Вы находитесь на странице: 1из 16

ORGANIZAO DE BIBLIOTECAS: ESPAO FSICO

prioritariamente, observar o local e o acervo. Entretanto estes itens vo depender dos objetivos da unidade, da quantidade de usurios e funcionrios, dos servios prestados, das perspectivas futuras e dos recursos financeiros de que a biblioteca/unidade informacional dispe.

Klytia de Souza Brasil Dias da Costa

Tambm depender de como se negocia com os administradores. O importante ter sempre presente que uma biblioteca exige um

1.

INTRODUO

espao adequado s necessidades e aos servios que presta e que, para funcionar com xito, precisa dispor de uma rea suficiente para desenvolver suas atividades.

Na organizao de uma biblioteca devemos observar trs aspectos: o fsico, o tcnico e o administrativo. Neste documento vamos focar nosso interesse apenas no aspecto fsico estabelecendo as condies mnimas (de espao) necessrias para se implantar uma biblioteca/unidade informacional e fornecendo algumas dicas sobre clculo de acervo e layout. Segundo Linhares (1984), a biblioteca/unidade informacional deve contar com pelo menos uns 60 m. Ele calcula que, ao final de cinco anos, esta rea aumente em 30%. Outra forma sugerida por ele para se calcular a rea necessria considerar 2 m por usurio e 15 m por empregado Este aspecto inclui a previso do espao que a biblioteca/unidade informacional necessita, considerando seu crescimento progressivo, e seu melhor aproveitamento. Para a instalao de uma unidade devemos, (estes valores incluem o equipamento e o acervo bibliogrfico). O espao deve ser planejado levando-se em conta a rea de armazenamento (local do acervo); a rea de atividade (espao dos leitores e dos bibliotecrios) e a rea de circulao. O ideal que a biblioteca fique num local de fcil acesso para seus os usurios.

2.

ESPAO FSICO

Para outros autores um usurio adulto, sentado em uma mesa de aproximadamente 76 cm de largura, deve ocupar um espao total de 2 a 3 m, enquanto um empregado deve ocupar de 10 a 12 m. Estas medidas variam em funo do tamanho da mesa e do maior ou menor conforto que o espao pode proporcionar. Para as estantes de livros e de peridicos o espao poder ser de 10 m para cada 1.000 volumes e se for uma estante expositora, o clculo de 3 m. Com relao ao espao para leitura calcula-se 1,5 lugares para cada 1.000 hab.

2.1

TEMPERATURA, UMIDADE E VENTILAO

O acervo de uma biblioteca/ unidade informacional sensvel a mudanas excessivas de temperatura e de umidade acentuada. Estas mudanas podem ocasionar o surgimento de fungos e bactrias nos diversos tipos de suportes. O ideal que o ar condicionado funcione 24 horas para que no haja variao de temperatura. Na impossibilidade de manter o ar condicionado

O local deve possuir tambm boas condies de temperatura, iluminao etc., que o tornem agradvel e saudvel. Devemos identificar as reas de maior e menor incidncia do sol, o nvel de luminosidade natural, a ventilao natural e o grau de umidade. Outro aspecto a ser observado a concentrao de rudo (baixa ou alta ocorrncia). Devemos, ainda, considerar as possibilidades de instalaes eltricas, a questo da preveno de incndios e enchentes, as facilidades de acesso rea e, claro, a capacidade de resistncia estrutural do local.

permanentemente ligado e controlado, a recomendao manter o ambiente arejado naturalmente. As variaes constantes de temperatura podem levar perda de flexibilidade da fibra do papel causando um grande dano ao documento (isto no caso especfico da publicao em papel). Sugerimos que a temperatura da biblioteca seja mantida entre 19 e 23C.

O desejvel que o ambiente tenha possibilidades de ampliao. Temperaturas altas e umidade do ar superior a 55% so Obs: Devemos tambm prever espaos que possam acomodar condies que favorecem o desenvolvimento do mofo. Alm dessas condies, m ventilao, iluminao inadequada e acmulo de p tambm auxiliam no desenvolvimento de mofo. adequadamente usurios com necessidades especiais, tais como deficientes visuais e cadeirantes.

Para documentos guardados em arquivos, recomenda-se o uso de slica gel. Como em uma biblioteca/unidade informacional cada material responde de forma diferente a condies de umidade e temperatura, listamos abaixo as umidades e temperaturas aceitveis para alguns materiais encontrado na biblioteca: Filme Papel

Umidade relativa 40% a 50%

Temperatura 18,30C a 21,10C 12,80C a 18,30C. Temperaturas abaixo de 15C podem causar danos respiratrios, portanto deve-se ter uma sala especial para a conservao. H pouca pesquisa sobre este material H pouca pesquisa sobre este material

30% a 40%

Couro Pergaminho

50% a 55% 40% a 45%

Fonte: http://www.airfree.com.br/cartilhas_bibliotecas.asp O controle das questes referentes temperatura e umidade pode ser feito atravs dos seguintes equipamentos: aparelho de ar condicionado, para manter a temperatura sob domnio; higrmetro, para medir a umidade relativa do ar; termo-higrmetro, para medir a temperatura e a umidade e desumidificador, para retirar a umidade do ambiente.

O ar do ambiente deve ser sempre renovado, por isso a ventilao importante. As janelas devem ocupar por volta de 20% das paredes e devem ficar de frente para o interior do ambiente. Evite colocar materiais sensveis perto das janelas. O uso do maior nmero possvel de pontos eltricos no ambiente Pisos claros refletem mais a luz e oferecem melhores condies de iluminao, principalmente para prateleiras mais baixas.

2.2

ILUMINAO
A iluminao outro aspecto fundamental numa

facilita a distribuio da iluminao e de ligaes para redes de computadores. A rea de leitura deve ser a mais iluminada, enquanto a rea correspondente ao acervo pode ser mantida na sombra e por ocasio do acesso, a iluminao ser acionada automaticamente ou mecanicamente.

biblioteca/unidade

informacional, de um lado, pelo conforto que deve

proporcionar aos servidores e aos usurios e, de outro, pela interferncia no acervo. Em geral, as fontes utilizadas na iluminao interna so a luz natural e as lmpadas fluorescentes. A luz natural quando incide sobre o acervo prejudicial porque apresenta um nvel elevado de radiao ultravioleta (UV). As lmpadas fluorescentes embora mais frias, que outros tipos de lmpadas, e de fcil manuteno, tambm prejudicam o papel, tornando-o amarelado. Portanto muito cuidado, para que estas lmpadas no causem danos ao acervo, devem ser usadas com protetores (tipo de membrana de plstico fino e flexvel) e devem ser colocadas na mesma direo das estantes, evitando que o calor dos reatores fique prximo dos livros/ materiais/ acervo. O uso de persianas, cortinas leves, vidros especiais ou filmes aderentes ao vidro tambm so importantes para controlar a incidncia do sol.

2.3

PISOS E PAREDES

Quanto a estes aspectos, devemos observar os seguintes pontos: . facilidade de limpeza; durabilidade; isolamento acstico; aparncia; impermeabilidade e segurana. Segundo Almeida (2005), o piso ideal aquele que, alm de bonito e silencioso, no exala nenhum poluente nocivo, no favorece a infestao de insetos, impermevel e resistente gua, prova de fogo e de fcil manuteno. Para ele tais pisos so: o concreto tratado, o mrmore, a cermica e a pedra, desde que corretamente instalados. J o piso de madeira e o carpete no so aconselhveis. O primeiro tem como

aspectos negativos a emisso de gases pelo adesivo utilizado em sua instalao, a reteno de gua por ocasio de eventual inundao e a combusto. Os carpetes tm como pontos negativos a utilizao de adesivos que emitem componentes volteis; so esconderijos para insetos e poeiras e necessitam de mo-de-obra especializada para promover a limpeza. Obs.: Paredes midas causam proliferao de fungos e pisos no nivelados podem causar acidentes.

Podemos, ainda, delimitar as aes por reas de interesse, tais como: rea de leitura, rea de trabalho em grupo, rea de tratamento tcnico e etc. Obs.: O atendimento ao pblico uma rea de concentrao de rudo, enquanto a rea de leitura deve ser de baixa ocorrncia de rudo.

2.5

SEGURANA
Numa biblioteca/unidade informacional, devemos sempre estar

2.4

RUDOS
Os rudos esto sempre presentes em uma biblioteca, entretanto

atentos s questes de segurana contra alguns riscos comuns, tais como: queda de estantes, incndio, insetos/roedores/traas etc. Portanto devemos tomar algumas medidas preventivas: impedir o consumo de alimentos no ambiente; manter o acervo longe das reas que possuam tubulaes e outras fontes de gua como banheiros, cozinhas ou equipamentos de controle de clima. manter o local sempre limpo; monitorar as condies do ambiente examinando com freqncia alisares, peitoris e outras partes das estruturas de madeira, assim como o acervo e as prateleiras, para prevenir infestaes e observar o estado de conservao;

alguns procedimentos devem ser adotados visando reduzi-los ao mnimo desejvel, por volta de 30/35 decibis. Em relao ao espao fsico, podemos usar revestimentos de forro, piso e paredes que ofeream boa absoro de som. Podemos tambm adotar divisrias de ambientes ou utilizar as prprias estantes como barreiras entre locais mais ruidosos e outros onde o silncio necessrio. Devemos nos preocupar em manter o local de leitura afastado da rea de referncia (mais movimentado) e das reas de circulao e trabalho.

utilizar dispositivos de segurana (desumidificadores, extintores de incndio, detectores de fumaa, alarmes etc.) observar alguns dispositivos para segurana pessoal e patrimonial, tais como: segurana eletrnica e circuito interno de TV e vigilncia. manter determinados materiais de consumo, como: luvas (de algodo, borracha ou couro) , mscaras descartveis (de algodo ou isopor), jalecos/aventais de algodo e kit de primeiros socorros. observar necessidades de sadas de emergncias; porta corta-fogo e de escadas de incndio.

corrente por aluno; no Canad, de 90 a 95 volumes; na Alemanha, 85 volumes e de 0,6 a um ttulo de peridico; e na Frana, 16 volumes e 0,06 ttulos de peridico, de acordo com estatsticas de 1988 (apud ALMEIDA, 2005). O planejamento da rea de armazenamento deve permite o uso de mobilirio variado para atender a aspectos tais como: tipos de documentos que se pretende armazenar (livros, peridicos, folhetos, materiais especiais etc.); quantidade de cada tipo de documento; tipo de acesso oferecido; limitaes de espao; tipo de clientela etc.

Obs.: Seria interessante observar determinadas garantias administrativas, tais como: existncia de seguro, inventrio completo e preciso, cpias de segurana etc.

2.6

REA DE ARMAZENAMENTO
Outras informaes relevantes: A rea para instalao do acervo, em geral, dever ocupar um

espao maior. Sua organizao importante para o bom funcionamento da unidade. Para definio da rea necessria ao acervo existem padres internacionais para os diferentes tipos de bibliotecas (pblicas e universitrias). Conforme Bisbrouck e Renoult o padro para colees em bibliotecas universitrias era de 100 volumes e um ttulo de peridico

na aquisio de livros texto (bibliografia bsica) a quantidade de exemplares poder ser calculada com base em 01 (um) exemplar para cada 10 (dez) alunos matriculados na disciplina/unidade curricular. os peridicos de informaes gerais (locais, estaduais e nacionais), tais como: revistas de carter informativo de mbito nacional (Veja,

Isto , etc.) e jornais (locais e nacionais) podero ficar restritos a 1 (uma) assinatura por unidade/Biblioteca. Para esta rea, sugerimos o uso de mveis de ao ou de alumnio anodizado porque no so abrasivos, resistem umidade e no so de fcil combusto. A rea de armazenamento deve ser arejada para facilitar a disperso da poeira. A escolha do mobilirio deve ser pautada pelos seguintes critrios:

2.8

MOBILIRIO
indispensvel que uma biblioteca/unidade informacional

disponha de um mobilirio funcional e apropriado tanto aos funcionrios quanto aos usurios. Atualmente possvel obter mveis modernamente desenhados e de aspecto atraente, que possam criar um clima de comodidade e bom gosto.

2.7

REA DE ATIVIDADES
Para o planejamento, dessa rea devemos definir alguns dados e

qualidade (da matria prima e do acabamento), funcionalidade (adequada ao uso), esttica, flexibilidade e modularidade (que possam ser juntados ou separados), ergonomia, praticidade de manuteno e durabilidade. Vrios tipos de mveis podem ocupar a rea da biblioteca/unidade

aspectos que no s garantam o conforto mas tambm atendam s necessidades inerentes rea. Assim devemos considerar: tipo de leitura (individual , em grupo, etc.); nmero estimado de leitores; tipo de equipamentos necessrios (computadores, televiso, etc.) tipo de atividades; nmero de funcionrios; Desse modo, podemos definir o mobilirio, a iluminao, a questo da acomodao para leitura/uso de equipamento, etc.

informacional. Eles tambm vo depender do tipo de documentos que se pretende armazenar, tais como: livros gerais, livros de referncias, peridicos, discos, fotos, etc.

2.8.1

ESTANTES
Entre as opes mais utilizadas temos as compactas e as

tradicionais.

Fig. 2 - Estantes Tradicionais a) Estantes Compactas


As estantes compactas ou deslizantes tm grande capacidade de armazenamento em um espao bem menor. So blocos mveis que para a retirada e colocao de volumes, abrem um corredor de circulao. Mas, no so indicadas para unidades que permitem o livre acesso ao documento.

Fig. 1- Estantes Compactas c) Distncia


Entre estantes paralelas deve haver um corredor de acesso com espao intermedirio mnimo para a circulao e a movimentao junto s prateleiras. Sugerimos que este espao tenha entre 1 m e 1.20 cm. Entretanto, o espao pode ser limitado conforme a disponibilidade da rea.

b) Estantes Tradicionais
As estantes tradicionais requerem um espao bem maior do que as deslizantes, mas permitem maior flexibilidade no seu arranjo e o acesso do usurio.

d) Dimenso
Para determinar as dimenses para as estantes, devemos considerar os fatores materiais e humanos. No primeiro caso, devemos observar que a altura e a profundidade das prateleiras dependem da dimenso dos materiais a serem guardados. Em geral as prateleiras de

uma estante funcional tm 95 cm de comprimento; 25 cm de profundidade e 2,5 cm de espessura. Quanto altura entre uma prateleira e outra, o padro acima de 25 cm e abaixo de 35 cm, dependendo do tipo de livro. No caso dos fatores humanos, relaes entre a estatura do usurio e seu alcance com as mos so determinantes na definio da altura das estantes (entre 1.70 e 2 m). A altura de 2 m foi definida em funo do alcance de um usurio adulto de tamanho mdio, mas para permitir um alcance dos livros de forma mais confortvel, podemos considerar uma altura por volta de 1.70m. Para o usurio infantil-juvenil, considera-se que a ltima prateleira deve estar aproximadamente a altura de 1.50cm.

Fig. 3 Dimenso

e) Capacidade e Peso
Em geral ocupamos 75% da capacidade de uma prateleira o que representa em mdia 25 livros. Considerando 33 livros (uma prateleira cheia), pesando cada um 1000gr, cada prateleira ter um peso de 33kg. Assim, uma estante de ao com 2m de altura, 95cm de largura e 25cm de profundidade, com livros, pesa em mdia 680kg.

f) Organizao
A organizao do acervo numa estante deve ser de cima para baixo e da esquerda para direita. Os documentos devem ser armazenados adequadamente, isto , devemos evitar o contato direto com as paredes, assim como devemos evitar colocar estantes perto de paredes externas do prdio ou sob janelas. Caso no possa ser evitado, no primeiro caso, deixe um espao entre a parede externa e a parte de trs da estante e, no segundo caso, opte por estantes abertas e deixe a prateleira superior livre de publicaes. Numa biblioteca para adultos, a primeira prateleira poder ficar distante do cho de 10 a 15 cm, isto facilitar a limpeza e funcionar como garantia contra eventuais vazamentos. No caso de uma biblioteca infantil, a altura fica entre 20 e 25 cm. Esta distncia para facilitar a retirada de objetos tais como lpis e brinquedos. Para calcularmos o nmero de estantes necessrias para abrigar um certo nmero de livros, devemos considerar 75% da capacidade da estante e observar os seguintes dados: nmero de volumes, tipos de publicaes (livros, revistas, etc.) e quantidade de cada tipo de publicao.

Sendo assim, considerando que uma biblioteca possui 20.000 volumes de literatura, sugerimos o seguinte clculo: divida o nmero total de volumes pelo nmero mdio de volumes por prateleira (25) para chegar ao n. total de prateleiras. Depois divida o total de prateleiras encontrado pela quantidade de prateleiras por estantes (6 prateleiras). Assim, teremos o nmero total de estantes necessrias. Exemplo: Clculo para uma biblioteca com 20.000 volumes de literatura. (20.000 vol. 25 vol. por prateleiras) 6 n. prateleiras por estantes = 800 (total de prateleiras) 6 n. prateleiras por estantes = 134 estantes

2.8.2

OUTROS TIPOS DE MVEIS.


A guarda de publicaes e outros materiais em armrios (estantes

com fundo e porta) segue os mesmos critrios adotados para estantes. Entretanto devemos considerar a necessidade deste tipo de guarda observando os seguintes aspectos: a) a publicao/documento requer guarda com restrio de acesso, ou b) a publicao no est em local seguro, isto , est fora da unidade de informao ou na unidade, mas prximo sada/entrada.

Outras formas de armazenamento so as gavetas, os arquivos para pastas suspensas, as mapotecas, etc. As mesas e cadeiras devem ser confortveis e atender aos preceitos ergonmicos. Podem ser adquiridas tanto para atender trabalhos em grupo ou individuais. Mesas pequenas permitem mais flexibilidade do que as maiores. Elas podem ser dispostas separadamente ou colocadas juntas para compor uma mesa maior, quando necessrio. Mesas dobrveis tambm podem ser convenientes. No podemos esquecer das mesas para os computadores j que em geral requerem largura maior do que as tradicionalmente usadas nas bibliotecas e as cadeiras devem possuir rodzios para evitar danos sade e propiciar conforto ao usurio. Considerando o padro de altura de 1,70 m (adultos), as mesas e cadeiras podem ter as seguintes medidas:

Entre uma mesa e outra recomenda-se um espao de 1 metro, mais ou menos. Os balces de recepo podem ter altura diferenciadas, em geral so mais altos que as mesas e por isso as cadeiras devem ser mais altas e com rodzios. O balco o ponto de contato entre o bibliotecrio e o usurio. Deve ter, na parte interna, gavetas e/ou reparties para guarda materiais indispensveis ao servio. Sua superfcie, preferencialmente, no deve ser menor que 1,50 m X 0,80 cm.

3.

LAYOUT
Antes de comear a organizar o mobilirio e os equipamentos,

mesa individual = 71 cm de altura; 75/90 cm de largura e 60/90 cm de profundidade; mesa coletiva retangular = 060 cm de largura mesa coletiva redonda = 1,20 cm de dimetro cadeiras = 45 cm de altura; 60/70 cm de largura e 70/75 cm de profundidade

trace um plano a respeito do espao disponvel. Isso ajudar na definio do layout mais adequado. Verifique onde os interruptores esto localizados, de forma que computadores, impressoras e outros equipamentos sejam colocados prximos a eles.

Observe os espaos para usurios e funcionrios. O arranjo para acomodar os usurios deve obedecer a medidas individuais padronizadas, mas tambm depender do espao disponvel, da quantidade e do perfil do usurio da biblioteca/unidade informacional. A seguir, apresentamos alguns exemplos de layout (s) para uma biblioteca/unidade informacional de 60 m . Nos 3 layout (s), o critrio adotado para a distribuio da rea de armazenamento (acervo) e da rea de atividade (dividida entre espao dos leitores e dos bibliotecrios) foi, prioritariamente, o de manter o acervo unido (facilitando o controle da iluminao) e distante das janelas (evitando a incidncia de luz natural); manter o atendimento mais distante possvel da rea de leitura (evitando que o barulho interfira nesta rea) e finalmente, manter a rea de leitura mais prxima das janelas para aproveitar mais a luz natural.
2

4.

ANEXO

Moderado: 50 dB = chuva moderada 40 dB = sala tranqila Fraco:

A tabela de rudos abaixo d uma idia dos nveis mdios de decibis para os sons dirios que nos cercam. Desagradvel: 150 dB = pico de rudo em msica de rock 140 dB = armas de fogo, sirene de ataque areo, motor a jato 130 dB = britadeira 120 dB = decolagem de avio a jato, msica de rock amplificada de 4 a 6 ps [1,2 a 1,8 metros], estreo de carro, ensaio de banda Extremamente alto: 110 dB = msica de rock, aeromodelo 106 dB = sons de tmpano e zabumba 100 dB = snowmobile, serra de cadeia, perfuratriz 90 dB = cortador de grama, ferramentas de lojas, trfego de caminhes, metr Muito alto: 80 dB = despertador, rua movimentada 70 dB = trfego intenso, aspirador 60 dB = conversa, lavadora de pratos

30 dB = sussurro, biblioteca tranqila Fonte: Associao Americana de Fonoaudiologia (ww.asha.org)

5.

REFERNCIAS

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e servios de informao. 2. ed. ver. e ampl. Braslia : Briquet de Lemos, 2005. CONSERVAO preventiva de acervos bibliogrficos [capturado em 27 set. 2007]. Disponvel: http://www.forum.ufrj.br/biblioteca/artigo.html DESAFIOS na construo de uma biblioteca digital. Cincia da Informao, Braslia, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. FERRAZ, Wanda. Biblioteca. 3. ed. So Paulo : Saraiva,1949. 207 p. LINARES, Emma. Como organizar um centro de documentao de formao profissional. Traduo de: Joo Gomes dos Santos. Rio de Janeiro : SENAI/DN/DPEA, 1984. 110 p. LOPES, Aline Moreira; PIMENTA, Cristina (Org.). Como montar um centro de documentao : democratizao, organizao e acesso ao conhecimento. Rio de Janeiro : ABIA, 2003. POLTICA para aquisio e desenvolvimento de acervo da biblioteca do Instituto Superior Tupy. [capturado em 27 set. 2007]. Disponvel: http://sociesc.com.br/ensino/ist/cond_ofertas_curso_2007/politica_aquisica o_desenv_acervo.pdf

Вам также может понравиться