ponto inicial seja a mediatriz do segmento de reta DC, fazendo um ngulo de 30o com este segmento. Dados do segmento DC: ponto inicial (-30,17), comprimento 233,17mm e ngulo com o eixo Y igual a 16o 3222, Figura 2.19. 1- Selecione no menu de barra a opo: Draw\Line. 2- Ao surgir a linha de comando, LINE specify first point: Digite as coordenadas do ponto inicial do segmento DC: -30,17 e pressione Enter. 3- Digite as coordenadas do pondo final do segmento DC, da seguinte forma: @233.17<73.461, ou na forma @233.17<73d2738, onde 73,461 e 73d2738 o complemento do ngulo de 163222, pois o ngulo deve ser medido em relao ao eixo X . Em seguida pressione Enter duas vezes para encerrar o comando Line. 4- Pressione Enter novamente para reativar o comando Line . 5- Ao ser solicitado as coordenadas iniciais do segmento AB , digite mid na barra de comando ou selecione o boto na barra de ferramentas Osnap, ou enquanto pressiona Shift e a tecla direita do mouse selecione a opo midpoint. Aps um destes procedimentos, aproxime o cursor de tela do segmento DC , aparece um tringulo de cor diferente (a cor e a dimenso deste smbolo podem ser alteradas, ver Figura 2.20, boto Options ) na mediatriz do segmendo AB , pressione o boto esquerdo do mouse para confirmar a seleo do ponto. Para introduzir o segundo ponto da reta AB , proceder da seguinte forma, digite a seguite expresso: @120<103.461 ou @120<103d2738, onde 103,461 e 103d2738, o ngulo entre o eixo X e o segmento AB. Pressione Enter duas vezes para concluir o comando.

Figura 2.19 Exemplo 2 : Trace uma reta que seja perpendicular ao segmento de reta AB do Exerccio 1, de comprimento qualquer. Ative o comando Draw/ Line. Ao surgir a linha de comando, LINE specify first, selecione na barra de ferramentas Osnap a opo SNAP to perpendicular , e em seguida aproxime o cursor de seleo do segmento AB e pressione a tecla esquerda do mouse. Aps surgir a linha de comando Specify next point, escolha um ponto qualquer fora do segmento AB e pressione a tecla esquerda do mouse para confirmar a seleo e concluir o desenho do segmento perpendicular a AB. Exemplo 3 : Trace uma reta que seja paralela ao segmento CD do Exercxio1, de comprimento qualquer. Ative na barra de estado a opo POLAR, em seguida acione o comando Draw/ Line . Ao surgir a linha de comando, LINE specify first, selecione o ponto na tela a partir do qual ser iniciado o desenho do segmento de reta e pressione a tecla esquerda do mouse. Aps surgir a linha de comando Specify next point, selecione na barra de ferramentas Osnap a ferramenta SNAP to Parallel e aproxime o cursor do segmento CD, at surgir o smbolo da ferramenta de seleo Parallel, 2.14 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 no pressione Enter nem a tecla esquerda do mouse nesta etapa, apenas desloque o cursor para fora do segmento CD , at surgir na tela a informao em coordenadas polares, especificando o comprimento do segmento, o ngulo e seu estatus de paralelismo, pressione a tecla esquerda do mouse nesta etapa, para confirmar a seleo do segundo ponto.

2.9 Comandos de desenho - Menu DRAW 2.9.1 Sketch - desenho a MO LIVRE, ver Figura 2.20: Antes de iniciar o desenho da linha, deve-se verificar o valor da varivel SKPOLY. Digite na barra de comando a palavra skpoly, verifique se a varivel est com o valor 1 ou 0 , caso o valor seja zero modifique-o para 1 e tecle Enter. Aps esta modificao digite SKETCH na barra de comando para dar incio ao desenho da linha, aparece o texto Record increment <0,100>, solicitando a dimenso dos segmentos de reta que iro compor o desenho a mo livre (este comando no aceita os comandos OSNAP) o padro 0,1, digite 0,3 e pressione Enter, para modificar o valor padro. Na barra de comando aparece a mensagem: Sketch. Pen eXit Quit Record Erase Conect. Pen ou P digitando a letra P o programa levanta ou abaixa a caneta para desenhar, obtm-se o mesmo resultado pressionando a tecla esquerda do Mouse. eXit ou X digitando a letra X o programa encerra o traado da linha, salvando o desenho Quit ou Q digitando Q o programa encerra o comando, mas no salva o desenho Record ou R digitando a letra R o programa salva a linha traada at ento, sem encerrar o comando. Erase ou E digitando a letra E o programa apaga a linha ou parte da linha, basta ir voltando com o cursor. Conect ou C aps levantar a caneta com o sub-comando Pen, fica difcil reiniciar o desenho a partir do ponto em que foi interrompida (Endpoint no funciona), para conseguir isto digite a letra C , e aproxime o cursor da extremidade mais recente da linha recm-traada, ele atrado e pode-se dar continuao ao desenho interrompido.

Sketch

Figura 2.20 Aspecto da linha SKETCH 2.9.2 Desenhando crculos: DRAW/CIRCLE Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ Circle, aparece um menu em cascata, onde pode-se selecionar diversas opes, como: Center, Radius : Desenha uma circunferncia, conhecidos o centro e o raio Center, Dimeter : Desenha uma circunferncia, conhecidos o centro e o dimetro 2 Point : Traa uma circunferncia que passa por dois pontos (necessariamente estes dois pontos determinam o dimetro da circunferncia 3P: Traa um circunferncia que passa por trs pontos . Tan, Tan, Radius : Traa uma circunferncia tangente a outros dois objetos (retas, arcos, crculos), quando se conhece o raio da circunferncia. Tan, Tan, Tan : Traa uma circunferncia tangente a outros trs objetos (arcos, crculos, retas). Uma vez ativado o comando CIRCLE e selecionado a opo Center, Raio aparece a seguinte frase na barra de comando: Circle Specify center point for circle or [3P/2P/TTR (tan, tan, radius)]:, onde deve-se fornecer ao programa as coordenadas do centro do circulo (center point ), ou selecionar uma das opes que se encontram entre colchetes. Caso no seja escolhido nenhuma das opes entre colchetes, prosseguir fornecendo as coordenadas do centro da circunferncia, atravs do cursor de tela ou digitando estas coordenadas. Em seguida solicitado o raio da circunferncia Specify radius of circle or [ Diameter] <20.45>, digite um valor para o raio, ou mova o mouse e selecione um ponto com o cursor de tela, ou aceite o valor apresentado (20,45). Se em vez de fornecer o valor para o raio desejar mudar para a opo Diameter (dimetro), digite D e pressione Enter, a linha de comando modificada para: Specify diameter of circle <20.45>:, digite uma novo valor para o dimetro da circunferncia, selecione um ponto em outro objeto com as ferramentas Osnap ou aceite o valor indicado

Curso bsico de CAD

2.15

Desenho de Mquinas - 2004/02

Outras formas para ativar o comando Circle: digitar Circle ou C na barra de comando, ou selecionar o boto na barra de ferramentas de desenho. O procedimento semelhante ao visto anteriormente, apenas no aparece o quadro mostrado anteriormente, todas as informaes aparecem na barra de comando Desenho de circunferncia utilizando as opes Tan, Tan, Rradius =TTR (tangente, tangente, raio), e Tan, Tan, Tan =TTT (tangente, tangente, tangente), Figura 2.21 . No primeiro processo (ttr) aparece a frase: Specify point on object for first tangent of circle: selecione na seqncia com o cursor de tela, os dois objetos que devem ser tangenciadas, por ltimo solicitado o raio do crculo. No segundo caso (ttt) aparece a frase Specify first point on circle: _tan to, deve-se selecionar seqencialmente os trs objetos (retas ou/e circunferncias) que devem ser tangenciadas. Nota : A principal diferena entre estes dois processo, que no primeiro obrigatrio que se conhea o raio da circunferncia que ir tangenciar os dois objetos, e no segundo processo isto no necessrio.

Circ. tangente a outras duas - TTR

TTR Circ. tangente a uma reta e a uma outra circunferncia- TTR

Circ. Tangente a trs objetos TTT

Circ. tangente a duas retas TTR

Circ. por dois pontos 2P

Circ. por trs pontos 3P

Figura 2.21 Formas de utilizao do comando Crculo

2.9.3 Desenhando arcos de circunferncia: DRAW/ARC Localizao: barra de menu suspenso Draw/ Arc, digitando Arc ou A na barra de comando ou o boto na barra de ferramentas. A melhor opo a da barra de menu suspenso Draw/ Arc , pois apresenta um menu suspenso. um comando semelhante ao comando CIRCLE, mais que necessita de mais informaes para ser utilizado.

3Point - Arco que passa por trs pontos- pede trs pontos na tela. Start, Center, End - Pede o Incio, o Centro e o ponto Final do arco. Start, Center, Angel - Pede o Incio, o Centro e o ngulo do arco. Start, Center, Lenght - Pede o Incio, o Centro e o Comprimento do arco. Start, End, Angle - Pede o Incio, o ponto Final e o ngulo do arco. Start, End, Direction - Pede o Incio, o ponto Final e a Direo (a tangente). Start, End, Radius - Pede o Incio, o ponto Final e o Raio do arco. Center, Start, End, - Pede o Centro, o Incio e o ponto Final do o arco. Center, Start, Angle - Pede o Centro, o Incio e o ngulo do arco. Center, Start, Lenght - Pede o Centro, o Incio e o comprimento do arco.

2.16

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 Exemplo: Aps ativar o comando Draw/ Arc, selecione a opo Sart, Center, Angle. (Incio, Centro e ngulo), aparece na barra de co mando a frase: (arc Specify start point of arc or [Center]), solicitando as coordenadas do ponto inicial do arco, digite 100,100 e pressione Enter, solicitado as coordenadas do centro do Arco: Specify second point of arc or [Cnter/ End]: _c Specify center point of arc:, digite 80,130, e pressione Enter, solicitado o ngulo do arco: Specify end point of arc or [Angle/chord Lenght]: _ a Specify included angle:, digite 120o , o desenho ficar semelhante figura mostrada abaixo. Aps a concluso selecione a opo Continue, e verifique o que ocorre com o desenho do arco. Nota : Cuidado com a orientao dos ngulos ao desenhar arcos, normalmente a orientao positiva no sentido contrrio aos ponteiros do relgio, isto faz com que os arcos sejam desenhado no sentido anti-hirrio.

P1=100,100 P2=80,130 = 120o

2.9.4 Desenhando polgonos regulares: DRAW/POLYGON Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ Polygon, digitando Polygon na barra de comando ou selecionando o boto na barra de ferramentas Draw. Formas de desenho de polgonos regulares 1- Desenho quando se conhece o centro do polgono: Ao ser ativado, o comando solicita o no de lados, _ polygon Enter number of sides <4> (o padro 4), para m odificar digite o nmero desejado e pressione Enter. Em seguida aparece a frase: Specify center of polyigon or [Edge]:, onde deve-se fornecer as coordenadas do centro, digitando ou selecionando na tela com o cursor de tela. Aps fornecer as coordenadas do centro aparece a frase: Enter option [Inscribed in circle/Circusncribed about circle] < I>:, onde deve-se informar se o polgono inscrito numa circunferncia ou se ele circunscreve uma circunferncia, pressione Enter para aceitar polgono inscrito <I> na circunferncia ou digite C para desenhar um polgono que circunscreve uma circunferncia, Figura 2.22, escolha e tecle Enter. Por ltimo deve-se especificar o raio do crculo aps a frase: Specify radius of circle que ir inscrever ou circunscrever o polgono, digite um valor ou mova o mouse para um ponto qualquer da tela. 2- Desenho quando se conhece o lado do polgono: Ao ser ativado, o comando solicita o no de lados: _polygon Enter number of sides <4> (o padro 4), para m odificar digite o nmero desejado e pressione Enter. Em seguida observe na linha de comando na frase: Specify center of polyigon or [Edge]: observe que existe a opo Edge (lado) entre colchetes, digite a letra E, e em seguida Enter, aparece a frase Specify first endpoint of edge: solicitando o primeiro ponto do lado, digite as coordenada do ponto ou selecione um com o mouse. pedido o segundo ponto do lado Specify second endpoint of edge :, digite as coordenadas ou selecione com o mouse, e o polgono ser desenhado, Figura 2.23.

Pentgono Inscrito numa circunferncia Opo I

Figura 2.22 Desenho de polgonos quando se conhece o centro

Circunferncia Inscrita em um Pentgono Opo C

Curso bsico de CAD

2.17

Desenho de Mquinas - 2004/02

Lado do pentgono

P1

P2

P1

P2

Figura 2.23 Desenho de um polgono quando se conhece a dimenso de seu lado

2.9.5 Desenhando elipses : DRAW/ ELLIPSE Localizao: na barra de ferramentas Draw/ Ellipse, ou selecionando o boto na barra de ferramentas.

Ao iniciar o comando Draw/ ELLIPSE, aparece a frase: Specify axis endpoint of ellipse or [Arc/Center]: solicitando as coordenadas da extremidade de um dos eixos da elipse, digite as coordenadas ou selecione com o mouse, em seguida aparece outra frase: Specify other endpoint:, solicitando as coordenadas da extremidade oposta do primeiro eixo, digite estas coordenas ou selecione com o mouse. Aparece a seguir: Specify distance of other axis or [Rotation]: , onde se deve introduzir a dimenso do segundo semi-eixo da elipse, digite as coordenadas do ponto ou selecione com o mouse. Para a ativar a opo Rotation, deve-se digitar a letra R e teclar Enter antes de fornecer as coordenadas de segundo semi-eixo eixo, aparece a frase: Specify rotation around major axis: deve ser digitado o valor do ngulo do qual ser rotacionada a elipse em torno de seu maior eixo. O programa s rotaciona em torno de seu maior eixo, portanto se a elipse vai ser rotacionada, deve-se escolher primeiro o maior eixo desta ao iniciar o comando para desenhar uma elipse. Nota: Quando for solicitado o primeiro ponto do eixo da elipse, existem as opes de se desenhar a elipse pelo seu centro, digitando a letra C (de Center), ou de se desenhar um arco de elipse, digitando A (de Arc). Ao se digitar a letra C, ser solicitado pela ordem as coordenadas do centro da elipse e em seguida as coordenadas das extremidades dos eixos da elipse. Ao se digitar a letra A, aparece a frase Specify axis endpoint of elliptical arc or [Center], os procedimentos so semelhantes ao visto para elipse, apenas deve-se fornecer durante o comando o ngulo inicial em relao ao eixo X a partir do qual deve-se iniciar o arco da elipse Specify start angle or [Parameter], e o ngulo final do arco: Specify end angle or [Parameter/Included angle]. A opo Parameter, permite que seja introduzido em vez do ngulo, pontos na tela para determinar o incio e o fim do arco da elipse. Nota: Existe uma outra opo para o desenho de elipse, mas esta apenas pode ser ativada quando se deseja desenhar elipse isomtrica (Perspectiva Isomtrica). Para isto deve-se ativar antes a opo Tool/Drafings Settings/Snap and Grid/ Isometric Snap.

2.9.6 Desenhando retngulo: DRAW/RECTANGLE Localizao: Barra de menu suspenso selecionando o boto DRAW/Rectangle, digitando Re c ou Rectangle na barra de comando ou

na barra de ferramentas.

Forma de utilizao: Aps acionar o comando Draw/ Rectangle, aparece na barra de comando as opes :Chanfer/Elevation/ Fillet/Thickness/Width<first corner>, a opo inicial para se introduzir as coordenadas de um dos vrtices do retngulo, <first corner>, digite estas coordenadas ou selecione qualquer ponto na tela com o cursor, e Enter . Aparece a frase: Specify other corner point or [ Dimensions ], introduza as coordenadas do segundo vrtice diagonalmente oposto, ou arraste o Mouse para a direita ou para a esquerda na direo da diagonal do retngulo que deseja representar, selecione um ponto na tela, e pressione a tecla esquerda do mouse. Uma outra forma de desenhar retngulos, digitar a letra D (Dimensions) ao aparecer a linha de comando: Specify other corner point or [ Dimensions], ser solicitado o comprimento do retngulo, Specify lenght for rectangles , digite o valor e Enter, sua altura Specify width for rectangles , digite o valor e Enter. Para encerra o comando pressione a tecla esquerda do mouse.

2.18

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02

Outras opes do comando Rectangle: Chanfer: digite C. Esta opo desenha o retngulo j chanfrado. Deve-se especificar em seguida a largura do chanfro. Elevation : digite E. Desenha o retngulo com elevao (desenho em trs dimenses). Fillet: digite F. Desenha o retngulo com os cantos arredondados. Thickness: digite T. Desenha prismas retangulares (desenho em trs dimenses). Width : digite W . Desenha as linhas de contorno do retngulo j com espessura definida, deve-se em seguida especificar a espessura da linha.

2.9.7 Dividindo linhas: DRAW/POINT/MEASURE ou DIVIDE Divide Divide objetos de desenho, linhas, polilinhas, arcos, elipses, etc., em n partes iguais. Deve-se especificar o nmero de divises. Antes de iniciar o comando ative a opo Format/Ponit Style e selecione um tipo de ponto no quadro que aparece na tela. Divide entidade de desenho em dimenses pr-determinadas. Deve-se especificar o comprimento da diviso, os procedimentos so idnticos ao do comando Divide.

Measure

Exemplo de Divide : dividir um segmento de reta com 100 mm de comprimento, em 4 partes iguais. 1o Selecione um tipo de ponto, Menu Format/Ponit Style. Na janela Point size digite 5 , para especificar a dimenso do ponto (pode ser outro valor qualquer), em seguida ative a janela Point size in absolut units. 2o Acione o comando Draw/Point/Divide : selecione a entidade a ser dividida, Select objects to divide :, selecione o segmento de reta e pressione Enter . Informe o nmero de divises (number of segments or [Block]:), digite 4 e pressione Enter o desenho ficar como mostrado na Figura 2.24 .

Figura 2.24 - Exemplo do comando Divide Exemplo de Measure: dividir um segmento de reta com 100 mm de comprimento, em partes que meam 22 mm. Proceda como no comando Divide , selecione inicialmente um tipo de ponto. Quando aparecer a mensagem Specify length of Segment or [block]: digite a distncia 22 mm e pressione Enter, Figura 2.25. Observe que a diviso neste caso no exata, j que 100 no mltiplo de 22.

Figura 2.25 Exemplo do comando Measure Nota: A opo Block ,que aparece nos comando Divide e Measure, permite colocar blocos, Pagina 2.40, no lugar dos pontos do comando Point Style. excelente para colocar parafusos, porcas e arruelas nos desenhos. Nota: Para retirar os pontos dos comandos Divide e Measure da tela, basta retornar ao menu Format/POINTS STYLE, desativar o ponto, selecionando um quadro vazio existente no quadro Point Style, e voltar para a tela de desenho. Caso os pontos no desapaream, digitar REGEN . Caso tenha inserido BLOCOS em vez de pontos, esta operao no faz desaparecer os blocos inseridos.

Curso bsico de CAD

2.19

Desenho de Mquinas - 2004/02 2.9.8 Desenhando semi-retas: DRAW/RAY Localizao: Barra de menu suspenso Draw/RAY. Ao ser ativado solicita o ponto inicial da semi-reta, pode-se selecionar com o mouse na tela ou digitar as coordenado deste ponto. Em seguida movimente o Mouse para ver o que acontece. solicitado um outro ponto para definir o sentido da semi-reta, selecione ou digite as coordenadas de um outro ponto da semi-reta, e pressione Enter.

2.9.9 Desenhando retas: DRAW/CONSTRUCTION LINE Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ CONSTRUCTIO LINE. semelhante ao comando RAY, apenas des enha uma reta infinita O desenho de retas a partir do comando Construc line ou de semi-retas a partir do comando Ray, semelhante ao comando para desenhar segmentos de reta j visto no Item 2.5 . Nota : Tanto o comando Ray como o Costrution Line , so excelentes para serem utilizado como linha de construo (linhas projetantes). A opo Construct line, ainda permite iniciar a reta especificando o ngulo, a direo (horizontal, Vertical), e a opo Offset (cpia a uma determinada distncia). Para isto basta digitar as letras inicias destes comandos ao surgir a linha de comando xline specify a point or [Hor/Ver/Ang/Bissect/Offset]:

2.9.10 Desenhando linhas duplas paralelas: DRAW/ MULTILINE. Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ MULTILINE. Ao ser ativado, digite a letra S (de Scale) para alterar a distncia entre as linhas, em seguida proceda como no comando LINE, Item 2.5 .

escala

Figura2.26 Exemplo de Multiline 2.9.11 Desenhando polilinhas: DRAW/POLYLINE - desenha linhas com espessura e contnuas Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ Polyline, digitando PL na barra de comando ou selecionando o boto na barra de ferramentas. Forma de utilizao: este comando muito semelhante ao comando Line, primeiro solicitado o ponto inicial da linha Specify start point:, selecione um ponto na tela da maneira desejada, em seguida na barra de comando aparecem as seguintes informaes: Currente line-width is 0.0, informando que a espessura atual da polilinha (0,0), e logo abaixo: Specify next point or[Arc/Close/Hafwidth/Length/Undo/Width], pedindo as coordenadas do prximo ponto (next point),. Antes de fornecer as coordenadas deste ponto, pode-se ativar algumas das opes abaixo : Width Undo Lenght Halwidth Close Arc digite W e Enter, para alterar a espessura da polylinha. Deve-se fornecer uma espessura para incio da linha e uma espessura final da linha, elas podem ser diferentes. digite U e Enter, para desfazer a ltima instruo digite L e Enter, para introduzir o comprimento da polilinha ou do arco digite H e Enter, semelhante ao comando Width, deve-se entrar com a metade da espessura da polilinha. digite C e Enter, fecha o polgono (semelhante ao comando Close de LINE) desenha poliarcosAngle, digite A e Enter, solicita o ngulo do arco Center, digite C e Enter, solicita o centro do arco Direction, digite D e Enter, solicita a direo da tangente ao arco Radius, digite R e Enter, para entrar com o raio do arco Second pt, digite S e Enter, solicita o segundo ponto do arco Close, digite C e Enter, liga o arco ao incio da polilinha Line: digite L e Enter, encerra o comando arco e retorna para Polilinha Halwidth. digite H e Enter, semelhante ao comando Width , deve-se entrar com a metade da espessura da polilinha que se deseja Curso bsico de CAD

2.20

Desenho de Mquinas - 2004/02

Figura2.27 Exemplo de polilinhas

2.10 Comandos de modificao de objetos de desenho :Menu Modify Localizao: Barra de menus Suspenso Modify e barra de ferramentas Modify 1 Na seqncia abaixo so descritos estes comandos e seus correspondentes botes, assim como a forma de acess-los. A seqncia de ativao destes comandos de uma maneira geral comum maioria deles, salvo para as opes TRIM, EXTEND e OFFSET. Pode-se executar estes comandos de duas formas: 1Selecionando o(s) objeto(s) que se quer modificar antes de ativar o comando de modificao. Nesta forma de execuo, aps os objeto(s) serem selecionados, surgem os Grips . Deve-se em seguida selecionar na barra de ferramentas Modify 1 ou a barra de menus suspensos Modify, o comando desejado, aparece a frase: Specify base point or displacement , onde deve-se escolher no elemento que se vai modificar ou fora dele um ponto de referncia (base), atravs do qual sero efetuadas as modificaes no elemento. Aps selecionar o ponto base surge a frase: .....Specify second point or displacemente or <use first point as displacemente>, onde deve ser fornecido as coordenadas do segundo ponto para onde se vai mover, copiar, etc o objeto. Ativando o comando de modificao antes de selecionar os objetos. Nesta forma de execuo, aps ativar o comando surge na barra de comando a frase: Select objects , deve-se selecionara o(s) objeto(s) que se quer modificar utilizando uma janela ou com o cursor de seleo, aps esta, pressione a tecla direita do mouse ou Enter, surge a frase: Specify base point or displacement, onde deve-se escolher no elemento que se vai modificar ou fora dele um ponto de referncia (base), atravs do qual sero efetuadas as modificaes no elemento. Aps selecionar o ponto base surge a frase: .....Specify second point or displacemente or <use first point as displacemente>, onde deve ser fornecido as coordenadas do segundo ponto para onde se vai mover, copiar, etc o objeto. Copia objetos : aps selecionar o objeto, surge a frase: Specify base point or displacement, or [multiple], selecione um ponto base, de preferncia utilize os comandos OSNAP, em seguida ser solicitado o ponto para onde se quer copiar o objeto Specify second point or displcacemente , or..... digite as coordenada do ponto, ou selecione o ponto com o cursor de tela. Desta maneira ser feita apenas uma cpia e o comando ser encerrado. Caso se deseje fazer mais de uma cpia do mesmo objeto, digite a letra M de Multiple na barra de comando antes de selecionar o ponto base, sero feitas cpias mltiplas, basta ir selecionando na tela os locais das cpias. Para encerrar este comando, pressione Enter . Faz cpias espelhadas em relao a um eixo de simetria. Aps a seleo dos objetos, solicita dois pontos na tela para serem utilizados como eixo de simetria (utilize Osnap), Figura 2.28 a 2.31. Durante o processo, deves-se decidir se o objeto original deve permanecer ou ser apagado. Apaga parte de objetos de desenho (crculos, retas, etc) que ultrapassem um limite previamente selecionado, ver exemplos mostrados nas Figura.2.32 e 2.33. Rotaciona objetos. Os procedimentos so similares aos do comando Copy. Aps a seleo dos objetos, solicita um ponto base, selecione, em seguida surge a frase: Specify angle de rotation or [Reference], onde deve-se fornecer o ngulo de rotao para o objeto. Lembre-se que os ngulos no Autocad so medidos em relao ao eixo X, e no sentido anti-horrio, a no ser que tenha sido alterado quando da configurao do comando Format/ Units .

2-

Copy

Mirror

Trim Rotate

Curso bsico de CAD

2.21

Desenho de Mquinas - 2004/02

Move

Move objetos. Os procedimentos so semelhante ao comando Copy. Selecione o objeto, especifique um ponto base, e um ponto de destino para o objeto. Estende objeto de desenho (arcos, retas, etc), na direo de um referencial pre-estabelecido, o procedimento similar ao comando Trim, ver Figuras2.34 e 2.35. Faz cpias mltiplas eqidistantes na forma de matriz, ou polares em torno de um centro, ver Figuras 2.37 e 2.38. Arredonda os cantos vivos nas arestas dos desenhos. A opo atual raio com dimenso zero (verifique, aparece na barra de comando), para modificar digite R (de Radius) na barra de comando e especifique um novo valor para o raio. Uma vez efetuados estes procedimento, selecione os segmentos de reta que quer arredondar. A opo Trim entre colchetes quando ativada ( ON), arredonda e corta os segmentos de reta em excesso, quando desativada (OFF) arredonda mais no corta os segmentos de reta. Chanfra os cantos vivos nas arestas dos desenhos. A opo atual largura do chanfro com dimenso zero. Os procedimentos so semelhantes aos do comando Fillet, deve-se digitar d (de Distance), teclar Enter para introduzir um novo valor para as distncias na direo X e na direo Y. Copia objetos de desenho a uma distncia predeterminada, mas em uma nica direo indefinidamente at que se encerre o comando pressionando Enter. Aps a frase: Specify Offset distance or [Through] < Through>), digite na barra de comando a distncia na qual deve ficar a cpia ou selecione dois pontos na tela, aparece a frase: Select object to offset or <exite>, quando deve-se selecionar o objeto que se quer copiar. Realizadas estas operaes, aparece a frase: Specify point on side to offset, onde devese indicar com o cursor de que lado do objeto original se quer colocar a cpia, direito ou esquerdo em cima ou embaixo, dependendo da forma do objeto. O comando continua indefinidamente at que se pressione Enter ou a tecla direita do Mouse. Este comando excelente para ser utilizado com rgua no Autocad. Nota: A opo Through permite copiar o objeto para um ponto qualquer na tela, parecido com o comando Copy Multiple, digite T e pressione Enter para ativ-la. Quebra objetos de desenho (linhas, polilinhas, arcos, elipses, etc) em um ou dois pontos escolhidos. Este comando quebra a entidade, ele no divide, ver Figura 2.39. Quebra a entidade de desenho em apenas um ponto, no funciona em circunferncias. Funciona como a opo First do comando Break , apenas no se precisa digitar F. Ateno, s funciona uma vez, para repetir o comando deve-se seleciona-lo novamente na barra de ferramentas. Estica ou encolhe objetos de desenho. S funciona com janela Crossing (abrindo a janela da direita para a esquerda). Deve-se selecionar a extremidade do objeto que se quer modificar (com janela), um ponto base, e um segundo ponto que ir definir o comprimento final da entidade. Altera a escala do desenho (altera as dimenses grficas do desenho, cuidado com a cotagem). Solicita uma seleo, um ponto base e o valor da escala. Explode objetos de desenho, por exemplo separa os objetos que formam um bloco ou separa os objetos de uma polilinha. Este comando transforma polilinha em linha. Na realidade as modificaes provocadas por este comando geralmente no so visveis, a no ser quando a polilinha tem uma espessura diferente de zero.

Extend Array

Fillet

Chanffer

Offset

Break Break at point

Stretch

Scale

Explode

2.10.1 Exemplos de aplicao de alguns comandos de modificao de objetos de desenho: MIRROR: Faz cpias espelhadas de objetos, em funo de um eixo de simetria Modify /Mirror: Aps ativar o comando, selecione o objeto que quer espelhar Select object:, selecione a cabea do parafuso Figura 2.28 e pressione Enter. Selecione em seguida o primeiro ponto do eixo de simetria, Specify first point of mirror line:, utilize a opo Midpoint (Osnap) para selecionar o ponto mdio do segmento AB , Figura 2.28 e pressione a tecla esquerda do mouse. Em seguida ative novamente a opo Midpoint e selecione a aresta CD do desenho e pressione a tecla esquerda do mouse, Figura 2.29. Aparece a linha de comando Delet source object? [Yes/No]<N>, onde deve-se informar se para apagar o desenho original ou no. Neste caso pressione a tecla Enter para no apagar. O desenho ficar como mostrado na Figura 2.30. 2.22 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 Repita os procedimentos para que o desenho fique como mostrado na Figura 2.31.

B
Midpoint

Janela de seleo

Midpoint

C
Figura 2.28

C
Figura 2.29

D
Figura 2.30 Figura 2.31

TRIM: apaga linhas a partir de um determinado limite escolhido. -Modify /TRIM: aps a frase: Select object: selecione o limite a partir do qual se quer cortar o(s) objeto(s), selecione o crculo 1 na Figura 2.32 e pressione Enter . Em seguida frase: Select object to trim/ ...... : selecione os objetos para cortar. Selecione o crculo 2 e a reta 3, o desenho ficar como representado na Figura 2.33. Pode-se tambm ao surgir a frase Select object: , teclar Enter e em seguida comear a cortar os objetos. Uma outra opo quando se tem muitos objetos para serem cortados, ao aparecer a frase Select object to trim or ... :, digitar a letra F de Fence, ver Item 2.1.3 , pgina 2.2 e ir selecionando os objetos que sero cortados.

2
Figura 2.32 EXTEND: estende objetos at um limite pre-estabelecido. -Modify / Extend: ao ser solicitada a seleo do objeto Select objects :, selecione o limite at vai ser estendido o objeto, Figura 2.34, e pressione Enter. Selecione em seguida, a entidade a ser estendida quando aparecer a frase Select objetcs to extend or .... , e pressione Enter. O desenho ficar como mostrada na Figura 2.35. Este comando s funciona se o limite ficar na frente do objeto que se quer estender.
Limite selecionado

Figura 2.33

Linha a ser estendida

Figura 2.34 Selecionado o limite

Figura 2.35 Objeto j estendido

Curso bsico de CAD

2.23

Desenho de Mquinas - 2004/02 Modify/ARRAY: faz copias mltiplas eqidistantes em forma de m atriz ou polar. Ao ser ativado atravs do comando Modify/Array, do boto Cpia Matricial Para ativar a opo de cpia matricial , selecione o boto Rectangular array no quadro. Em seguida deve-se pressionar o boto Select object, o quadro desaparece e na tela do Autocad deve-se selecionar o objeto que se quer copiar, como por exemplo o hexgono mostrado na Figura 2.37, o quadro reaparece e deve-se informar nas janelas Rows (linhas) e Columns (colunas), o nmero de linhas (3) e de colunas (4) que se quer utilizar. Aps o preenchimento destas janelas devese no quadro Offset distance and direction nas janelas Row offset e Column offset, digitar as distncias entre as linhas (20) e colunas (20) da matriz ou, atravs dos botes existentes ao lado, selecionar na tela do autocad as distncias desejadas. Aps o preenchimento dos dados no quadro, utilizar a opo Preview para verificar se a cpia ficar como desejado, s aps este procedimento deve-se pressionar a tecla OK, para finalizar o comando. Nota: Se for fornecido uma distncia com valor positivo para as linhas, as cpias sero feitas para cima, se for fornecido um valor negativo para a distncia entre as colunas, as cpias sero feitas para a esquerda, e vice-versa. A opo Angle of Array, para representar a cpia inclinada em relao aos eixos do Autocad. ou digitando Array na barra do comando , aparece o quadro mostrado na Figura 2.36.

Figura 2.36 Quadro para Cpia matricial e Polar

Elemento original Hexgono inscrito, raio 5 mm Nmero de linhas, 3 Nmero de colunas, 4 Dist. entre linhas, 20 mm Dist. entre colunas, 20 mm

Figura 2.37 Exemplo de copia matricial Cpia Polar Para ativar a opo de cpia Polar , selecione o boto Polar array no quadro. Em seguida deve-se pressionar o boto Select object, o quadro desaparece e na tela do Autocad deve-se selecionar o objeto que se quer copiar, selecione a meia-lua na Figura 2.37, o quadro reaparece e deve-se informar na janela Center point, as coordenas X e Y do centro (O) da circunferncia em torno do qual se quer colocar as cpias. Pode-se digitar estas coordenadas nas janelas, mas a forma mais simples pressionar o boto existente ao lado da coordenada Y, e na tela do Autocad selecionar estas coordenadas 2.24 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 utilizando a ferramenta Osnap Intersection por exemplo. No quadro Method and value, selecione na janela Method a opo Total number of items & Angel to fill, na janela Total number items , digitar o nmero de cpias, digite 5 , e na janela Angel to fill, digite o ngulo do arco no qual ficaro as cpias, digite -135. Aps o preenchimento desses dados no quadro, utilize a opo Preview para verificar se a cpia ficar como desejado, s aps este procedimento deve-se pressionar a tecla OK, para finalizar o comando. Nota : Os objetos copiados podem ser rotacionado ou no durante o processo, verifique que na parte inferior do quadro da Figura 2.37, existe a opo Rotate items as copied, quando ativado, os objetos copiados so rotacionados, Figura 2.38 (b), quando desativado os objetos copiados no so rotacionados, Figura 2.38 (c).
00 0, R1
Objeto a ser copiado Coordenadas do centro da meia-lua: X=140mm Y=220mm Coordenadas do centro do array polar (O) X=200mm Y=160mm O
O O

a - Objeto a ser copiado

b - Cpia rotacionada do objeto Figura 2.38: Exemplos de cpia polar

c - Cpia no rotacionada do objeto

Modify /BREAK: quebra objetos (crculos, elipse, retas, polilinhas, etc.) Aps ativar o comando Modify/Break , aparece a frase Select object, selecione com o cursor de tela um ponto sobre o objeto a ser quebrado. Este ponto ser interpretado pelo programa como o ponto inicial a partir do qual o objeto ser quebrado. Aparece a frase: Specify second break point or [First point], onde deve-se indicar sobre o objeto ou fora deste o segundo ponto at onde o segmente deve ser quebrado, como mostra a Figura 2.39(a) , pode-se tambm utilizar as opes do Osnap para selecionar o segundo ponto. Uma outra opo escolher um novo primeiro ponto, para isto basta digitar F de ( First point), quando o programa solicitar a seleo do segundo ponto. Pode-se escolher um novo primeiro ponto com as opes do Osnap, um segundo ponto ser solicitado novamente, selecione com Osnap ou como desejar.

2 ponto

2 ponto

1 ponto

1 ponto

(a) Figura 2.39 Exemplo do comando Break 2.11 Modificao de polilinhas

(b)

2.11.1 Modificando polilinhas e transformando linhas em polilinhas. Localizao: Barra de menu suspenso Modify /Object/Polyline ou digitando PE na barra de comando. Ao ser ativado aparece a frase: PEDIT Select Polilinha or [Multiple]: Pode-se selecionar apenas um objeto, ou digitando a letra M ( de Multiple), selecionar vrios com uma janela. No primeiro caso aps a seleo, se o objeto selecionado no for uma polilinha, surge a frase: Do you want to turn it into one? < Y>, tecle Enter para transforma-lo numa. No segundo caso aps digitar a letra M deve-se selecionar os objetos que se quer modificar e encerrar a seleo teclando Enter , aparece uma frase muito parecida com a anterior, caso os objetos selecionados no sejam polilinhas, tecle Enter para transforma-los. Em seguida em ambos os casos aparece a frase: Enter an option [Close/Join/Width/ Edit Vertex/ Fit/Spline/Decurve/Ltype gen//Undo], onde deve-se escolher uma das opes entre colchetes para continuar com o comando. Opes de comando Close Join Width Digite C e Enter, une as extremidades de duas polilinhas ou poliarcos Digite J e Enter, une polilinhas ou poliarcos, pode-se selecionar todas as polilinhas de uma vez. Digite W e Enter, modifica a espessura das polilinhas 2.25

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 Ed.Vrtx Fit Curve Spline Decurve UNDO Digite E e Enter, edita vrtices de polilinhas, acrescentando ou mudando sua posio na Figura 2.40 , o vrtice V3, foi movido para uma nova posio V3, Digite F e Enter, ajuste de curva, Digite S e Enter, ajuste de curva Digite D e Enter, desfaz os ajuste realizados na polilinha Digite U e Enter, desfaz o ltimo comando

EXERCCIO 3: Desenhe uma polilinha semelhante a Figura 2.40(a) 1- Seqncia: ative o comando Draw/ Polyline, aparece a frase Specify start point, selecione o ponto V1. Aparece a frase Specify next point or [Arc/Halfwidth/Lenght/undo/Width], digite W e tecle Enter para modificar a espessura inicial e final da linha. Digite uma espessura de 3 para o incio e para o final da linha. Aps este procedimento selecione na tela os pontos V2, V3, V4, V5, V6 e V7, de forma que a figura fique parecida com a (a). 2 Ative o comando Modify/Object/Polyline e selecione a polilinha desenhada. Digite a letra C (de close) e tecle Enter, o desenho ficar como a figura (b), digite em seguida O (de Open) e tecle Enter, digite E (de Edit vertex) e tecle Enter, em seguida digite N (de Next), e tecle Enter duas vezes at chegar ao vrtice V3 . Digite M (de Move) e tecle Enter, mova o cursor de tela para a posio V3 figura (c) e pressione a tecla esquerda do mouse, o desenho ficar como mostrado na figura (c). Digite X (de eXite) e tecle Enter para voltar ao menu anterior, em seguida digite F ( de Fit) e tecle Enter, o desenho ficar semelhante figura (d). Para desfazer o ltimo comando digite D (de Decurve) e tecle Enter. Para encerrar o comando tecle Enter outra vez.
V2 V4 V3 V1 V5 V6 V7 V3' V3

Polilinha (a)

Close Ed.Vertx/Move (b) (c) Figura 2.40 Exemplo de modificao de polilinha

Fit Curve (d)

Nota:. O comando Pedit no transforma a circunferncia em uma polilinha, para isto deve-se utilizar um artifcio. Primeiro corte a circunferncia utilizando os comandos TRIM ou BREAK de maneira a permanecer apenas um arco de circunferncia de qualquer tamanho, em seguida ative o comando Pedit e transforme o semicrculo ou o arco numa polilinha. Para fechara o arco ou a circunferncia digite C (de Close). Nota: As Elipses e os arcos de Elipses desenhadas a partir da verso 2000 do Autocad, no so polilihas , portanto no podem ser editadas por este comando. Para se desenhar Elipses que possam ser editadas pelo comando PEDIT, deve-se antes de desenh-las, digitar o seguinte comando: PELLIPSE, em seguida pressione Enter. Aparece a seguinte linha de comando: Enter new value for PELLIPSE<0>. Digite 1 (HUM) e pressione Enter. As Elipses desenhadas a partir deste ponto (no vale para as j desenhadas) sero modificadas pelo comando PEDIT. Para desfazer basta repetir o procedimento anterior e digitar 0 (zero) no lugar do 1 (hum).

2.11.2 Transformando polilinha em linha Localizao, menu Modify/ Explode ou . Digitando Explode na barra de comando, ou pressione o boto da barra de ferramentas Modify1 . Selecione a entidade e pressione a tecla Enter. S ser notado alguma alterao no objeto aps a utilizao do comando explode, se a polilinha tinha espessura, neste caso ela perde esta caracterstica, e fica sem espessura.

2.12 Desenho em Perspectiva Isomtrica Localizao: Barra de menu suspenso Tools /Drafiting Settings/Snap and grid/ Isometric snap. Utilizao: Ativar a opo Tools/Drafings Settings/Snap and Grid/ Isometric Snap, a tela do Autocad se modifica, aparecendo os eixos do cursor de tela com a inclinao dos eixos isomtricos. Pressione conjuntamente as teclas CTRL e E ou a tecla F5 do teclado do computador, e veja o que acontece com os eixos, observe atentamente a barra de comando. Obs . Para desenhar crculos em perspectiva Isomtrica ative o comando Draw/ Elipse, aparece a frase Specify axis endpoint of ellipse or [arc/Center/Isocircle]:, digite I (de Isometric), aparece a seguinte frase na barra de comando: Spoecify center of isocircle:, onde deve-se fornecer as coordenadas do centro da Elipse, digite estas coordenadas ou 2.26 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 selecione na tela com o cursor, na barra de comando aparece a frase: Specify radius of isocircle or Diameter]: digite o raio ou ative a opo Diameter e digite o dimetro da circunferncia. O desenho de retas em perspectiva isomtrica idntico ao desenho no sistema ORTOGONAL, como se os eixos isomtricos no existissem, os ngulos so medidos em relao ao eixo X, no sentido determinado no comando UNITS. Exerccio: Desenhe a pea abaixo em perspectiva isomtrica

Exerccios: Desenhe as peas abaixo, no necessrio cotar os desenhos. 1)

Chave S 2)

Biela

Curso bsico de CAD

2.27

Desenho de Mquinas - 2004/02

3)

Gancho

4)

Chave de boca 5)

Chave de boca 2.28 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 6)

7)

8)

150
R1 0

28

R8
R5

R2,5
70

73

Compasso de volta interno

22

Curso bsico de CAD

2.29

Desenho de Mquinas - 2004/02

9)
60

10)
102,0
24

31,0
7

20,0

18,0

22.0

R40

45

48,0

42,6

14

24

3 R1

9 R3
R3 .0

30

R1

Suporte

2.13 Digitando textos Localizao: Barra de menu suspenso DRAW/TEXT/ Multiline Text ou Single Line Text, ou TEXT na barra de comando ou ainda selecionando o boto na barra de ferramenta de desenho.

1 Digitando textos com as opes Text ou Draw/ Single line text. Estas opes so idnticas, ao digitar Text na barra ou ativar o comando Draw/ Single line text., aparece na barra de comando a frase solicitando um ponto na tela para o incio da digitao do texto: Specify start point of text or [Jusdtify/Style], pode-se neste momento alterar o estilo de texto, para isto basta digitar a letra S de (Style), teclar Enter, e digitar o nome do estilo desejado, desde que o estilo de texto tenha sido criando anteriormente, ver Item 1.7 , pagina 1.7, ou digitar J (de Justificado) e selecionar uma das opes de justificao de textos. Tecle Enter para seguir em frente. Em seguida deve-se fornecer a altura do texto: Specify height <0.20>, digite um valor e tecle Enter, por ltimo deve-se fornecer o ngulo de inclinao do texto Specify rotation angle of text <0 >. Aps concluir estes procedimentos e teclar Enter, aparece a frase: Enter Text :, na barra de comando. Deve-se ento comear a digitar o texto. Cada vez que pressionar a tecla Enter, o texto mudar de linha. Para encerrar a digitao pressione a tecla Enter duas vezes seguida. Nota : Se foi especificado uma altura ou um ngulo para o estilo de texto quando este foi criado, as linhas de comando Specify height e Specify rotation angle of text, no aparecem, quando da digitao do textos. 2 Opo Draw/ Multiline text, boto ou digitando T na barra de comando.

Estas opes so idnticas, ao serem ativadas solicitam a abertura de uma janela semelhante ao comando Zoom/Windows na tela do Autocad, onde ser colocado o texto. Em seguida aparece o quadro Text Formating , Figura 2.41. Nesta caixa pode-se alterar o tipo de letra, o estilo de texto e a altura do texto. A caixa em branco logo abaixo da caixa Text formating o espao reservado para digitao do texto.

Figura 2.41 Caixa para digitao e edio de texto 2.30 Curso bsico de CAD

R48

1.

Suporte

66,0

28

6 0

51

30

24

10 8
62
R 25

Desenho de Mquinas - 2004/02

Caracteres especiais: %%o %%u %%d %%c %%% coloca uma linha sobre o texto coloca uma linha sob o texto coloca o smbolo de graus coloca o smbolo de dimetro coloca o smbolo de percentagem

[] [ ] [%]

2.14 Modificando textos 2.14.1 Correo de erros de gramtica: Localizao: Na barra de menu suspenso Modify/Object/Text/ Edit ou digitando DDEDIT na barra de comando. Ao ser ativado solicita a seleo do texto a ser corrigido, e imediatamente aparece uma janela como mostrado na Figura 2.42, com o texto selecionado para ser corrigido.

Figura 2.42 Caixa para correo de erros de gramtica

2.14.2 Correo de todos os tipos de erro: Existem duas formas de modificar algumas caractersticas dos textos. A primeira copiando as propriedades de um texto existente para um outro, e a segunda alterando as propriedades do texto atravs de uma quadro. 1Copiando as propriedade de um texto existente: deve-se ativar o comando Modify / Match Properties . Ao aparecer a frase: Select source object, selecione o texto que vai servir de fonte. Aps a seleo surge a frase: Select destination object or [Settings], selecione o texto que vai ser modificado. Pode-se durante este comando selecionar quais propriedades devem ser transmitidas, tais como, camada, tipo de linha cor, etc. Para isto basta digitar S (de Settings) antes de selecionar o texto que ir ser modificado. Para uma modificao total do texto (altura, camada, estilo do texto, tipo de letra, angulo, rotao, etc), deve-se utilizar o comando que modifica as propriedades do texto. Este comando se encontra na barra de menu suspenso Modify /Properties , ou pressionando o boto da barra de ferramentas. Pode-se selecionar o texto antes ou depois de ativar o menu Properties , em qualquer dos casos aparece um quadro, onde as variveis possveis de serem modificadas se encontram presentes, Figura 2.43. Selecione com o mouse a propriedade que quer modificar e altere seu valor, aps esta operao pressione Enter. Para alterar outras objetos no necessrio fechar o quadro, basta pressionara a tecla Esc e selecionar outra entidade ou outro texto.

2-

Figura 2.43 Quadro para modificao de todas as propriedades dos textos

Curso bsico de CAD

2.31

Desenho de Mquinas - 2004/02 2.15 Cotagem: Localizao: Barra de menu suspenso Dimension, ou botes da barra de ferramenta. 2.15.1 Comandos de cotagem: Linear : cotagem linear - Localizao: Barra de menu suspenso Dimension/Linear ou na barra de ferramentas com o boto , ou digitando DLI na barra de comando. Este comando cota apenas dimenses na horizontal e vertical , Figura 2.44. Aps ativado selecionar dois pontos do detalhe que se quer cotar, ou ento pressione a tecla Enter, neste caso selecione a aresta a ser cotada. Em quaisquer dos casos aparece na barra de comando a frase: [ Mtext/Text/ Angle/Horizontal/Vertical/rotated]. Mtext Text Angle Horizonatal Vertical Rotated Digite M, e Enter, aparece o quadro da Figura 2.41 da pgina 2.30, onde se pode alterar diversas caractersticas da dimenso, inclusive seu valor, Digite T, e Enter, para escrever, ou introduzir outro valor para a dimenso na barra de comando, Digite A , e Enter, e digite o ngulo para alterar o ngulo da dimenso, Figura 2.45, Digite H, e Enter, para que a linha de cota se posicione horizontalmente, Digite V , e Enter, para que a linha de cota se posicione na vertical, Digite R , e Enter, para rotacionar a linha de cota e a cota do ngulo especificado, Figura 2.46.
42

42

4 14

12

35

35

Aligned:

Figura 2.44 Figura 2.45 Figura 2.46 cotagem alinhada Localizao: Barra de menu suspenso Dimension/Aligned ou selecionando o boto , na barra de ferramentas. Os procedimentos para este comando so semelhantes aos do comando Dimension Linear , Figura 2.47. origina cotas em funo de coordenadas (X,Y) - Localizao no menu de barra Dimension/Ordinate ou na barra de ferramentas . O referencial para este tipo de cotagem o sistema, UCS (Sistema de referencial do Usurio ou o absoluto do Autocad). Ver exemplo na Figura 2.48. Solicita ponto a ser cotado (select feature location), em seguida pergunta se a coordenada X ( Xdatun ) ou Y ( Ydatun) ou se um texto. que deve aparecer no local da cota. (opo Mtext ou Text)

Ordinate :

Angular :

cota dimenses angulares, Figura 2.49, solicita duas retas para cotar o ngulo ou um arco de circunferncia. Formas de acionamento: Barra de menu suspenso Dimension/angular ou barra de ferramentas com o boto .

Diameter :

cota o dimetro de circunferncias (colocando antes da dimenso), para retirar o , selecione a opo Text ou Mtext antes de confirmar o valor da cota, Figura 2.49. Formas de acionamento: Na barra de menu suspenso Dimension /Diameter ou na barra de ferramentas com o boto .

Radius :

cota a dimenso do raio do arco de circunferncia (coloca R antes da dimenso), para retirar o R, selecionar a opo Text ou Mtext antes de confirmar o valor da cota, Figura 2.49. Formas de acionamento: Na barra de menu suspenso Dimension/Radius ou na barra de ferramentas com o boto .

2.32

14

144

36

Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02

10

30
102,16
10
,0 74

72,09
44

30

0 R1

28,13 594,22 615,42 645,53 768,57

Figura 2.47 Leader:

Figura 2.48

Figura 2.49

Localizao, na barra de ferramentas com o boto , ou digitando Leader na barra de comando. Serve para digitar comentrios, enumerar peas, e colocar Tolerncia Geomtrica nos desenhos. Ao ser acionado solicita o ponto inicial da seta Specify first leader point, or [Settings]. Para alterar os parmetros da linha Leader, digite S (de Settings), aparece o quadro Leader Settings: Quadro Leader Settings - Para colocar o texto sobre a linha: selecione na orelha Annotation a opo Mtext. Em seguida na orelha Attachment marque a opo Underline Bottom line, e pressione OK, Figura 2.50. - Para colocar tolerncia geomtrica: selecione na orelha Annotation a opo Tolerance, em seguida selecione a orelha Leader Line & arrow, e ative a opo Straight na caixa Leader Line. Selecione para a seta a opo closed filled na caixa Arowhead, na caixa Angle Constraint, especifique Any Angle, para o primeiro e segundo segmento. Por ltimo na caixa Number of points , especifique o mximo de 3 , e pressione a tecla OK, Figura 2.51 Aps pressionar a tecla OK em qualquer dos dois caso anteriores, deve-se selecionar com o cursor um ponto na superfcie da entidade sobre a qual se quer anotar uma determinada informao ou indicar uma tolerncia geomtrica. Em seguida aparece na barra de comando a frase: Specify next point, solicitando o prximo ponto da linha LEADER , selecione na tela o ponto desejado, aparece novamente a mesma frase anterior, Specify next point , selecione um outro ponto, para traar o trecho horizontal da reta. Aps este ltimo ponto, pressione a tecla Enter para encerra esta fase do comando. - Se a opo for para escrever um comentrio (Mtext), aparecem as seguintes frases: Specify text width <5.0>:, informando a altura atual do texto, pressione Enter, aparece a frase Enter first line of annotatio text < Mtext >, pode-se comear a escrever a partir deste momento, mas a melhor opo teclar Enter para ativar caixa Multiline Text Editor , j mostrada na Figura 2.41,pgina 2.30. - Se a opo for para colocar tolerncia geomtrica, aparece o quadro mostrado na Figura 2.52, selecione o quadro com a palavra Sym, aparece outro quadro onde se escolhe a tolerncia desejada. O comando retorna para o quadro da Figura 2.52, digite o valor da tolerncia na janela Tolerance 1, e se necessrio a letra do referencial na janela Tolerance 2 . Pressione o boto OK, para encerrar.

Pintar

0,05

Figura 2.50

Figura 2.51

Figura 2.52 Quadro para inserir Tolerncia Geomtrica no desenho Curso bsico de CAD 2.33

Desenho de Mquinas - 2004/02 Baseline: sistema de cotagem em paralelo. Localizao: Na Barra de menu suspenso : Dimension /Baseline ou com o boto . S funciona aps ter sido colocado a primeira cota, linear, ou alinhada. Por exemplo, inicie a cotagem linear pela cota de dimenso 3,5 mm, Figura 2.53. Cotada esta dimenso, aps pressionada a tecla esquerda do mouse, ative em seguida o comando Baseline, e da por diante basta selecionar os pontos seguintes, que as cotas sero colocadas em paralelo. A distncia entre as cotas controlada pelo comando Format/ dimension style/modify/ Line and arrows/baseline spacing , mostrado na Figura 1.9 , pgina 1.9, orelha Line and Arrows. Continue: - Sistema de cotagem em srie Figura 2.54. Localizao: Barra de menu suspenso Dimension/Continue ou com o boto . O funcionamento idntico ao comando anterior. Inicie a cotagem linear pela dimenso 2,0mm, encerre o comando e em seguida ative o comando Continue.
43 28 17 6 6 11 11

40

40

22

30

10

43

Figura 2.53 Cotagem em paralelo Quick Dimension :

Figura 2.54 Cotagem em srie

coloca todas as dimenses numa direo (vertical ou horizontal) de uma nica vez. Localizao: Barra de menus suspenso Dimension/Quik Dimension. Funcionamento: selecione um lado do desenho com uma janela, de preferncia janela Windows , e tecle Enter, Figura 2.55(a) . Aparece na barra de comando a seguinte frase: [Continouos/Stagegered/ Baseline/Ordinate /Radius/ Diameter/datumPoint/ Edit/seTTtings], digite B (de Baseline) mas no tecle Enter, apenas mova o cursor na tela para a esquerda, direita, para cima ou para baixo para ver o que acontece. Quando ficar numa configurao correta tecle Enter, a cotagem deve ficar como na Figura 2.55(b).
Janela windows
30

a Seleo por janela Windows

b Aps mover o cursor para a esquerda

Figura 2.55 Comando Quick Dimension com a opo Baseline ativada.

2.34

Curso bsico de CAD

20

30

40

10

12

Desenho de Mquinas - 2004/02 2.15.2 Modificao de dimenses Localizao: Barra de menu suspenso Modify /Properties , na barra de ferramentas com o boto . Modifica todas as propriedades da cota, das setas, das linhas de chamada, do estilo de texto, etc.. Aps ser acionado, selecione a dimenso a ser editada (pode ser o inverso), aparece o quadro mostrado na Figura 2.43, da pgina 2.31. Se no tiver bastante experincia com o programa evite modificar as variveis de cotagem neste quadro. Podese conseguir resultados melhores modificando as variveis de dimensionamento no quadro Dimension Style manager, Figura 1.8 , da pgina 1.8, e atualizar as modificaes dimenses com o comando Update . 2.15.3 Outras formas de edio de dimenso: 1 Na barra de menu suspenso Modify /object/Text , na barra de ferramentas, ou digitando DDEDIT na barra de comando, este tipo de edio permite alterar apenas erros gramaticais ou de valor, Figura 2.41, Pgina 2.30. 2 - O comando Dimension/Update , ou o boto . Este comando atualiza todas as cotas de um desenho, quando qualquer varivel modificada no estilo de dimenso. Por exemplo, se o tamanho da seta tiver sido alterado, atravs do quadro mostrado na Figura 1.8,da Pgina 1.8. Para atualizar esta modificao em todas as cotas no desenho, basta acessar o comando Update e, selecionar todo o desenho ou a cota que se quer atualizar. Sero modificadas apenas as cotas que pertenam ao estilo de dimensionamento que foi alterado. Quando existir mais de um estilo, bom verificar se o estilo que foi modificado o que se queria. 3 O comando Dimension/Oblique, altera o ngulo das linhas de chamada, o mesmo que ativar o boto da barra de ferramentas Dimension, digitando O (de Oblique). Ao ser ativado pede para selecionar a dimenso, em seguida solicita o ngulo de inclinao da linha de chamada, Figura 2.56(b). O boto , tambm permite rotacionar a cota, digite R (de Rotate), modificar o valor da cota, digite N (de New). Os procedimentos so os mesmos de Oblique, deve-se informar o ngulo de rotao, ou digitar o valor da nova cota. 4 - O comando Dimension/Align Text, idntico ao boto da barra de ferramentas Dimension, altera a posio da cota em relao linha de cota. As opes so: alinhar esquerda ou direita, alinhar no centro e inclinar a cota de um ngulo especificado pelo projetista, Figura 2.56(c).

Cotagem normal Cotagem obliqua Cotagem rotacionada (a) (b) (c) Figura 2.56 Exemplos de modificao de cotas Exerccios: Desenhe e cote os elementos abaixo, alguns tipos de cotagem aqui representadas no existem nos comandos de cotagem, elas devem ser EXPLODIDAS , e em seguida modificadas.
R85,5 R102,6 4 furos 8 R94,5 R85,5 R106,5

20

R4,0

15

10

10

15

20

cantos com R8

20

30

Figura 2.57 - Mostrador Curso bsico de CAD 2.35

Desenho de Mquinas - 2004/02


292 280,5

14

19
9

28

14 18

22 306 7

8,5 R13

14

28

36

40 8

30

165 248

Figura 2.58 - Flange 2.16 Hachuras 2.16.1 Adicionando hachuras aos desenhos Localizao: Barra de menu suspenso Draw/ HATCH ou com o boto mostrado na Figura 2.59. , com qualquer das opes aparece o quadro

Figura 2.59 Quadro de configurao de hachuras Neste quadro iremos utilizar apenas as opes mais importantes que so: Swatch Determina o tipo de hachura que ser utilizada. Para selecionar um outro tipo de hachura, basta selecionar com o cursor de tela o interior da janela Swatch e pressionar a tecla esquerda do mouse, aparece um outro quadro onde podemos selecionar hachuras tipo ANSI, ISO, e outros. Modifica o ngulo das hachuras, pode-se digitar ou selecionar uma escala na seta da janela. Modifica a distncia entre as hachuras, pode-se digitar ou selecionar um na seta da janela.

Angle Scale

2.36

30

Curso bsico de CAD

140

2 R10

Desenho de Mquinas - 2004/02 Pick point Select object Inherit Properties Associative Nonassociative Este comando serve para selecionarmos o interior das reas a serem hachuradas. A rea deve ser uma entidade fechada , e deve est completamente visvel na tela do Autocad. Este comando permite selecionar objetos que devem ser hachurados, seja atravs de uma janela de seleo, seja selecionando objetos simples fechados como polgonos, e circunferncias. Permite copiar as caractersticas de uma hachura j existente no desenho. Desenha hachuras como um bloco, formando uma s entidade de desenho Desenha as hachuras explodidas, cada linha uma entidade de desenho.

2.16.2 Modificando Hachuras: Localizao: barra de menu suspenso Modify /Object/ Hatch , ou atravs do boto Edit Hatch da barra de ferramentas

View/ Toolbars.../Toolbar/Modify II, , em ambos os casos aparece um quadro muito semelhante ao da Figura 2.59 da Pagina 2.36. Este comando permite alterar o ngulo, a escala, e o tipo da hachura de uma entidade de desenho.

2.16.3 Exerccio Desenhe numa escala de 1:1, a pea abaixo colocando as hachuras e cotas indicadas.

Figura 2.60 Suporte com nervura

2.17 Comando Tools/Inquiry: fornece informaes sobre a massa da pea (desenho de slidos), rea, permetro, coordenadas de qualquer ponto, distancia entre dois pontos, tempo gasto no desenho, etc.) Localizao: Na barra de menu suspenso Tools /INQUIRY ou na Barra de Ferramentas View/ Toolbars.../ tolbar/In quiry, atravs dos botes

-Area -Dist Curso bsico de CAD

Calcula rea e permetros de polgonos fechados ou no. Calcula a distncia entre dois pontos selecionados 2.37

Desenho de Mquinas - 2004/02 -Help -ID -List -Status -Timer -Mass propertie -Set Variable Ajuda Fornece as coordenadas de um ponto qualquer no espao Lista informaes sobre uma entidade selecionada, permetro, coordenadas, etc.. Lista o estatus da seo atual (Layer, grid, espao no disco, limites, etc.) Lista a data e horrios (incio e trmino) do desenho atual Nos desenhos de slidos, lista as propriedades deste, como momento de inrcia, centro de gravidade, massa, volume, etc. Lista as variveis do Autocad.

- Clculo de rea e permetro Tools/Inquiry/Area Calcular a rea e o permetro da Figura 2.61.

Figura 2.61 Passo 1 : Tools/Inquiry/Area Passo 2 : digite A (de Add) e pressione Enter. Passo 3 Specify First corner point or <Object/Subtract>: selecione P1 Passo 4: Specify next corner point or press Enter for Total (Add mode): selecione P2 e aperte a tecla esquerda do mouse, repita o procedimento com todos os vrtices do retngulo at fechar, em seguida aperte a tecla direita do mouse ou Enter. Neste ponto a barra de comando j apresenta a rea do retngulo 6.313,9 mm2 e seu per metro 328,6 mm. E a ltima linha da barra de comando apresenta a frase: Specify First corner point or [Object/Subtract]: Passo 5: digite S (de Subtract) e pressione Enter para subtrair da rea calculada o retngulo da figura. Aparece a frase: Specify First corner point or [Object/Add]: Passo 6 :selecione os pontos P5 , P6 , P7 e P8 na seqncia e ao concluir, pressione a tecla direita do mouse, ou tecle Enter. Aparece a frase: Specify First corner point or <Object/Subtract>: Passo 7 : digite O (de Object )e pressione Enter, para subtrair os crculos do objeto. Aparece a frase: (SUBTRACT mode) Select objects: Passo 8 : selecione os crculos um a um. Aps encerrar a seleo pressione Enter duas vezes seguida ou a tecla direita do mouse, para encerrar o comando de clculo de rea. Psso 9 : pressione a tecla F2 , para ativar a tela de texto do Autocad e verifique qual a rea do objeto desenhado Nota :. Inicie sempre por ADD , para evitar calculo de rea com valor negativo. - Calculo de distncia Tools/Inquiry/Dist Determinar distncia entre o centro da circunferncia e uma reta, Figura 2.62. passo 1: Tools/Inquiry /dist, pressione Enter passo 2: dist first point: Osnap Center e localize o centro do circulo passo 3: dist first point center of second point: Osnap Perpend, selecione qualquer ponto da reta A resposta apresentada na barra de comando ser do tipo: distance (distncia) = 20 angle in XY plane (angulo da reta no plano XY, em relao ao eixo X) = 35o angle fron XY plane (angulo da reta em relao ao plano XY) = 0o 2.38 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 delta x (comprimento da reta na direo X) = 16,383 delta y (comprimento da reta na direo Y) = 11,4715 delta Z (comprimento da reta na direo Z) = 0

Figura 2.62 2.18 Blocos 2.18.1 Criando blocos Localizao: Barra de menu suspenso Draw/BLOCKS/ Make ou na barra de ferramentas com o boto . Block so gabaritos de desenho criados pelo usurio, com informaes sobre sua forma, tipo de linha, cor camadas, marca, material etc, e que podem ser inseridos em qualquer lugar, em qualquer escala e com qualquer orientao tantas vezes se deseje. -Criando um bloco: 1o desenhe o elemento (parafuso, porca, rolamento, tubo, transistor, trocador de calor, legenda, formatos, etc.), de preferncia com dimenso unitria, para que na hora de inserir o bloco em um desenho, no possa existir dvidas quanto s dimenses com a qual este foi criado, facilitando desta forma a determinao da escala na hora de inserir o bloco no desenho. Se o bloco for criado no LAYER 0 (zero), ao ser inserido ele adquire a cor e as caractersticas do tipo de linha da camada onde for inserido. Se o bloco for criado numa camada diferente da zero, ele mantm as caractersticas da camada onde foi criado. 2o uma vez concludo o desenho da pea que ser transformada em bloco, ative o comando Draw/Block/Make, aparece um quadro como mostrado na Figura 2.63, digite o nome a ser dado ao bloco na janela Name , selecione o objeto a ser transformado em bloco, ativando o boto select objects , o quadro desaparece, selecione com uma janela o elemento que ir ser transformado em bloco e tecle Enter , o programa retorna ao quadro. Indique o ponto base para o bloco, ativando o boto Pick point, o quadro desaparece, utilize as ferramentas OSNAP, para selecionar um ponto, que ajude na hora de inserir o bloco no desenho e em seguida pressione a tecla esquerda do mouse, o quadro retorna. Preencha a janela Desciption com algumas informaes a respeito do bloco. Selecione na janela Insert units , a opo Milmeters . E ative a opo Retain Objects , de forma a permitir a criao do bloco sem que o objeto que dar origem a este, desaparea da tela. Pressione a tecla OK, e o bloco est criado.

Figura 2.63 Quadro para criao de blocos

Curso bsico de CAD

2.39

Desenho de Mquinas - 2004/02 2.18.2 Inserindo Blocos no desenho. Localizao: Barra de menu suspenso Insert/BLOCKS , ou atravs do boto qualquer dos casos aparece o quadro mostrado na Figura 2.64. da barra de ferramentas Draw. Em

Figura 2.64 Quadro para insero de blocos - Pode-se procura o bloco digitando seu nome ou pressionando a seta da janela Name , desde que o bloco tenha sido criado no desenho atual. Caso o bloco esteja em outro diretrio, em outro arquivo, deve-se utilizar o boto Browse, para encontra-lo. Por isto sempre uma boa poltica, criar uma pasta num diretrio conhecido com o nome BLOCO, onde se deve colocar todos os blocos criados, para facilitar esta procura. Explode Determina se o bloco deve ser inserido explodido ou no. Insertion Point Nesta janela deve-se fornecer as coordenadas (X,Y,Z ) da posio que o bloco ir ocupar quando inserido. A melhor opo ativar a janela Specify On-Screen deste quadro, para fornecer esta posio na tela do Autocad, quando inserir o bloco. Scale Permite inserir o bloco j com uma escala determinada em cada eixo Specify on-Scren desativado, digitando na janela a escala desejada, ou determinar a escala quando estiver na tela do Autocad, Specify on-Scren ativado. Pode-se digitar a escala na barra de comando ou especifica-la selecionado dois pontos na tela do Autocad, o critrio do projetista. Rotation Permite inserir o bloco j rotacionado, ou determinar esta rotao na tela do Autocad, fica a critrio do projetista. Nota: Quando inserir BLOCOS evitar a utilizao de escalas diferentes em cada eixo. Pois uma vez inserido o bloco com escalas diferentes, este no poder ser explodido, para posterior modificao. Nota: um bloco inserido com escala negativa se apresentar espelhado em relao aos eixos X, Y ou Z.

2.18.3 Criao de blocos no disco rgido - Comando WBLOCKS Localizao: Digitando WBLOCK ou W na barra de comando A grande vantagem deste tipo de bloco em relao ao anterior que ele pode ser utilizado em qualquer outro desenho, o que no acontece com os blocos criados pelo comando Draw/ block/Make, estes s podem ser utilizados no des enho no qual foram criados, isto no podem ser exportados. Existem duas formas para criao deste tipo de bloco. 1- Quando o bloco j existe, criado pelo comando Draw/ block/Make. Digite WBLOCK ou W na barra de comando. Aparece um quadro onde devemos ativar a opo Block , no quadro Source. Pressione a seta desta janela e selecione o bloco que quer gravar no disco rgido. Em seguida no quadro Destination, que j contm o nome do bloco, selecione com a seta da janela Location, o diretrio e o arquivo onde este bloco dever ser salvo no disco rgido. 2- Quando o bloco no existe. Digite WBLOCK ou W na barra de comando. Aparece um quadro onde devemos ativar a opo Object no quadro Source (se escolher a opo Entire drawing , o comando transformar todo o desenho em nico bloco), selecione a opo Objects . Em seguida pressione o boto Select object, para sair do quadro e poder selecionar o objeto que se quer transformar em bloco. Selecione o ponto base atravs do boto Pick Point. Na janela File name and Path, localize a pasta onde salva seus blocos e d um nome para o bloco. Pressione o boto OK. Est criado o bloco diretamente no disco rgido. Para inserir o bloco deve-se proceder da mesma forma que no Item 2.18.2 , da pgina 2.40. 2.40 Curso bsico de CAD

Desenho de Mquinas - 2004/02 EXERCCIOS DE AUTOCAD 1-Qual a diferena que existe entre uma janela de seleo Windows e uma Crossing ? 2-Como fazer para ativar uma janela tipo Crossing durante um processo de seleo de objetos? 3-Como fazer para entrar com dados relativos quando do traado de segmentos de reta? 4-Que procedimento deve-se utilizar para traar uma circunferncia que seja tangente a duas outras circunferncias e a um segmento de reta? 5-Para mover o quadrado de vrtices 1,2,3,4, para o do ponto B e para o ponto C como mostrado nas posies fantasmas, que comandos e artifcios devem ser utilizados. Descreva-os.

6-Um segmento de reta desenhado na camada Linha de Centro e Primitivas se apresenta como mostrado abaixo. O que se deve fazer para modific-la?

7-Ao ser redigido na escala de 1:2, a chapa de formato retangular abaixo, se apresentou com as dimenses indicadas. Sabendo que as dimenses reais da chapa so: comprimento 15mm e largura 10mm, que alteraes devem ser feitas no estilo de dimenso para que as cotas saiam com as dimenses corretas?

0 1

30
8-O que se deve fazer para retirar o smbolo da cotagem do dimetro do furo na figura anterior? 9-Se as setas, a altura das dimenses, a distncia da linha de chamada para a pea, a distncia que a linha de chamada deve ultrapassar linha de cota, entre outras variveis de dimensionamento, estiverem pequenas ou grandes, que comando do quadro Dimension Style Mananger deve ser alterado para consert-las todas de uma vez? 10-Oque acontece com um desenho quando o cadeado de alguma camada estiver fechado? 11-O que ocorre ao se digitar um texto no Autocad, se o estilo de texto utilizado foi criado com a altura e o ngulo do texto j definidos e diferente de zero? 12-O que ocorre quando o sentido do ngulo escolhido como clockwise, no quadro Units ? 13-Um bloco criado em um desenho pelo comando Draw/ Block , pode ser utilizado em um outro desenho? 14-Com qual dimenso deve-se de preferncia criar um bloco? 15-Se um bloco for criado na camada zero, ao ser inserido em uma outra camada que caractersticas adotar?

FIM

Curso bsico de CAD

20

2.41

Вам также может понравиться